2022, Célia Zeri de Oliveira, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira , A Análise do Discurso: uma abordagem teórico-metodológica em pesquisa de formação docente, ISSN: 23163100
2020, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Luciana de Oliveira Alves, Rayra Valente , CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE DUAS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ISSN: 21768625
2020, Márcia Andréa Almeida de Oliveira , A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTO DIDÁTICO DE REGULAÇÃO E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA, ISSN: 21790027
2019, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, ARAÚJO, ALESSANDRA KARINA GOMES DE , Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, ISSN: 19831730
2019, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Renata Maria de Souza , O ensino de estratégias de leitura mediado por sequências didáticas, ISSN: 15195392
2018, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, COSTA, LUANA AQUINO DA , Os saberes ensinados nas aulas de produção do gênero resumo, ISSN: 19822014
2017, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Livia Cristina Virgolino da Silva , O manual do professor: orientações para o ensino e a avaliação da leitura em livros didáticos do ensino fundamental II, ISSN: 15195392
2016, Luana Aquino da Costa, Márcia Andréa Almeida de Oliveira , A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTO DE REGULAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES PROFISSIONAIS: INCOMPLETUDES DE UM PROFESSOR AUTOR, ISSN: 22389210
Publicação em Eventos (11)
2020, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Instruções de leitura: objetos de ensino e ferramentas didáticas, A FALE COM VOCÊ NA PANDEMIA, Outros
2019, Alessandra Karina Gomes de Brito
Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Estratégias de ensino nas aulas de língua portuguesa: leitura em voz alta e leitura silenciosa, VIII SALIC/VI COLIC, Resumo
2017, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Sequências didáticas para o ensino de leitura em português: o gênero como esquema de interpretação, IX SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha
Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Didatização de gêneros textuais: a apropriação do procedimento sequência didática por professores de português em formação inicial, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Resumo
2016, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Les gestes didactiques en rapport avec les objets enseignés en classe de portugais (langue maternelle), 4e Colloque International de l'Association pour des recherches comparatistes en didactique, Resumo
2015, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, O processo de didatização de gêneros textuais: concepção e produção de materiais didáticos, VIII SIGET, Resumo
2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, O PAPEL DOS GESTOS PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO OBJETO ENSINADO: FORMAS E DIMENSÕES, XV SETA - Seminário de Teses em Andamento, Trabalho Completo
2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Apropriação do livro didático: possibilidades e desafios na formação de professores, 58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), Resumo
2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, José Carlos Chaves da Cunha, O livro didático e as práticas de ensino de língua materna, 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/4ºCelli - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, Resumo
2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, O livro didático e as práticas de ensino de língua materna, 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, Resumo
2010, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, As ferramentas de ensino e as dimensões do objeto ensinado, Congresso Internacional Linguagem e Interação II, Resumo
Capítulos de Livros (3)
2022, Práticas de formação docente: sob o olhar de professores de Língua Portuguesa em formação, Formação de professores e profissionalização docente: práticas situada, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, AMANDA LORAINA PINHEIRO GONCALVES
2022, Da transposição didática à didatização de gêneros: um retorno à didática das línguas, Pedagogização dos gêneros no contexto brasileiro: críticas, possibilidades e desafios, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2017, O processo de didatização de gêneros textuais: a construção dos objetos de ensino por alunos estagiários, Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: gêneros textuais, sequências e gestos didáticos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA
Livros (1)
2022, Formação de professores e profissionalização docente: práticas situada, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
Participações em Bancas de Concursos (1)
2015, Comissão examinadora do processo seletivo simplificado para professor substituto, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Elizabeth Ferreira Vasconcelos de Andrade, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
Participações em Bancas de Cursos (23)
2022, Tese Doutorado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FRANCES LINGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO REMOTO: A OTICA DA AVALIACAO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO AGIR DIDATICO, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES
2022, Qualificação de Doutorado POR UMA DIDATICA DO PORTUGUES LINGUA SEGUNDA PARA SURDOS, EDER BARBOSA CRUZ
2022, Qualificação de Mestrado ENSINO POR COMPETENCIAS E AVALIACAO FORMATIVA: DE QUE MANEIRA SE CONCRETIZAM NO LIVRO DIDATICO DO ENSINO MEDIO?, TALITA BARROSO DA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO PROCESSO DE LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANE ANDRADE SOUZA DE SOUZA
2020, Qualificação de Mestrado A NARRATIVA AUTOBIOGRAFICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A ESCOLA E AS PRATICAS SOCIOCULTURAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHO-QUILOMBOLA, ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA
2019, Qualificação de Mestrado QUEM QUER SER UM YOUTUBER?: projeto didatico com o genero digital vlog em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, BRUNO SOUSA DOS SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E AVALIACAO FORMATIVA: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
2018, Monografia de Graduação BNCC E O ESPACO DADO AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA
LINGUA PORTUGUESA, ELIZANGELA SOARES FARIAS
2018, Qualificação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E PROCESSOS FORMATIVOS: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
2018, Qualificação de Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
2018, Monografia de Graduação A redação do ENEM: ensino da produção escrita na perspectiva da avaliação formativa, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA, Joaquim Maia de Lima, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2018, Qualificação de Mestrado Autoavaliação e autorregulação em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira, José Carlos Chaves da Cunha, MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA, Walkyria Alydia G. P. Magno e Silva, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2018, Qualificação de Mestrado AUTOAVALIACAO E AUTORREGULACAO EM LIVROS DIDATICOS DE ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA, DEBORA ALINE CAMARGO FERREIRA
2018, Monografia de Graduação Educação Linguística: uma proposta de ensino que respeite as variações, Joaquim Maia de Lima, Nora Monteiro Pinto de Almeida, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2017, Monografia de Graduação Problemas na escrita de alunos do ensino médio: foco da redação escolar, Thomas Massao Fairchild, Nora Monteiro Pinto de Almeida, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2017, Monografia de Graduação O professor e a formação de leitores, Joaquim Maia de Lima, elisângela ribeiro de oliveira, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2017, Monografia de Graduação Leitura e produção de textos, Valdir Guilherme Alves Ribeiro, Joaquim Maia de Lima, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2016, Dissertação de Mestrado A abordagem dos gêneros orais no livro didático pelo viés dos gestos fundadores, ELIANA MERLIN DEGANUTTI DE BARROS, EDILAINE BUIN BARBOSA, PAULA FRANCINETE RIBEIRO DE ARAÚJO, ADAIR VIEIRA GONÇALVES, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2016, Qualificação de Mestrado Abordagem dos gêneros textuais orais no livro didático pelo viés dos gestos didáticos fundadores, EDILAINE BUIN BARBOSA, ADAIR VIEIRA GONÇALVES, Eliane Merlin Deganutti de Barros, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2016, Monografia de Graduação Oralidade nos manuais didáticos: análise de coleções indicadas pelo PNLD, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Elizabeth Ferreira Vasconcelos de Andrade, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2016, Monografia de Graduação Narrativas docentes sobre práticas de leitura, Lia Barile Carvalho da Silva, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2016, Monografia de Graduação A importância do ato de ler para o desenvolvimento da produção textual do aluno no ensino fundamental na EMBFM-7ª série em Belém, Risoleta Julião, Célia Zeri de Oliveira, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
2012, Monografia de Graduação Multiletramentos no cadernos Língua Portuguesa ? Ensino Fundamental/Ciclo II, Roxane Helena Rodrigues Rojo, Fernanda Félix Litron, Márcia Andréa Almeida de Oliveira
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (5)
2021,Responsavel pela Organização de Evento, Google Meet, Nacional, Online
2020,Responsavel pela Organização de Evento, Google Meet, Nacional, Videoconferências
2020,Responsavel pela Organização de Evento, Belém, Nacional, Online
2020,Responsavel pela Organização de Evento, Belém, Nacional, Online
2010,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Estudos da Linguagem, Nacional, Comissão
Trabalho de Fim de Curso(21)
O professor avaliador: avaliação da escrita e a prática pedagógica no contexto escolar, RAYRA VALENTE ,
05/2016
PROPOSTA PARA O ENSINO DO GÊNERO CONTO DE AMOR EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, LANNA PATRICIA DALMACIO TELES DA SILVA ,
07/2018
Um olhar reflexivo sobre o ensino de gramática de um professor , RENATA TRINDADE COSTA ,
09/2016
O texto publicitário nos livros didáticos do Ensino Fundamental II, GILMARA COSTA DA SILVA ,
10/2016
AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM, ANA FLAVIA ALMEIDA DE OLIVEIRA ,
08/2017
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO ESCRITA EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: O ARTIGO DE OPINIÃO, CINTIA CAMPOS DE SOUZA ,
08/2017
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE GRAMÁTICA DE UMA PROFESSORA, JESSICA LORRAIMA FERREIRA DE MORAES ,
08/2017
O livro didático de português: Concepções de avaliação e contribuições para o ensino e a regulação da aprendizagem da leitura, LIVIA CRISTINA VIRGOLINO DA SILVA ,
04/2017
O GESTO DE REGULAÇÃO NAS AULAS DE PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO RESUMO EM UMA TURMA DO 9 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, LUANA AQUINO DA COSTA ,
04/2017
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, ROGERIO PEREIRA COSTA ,
07/2018
A formação inicial de professores de Língua Portuguesa: os saberes profissionais em uma sequência didática de formação de leitura, AMANDA LORAINA PINHEIRO GONCALVES ,
12/2021
A IMPORTÂNCIA DA FLUÊNCIA EM LEITURA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO, KLEIDIANNE PINHEIRO MONTEIRO ,
12/2019
LEITURA: A RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ALUNOS DE 6º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, LARISSA COSTA NUNES ,
12/2019
OS GESTOS DIDÁTICOS NO TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REVISÃO DA LITERATURA, BEATRIZ COSTA ARAUJO ,
02/2021
BNCC DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, FLAVIA PATRICIA DA COSTA CONCEICAO ,
02/2021
UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS HÍBRIDAS NO ENSINO DE LITERATURA, JOAO VICTOR SILVA MENDES ,
02/2021
PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PAPEL DA FORMAÇÃO INICIAL, FERNANDA SOUZA E SILVA ,
07/2022
O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA EM LEITURA ORAL E DA COMPREENSÃO LEITORA DE PARTICIPANTES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS, GLEISSY HELEM PINHEIRO DE OLIVEIRA ,
07/2022
ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA: O trabalho com os gêneros textuais escritos no livro didático, FRANCISCO ALVES DA SILVA ,
11/2022
AS PROPOSTAS DE LEITURA DE TEXTOS NARRATIVOS EM DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO SISTEMA NARRATIVO-PERSONAGEM, CAMILA FERNANDA CUNHA GUIMARAES ,
07/2023
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE CONHECIMENTO LINGUÍSTICO, ALESSANDRA KARINNY CUNHA DE LIMA ,
07/2023