marilia fernanda pereira de freitas

ILC - INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICACAO

Produção Intelectual

Artigos (10)

  • 2022, LOPES, ERIVELTON DA SILVA, Marília Fernanda Pereira de Freitas , Análise da produção escrita de alunos surdos inseridos na escola básica: organização da escrita na sala de aula, ISSN: 16575830
  • 2022, Marília Fernanda Pereira de Freitas, CORDOVIL, ROSEANE PEREIRA , Meronímia e (in)alienabilidade em Apurinã, ISSN: 1808835X
  • 2021, Marília Fernanda Pereira de Freitas, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA , Pupỹkary tywy, takarena, ῖthu ykynypuku: meronímia e sua contribuição para o conhecimento e ensino da língua Apurinã (Aruák), ISSN: 22376321
  • 2021, Marília Fernanda Pereira de Freitas, MARLENE CAVALCANTE RIBEIRO , MERONÍMIA EM TEXTOS PROCEDURAIS DA LÍNGUA APURINÃ, ISSN: 19838018
  • 2020, Marília Fernanda Pereira de Freitas, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA , (In)alienabilidade em nomes compostos em Apurinã (Aruák), ISSN: 24470686
  • 2020, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Gabriela de Andrade Batista , DO DIZER AO SER: GRAMATICALIZAÇÃO DO VERBO DICENDI EM TEXTOS APURINÃ (ARUÁK), ISSN: 19838018
  • 2018, Marília Fernanda Pereira de Freitas, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA , Das relações entre posse, localização e existência em Apurinã (Aruák), ISSN: 01040944
  • 2018, Marília Fernanda Pereira de Freitas, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA , Considerações sobre a posse nominal em Apurinã (Aruák), ISSN: 21782547
  • 2015, Marília Fernanda Pereira de Freitas, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA , Construções de posse predicativa na língua Apurinã (Aruak), ISSN: 19844301
  • 2015, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA, Marília Fernanda Pereira de Freitas , De compostos nominais produtivos a um sistema incipiente de classificação nominal em Apurinã (Aruák), ISSN: 01040944

Publicação em Eventos (5)

  • 2016, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Sidney da Silva Facundes, A POSSE EM APURINÃ: DESCRIÇÃO DE CONSTRUÇÕES ATRIBUTIVAS E PREDICATIVAS, V CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2015, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Sidney da Silva Facundes, A Categoria de Posse na Língua Apurinã (Aruák), IX Congresso Internacional da ABRALIN, Trabalho Completo
  • 2014, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Sidney da Silva Facundes, ESCALA DE TRANSITIVIDADE NA LÍNGUA APURINÃ, Abralin em Cena - Amazonas, Trabalho Completo
  • 2013, Sidney da Silva Facundes, Marília Fernanda Pereira de Freitas, POSSE NOMINAL EM APURINÃ (ARUÁK), IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, Trabalho Completo
  • 2012, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Oficina de Pesquisa em Linguística Textual, XXIII Fórum Acadêmico de Letras, Outros

Capítulos de Livros (7)

  • 2021, Ter muito, ter pouco e não ter um(a): posse quantificada em Apurinã (Aruák), Língua indígena, linguística, cultura e ensino, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA, Marília Fernanda Pereira de Freitas
  • 2021, Number Expression in Apurinã (Arawak), Multilingual Facilitation, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Lima-Padovani, Bruna Fernanda S.
  • 2020, Relações de Parentesco e Migração entre os Apurinã, Diásporas Amazônicas: língua, cultura e educação sob o signo da diversidade, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Rayssa Rodrigues da Silva
  • 2019, Language Revitalization and Engagements in the Amazon: The Case of Apurinã, Handbook of the Changing World Language Map, Facundes, Sidney da S., Virtanen, Pirjo Kristiina, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Lima-Padovani, Bruna Fernanda S., do Nascimento Costa, Patrícia
  • 2018, Variação em Línguas Indígenas: o caso de Apurinã (Aruák), Amazônia, Universidade e Alteridade: estudos linguísticos e literários na Amazônia, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA, Bruna Fernanda Soares de Lima Padovani, Marília Fernanda Pereira de Freitas
  • 2016, A POSSE EM APURINÃ: DESCRIÇÃO DE CONSTRUÇÕES ATRIBUTIVAS E PREDICATIVAS, V CIELLA - e-book - Estudos Linguísticos, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Facundes, Sidney da S.
  • 2016, EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS E SEU PAPEL NA COMPREENSÃO DO PASSADO DOS APURINÃ (ARUÁK), Redes Arawa: ensaios de etnologia do Médio Purus, Sidney da Silva Facundes, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Bruna Fernanda de Lima Padovani

Livros (4)

  • 2019, Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire!: vamos falar Apurinã!: caderno de conversação: livro do aluno, Eládia Vieira Duarte, Raimundo Nonato Apurinã, Sidney da Silva Facundes, Pirjo Kristiina Virtanen, Marília Fernanda Pereira de Freitas
  • 2019, Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire!: vamos falar Apurinã!: caderno de conversação: livro do professor, Eládia Vieira Duarte, Raimundo Nonato Apurinã, Sidney da Silva Facundes, Pirjo Kristiina Virtanen, Marília Fernanda Pereira de Freitas
  • 2019, Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire!: vamos falar Apurinã!: caderno de atividades: livro do professor, Raimundo Nonato Apurinã, Sidney da Silva Facundes, Bianca Castro Rodrigues, Bruna Fernanda Soares de Lima Padovani, Eládia Vieira Duarte, Laíse Maciel Barros, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Patrícia do Nascimento Costa
  • 2019, Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire!: vamos falar Apurinã!: caderno de atividades: livro do aluno, Raimundo Nonato Apurinã, Sidney da Silva Facundes, Bianca Castro Rodrigues, Bruna Fernanda Soares de Lima Padovani, Eládia Vieira Duarte, Laíse Maciel Barros, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Patrícia do Nascimento Costa

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2019, Coordenação de Correção do Processo Seletivo Especial 2019 (PSE 2019.1 - Indígenas e Quilombolas), Marília Fernanda Pereira de Freitas, Ana Lygia de Almeida Cunha

Participações em Bancas de Cursos (99)

  • 2023, Monografia de Graduação Material didatico gamificado para o ensino da lingua apurina para criancas, ISABELLA CAROLINE SILVA DA SILVA
  • 2023, Monografia de Graduação FATORES SINTATICOS CONTEMPORANEOS: UM ESTUDO SOBRE A CONCORDANCIA VERBAL DO SUJEITO POSPOSTO, AMANDA COSTA DOS SANTOS
  • 2023, Monografia de Graduação LINGUA, IDENTIDADE E RECONHECIMENTO CULTURAL: A PEDAGOGIA DA VARIACAO LINGUISTICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MANGABEIRA (MOCAJUBA-PA) , ERIKA DA CRUZ GONCALVES
  • 2023, Monografia de Graduação AS PROPOSTAS DE LEITURA DE TEXTOS NARRATIVOS EM DUAS COLECOES DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: ANALISE DO SISTEMA NARRATIVO-PERSONAGEM, CAMILA FERNANDA CUNHA GUIMARAES
  • 2023, Monografia de Graduação O professor-pesquisador e o processo de educacao linguistica: por um olhar quilombola, MAIANE DO COUTO CARVALHO
  • 2023, Monografia de Graduação A ABORDAGEM DA SEMANTICA EM UM LIVRO DIDATICO DE LINGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SIMONE SANTOS SANTA ROSA
  • 2023, Monografia de Graduação A competencia 7 da BNCC no ensino medio publico em Marituba - PA: o que propo o livro didatico e quais as expectativas do alunado diante do fenomeno das fakenews , ARTHUR MELO DO NASCIMENTO
  • 2022, Monografia de Graduação UM PANORAMA SOBRE O ACESSO A APARELHOS CELULARES E INTERNET DAS POPULACOES INDIGENAS, CRYSTIAN GLAYSSON PINTO ALFAIA
  • 2022, Monografia de Graduação ESTUDO DOS CLASSIFICADORES NOMINAIS EM MUNDURUKU (TUPI), EDILSON PINHEIRO DA COSTA
  • 2022, Monografia de Graduação PROCESSAMENTO INFERENCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA DA LINGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LINGUA POR SURDOS UNIVERSITARIOS , ADRIANE ARAUJO DE MELO
  • 2022, Monografia de Graduação Posse predicativa em linguas Aruak: um estudo comparativo entre Apurina e Paresi, ATHOS GRIFFITH SOUZA NUNES
  • 2021, Monografia de Graduação REVISAO BIBLIOGRAFICA SOBRE O APAGAMENTO DO /R/ EM POSICAO FINAL DE VOCABULOS VERBAIS, SOBRETUDO NA FORMA INFINITIVA., LETICIA DE CASSIA OLIVEIRA DOS SANTOS
  • 2021, Monografia de Graduação PROPOSTA DE ATLAS ENCICLOPEDICO APURINA: MAPEAMENTO DA FRICATIVA GLOTAL /H/, CINTHIA SAMARA DE OLIVEIRA ISHIDA
  • 2020, Monografia de Graduação A MULTIMODALIDADE NO ENSINO DA LINGUA INDIGENA APURINA (ARUAK): UMA FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO LINGUISTICO, TONYA GONCALVES PINHEIRO
  • 2020, Monografia de Especialização Os memes da Barbie, os eleitores do mito e a democracia racial no Brasil, Izabelly Reis Loureiro
  • 2020, Dissertação de Mestrado O Gênero Textual Entrevista de Emprego como Objeto de Ensino na Educação Profissional no IFPA Campus Belém em 2019, Carla Leidiane Rodrigues Silva
  • 2020, Tese Doutorado ESTUDO DO LEXICO DA LINGUA APURINA: UMA PROPOSTA DE MACRO E MICROESTRUTURA PARA O DICIONARIO APURINA, BRUNA FERNANDA SOARES DE LIMA PADOVANI
  • 2020, Tese Doutorado Estudo do Léxico da Língua Apurinã: uma proposta de macro e microestrutura para o dicionário Apurinã, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Sidney da Silva Facundes, Angela Fabíola Alves Chagas, Karylleila dos Santos Andrade Klinger, Fernando Orphão de Carvalho
  • 2019, Monografia de Graduação ESTUDO COMPARATIVO DOS MORFEMAS VERBAIS EM IKPENG E ARARA (KARIB), RANIERY OLIVEIRA DA SILVA E SILVA
  • 2019, Monografia de Graduação OBSERVACOES SOBRE O REGISTRO DA FLORA ALIMENTICIA EM APURINA, ALICE SILVA ALVES BRAGA
  • 2019, Monografia de Graduação AS PARTICULAS E A ORDEM DOS CONSTITUINTES NO ASURINI DO XINGU, BARBARA TIELI DOS SANTOS SILVA
  • 2019, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA FLUENCIA EM LEITURA NA CONSTRUCAO DE SENTIDOS DO TEXTO, KLEIDIANNE PINHEIRO MONTEIRO
  • 2019, Dissertação de Mestrado TERMOS DE PARENTESCO EM APURINÃ E PAUMARI: CONTATOS LINGUÍSTICOS NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE LÁBREA - AM, RAYSSA RODRIGUES DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado TERMOS DE PARENTESCO EM APURINÃ E PAUMARI: CONTATOS LINGUÍSTICOS NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE LÁBREA - AM, RAYSSA RODRIGUES DA SILVA
  • 2019, Qualificação de Mestrado TERMOS DE PARENTESCO EM APURINA E PAUMARI: CONTATOS LINGUISTICOS NA REGIAO DO MUNICIPIO DE LABREA - AM, RAYSSA RODRIGUES DA SILVA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Termos de Parentesco em Apurinã e Paumari: contatos linguísticos na região do município de Lábrea, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Pirjo Kristiina Virtanen, Facundes, Sidney da S.
  • 2019, Qualificação de Mestrado Gênero Textual Como Objeto de Ensino na Educação Profissional no Campus Belém do IFPA, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Ana Maria Leite Lobato, Márcia Denise Collinge
  • 2019, Monografia de Especialização AS DIFICULDADES NA INSERÇÃO DA LEITURA: ESTRATÉGIAS PARA CONTORNÁ-LAS, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Eunice Braga Pereira, Célia Zeri de Oliveira
  • 2019, Monografia de Graduação Professores blogueiros: autoria didatica em tempos de redes, KELLY NAZARE TRINDADE BARBOSA DE SOUZA
  • 2019, Monografia de Graduação ANALISE DA MORFOLOGIA ESTRUTURAL DA NARRATIVA ORAL IKPENG “OMYO MIRAN”, SEGUNDO VLADIMIR I. PROPP, MARIA AUXILIADORA DA FONSECA CORREA
  • 2019, Monografia de Graduação MEMES E O ENSINO DE LEITURA, JOELMA DE JESUS GOMES DE SOUZA
  • 2019, Monografia de Graduação Tecnologias voltadas ao ensino aprendizagem de deficiente visual, JANICE MARIA DA SILVA
  • 2019, Monografia de Graduação “Carimboletrando”: uma analise no ensino da lingua portuguesa sobre a implantacao da Lei 10.639 no Para, LUAH SAMPAIO NOGUEIRA
  • 2019, Monografia de Graduação Estudo sobre Tonponimia Apurina: nomes das comunidades indingeas, TANIA HACHEM CHAVES DE OLIVEIRA
  • 2018, Monografia de Graduação O ENSINO DE VARIACAO LINGUISTICA ATRAVES DE SEQUENCIA DIDATICA COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO PRECONCEITO LINGUISTICO DENTRO DA SALA DE AULA, MARCIA LAIS DA SILVA PEDRA
  • 2018, Monografia de Graduação ESTUDO HISTORICO-COMPARATIVO PRELIMINAR DAS LINGUAS PARESI E ENAWENE NAWE, EVERTON DOS SANTOS PEREIRA
  • 2018, Monografia de Graduação ARGUMENTAÇÃO E OPERADORES ARGUMENTATIVOS: um estudo sobre os argumentos e seus respectivos operadores utilizados em um texto em prol da reforma da previdência, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Joaquim Maia de Lima
  • 2018, Monografia de Graduação EMPRESTIMOS LINGUISTICOS DO PORTUGUES NA LINGUA PARESI-HALITI, JANNE HELENA LOBO SOUSA
  • 2018, Monografia de Graduação NEOLOGISMO FORMAL EM PARESI-HALITI, IZAIRA DE NAZARE DE OLIVEIRA COSTA
  • 2017, Monografia de Graduação O Papel dos Conectores Argumentativos: uma experiência com o gênero artigo de opinião no Ensino Fundamental, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Elisângela Ribeiro de Oliveira
  • 2017, Monografia de Graduação Lendas Colarenses e o Ensino da Leitura: um gênero narrativo da cultura popular na sala de aula do 6º ano da Escola Estadual Dr. José Malcher, no Município de Colares, PA, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Eunice Braga Pereira
  • 2017, Monografia de Graduação A Docência como Prática Discursiva no Espaço Escolar: a constituição de identidades do professor de língua materna nos prescritos de uma política educacional de estado, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Fátima Cristina da Costa Pessoa, Ana Lygia de Almeida Cunha
  • 2017, Monografia de Graduação ASPECTOS DOS NOMES CONTAVEIS NA LINGUA PARKATEJE, INGRYD MORAES DE MORAES
  • 2017, Monografia de Graduação Morfologia Nominal Ikpeng, Marília Fernanda Pereira de Freitas, FACUNDES, SIDNEY DA SILVA, Angela Fabíola Alves Chagas
  • 2017, Monografia de Graduação Estudo Preliminar das Onomatopeias e Ideofones da Língua Ikpeng, Marília Fernanda Pereira de Freitas, Angela Fabíola Alves Chagas, Nayara da Silva Camargo
  • 2017, Monografia de Graduação Análise de Aspectos Linguísticos do Português Apurinã (Aruák), Alana Neves
  • 2017, Monografia de Graduação Posse Nominal em Apurinã e Inapari: um estudo histórico comparativo, Layse Suyane Silva Guimarães
  • 2017, Monografia de Graduação TERMINOLOGIA DE PARENTESCO APURINÃ (ARUÁK), Rayssa Rodrigues
  • 2016, Monografia de Graduação Predicação Verbal em Textos de Gêneros do Narrar, Descrever e Argumentar, Geysa do Nascimento D'Andrade
  • 2016, Monografia de Graduação O Resumo como recurso para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita, Aline Cristina Gonçalves Messias
  • 2014, Monografia de Graduação Do Palco à Sala de Aula: as TIC, os Gêneros Digitais e o Ensino-aprendizagem de leitura e escrita: uma análise de realidade da escola pública, Ian Felipe Cardoso de Freitas
  • 2014, Monografia de Graduação IDENTIDADE MUSICAL PARAENSE NA MIDIA NACIONAL: ESPACO DE DIVERSIDADE?, ARTHUR HELDER BANDEIRA ALVES
  • 2014, Monografia de Graduação O DISCURSO DE (DES)VALORIZACAO DO PROFISSIONAL DOCENTE NA CENA MIDIATICA, TATIANE PONTES PEREIRA
  • 2014, Monografia de Graduação Identidade Musical Paraense na Mídia Nacional: espaço de diversidade?, Arthur Helder Bandeira Alves
  • 2014, Monografia de Graduação O Discurso de (Des)valorização do Profissional Docente na Cena Midiática, Tatiane Pontes Pereira
  • 2014, Monografia de Graduação Toponímia Oficial e Espontânea Presente na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Neto - Campus Guamá, Amanda Kelly do Vale Carvalho
  • 2014, Monografia de Graduação EXPRESSOES NOMINAIS COM VALOR EXPLICATIVO NO GENERO NOTICIA, IVONE LEAL LOPES
  • 2014, Monografia de Graduação Toponimia oficial e espontanea presente na cidade universitaria Prof. Jose da Silveira Neto - Campus do Guama, AMANDA KELLY DO VALE CARVALHO
  • 2014, Monografia de Graduação Expressões Nominais com Valor Explicativo no Gênero Notícia on line, Ivone Leal Lopes
  • 2014, Monografia de Especialização Ensino de Português: um olhar sobre a produção da escrita, Gabriela Gomes de Souza Maria Emilia Passinho do Lago
  • 2014, Monografia de Graduação O que faz um texto caminhar? Breve estudo da produção textual dissertativa dos alunos de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual, Débora do Socorro Santana Pinto
  • 2014, Monografia de Graduação O Ethos nos Anúncios de "Amizades" nos Classificados de Jornais de Belém, Lindomar Oliveira da Rosa
  • 2014, Monografia de Graduação Escrita Colaborativa na Internet: o processo interacional na construção de fanfictions, Jacqueline Lima Coelho Sampaio
  • 2014, Monografia de Graduação Língua e Identidade Apurinã (Aruák): análise de relatos tradicionais, Patrícia do Nascimento da Costa
  • 2014, Monografia de Graduação Precisão: um diagnóstico na fluência em leitura dos alunos do 9º ano da rede pública, Valeria Corrêa de Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação Aspectos Fonéticos e Fonológicos da Língua Wayampi, Fabiola Azevedo Barauna
  • 2014, Monografia de Graduação Fluência em Leitura: a precisão da leitura de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, Eldevan Cardoso de Freitas
  • 2014, Monografia de Graduação Transitividade Verbal: uma contribuição funcionalista para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, Érica do Socorro Barbosa Reis
  • 2014, Monografia de Graduação Liberdade e Exploração: tensão entre discursos das trabalhadoras sexuais da cidade de Belém, Lucileny Monteiro dos Santos
  • 2013, Monografia de Graduação Inovação, Humor e Erotismo: o estilo de panfletos das festas universitárias de forro, Ana Irene Castro dos Santos Dias
  • 2013, Monografia de Graduação Ensino Bilíngue e o Desenvolvimento da Competência Leitora de Alunos Surdos: análise de uma sequência didática, Artemiza Cristina de Jesus Pinheiro Santos
  • 2013, Monografia de Graduação Motivações Semântico-pragmáticas no Emprego da Concordância Verbal, Daiana Marques Pinto
  • 2013, Monografia de Graduação Adjetivo ou Descritivo em Parkatêjê? Um estudo morfossintático preliminar, Rafaela Viana Maciel
  • 2013, Monografia de Graduação Variação e Mudança: o "duplo vocabulário" na Língua Apurinã, Bruna Fernanda Soares de Lima
  • 2013, Monografia de Graduação Ler é Descobrir o Mundo? Uma proposta de incentivo à leitura no 6º ano do Ensino Fundamental, Gisele Saldanha da Silva Chagas
  • 2013, Monografia de Graduação O emprego dos elementos anafóricos nas mensagens postadas nos fóruns educacionais, Evileny Magalhães Gonçalves
  • 2013, Monografia de Graduação A construção do professor autor da aula: indícios de autoria didática em relatórios de estágio supervisionado, Lana Carolina de Ariano Nascimento Silva
  • 2013, Monografia de Graduação A Importância da Retextualização na Produção Textual: breve estudo de textos produzidos por alunos do 8º ano da escola Paulo Freire em Parauapebas/PA, Alice Lameira Costa Célia de Andrade dos Santos
  • 2013, Monografia de Graduação A Concordância Nominal no Ensino de Língua Materna em turmas do 9º ano: uma abordagem sociolinguística, Danielle Souza da Silva Dione Lopes de Araújo
  • 2013, Monografia de Graduação A Concordância Verbal no Ensino da Língua Materna em turmas de 3ª ano: uma abordagem sociolinguística, Elisandra Fernandes de Sena Ajosiane do Socorro Leoncio de Queiroz
  • 2012, Monografia de Graduação Ethos das Mães na Contemporaneidade, José Carlos de Sá Marques
  • 2012, Monografia de Graduação Fenômenos Linguísticos em Comunidades Indígenas da Região Norte: bilinguismo, code-switching e obsolescência, Lorena Mendes Tavares
  • 2012, Monografia de Graduação Variação Linguística em Língua Brasileira de Sinais (libras): uma abordagem preliminar, Raquel Hianes Oliveira
  • 2012, Monografia de Graduação Avaliação na Formação de Professores do Curso de Letras da UFPA, Vanessa Carvalho
  • 2012, Monografia de Graduação A Propaganda que Refrata e Reflete Aspectos Sociais numa Perspectiva Pautada na Diferença, Lucinéa Miranda Carvalho
  • 2012, Monografia de Graduação O Regional nos Livros Didáticos e nas Leituras de Histórias Infantis para o EFI, Thatiane Sulemara Ipiranga da Souza
  • 2012, Monografia de Graduação Um Estudo sobre os Métodos de Avaliação e Ensino das Escolas, Gisele Conceição da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação Processos de Leitura Ativa e Crítica que Identificam e Validam Estratégias de Carnavalização, Daniel Prestes da Silva
  • 2012, Monografia de Graduação 30 Anos de Solidão: produção acadêmica sobre leitura e ensino de leitura na escola brasileira, Williane da Costa Santos
  • 2012, Monografia de Graduação As Diferentes Imagens da Criança na Publicidade: as cenas de Enunciação, Régia Carmem Favacho da Cruz
  • 2011, Monografia de Especialização A Problemática da Leitura na Escola Básica: desafios e avanços em uma turma de 5ª série, Marcilede do Nascimento Rodrigues Antonia Leonires Felintro dos Santos
  • 2011, Monografia de Especialização Histórias de Letramento do Professor Alfabetizador, Francisca Carneiro do Nascimento Rosimeire Araujo Maurílio
  • 2011, Monografia de Especialização Letramento: modos de falar e modos de escrever no nono ano do ensino fundamental, Maria Andrea França Barros Rita Maria da Silva
  • 2011, Monografia de Especialização Apropriação do Gênero Fábula por alunos do Ensino Médio: desafios e avanços, Edilene da Silva Souza Nazaré Oliveira dos Santos
  • 2011, Monografia de Especialização A Literatura Através da Linguagem Poética no meio escolar: a poesia em sala de aula, Dalva Gonçalves Pimentel Maria Eliana Alves Freitas
  • 2008, Monografia de Graduação A concepção de Língua e Linguagem e seus reflexos no ensino-aprendizagem de Língua materna, Dayany de Nazaré da Silva Lopes
  • 2008, Monografia de Graduação A Presença da Oralidade nos Textos de Alunos da Escola Miguel Bitar do Município de Breves, Leiliane de Vasconcelos Sacramento
  • 2008, Monografia de Graduação A contribuição do Professor-leitor para a Formação do Aluno-leitor, Simone Cristina Duarte Medeiros
  • 2008, Monografia de Graduação Os Livros Didáticos e o Desenvolvimento da Competência de Leitura de Alunos da 3ª série do Ensino Médio de Escolas Públicas, Deise Priscila Gonçalves Nunes

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (3)

  • 2013,Consultor ad hoc de revista científica, Belém, Nacional, Parecerista
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão organizadora de Alunos e ex-alunos
  • 2012,Membro da Comissões Organizadora, Belém, Nacional, Comissão

Trabalho de Fim de Curso(149)

  • LEITURA E ESCRITA: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, VERLENE GOMES COSTA , 08/2020
  • O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DOS CONTOS AMAZÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO, IZABEL MARGALHO LOUZEIRO , 02/2019
  • O Método do Rébus como Princípio Articulador entre os Saberes da Oralidade e da Escrita, RAFAELLA SALES RAIOL , 08/2013
  • A Recategorização de Referentes no Gênero Notícia, IONE PATRICIA DOS SANTOS SILVA DE ARAUJO , 08/2013
  • O Estudo do Léxico Paraense sob o Olhar Pai D'égua da Variação Regional, NANDRA RIBEIRO SILVA , 11/2012
  • A (des)construção dos saberes por meio das narrativas Tembé-tenetehara aplicados no 7º ano do Ensino Fundamental II: uma questão de identidade, VIVIANE FONSECA DO ROSARIO , 09/2017
  • A COESÃO E A COERÊNCIA NO PLANO SEMÂNTICO-COGNITIVO EM LETRAS DE MÚSICAS DA MPB – OU POR MEIO DA AUSÊNCIA DE MARCADORES, ARTICULADORES E CONECTORES EXPLÍCITOS NO TEXTO, ALONSO MACIEL VILHENA , 10/2017
  • A IMAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS: PROJETO DE ENSINO SOB A LUZ DA ABORDAGEM COMUNICATIVA E DOS CONCEITOS DE TEXTOS MULTIMODAIS, CAMILO DOS SANTOS RAMOS , 10/2017
  • OS DISCURSOS DO EMPODERAMENTO FEMININO NA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE O SENTIDO DE ALGUMAS EXPRESSÕES, REFERENTES AO TEMA, DE ACORDO COM O LUGAR SOCIAL OCUPADO PELO SUJEITO, GEISA DE SOUZA LIMA , 10/2017
  • A SOCIOLINGUISTICA VARIACIONISTA E A IDENTIDADE DA COMUNIDADE JAPURETÊ, ERICA BEATRIZ RODRIGUES RAMOS , 10/2017
  • A SOCIOLINGUISTICA VARIACIONISTA E A IDENTIDADE DA COMUNIDADE JAPURETÊ, LANAIZA VASCONCELOS DOS SANTOS , 10/2017
  • SOFTWARE EDUCATIVO: TRADUÇÃO DE TEXTOS PARA O PORTUGUÊS COMO RECURSO PEDAGÓGICO AO APREDINDIZADO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS DO 8º ANO DA ESCOLA PUBLICA, REGINA CELI DA SILVA LIMA , 10/2017
  • ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO PLURAL DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COMO L2, IVANILZA CONCEIÇAO DOS SANTOS , 10/2017
  • ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO PLURAL DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COMO L2, JESSICA MORITA GARRELLE FARIAS SILVA , 10/2017
  • SOFTWARE EDUCATIVO: TRADUÇÃO DE TEXTOS PARA O PORTUGUÊS COMO RECURSO PEDAGÓGICO AO APREDINDIZADO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS DO 8º ANO DA ESCOLA PUBLICA, ODENY CLEIDSON DA SILVA LIMA , 10/2017
  • O TESTE CLOZE COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA E DOS RECURSOS COESIVOS DO TEXTO, ANA PAULA PEREIRA , 10/2017
  • O TESTE CLOZE COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA E DOS RECURSOS COESIVOS DO TEXTO, VIRGÍNIA CARLA DA SILVA LEITE , 10/2017
  • PERSPECTIVA BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , GLAYSEANNE DA SILVA CARVALHO , 10/2017
  • UMA DISCURSÃO ACERCA DOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO ESCRITA POR PARTICIPANTES SURDOS NO ENEN , ETIENE VAZ DE LIMA , 10/2017
  • AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, KATHARYNI MARTINS PONTES , 10/2017
  • O TRATAMENTO DADO AOS RECURSOS COESIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, MALU DO SOCORRO DO ROSARIO BARROSO , 10/2017
  • A MODALIDADE EPISTÊMICA NA MÍDIA IMPRESA PARAENSE: ANÁLISE DO USO DOS VERBOS PODER E DEVER, INDICANDO ALGO “(IM)POSSÍVEL” OU “(IM)PROVÁVEL”, NAS CAPAS DOS JONAIS DIÁRIO DO PARÁ E O LIBERAL, KEILA FERREIRA DOS SANTOS OLIVEIRA , 10/2017
  • O TRATAMENTO DADO AOS RECURSOS COESIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, ITHAMARA DA SILVA BORGES , 10/2017
  • A DISLEXIA E A LINGUAGEM: FOCALIZANDO A ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL, LUZINES DE JESUS COSTA FERREIRA , 10/2017
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PACÍFICO LEÃO DA COSTA, ERICA DO SOCORRO DE MORAIS , 06/2020
  • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DO SUJEITO DOCENTE E OS REFLEXOS EM SUAS PRATICAS EM SALA DE AULA., OZANA BRAZ DE OLIVEIRA , 06/2012
  • O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UM OLHAR SOBRE O GÊNERO TEXTUAL ORAL E ESCRITO PIADA, ANTONIA LIDIANE SOUZA , 02/2019
  • O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UM OLHAR SOBRE O GÊNERO TEXTUAL ORAL E ESCRITO PIADA, MISSILENE MARTINS DE OLIVEIRA , 02/2019
  • GRAMATICALIZAÇÃO EM APURINÃ: O CASO DA FORMA VERBAL TXA EM COMPARAÇAO PRELIMINAR COM OUTRAS LÍNGUAS ARUÁK, GABRIELA DE ANDRADE BATISTA , 07/2018
  • BNCC E O ESPAÇO DADO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, ELIZANGELA SOARES FARIAS , 07/2018
  • GRAMATICALIZAÇÃO EM APURINÃ: O CASO DA FORMA VERBAL TXA EM COMPARAÇAO PRELIMINAR COM OUTRAS LÍNGUAS ARUÁK, GABRIELA DE ANDRADE BATISTA , 07/2018
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O GÊNERO POEMA: O FOCO NA PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, JULIANA ROSE LAMEIRA DO NASCIMENTO , 08/2018
  • UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CRÔNICA JORNALÍSTICA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO NA PRODUÇÃO ESCRITA , KELLY DA SILVA COUTINHO DOS SANTOS , 02/2019
  • O GÊNERO FÁBULA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LEITORAS DO 7º ANO DA ESCOLA TENENTE TURIANO SILVA - TITULAR, SUELI DOS SANTOS SILVA , 02/2019
  • A ESCRITA DO ALUNO SURDO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DA INTERFACE ENTRE LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, CLEISIANE DE VILHENA SILVA , 03/2019
  • A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS POPULARES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA OS LEITORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA PONTA- PA, THAIS DA SILVA COELHO , 11/2018
  • FORMANDO LEITORES FLUENTES ATRAVÉS DO TEXTO LITERÁRIO: A TERRA DOS MENINOS PELADOS, DE GRACILIANO RAMOS, ROSIMARA ALVES MONTEIRO , 11/2018
  • LEITURA, ENSINO E ESCRITA: POLÍTICA E A CRÔNICA DA CORRUPÇÃO NA SALA DE AULA, MARIA LUZIETE SANTIAGO , 03/2019
  • UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LITERATURA SEGUNDO A BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA, NELMA DOS REIS CHAVES , 03/2019
  • GÊNERO TEXTUAL LETRA DE MÚSICA NA SALA DE AULA: IMAGINAÇÃO E CRÍTICA SOCIAL ATRAVÉS DO GÊNERO PARÓDIA, FLAVIO GOMES PEREIRA , 12/2018
  • A TRANSITIVIDADE EM NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA PESSOAL VISTA SOB UM ENFOQUE FORMALISTA E FUNCIONALISTA, DEBORA EVELYN VILHENA SANTOS , 12/2018
  • LEITURA, ENSINO E ESCRITA: POLÍTICA E A CRÔNICA DA CORRUPÇÃO NA SALA DE AULA, VANESSA LOPES DOS SANTOS , 03/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIAGEM: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DE 3º AO 5º ANO - FUNDAMENTAL MENOR - ESCOLA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE - ABAETETUBA/ PARÁ, ELIZETE DO SOCORRO CUNHA GONCALVES , 12/2018
  • A ORALIDADE COMO OBJETO DE ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS NARRATIVAS ORAIS DA PEDRA DO GURUPI, ELIVANE DE FATIMA SILVA OLIVEIRA , 05/2019
  • A ORALIDADE COMO OBJETO DE ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS NARRATIVAS ORAIS DA PEDRA DO GURUPI, GLAISE COSTA SILVA , 05/2019
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PACÍFICO LEÃO DA COSTA, MARIA EUCILENE DAS NEVES SANTOS , 06/2020
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA AYRTON SENNA DA SILVA, SILVIA LETICIA COSTA PINTO SOARES , 03/2019
  • LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DO GÊNERO POEMA DO TIPO NARRATIVO, EMERITA GRACA DO NASCIMENTO SILVA , 02/2019
  • GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, LAILSON DOS ANJOS LOUREIRO , 03/2019
  • O CONTO: UM OLHAR SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA E.E.F.M. BENVINDA DE ARAÚJO PONTES, ELIANEY DE JESUS PENA CARDOSO , 01/2019
  • A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE LEITORA: O POEMA "MORTE E VIDA SEVERINA" COMO FERRAMENTA NO PROCESSO COGNITIVO DE INCENTIVO À CULTURA DA LEITURA, MARIA DORIANNA RIBEIRO COSTA , 02/2019
  • INCENTIVANDO A LEITURA DE CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMARIZAL/BAIÃO-PA, JONAS ELISON DO ROSARIO CORREA , 03/2019
  • EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO, GRACIENE PANTOJA WERNECK , 06/2019
  • LENDAS AMAZÔNICAS: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS ORAIS CONTADAS POR CRIANÇAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAILZA FERREIRA XAVIER , 10/2019
  • O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS E O HÁBITO DA LEITURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARIA DEUSINETE SARAIVA CORPES , 09/2019
  • AS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS: UMA ANÁLISE, SOB AS PERSPECTIVAS EPILINGUÍSTICAS E FORMATIVAS, DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO, TALITA BARROSO DA SILVA , 10/2019
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E ADIÇÃO DE L3 COMO ESTRATÉGIA DE COMPENSAÇÃO, NATASHA KELLY FERREIRA MORAIS , 10/2019
  • O LIVRO SENSORIAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS COM TEA, ALESSANDRA MONTEIRO CHAGAS CAMPELO , 10/2019
  • UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM ABORDANDO A TEMÁTICA DO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR, SUZE MARIA ALVES DE SOUZA LIMA ROCHA , 10/2019
  • MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DO 6º ANO, GISELLE FARIAS MARTINS , 10/2019
  • CLUBE DE CINEMA E LITERATURA: UMA VIAGEM SENSÍVEL PELA APRENDIZAGEM, VITOR LUIZ SILVA BARROS , 10/2019
  • ANÁLISE PRELIMINAR DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA DE ALUNOS SURDOS: INFLUÊNCIAS DA LIBRAS NA LP, ERIVELTON DA SILVA LOPES , 10/2019
  • A PROBLEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS, EDILEUSA DE CASTRO MACHADO , 10/2019
  • NARRATIVAS ORAIS E ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO , ELCIO ALDRIN PANTOJA DA COSTA , 11/2019
  • O GÊNERO TEXTUAL, PIADA E SEUS MECANISMOS LINGUÍSTICOS GERADORES DE HUMOR, WALKER DIEGO SANTOS MOREIRA , 11/2018
  • AS DIFICULDADES NA INSERÇÃO DA LEITURA: ESTRATEGIAS PARA CONTORNÁ-LA, DEBORA BRAGA DAMASCENO , 10/2019
  • LETRAMENTO LITERÁRIO E A UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA: PROPOSTA DE ATIVIDADE COM BASE NA OBRA "BANHO DE CHEIRO", DE ENEIDA DE MORAES, MARCIA CAROLINA PEREIRA MACARIO , 11/2019
  • A IMPORTANCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, CATIANA CARDOSO DE CASTRO , 12/2019
  • SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, IVANIR DA SILVA PAIXAO , 12/2019
  • A CONSTRUÇÃO DO ETHÉ POLÍTICO VOLTADO PARA MULHERES A PARTIR DOS PLANOS DE GOVERNO E DAS MÍDIAS SOCIAIS, YSA ALMEIDA BRASIL , 10/2019
  • A CONSTRUÇÃO DO ETHÉ POLÍTICO VOLTADO PARA MULHERES A PARTIR DOS PLANOS DE GOVERNO E DAS MÍDIAS SOCIAIS, AMANDA FAUSTINO DE PINHO , 10/2019
  • ETHOS DISCURSIVO NA PROPOSTA DA ORALIDADE DO LIVRO DIDÁTICO, SUZANE DE VASCONCELOS DIAS , 10/2019
  • UMA ANÁLISE SOBRE UM ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM RAPOSA DAS FÁBULAS DE ESOPO E JEAN DE LA FONTAINE, FRANCISCO VALBER DE SOUSA TEIXEIRA , 10/2019
  • UMA ANÁLISE SOBRE UM ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM RAPOSA DAS FÁBULAS DE ESOPO E JEAN DE LA FONTAINE, MICHELLY DAYANE SOARES NOGUEIRA , 10/2019
  • A LEITURA DRAMATIZADA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES, ASSUNCAO MEIRELES DA PAIXAO , 12/2019
  • O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE TEXTOS DE BRUNO DE MENEZES PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, LEILA ALMEIDA DE FIGUEIREDO , 12/2019
  • O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE TEXTOS DE BRUNO DE MENEZES PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, LILIANE DE ARAUJO LEITE , 12/2019
  • LEITURA DO GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE AULA, MARIA JOSE SANTIAGO , 12/2019
  • NOMES INALIENÁVEIS EM APURINÃ: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE APURINÃ PIRO E IÑAPARI, GABRIEL VITOR MARQUES DE OLIVEIRA , 12/2019
  • A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, MARIA APARECIDA GALDINO DA SILVA , 12/2019
  • Atividades Propostas nos Livros Didáticos: uma análise do livro didático de Língua Portuguesa, do 6º ano do Ensino Fundamental II, ALESSANDRA TEIXEIRA BARBOSA , 12/2019
  • O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE A LITERATURA, MARIA RITA CASTRO DA SILVA , 08/2020
  • O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE A LITERATURA, SALETE FERREIRA DA SILVA , 08/2020
  • ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CHARGE, BARBARA DA CONCEICAO GONCALVES DE ALMADA , 06/2020
  • OS GÊNEROS MULTIMODAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES, EUZIMAR LIMA SANTIAGO , 07/2020
  • OS GÊNEROS MULTIMODAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES, PEDRO OLIVEIRA DOS SANTOS , 07/2020
  • ENSINO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS, SERGIO BRUNO CRISTO PANTOJA , 07/2020
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFICULDADES RELACIONADAS À APRENDIZAGEM DA LEITURA NA ESCOLA, ALCIONE DO SOCORRO LOPES DA SILVA , 07/2020
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFICULDADES RELACIONADAS À APRENDIZAGEM DA LEITURA NA ESCOLA, ELIELZA DAVID CORDEIRO , 07/2020
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA INTERACIONAL, ANTONIA LUCIA RIBEIRO FERREIRA , 07/2020
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA INTERACIONAL, ARLETE FERREIRA DA COSTA , 07/2020
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LETRAMENTO COM O USO DO CONTO NA EJA, DALVA FERREIRA DE SOUZA , 07/2020
  • A INSERÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS COMO SUPORTE METODOLÓGICO AO ENSINO DE LEITURA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, EDINETE OLIVEIRA MATOS , 07/2020
  • A INSERÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS COMO SUPORTE METODOLÓGICO AO ENSINO DE LEITURA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, ROSEANA DOS SANTOS RODRIGUES GOMES , 07/2020
  • LEITURA E ESCRITA: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, XISTO PEREIRA FILHO , 08/2020
  • ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR AS INTERFERÊNCIAS DA ORALIDADE NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO, ANOS FINAIS, DA ESCOLA E.M.E.I.F. MANOEL LOPES DOS REIS CAPITÃO POÇO-PA, CLEUCIANE RODRIGUES FERREIRA , 08/2020
  • ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR AS INTERFERÊNCIAS DA ORALIDADE NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO, ANOS FINAIS, DA ESCOLA E.M.E.I.F. MANOEL LOPES DOS REIS CAPITÃO POÇO-PA, DARCIENE SANTOS PEREIRA , 08/2020
  • AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES NAS LETRAS DE CARIMBÓ DO MESTRE TIO MINGA DE IRITUIA/PA, MARIA SONIA BRITO DA FONSECA , 08/2020
  • A MITOPOESIA NO IMAGINÁRIO POPULAR DOS ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE COLARES/PA, SARA OLIVEIRA MONTEIRO , 11/2020
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE UTILIZANDO A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA VILA COCAL, NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, ERICA DE JESUS MAIA MONTEIRO , 01/2020
  • PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA NA CIDADE DE IGARAPÉ-MIRI, JOSINELMA GONCALVES NASCIMENTO , 01/2021
  • LEITURA E INTERPRETACAO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSE DARLINDO PITEIRA SÁ , 06/2021
  • AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA QUE NORTEIAM A CONSTRUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6ºANO, CLAURIETE PINTO BATISTA , 08/2021
  • CONTOS REGIONAIS E AS AULAS DE LÍUNGUA PORTGUESA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, NAYLANA MAYARA SA RODRIGUES , 08/2021
  • CONTOS REGIONAIS E AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, WALDINEI DE OLIVEIRA BARATINHA , 08/2021
  • O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM BASE NA BNCC, AMILTON DA COSTA OLIVEIRA , 09/2021
  • A RELAÇÃO MERONÍMIA/HOLONÍMIA EM TEXTOS NARRATIVOS E PROCEDURAIS DA LÍNGUA APURINÃ (ARUÁK), IZABELLY KAROLINY BRITO BENTES , 10/2021
  • MERONÍMIA EM APURINÃ: PROPOSTAS DE JOGOS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM , THAIS COSTA BARROS , 10/2021
  • EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR, DANIELLE RIBEIRO DA SILVA , 02/2022
  • Merônimos em Apurinã: organização e análise de dados para elaboração de materiais didáticos , JOHN RICHARD COSTA VIANA , 02/2022
  • DIFICULDADES DE LEITURA, NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE MUANÁ - 2019, JOCIVONE BATISTA DA SILVA , 03/2022
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA: USO DO GÊNERO LENDA EM UMA PERSPECTIVA DE RELEITURA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O GÊNERO ROTEIRO TEATRAL, LUCIANA SILVA DE LIMA , 04/2022
  • VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSILENE RANDOVAL DA SILVA , 04/2022
  • PRÁTICA DA ORALIDADE EM TURMAS DO 7º ANO DA REALIDADE RURAL E 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ZONA URBANA, ELIZANGELA MONTEIRO DA CONCEICAO , 06/2022
  • PRÁTICA DA ORALIDADE EM TURMAS DO 7º ANO DA REALIDADE RURAL E 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ZONA URBANA, LENICE ALVES GONCALVES , 06/2022
  • A Dinâmica da Leitura Livre como uma Alternativa para a Fruição e Formação de Leitores no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino, MARIA DE FATIMA CORDOVIL FARIAS , 07/2022
  • NÚMEROS CARDINAIS E QUANTIFICADORES NOMINAIS EM APURINÃ: MATERIAL DIDÁTICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA, ROSEANE PEREIRA CORDOVIL , 11/2022
  • Meronímía na língua Apurinã: elaboração de jogos e materiais didáticos para o processo de ensino e aprendizagem , MARLENE CAVALCANTE RIBEIRO , 11/2022
  • A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, ANA PAULA DA COSTA NUNES , 12/2022
  • A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, RITA MARIA DE CASSIA DA COSTA NUNES , 12/2022
  • MARCAS DE SUBJETIVIDADE DO ARGUMENTADOR IDEAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES DE OPINIÃO, KAROLINI SALES DA SILVA , 12/2022
  • Entre a Norma Culta e os Usos Coloquiais: a variação sintática no uso dos pronomes oblíquos encontrada entre jovens do bairro do Guamá, Belém do Pará, PAULA PAMPLONA BAIA , 12/2022
  • DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHO QUILOMBOLA, ANDREA SIQUEIRA DA CONCEICAO , 12/2022
  • PARFOR EM EXPANSÃO NA ILHA DO MARAJÓ: proposta de extensão – interiorização – aos municípios do Marajó Oriental (Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Santa Cruz do Arari), LAUANA BARROS BELTRAO , 12/2022
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: O DIALETO PARAENSE EM SALA DE AULA, FERNANDA DE SOUSA LIRA , 12/2022
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: O DIALETO PARAENSE EM SALA DE AULA, FLAVIANE WALERIA FILPO DA SILVA , 12/2022
  • O USO DOS TEXTOS MULTIMODAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA, MAYZE E SILVA COSTA , 12/2022
  • O USO DOS TEXTOS MULTIMODAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA, CARLA CARVALHO DA SILVA , 12/2022
  • LEITURA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS QUE VERBALIZAM A FORMAÇÃO DO LEITOR , LARISSA GABRIELA SOUZA ALMEIDA , 12/2022
  • VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES NA FALA DO PERSONAGEM EPAMINONDAS GUSTAVO , LORENA MALCHER CARDOSO , 12/2022
  • LEITURA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS QUE VERBALIZAM A FORMAÇÃO DO LEITOR, MANUELLY ALVES DE LIMA , 12/2022
  • VARIAÇÃO LINGUISTICA E DIALETO PARAENSE EM LETRAS MÚSICAIS, WALTIRIA DE SOUZA E SOUZA , 12/2022
  • EVASÃO ESCOLAR: IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS-CULTURAIS REFERENTES AO CULTIVO DO AÇAÍ NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS DE ALUNOS DO 6º ANO EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICIPIO DE OEIRAS DO PARÁ, MARCOS ANTONIO MORAIS DA COSTA , 03/2023
  • EVASÃO ESCOLAR: IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS-CULTURAIS REFERENTES AO CULTIVO DO AÇAÍ NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS DE ALUNOS DO 6º ANO EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICIPIO DE OEIRAS DO PARÁ, MAREX GOMES DA SILVA , 03/2023
  • A LEITURA NA SOCIEDADE MODERNA: QUAL DEVE SER O PAPEL DO PROFESSOR?, EDIVAN ALMEIDA DOS SANTOS , 01/2023
  • A LEITURA NA SOCIEDADE MODERNA: QUAL DEVE SER O PAPEL DO PROFESSOR?, ROSENILDA ALVES DA SILVA , 01/2023
  • Usos da função sintática/discursiva parentético em produções textuais de alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental II de um colégio do centro de Belém, JOSIELEM FERREIRA NASCIMENTO , 07/2023
  • USO DE METÁFORAS E METONÍMIAS EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO , LUIS BERNARDES COSTA EVANGELISTA , 12/2023
  • AVALIAÇÃO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA CORREÇÃO DO TEXTO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II , ANDREIA DOS SANTOS RAIOL , 12/2023
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA FALADA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA – PARÁ: uma análise investigativa no campo semântico-lexical corpo humano, VALFIR DE SOUSA RIBEIRO , 12/2023
  • Vivências de uma professora em formação, no âmbito do PARFOR Letras Português, DARLIENE DE NAZARE VASCONCELOS BARROS , 01/2024
  • AS CANÇÕES QUE PRODUZEM SENTIDOS: PARÁFRASES DE LETRAS DO CARIMBÓ EM UMA TURMA DE 9º ANO, TEREZINHA DE JESUS DA SILVA SANTA ROSA , 01/2024
  • ADOECIMENTO MENTAL E AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: desafio no Processo Ensino Aprendizagem das Escolas Públicas do Município de Portel, MARILENE MORAES DE SOUZA , 01/2024
  • REFLETINDO SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma experiência docente, MICHELY MARQUES CYSNE , 01/2024
  • A Interseção entre a Preservação da Tradição Oral e o Combate ao Preconceito Linguístico nas Comunidades Indígenas da Amazônia Brasileira: Um Estudo Etnolinguístico e Sociocultural. , ANTONIO DAMITO COSTA LEAO , 01/2024
  • MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS, ELISMAEL DA SILVA SOUSA , 01/2024
  • Trabalhando Temas Transversais no contexto ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: uma experiência docente, CASSIANE BEATRIZ BRITO DANTAS , 02/2024
  • EXPERIÊNCIA DOCENTE DE UMA PROFESSORA/ESTAGIÁRIA DO PARFOR LETRAS PORTUGUÊS, ALCILENE CAMPOS SOARES , 01/2024
  • SOCIOTERMINOLOGIA DE PLANTAS MEDICINAIS NO RIO IPIRANGA, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO CAMARAPI NO MUNICÍPIO DE PORTE/PA: A CURA ATRAVÉS DAS PLANTAS MEDICINAIS, MIGUEL DA SILVA VALADARES , 01/2024

Orientações de Pós-Graduação (42)

  • Mestrado Profissional, MEIRELENE ARAÚJO DOS SANTOS, 09/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, LOUISE CHRISTINE OLIVEIRA DA SILVA LEITE, 09/2023 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, SILVANY SANTANA DE OLIVEIRA COSTA, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, SHIRLENE XAVIER ALVES DA SILVA, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, CLEIDE ROSANA GOMES ARAUJO, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, Elissandra de Brito Vilhena, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, MARIA DO PERPETUO SOCORRO BRITO FREIRE, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, PATRICIA DE PAULA FERREIRA MENINO, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, DEBORA MONTEIRO ELERES, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, MARICELI VASCONCELOS DA SILVA, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, ANA IRENE CASTRO DOS SANTOS DIAS , 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, ALDO NEI DA SILVA CORREA, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, KLEBSON NONATO MELQUIADES DE ANDRADE, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, SARAH PORTAL RAMOS, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, DANIELLE FERREIRA TAVARES DE MOURA, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, KEILA CRISTINA DOS SANTOS BENTES, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, ROSANA VASCONCELOS LOPES, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, EDEN DE JESUS DAS CHAGAS, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, COSME MARCELO BARBOSA DA SILVA, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, MARCIA DO SOCORRO BOTELHO CAVALCANTE, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, ANDREZA DAS GRACAS RAIOL RODRIGUES, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, ADAILSON MACIEL MORAES, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, MONICA MONTEIRO DE OLIVEIRA, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, LUCELIA LOPES DE SOUZA, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, OZANA DE OLIVEIRA BARBOSA, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, ANDERSON CIDADE DO NASCIMENTO, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, JAQUELINE DO SOCORRO SERRAO VIANA, 04/2014 - 09/2014 , Finalizada em 09/2014
  • Especialização, ANA PAULA DA COSTA NUNES, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, RITA MARIA DE CASSIA DA COSTA NUNES, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ANA PAULA DA COSTA NUNES, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, WALTIRIA DE SOUZA E SOUZA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, MAYZE E SILVA COSTA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, CARLA CARVALHO DA SILVA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, LARISSA GABRIELA SOUZA ALMEIDA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, LORENA MALCHER CARDOSO, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, MANUELLY ALVES DE LIMA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, KAROLINI SALES DA SILVA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, WALTIRIA DE SOUZA E SOUZA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, LAUANA BARROS BELTRAO, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, DENISON CASTRO DOS SANTOS, 05/2012 - 09/2012 , Finalizada em 09/2012
  • Especialização, FERNANDA DE SOUSA LIRA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, FLAVIANE WALERIA FILPO DA SILVA, 08/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.249