2022, Concepções de linguagem: Percepções no livro didático de língua materna, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Diellen Costa Neves
2022, A metodologia de ensino da leitura no livro didático de Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Médio, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Hillary Stephany da Costa Martins
2022, Análise do livro didático: A leitura do gênero jornalístico, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Maria Eduarda Luduvichack, Raissa Alves Ferreira
2022, Livro didático e concepções de linguagem: Abordagem do gênero textual resenha no Ensino Médio, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Bruno Couto Pinheiro, Thalita Oliveira Sales
2022, O gênero editorial: Atividades de compreensão e produção textuais em um livro didático do Ensino Médio, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Cássia Victória de Sousa Costa, Carlos Eduardo Santana da Silva
2022, Produção de artigo científico em livro didático: Concepções de linguagem em foco, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Ana Paula do Nascimento Garcia
2022, Se liga na língua: O livro didático e as concepções de linguagem, Livro eletrônico do VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VI Colóquio de Linguística de Castanhal, Inéia Damasceno Abreu, Nilssyanie de Assis Negrão
2022, A comunidade japonesa e sua trajetória na construção da diversidade linguística e cultural no Pará, Percursos DE Educação Linguística: Uma homenagem a Maria Helena Ançã, Inéia Damasceno Abreu
2022, De Castanhal, no Pará a Aveiro em Portugal - uma jornada em busca de conhecimento, Percursos DE Educação Linguística: Uma homenagem a Maria Helena Ançã, Inéia Damasceno Abreu
Livros (1)
2022, Caderno de Resumos - IX SALIC / VII COLIC, Inéia Damasceno Abreu, Márcia Cristina Greco Ohuschi, Íris de Fátima Lima Barbosa, Carlene Ferreira Nunes Salvador
Participações em Bancas de Concursos (1)
2022, Comitê Científico do IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal e do VII Colóquio de Linguística de Castanhal, Autores de trabalhos submetidos ao Simpósio "Formação de Professores de Língua Portuguesa: contribuições didático-reflexivas para o ensino da língua"
Participações em Bancas de Cursos (17)
2022, Monografia de Graduação CONCEPCOES E PRATICAS DOCENTES NO ENSINO DA LEITURA NO PERIODO DA PANDEMIA DO COVID 19., NAIARA GOMES SILVA
2022, Monografia de Graduação O ensino da acentuação da Língua Portuguesa através do jogo didático ? O Baralho da Acentuação, Carla Raiane Viana Marques
2022, Monografia de Graduação A ARGUMENTACAO DE ALUNOS CALOUROS NO GENERO DISCURSIVO RESENHA CRITICA, FABIANA COSTA KAMEYAMA
2022, Monografia de Graduação O ENSINO DA ACENTUACAO NA LINGUA PORTUGUESA A PARTIR DO JOGO DIDATICO BARALHO DA ACENTUACAO PARA AUXILIO DE PROFESSORES DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO BASICO, THALITA OLIVEIRA SALES
2022, Monografia de Graduação O ensino da acentuação na Língua Portuguesa a partir do jogo didático Baralho da Acentuação para auxílio de professores das séries iniciais do Ensino Básico, Thalita Oliveira Sales
2022, Monografia de Graduação A argumentação de alunos calouros no gênero discursivo Resenha Crítica, Fabiana Costa Kameyama
2022, Monografia de Graduação CONCEPCOES E PRATICAS DE PROFESSORES DO ENSINO BASICO ACERCA DA RELACAO ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, ANDREY REIS SARAIVA
2022, Monografia de Graduação Concepções e práticas de professores do ensino básico acerca da relação oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa, Andrey Reis Saraiva
2021, Monografia de Graduação A construção de sentidos e a produção valorada de discurso no trabalho com textos no Ensino Fundamental, Ana Júlia Borges da Luz
2021, Monografia de Graduação O uso da ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para desenvolver a proficiência leitora do aluno, Amanda da Silva Souza
2020, Monografia de Graduação OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA PRODUCAO DO GENERO ARTIGO CIENTIFICO POR ALUNOS CALOUROS DO CURSO DE LETRAS/LINGUA PORTUGUESA., ELEM PATRICIA FARIAS SODRE
2020, Monografia de Graduação Operadores argumentativos na produção do gênero artigo científico por alunos calouros do curso de Letras / Língua Portuguesa, Elem Patrícia Farias Sodré
2019, Monografia de Graduação O JOGO DIDATICO COMO INSTRUMENTO PARA O TRABALHO COM OPERADORES ARGUMENTATIVOS, RAQUEL FEIO DE JESUS
2019, Monografia de Graduação A EMPRESA COMO PALCO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA: JOGOS DIDATICOS COMO INSTRUMENTO PARA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DA COMUNICACAO ESCRITA EMPRESARIAL, EDNA DE SOUTO RAMOS
2014, Monografia de Graduação SIDICON: CONTRIBUICOES DE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GENERO LENDAS., CAROLINE DO NASCIMENTO DOS SANTOS
2014, Monografia de Graduação O GENERO MITO COM FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUES: A ANALISE LINGUISTICA COMO PROPOSTA PARA O 7º ANO, KARLA KAROLINA AZEVEDO DA CONCEICAO
2014, Monografia de Graduação GENERO DISCURSIVO CHARGE: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO PARA O 9º ANO A LUZ DA PERSPECTIVA DIALOGICA DE LINGUAGEM, LUANA DE JESUS SILVA
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (2)
2022,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Castanhal, Nacional, Comissão Organizadora do IX SALIC e VII COLIC
2022,Outra, Campus Universitário de Castanhal, Nacional, Coordenação de Simpósio Temático
Trabalho de Fim de Curso(20)
O TRABALHO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O GÊNERO MITO
, SILMARA DE OLIVEIRA SILVA ,
09/2014
O CONTO DE FADAS TRABALHADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE LP NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KETTYELEN SANTOS BERNARDO ,
12/2014
O GÊNERO NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BRUNA RAFAELLE DE OLIVEIRA NEVES ,
12/2014
SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD): UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA O SEXTO ANO, A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA, IZA MACEDO DE ALMEIDA ,
01/2015
DIAGNÓSTICO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA, MELIZE BORGES PEREIRA ,
01/2015
A representação da mulher nas notícias sobre feminicídio no jornal Cidade Alerta, ANA MARIA DA SILVA BRITO ,
08/2020
A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS: LEITURA E ESCRITA DO 9º ANO DA EMEF MANOEL BERNARDO DA LUZ DE SÃO DOMINGOS DO CAPIM, ELETICE MARIA SABINO BATISTA ,
02/2021
A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR COMO AMBIENTE DE INCENTIVO À LEITURA PARA OS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO GOMES, ROZANGELA SILVA BARRETO ,
02/2021
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE NAS TURMAS DE 9° ANO, MARIA HEVILA DOS SANTOS PEREIRA ,
02/2021
UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS, BARBARA ALLANA CORDEIRO REIS ,
06/2021
PRÁTICA METODOLÓGICA INTERACIONISTA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIA EM QUADRINHOS, MARIA ELINE PEREIRA LIMA ,
10/2021
O estudo do vocabulário como auxílio no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na cidade de Terra Alta-Pa, TOMAZ CABRAL ROCHA ,
11/2022
O uso do gênero Meme na formação do pensamento crítico do leitor do 7º Ano, SHIRLON CARDOSO DE SALES ,
05/2023
Apólogo: uma proposta de trabalho com o gênero discursivo para o desenvolvimento da leitura em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, DINA LOPES GONCALVES ,
06/2023
OS JOGOS EDUCATIVOS COMO UMA METODOLOGIA CRIATIVA NAS AULAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, EM UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA PAULA DA SILVA ARAUJO ,
07/2023
A importância de promover o protagonismo dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa , ANTONIA DELIANE DA SILVA BARROS ,
07/2023
DE RAÍZES À SABERES: A CAMINHADA DE UM PROFESSOR DE
PORTUGUÊS VINDO DA ZONA RURAL, CAIO VINICIUS DE LIMA RAMOS ,
09/2023
Ensino do Português como Língua Não Materna: um estudo sobre os desafios dos docentes de uma escola de Castanhal-PA, ANTONIO RENATO ARAGAO MATOS ,
11/2023
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM O GÊNERO REPORTAGEM PARA TURMAS DE 4ª ETAPA, LORENA DE FATIMA TAVARES NASCIMENTO ,
11/2023
A percepção do universitário sobre o processo avaliativo no Ensino Superior , ANTONIA ELIZELMA DA SILVA BEZERRA ,
03/2024