IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA
Produção Intelectual
Artigos (19)
2023, Cláudia Camila do Nascimento da Silva, Edevania Nogueira Cordeiro, Valéria Risuenho Marques , Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores, ISSN: 25944576
2023, FRANCO, CARLOS ALBERTO AQUINO, Valéria Risuenho Marques , Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto, ISSN: 25254332
2022, Karen Luana Viana Braga, Michelly da Silva Fernandes, Leonardo Carlos Rodrigues Pantoja, Valéria Risuenho Marques , O uso de aplicativos no ensino de frações: reflexões no âmbito da iniciação à docência, ISSN: 19833156
2022, Sinaura Maria Viana Assunção, Valéria Risuenho Marques , Aspectos no percurso formativo dos residentes no âmbito do Programa Residência Pedagógica, ISSN: 19832656
2022, Carmem Lúcia Braga da Conceição, Michele de Paula Guimarães de S. Pinheiro, Valéria Risuenho Marques , Saberes docentes e estágio: uma experiência no ensino remoto, ISSN: 24475971
2022, Edna Maria dos Santos da Silva, Nádia da Silva Dória, Valéria Risuenho Marques , Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia, ISSN: 27636488
2022, Benozil Ferreira Miranda, Valéria Risuenho Marques , Aspectos do percurso formativo de residentes do curso de licenciatura integrada, ISSN: 26751313
2022, Danielle Santana Aracati, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Valéria Risuenho Marques , Estágio de docência: vivências do/no ensino remoto, ISSN: 18071597
2021, Mariely Layane Almeida de Lima, Valéria Risuenho Marques , Programa Residência Pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes, ISSN: 19845499
2021, Vitor Marone Teixeira Lisboa, Valéria Risuenho Marques , Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo, ISSN: 2317904X
2020, Raquel Batista Correa, Valéria Risuenho Marques , O papel do preceptor na formação de residentes, ISSN: 21764360
2020, Valéria Risuenho Marques , Percepções de licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais: um olhar sobre as observações, ISSN: 23175125
2020, Fernando da Silva Caldas, Vagner Viana da Graça, Valéria Risuenho Marques , Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas, ISSN: 22379460
2020, KARINE CERDEIRA DOS SANTOS e Valéria Risuenho Marques , Avaliação formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas de professores dos anos iniciais, ISSN: 25255444
2020, Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena , Aspectos da pluralidade na concepção da alfabetização matemática, ISSN: 25270753
2019, Maria do Carmo Sousa de Souza, Valéria Risuenho Marques , Multiplicação e o Jogo da Velha: possibilidades de aprendizagens, ISSN: 19816979
2019, Fábio José Alves Ribeiro, Valéria Risuenho Marques , Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado, ISSN: 22370315
2018, Valéria Risuenho Marques, Maricilda Nazaré Raposo de Barros, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena , Licenciandos, Formadores e Professores dos Anos Iniciais: diálogos em práticas no Estágio, ISSN: 25265970
2015, Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena , Alfabetização Matemática: desafios da pluralidade, ISSN: 16462831
Publicação em Eventos (22)
2020, Ana Julia Franco Gell, Israel Monteiro Soares, Valéria Risuenho Marques, Estágio de docência: reflexões do processo formativo de graduandos, Encontro Paraense de Licenciaturas, Resumo
2020, Danielle Santana Aracati, Viviane Domiciano Coutinho, Valéria Risuenho Marques, Estágio de docência: aprendizagens na formação inicial de professores, Encontro Paraense de Licenciaturas, Trabalho Completo
2019, Valéria Risuenho Marques, Desafios e avanços no contexto do estágio, 1 Seminário de Estágio da Escola de Aplicação da UFPA, Trabalho Completo
2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro
Larrysa Kelly Gomes
Leila Kátia de Sousa Farias
Valéria Risuenho Marques, Observação, pesquisa e regência: tarefas essenciais ao processo de formação inicial docente, 1˚ Seminário de Estágio da Escola de Aplicação da UFPA, Resumo Expandido
2019, Caroline do Nascimento dos Santos, Valéria Risuenho Marques, Estágio de Docência:possibilidades para ensinar/aprender a profissão docente, XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo/ III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
2019, Acy Rui Nascimento, Valéria Risuenho Marques, Avaliação das aprendizagens em matemática nos anos inicias: percepções de graduandos, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
2019, Benozil Ferreira Miranda
Carolina Gonçalves de Almeida
Valéria Risuenho Marques
, Estágio de docência na formação inicial do professor: teoria e prática em situação de regência, 1˚ Seminário de Estágio da Escola de Aplicação da UFPA, Resumo Expandido
2019, Vitor Marone Teixeira Lisboa, Valéria Risuenho Marques, Intervenção pedagógica no âmbito do Programa Residência Pedagógica, XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Trabalho Completo
2018, Isabelly Coutinho Pereira
Tainá Pereira Prestes
Valéria Risuenho Marques, Sequência de Atividades nos Anos Iniciais: Uma Perspectiva Interdisciplinar, II Diálogos entre Educação Básica e Universidade, Resumo Expandido
2018, Karine Cerdeira dos Santos
Raquel Batista Corrêa
Valéria Risuenho Marques, Percepção das práticas e instrumentos de avaliação em aulas de matemática nos Anos Iniciais, II Diálogos entre Educação Básica e Universidade, Resumo Expandido
2018, Tainá Pereira Prestes
Isabelly Coutinho Pereira
Valéria Risuenho Marques, História em Quadrinhos: reflexões acerca da implementação de uma sequência de atividades nos Anos Iniciais, I Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha, Trabalho Completo
2018, Valéria Risuenho Marques, Raquel Batista Correa, Percepções de licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais, 5˚ Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 5˚ SIPEMAT, Trabalho Completo
2017, Karine Cerdeira dos Santos
Valéria Risuenho Marques, Percepções das práticas e instrumentos de avaliação em aulas de matemática nos anos iniciais, Ciências na Ilha, Resumo Expandido
2016, Rosicléia Martins Nogueira, Valéria Risuenho Marques, Entre rios e saberes: trabalhando gráficos e tabelas em turma de Educação Infantil, Encontro de Combinatória, Estatística e Probabilidade dos Anos Iniciais, Trabalho Completo
2015, Valéria Risuenho Marques, Carlos Aldemir Farias da Silva, Alfabetização na perspectiva da racionalidade aberta, VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Trabalho Completo
2015, Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Alfabetização Matemática: um caminho pela história para ler o presente, Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, Trabalho Completo
2015, Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Alfabetização Matemática: aprendizagem para além dos muros da escola, X Encontro Paraense de Educação Matemática, Trabalho Completo
2014, Noemia das Graças Rodrigues dos Santos, Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Colecionando trecos e somando conhecimentos matemáticos na Educação Infantil: conexões com a formação docente, II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Trabalho Completo
2014, Benedito do Nascimento Vieira, Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Práticas de Alfabetização em Linguagem e Matemática: projeto de extensão em articulação com pesquisa e ensino, 6˚ Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Trabalho Completo
2013, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Maria Augusta Raposo de Barros Brito, Valéria Risuenho Marques, Reflexões sobre a teoria da objetificação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, III Encontro Paraense de Etnomatemática/II Seminário de Etnomatemática, Resumo Expandido
2012, Valéria Risuenho Marques, Filardes de Jesus Freitas da Silva, Aldenora Amador Perrone, Pesquisa em Etnomatemática: um recorte da produção do GEMAZ, 4˚ Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Trabalho Completo
2012, Valéria Risuenho Marques, Projeto de Tese, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Outros
Capítulos de Livros (14)
2023, Tarefas de ensino-aprendizagem-avaliação para o ensino de matemática: uma experiência na formação de professoras dos anos iniciais, Capítulo de livro, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Valéria Risuenho Marques, Ieda Maria Giongo
2023, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO/DO ESTÁGIO REMOTO, Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão, DAMASCENO, PRISCILA DE NAZARÉ, ROSA, PEDRO AUGUSTO LOPES, Valéria Risuenho Marques
2023, Ensino de frações: planejamento e produção de videoaula para o contexto remoto, Formação inicial: experiências discentes no Programa Residência Pedagógica, Michelly da Silva Fernandes, Karen Luana Viana Braga, Leonardo Carlos Rodrigues Pantoja, Valéria Risuenho Marques
2023, Material didático: experiências no âmbito da iniciação à docência, Formação inicial: experiências discentes no Programa Residência Pedagógica, Ellen Teresa Brito da Costa, Rita Sales Oliveira, Yasmim Nazaré Moura Sarmanho, Leonardo Carlos Rodrigues Pantoja, Valéria Risuenho Marques
2022, Pensamento algébrico nos anos iniciais: uma experiência na formação de professoras, Ensino de matemática e de ciências da natureza: convergências e reflexões teórico-metodológicas nos campos da prática e da formação docente, Valéria Risuenho Marques, Juliana Batista Mescouto, Josete Leal Dias
2020, Práticas inovadoras no ensino da Matemática: a experiência da Escola de Aplicação da UFPA, Programa Residência Pedagógica na UFPA: Experiências de Ensino e Formação, Irene Castro Pereira, Valéria Risuenho Marques, Cristiane Ruiz Gomes, Paulo Vilhena da Silva, Silvia Danielle da Cunha Smith, Edilson dos Passos Neri Júnior
2019, PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS, Universo dos Segmentos envolvidos com a Educação Matemática, Valéria Risuenho Marques, Raquel Batista Corrêa
2019, Sequência de atividades nos anos iniciais: uma perspectiva interdisciplinar, Anais do II Diálogos entre Educação Básica e Universidade, Isabelly Coutinho Pereira, Tainá Pereira Prestes, Valéria Risuenho Marques
2019, Percepção das práticas e instrumentos de avaliação em aulas de matemática nos Anos Iniciais, Anais do II Diálogos entre Educação Básica e Universidade, Karine Cerdeira dos Santos, Raquel Batista Correa, Valéria Risuenho Marques
2015, Etnomatemática e complexidade: por um ensino educativo, Educação Matemática na Amazônia Ribeirinha: Práticas e Investigações, Janderson Vieira de Souza, Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena
2015, Alfabetização em língua materna e em Matemática: perspectiva de integração e complementaridade, Educação Matemática na Amazônia Ribeirinha: Práticas e Investigações, Valéria Risuenho Marques, Janderson Vieira de Souza
2012, Alfabético, que bom! E agora?, Alfabetização, Letramento e Matemática, Ângela Maria de Oliveira Pereira, Cilene Maria Valente da Silva, Maria do Socorro Pereira Lima, Rita de Cássia Bastos Silva, Valéria Risuenho Marques
2012, Letramento e Matemática: Explorando a Leitura de Encarte, Alfabetização, Letramento e Matemática, Lorena Bischoff Trescastro, Valéria Risuenho Marques
2012, Sequência didática - campo semântico: Manga Concreta, Alfabetização, Letramento e Matemática, Keila Michelle Silva Monteira, Valéria Risuenho Marques
Livros (2)
2019, Anais do II Diálogos entre Educação Básica e Universidade, Valéria Risuenho Marques
2015, Educação Matemática na Amazônia Ribeirinha: Práticas e Investigações, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Valéria Risuenho Marques, Humberto de Jesus Caldas Pereira, Mário Ferreira Pereira, Alexandre Vinícios Damasceno, Janderson Vieira de Souza, Osavaldo dos Santos Barros, Osvando dos Santos Alves, Josete Leal Dias, Maria Augusta Raposo de Barros Brito, Lucélida da Fátima Maia da Costa, Carlos Alberto Nobre da Silva, Noemia das Graças Rodrigues dos Santos
Participações em Bancas de Cursos (15)
2022, Monografia de Graduação Aspectos do Percurso Formativo de Residentes do Curso de Licenciatura Integrada, BENOZIL FERREIRA MIRANDA
2021, Monografia de Graduação Avancos e desafios na/para a producao de materiais pedagogicos para o uso no ensino remoto, CAROLINA GONCALVES DE ALMEIDA
2021, Monografia de Graduação O USO DE APLICATIVOS NO ENSINO DE FRACOES: REFLEXOES NO AMBITO DA INICIACAO A DOCENCIA, KAREN LUANA VIANA BRAGA
2019, Dissertação de Mestrado EDUCACAO MATEMATICA: VOZES E OLHARES DOCENTES, FERNANDA SOUZA FERNANDES
2019, Qualificação de Mestrado EDUCACAO MATEMATICA: VOZES E OLHARES DOCENTES EM CAMINHO DE CANOA PEQUENA, FERNANDA SOUZA FERNANDES
2019, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS OPERACOES DE ADICAO E DE SUBTRACAO, FUNDAMENTADANA TEORIA DAS SITUACOES DIDATICAS, EDILENE FERNANDES LEAL
2019, Dissertação de Mestrado SABERES GEOMETRICOS MOBILIZADOS NA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS, PATRÍCIA RAQUEL SANTANA DE CARVALHO
2018, Qualificação de Mestrado ORGANIZACAO DIDATICA PARA O ENSINO DAS OPERACOES DE ADICAO E DE SUBTRACAO: Uma proposta fundamentada na teoria das situacoes didaticas (TSD) e na engenharia didatica (ED), EDILENE FERNANDES LEAL
2018, Qualificação de Mestrado Saberes Geometricos mobilizados na formacao continuada de professores dos anos iniciais, PATRÍCIA RAQUEL SANTANA DE CARVALHO
2016, Monografia de Especialização A Matemática na Educação Infantil em um Contexto Ribeirinho, Cleude de Jesus Costa
2016, Monografia de Especialização Aprendizagem Significativa em Matemática: Experiência Poética numa Escola Ribeirinha, José Maria Andrade Filho
2016, Monografia de Especialização Práticas Tradicionais Quilombola como Ambiente Mobilizador de Ideias Matemáticas, Elizângela Maria Pinheiro da Costa
2016, Monografia de Especialização As Manifestações do Projeto AMAR nas Práticas Pedagógicas dos Professores dos Anos Iniciais, José Marques Passos
2016, Monografia de Especialização Ser Professor na Escola Ribeirinha: Uma Perspectiva sobre o Ensino da Matemática, Giselle Trindade Conceição
2016, Monografia de Especialização Entre rios e saberes: trabalhando gráficos e tabelas em turma de Educação Infantil, Rosicléia Martins Nogueira
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (7)
2018,Membro da Comissões Organizadora, Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica, Local, IV Seminário de Estágios da Licenciatura Integrada
2018,Membro da Comissões Organizadora, EEET Prof. Anísio Teixeira e Universidade Federal do Pará, Regional, II Diálogos entre Educação Básica e Universidade
2018,Membro da Comissões Organizadora, Auditório do ICED, Local, III Seminário de Estágio da Licenciatura Integrada
2018,Membro da Comissões Organizadora, Belém, Local, Site
2017,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Local, Presencial/ II Seminário de Estágio da Licenciatura Integrada/Organizadora
2016,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Internacional, Presencial/I SIAEB/Organizadora
2012,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Nacional, Presencial/4˚ CBEm/Organizadora
Participação em Colegiados e Comissões (1)
Conselho da Faculdade de Educação Matemática e Científica, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(39)
O papel do professor regente na formação de graduandos em situação de estágio de docência, RODRIGO SANTANA DA LUZ ,
04/2017
ENTRE RISO E SABERES - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA REALIDADE RIBEIRINHA, ROSECLEIA MARTINS NOGUEIRA ,
01/2016
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CONTEXTO RIBEIRINHO, CLEUDE DE JESUS COSTA ,
09/2016
MULTIPLICAÇÃO E O JOGO DA VELHA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS, MARIA DO CARMO SOUSA DE SOUZA ,
12/2017
A IMPORTÂNCIA DO COTIDIANO DA CRIANÇA PARA O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA, EDEMILSON ROBERTO RAMALHO DE SOUSA ,
12/2017
O JOGO DIDÁTICO COMO MOBILIZADOR DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS, EVAL PIMENTEL FAYAL ,
02/2018
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES, TATIANI MEDEIROS DE LIMA ,
02/2018
Literatura Infantil e Matemática: possibilidades, BENEDITA DO SOCORRO DE JESUS SILVA ,
02/2018
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: ENTRE O DITO E O PRATICADO, FABIO JOSE ALVES RIBEIRO ,
12/2018
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE SABERES DOCENTES E SABERES MATEMÁTICOS DOS DISCENTES, ADAILSON DA SILVA CARDOSO ,
12/2018
O jogo de varetas: possibilidades para o trabalho com a proporcionalidade, ELLEN LUCIA RODRIGUES DOS SANTOS ,
01/2019
Programa Residência Pedagógica: o papel do preceptor na formação dos residentes, RAQUEL BATISTA CORREA ,
12/2019
Programa Residência Pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes, MARIELY LAYANE ALMEIDA DE LIMA ,
12/2019
Avaliação Formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas dos professores dos anos iniciais, KARINE CERDEIRA DOS SANTOS ,
12/2019
Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores, DEBORAH ALYNE DA SILVA LIMA ,
12/2019
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo vivo, VITOR MARONE TEIXEIRA LISBOA ,
12/2019
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas, FERNANDO DA SILVA CALDAS ,
12/2019
Potencialidades da regência no estágio: um olhar sensível do professor em formação inicial, CATIUSCIA DO S W OLIVEIRA DOS SANTOS ,
12/2019
O uso de aplicativos no ensino de frações: reflexões no âmbito da iniciação à docência, KAREN LUANA VIANA BRAGA ,
10/2021
Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto, CAROLINA GONCALVES DE ALMEIDA ,
12/2021
ASPECTOS DO PERCURSO FORMATIVO DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA , BENOZIL FERREIRA MIRANDA ,
02/2022