adelson luiz bayma da silva

CALT - CAMPUS UNIVERSITARIO DE ALTAMIRA

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(106)

  • LIÇÕES DE VIDA E DE ARTE, RENATO LUZ DOS SANTOS , 11/2014
  • LINGUAGEM EROTICO-OBSCENA, ELIZANDRA DA PAZ LISBOA , 11/2014
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: Potencialidades x Necessidades no ensino de Língua Portuguesa na 4ª etapa na EMEF João Rodrigues, em Altamira - PA, LEILANE ADRIANO ALVES NUNES , 11/2014
  • O GIBI NA SALA DE AULA: Estratégias de incentivo à leitura a partir de revista Turma da Mônica 0 Uma proposta para o 5º ano do Ensino Fundamental., HALEYSON OLIVEIRA VELOSO , 11/2014
  • A linguagem dos signos e a educação para o transito em Altamira, MARIA SANDRA WANDERLEI LOPES , 11/2014
  • AULA DE PORTUGUES: Percepção de professores e alunos. Estudo sobre estratégias de leitura e produção de texto na EMEF Prof. Antonio Godim Lins, em Altamira - PA, SAMERA HELENA DE CARVALHO , 01/2015
  • A LEITURA ATRAVÉS DE CONTOS DE FADAS:RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR DA ESCOLA M.E.F. HELIENE ELIZABETH, EM PACAJÁ/PA , SIMONE DE JESUS CRUZ RANGEL , 05/2015
  • OS GÊNEROS TEXTUIAS COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA:UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA AS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RAIMUNDO PEREIRA CORREA , 05/2015
  • AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM OS GÊNEROS TEXTUAIS MITOS E LENDAS NAS AULAS DE FILOSOFIA, SARA LABRES DA CRUZ , 09/2015
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTO E TRABALHO DOCENTE:DIFICULDADE DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA 10 DE MAIO, EM PACAJÁ/PA, SUELY DE AGUIAR JORGE SILVA , 10/2015
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DO GÊNERO POEMA NAS TURMAS DO 8ª ANO DA ESCOLA TANCREDO NEVES, NO MUNICÍPIO DE PLACAS/PA, JOAO MORAES DOS REIS , 05/2015
  • A MEMÓRIA LITERÁRIA EM SALA DE AULA:ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NO 7º ANO NA E.M.E.F. ANGELO DE AMORIM, EM NOVO REPARTIMENTO/PA, ANGELA MARIA MAGALHAES ABREU , 05/2015
  • LIÇÕES DE VIDA E DE ARTE: Análise do discurso em Ouro de Tolo, de Raul Seixas - Uma abordagem linguística, RENATO LUZ DOS SANTOS , 05/2015
  • A Língua Falada e Escrita: Breve estudo do apagamento do /R/ nos verbos do Modo Infinitivo em produções textuais de alunos de 8ª série do Ensino Fundamental da E.R.C. Centro Educacional Pequeno Príncipe, em Altamira-PA., CHARLENE FEITEIRO , 05/2013
  • O GIBI NA SALA DE AULA: Estratégias de incentivo à Leitura a partir da revista Turma da Mônica - Uma proposta para o Ensino Fundamental, HALEYSON OLIVEIRA VELOSO , 05/2015
  • “LINGUAGEM ERÓTICO-OBSCENA: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DA NUDEZ DO PONTO DE VISTA ARTÍSTICO, ERÓTICO E SAGRADO", ELIZANDRA DA PAZ LISBOA , 10/2015
  • “ANÁLISE SEMIÓTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO VEICULADO EM OUTDOOR NA CIDADE DE ALTAMIRA - PARÁ", ADRIANO CALDAS SEVERINO , 10/2015
  • LITERATURA DE CORDEL: PORQUE E PARA QUE TRABALHAR EM SALA DE AULA, MARIA BETANIA DANTAS CARDOSO , 08/2015
  • SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AULA DE PORTUGUÊS PARA O 7º ANO A PARTIR DA MÚSICA GÊNERO SERTANEJO MODA DE VIOLA, JOSE COSTA CINTRA , 10/2015
  • AS DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS NA E.M.E.F. DOM BOSCO NO KM 45 DA VICINAL GUAXUPÉ, EM PACAJÁ/PA, ANA CLEIDE SANTOS DE OLIVEIRA , 10/2015
  • ASPECTOS DA LINGUAGEM TÉCNICA EM TEXTOS JURÍDICOS: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA DO PORTUGUÊS, CLEBER SILVA DA CRUZ , 03/2016
  • ANÁLISE DA PRESSUPOSIÇÃO EM QUESTÕES DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS UTILIZADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ALTAMIRA - PA, LEONILDA DE FREITAS MELO , 10/2015
  • ANÁLISE SEMIÓTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO VERICULADO EM OUTDOOR NA CIDADE DE ALTAMIRA - PARÁ, ADRIANO CALDAS SEVERINO , 10/2015
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: POTENCIALIDADES X NECESSIDADES QUANTO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA 4ª ETAPA NA E.M.E.F JOÃO RODRIGUES, EM ALTAMIRA - PA, LEILANE ADRIANO ALVES NUNES , 12/2015
  • LINGUÍSTICA E GRAMÁTICA: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS? Uma abordagem sobre o Ensino de língua nas aulas de Português do 9º Ano Ano, LAZARO JOSE DA SILVA VERCOSA , 12/2015
  • “A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO ENTRE O CAMPO (PROJETO DE ASSENTAMENTO LAJES) E A CIDADE: Relatos e Memória do Rádio em Altamira – PA”, MIDIAN PEREIRA DE SOUZA , 03/2016
  • “LINGUAGEM E ENSINO: Caixa de Leitura - Uma Proposta para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita no Ensino Fundamental II a partir de Tirinhas em quadrinho”, SUANE CAMILA LIMA AZEVEDO , 03/2016
  • LINGUAGEM E ENSINO: O TRABALHO COM LEITURA SEMIÓTICA DO GÊNERO CHARGE EM SALA DE AULA , AMANDA AMARAL FERREIRA , 06/2016
  • A SEMÂNTICA DO DISCURSO EM PROVÉRBIOS E EXPRESSÕES POPULARES: UM BREVE ESTUDO DO SIGNIFICADO DOS DITADOS POPULARES NA FALA DE MORADORES DOS BAIRROS UIRAPURU E SUDAM II, EM ALTAMIRA - PARÁ, EVELYN DA SILVA TRAVASSOS ALVES , 03/2016
  • ANALÍSE LINGUÍSTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS AS ORAÇÕES SUBORDINADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II, SIMONE NUNES DA SILVA , 08/2016
  • ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVA PARA O 3ºNO DO ENSINO MÉDIO, JUCICLEIA OLIVEIRA DE ASSIS , 08/2016
  • O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALTAMIRA, SILVIA VANESSA MELO DOS SANTOS , 08/2016
  • PRÁTICA DE LEITURA ENTRE OS ALUNOS DO 6º ANO DA EMEF DOM CLEMENTE GEIGER, EM ALTAMIRA-PA, KARINNE REIS CAMBUHY , 08/2016
  • O USO DA SEMIÓTICA PARA ANALISAR FATORES RELACIONADOS AO TRÂNSITO NA CIDADE DE ALTAMIRA, EDENILSON MORAES SILVA , 09/2016
  • “O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO: SOBRE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS APLICADAS NA ESCOLA DULCILA ALMEIDA EM ALTAMIRA”, EVANDRO BORGES RIBEIRO , 05/2016
  • TEXTO ESCRITO: UMA BREVE ANÁLISE DO USO DE ELEMENTOS DE COESÃO E COERÊNCIA EM TEXTOS DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DULCILA ALMEIDA EM ALTAMIRA, GRIMALDI LUIZ MAFRA , 05/2016
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA: SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, ELIANE SILVA NUNES , 06/2016
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE RELATOS E MEMÓRIAS DOS POVOS INDÍGENAS DO XINGU: UM BREVE ESTUDO SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO NAS ALDEIAS XIKRIN. , RITHELLY DA SILVA SOUZA , 06/2016
  • ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO DE GRAMÁTICA: Reflexões sobre as práticas de ensino de professoras do 9º Ano de escolas de Vitória do Xingu-PA, SHEYLLA ALMEIDA AMARAL , 06/2016
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II , SALATIEL CARDOSO DO NASCIMENTO , 07/2016
  • ENSINAR E APRENDER LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM SOBRE METODOLOGIA DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROF. DUCILLA ALMEIDA EM ALTAMIRA - PARÁ, RAIMUNDO RODRIGUES ANDRADE , 08/2016
  • ENSINO APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES SOBRE O ENSINO DE LEITURA A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS COM BASE EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, DANIELI DA SILVA MONTEIRO , 09/2016
  • PROPOSTA DE ENSINO DE LINGUAGEM A PARTIR DE RÓTULOS DE EMBALAGENS: ESTRATÉGIA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARCIANE SILVA SANTOS MACENO , 09/2016
  • O USO DE TEXTOS IMAGÉTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ENTRE ALUNOS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, SERDICLEY BARBOSA DE BARROS , 04/2016
  • ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO DE LEITURA, DANIELI DA SILVA MONTEIRO , 09/2016
  • LINGUAGEM E ENSINO: A SEMIÓTICA E O GÊNERO CHARGE EM SALA DE AULA , AMANDA AMARAL FERREIRA , 10/2016
  • A SEMIÓTICA E A LINGUAGEM DOS SIGNOS NA ORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO NA CIDADE DE ALTAMIRA - PARÁ, MARIA SANDRA WANDERLEI LOPES , 10/2016
  • O USO DE TEXTOS IMAGÉTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ENTRE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, SERDICLEY BARBOSA DE BARROS , 10/2016
  • MÃE MARIA E SUA HISTÓRIA: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA UMBANDISTA, TAYSON SILVA CIRQUEIRA , 04/2016
  • LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO: A INTERAÇÃO COMUNICATIVA NA ESCOLA PELA MÚSICA DA BANDA DO 51º BIS, ADEILSON DE PAULA PINTO , 08/2016
  • BANDA DO 51º BIS NA ESCOLA: PROPOSTA DE PROJETO DE INTERAÇÃO COMUNICATIVA POR MEIO DA MÚSICA , ADEILSON DE PAULA PINTO , 11/2016
  • BREVE ANÁLISE DOS ASPECTOS DA SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DE VOCÁBULOS E EXPRESSÕES EM TEXTOS JURÍDICOS, CLEBER SILVA DA CRUZ , 11/2016
  • A SEMÂNTICA DE EXPRESSÕES E TERMINOLOGIAS NÃO DICIONARIZADAS USADAS NA COMUNICAÇÃO ENTRE GARIMPEIROS DO XINGU , REINALDO SERGIO KLITZKE , 12/2016
  • A MÚSICA NAS AULAS DE LINGUAGEM COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA E ESCRITA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II , MARIA RAIMUNDA TEIXEIRA DA SILVA , 12/2016
  • O trabalho com os Rótulo de Embalagens no Ensino de Linguagem em Sala de Aula., SHEILA MARIANO DA SILVA BARROSO , 01/2017
  • ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS APLICADAS NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DULCILA ALMEIDA EM ALTAMIRA-PA, ITELVINA GONCALVES DE OLIVEIRA , 01/2017
  • O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NOS TRÊS ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EMEIF ARTUR PESSOA – COMUNIDADE MICHILA – EM ALTAMIRA., SILVIA VANESSA MELO DOS SANTOS , 12/2017
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE PORTUGUÊS: ASPECTOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTES NA FALA DE ALUNOS DO 8º E 9º ANOS DE ESCOLAS DE VITÓRIA DO XINGU-PA”, LUCIDELMA BORCEM CASTILHO , 12/2016
  • A SEMIÓTICA NO PROCESSO SIGNIFICATIVO INTERPRETATIVO EM RELAÇÃO AO SIGNO-VISUAL: O BELO, O FEIO E O GOSTO, ELIZABETH FARIAS AMORIM , 04/2017
  • “SEMIÓTICA COMO PONTO DE INVESTIGAÇÃO PARA ANALISAR FATORES RELACIONADOS AO TRÂNSITO NA CIDADE DE ALTAMIRA-PA”, EDENILSON MORAES SILVA , 11/2017
  • "O PAPEL DA IMPRENSA NA AFIRMAÇÃO/REPRESENTAÇÃO DO DISCURSO OFICIAL NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA NA DÉCADA DE 1970", CRISTIANE MOREIRA PRADO , 12/2017
  • ELEMENTOS DE SEMIÓTICA NO VIDEOCLIPE DA MÚSICA 'CORPO SENSUAL', DE PABLO VITTAR - ÍCONE DA MÚSICA MASSIVA NO CONTEXTO GLBT: BREVE ANÁLISE, TARCIZIO MAX BORGES SOARES , 05/2018
  • ELEMENTOS DE SEMIÓTICA NO VIDEOCLIPE DA MÚSICA 'CORPO SENSUAL', DE PABLO VITTAR - ÍCONE DA MÚSICA MASSIVA NO CONTEXTO GLBT: BREVE ANÁLISE, TARCIZIO MAX BORGES SOARES , 05/2018
  • ANÁLISE SEMIÓTICA: COMPREENSÃO DE ELEMENTOS SÍGNICOS NA ESTRUTURA DO TEXTO IMAGÉTICO, KEZIA VIEIRA RIBAS , 07/2018
  • ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVA PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO , JUCICLEIA OLIVEIRA DE ASSIS , 08/2018
  • "A RETEXTUALIZAÇÃO DA FALA PARA A ESCRITA COMO MEIO DE APROXIMAÇÃO DO SISTEMA DE ESCOLARIZAÇÃO COM A CULTURA SOCIAL"., JOSE CARLOS SOUSA DOS SANTOS , 08/2018
  • "OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF BETEL, NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ-PA"., ERIADI NASCIMENTO SILVA , 08/2018
  • GÊNERO TEXTUAL ARGUMENTATIVO: PARALELO ENTRE ENSINO MÉDIO E ENEM, ADRIANA GUEDES GOMES DA SILVA , 10/2018
  • "O Ensino e Aprendizagem de língua Materna na casa familiar Rural de Pacajá-Pará, FRANCIANA DA COSTA E SILVA , 10/2018
  • ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA: PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO 6º ANO, IRANY FELIX DE SOUZA , 10/2018
  • A LEITURA E A ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO FÁBULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TURMAS DO 6º ANO DA ESCOLA DEZ DE MAIO EM PACAJÁ/ PARÁ, MARIA LUCIA LOPES DE OLIVEIRA , 09/2018
  • O INTERNETÊS NA ESCRITA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F. DOM BOSCO, EM PORTO DE MOZ - PA, SILVIA PATRICIA MONTEIRO DE OLIVEIRA , 11/2018
  • O MARAVILHOSO NA LITERATURA ORAL: ESTRATÉGIAS DE RESSIGNIFICAÇÃO DA LENDA DA "BOTA GAÚCHA" PARA ALUNOS DO 9º ANO, MARIA LEILIANE DOS SANTOS GONCALVES , 12/2018
  • A SEMIÓTICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA POR MEIO DO GÊNERO MEME, ROSANE SOUZA DA CRUZ , 11/2018
  • ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA E.M.E.F. PROFª. MARIA DE FÁTIMA PINTO DE OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ - PA, CARLA CRISTINA FERREIRA MACEDO , 11/2018
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.E.F. LEONARDO DA VINCI, MARIA DO SOCORRO SILVA LOPES , 12/2018
  • ENSINO DE LINGUAGEM: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , SILVANITO DE ARAUJO SILVA , 12/2018
  • As Potencialidades do Ensino-Aprendizagem na Modalidade "Multisseriada Rural" na E.M.E.F. Ignácio Cury Gabriel, em Senador José Porfirio-PA, GELSON ALVES DE OLIVEIRA , 07/2019
  • ABORDAGEM INTERCULTURAL E INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO ENSINO DA LITERATURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, KARINA MORAES MORENO , 03/2021
  • DIDATIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL PARAENSE: SUGESTÕES DE ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 6º ANO, MARIA IRISMAR RODRIGUES DE SOUSA , 03/2021
  • RETRATOS ESCRITOS: LEITURA SEMIÓTICA DO MODERNISMO BRASILEIRO EM “OS SERTÕES”, DE EUCLIDES DA CUNHA, FRANCIDALVA DA SILVA VIANA , 03/2021
  • LITERATURA AFRICANA - olhar semiótico do conto 'O Cesto', de Mia Couto., GLAUCIMARA ANDRADE ROCHA , 03/2021
  • O PAPEL DOCENTE NO DESENVOVIMENTO DA LINGUAGEM DE ALUNO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO O PAPEL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE ALUNO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO. , JULIANE SOARES DE MORAIS , 06/2021
  • O PAPEL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE ALUNO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO. , JULIANE SOARES DE MORAIS , 06/2021
  • TOPONÍMIA INDÍGENA NA RESEX VERDE PARA SEMPRE: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES PARA ABORDAGEM DE QUESTÕES INDÍGENAS NO ENSINO, EM PORTO DE MOZ – PA, RIZONEIDE RODRIGUES BRAGA , 01/2022
  • REPRESENTAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INDÍGENA (LEI 11.645/2008) ENTRE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ALTAMIRA - PA., CAROLINA CARDOSO PEREIRA , 12/2021
  • ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, KARINA MORAES MORENO , 05/2022
  • ANÁLISE DOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS DO CONTO ‘O CESTO’, DE MIA COUTO: UMA LEITURA SEMIÓTICA , GLAUCIMARA ANDRADE ROCHA , 05/2022
  • A PRÁTICA DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR: UMA AMOSTRA DAS PRÁTICA DE LEITURA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS DA UFPA CAMPUS ALTAMIRA ENTRE 2018 E 2021 , DANIELA DAYS SOUSA DO NASCIMENTO , 08/2022
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA LINGUAGEM DE JOVENS USADA NO TWiTTER , LARISSA LEONEL PEREIRA , 08/2022
  • DIDATIZAÇÃO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II, JAILZA ALVES SANTANA , 08/2022
  • TOPONÍMIA INDÍGENA NA RESEX VERDE PARA SEMPRE: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES PARA ABORDAGEM DE QUESTÕES INDÍGENAS NO ENSINO, EM PORTO DE MOZ – PA , RIZONEIDE RODRIGUES BRAGA , 09/2022
  • GÊNEROS TEXTUAIS: USO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL PARAENSE COMO SUGESTÕES DE LEITURA E ESCRITA - ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 6º ANO, MARIA IRISMAR RODRIGUES DE SOUSA , 09/2022
  • LEITURA DE IMAGEM DA CULTURA POPULAR DE SOUZEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 7º ANO, MARCOS PIMENTEL DE AQUINO , 12/2022
  • A FALA DE MORADORES DA COMUNIDADE CÉU ABERTO EM PORTO DE MOZ - PA: UMA ABORDAGEM VARIACIONISTA, CARINA ALMEIDA DE ANDRADE , 11/2023
  • A REPRESENTAÇÃO DA DOR NAS NARRATIVAS ORAIS DE SUJEITOS AFETADOS PELA CONSTRUÇÃO DO PROJETO HIDRELÉTRICO BELO MONTE. , HEMERSON LUCAS DA SILVA COSTA , 07/2023
  • PRECONCEITO LINGUÍSTICO E SUA DESCONSTRUÇÃO: DERRUBANDO OS MITOS QUANTO AO SOTAQUE PORTOMOZENSE., RITA DE CASSIA GOMES LADISLAU , 07/2023
  • RETEXTUALIZAÇÃO: ENSINO DAS FUNÇÕES DE LINGUAGEM A PARTIR DE NARRATIVAS DE MORADORES DA VILA TAPARÁ, EM PORTO DE MOZ - PA, GLEICIENI DE JESUS PINHEIRO LIMA , 08/2023
  • RETEXTUALIZAÇÃO: ENSINO DAS FUNÇÕES DE LINGUAGEM A PARTIR DE NARRATIVAS DE MORADORES DA VILA TAPARÁ, EM PORTO DE MOZ - PA, JAQUELINE PIMENTEL DUARTE , 08/2023
  • A LITERATURA PARAENSE COMO SUPORTE DE LEITURA: ESTRATÉGIAS PARA O 6º ANO, MARIA IRISMAR RODRIGUES DE SOUSA , 09/2023
  • A FALA DE MORADORES DA COMUNIDADE CÉU ABERTO EM PORTO DE MOZ - PA: UMA ABORDAGEM VARIACIONISTA, RAIMUNDO RUY PINTO VIEIRA , 11/2023
  • ICONOGRAFIA DO FESTIVAL ENCONTRO DAS ÁGUAS, EM PORTO DE MOZ: descrição de aspectos da cultura local, expresso pelo grupo folclórico Rio Amazonas, CLEIDE SALES DE LIMA , 12/2023
  • ICONOGRAFIA DO FESTIVAL ENCONTRO DAS ÁGUAS, EM PORTO DE MOZ: descrição de aspectos da cultura local, expresso pelo grupo folclórico Rio Amazonas, MARLISON PAIVA DUARTE SOUTO , 12/2023
  • ASPECTOS DA TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UM PROFESSOR E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA, CLARA BEATRIZ SILVA DA COSTA , 12/2023
  • AULA DE PORTUGUÊS: A ORTOGRAFIA NA ESCRITA DOS ALUNOS DO 6° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ELÍSIA SOARES PEREIRA, EM PORTO DE MOZ - PA, DORCAS FONSECA FURTADO , 12/2023
  • INFLUÊNCIA FAMILIAR: O FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA COMUNIDADE BOA VISTA DO IGARAPÉ JACARIRI, EM PORTO DE MOZ/PA - UM ESTUDO DE CASO., CLEZO SANTANA FERREIRA , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.249