waldemar dos santos cardoso junior

ILC - INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICACAO

Produção Intelectual

Artigos (1)

  • 2019, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, TEIXEIRA DA CUNHA, VALÉRIA , Práticas de leitura literária do Poeminha do contra, de Mario Quintana, para leitores surdos., ISSN: 19819943

Publicação em Eventos (7)

  • 2016, Waldemar dos Santos Cardoso Junior; Valéria Texeira da Cunha, Estudo descritivo das singularidades linguísticas nos textos escritos da língua portuguesa como segunda língua de surdos concluinte do ensino médio, 16° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7° Congresso Internacional de Lusofonia,, Resumo
  • 2016, Waldemar dos santos Cardoso Junior; Etiene Vaz de Lima, As estratégias de ensino do português como segunda língua (PL2) na modalidade escrita para surdos a partir do género textual/discursivo cartaz., 16° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7° Congresso Internacional de Lusofonia,, Resumo
  • 2015, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, Giselle Pedreira de Mello Carvalho , Jaqueline Freitas de Miranda, Metodologia viso-verbal aplicada ao português como segunda língua ( L2) para surdos, XVIII Jornada de Extensão Universitária, Resumo Expandido
  • 2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior Marileide Cristina Lima Ramires, Alfabetização em português L2: estratégias de leitura e escrita de alunos surdos., 6o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Resumo
  • 2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior Fracyany Chaves Waris Betania Viegas, Abordagens metodológicas aplicadas ao ensino de português como segunda língua para surdos, 6o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Resumo
  • 2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior Etiene Vaz de Lima Keli Miriam Suzuki da Mota , Ludicidade e aquisição da linguagem de crianças surdas, 6o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Resumo
  • 2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, O ensino da Língua Portuguesa L2 para surdos, 15º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 6º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, Resumo

Capítulos de Livros (6)

  • 2024, ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS DE ALUNOS SURDOS PARTICIPANTES DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), Olhares e conexões multidisciplinares, Floriete Assunção Ribeiro, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
  • 2022, O gênero textual cartaz no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua escrita para surdos, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas., Waldemar dos Santos Cardoso Junior
  • 2022, Estratégias pedagógicas de leitura para surdos sinalizantes da Libras, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas., Gislene Rose de Oliveira, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
  • 2021, Experiências pedagógicas de leitura e escrita de língua portuguesa para surdos na extensão universitária da UFPA., Teorias e Métodos do processo de inclusão educacional: visibilidade materialidade, fragmentos e multiplicidade, Adrielle Bezerra Miranda, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, Eliamar Godoi
  • 2021, Tecnologias digitais na informação e comunicação entre (TEDIC): recursos de audiodescrição em textos alternativos na aprendizagem da pessoa com deficiência visual., Pesquisa em educação, inclusão e diversidade., Eliamar Godoi, Heverton Rodrigues Fernandes, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
  • 2021, A abordagem discursivo-interacionista no ensino do Português para surdos: interação entre surdos e ouvintes, Pesquisa em educação, inclusão e diversidade., Lucas Floriano de Oliveira, Waldemar dos Santos Cardoso Junior

Livros (2)

  • 2024, Olhares e conexões multidisciplinares, Cristiane de Mesquita Alves, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
  • 2022, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas., Cristiane de Mesquita Alves, Fernanda Boarin Boechat, Maria Clara Vianna e Sá, Waldemar dos Santos Cardoso Junior

Participações em Bancas de Concursos (3)

  • 2014, Concurso Público do magistério superior - ensino de Libras, Antônio Messias Nogueira da Silva (SILVA, A. M. N.) Bruno Santos Rodrigues (RODRIGUES, B. S.) Waldemar dos Santos Cardoso Junior (CARDOSO-JUNIOR, W. S.)
  • 2014, Concurso Público magistério superior - ensino de Libras, Andrea Pereira Silveira (SILVEIRA, A. P.) Ana Luiza Coutinho da Silva Leal (LEAL, A. L. C. S.) Waldemar dos Santos Cardoso Junior (CARDOSO-JUNIOR, W. S.)
  • 2014, Seleção de Bolsistas para projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Letras Libras e Língua Portuguesa L2, Maria Bernadete Souto do Nascimento, Waldemar dos Santos Cardoso Junior

Participações em Bancas de Cursos (39)

  • 2023, Monografia de Graduação Proposta de oficina pedagógica sobre surdez e educação de surdos., Carla Beatriz Campos Dias
  • 2023, Monografia de Graduação Relatório final de participação do não Bolsista de extensão da Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS), Lanna Paula Batista dos Santos
  • 2023, Monografia de Graduação Relato de experiência do estágio supervisionado de Libras no tempo de pandemia sobre língua de sinais, identidade e cultura surda, Idaiane Oliveira Pinheiro
  • 2023, Monografia de Graduação SLAM: VOZES DO CORPO SURDO NA POESIA DE CATHARINE MOREIRA, FERNANDO DO NASCIMENTO MOLLER
  • 2023, Monografia de Graduação Relato de experiência do Estágio Supervisionado I e II de Letras Libras em tempos de pandemia Covid 19, Bruna Maria Gomes Medeiros Silva
  • 2023, Monografia de Graduação Propostas de ensino-aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos., Thaiana Ferreira dos Passos
  • 2023, Monografia de Graduação Relato de Experiência do Estágio Supervisionado de Libras no Tempo de Pandemia: Conhecendo a Literatura Surda, Raquel Martins de Sena
  • 2023, Monografia de Graduação Relatório de participação de Bolsista de extensão, Silvia Leticia da Conceição Vidal
  • 2023, Monografia de Graduação Relato final de Oficina de Leitura E Escrita de Português para Surdos., Carmel Cristina Chaves dos Reis Barros
  • 2023, Monografia de Graduação Um relato de experiência com base no estágio supervisionado realizado na escola estadual de ensino fundamental e médio Jarbas Passarinho no período de pandemia, Debora Lopes dos Santos Pereira
  • 2022, Dissertação de Mestrado NARRATIVA DE SURDOS: VIVENCIAS E SABERES DA VIDA ESCOLAR, GISELLE PEDREIRA DE MELLO CARVALHO
  • 2021, Monografia de Graduação AQUISICAO DA PROSODIA VISUAL POR CRIANCAS SURDAS , JESULINE MENDES DAMASCENO
  • 2021, Monografia de Graduação Letramento de alunos surdos universitários concluintes do curso de Letras-Libras da UFPA., Adrielle Bezerra Miranda
  • 2021, Monografia de Graduação Ensino de Língua Portuguesa para surdos., Bruna Tatiane Pantoja Gil
  • 2021, Monografia de Graduação Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos., Ruth Cardoso Lima
  • 2021, Monografia de Graduação Iniciação à docência no projeto de extensão universitária oficina de leitura e escrita de português para surdos, Erilene Assis de Almeida
  • 2016, Monografia de Graduação Uso de anáfora e progressão textual em textos dissertativos escritos por surdos do projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos (OLEPS), Melissa Maynara dos Passos Rego
  • 2016, Monografia de Graduação A estrutura dos textos narrativos de alunos do projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos (OLEPS)., Marcilene de Fátima Alencar Cruz
  • 2016, Monografia de Graduação Estratégias de referenciação em textos narrativos de alunos surdos participantes do projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos ( OLEPS), Floriete Assunção Ribeiro
  • 2016, Monografia de Graduação Laboratório de linguagens integradas na aprendizagem da Libras e Português L2/; o uso da fábula no desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças surdas no contexto escolar., Etiene Vaz de Lima
  • 2016, Monografia de Graduação Análise morfossintática das produções textuais escritas em Português L2 do projeto oficina de leitura e escrita de portuguesa para surdos (OLEPS)., Bruna Caroline Figueiredo Dias
  • 2016, Monografia de Graduação O material didático em Libras e português para surdos: "Canção do exílio" de Gonçalves Dias, do projeto "poesia nas mãos: Romantismo em Libras/Português.", Andreza dos Santos Flexa
  • 2015, Monografia de Graduação Atendimento educacional especializado de surdos: um estudo de caso em uma escola municipal de Abaetetuba., Lueide do Socorro Fonseca Rodrigues
  • 2015, Monografia de Graduação Memória visual de um surdo: narrativas e experiências da vida familiar e escolar., Erivaldo Lobato de Lima ( aluno surdo)
  • 2015, Monografia de Graduação Um estudo bibliográfico dos marcos históricos da educação de surdos no Brasil., Ana Carla Pantoja Pastana
  • 2015, Monografia de Graduação Educação de surdos: um estudo quantitativo de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Brasil de 2010 a 2013., Dinair Pinheiro Ribeiro
  • 2015, Monografia de Graduação As práticas de ensino de leitura, gramática e escrita para surdos no ensino médio., Reginaldo Caires Borges Tiago de Souza Baia
  • 2015, Monografia de Graduação Os relatos dos surdos sobre aprendizagem do português no projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos (OLEPS), Lucas Amaral Machado
  • 2015, Monografia de Graduação Variação fonológica e lexical da Libras nos municípios de Breves e Belém do estado do Pará, Renata Kelly Palha Modesto
  • 2015, Monografia de Graduação Alfabetização em português L2 na modalidade escrita de uma aluna surda de Soure - Pará., Luziane do Socorro Abdon Cruz
  • 2015, Monografia de Graduação Os relatos dos surdos sobre aprendizagem do português no projeto Oficina de leitura e Escrita de Português para Surdos ( OLEPS) da UFPA., Lucas Amaral Machado
  • 2015, Monografia de Graduação As práticas de ensino de leitura, gramática e escrita para alunos surdos no ensino médio., Reginaldo Caires Borges Tiago de Souza Baia
  • 2015, Monografia de Graduação O uso da charge nas aulas de leitura e escrita de português para surdos., Joelma Almeida Melo
  • 2015, Monografia de Graduação Variação fonológica e lexical da Libras nos municípios de Breves e Belém no estado do Pará., Renata Kelly Palha Modesto
  • 2014, Monografia de Graduação Análise da história de vida de uma professora deficiente física: história e identidade., Arquejana Cardoso Abreu
  • 2014, Monografia de Graduação Aspectos educacionais da surdocegueira: um estudo bibliográfico., Eliana de Jesus da Costa Lucas
  • 2014, Monografia de Graduação Análise da história de vida de uma professora deficiente física: história e identidade, Arquejane Cardoso Abreu
  • 2014, Monografia de Graduação O programa de estimulação e desenvolvimento cognitivo do autista na fundação Milton Melo em Abaetetuba., Aline Rodrigues Abreu
  • 2014, Monografia de Graduação Língua portuguesa como L2 para surdos: uma investigação etnográfica dos procedimentos de ensino em uma classe inclusiva., Amanda Gizela de Souza Silva

Prêmios Recebidos (2)

  • 2015, Prêmio Jovem Extensionista 2015, Local
  • 2014, IV Prêmio Proex de Arte e Cultura - 2014 - Poesia nas mãos: Romantismo em Libras/Português, Local

Bolsas Obtidas (1)

  • DOUTORADO, , 07/2015 , 10/2017 ,

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (3)

  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, Divisão de Pesquisa e PósGraduação do Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA, Local, ISSN 1806- 0560 - Dossiê: currículo e subjetividade.
  • 2014,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém, Nacional, 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – CBEU
  • 2014,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA - Soure, Local, I Simpósio de Práticas Pedagógicas na educação de surdos.

Trabalho de Fim de Curso(42)

  • Educação de surdos: um estudo quantitativo de dissertações de mestrado e teses doutorado., DINAIR PINHEIRO RIBEIRO , 09/2015
  • UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DOS MARCOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, ANA CARLA PANTOJA PASTANA , 09/2015
  • O material didático em Libras e Português para surdos: a "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, do Projeto "Poesia nas mãos: Romantismo em Libras/Português"., ANDREZA DOS SANTOS FLEXA , 12/2015
  • ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS EM PORTUGUÊS L2 DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), BRUNA CAROLINE FIGUEIREDO DIAS , 03/2016
  • USO DE ANÁFORA E PROGRESSÃO TEXTUAL EM TEXTOS DISSERTATIVOS ESCRITOS EM PORTUGUÊS L2 POR SURDOS DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), MELISSA MAYNARA DOS PASSOS REGO , 03/2016
  • ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS DE ALUNOS SURDOS PARTICIPANTES DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), FLORIETE ASSUNCAO RIBEIRO , 03/2016
  • A ESTRUTURA DE TEXTOS NARRATIVOS DE ALUNOS DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), MARCILENE DE FATIMA ALENCAR CRUZ , 03/2016
  • LABORATÓRIO DE LINGUAGENS INTEGRADAS NA APRENDIZAGEM DA LIBRAS E PORTUGUÊS L2: O USO DA FÁBULA NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO-COGNITIVO DE CRIANÇAS SURDAS NO CONTEXTO ESCOLAR., ETIENE VAZ DE LIMA , 03/2016
  • Situações de ensino de língua portuguesa para surdos do ensino médio de uma escola inclusiva em Belém - Pará., CARLA ANDREZA CORREA REUTER , 03/2018
  • Proposta de ensino da leitura e da escrita de Português para surdos no ambiente bilíngue - Libras e Português., BRUNA JOCIELEN QUEIROZ NASCIMENTO , 03/2018
  • Leitura de poesias de Carlos Drummond de Andrade por surdos no contexto da extensão universitária., JAQUELINE FREITAS DE MIRANDA , 03/2018
  • Estratégias de ensino de leitura do texto poético da língua portuguesa para surdos usuários da Libras na extensão universitária., RAFAELA DE OLIVEIRA COLLINS COSTA , 03/2018
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO , ERIVALDO LOBATO DE LIMA , 09/2015
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SURDOS, LUEIDE DO SOCORRO FONSECA RODRIGUES , 09/2015
  • Letramento de alunos surdos universitários concluintes do curso de Letras-Libras da UFPA, ADRIELLE BEZERRA MIRANDA , 02/2021
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO – APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  , EILLA RAIANA PEREIRA TAVARES , 07/2019
  • PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA VISUAL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPA, GISLENE ROSE SOUZA DE OLIVEIRA , 05/2019
  • O CENÁRIO BRASILEIRO DOS CURSOS DE LETRAS LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS. , MARGARIDA SANTIAGO DOS SANTOS , 07/2019
  • OFICINA DE LEITURA DA LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADA EM LIBRAS PARA SURDOS: CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO, ITANI VANIA MARQUES DE FREITAS , 05/2019
  • Alfabetização Braille para cegos cegos congênitos., LUANA ARAUJO PEREIRA , 12/2019
  • Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos., RUTH CARDOSO LIMA , 02/2021
  • Ensino de Língua Portuguesa para surdos., BRUNA TATIANE PANTOJA GIL , 02/2021
  • INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS, ERILENE ASSIS DE ALMEIDA , 02/2021
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LEITURA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA., CLEYDIANE PEREIRA DOS SANTOS , 02/2021
  • Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua na modalidade escrita. , LUZIANE DO SOCORRO DA SILVA ROCHA , 02/2021
  • Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua na modalidade escrita., MARGARETH DA SILVA MACHADO , 02/2021
  • EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE UM ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR , DIANA GONCALVES DOS SANTOS , 02/2021
  • EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE UM ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR , DIEGO DE SOUZA SANTANA , 02/2021
  • As perspectivas de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos., ROMARIO SEBASTIAO RIBEIRO PEREIRA , 02/2021
  • As perspectivas de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos., ARNOOL AFONSO DO MAR E MAR , 02/2021
  • Estratégias de ensino de leitura e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a formação do leitor na educação básica, NUBIA CRISTINA DA SILVA CHAVES , 02/2021
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e metodologias ativas de ensino de Língua Portuguesa no ensino médio, ANTONIA LARISSE CORREA DE OLIVEIRA , 02/2021
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e metodologias ativas de ensino de Língua Portuguesa no ensino médio, ELIDIANE COSTA LEITE , 02/2021
  • Relatório de participação de Bolsista de extensão, SILVIA LETICIA DA CONCEICAO VIDAL , 03/2023
  • Relato final de Oficina de Leitura E Escrita de Português para Surdos., CARMEL CRISTINA CHAVES DOS REIS BARROS , 03/2023
  • UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JARBAS PASSARINHO NO PERÍODO DE PANDEMIA, DEBORA LOPES DOS SANTOS PEREIRA , 03/2023
  • Relato de Experiência do Estágio Supervisionado de Libras no Tempo de Pandemia: Conhecendo a Literatura Surda, RAQUEL MARTINS DE SENA , 07/2023
  • Relato de experiência do Estágio Supervisionado I e II de Letras Libras em tempos de pandemia Covid 19, BRUNA MARIA GOMES MEDEIROS SILVA , 07/2023
  • PROPOSTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA PARA SURDOS, THAIANA FERREIRA DOS PASSOS , 07/2023
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LIBRAS NO TEMPO DE PANDEMIA SOBRE LÍNGUA DE SINAIS, IDENTIDADE E CULTURA SURDA., IDAIANE OLIVEIRA PINHEIRO , 08/2023
  • PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE SURDEZ E EDUCAÇÃO DE SURDOS , CARLA BEATRIZ CAMPOS DIAS , 12/2023
  • RELATÓRIO FINAL DE PARTICIPAÇÃO DO NÃO BOLSISTA DE EXTENSÃO DA OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS) , LANNA PAULA BATISTA DOS SANTOS , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.249