CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Artigos (10)
2021, Jorge Domingues Lopes; Quélvia Souza Tavares , Perspectivas discursivas sobre educação escolar indígena na construção da escola Ky-ikatêjê, ISSN: 2236-6377
2020, Jorge Domingues Lopes, Leidiani Pena Pinheiro , "A GENTE ESTUDA PRA PODER SABER": análise do discurso ka?apor sobre sociedade, educação e trabalho, ISSN: 19837828
2019, COSTA, KLEBY MIRANDA, Jorge Domingues Lopes , RELAÇÕES INTERCULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS DE POVOS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA, ISSN: 23181346
2018, Jorge Domingues Lopes, Renan do Socorro dos Santos Borges , Para uma crítica lexicográfica das microestruturas da Munduruku Word List, ISSN: 2237-6321
2018, Jorge Domingues Lopes, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral , O Vocabulario Portuguez, e Latino, e Brasílico, de Raphael Bluteau: Análise dos brasileirismos ameríndios de base Tupí, ISSN: 1981-5794
2016, Jorge Domingues Lopes, Marcus Vinicius Carvalho Garcia , A Construção da Plataforma Digital Interativa do Mapa Etno-Histórico, de Curt Nimuendajú, ISSN: 2176-834X
2015, Jorge Domingues Lopes , Esboço da morfologia da língua Suruí-Aikewára, com base no clássico trabalho de Rodrigues 'A estrutura do Tupinambá', ISSN: 21792194
2015, Jorge Domingues Lopes, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Ariel Pheula do Couto e Silva, Abdelhak Razky, Tabita Fernandes da Silva , L'Atlas linguistique sonore des langues indigènes du Brésil: un projet en cours, ISSN: 07619081
2015, Jorge Domingues Lopes, Eliete de Jesus Bararuá Solano, Ikatu Santos Suruí, Tymykong Suruí , Metáforas nos processos de neologia da língua Suruí-Aikewára, ISSN: 2176834X
2013, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Jorge Domingues Lopes , Arqueologia e Linguística Histórica das Línguas Indígenas da América do Sul, ISSN: 23171375
Publicação em Eventos (9)
2022, Darleyson Wesley da Mata Teles, Suelem de Fátima Cruz dos Prazeres, Jorge Domingues Lopes, PCNA e o processo formativo no contexto pandêmico, Encontro Integrado de Socialização dos Projetos do PIBID, PCNA, Monitoria e Residência Pedagógica, Resumo
2022, Aldaléia Oliveira Ferreira, Thiago Junior Miranda Pompeu, Jorge Domingues Lopes, Atividades de leitura no PCNA: a formação de bolsistas-monitores no período pandêmico, Encontro Integrado de Socialização dos Projetos do PIBID, PCNA, Monitoria e Residência Pedagógica, Resumo
2022, Darleyson Wesley da Mata Teles, Jorge Domingues Lopes, Reflexões sobre o programa de cursos de nivelamento da aprendizagem: uma formação para além da graduação, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
2022, Suelem de Fátima Cruz dos Prazeres, Jorge Domingues Lopes, A autodescrição oral em apresentações discursivas, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
2022, Thiago Junior Miranda Pompeu, Jorge Domingues Lopes, O desenvolvimento da competência de leitura a partir dos roteiros de questões do livro didático de Português do Ensino Fundamental, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
2022, Aldaléia Oliveira Ferreira, Jorge Domingues Lopes, O processo de leitura de artigos científicos por estudantes universitários, III Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
2020, Jorge Domingues Lopes, Perspectivas educacionais relacionadas ao Atlas Sonoro das Línguas Indígenas do Brasil, Seminário de Educação ? Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, Trabalho Completo
2017, Jorge Domingues Lopes, Fernando Luiz Pompeu Varela, Políticas linguísticas, materiais didáticos e discursos no Curso de Letras Licenciatura, I Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
2015, Jorge Domingues Lopes, Dicionário da língua Suruí do Tocantins (Aikewára), I Simpósio de Pesquisa em Línguas Indígenas Região Norte, Resumo
Capítulos de Livros (6)
2022, Definição e uso de etnônimos indígenas brasileiros no ensino de português, Perspectivas para o ensino de línguas, Jorge Domingues Lopes
2022, Estratégias interrogativas em perguntas escritas elaboradas por alunos do Ensino Fundamental de Mocajuba, Práticas de Letramento e Escrita para a Educação Básica, Fernando Luiz Pompeu Varela, Jorge Domingues Lopes
2022, Estudo da construção enunciativa da categoria de pessoa (personagens) na progressão textual de narrativas produzidas no Ensino Médio, Estudo da construção enunciativa da categoria de pessoa (personagens) na progressão textual de narrativas produzidas no Ensino Médio, Jorge Domingues Lopes, Renan do Socorro dos Santos Borges
2017, O atlas sonoro das Línguas Indígenas do Brasil: um projeto em andamento, Estudos Geossociolinguísticos do Português Brasileiro, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Anderbio Marcio da Silva Martins, Ariel Pheula do Couto e Silva, Jorge Domingues Lopes
2016, Dicionário temático bilíngue eletrônico da língua Suruí-Aikewára, Línguas e Culturas Tupí Volume 4, Renan do Socorro dos Santos Borges, Jorge Domingues Lopes
2011, Esboço gramatical do Asuriní do Trocará, Contribuições para o Inventário da Língua Asuriní do Tocantins: Projeto Piloto para a Metodologia Geral do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Daniella Vanêssa Abrantes Martins, Ariel Pheula do Couto e Silva, José Porfírio Fontenelle de Carvalho, Suseile Andrade Sousa, Jorge Domingues Lopes
Livros (9)
2020, Catálogo preliminar de línguas indígenas do Norte do Brasil: A família Tupí-Guaraní, Jorge Domingues Lopes
2020, Toda Literatura do Jornal O MARAJÓ. Soure ? Ilha do Marajó ? Pará, 1903-1904, Jorge Domingues Lopes, Dilomeno Márcio Maués Vitelli, Ângela Maria Vasconcelos Sampaio Góes
2019, Anais do II Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Jorge Domingues Lopes, Raquel Maria da Silva Costa
2017, Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes, Curt Nimuendajú
2017, Esboço da Gramática da Língua Tuparí, Aryon Dall'Igna Rodrigues, Franz Caspar
2017, PARFOR: Práxis Amazônicas na Formação dos Professores da Educação Básica, João Batista do Carmo Silva e Jorge Domingues Lopes
2016, Línguas e Culturas Tupí Volume 4, Jorge Domingues Lopes, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Edineia Aparecida Isidoro
2009, O Livro das Solidões, Jorge Domingues Lopes
Produções Tecnológicas (1)
2018, Lexicógrafo - Base Lexicográfica de Dados Linguísticos, Fabricio de Souza Farias, Jorge Domingues Lopes, Carlos Augusto dos Santos Machado
Participações em Bancas de Concursos (3)
2019, Processo Seletivo do DINTER UFPA-UNICAMP, Jorge Domingues Lopes, José Claudinei Lombardi, Mara Jacomeli, Alexandrina Monteiro
2016, Comissão de Avaliadores do Programa de Monitoria, Prof. Avaliador: Jorge Domingues Lopes
2016, Banca Examinadora do Processo Seletivo 2016 do Curso de Mestrado Acadêmico do PPGEDUC, Professores avaliadores: Jorge Domingues Lopes, Gilcilene Dias da Costa, Doriedson do Socorro Rodrigues, Bendita Celeste de Moraes Pinto, Gilmar Pereira da Silva, José Valdinei Albuquerque de Miranda
Participações em Bancas de Cursos (27)
2022, Qualificação de Mestrado O FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: UMA ANALISE A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICPIO DE CAMETA-PA, LAURA SOPHIA CRUZ DE ANDRADE
2021, Dissertação de Mestrado A (in)disciplina escolar na relacao professor-aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
2021, Dissertação de Mestrado A (in)disciplina escolar na relacao professor-aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
2021, Monografia de Graduação O ESVOACAR LIBERTADOR A PARTIR DAS EXPERIENCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE CURSOS DE NIVELAMENTO DA APRENDIZAGEM NA UFPA/CAMPUS DE CAMETA, LARISSA SERRAO RIBEIRO
2021, Qualificação de Mestrado A prática reflexiva de uma professora e sua docência: uma experiência de leitura literária nas aulas de língua portuguesa na EMEF de Cametá-Tapera zona rural do município de Cametá, Iranildes Meireles dos Santos
2021, Qualificação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA DE UMA PROFESSORA E SUA DOCENCIA: UMA EXPERIENCIA DE LEITURA LITERARIA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NA EMEF DE CAMETA- TAPERA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE CAMETA., IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
2021, Qualificação de Mestrado TECITURAS A UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICACAO: Intercambiamentos Teoricos e Empiricos, ELIELTON BRANDAO SERRAO
2021, Qualificação de Mestrado Tecituras a uma pedagogia da significação: Intercambiamentos Teóricos e Empíricos, Elielton Brandao Serrão
2020, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CRITICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLES LINGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZONIA, KLEBY MIRANDA COSTA
2020, Dissertação de Mestrado A formação crítico-reflexiva de professores de inglês língua estrangeira em uma perspectiva intercultural na Amazônia, Kleby Miranda Costa
2020, Dissertação de Mestrado Patrimônio Cultural e Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes de Curt Nimuendajú: Política Pública e Diversidade Linguística, Ana Carolina Rezende Leão
2020, Dissertação de Mestrado TENSIONAMENTOS DISCURSIVOS NA CONSTRUCAO DA ESCOLA INDIGENA MẼ AKRE KOJAKATI DA COMUNIDADE INDIGENA KỲIKATEJE, QUELVIA SOUZA TAVARES
2020, Dissertação de Mestrado Tensionamentos discursivos na construção da Escola Indígena Mẽ akre kôjakati da comunidade indígena Kỳikatêjê, Quélvia Souza Tavares
2020, Qualificação de Mestrado A relacao professor-aluno no Ensino Fundamental anos iniciais: um olhar sobre a disciplina na escola, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
2020, Qualificação de Mestrado A (in)disciplina escolar na relacao professor-aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
2019, Qualificação de Mestrado A formação crítico-reflexiva de professores de inglês: um estudo intercultural de narrativas de egressos da UFPA, na Amazônia, KLEBY MIRANDA COSTA
2019, Qualificação de Mestrado Tensionamentos discursivos na construção da Escola Indígena Mẽ Akre Kôyakati da comunidade indígena Kỳikatêjê, QUÉLVIA SOUZA TAVARES
2019, Dissertação de Mestrado HEIDEGGER: ENTRE A TECNICA E A SERENIDADE, FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO
2019, Dissertação de Mestrado O papel sociocultural da mulher Ka?apor dentro da comunidade Xie pihũ renda/Terra Indígena Alto Turiaçu, Leidiani Pena Pinheiro
2019, Dissertação de Mestrado O PAPEL SOCIOCULTURAL DA MULHER KAAPOR DENTRO DA COMUNIDADE XIE PIHŨ RENDA/TERRA INDIGENA ALTO TURIACU, LEIDIANI PENA PINHEIRO
2018, Qualificação de Mestrado HEIDEGGER: ENTRE A TECNICA E A SERENIDADE, FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO
2018, Monografia de Graduação Lexicografo: ferramenta informatizada para armazenamento, preservacao e compartilhamento de linguas, Carlos Augusto dos Santos Machado
2018, Qualificação de Mestrado Escolarizacao, emancipacao e empoderamento feminino das mulheres ka’apor da Terra Indigena Alto Turiacu, LEIDIANI PENA PINHEIRO
2018, Monografia de Graduação O uso do participio em formacoes verbais no portugues do municipio de Cameta, HELLEN CARLA CORDEIRO CARDOSO
2017, Tese Doutorado Predicação e alinhamento em Tuparí (família Tuparí, tronco Tupí), Edinéia Aparecida Isidoro
2016, Tese Doutorado Uma descrição da morfologia e de aspectos morfossintáticos da língua Akwẽ-Xerente (Jê Central), Rodrigo Guimarães Prudente Marquez Cotrim
2015, Tese Doutorado Contribuições para os estudos histórico-comparativos sobre o modelo de diversificação do sub-ramo VI da família linguística Tupí-Guaraní, Ana Maria Gouveia Cavalcanti Aguilar
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (5)
2017,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Nacional, Congresso presencial
2015,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Nacional, Seminário presencial
2015,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Nacional, Fórum presencial
2015,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Regional, Seminário presencial
2015,Conferencista Convidado, Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, Nacional, Ciclo de palestras preencial
Trabalho de Fim de Curso(41)
Os mecanismos coesivos na produção textual: Coordenação, tomada ao referente e reduplicação., ROZIVANA ALMEIDA MORAES ,
04/2017
"ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA ORALIZAÇÃO DE TEXTOS NA 4ª ETAPA NA ESCOLA SÃO FRANCISCO, NO MUNICÍPIO DE BAIÃO. PARÁ", MARIA ROSA QUEIROZ VIEIRA ,
01/2017
"DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS NA ESCRITA DE LENDAS POR ALUNOS DA 4ª ETAPA DA EJA DA ESCOLA SÃO FRANCISCO", MANOEL JOAO DA COSTA FERREIRA ,
01/2017
Reflexões sobre o tratamento lexicográfico a partir da Munduruku Word List, de Marjorie Crofts, RENAN DO SOCORRO DOS SANTOS BORGES ,
07/2017
Estudo do Regionalismo em Duas Obras Literárias de Salomão Larêdo, JEISE PORTUGAL VIANA ,
08/2017
Análise do alongamento de vogais na fala dos adultos da comunidade de Nazaré Poeirão, de Cametá-PA, FERNANDO LUIZ POMPEU VARELA ,
08/2017
Um estudo sobre os processos avaliativos utilizados na disciplina de Língua Portuguesa em uma turma de 6º ano da Escola Francisca Xavier, DIHELEN RIBEIRO PINHEIRO ,
08/2017
"DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS NA ESCRITA DE LENDAS POR ALUNOS DA 4ª ETAPA DA EJA DA ESCOLA SÃO FRANCISCO"., MANOEL JOAO DA COSTA FERREIRA ,
01/2017
"Ensinar ou não a gramática nas aulas de Português no Brasil: Um estudo comparativo", BENEDITO JUNIOR ROCHA PANTOJA ,
02/2018
"A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA SOBR EDUCAÇÃO E TRABALHO POR MEIO DA FALA DOS MORADORES DA COMUNIDADE JOROCOZINHO DE BAIXO, MUNICÍPIO DE CAMETÁ"., MARIA ELENIR SOUZA MENDES ,
05/2018
Estudo dos termos de informática em textos publicitários: a introdução e difusão de neologismos no Brasil através da revista Veja, LAISE ALVES MEIRELES ,
08/2018
Caracterização das desinências verbais da fala cametaense: análise morfológica de contos fantásticos, AMANDA INGRID NOGUEIRA FREITAS ,
08/2018
Caracterização fonética da fala de uma pessoa afásica, RAQUEL ASSUNCAO PANTOJA ,
08/2018
A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA NA TURMA DO 6º ANO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS MARCADORES DISCURSIVOS "AÍ" E "ENTÃO", DACIANE ROSA PANTOJA ,
02/2019
GÊNERO TEXTUAL RÓTULO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS, IVAN PEREIRA PACHECO ,
02/2019
Análise da adequação da proficiência na escrita nos textos escritos pelos alunos da 4ª etapa da EJA na E.M.E.F São João Batista de Cametá, AELIQUIN MARQUES OLAIO ,
08/2018
A PRESENÇA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO "PARA VIVER JUNTOS" DE PORTUGUÊS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA NEIDA DOS PRAZERES FREITAS ,
02/2019
A AVALIAÇÃO BIMESTRAL COMO INSTRUMENTO FORMATIVO:
estudo das competências exigidas em avaliações bimestrais de língua portuguesa no Ensino Médio, ALDEMIRA VIANA FREITAS ,
07/2019
O ENSINO DE PORTUGUÊS NO PNAIC: estudo das relações entre ensino-aprendizagem de língua portuguesa e o sucesso dos alunos, FRANCINETE DO SOCORRO DA COSTA DINIZ ,
07/2019
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E NÍVEIS DE FALA NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA, MARIA CLEIDIANE POMPEU WANZELER ,
06/2019
GRAFIA E PONTUAÇÃO: um estudo de caso de um grupo de letras no aplicativo WhatsApp, DEUZIANE DE MATOS RODRIGUES ,
07/2019
A ORALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA, LAISY CRISTINY CAVALCANTE TRINDADE ,
07/2019
A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, NICEIA DE NAZARE DRAGO DA SILVA ,
02/2020
PESQUISA SOBRE ALUNOS QUE ESTUDAM NA EJA E ALUNOS QUE, POR ALGUM MOTIVO PESSOAL,ABANDONARAM OS ESTUDOS NO DECORRER DO ANO LETIVO, ALDERICO COTA DE ASSIS ,
02/2020
A DURA REALIDADE DE UM PROFESSOR NA ZONA RURAL: AS VIVÊNCIAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL, JAILSON CORREA TENORIO ,
02/2020
A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, ROSINEIA MAGNO GONCALVES ,
02/2020
PESQUISA SOBRE ALUNOS QUE ESTUDAM NA EJA E ALUNOS QUE, POR ALGUM MOTIVO PESSOAL,ABANDONARAM OS ESTUDOS NO DECORRER DO ANO LETIVO, JUNIOR RODRIGUES PUREZA ,
02/2020
NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA CRUZ DO PIRIÁ, DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO-PARÁ, ANA CLEA TENORIO MORAES ,
02/2020
NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA CRUZ DO PIRIÁ, DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO-PARÁ, JEANE PINHEIRO JORGE ,
02/2020
ESTRATÉGIAS INTERROGATIVAS EM PERGUNTAS ESCRITAS ELABORADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MOCAJUBA
, FERNANDO LUIZ POMPEU VARELA ,
02/2020
Enunciação e progressão de sentidos: estudo da categoria pessoa em textos narrativos curtos
, RENAN DO SOCORRO DOS SANTOS BORGES ,
02/2020
Mapeamento linguístico
das novas perspectivas de gênero no Português do Brasil,, AMANDA RAMOS DA SILVA ,
03/2022
O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os indígenas Parakanã, RAQUEL MACIEIRA RAMOS ,
07/2022
Produção de texto escrito no ensino de Língua Portuguesa, AMANDA RODRIGUES PANTOJA ,
07/2022
Estudo dos reflexos da monotongação da língua portuguesa na produção escrita de alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental, JHERYKSON NUNES LEAO ,
07/2022
O ENSINO DE PORTUGUÊS COM FOCO NA ORALIDADE A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE ON-LINE, NADIA KOMANNETI MORAES DA SILVA ,
07/2022
Proposição de um quadro de referência para (auto)avaliação da proficiência linguística para o português língua materna, THIAGO JUNIOR MIRANDA POMPEU ,
01/2023
Práticas metodológicas no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de Mocajuba (PA), OCIDELMA BARROSO DE SOUZA FIGUEREDO ,
12/2022
O ensino do gênero textual notícia por meio da escuta no 8° Ano do Ensino Fundamental, SUELEM DE FATIMA CRUZ DOS PRAZERES ,
01/2023
A competência de leitura de alunos de letras a partir da comparação de textos do gênero sinopse de filme, ALDALEIA OLIVEIRA FERREIRA ,
12/2022
A pré-leitura como estratégia de desenvolvimento da competência de leitura no ensino de Língua Portuguesa, DARLEYSON WESLEY DA MATA TELES ,
12/2022
Orientações de Pós-Graduação (17)
Mestrado, JUCELINA DE OLIVEIRA SANTOS, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, IPIPAWAIA POMPEU ASSURINI, 02/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, INATAIA ASSURINI, 02/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, UELITON DE SOUSA, 02/2023
- ,
Orientação em Andamento