jorge domingues lopes

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Artigos (10)

  • 2021, Jorge Domingues Lopes; Quélvia Souza Tavares , Perspectivas discursivas sobre educação escolar indígena na construção da escola Ky-ikatêjê, ISSN: 2236-6377
  • 2020, Jorge Domingues Lopes, Leidiani Pena Pinheiro , "A GENTE ESTUDA PRA PODER SABER": análise do discurso ka?apor sobre sociedade, educação e trabalho, ISSN: 19837828
  • 2019, COSTA, KLEBY MIRANDA, Jorge Domingues Lopes , RELAÇÕES INTERCULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS DE POVOS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA, ISSN: 23181346
  • 2018, Jorge Domingues Lopes, Renan do Socorro dos Santos Borges , Para uma crítica lexicográfica das microestruturas da Munduruku Word List, ISSN: 2237-6321
  • 2018, Jorge Domingues Lopes, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral , O “Vocabulario Portuguez, e Latino”, e Brasílico, de Raphael Bluteau: Análise dos brasileirismos ameríndios de base Tupí, ISSN: 1981-5794
  • 2016, Jorge Domingues Lopes, Marcus Vinicius Carvalho Garcia , A Construção da Plataforma Digital Interativa do Mapa Etno-Histórico, de Curt Nimuendajú, ISSN: 2176-834X
  • 2015, Jorge Domingues Lopes , Esboço da morfologia da língua Suruí-Aikewára, com base no clássico trabalho de Rodrigues 'A estrutura do Tupinambá', ISSN: 21792194
  • 2015, Jorge Domingues Lopes, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Ariel Pheula do Couto e Silva, Abdelhak Razky, Tabita Fernandes da Silva , L'Atlas linguistique sonore des langues indigènes du Brésil: un projet en cours, ISSN: 07619081
  • 2015, Jorge Domingues Lopes, Eliete de Jesus Bararuá Solano, Ikatu Santos Suruí, Tymykong Suruí , Metáforas nos processos de neologia da língua Suruí-Aikewára, ISSN: 2176834X
  • 2013, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Jorge Domingues Lopes , Arqueologia e Linguística Histórica das Línguas Indígenas da América do Sul, ISSN: 23171375

Publicação em Eventos (9)

  • 2022, Aldaléia Oliveira Ferreira, Thiago Junior Miranda Pompeu, Jorge Domingues Lopes, Atividades de leitura no PCNA: a formação de bolsistas-monitores no período pandêmico, Encontro Integrado de Socialização dos Projetos do PIBID, PCNA, Monitoria e Residência Pedagógica, Resumo
  • 2022, Darleyson Wesley da Mata Teles, Suelem de Fátima Cruz dos Prazeres, Jorge Domingues Lopes, PCNA e o processo formativo no contexto pandêmico, Encontro Integrado de Socialização dos Projetos do PIBID, PCNA, Monitoria e Residência Pedagógica, Resumo
  • 2022, Darleyson Wesley da Mata Teles, Jorge Domingues Lopes, Reflexões sobre o programa de cursos de nivelamento da aprendizagem: uma formação para além da graduação, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
  • 2022, Thiago Junior Miranda Pompeu, Jorge Domingues Lopes, O desenvolvimento da competência de leitura a partir dos roteiros de questões do livro didático de Português do Ensino Fundamental, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
  • 2022, Suelem de Fátima Cruz dos Prazeres, Jorge Domingues Lopes, A autodescrição oral em apresentações discursivas, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
  • 2022, Aldaléia Oliveira Ferreira, Jorge Domingues Lopes, O processo de leitura de artigos científicos por estudantes universitários, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
  • 2020, Jorge Domingues Lopes, Perspectivas educacionais relacionadas ao Atlas Sonoro das Línguas Indígenas do Brasil, Seminário de Educação ? Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, Trabalho Completo
  • 2017, Jorge Domingues Lopes, Fernando Luiz Pompeu Varela, Políticas linguísticas, materiais didáticos e discursos no Curso de Letras Licenciatura, I Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
  • 2015, Jorge Domingues Lopes, Dicionário da língua Suruí do Tocantins (Aikewára), I Simpósio de Pesquisa em Línguas Indígenas Região Norte, Resumo

Capítulos de Livros (6)

  • 2022, Definição e uso de etnônimos indígenas brasileiros no ensino de português, Perspectivas para o ensino de línguas, Jorge Domingues Lopes
  • 2022, Estudo da construção enunciativa da categoria de pessoa (personagens) na progressão textual de narrativas produzidas no Ensino Médio, Estudo da construção enunciativa da categoria de pessoa (personagens) na progressão textual de narrativas produzidas no Ensino Médio, Jorge Domingues Lopes, Renan do Socorro dos Santos Borges
  • 2022, Estratégias interrogativas em perguntas escritas elaboradas por alunos do Ensino Fundamental de Mocajuba, Práticas de Letramento e Escrita para a Educação Básica, Fernando Luiz Pompeu Varela, Jorge Domingues Lopes
  • 2017, O atlas sonoro das Línguas Indígenas do Brasil: um projeto em andamento, Estudos Geossociolinguísticos do Português Brasileiro, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Anderbio Marcio da Silva Martins, Ariel Pheula do Couto e Silva, Jorge Domingues Lopes
  • 2016, Dicionário temático bilíngue eletrônico da língua Suruí-Aikewára, Línguas e Culturas Tupí Volume 4, Renan do Socorro dos Santos Borges, Jorge Domingues Lopes
  • 2011, Esboço gramatical do Asuriní do Trocará, Contribuições para o Inventário da Língua Asuriní do Tocantins: Projeto Piloto para a Metodologia Geral do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Daniella Vanêssa Abrantes Martins, Ariel Pheula do Couto e Silva, José Porfírio Fontenelle de Carvalho, Suseile Andrade Sousa, Jorge Domingues Lopes

Livros (9)

  • 2020, Catálogo preliminar de línguas indígenas do Norte do Brasil: A família Tupí-Guaraní, Jorge Domingues Lopes
  • 2020, Toda Literatura do Jornal O MARAJÓ. Soure ? Ilha do Marajó ? Pará, 1903-1904, Jorge Domingues Lopes, Dilomeno Márcio Maués Vitelli, Ângela Maria Vasconcelos Sampaio Góes
  • 2020, Mucajá: Textos amazônicos, Jorge Domingues Lopes
  • 2019, Anais do II Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Jorge Domingues Lopes, Raquel Maria da Silva Costa
  • 2017, Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes, Curt Nimuendajú
  • 2017, Esboço da Gramática da Língua Tuparí, Aryon Dall'Igna Rodrigues, Franz Caspar
  • 2017, PARFOR: Práxis Amazônicas na Formação dos Professores da Educação Básica, João Batista do Carmo Silva e Jorge Domingues Lopes
  • 2016, Línguas e Culturas Tupí Volume 4, Jorge Domingues Lopes, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Edineia Aparecida Isidoro
  • 2009, O Livro das Solidões, Jorge Domingues Lopes

Produções Tecnológicas (1)

  • 2018, Lexicógrafo - Base Lexicográfica de Dados Linguísticos, Fabricio de Souza Farias, Jorge Domingues Lopes, Carlos Augusto dos Santos Machado

Participações em Bancas de Concursos (3)

  • 2019, Processo Seletivo do DINTER UFPA-UNICAMP, Jorge Domingues Lopes, José Claudinei Lombardi, Mara Jacomeli, Alexandrina Monteiro
  • 2016, Comissão de Avaliadores do Programa de Monitoria, Prof. Avaliador: Jorge Domingues Lopes
  • 2016, Banca Examinadora do Processo Seletivo 2016 do Curso de Mestrado Acadêmico do PPGEDUC, Professores avaliadores: Jorge Domingues Lopes, Gilcilene Dias da Costa, Doriedson do Socorro Rodrigues, Bendita Celeste de Moraes Pinto, Gilmar Pereira da Silva, José Valdinei Albuquerque de Miranda

Participações em Bancas de Cursos (27)

  • 2022, Qualificação de Mestrado O FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: UMA ANALISE A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICPIO DE CAMETA-PA, LAURA SOPHIA CRUZ DE ANDRADE
  • 2021, Dissertação de Mestrado A (in)disciplina escolar na relacao professor-aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
  • 2021, Dissertação de Mestrado A (in)disciplina escolar na relacao professor-aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
  • 2021, Monografia de Graduação O ESVOACAR LIBERTADOR A PARTIR DAS EXPERIENCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE CURSOS DE NIVELAMENTO DA APRENDIZAGEM NA UFPA/CAMPUS DE CAMETA, LARISSA SERRAO RIBEIRO
  • 2021, Qualificação de Mestrado A prática reflexiva de uma professora e sua docência: uma experiência de leitura literária nas aulas de língua portuguesa na EMEF de Cametá-Tapera zona rural do município de Cametá, Iranildes Meireles dos Santos
  • 2021, Qualificação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA DE UMA PROFESSORA E SUA DOCENCIA: UMA EXPERIENCIA DE LEITURA LITERARIA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NA EMEF DE CAMETA- TAPERA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE CAMETA., IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
  • 2021, Qualificação de Mestrado Tecituras a uma pedagogia da significação: Intercambiamentos Teóricos e Empíricos, Elielton Brandao Serrão
  • 2021, Qualificação de Mestrado TECITURAS A UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICACAO: Intercambiamentos Teoricos e Empiricos, ELIELTON BRANDAO SERRAO
  • 2020, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CRITICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLES LINGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZONIA, KLEBY MIRANDA COSTA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A formação crítico-reflexiva de professores de inglês língua estrangeira em uma perspectiva intercultural na Amazônia, Kleby Miranda Costa
  • 2020, Dissertação de Mestrado Patrimônio Cultural e Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes de Curt Nimuendajú: Política Pública e Diversidade Linguística, Ana Carolina Rezende Leão
  • 2020, Dissertação de Mestrado Tensionamentos discursivos na construção da Escola Indígena Mẽ akre kôjakati da comunidade indígena Kỳikatêjê, Quélvia Souza Tavares
  • 2020, Dissertação de Mestrado TENSIONAMENTOS DISCURSIVOS NA CONSTRUCAO DA ESCOLA INDIGENA MẼ AKRE KOJAKATI DA COMUNIDADE INDIGENA KỲIKATEJE, QUELVIA SOUZA TAVARES
  • 2020, Qualificação de Mestrado A relacao professor-aluno no Ensino Fundamental anos iniciais: um olhar sobre a disciplina na escola, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
  • 2020, Qualificação de Mestrado A (in)disciplina escolar na relacao professor-aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
  • 2019, Qualificação de Mestrado A formação crítico-reflexiva de professores de inglês: um estudo intercultural de narrativas de egressos da UFPA, na Amazônia, KLEBY MIRANDA COSTA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Tensionamentos discursivos na construção da Escola Indígena Mẽ Akre Kôyakati da comunidade indígena Kỳikatêjê, QUÉLVIA SOUZA TAVARES
  • 2019, Dissertação de Mestrado HEIDEGGER: ENTRE A TECNICA E A SERENIDADE, FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO
  • 2019, Dissertação de Mestrado O papel sociocultural da mulher Ka?apor dentro da comunidade Xie pihũ renda/Terra Indígena Alto Turiaçu, Leidiani Pena Pinheiro
  • 2019, Dissertação de Mestrado O PAPEL SOCIOCULTURAL DA MULHER KA’APOR DENTRO DA COMUNIDADE XIE PIHŨ RENDA/TERRA INDIGENA ALTO TURIACU, LEIDIANI PENA PINHEIRO
  • 2018, Qualificação de Mestrado HEIDEGGER: ENTRE A TECNICA E A SERENIDADE, FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO
  • 2018, Monografia de Graduação Lexicografo: ferramenta informatizada para armazenamento, preservacao e compartilhamento de linguas, Carlos Augusto dos Santos Machado
  • 2018, Qualificação de Mestrado Escolarizacao, emancipacao e empoderamento feminino das mulheres ka’apor da Terra Indigena Alto Turiacu, LEIDIANI PENA PINHEIRO
  • 2018, Monografia de Graduação O uso do participio em formacoes verbais no portugues do municipio de Cameta, HELLEN CARLA CORDEIRO CARDOSO
  • 2017, Tese Doutorado Predicação e alinhamento em Tuparí (família Tuparí, tronco Tupí), Edinéia Aparecida Isidoro
  • 2016, Tese Doutorado Uma descrição da morfologia e de aspectos morfossintáticos da língua Akwẽ-Xerente (Jê Central), Rodrigo Guimarães Prudente Marquez Cotrim
  • 2015, Tese Doutorado Contribuições para os estudos histórico-comparativos sobre o modelo de diversificação do sub-ramo VI da família linguística Tupí-Guaraní, Ana Maria Gouveia Cavalcanti Aguilar

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (5)

  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Nacional, Congresso presencial
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Nacional, Seminário presencial
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Nacional, Fórum presencial
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Regional, Seminário presencial
  • 2015,Conferencista Convidado, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Nacional, Ciclo de palestras preencial

Trabalho de Fim de Curso(46)

  • Os mecanismos coesivos na produção textual: Coordenação, tomada ao referente e reduplicação., ROZIVANA ALMEIDA MORAES , 04/2017
  • "ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA ORALIZAÇÃO DE TEXTOS NA 4ª ETAPA NA ESCOLA SÃO FRANCISCO, NO MUNICÍPIO DE BAIÃO. PARÁ", MARIA ROSA QUEIROZ VIEIRA , 01/2017
  • "DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS NA ESCRITA DE LENDAS POR ALUNOS DA 4ª ETAPA DA EJA DA ESCOLA SÃO FRANCISCO", MANOEL JOAO DA COSTA FERREIRA , 01/2017
  • Reflexões sobre o tratamento lexicográfico a partir da Munduruku Word List, de Marjorie Crofts, RENAN DO SOCORRO DOS SANTOS BORGES , 07/2017
  • Estudo do Regionalismo em Duas Obras Literárias de Salomão Larêdo, JEISE PORTUGAL VIANA , 08/2017
  • Análise do alongamento de vogais na fala dos adultos da comunidade de Nazaré Poeirão, de Cametá-PA, FERNANDO LUIZ POMPEU VARELA , 08/2017
  • Um estudo sobre os processos avaliativos utilizados na disciplina de Língua Portuguesa em uma turma de 6º ano da Escola Francisca Xavier, DIHELEN RIBEIRO PINHEIRO , 08/2017
  • "DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS NA ESCRITA DE LENDAS POR ALUNOS DA 4ª ETAPA DA EJA DA ESCOLA SÃO FRANCISCO"., MANOEL JOAO DA COSTA FERREIRA , 01/2017
  • "Ensinar ou não a gramática nas aulas de Português no Brasil: Um estudo comparativo", BENEDITO JUNIOR ROCHA PANTOJA , 02/2018
  • "A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA SOBR EDUCAÇÃO E TRABALHO POR MEIO DA FALA DOS MORADORES DA COMUNIDADE JOROCOZINHO DE BAIXO, MUNICÍPIO DE CAMETÁ"., MARIA ELENIR SOUZA MENDES , 05/2018
  • Estudo dos termos de informática em textos publicitários: a introdução e difusão de neologismos no Brasil através da revista Veja, LAISE ALVES MEIRELES , 08/2018
  • Caracterização das desinências verbais da fala cametaense: análise morfológica de contos fantásticos, AMANDA INGRID NOGUEIRA FREITAS , 08/2018
  • Caracterização fonética da fala de uma pessoa afásica, RAQUEL ASSUNCAO PANTOJA , 08/2018
  • A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA NA TURMA DO 6º ANO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS MARCADORES DISCURSIVOS "AÍ" E "ENTÃO", DACIANE ROSA PANTOJA , 02/2019
  • GÊNERO TEXTUAL RÓTULO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS, IVAN PEREIRA PACHECO , 02/2019
  • Análise da adequação da proficiência na escrita nos textos escritos pelos alunos da 4ª etapa da EJA na E.M.E.F São João Batista de Cametá, AELIQUIN MARQUES OLAIO , 08/2018
  • A PRESENÇA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO "PARA VIVER JUNTOS" DE PORTUGUÊS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA NEIDA DOS PRAZERES FREITAS , 02/2019
  • A AVALIAÇÃO BIMESTRAL COMO INSTRUMENTO FORMATIVO: estudo das competências exigidas em avaliações bimestrais de língua portuguesa no Ensino Médio, ALDEMIRA VIANA FREITAS , 07/2019
  • O ENSINO DE PORTUGUÊS NO PNAIC: estudo das relações entre ensino-aprendizagem de língua portuguesa e o sucesso dos alunos, FRANCINETE DO SOCORRO DA COSTA DINIZ , 07/2019
  • VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E NÍVEIS DE FALA NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA, MARIA CLEIDIANE POMPEU WANZELER , 06/2019
  • GRAFIA E PONTUAÇÃO: um estudo de caso de um grupo de letras no aplicativo WhatsApp, DEUZIANE DE MATOS RODRIGUES , 07/2019
  • A ORALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA, LAISY CRISTINY CAVALCANTE TRINDADE , 07/2019
  • A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, NICEIA DE NAZARE DRAGO DA SILVA , 02/2020
  • PESQUISA SOBRE ALUNOS QUE ESTUDAM NA EJA E ALUNOS QUE, POR ALGUM MOTIVO PESSOAL,ABANDONARAM OS ESTUDOS NO DECORRER DO ANO LETIVO, ALDERICO COTA DE ASSIS , 02/2020
  • A DURA REALIDADE DE UM PROFESSOR NA ZONA RURAL: AS VIVÊNCIAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL, JAILSON CORREA TENORIO , 02/2020
  • A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, ROSINEIA MAGNO GONCALVES , 02/2020
  • PESQUISA SOBRE ALUNOS QUE ESTUDAM NA EJA E ALUNOS QUE, POR ALGUM MOTIVO PESSOAL,ABANDONARAM OS ESTUDOS NO DECORRER DO ANO LETIVO, JUNIOR RODRIGUES PUREZA , 02/2020
  • NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA CRUZ DO PIRIÁ, DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO-PARÁ, ANA CLEA TENORIO MORAES , 02/2020
  • NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA CRUZ DO PIRIÁ, DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO-PARÁ, JEANE PINHEIRO JORGE , 02/2020
  • ESTRATÉGIAS INTERROGATIVAS EM PERGUNTAS ESCRITAS ELABORADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MOCAJUBA , FERNANDO LUIZ POMPEU VARELA , 02/2020
  • Enunciação e progressão de sentidos: estudo da categoria pessoa em textos narrativos curtos , RENAN DO SOCORRO DOS SANTOS BORGES , 02/2020
  • Mapeamento linguístico das novas perspectivas de gênero no Português do Brasil,, AMANDA RAMOS DA SILVA , 03/2022
  • O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os indígenas Parakanã, RAQUEL MACIEIRA RAMOS , 07/2022
  • Produção de texto escrito no ensino de Língua Portuguesa, AMANDA RODRIGUES PANTOJA , 07/2022
  • Estudo dos reflexos da monotongação da língua portuguesa na produção escrita de alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental, JHERYKSON NUNES LEAO , 07/2022
  • O ENSINO DE PORTUGUÊS COM FOCO NA ORALIDADE A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE ON-LINE, NADIA KOMANNETI MORAES DA SILVA , 07/2022
  • A competência de leitura de alunos de letras a partir da comparação de textos do gênero sinopse de filme, ALDALEIA OLIVEIRA FERREIRA , 12/2022
  • Proposição de um quadro de referência para (auto)avaliação da proficiência linguística para o português língua materna, THIAGO JUNIOR MIRANDA POMPEU , 01/2023
  • Práticas metodológicas no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de Mocajuba (PA), OCIDELMA BARROSO DE SOUZA FIGUEREDO , 12/2022
  • O ensino do gênero textual notícia por meio da escuta no 8° Ano do Ensino Fundamental, SUELEM DE FATIMA CRUZ DOS PRAZERES , 01/2023
  • A pré-leitura como estratégia de desenvolvimento da competência de leitura no ensino de Língua Portuguesa, DARLEYSON WESLEY DA MATA TELES , 12/2022
  • Lendo e descobrindo: um olhar sobre o ensino da leitura ativa no 9º ano do Ensino Fundamental, PATRICIA CALDAS DE ABREU , 12/2023
  • Ensino de língua e resistência: Estudo de caso sobre as práticas de oralidade e oralização em língua portuguesa de um aluno com gagueira no 8° ano do Ensino Fundamental, MATHEUS ADAN DAMASCENO WANZELER , 01/2024
  • ANÁLISE DOS DESCRITORES DE LEITURA DO SAEB NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, REINARA COSTA SILVA , 02/2024
  • Escutar para aprender: estudo da compreensão textual a partir da leitura auditiva, VANUSSE VALENTE COELHO , 02/2024
  • Análise intersemiótica da formação de palavra e construção de sentido no gênero textual meme, ROSIVANE BARATA CORREA , 02/2024

Orientações de Pós-Graduação (16)

  • Mestrado, DANIELLE LOPES MARTINS, 01/2020 - 03/2023 , Finalizada em 03/2023
  • Mestrado, INATAIA ASSURINI, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, UELITON DE SOUSA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JUCELINA DE OLIVEIRA SANTOS, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WALLAMY COSTA CALDAS, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CLAUDIO ANTONIO TRINDADE ANDRADE, 03/2023 - 04/2023 , Finalizada em 04/2023
  • Mestrado, MARCOS PAULO DE OLIVEIRA BARROS, 08/2019 - 06/2023 , Finalizada em 06/2023
  • Mestrado, LEIDIANI PENA PINHEIRO, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, QUELVIA SOUZA TAVARES, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KLEBY MIRANDA COSTA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUCIANA LOPES TAVARES, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, FERNANDO LUIZ POMPEU VARELA, 11/2019 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, RENAN DO SOCORRO DOS SANTOS BORGES, 11/2019 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, FERNANDO LUIZ POMPEU VARELA, 01/2020 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, RENAN DO SOCORRO DOS SANTOS BORGES, 01/2020 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.245