2024, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 (META 19 E SUAS ESTRATÉGIAS) no contexto da democracia, da pós democratização e da democratização da gestão , FAECS
Artigos (25)
2023, Claudia Cristina Pinto Girard, Dinair Leal da Hora , A política de saúde na escola: reflexões sobre o planejamento das ações de promoção da saúde, ISSN: 26748703
2023, Bianca Pereira de Sousa, Dinair Leal da Hora , JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS, ISSN: 26748703
2023, NASCIMENTO DA COSTA, CLAUDIO, Dinair Leal da Hora, MONTEIRO DE OLIVEIRA, NEY CRISTINA , UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em -tempos insatisfatórios-, ISSN: 22379460
2022, Maria do Socorro Silva da Silva, Dinair Leal da Hora , GESTÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL:concepções em disputa, ISSN: 25265970
2022, Maria do Socorro Silva da Silva, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora , Implementação do Ensino Médio de Tempo Integral, ISSN: 1982558X
2022, Dinair Leal da Hora, CORRÊA, IZETE MAGNO, OLIVEIRA, NEY CRISTINA MONTEIRO DE , OS REFLEXOS DA PANDEMIA NO COTIDIANO ESCOLAR PARAENSE, ISSN: 24474193
2022, ASSEN, MARK CLARK, XAVIER SILVA, ADÃO ROGÉRIO, Dinair Leal da Hora , OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões, ISSN: 22379460
2022, Fernando Pinhabel Marafão, Maria do Socorro Silva da Silva, Dinair Leal da Hora, Valdemir Sales Matias Junior , OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DA INFORMAÇÃO COMO AGENTES DE MEDIAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ISSN: 19806949
2021, Dinair Leal da Hora, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI , GESTÃO DEMOCRÁTICA E ESCOLA JUSTA: uma relação orgânica, ISSN: 21782229
2021, Dinair Leal da Hora , CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: articulação possível coma gestão democrática da escola, ISSN: 22379460
2021, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI, Dinair Leal da Hora , A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ISSN: 15181634
2021, LIMA, CINTHYA MADURO DE, Dinair Leal da Hora , CONCEPÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA RME ANANINDEUA/PA, ISSN: 25949004
2021, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora , A regulamentação e as primeiras ações de implementação da reformado ensino médio pela lei nº 13.415/2017 no Pará., ISSN: 1808799X
2021, José Damião Trindade Rocha, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Dinair Leal da Hora , CURRÍCULO E ENSINO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: APONTAMENTOS DOCENTES SOBRE A REDE EDUCANORTE, ISSN: 23588322
2021, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora , AMAZÔNIAS EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: entre diversidades e adversidades, ISSN: 15185370
2020, Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lelis , O SIGNIFICADO DE ESCOLA JUSTA PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA E A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, ISSN: 23588322
2020, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, Maria do Socorro Vasconcelos Pereira , Ciclo de estudos e o processo de alinhamento curricular: relato de experiência da 3ª URE/Abaetetuba-PA, ISSN: 25258761
2020, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, Maria do Socorro Vasconcelos Pereira , Implicações e contradições sobre os processos organizativos do ensino médio a partir da Lei nº 13.415/2017, ISSN: 25258761
2020, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora , IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE EDUCACIONAL, ISSN: 19840187
2020, Dinair Leal da Hora, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI , O processo de apropriação dos resultados das avaliações externas e do IDEB em escola básica amazônida., ISSN: 19820305
2019, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora , A gestão pedagógica no contexto das avaliações externas e em larga escal, ISSN: 19839294
2019, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI, Dinair Leal da Hora , Avaliação externa: conceitos, significados e tensões, ISSN: 22379460
2018, PEREIRA, PATRICIA FONSECA, SOUZA, CLAUDIA TERESA VIEIRA DE, Dinair Leal da Hora, POSSAS, CRISTINA DE ALBUQUERQUE, MENEZES, RODRIGO CALDAS , O Ensino da Patologia e Sua Influência na Atuação de Patologistas e Infectologistas no Rio de Janeiro, ISSN: 01005502
2018, PEREIRA, PATRICIA FONSECA; SOUZA, CLAUDIA TERESA VIEIRA DE; HORA, DINAIR LEAL DA et al. , O Ensino da Patologia e Sua Influência na Atuação de Patologistas e Infectologistas no Rio de Janeiro, ISSN: 0100-5502
2017, HORA, DINAIR LEAL DA; LELIS, LUZIANE SAID COMETTI , Escola justa e organização escolar: a percepção de professores brasileiros do ensino médio., ISSN: 1678-166X
Publicação em Eventos (42)
2022, Claudio Nascimento da Costa, Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lelis, A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O RISCO DE COLAPSO POR NSUFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO BRASILEIRO., 40ª Reunião Anual ANPED, Trabalho Completo
2022, SILVA, M. S. S; HORA, D. L.; MARAFAO, F. P., Os profissionais da educação e da ciência da informação como agentes de mediação durante o ensino remoto emergencial, Simpósio de Educação Básica, Trabalho Completo
2022, SILVA, M.M; HORA, D.L., A repercussão da Nova Gestão Pública sobre a organização do trabalho pedagógico do ensino médio de tempo integral., Simpósio de Educação Básica, Trabalho Completo
2022, SILVA, M.S.S; NEGRÃO, A. R. HORA, D.L., A reforma do ensino médio pela Lei nº 13.415/2017 no Pará: a gestão e o tempo integral em questão., Simpósio de Educação Básica, Trabalho Completo
2022, SILVA, M. S. S. ; HORA, D. L, A BNCC NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: DILEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA INTERDISCIPLINARIDADE, VI COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ?SOCIEDADE E UNIVERSIDADE: CULTIVANDO SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS, Resumo Expandido
2022, SILVA, M. S. S.; HORA, D. L., A BNCC no Ensino Médio de Tempo Integral: dilemas da prática pedagógica e da interdisciplinaridade, V Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2021, Dinair Leal da Hora, 'Concepções de educação e justiça: articulação possível com a gestão democrática da escola',, Programa de Pósgraduação em Educação (PPGE), Outros
2021, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora, A interface do trabalho pedagógico com a formação docente no contexto da Nova Gestão Pública, 3ª ANPED NORTE - Reunião Científica Regional, Trabalho Completo
2021, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, A regulamentação e as primeiras ações de implementação da reforma do em no Pará, I Seminário Nacional da Rede em pesquisa. A Reforma Neoliberal do Ensino Médio - tempos difíceis para a escola pública., Resumo
2021, Dinair Leal da Hora, A privatização da gestão da última etapa da Educação Básica no Estado do Pará, VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA DO GREPPE- PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: ATORES E PROGRAMAS EM DEBATE, Trabalho Completo
2021, Negrão, Alice Raquel Maia, Dinair Leal da Hora, A privatização da gestão da última etapa da Educação Básica no Estado do Pará entre 2015 e 2020, VII Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE: Privatização da Educação Básica no Brasil: Atores e Programas em Debate., Resumo
2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), ?As polÃÂÃÂticas de gestÃÂão da educaÃÂçÃÂão no contexto AmazÃÂÃÂnico?, Ciclo de palestras promovido pela AssociaÃÂçÃÂão Nacional de PolÃÂÃÂtica e AdministraÃÂçÃÂão da EducaÃÂçÃÂão - ANPAE/Amazonas, Trabalho Completo
2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), ARTICULAÃÃO E SISTEMATIZAÃO DAS AÃÃES ACADÃMICAS DO PGEDA, II SEMINÃÂRIO INTEGRADO DO PROGRAMA EM EDUCAÃÂÃÂO NA AMAZÃÂNIA - PGEDA, Trabalho Completo
2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), Educação e Justiça, I CICLO DE CONVERSAS NO PGEDA, Trabalho Completo
2020, Dinair Leal da Hora, ?As polÃticas de gestão da educação no contexto AmazÃ?nico?, Ciclo de Palestras, Trabalho Completo
2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), Articulação e Sistematização das Ações Acadêmicas do PEGEDA, II Seminário Integrado do Programa de Pós�-Graduação em Educação na Amaz�nia-PGEDA, Trabalho Completo
2019, Reginaldo Oliveira; Dinair Leal da Hora, O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no contexto da avaliação de larga escala: as mudanças que levaram o ENEM a se torna exame de seleção, V Seminário Nacional de Educação Básica, Resumo Expandido
2019, Dinair Leal da Hora; Alice Negrão, As propostas da Reforma (Lei n° 13.415/2017) no contexto histórico da oferta do ensino médio no Brasil, XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
2019, Dinair Leal da Hora, A gestão educacional; o acesso ao fundo público e a avaliação em larga escala como estratégia de imposição da lógica gerencial privatista da educação básica, V Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2019, Dinair Leal da Hora, A reforma do ensino médio e os mecanismos de democratização da escola pública no Brasil em questão, V Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2019, Dinair Leal da Hora; Luziane Lélis, FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA, XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, Resumo Expandido
2019, Alice Negrão; Dinair Leal da Hora, O novo ensino médio paraense da Lei n/ 13.415/2017, 39ª Reunião Nacional ANPEd, Resumo Expandido
2019, Dinair Leal da Hora, The modern brazilian education: first consolidatio moviments, ISCHE Annual Conference 2019, Trabalho Completo
2019, Reginaldo Oliveira; Dinair Leal da Hora, Educação e saúde: a promoção da saúde nas escolas de ensino médio da rede estadual de educação do Município de Tucuruí no Estado do Pará, XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo, Resumo Expandido
2019, Alice Raquel Maia Negrão, Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Dinair Leal da Hora, IMPLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE OS PROCESSOS ORGANIZATIVOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI N. 13.415/2017, XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, Resumo
2019, Dinair Leal da Hora; Reginaldo Célio Almeida de Oliveira, Políticas para a educação básica: a reforma do ensino médio e a BNCC, V Seminário Nacional de Educação Básica, Resumo Expandido
2019, Alice Negrão; Dinair Leal da Hora, IMPLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE OS PROCESSOS ORGANIZATIVOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI N. 13.415/2017, XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, Resumo Expandido
2019, Dinair Leal da Hora, Reginaldo Célio Almeida de Oliveira, FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA, XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Resumo
2018, Dinair Leal da Hora, Desafios da formação de professores: programas institucionais da UFPA, Fórum das Licenciaturas, Trabalho Completo
2018, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, Ciclo de estudos e o processo de alinhamento curricular: Relato de experiência da 3ª URE/Abaetetuba-Pa., VI SEMINÁRIO E VII ENCONTRO ESTADUAL DO PARÁ DA ANPAE, Resumo
2018, Dinair Leal da Hora, As atuais políticas para a educação básica e para a formação dos professores no Brasil: impasses e perspectivas, VII ENCONTRO ACADÊMICO DO PARFOR/UFPA, Trabalho Completo
2017, LIMA, C. M.;
CORREA, N. S. ;
HORA, D. L., O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM CEGUEIRA., IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
2017, LIMA, C. M. (Cinthya Maduro de Lima)
HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), O trabalho pedagógico do professor regente e do professor de informática educativa no processo de aprendizagem: articulações e rupturas, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
2017, CORREA, N. S.;
HORA, D. L. , A IMPORTÂNCIA DO CICLO ALFABETIZADOR PARA CONTINUAÇÃO DAS SÉRIES POSTERIORES: Discussões necessárias à contemporaneidade, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
2017, LIMA, C. M. ;
CORREA, N. S. ;
HORA, D. L., O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM CEGUEIRA, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
2017, CORREA, N. S.;
HORA, D. L., O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO CICLO ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS., IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
2017, LELIS, L. S. C. (Luziane Said Cometti Lelis)
HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), A Avaliação Externa na Percepção dos Professores, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo Expandido
2017, LELIS, L. S. C. (Luziane Said Cometti Lelis)
HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora)
ALMEIDA, K. O. (Karla Oeiras de Almeida), A política de avaliação em larga escala da educação básica no contexto brasileiro: trajetória do SAEB, XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Resumo Expandido
2017, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora, Karla Oeiras de Almeida, A política de avaliação em larga escala da educação básica no contexto brasileiro: trajetória do SAEB, XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Resumo
2017, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora, A Avaliação Externa na Percepção dos Professores, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
Capítulos de Livros (5)
2022, A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O RISCO DE COLAPSO POR INSUFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO BRASILEIRO, EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE POLÍTICAS, TRABALHO E EDUCAÇÃO, Claudio Nascimento da Costa, Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lelis
2021, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA, Políticas Educacionais (Pro) postas para a Amazônia Paraense, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora
2021, O PNAIC X AVALIAÇÃO EXTERNA: MECANISMOS DE PROCESSO OU DE CONTROLE PARA O PROBLEMA DO ANALFABETISMO DE CRIANÇAS NO BRASIL?, Produção Científica e Experiências Exitosas na Educação Brasileira, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora
2020, PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: Um estudo documental sobre as ações de saúde nas escolas de Tucuruí -PA, A saúde nas escolas da Amazônia: um enfoque na educação, Reginaldo Célio Almeida de Oliveira, Dinair Leal da Hora
2020, A reforma do ensino médio (LEI Nº 13.415/2017) e os mecanismos de democratização da escola pública no Brasil em questão, Série Educar- Volume 20 Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões, Negrão, Alice Raquel Maia, Teixeira, Leida Cristina Saraiva, Dinair Leal da Hora
Textos Didáticos (1)
2020, Unidades do Programa de Gestão Educacional II, Dinair Leal da Hora
Participações em Bancas de Concursos (2)
2014, Concurso para Professo Adjunto do Instituto Nacional de Surdos,
2013, Professor substituto do DGSE - UERJ,
Participações em Bancas de Cursos (58)
2023, Dissertação de Mestrado O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE ESCOLA JUSTA E GESTAO DEMOCRATICA EM DISSERTACOES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO BRASILEIROS NO PERIODO DE 2010 A 2022, BIANCA PEREIRA DE SOUSA
2023, Qualificação de Mestrado PAUTAS FORMATIVAS: produto educacional fundamentado na BNC - Diretor Escolar, JOELMA DO SOCORRO DE OLIVEIRA SOUZA
2022, Qualificação de Doutorado ENTRE MEDOS E ESPERANCAS: a atuacao da gestao escolar de Belem-PA no contexto da Pandemia da Sars-CoV-2 nos anos 2020-2021
, IZETE MAGNO CORREA
2022, Dissertação de Mestrado A Gestao Pedagogica do Ensino Medio de Tempo Integral em Abaetetuba/PA, MARIA DO SOCORRO SILVA DA SILVA
2022, Qualificação de Doutorado OS SENTIDOS DAS PRATICAS DE GESTAO ESCOLAR APOS OS RESULTADOS DAS AVALIACOES EXTERNAS, LUZIANE SAID COMETTI LELIS
2021, Dissertação de Mestrado O PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA: A INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCACAO E SAUDE EM ALTAMIRA - PARA (2008 - 2019). , MARCONDE AVILA BANDEIRA
2021, Dissertação de Mestrado O DIREITO A EDUCACAO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: DESAFIOS DA GESTAO DA EDUCACAO BASICA EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA NO PARA., INGRID CAROLINE VITAL DE SOUZA
2021, Dissertação de Mestrado EDUCACAO E SAUDE: A GESTAO DO PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA (PSE) NO MUNICIPIO DE TUCURUI-PA E A MELHORIA DA SAUDE E APRENDIZAGEM NA ESCOLA BASICA., REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado
A REGULAMENTACAO E AS PRIMEIRAS ACOES DE IMPLEMENTACAO DA REFORMA DO ENSINO MEDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO ESTADO DO PARA
, ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO
2020, Dissertação de Mestrado AS IMPLICACOES DO PROGRAMA ENSINO MEDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO NAS PRATICAS PEDAGOGICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA MEDIA DO MUNICIPIO DE CAMETA/PARA, FABRICIA JANE ALFAIA RODRIGUES
2020, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E SAUDE: A GESTAO DO PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA (PSE) NO MUNICIPIO DE TUCURUI-PA E A MELHORIA DA SAUDE E APRENDIZAGEM NA ESCOLA BASICA., REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA
2019, Dissertação de Mestrado Os processos de administração educacional e de gestão escolar e a qualidade do ensino: um estudo em educação comparada entre Brasil e Honduras, Ada Larissa Cálix Flores
2019, Dissertação de Mestrado OS PROCESSOS DE ADMINISTRACAO EDUCACIONAL E A QUALIDADE DO ENSINO: UM ESTUDO EM EDUCACAO COMPARADA ENTRE BRASIL E HONDURAS”, ADA LARISSA CALIX FLORES
2019, Dissertação de Mestrado O ensino médio integrado no Pará como política pública: implantação e implementação no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (Cametá), Dorielson do Carmo Rodrigues Gaia
2019, Dissertação de Mestrado O processo de elaboração do Plano Municipal de Tucuruí: o verso e o reverso de uma construção coletiva, Marta Macedo Matos de Araujo
2019, Dissertação de Mestrado A implementação da reforma do ensino médio no Estado do Pará entre 2016 e 2019., Alice Raquel Maia Negrão
2019, Dissertação de Mestrado Gestão de sistemas educacionais: a concretização do Plano Municipal de Educação no Município de Tucuruí, Edilberto Guimarães Rodrigues
2019, Dissertação de Mestrado A construção coletiva do projeto político-pedagógico na escola básica: elaboração, implementação e efetividade na Escola Bosque, Elisangela Castro Redig Pinto
2019, Dissertação de Mestrado O trabalho pedagógico do professor de informática educativa no processo de aprendizagem: articulações e Rupturas, Cinthya Maduro de Lima
2019, Dissertação de Mestrado O Trabalho Pedagogico de Professores de Informatica Educativa no Processo de Aprendizagem: Articulacoes e Rupturas., CINTHYA MADURO DE LIMA
2019, Dissertação de Mestrado
AVALIACAO NACIONAL DE ALFABETIZACAO (ANA): DESAFIOS PARA A ORGANIZACAO DO TRBALHO PEDAGOGICO NO CICLO ALFABETIZADOR NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA-PA
, NILCINETE DA SILVA CORREA
2019, Dissertação de Mestrado A Fundação Victor Civita como reflexo da relação do empresariado brasileiro com as políticas para o ensino médio e a juventude, Cristiane Lopes de Sousa
2019, Dissertação de Mestrado A fundação victor civita como reflexo da relação do empresariado brasileiro com as políticas para o ensino médio e a juventude, Cristiane Lopes de Sousa
2018, Dissertação de Mestrado Avaliação nacional de Alfabetização (ANA): desafios para a organização do trabalho pedagógico no ciclo alfabetizador no município de Abaetetuba, Nilcinete da Silva Correa
2018, Dissertação de Mestrado O conselho escolar como epicentro da gestão democrática: o caso da Escola Eduardo Launde em Marituba-PA, Daniel Rodrigues Palheta
2018, Dissertação de Mestrado PDE Escola e a democratização da gestão: o caso da Escola Forte Ambé no município de Altamira, Keila Simone dos Anjos
2018, Dissertação de Mestrado Descentralização financeira para as escolas de educação básica pública: uma análise do PDDE na Escola Estadual Cidade Modelo no período de 2012 a 2015, Pablo Aguiar Castro Batista
2018, Qualificação de Mestrado A relevância da Fundação Victor Civita na relação do empresariado com o ensino médio e a juventude, Cristiane Lopes de Sousa
2018, Monografia de Graduação As contribuições da gestão para a melhoria da qualidade da aprendizagem do aluno, Izabel Brito Matosa
2018, Monografia de Graduação A gestão democrática na escola: um estudo acer das relações interpessoais entre os sujeitos escolares para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, Michele dos Santos Franco
2018, Dissertação de Mestrado CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E EPIDEMIOLÓGICAS DE PACIENTES COM FEBRE TIFOIDE ATENDIDOS NO SOAMU/IEC - BASES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ANA CAROLINA MAGALHÃES DUARTE
2018, Dissertação de Mestrado Educação Integral e(m) tempo integral em Belém-PA: concepções em processo na Escola Municipal Rio Maguary, Carla Santos Cardoso
2018, Qualificação de Mestrado O trabalho pedagógico do professor de informática educativa no processo de aprendizagem: articulações e rupturas, Cinthya Maduro de Lima
2018, Qualificação de Mestrado O Trabalho Pedagogico do Professor de Informatica Educativa no Processo de Aprendizagem: Articulacoes e Rupturas.
, CINTHYA MADURO DE LIMA
2018, Qualificação de Mestrado Avaliacao externa no ciclo alfabetizador: desafios para a organizacao do trabalho pedagogico no Municipio de Abaetetuba-PA
, NILCINETE DA SILVA CORREA
2018, Qualificação de Mestrado Avaliação externa no ciclo alfabetizador: desafios para a organização do trabalho pedagógico no município de Abaetetuba-PA, Nilcinete da Silva Corrêa
2017, Dissertação de Mestrado IDEB e gestão pedagógica: reflexões sobre o processo de apropriação dos resultados em escolas municipais de Belém/Pará, Luziane Said Cometti Lelis
2017, Dissertação de Mestrado SABERES E FAZERES DA GESTAO PEDAGOGICA E SUA RELACAO COM A APROPRIACAO DOS RESULTADOS DO IDEB, LUZIANE SAID COMETTI LELIS
2017, Qualificação de Mestrado CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E EPIDEMIOLÓGICAS DE PACIENTES COM FEBRE TIFOIDE ATENDIDOS NO SOAMU/IEC - BASES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ANA CAROLINA MAGALHÃES DUARTE
2017, Tese Doutorado CENÁRIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA SAÚDE PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PATOLOGIA: A APRENDIZAGEM E A RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO MÉDICA NA ÁREA DE INFECTOLOGIA, Patrícia Fonseca Pereira
2017, Dissertação de Mestrado Saberes e fazeres da gestão pedagógica e sua relação com a apropriação dos resultados do IDEB, Luziane Said Cometti Lélis
2017, Tese Doutorado A AVALIAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, Maria José Santana Lobato da Silva
2014, Tese Doutorado Controle social e descentralização na gestão da política educacional de Castanhal-PA., Francisco Williams Campos Lima
2014, Tese Doutorado A parceria público-privada do Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura Municipal de Benevides/PA: entre desafios (pro)postos e os limites da realidade., Oneide Campos Pojo
2014, Dissertação de Mestrado Educação e justiça no cenário da pós-modernidade, Anderson Ignácio Oliveira
2014, Dissertação de Mestrado Gestão democrática e avaliação escolar: interfaces para a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental., Ana Carolina da Silva Cabral
2014, Qualificação de Doutorado Controle social e descentralização na gestão da política educacional de Castanhal-PA, Francisco Williams Campos Lima
2013, Dissertação de Mestrado Gestão escolar: desafios na implementação dos ciclos, Débora Dias Gomes da Silva
2013, Dissertação de Mestrado Avaliações externas: implicações no sistema educacional e busca da qualidade na educação básica., Ligia Sisto dos Santos Leite
2013, Dissertação de Mestrado As percepções do trabalho docente e os seus impactos no cotidiano dos professores., Livia Santos Marinho
2013, Dissertação de Mestrado Escola justa: significados atribuídos por estudantes do ensino médio de São Gonçalo, Júlia Fernanda Magalhães Gomes Cruz
2013, Qualificação de Mestrado Os movimentos sobre os significados de escola justa no processo educativo de uma escola pública situada em área de inserção da UPP: um estudo de caso no Complexo do Alemão, Elisangela Ferreira Fabiani
2013, Qualificação de Mestrado Orientadores pedagógicos e a prova brasil: sentidos, limites e possibilidades do uso pedagógico dos resultados nas escolas, Lindinalva de Souza Cavalcante
2013, Qualificação de Mestrado Gestão do processo de avaliação nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental:interfaces e desafios, Ana Carolina da Silva Cabral
2013, Qualificação de Mestrado A invisibilidade do orientador pedagógico: para onde caminha essa profissão?, Viviane Penso Magalhães
2013, Qualificação de Mestrado Qualidade da escola e qualidade na escola: o impacto das avaliações externas em duas escolas públicas de Duque de Caxias, Claudia de Souza Lino
2013, Dissertação de Mestrado A gestão das políticas públicas do ensino médio integrado: um estudo de caso, Carmem Lucia Santos
2013, Qualificação de Mestrado Educação e justiça no cenário pós-moderno., Anderson Ignácio Oliveira
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (8)
2020,Presidente da Comissões de Programa, UFOPA, Nacional, ORGANIZAÃÃO
2016,Consultor ad hoc de revista científica, São Paulo, Nacional, Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso)
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Belém/PA, Regional, V Seminário Norte da ANPAE e VI Encontro Estadual da ANPAE/Pará
2016,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Ananindeua/PA, Nacional, Revista Pan-Amazônica de Saúde (Impresso)
2015,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Rio de Janeiro, Nacional, RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde
2013,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, São Carlos/SP, Nacional, Revista Eletrônica de Educação, Reveduc
2013,Membro do Conselho Editorial, Rio de Janeiro, Nacional, Forum Crítico da Educação
2013,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Santa Catarina, Nacional, Linhas (UDESC)
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)
2022, ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Socio Efetivo
2022, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Socio Efetivo
Participação em Colegiados e Comissões (3)
Colegiado do PPEB, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Reelaboração do PPC, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Evandro Chagas, Membro, INSTITUTO EVANDRO CHAGAS
Trabalho de Fim de Curso(8)
O Processo de Gestão, Orientação e Supervisão Escolar: Uma Análise do Trabalho Pedagógico no Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba., JOSIANE SENA CAMOES ,
07/2018
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um estudo em uma Escola Municipal, Barcarena Pará., LUZIANE MORAES SIMOES ,
07/2018
As contribuições da gestão democrática para a melhoria qualidade da aprendizagem do aluno, IZABEL BRITO MATOS ,
09/2018
A gestão democrática na escola: um estudo acerca das relações interpessoais entre os sujeitos escolares para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, MICHELE DOS SANTOS FRANCO ,
09/2018
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ACARÁ, VALDILENE MARIA VASCONCELOS NONATO ,
09/2019
A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE ACARÁ: PROCESSOS E PRÁTICAS EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, SIMONE MEDEIROS BRAGA ,
09/2019
PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: educação em saúde para as gestantes de pré-natal uma experiência no município de Acará, TAYS CARNEIRO FERREIRA ,
12/2019
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MERGULHO NOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, ROSA MUNIZ PALHETA ,
07/2023
Orientações de Pós-Graduação (25)
Doutorado, REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA, 04/2024
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, MARINALVA DA SILVA FERREIRA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento