marcia andrea almeida de oliveira

ILC - INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICACAO

Produção Intelectual

Artigos (8)

  • 2022, Célia Zeri de Oliveira, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira , A Análise do Discurso: uma abordagem teórico-metodológica em pesquisa de formação docente, ISSN: 23163100
  • 2020, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Luciana de Oliveira Alves, Rayra Valente , CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE DUAS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ISSN: 21768625
  • 2020, Márcia Andréa Almeida de Oliveira , A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTO DIDÁTICO DE REGULAÇÃO E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA, ISSN: 21790027
  • 2019, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, ARAÚJO, ALESSANDRA KARINA GOMES DE , Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, ISSN: 19831730
  • 2019, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Renata Maria de Souza , O ensino de estratégias de leitura mediado por sequências didáticas, ISSN: 15195392
  • 2018, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, COSTA, LUANA AQUINO DA , Os saberes ensinados nas aulas de produção do gênero resumo, ISSN: 19822014
  • 2017, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Livia Cristina Virgolino da Silva , O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II, ISSN: 15195392
  • 2016, Luana Aquino da Costa, Márcia Andréa Almeida de Oliveira , A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTO DE REGULAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES PROFISSIONAIS: INCOMPLETUDES DE UM PROFESSOR AUTOR, ISSN: 22389210

Publicação em Eventos (11)

  • 2020, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Instruções de leitura: objetos de ensino e ferramentas didáticas, A FALE COM VOCÊ NA PANDEMIA, Outros
  • 2019, Alessandra Karina Gomes de Brito Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Estratégias de ensino nas aulas de língua portuguesa: leitura em voz alta e leitura silenciosa, VIII SALIC/VI COLIC, Resumo
  • 2017, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Sequências didáticas para o ensino de leitura em português: o gênero como esquema de interpretação, IX SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
  • 2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Didatização de gêneros textuais: a apropriação do procedimento sequência didática por professores de português em formação inicial, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Resumo
  • 2016, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Les gestes didactiques en rapport avec les objets enseignés en classe de portugais (langue maternelle), 4e Colloque International de l'Association pour des recherches comparatistes en didactique, Resumo
  • 2015, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, O processo de didatização de gêneros textuais: concepção e produção de materiais didáticos, VIII SIGET, Resumo
  • 2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, O PAPEL DOS GESTOS PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO OBJETO ENSINADO: FORMAS E DIMENSÕES, XV SETA - Seminário de Teses em Andamento, Trabalho Completo
  • 2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Apropriação do livro didático: possibilidades e desafios na formação de professores, 58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), Resumo
  • 2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, José Carlos Chaves da Cunha, O livro didático e as práticas de ensino de língua materna, 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/4ºCelli - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, Resumo
  • 2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, O livro didático e as práticas de ensino de língua materna, 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, Resumo
  • 2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, As ferramentas de ensino e as dimensões do objeto ensinado, Congresso Internacional Linguagem e Interação II, Resumo

Capítulos de Livros (3)

  • 2022, Práticas de formação docente: sob o olhar de professores de Língua Portuguesa em formação, Formação de professores e profissionalização docente: práticas situada, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, AMANDA LORAINA PINHEIRO GONCALVES
  • 2022, Da transposição didática à didatização de gêneros: um retorno à didática das línguas, Pedagogização dos gêneros no contexto brasileiro: críticas, possibilidades e desafios, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2017, O processo de didatização de gêneros textuais: a construção dos objetos de ensino por alunos estagiários, Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: gêneros textuais, sequências e gestos didáticos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA

Livros (1)

  • 2022, Formação de professores e profissionalização docente: práticas situada, Márcia Andréa Almeida de Oliveira

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2015, Comissão examinadora do processo seletivo simplificado para professor substituto, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Elizabeth Ferreira Vasconcelos de Andrade, Márcia Andréa Almeida de Oliveira

Participações em Bancas de Cursos (23)

  • 2022, Tese Doutorado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FRANCES LINGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO REMOTO: A OTICA DA AVALIACAO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO AGIR DIDATICO, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES
  • 2022, Qualificação de Doutorado POR UMA DIDATICA DO PORTUGUES LINGUA SEGUNDA PARA SURDOS, EDER BARBOSA CRUZ
  • 2022, Qualificação de Mestrado ENSINO POR COMPETENCIAS E AVALIACAO FORMATIVA: DE QUE MANEIRA SE CONCRETIZAM NO LIVRO DIDATICO DO ENSINO MEDIO?, TALITA BARROSO DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO PROCESSO DE LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANE ANDRADE SOUZA DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A NARRATIVA AUTOBIOGRAFICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A ESCOLA E AS PRATICAS SOCIOCULTURAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHO-QUILOMBOLA, ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado QUEM QUER SER UM YOUTUBER?: projeto didatico com o genero digital vlog em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, BRUNO SOUSA DOS SANTOS
  • 2018, Dissertação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E AVALIACAO FORMATIVA: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
  • 2018, Monografia de Graduação BNCC E O ESPACO DADO AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA, ELIZANGELA SOARES FARIAS
  • 2018, Qualificação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E PROCESSOS FORMATIVOS: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
  • 2018, Qualificação de Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
  • 2018, Monografia de Graduação A redação do ENEM: ensino da produção escrita na perspectiva da avaliação formativa, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA, Joaquim Maia de Lima, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2018, Qualificação de Mestrado Autoavaliação e autorregulação em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira, José Carlos Chaves da Cunha, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA, Walkyria Alydia G. P. Magno e Silva, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2018, Qualificação de Mestrado AUTOAVALIACAO E AUTORREGULACAO EM LIVROS DIDATICOS DE ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA, DEBORA ALINE CAMARGO FERREIRA
  • 2018, Monografia de Graduação Educação Linguística: uma proposta de ensino que respeite as variações, Joaquim Maia de Lima, Nora Monteiro Pinto de Almeida, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2017, Monografia de Graduação Problemas na escrita de alunos do ensino médio: foco da redação escolar, Thomas Massao Fairchild, Nora Monteiro Pinto de Almeida, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2017, Monografia de Graduação O professor e a formação de leitores, Joaquim Maia de Lima, elisângela ribeiro de oliveira, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2017, Monografia de Graduação Leitura e produção de textos, Valdir Guilherme Alves Ribeiro, Joaquim Maia de Lima, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2016, Dissertação de Mestrado A abordagem dos gêneros orais no livro didático pelo viés dos gestos fundadores, ELIANA MERLIN DEGANUTTI DE BARROS, EDILAINE BUIN BARBOSA, PAULA FRANCINETE RIBEIRO DE ARAÚJO, ADAIR VIEIRA GONÇALVES, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2016, Qualificação de Mestrado Abordagem dos gêneros textuais orais no livro didático pelo viés dos gestos didáticos fundadores, EDILAINE BUIN BARBOSA, ADAIR VIEIRA GONÇALVES, Eliane Merlin Deganutti de Barros, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2016, Monografia de Graduação Oralidade nos manuais didáticos: análise de coleções indicadas pelo PNLD, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Elizabeth Ferreira Vasconcelos de Andrade, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2016, Monografia de Graduação Narrativas docentes sobre práticas de leitura, Lia Barile Carvalho da Silva, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2016, Monografia de Graduação A importância do ato de ler para o desenvolvimento da produção textual do aluno no ensino fundamental na EMBFM-7ª série em Belém, Risoleta Julião, Célia Zeri de Oliveira, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
  • 2012, Monografia de Graduação Multiletramentos no cadernos Língua Portuguesa ? Ensino Fundamental/Ciclo II, Roxane Helena Rodrigues Rojo, Fernanda Félix Litron, Márcia Andréa Almeida de Oliveira

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (5)

  • 2021,Responsavel pela Organização de Evento, Google Meet, Nacional, Online
  • 2020,Responsavel pela Organização de Evento, Google Meet, Nacional, Videoconferências
  • 2020,Responsavel pela Organização de Evento, Belém, Nacional, Online
  • 2020,Responsavel pela Organização de Evento, Belém, Nacional, Online
  • 2010,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Estudos da Linguagem, Nacional, Comissão

Trabalho de Fim de Curso(21)

  • O professor avaliador: avaliação da escrita e a prática pedagógica no contexto escolar, RAYRA VALENTE , 05/2016
  • PROPOSTA PARA O ENSINO DO GÊNERO CONTO DE AMOR EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, LANNA PATRICIA DALMACIO TELES DA SILVA , 07/2018
  • Um olhar reflexivo sobre o ensino de gramática de um professor , RENATA TRINDADE COSTA , 09/2016
  • O texto publicitário nos livros didáticos do Ensino Fundamental II, GILMARA COSTA DA SILVA , 10/2016
  • AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM, ANA FLAVIA ALMEIDA DE OLIVEIRA , 08/2017
  • ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO ESCRITA EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: O ARTIGO DE OPINIÃO, CINTIA CAMPOS DE SOUZA , 08/2017
  • AS PRÁTICAS DE ENSINO DE GRAMÁTICA DE UMA PROFESSORA, JESSICA LORRAIMA FERREIRA DE MORAES , 08/2017
  • O livro didático de português: Concepções de avaliação e contribuições para o ensino e a regulação da aprendizagem da leitura, LIVIA CRISTINA VIRGOLINO DA SILVA , 04/2017
  • O GESTO DE REGULAÇÃO NAS AULAS DE PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO RESUMO EM UMA TURMA DO 9 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, LUANA AQUINO DA COSTA , 04/2017
  • A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, ROGERIO PEREIRA COSTA , 07/2018
  • A formação inicial de professores de Língua Portuguesa: os saberes profissionais em uma sequência didática de formação de leitura, AMANDA LORAINA PINHEIRO GONCALVES , 12/2021
  • A IMPORTÂNCIA DA FLUÊNCIA EM LEITURA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO, KLEIDIANNE PINHEIRO MONTEIRO , 12/2019
  • LEITURA: A RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DE 6º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, LARISSA COSTA NUNES , 12/2019
  • OS GESTOS DIDÁTICOS NO TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REVISÃO DA LITERATURA, BEATRIZ COSTA ARAUJO , 02/2021
  • BNCC DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, FLAVIA PATRICIA DA COSTA CONCEICAO , 02/2021
  • UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS HÍBRIDAS NO ENSINO DE LITERATURA, JOAO VICTOR SILVA MENDES , 02/2021
  • PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PAPEL DA FORMAÇÃO INICIAL, FERNANDA SOUZA E SILVA , 07/2022
  • O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA EM LEITURA ORAL E DA COMPREENSÃO LEITORA DE PARTICIPANTES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS, GLEISSY HELEM PINHEIRO DE OLIVEIRA , 07/2022
  • ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA: O trabalho com os gêneros textuais escritos no livro didático, FRANCISCO ALVES DA SILVA , 11/2022
  • AS PROPOSTAS DE LEITURA DE TEXTOS NARRATIVOS EM DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO SISTEMA NARRATIVO-PERSONAGEM, CAMILA FERNANDA CUNHA GUIMARAES , 07/2023
  • O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE CONHECIMENTO LINGUÍSTICO, ALESSANDRA KARINNY CUNHA DE LIMA , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (5)

  • Mestrado Profissional, SIMONE CRISTINA DUARTE MEDEIROS, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, DAYANY DE NAZARE DA SILVA LOPES, 10/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GLAUCIA MIRANDIL MARTINS, 05/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, THAYANA PRISCILA MACHADO DE MELO, 05/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUCINETE RODRIGUES TAVARES ALMEIDA, 05/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1 v3.14.25.249