ineia damasceno abreu

CCAST - CAMPUS UNIVERSITARIO DE CASTANHAL

Produção Intelectual

Capítulos de Livros (9)

  • 2022, Concepções de linguagem: Percepções no livro didático de língua materna, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Diellen Costa Neves
  • 2022, A metodologia de ensino da leitura no livro didático de Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Médio, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Hillary Stephany da Costa Martins
  • 2022, Análise do livro didático: A leitura do gênero jornalístico, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Maria Eduarda Luduvichack, Raissa Alves Ferreira
  • 2022, Livro didático e concepções de linguagem: Abordagem do gênero textual resenha no Ensino Médio, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Bruno Couto Pinheiro, Thalita Oliveira Sales
  • 2022, O gênero editorial: Atividades de compreensão e produção textuais em um livro didático do Ensino Médio, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Cássia Victória de Sousa Costa, Carlos Eduardo Santana da Silva
  • 2022, Produção de artigo científico em livro didático: Concepções de linguagem em foco, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Ana Paula do Nascimento Garcia
  • 2022, Se liga na língua: O livro didático e as concepções de linguagem, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Nilssyanie de Assis Negrão
  • 2022, A comunidade japonesa e sua trajetória na construção da diversidade linguística e cultural no Pará, Percursos DE Educação Linguística: Uma homenagem a Maria Helena Ançã, Inéia Damasceno Abreu
  • 2022, De Castanhal, no Pará a Aveiro em Portugal - uma jornada em busca de conhecimento, Percursos DE Educação Linguística: Uma homenagem a Maria Helena Ançã, Inéia Damasceno Abreu

Livros (1)

  • 2022, Caderno de Resumos - IX SALIC / VII COLIC, Inéia Damasceno Abreu, Márcia Cristina Greco Ohuschi, Íris de Fátima Lima Barbosa, Carlene Ferreira Nunes Salvador

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2022, Comitê Científico do IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal e do VII Colóquio de Linguística de Castanhal, Autores de trabalhos submetidos ao Simpósio "Formação de Professores de Língua Portuguesa: contribuições didático-reflexivas para o ensino da língua"

Participações em Bancas de Cursos (17)

  • 2022, Monografia de Graduação CONCEPCOES E PRATICAS DOCENTES NO ENSINO DA LEITURA NO PERIODO DA PANDEMIA DO COVID 19., NAIARA GOMES SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação O ensino da acentuação da Língua Portuguesa através do jogo didático ? O Baralho da Acentuação, Carla Raiane Viana Marques
  • 2022, Monografia de Graduação A ARGUMENTACAO DE ALUNOS CALOUROS NO GENERO DISCURSIVO RESENHA CRITICA, FABIANA COSTA KAMEYAMA
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO DA ACENTUACAO NA LINGUA PORTUGUESA A PARTIR DO JOGO DIDATICO BARALHO DA ACENTUACAO PARA AUXILIO DE PROFESSORES DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO BASICO, THALITA OLIVEIRA SALES
  • 2022, Monografia de Graduação O ensino da acentuação na Língua Portuguesa a partir do jogo didático Baralho da Acentuação para auxílio de professores das séries iniciais do Ensino Básico, Thalita Oliveira Sales
  • 2022, Monografia de Graduação A argumentação de alunos calouros no gênero discursivo Resenha Crítica, Fabiana Costa Kameyama
  • 2022, Monografia de Graduação CONCEPCOES E PRATICAS DE PROFESSORES DO ENSINO BASICO ACERCA DA RELACAO ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, ANDREY REIS SARAIVA
  • 2022, Monografia de Graduação Concepções e práticas de professores do ensino básico acerca da relação oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa, Andrey Reis Saraiva
  • 2021, Monografia de Graduação A construção de sentidos e a produção valorada de discurso no trabalho com textos no Ensino Fundamental, Ana Júlia Borges da Luz
  • 2021, Monografia de Graduação O uso da ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para desenvolver a proficiência leitora do aluno, Amanda da Silva Souza
  • 2020, Monografia de Graduação OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA PRODUCAO DO GENERO ARTIGO CIENTIFICO POR ALUNOS CALOUROS DO CURSO DE LETRAS/LINGUA PORTUGUESA., ELEM PATRICIA FARIAS SODRE
  • 2020, Monografia de Graduação Operadores argumentativos na produção do gênero artigo científico por alunos calouros do curso de Letras / Língua Portuguesa, Elem Patrícia Farias Sodré
  • 2019, Monografia de Graduação O JOGO DIDATICO COMO INSTRUMENTO PARA O TRABALHO COM OPERADORES ARGUMENTATIVOS, RAQUEL FEIO DE JESUS
  • 2019, Monografia de Graduação A EMPRESA COMO PALCO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA: JOGOS DIDATICOS COMO INSTRUMENTO PARA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DA COMUNICACAO ESCRITA EMPRESARIAL, EDNA DE SOUTO RAMOS
  • 2014, Monografia de Graduação SIDICON: CONTRIBUICOES DE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GENERO LENDAS., CAROLINE DO NASCIMENTO DOS SANTOS
  • 2014, Monografia de Graduação O GENERO MITO COM FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUES: A ANALISE LINGUISTICA COMO PROPOSTA PARA O 7º ANO, KARLA KAROLINA AZEVEDO DA CONCEICAO
  • 2014, Monografia de Graduação GENERO DISCURSIVO CHARGE: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO PARA O 9º ANO A LUZ DA PERSPECTIVA DIALOGICA DE LINGUAGEM, LUANA DE JESUS SILVA

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (2)

  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Castanhal, Nacional, Comissão Organizadora do IX SALIC e VII COLIC
  • 2022,Outra, Campus Universitário de Castanhal, Nacional, Coordenação de Simpósio Temático

Trabalho de Fim de Curso(20)

  • O TRABALHO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O GÊNERO MITO , SILMARA DE OLIVEIRA SILVA , 09/2014
  • O CONTO DE FADAS TRABALHADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE LP NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KETTYELEN SANTOS BERNARDO , 12/2014
  • O GÊNERO NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BRUNA RAFAELLE DE OLIVEIRA NEVES , 12/2014
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD): UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA O SEXTO ANO, A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA, IZA MACEDO DE ALMEIDA , 01/2015
  • DIAGNÓSTICO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA, MELIZE BORGES PEREIRA , 01/2015
  • A representação da mulher nas notícias sobre feminicídio no jornal Cidade Alerta, ANA MARIA DA SILVA BRITO , 08/2020
  • A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS: LEITURA E ESCRITA DO 9º ANO DA EMEF MANOEL BERNARDO DA LUZ DE SÃO DOMINGOS DO CAPIM, ELETICE MARIA SABINO BATISTA , 02/2021
  • A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR COMO AMBIENTE DE INCENTIVO À LEITURA PARA OS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO GOMES, ROZANGELA SILVA BARRETO , 02/2021
  • O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE NAS TURMAS DE 9° ANO, MARIA HEVILA DOS SANTOS PEREIRA , 02/2021
  • UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS, BARBARA ALLANA CORDEIRO REIS , 06/2021
  • PRÁTICA METODOLÓGICA INTERACIONISTA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS – UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIA EM QUADRINHOS, MARIA ELINE PEREIRA LIMA , 10/2021
  • O estudo do vocabulário como auxílio no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na cidade de Terra Alta-Pa, TOMAZ CABRAL ROCHA , 11/2022
  • O uso do gênero Meme na formação do pensamento crítico do leitor do 7º Ano, SHIRLON CARDOSO DE SALES , 05/2023
  • Apólogo: uma proposta de trabalho com o gênero discursivo para o desenvolvimento da leitura em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, DINA LOPES GONCALVES , 06/2023
  • OS JOGOS EDUCATIVOS COMO UMA METODOLOGIA CRIATIVA NAS AULAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, EM UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA PAULA DA SILVA ARAUJO , 07/2023
  • A importância de promover o protagonismo dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa , ANTONIA DELIANE DA SILVA BARROS , 07/2023
  • DE RAÍZES À SABERES: A CAMINHADA DE UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS VINDO DA ZONA RURAL, CAIO VINICIUS DE LIMA RAMOS , 09/2023
  • Ensino do Português como Língua Não Materna: um estudo sobre os desafios dos docentes de uma escola de Castanhal-PA, ANTONIO RENATO ARAGAO MATOS , 11/2023
  • O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM O GÊNERO REPORTAGEM PARA TURMAS DE 4ª ETAPA, LORENA DE FATIMA TAVARES NASCIMENTO , 11/2023
  • A percepção do universitário sobre o processo avaliativo no Ensino Superior , ANTONIA ELIZELMA DA SILVA BEZERRA , 03/2024

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.249