2019, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, TEIXEIRA DA CUNHA, VALÉRIA , Práticas de leitura literária do Poeminha do contra, de Mario Quintana, para leitores surdos., ISSN: 19819943
Publicação em Eventos (7)
2016, Waldemar dos Santos Cardoso Junior; Valéria Texeira da Cunha, Estudo descritivo das singularidades linguísticas nos textos escritos da língua portuguesa como segunda língua de surdos concluinte do ensino médio, 16° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7° Congresso Internacional de Lusofonia,, Resumo
2016, Waldemar dos santos Cardoso Junior; Etiene Vaz de Lima, As estratégias de ensino do português como segunda língua (PL2) na modalidade escrita para surdos a partir do género textual/discursivo cartaz., 16° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7° Congresso Internacional de Lusofonia,, Resumo
2015, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, Giselle Pedreira de Mello Carvalho , Jaqueline Freitas de Miranda, Metodologia viso-verbal aplicada ao português como segunda língua ( L2) para surdos, XVIII Jornada de Extensão Universitária, Resumo Expandido
2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Marileide Cristina Lima Ramires, Alfabetização em português L2: estratégias de leitura e escrita de alunos surdos., 6o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Resumo
2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Fracyany Chaves Waris
Betania Viegas, Abordagens metodológicas aplicadas ao ensino de português como segunda língua para surdos, 6o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Resumo
2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Etiene Vaz de Lima
Keli Miriam Suzuki da Mota
, Ludicidade e aquisição da linguagem de crianças surdas, 6o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Resumo
2014, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, O ensino da Língua Portuguesa L2 para surdos, 15º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 6º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, Resumo
Capítulos de Livros (6)
2024, ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS DE ALUNOS SURDOS PARTICIPANTES DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), Olhares e conexões multidisciplinares, Floriete Assunção Ribeiro, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
2022, O gênero textual cartaz no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua escrita para surdos, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas., Waldemar dos Santos Cardoso Junior
2022, Estratégias pedagógicas de leitura para surdos sinalizantes da Libras, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas., Gislene Rose de Oliveira, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
2021, Experiências pedagógicas de leitura e escrita de língua portuguesa para surdos na extensão universitária da UFPA., Teorias e Métodos do processo de inclusão educacional: visibilidade materialidade, fragmentos e multiplicidade, Adrielle Bezerra Miranda, Waldemar dos Santos Cardoso Junior, Eliamar Godoi
2021, Tecnologias digitais na informação e comunicação entre (TEDIC): recursos de audiodescrição em textos alternativos na aprendizagem da pessoa com deficiência visual., Pesquisa em educação, inclusão e diversidade., Eliamar Godoi, Heverton Rodrigues Fernandes, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
2021, A abordagem discursivo-interacionista no ensino do Português para surdos: interação entre surdos e ouvintes, Pesquisa em educação, inclusão e diversidade., Lucas Floriano de Oliveira, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Livros (2)
2024, Olhares e conexões multidisciplinares, Cristiane de Mesquita Alves, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
2022, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas., Cristiane de Mesquita Alves, Fernanda Boarin Boechat, Maria Clara Vianna e Sá, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Participações em Bancas de Concursos (3)
2014, Concurso Público do magistério superior - ensino de Libras, Antônio Messias Nogueira da Silva (SILVA, A. M. N.)
Bruno Santos Rodrigues (RODRIGUES, B. S.)
Waldemar dos Santos Cardoso Junior (CARDOSO-JUNIOR, W. S.)
2014, Concurso Público magistério superior - ensino de Libras, Andrea Pereira Silveira (SILVEIRA, A. P.)
Ana Luiza Coutinho da Silva Leal (LEAL, A. L. C. S.)
Waldemar dos Santos Cardoso Junior (CARDOSO-JUNIOR, W. S.)
2014, Seleção de Bolsistas para projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Letras Libras e Língua Portuguesa L2, Maria Bernadete Souto do Nascimento, Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Participações em Bancas de Cursos (39)
2023, Monografia de Graduação Proposta de oficina pedagógica sobre surdez e educação de surdos., Carla Beatriz Campos Dias
2023, Monografia de Graduação Relatório final de participação do não Bolsista de extensão da Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS), Lanna Paula Batista dos Santos
2023, Monografia de Graduação Relato de experiência do estágio supervisionado de Libras no tempo de pandemia sobre língua de sinais, identidade e cultura surda, Idaiane Oliveira Pinheiro
2023, Monografia de Graduação SLAM: VOZES DO CORPO SURDO NA POESIA DE CATHARINE MOREIRA, FERNANDO DO NASCIMENTO MOLLER
2023, Monografia de Graduação Relato de experiência do Estágio Supervisionado I e II de Letras Libras em tempos de pandemia Covid 19, Bruna Maria Gomes Medeiros Silva
2023, Monografia de Graduação Propostas de ensino-aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos., Thaiana Ferreira dos Passos
2023, Monografia de Graduação Relato de Experiência do Estágio Supervisionado de Libras no Tempo de Pandemia: Conhecendo a Literatura Surda, Raquel Martins de Sena
2023, Monografia de Graduação Relatório de participação de Bolsista de extensão, Silvia Leticia da Conceição Vidal
2023, Monografia de Graduação Relato final de Oficina de Leitura E Escrita de Português para Surdos., Carmel Cristina Chaves dos Reis Barros
2023, Monografia de Graduação Um relato de experiência com base no estágio supervisionado realizado na escola estadual de ensino fundamental e médio Jarbas Passarinho no período de pandemia, Debora Lopes dos Santos Pereira
2022, Dissertação de Mestrado NARRATIVA DE SURDOS: VIVENCIAS E SABERES DA VIDA ESCOLAR, GISELLE PEDREIRA DE MELLO CARVALHO
2021, Monografia de Graduação AQUISICAO DA PROSODIA VISUAL POR CRIANCAS SURDAS
, JESULINE MENDES DAMASCENO
2021, Monografia de Graduação Letramento de alunos surdos universitários concluintes do curso de Letras-Libras da UFPA., Adrielle Bezerra Miranda
2021, Monografia de Graduação Ensino de Língua Portuguesa para surdos., Bruna Tatiane Pantoja Gil
2021, Monografia de Graduação Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos., Ruth Cardoso Lima
2021, Monografia de Graduação Iniciação à docência no projeto de extensão universitária oficina de leitura e escrita de português para surdos, Erilene Assis de Almeida
2016, Monografia de Graduação Uso de anáfora e progressão textual em textos dissertativos escritos por surdos do projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos (OLEPS), Melissa Maynara dos Passos Rego
2016, Monografia de Graduação A estrutura dos textos narrativos de alunos do projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos (OLEPS)., Marcilene de Fátima Alencar Cruz
2016, Monografia de Graduação Estratégias de referenciação em textos narrativos de alunos surdos participantes do projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos ( OLEPS), Floriete Assunção Ribeiro
2016, Monografia de Graduação Laboratório de linguagens integradas na aprendizagem da Libras e Português L2/; o uso da fábula no desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças surdas no contexto escolar., Etiene Vaz de Lima
2016, Monografia de Graduação Análise morfossintática das produções textuais escritas em Português L2 do projeto oficina de leitura e escrita de portuguesa para surdos (OLEPS)., Bruna Caroline Figueiredo Dias
2016, Monografia de Graduação O material didático em Libras e português para surdos: "Canção do exílio" de Gonçalves Dias, do projeto "poesia nas mãos: Romantismo em Libras/Português.", Andreza dos Santos Flexa
2015, Monografia de Graduação Atendimento educacional especializado de surdos: um estudo de caso em uma escola municipal de Abaetetuba., Lueide do Socorro Fonseca Rodrigues
2015, Monografia de Graduação Memória visual de um surdo: narrativas e experiências da vida familiar e escolar., Erivaldo Lobato de Lima ( aluno surdo)
2015, Monografia de Graduação Um estudo bibliográfico dos marcos históricos da educação de surdos no Brasil., Ana Carla Pantoja Pastana
2015, Monografia de Graduação Educação de surdos: um estudo quantitativo de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Brasil de 2010 a 2013., Dinair Pinheiro Ribeiro
2015, Monografia de Graduação As práticas de ensino de leitura, gramática e escrita para surdos no ensino médio., Reginaldo Caires Borges Tiago de Souza Baia
2015, Monografia de Graduação Os relatos dos surdos sobre aprendizagem do português no projeto oficina de leitura e escrita de português para surdos (OLEPS), Lucas Amaral Machado
2015, Monografia de Graduação Variação fonológica e lexical da Libras nos municípios de Breves e Belém do estado do Pará, Renata Kelly Palha Modesto
2015, Monografia de Graduação Alfabetização em português L2 na modalidade escrita de uma aluna surda de Soure - Pará., Luziane do Socorro Abdon Cruz
2015, Monografia de Graduação Os relatos dos surdos sobre aprendizagem do português no projeto Oficina de leitura e Escrita de Português para Surdos ( OLEPS) da UFPA., Lucas Amaral Machado
2015, Monografia de Graduação As práticas de ensino de leitura, gramática e escrita para alunos surdos no ensino médio., Reginaldo Caires Borges
Tiago de Souza Baia
2015, Monografia de Graduação O uso da charge nas aulas de leitura e escrita de português para surdos., Joelma Almeida Melo
2015, Monografia de Graduação Variação fonológica e lexical da Libras nos municípios de Breves e Belém no estado do Pará., Renata Kelly Palha Modesto
2014, Monografia de Graduação Análise da história de vida de uma professora deficiente física: história e identidade., Arquejana Cardoso Abreu
2014, Monografia de Graduação Aspectos educacionais da surdocegueira: um estudo bibliográfico., Eliana de Jesus da Costa Lucas
2014, Monografia de Graduação Análise da história de vida de uma professora deficiente física: história e identidade, Arquejane Cardoso Abreu
2014, Monografia de Graduação O programa de estimulação e desenvolvimento cognitivo do autista na fundação Milton Melo em Abaetetuba., Aline Rodrigues Abreu
2014, Monografia de Graduação Língua portuguesa como L2 para surdos: uma investigação etnográfica dos procedimentos de ensino em uma classe inclusiva., Amanda Gizela de Souza Silva
Prêmios Recebidos (2)
2015, Prêmio Jovem Extensionista 2015, Local
2014, IV Prêmio Proex de Arte e Cultura - 2014 - Poesia nas mãos: Romantismo em Libras/Português, Local
Bolsas Obtidas (1)
DOUTORADO,
,
07/2015
,
10/2017
,
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (3)
2016,Consultor ad hoc de revista científica, Divisão de Pesquisa e PósGraduação do Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA, Local, ISSN 1806- 0560 - Dossiê: currículo e subjetividade.
2014,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém, Nacional, 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária CBEU
2014,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA - Soure, Local, I Simpósio de Práticas Pedagógicas na educação de surdos.
Trabalho de Fim de Curso(42)
Educação de surdos: um estudo quantitativo de dissertações de mestrado e teses doutorado., DINAIR PINHEIRO RIBEIRO ,
09/2015
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DOS MARCOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, ANA CARLA PANTOJA PASTANA ,
09/2015
O material didático em Libras e Português para surdos: a "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, do Projeto "Poesia nas mãos: Romantismo em Libras/Português"., ANDREZA DOS SANTOS FLEXA ,
12/2015
ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS EM PORTUGUÊS L2 DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), BRUNA CAROLINE FIGUEIREDO DIAS ,
03/2016
USO DE ANÁFORA E PROGRESSÃO TEXTUAL EM TEXTOS DISSERTATIVOS ESCRITOS EM PORTUGUÊS L2 POR SURDOS DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), MELISSA MAYNARA DOS PASSOS REGO ,
03/2016
ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS DE ALUNOS SURDOS PARTICIPANTES DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), FLORIETE ASSUNCAO RIBEIRO ,
03/2016
A ESTRUTURA DE TEXTOS NARRATIVOS DE ALUNOS DO PROJETO OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS), MARCILENE DE FATIMA ALENCAR CRUZ ,
03/2016
LABORATÓRIO DE LINGUAGENS INTEGRADAS NA APRENDIZAGEM DA LIBRAS E PORTUGUÊS L2: O USO DA FÁBULA NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO-COGNITIVO DE CRIANÇAS SURDAS NO CONTEXTO ESCOLAR., ETIENE VAZ DE LIMA ,
03/2016
Situações de ensino de língua portuguesa para surdos do ensino médio de uma escola inclusiva em Belém - Pará., CARLA ANDREZA CORREA REUTER ,
03/2018
Proposta de ensino da leitura e da escrita de Português para surdos no ambiente bilíngue - Libras e Português., BRUNA JOCIELEN QUEIROZ NASCIMENTO ,
03/2018
Leitura de poesias de Carlos Drummond de Andrade por surdos no contexto da extensão universitária., JAQUELINE FREITAS DE MIRANDA ,
03/2018
Estratégias de ensino de leitura do texto poético da língua portuguesa para surdos usuários da Libras na extensão universitária., RAFAELA DE OLIVEIRA COLLINS COSTA ,
03/2018
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO , ERIVALDO LOBATO DE LIMA ,
09/2015
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SURDOS, LUEIDE DO SOCORRO FONSECA RODRIGUES ,
09/2015
Letramento de alunos surdos universitários concluintes do curso de Letras-Libras da UFPA, ADRIELLE BEZERRA MIRANDA ,
02/2021
ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
, EILLA RAIANA PEREIRA TAVARES ,
07/2019
PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA VISUAL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPA, GISLENE ROSE SOUZA DE OLIVEIRA ,
05/2019
O CENÁRIO BRASILEIRO DOS CURSOS DE LETRAS LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS.
, MARGARIDA SANTIAGO DOS SANTOS ,
07/2019
OFICINA DE LEITURA DA LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADA EM LIBRAS PARA SURDOS: CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO, ITANI VANIA MARQUES DE FREITAS ,
05/2019
Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos., RUTH CARDOSO LIMA ,
02/2021
Ensino de Língua Portuguesa para surdos., BRUNA TATIANE PANTOJA GIL ,
02/2021
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS, ERILENE ASSIS DE ALMEIDA ,
02/2021
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LEITURA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA., CLEYDIANE PEREIRA DOS SANTOS ,
02/2021
Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua na modalidade escrita.
, LUZIANE DO SOCORRO DA SILVA ROCHA ,
02/2021
Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua na modalidade escrita., MARGARETH DA SILVA MACHADO ,
02/2021
EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE UM ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR , DIANA GONCALVES DOS SANTOS ,
02/2021
EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE UM ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR , DIEGO DE SOUZA SANTANA ,
02/2021
As perspectivas de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos., ROMARIO SEBASTIAO RIBEIRO PEREIRA ,
02/2021
As perspectivas de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos., ARNOOL AFONSO DO MAR E MAR ,
02/2021
Estratégias de ensino de leitura e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a formação do leitor na educação básica, NUBIA CRISTINA DA SILVA CHAVES ,
02/2021
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e metodologias ativas de ensino de Língua Portuguesa no ensino médio, ANTONIA LARISSE CORREA DE OLIVEIRA ,
02/2021
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e metodologias ativas de ensino de Língua Portuguesa no ensino médio, ELIDIANE COSTA LEITE ,
02/2021
Relatório de participação de Bolsista de extensão, SILVIA LETICIA DA CONCEICAO VIDAL ,
03/2023
Relato final de Oficina de Leitura E Escrita de Português para Surdos., CARMEL CRISTINA CHAVES DOS REIS BARROS ,
03/2023
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JARBAS PASSARINHO NO PERÍODO DE PANDEMIA, DEBORA LOPES DOS SANTOS PEREIRA ,
03/2023
Relato de Experiência do Estágio Supervisionado de Libras no Tempo de Pandemia: Conhecendo a Literatura Surda, RAQUEL MARTINS DE SENA ,
07/2023
Relato de experiência do Estágio Supervisionado I e II de Letras Libras em tempos de pandemia Covid 19, BRUNA MARIA GOMES MEDEIROS SILVA ,
07/2023
PROPOSTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA PARA SURDOS, THAIANA FERREIRA DOS PASSOS ,
07/2023
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LIBRAS NO TEMPO DE PANDEMIA SOBRE LÍNGUA DE SINAIS, IDENTIDADE E CULTURA SURDA., IDAIANE OLIVEIRA PINHEIRO ,
08/2023
PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE SURDEZ E EDUCAÇÃO DE SURDOS
, CARLA BEATRIZ CAMPOS DIAS ,
12/2023
RELATÓRIO FINAL DE PARTICIPAÇÃO DO NÃO BOLSISTA DE EXTENSÃO DA OFICINA DE
LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS (OLEPS)
, LANNA PAULA BATISTA DOS SANTOS ,
12/2023