dinair leal da hora

CABAE - CAMPUS UNIVERSITARIO DE ABAETETUBA

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 (META 19 E SUAS ESTRATÉGIAS) no contexto da democracia, da pós democratização e da democratização da gestão , FAECS

Artigos (25)

  • 2023, Claudia Cristina Pinto Girard, Dinair Leal da Hora , A política de saúde na escola: reflexões sobre o planejamento das ações de promoção da saúde, ISSN: 26748703
  • 2023, Bianca Pereira de Sousa, Dinair Leal da Hora , JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS, ISSN: 26748703
  • 2023, NASCIMENTO DA COSTA, CLAUDIO, Dinair Leal da Hora, MONTEIRO DE OLIVEIRA, NEY CRISTINA , UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em -tempos insatisfatórios-, ISSN: 22379460
  • 2022, Maria do Socorro Silva da Silva, Dinair Leal da Hora , GESTÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL:concepções em disputa, ISSN: 25265970
  • 2022, Maria do Socorro Silva da Silva, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora , Implementação do Ensino Médio de Tempo Integral, ISSN: 1982558X
  • 2022, Dinair Leal da Hora, CORRÊA, IZETE MAGNO, OLIVEIRA, NEY CRISTINA MONTEIRO DE , OS REFLEXOS DA PANDEMIA NO COTIDIANO ESCOLAR PARAENSE, ISSN: 24474193
  • 2022, ASSEN, MARK CLARK, XAVIER SILVA, ADÃO ROGÉRIO, Dinair Leal da Hora , OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões, ISSN: 22379460
  • 2022, Fernando Pinhabel Marafão, Maria do Socorro Silva da Silva, Dinair Leal da Hora, Valdemir Sales Matias Junior , OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DA INFORMAÇÃO COMO AGENTES DE MEDIAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ISSN: 19806949
  • 2021, Dinair Leal da Hora, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI , GESTÃO DEMOCRÁTICA E ESCOLA JUSTA: uma relação orgânica, ISSN: 21782229
  • 2021, Dinair Leal da Hora , CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: articulação possível coma gestão democrática da escola, ISSN: 22379460
  • 2021, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI, Dinair Leal da Hora , A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ISSN: 15181634
  • 2021, LIMA, CINTHYA MADURO DE, Dinair Leal da Hora , CONCEPÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA RME ANANINDEUA/PA, ISSN: 25949004
  • 2021, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora , A regulamentação e as primeiras ações de implementação da reformado ensino médio pela lei nº 13.415/2017 no Pará., ISSN: 1808799X
  • 2021, José Damião Trindade Rocha, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Dinair Leal da Hora , CURRÍCULO E ENSINO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: APONTAMENTOS DOCENTES SOBRE A REDE EDUCANORTE, ISSN: 23588322
  • 2021, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora , AMAZÔNIAS EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: entre diversidades e adversidades, ISSN: 15185370
  • 2020, Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lelis , O SIGNIFICADO DE ESCOLA JUSTA PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA E A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, ISSN: 23588322
  • 2020, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, Maria do Socorro Vasconcelos Pereira , Ciclo de estudos e o processo de alinhamento curricular: relato de experiência da 3ª URE/Abaetetuba-PA, ISSN: 25258761
  • 2020, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, Maria do Socorro Vasconcelos Pereira , Implicações e contradições sobre os processos organizativos do ensino médio a partir da Lei nº 13.415/2017, ISSN: 25258761
  • 2020, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora , IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE EDUCACIONAL, ISSN: 19840187
  • 2020, Dinair Leal da Hora, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI , O processo de apropriação dos resultados das avaliações externas e do IDEB em escola básica amazônida., ISSN: 19820305
  • 2019, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora , A gestão pedagógica no contexto das avaliações externas e em larga escal, ISSN: 19839294
  • 2019, LÉLIS, LUZIANE SAID COMETTI, Dinair Leal da Hora , Avaliação externa: conceitos, significados e tensões, ISSN: 22379460
  • 2018, PEREIRA, PATRICIA FONSECA, SOUZA, CLAUDIA TERESA VIEIRA DE, Dinair Leal da Hora, POSSAS, CRISTINA DE ALBUQUERQUE, MENEZES, RODRIGO CALDAS , O Ensino da Patologia e Sua Influência na Atuação de Patologistas e Infectologistas no Rio de Janeiro, ISSN: 01005502
  • 2018, PEREIRA, PATRICIA FONSECA; SOUZA, CLAUDIA TERESA VIEIRA DE; HORA, DINAIR LEAL DA et al. , O Ensino da Patologia e Sua Influência na Atuação de Patologistas e Infectologistas no Rio de Janeiro, ISSN: 0100-5502
  • 2017, HORA, DINAIR LEAL DA; LELIS, LUZIANE SAID COMETTI , Escola justa e organização escolar: a percepção de professores brasileiros do ensino médio., ISSN: 1678-166X

Publicação em Eventos (42)

  • 2022, Claudio Nascimento da Costa, Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lelis, A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O RISCO DE COLAPSO POR NSUFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO BRASILEIRO., 40ª Reunião Anual ANPED, Trabalho Completo
  • 2022, SILVA, M. S. S; HORA, D. L.; MARAFAO, F. P., Os profissionais da educação e da ciência da informação como agentes de mediação durante o ensino remoto emergencial, Simpósio de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2022, SILVA, M.M; HORA, D.L., A repercussão da Nova Gestão Pública sobre a organização do trabalho pedagógico do ensino médio de tempo integral., Simpósio de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2022, SILVA, M.S.S; NEGRÃO, A. R. HORA, D.L., A reforma do ensino médio pela Lei nº 13.415/2017 no Pará: a gestão e o tempo integral em questão., Simpósio de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2022, SILVA, M. S. S. ; HORA, D. L, A BNCC NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: DILEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA INTERDISCIPLINARIDADE, VI COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ?SOCIEDADE E UNIVERSIDADE: CULTIVANDO SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS, Resumo Expandido
  • 2022, SILVA, M. S. S.; HORA, D. L., A BNCC no Ensino Médio de Tempo Integral: dilemas da prática pedagógica e da interdisciplinaridade, V Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2021, Dinair Leal da Hora, 'Concepções de educação e justiça: articulação possível com a gestão democrática da escola',, Programa de Pósgraduação em Educação (PPGE), Outros
  • 2021, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora, A interface do trabalho pedagógico com a formação docente no contexto da Nova Gestão Pública, 3ª ANPED NORTE - Reunião Científica Regional, Trabalho Completo
  • 2021, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, A regulamentação e as primeiras ações de implementação da reforma do em no Pará, I Seminário Nacional da Rede em pesquisa. A Reforma Neoliberal do Ensino Médio - tempos difíceis para a escola pública., Resumo
  • 2021, Dinair Leal da Hora, A privatização da gestão da última etapa da Educação Básica no Estado do Pará, VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA DO GREPPE- PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: ATORES E PROGRAMAS EM DEBATE, Trabalho Completo
  • 2021, Negrão, Alice Raquel Maia, Dinair Leal da Hora, A privatização da gestão da última etapa da Educação Básica no Estado do Pará entre 2015 e 2020, VII Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE: Privatização da Educação Básica no Brasil: Atores e Programas em Debate., Resumo
  • 2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), ?As políticas de gestão da educação no contexto AmazÎnico?, Ciclo de palestras promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE/Amazonas, Trabalho Completo
  • 2020, DINAIR LEAL DA HORA, ?Os Meandros do Direito à Educação na América do Sul?, 1er Seminario Internacional Escuela en America, Trabalho Completo
  • 2020, SILVA, M. S. S. (Maria do Socorro Silva da Silva) NEGRAO, A. R. M. (Alice Raquel Maia Negrão) HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), A reforma do ensino médio pela Lei nº 13.415/2017 no Pará: a gestão e o tempo integral em questão., Simpósio de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), ARTICULAÇÃO E SISTEMATIZAÇO DAS AÇÕES ACADÊMICAS DO PGEDA, II SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROGRAMA EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA - PGEDA, Trabalho Completo
  • 2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), Educação e Justiça, I CICLO DE CONVERSAS NO PGEDA, Trabalho Completo
  • 2020, Dinair Leal da Hora, ?As políticas de gestão da educação no contexto AmazÃ?nico?, Ciclo de Palestras, Trabalho Completo
  • 2020, HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), Articulação e Sistematização das Ações Acadêmicas do PEGEDA, II Seminário Integrado do Programa de PósÂ?-Graduação em Educação na AmazÃ?nia-PGEDA, Trabalho Completo
  • 2019, Reginaldo Oliveira; Dinair Leal da Hora, O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no contexto da avaliação de larga escala: as mudanças que levaram o ENEM a se torna exame de seleção, V Seminário Nacional de Educação Básica, Resumo Expandido
  • 2019, Dinair Leal da Hora; Alice Negrão, As propostas da Reforma (Lei n° 13.415/2017) no contexto histórico da oferta do ensino médio no Brasil, XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2019, Dinair Leal da Hora, A gestão educacional; o acesso ao fundo público e a avaliação em larga escala como estratégia de imposição da lógica gerencial privatista da educação básica, V Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2019, Dinair Leal da Hora, A reforma do ensino médio e os mecanismos de democratização da escola pública no Brasil em questão, V Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2019, Dinair Leal da Hora; Luziane Lélis, FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA, XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, Resumo Expandido
  • 2019, Alice Negrão; Dinair Leal da Hora, O novo ensino médio paraense da Lei n/ 13.415/2017, 39ª Reunião Nacional ANPEd, Resumo Expandido
  • 2019, Dinair Leal da Hora, The modern brazilian education: first consolidatio moviments, ISCHE Annual Conference 2019, Trabalho Completo
  • 2019, Reginaldo Oliveira; Dinair Leal da Hora, Educação e saúde: a promoção da saúde nas escolas de ensino médio da rede estadual de educação do Município de Tucuruí no Estado do Pará, XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo, Resumo Expandido
  • 2019, Alice Raquel Maia Negrão, Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Dinair Leal da Hora, IMPLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE OS PROCESSOS ORGANIZATIVOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI N. 13.415/2017, XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, Resumo
  • 2019, Dinair Leal da Hora; Reginaldo Célio Almeida de Oliveira, Políticas para a educação básica: a reforma do ensino médio e a BNCC, V Seminário Nacional de Educação Básica, Resumo Expandido
  • 2019, Alice Negrão; Dinair Leal da Hora, IMPLICAÇÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE OS PROCESSOS ORGANIZATIVOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI N. 13.415/2017, XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, Resumo Expandido
  • 2019, Dinair Leal da Hora, Reginaldo Célio Almeida de Oliveira, FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA, XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Resumo
  • 2018, Dinair Leal da Hora, Desafios da formação de professores: programas institucionais da UFPA, Fórum das Licenciaturas, Trabalho Completo
  • 2018, Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora, Ciclo de estudos e o processo de alinhamento curricular: Relato de experiência da 3ª URE/Abaetetuba-Pa., VI SEMINÁRIO E VII ENCONTRO ESTADUAL DO PARÁ DA ANPAE, Resumo
  • 2018, Dinair Leal da Hora, As atuais políticas para a educação básica e para a formação dos professores no Brasil: impasses e perspectivas, VII ENCONTRO ACADÊMICO DO PARFOR/UFPA, Trabalho Completo
  • 2017, LIMA, C. M.; CORREA, N. S. ; HORA, D. L., O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM CEGUEIRA., IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
  • 2017, LIMA, C. M. (Cinthya Maduro de Lima) HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), O trabalho pedagógico do professor regente e do professor de informática educativa no processo de aprendizagem: articulações e rupturas, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
  • 2017, CORREA, N. S.; HORA, D. L. , A IMPORTÂNCIA DO CICLO ALFABETIZADOR PARA CONTINUAÇÃO DAS SÉRIES POSTERIORES: Discussões necessárias à contemporaneidade, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
  • 2017, LIMA, C. M. ; CORREA, N. S. ; HORA, D. L., O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM CEGUEIRA, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
  • 2017, CORREA, N. S.; HORA, D. L., O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO CICLO ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS., IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo
  • 2017, LELIS, L. S. C. (Luziane Said Cometti Lelis) HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora), A Avaliação Externa na Percepção dos Professores, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo Expandido
  • 2017, LELIS, L. S. C. (Luziane Said Cometti Lelis) HORA, D. L. (Dinair Leal da Hora) ALMEIDA, K. O. (Karla Oeiras de Almeida), A política de avaliação em larga escala da educação básica no contexto brasileiro: trajetória do SAEB, XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Resumo Expandido
  • 2017, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora, Karla Oeiras de Almeida, A política de avaliação em larga escala da educação básica no contexto brasileiro: trajetória do SAEB, XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Resumo
  • 2017, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora, A Avaliação Externa na Percepção dos Professores, IX Fórum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica Educação - Resistência - Liberdade Desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, Resumo

Capítulos de Livros (5)

  • 2022, A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O RISCO DE COLAPSO POR INSUFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO BRASILEIRO, EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE POLÍTICAS, TRABALHO E EDUCAÇÃO, Claudio Nascimento da Costa, Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lelis
  • 2021, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA, Políticas Educacionais (Pro) postas para a Amazônia Paraense, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora
  • 2021, O PNAIC X AVALIAÇÃO EXTERNA: MECANISMOS DE PROCESSO OU DE CONTROLE PARA O PROBLEMA DO ANALFABETISMO DE CRIANÇAS NO BRASIL?, Produção Científica e Experiências Exitosas na Educação Brasileira, Luziane Said Cometti Lelis, Dinair Leal da Hora
  • 2020, PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: Um estudo documental sobre as ações de saúde nas escolas de Tucuruí -PA, A saúde nas escolas da Amazônia: um enfoque na educação, Reginaldo Célio Almeida de Oliveira, Dinair Leal da Hora
  • 2020, A reforma do ensino médio (LEI Nº 13.415/2017) e os mecanismos de democratização da escola pública no Brasil em questão, Série Educar- Volume 20 Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões, Negrão, Alice Raquel Maia, Teixeira, Leida Cristina Saraiva, Dinair Leal da Hora

Textos Didáticos (1)

  • 2020, Unidades do Programa de Gestão Educacional II, Dinair Leal da Hora

Participações em Bancas de Concursos (2)

  • 2014, Concurso para Professo Adjunto do Instituto Nacional de Surdos,
  • 2013, Professor substituto do DGSE - UERJ,

Participações em Bancas de Cursos (58)

  • 2023, Dissertação de Mestrado O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE ESCOLA JUSTA E GESTAO DEMOCRATICA EM DISSERTACOES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO BRASILEIROS NO PERIODO DE 2010 A 2022, BIANCA PEREIRA DE SOUSA
  • 2023, Qualificação de Mestrado PAUTAS FORMATIVAS: produto educacional fundamentado na BNC - Diretor Escolar, JOELMA DO SOCORRO DE OLIVEIRA SOUZA
  • 2022, Qualificação de Doutorado ENTRE MEDOS E ESPERANCAS: a atuacao da gestao escolar de Belem-PA no contexto da Pandemia da Sars-CoV-2 nos anos 2020-2021 , IZETE MAGNO CORREA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A Gestao Pedagogica do Ensino Medio de Tempo Integral em Abaetetuba/PA, MARIA DO SOCORRO SILVA DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Doutorado OS SENTIDOS DAS PRATICAS DE GESTAO ESCOLAR APOS OS RESULTADOS DAS AVALIACOES EXTERNAS, LUZIANE SAID COMETTI LELIS
  • 2021, Dissertação de Mestrado O PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA: A INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCACAO E SAUDE EM ALTAMIRA - PARA (2008 - 2019). , MARCONDE AVILA BANDEIRA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O DIREITO A EDUCACAO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: DESAFIOS DA GESTAO DA EDUCACAO BASICA EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA NO PARA., INGRID CAROLINE VITAL DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado EDUCACAO E SAUDE: A GESTAO DO PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA (PSE) NO MUNICIPIO DE TUCURUI-PA E A MELHORIA DA SAUDE E APRENDIZAGEM NA ESCOLA BASICA., REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A REGULAMENTACAO E AS PRIMEIRAS ACOES DE IMPLEMENTACAO DA REFORMA DO ENSINO MEDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO ESTADO DO PARA , ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO
  • 2020, Dissertação de Mestrado AS IMPLICACOES DO PROGRAMA ENSINO MEDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO NAS PRATICAS PEDAGOGICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA MEDIA DO MUNICIPIO DE CAMETA/PARA, FABRICIA JANE ALFAIA RODRIGUES
  • 2020, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E SAUDE: A GESTAO DO PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA (PSE) NO MUNICIPIO DE TUCURUI-PA E A MELHORIA DA SAUDE E APRENDIZAGEM NA ESCOLA BASICA., REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Os processos de administração educacional e de gestão escolar e a qualidade do ensino: um estudo em educação comparada entre Brasil e Honduras, Ada Larissa Cálix Flores
  • 2019, Dissertação de Mestrado OS PROCESSOS DE ADMINISTRACAO EDUCACIONAL E A QUALIDADE DO ENSINO: UM ESTUDO EM EDUCACAO COMPARADA ENTRE BRASIL E HONDURAS”, ADA LARISSA CALIX FLORES
  • 2019, Dissertação de Mestrado O ensino médio integrado no Pará como política pública: implantação e implementação no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (Cametá), Dorielson do Carmo Rodrigues Gaia
  • 2019, Dissertação de Mestrado O processo de elaboração do Plano Municipal de Tucuruí: o verso e o reverso de uma construção coletiva, Marta Macedo Matos de Araujo
  • 2019, Dissertação de Mestrado A implementação da reforma do ensino médio no Estado do Pará entre 2016 e 2019., Alice Raquel Maia Negrão
  • 2019, Dissertação de Mestrado Gestão de sistemas educacionais: a concretização do Plano Municipal de Educação no Município de Tucuruí, Edilberto Guimarães Rodrigues
  • 2019, Dissertação de Mestrado A construção coletiva do projeto político-pedagógico na escola básica: elaboração, implementação e efetividade na Escola Bosque, Elisangela Castro Redig Pinto
  • 2019, Dissertação de Mestrado O trabalho pedagógico do professor de informática educativa no processo de aprendizagem: articulações e Rupturas, Cinthya Maduro de Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado O Trabalho Pedagogico de Professores de Informatica Educativa no Processo de Aprendizagem: Articulacoes e Rupturas., CINTHYA MADURO DE LIMA
  • 2019, Dissertação de Mestrado AVALIACAO NACIONAL DE ALFABETIZACAO (ANA): DESAFIOS PARA A ORGANIZACAO DO TRBALHO PEDAGOGICO NO CICLO ALFABETIZADOR NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA-PA , NILCINETE DA SILVA CORREA
  • 2019, Dissertação de Mestrado A Fundação Victor Civita como reflexo da relação do empresariado brasileiro com as políticas para o ensino médio e a juventude, Cristiane Lopes de Sousa
  • 2019, Dissertação de Mestrado A fundação victor civita como reflexo da relação do empresariado brasileiro com as políticas para o ensino médio e a juventude, Cristiane Lopes de Sousa
  • 2018, Dissertação de Mestrado Avaliação nacional de Alfabetização (ANA): desafios para a organização do trabalho pedagógico no ciclo alfabetizador no município de Abaetetuba, Nilcinete da Silva Correa
  • 2018, Dissertação de Mestrado O conselho escolar como epicentro da gestão democrática: o caso da Escola Eduardo Launde em Marituba-PA, Daniel Rodrigues Palheta
  • 2018, Dissertação de Mestrado PDE Escola e a democratização da gestão: o caso da Escola Forte Ambé no município de Altamira, Keila Simone dos Anjos
  • 2018, Dissertação de Mestrado Descentralização financeira para as escolas de educação básica pública: uma análise do PDDE na Escola Estadual Cidade Modelo no período de 2012 a 2015, Pablo Aguiar Castro Batista
  • 2018, Qualificação de Mestrado A relevância da Fundação Victor Civita na relação do empresariado com o ensino médio e a juventude, Cristiane Lopes de Sousa
  • 2018, Monografia de Graduação As contribuições da gestão para a melhoria da qualidade da aprendizagem do aluno, Izabel Brito Matosa
  • 2018, Monografia de Graduação A gestão democrática na escola: um estudo acer das relações interpessoais entre os sujeitos escolares para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, Michele dos Santos Franco
  • 2018, Dissertação de Mestrado CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E EPIDEMIOLÓGICAS DE PACIENTES COM FEBRE TIFOIDE ATENDIDOS NO SOAMU/IEC - BASES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ANA CAROLINA MAGALHÃES DUARTE
  • 2018, Dissertação de Mestrado Educação Integral e(m) tempo integral em Belém-PA: concepções em processo na Escola Municipal Rio Maguary, Carla Santos Cardoso
  • 2018, Qualificação de Mestrado O trabalho pedagógico do professor de informática educativa no processo de aprendizagem: articulações e rupturas, Cinthya Maduro de Lima
  • 2018, Qualificação de Mestrado O Trabalho Pedagogico do Professor de Informatica Educativa no Processo de Aprendizagem: Articulacoes e Rupturas. , CINTHYA MADURO DE LIMA
  • 2018, Qualificação de Mestrado Avaliacao externa no ciclo alfabetizador: desafios para a organizacao do trabalho pedagogico no Municipio de Abaetetuba-PA , NILCINETE DA SILVA CORREA
  • 2018, Qualificação de Mestrado Avaliação externa no ciclo alfabetizador: desafios para a organização do trabalho pedagógico no município de Abaetetuba-PA, Nilcinete da Silva Corrêa
  • 2017, Dissertação de Mestrado IDEB e gestão pedagógica: reflexões sobre o processo de apropriação dos resultados em escolas municipais de Belém/Pará, Luziane Said Cometti Lelis
  • 2017, Dissertação de Mestrado SABERES E FAZERES DA GESTAO PEDAGOGICA E SUA RELACAO COM A APROPRIACAO DOS RESULTADOS DO IDEB, LUZIANE SAID COMETTI LELIS
  • 2017, Qualificação de Mestrado CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E EPIDEMIOLÓGICAS DE PACIENTES COM FEBRE TIFOIDE ATENDIDOS NO SOAMU/IEC - BASES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ANA CAROLINA MAGALHÃES DUARTE
  • 2017, Tese Doutorado CENÁRIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA SAÚDE PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS – E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PATOLOGIA: A APRENDIZAGEM E A RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO MÉDICA NA ÁREA DE INFECTOLOGIA, Patrícia Fonseca Pereira
  • 2017, Dissertação de Mestrado Saberes e fazeres da gestão pedagógica e sua relação com a apropriação dos resultados do IDEB, Luziane Said Cometti Lélis
  • 2017, Tese Doutorado A AVALIAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, Maria José Santana Lobato da Silva
  • 2014, Tese Doutorado Controle social e descentralização na gestão da política educacional de Castanhal-PA., Francisco Williams Campos Lima
  • 2014, Tese Doutorado A parceria público-privada do Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura Municipal de Benevides/PA: entre desafios (pro)postos e os limites da realidade., Oneide Campos Pojo
  • 2014, Dissertação de Mestrado Educação e justiça no cenário da pós-modernidade, Anderson Ignácio Oliveira
  • 2014, Dissertação de Mestrado Gestão democrática e avaliação escolar: interfaces para a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental., Ana Carolina da Silva Cabral
  • 2014, Qualificação de Doutorado Controle social e descentralização na gestão da política educacional de Castanhal-PA, Francisco Williams Campos Lima
  • 2013, Dissertação de Mestrado Gestão escolar: desafios na implementação dos ciclos, Débora Dias Gomes da Silva
  • 2013, Dissertação de Mestrado Avaliações externas: implicações no sistema educacional e busca da qualidade na educação básica., Ligia Sisto dos Santos Leite
  • 2013, Dissertação de Mestrado As percepções do trabalho docente e os seus impactos no cotidiano dos professores., Livia Santos Marinho
  • 2013, Dissertação de Mestrado Escola justa: significados atribuídos por estudantes do ensino médio de São Gonçalo, Júlia Fernanda Magalhães Gomes Cruz
  • 2013, Qualificação de Mestrado Os movimentos sobre os significados de escola justa no processo educativo de uma escola pública situada em área de inserção da UPP: um estudo de caso no Complexo do Alemão, Elisangela Ferreira Fabiani
  • 2013, Qualificação de Mestrado Orientadores pedagógicos e a prova brasil: sentidos, limites e possibilidades do uso pedagógico dos resultados nas escolas, Lindinalva de Souza Cavalcante
  • 2013, Qualificação de Mestrado Gestão do processo de avaliação nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental:interfaces e desafios, Ana Carolina da Silva Cabral
  • 2013, Qualificação de Mestrado A invisibilidade do orientador pedagógico: para onde caminha essa profissão?, Viviane Penso Magalhães
  • 2013, Qualificação de Mestrado Qualidade da escola e qualidade na escola: o impacto das avaliações externas em duas escolas públicas de Duque de Caxias, Claudia de Souza Lino
  • 2013, Dissertação de Mestrado A gestão das políticas públicas do ensino médio integrado: um estudo de caso, Carmem Lucia Santos
  • 2013, Qualificação de Mestrado Educação e justiça no cenário pós-moderno., Anderson Ignácio Oliveira

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (8)

  • 2020,Presidente da Comissões de Programa, UFOPA, Nacional, ORGANIZAÇÃO
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, São Paulo, Nacional, Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso)
  • 2016,Responsavel pela Organização de Evento, Belém/PA, Regional, V Seminário Norte da ANPAE e VI Encontro Estadual da ANPAE/Pará
  • 2016,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Ananindeua/PA, Nacional, Revista Pan-Amazônica de Saúde (Impresso)
  • 2015,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Rio de Janeiro, Nacional, RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde
  • 2013,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, São Carlos/SP, Nacional, Revista Eletrônica de Educação, Reveduc
  • 2013,Membro do Conselho Editorial, Rio de Janeiro, Nacional, Forum Crítico da Educação
  • 2013,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Santa Catarina, Nacional, Linhas (UDESC)

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)

  • 2022, ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Socio Efetivo
  • 2022, Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Socio Efetivo

Participação em Colegiados e Comissões (3)

  • Colegiado do PPEB, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Reelaboração do PPC, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Evandro Chagas, Membro, INSTITUTO EVANDRO CHAGAS

Trabalho de Fim de Curso(8)

  • O Processo de Gestão, Orientação e Supervisão Escolar: Uma Análise do Trabalho Pedagógico no Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba., JOSIANE SENA CAMOES , 07/2018
  • O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um estudo em uma Escola Municipal, Barcarena Pará., LUZIANE MORAES SIMOES , 07/2018
  • As contribuições da gestão democrática para a melhoria qualidade da aprendizagem do aluno, IZABEL BRITO MATOS , 09/2018
  • A gestão democrática na escola: um estudo acerca das relações interpessoais entre os sujeitos escolares para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, MICHELE DOS SANTOS FRANCO , 09/2018
  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ACARÁ, VALDILENE MARIA VASCONCELOS NONATO , 09/2019
  • A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE ACARÁ: PROCESSOS E PRÁTICAS EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, SIMONE MEDEIROS BRAGA , 09/2019
  • PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: educação em saúde para as gestantes de pré-natal – uma experiência no município de Acará, TAYS CARNEIRO FERREIRA , 12/2019
  • AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MERGULHO NOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, ROSA MUNIZ PALHETA , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (25)

  • Doutorado, REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MARINALVA DA SILVA FERREIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, CLAUDIA CRISTINA PINTO GIRARD, 04/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ARIANE DE NAZARE CUNHA AMORAS, 04/2021 - 05/2022 , Finalizada em 05/2022
  • Doutorado, Margarete Bernardo Tavares da Silva , 03/2013 - 01/2017 , Finalizada em 01/2017
  • Doutorado, Patrícia Fonseca Pereira , 02/2013 - 02/2017 , Finalizada em 02/2017
  • Doutorado, CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MARIA DO SOCORRO SILVA DA SILVA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, LUZIANE SAID COMETTI LELIS, 03/2020 - 12/2023 , Finalizada em 12/2023
  • Doutorado, THAÍS DA SILVA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ELIZIANE LIMA ROSA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Livia Santos Marinho , 03/2012 - 02/2013 , Finalizada em 02/2013
  • Mestrado, Ligia Sisto dos Santos Leite , 03/2012 - 02/2013 , Finalizada em 02/2013
  • Mestrado, Júlia Fernanda Magalhães Gomes Cruz , 03/2011 - 02/2012 , Finalizada em 02/2012
  • Mestrado, ROGILSON PANTOJA RODRIGUES, 08/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADA LARISSA CALIX FLORES, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA DO SOCORRO SILVA DA SILVA, 03/2020 - 08/2022 , Finalizada em 08/2022
  • Mestrado, BIANCA PEREIRA DE SOUSA, 08/2021 - 09/2023 , Finalizada em 09/2023
  • Mestrado, EDILBERTO GUIMARAES RODRIGUES, 04/2018 - 03/2019 , Finalizada em 03/2019
  • Mestrado, ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, REGINALDO CELIO ALMEIDA DE OLIVEIRA, 02/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Ana Carolina Magalhães Duarte , 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUZIANE SAID COMETTI LELIS, 03/2016 - 10/2017 , Finalizada em 10/2017
  • Mestrado, TIAGO ROSA PEREIRA , 03/2014 - 02/2015 , Finalizada em 02/2015
  • Mestrado, Anderson Ignácio Oliveira , 03/2014 - 03/2015 , Finalizada em 03/2015

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1 v3.14.25.249