paulo vilhena da silva

ICEN - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS

Produção Intelectual

Artigos (7)

  • 2017, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva, Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior , A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemática, ISSN: 01025473
  • 2016, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva , O cálculo e a escrita matemática na perspectiva da filosofia da linguagem: domínio de técnicas, ISSN: 19833156
  • 2015, Ana Paula Guimarães Lameira, Paulo Vilhena da Silva, Rouziclayde Castelo Barata , O USO DO FACEBOOK NAS AULAS DE BIOLOGIA: CURTINDO E COMPARTILHANDO SABERES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ISSN: 000000
  • 2014, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O ver-como wittgensteiniano e suas implicações para a aprendizagem da matemática: um ensaio, ISSN: 2357724X
  • 2014, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Janeisi de Lima Meira, Paulo Vilhena da Silva , Os dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o significado linguístico no ensino e no aprendizado da matemática, ISSN: 0101465X
  • 2013, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein, ISSN: 21785201
  • 2013, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva , A compreensão de regras matemáticas na formação docente: uma pesquisa sob o ponto de vista da linguagem, ISSN: 10682341

Publicação em Eventos (40)

  • 2017, Paulo Vilhena da Silva Jaqueline Valerio Luciano Augusto Melo, Roda de conversa sobre o filme "Donald no país da Matemágica", PROJETO: “LINGUAGEM MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS”, Outros
  • 2017, Jaqueline Valerio da Cruz Paulo Vilhena da Silva, Xadrez na escola: desenvolvendo habilidades matemáticas por meio da prática do jogo, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
  • 2017, Oscar Netto Paulo Vilhena da Silva, Do raciocínio lógico a indução finita: a Torre de Hanói como recurso didático, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
  • 2017, João Paulo Vasconcelos Soares Paulo Vilhena da Silva, Cano Decimal: Confeccionando um material didático para o ensino da matemática, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
  • 2017, Elaine Maia Paulo Vilhena da Silva, A evasão escolar na Ilha do Combú: uma reflexão sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
  • 2017, Paulo Vilhena da Silva Robson Medeiros, Contextualização nas aulas de Matemática: problema ou solução?, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2017, Robson Medeiros Paulo Vilhena da Silva, Instruir, treino e apropriação de conceitos matemáticos, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2017, Josiane Reis Paulo Vilhena da Silva, Construção de plantas baixas: uma proposta didática para o desenvolvimento do raciocínio proporcional, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2017, Jaqueline Valerio da cruz, Paulo Vilhena da Silva, O uso do xadrez como alternativa para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Resumo
  • 2017, Edilson Cristian Ferreira de Souza, Jéssica Felix Martins, Paulo Vilhena da Silva, O uso de jogos no ensino da Matemática: uma experiência de formação docente, XI ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2017, Jaqueline Valerio da Cruz Paulo Vilhena da Cruz, Jogos de regras e suas contribuições no desenvolvimento de habilidades matemáticas, XI ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2017, Jaqueline Valerio da Cruz Paulo Vilhena da Silva, Desenvolvendo habilidades matemáticas: o uso do xadrez como alternativa pedaógica (Pôster), III Semana da Matemática da UFPA, Resumo
  • 2017, Gabriel Monteiro Paulo Vilhena da Silva, O que é a Matemática? Reflexões para a prática pedagógica, III Semana da Matemática da UFPA, Resumo
  • 2017, Marco Antonio Paiva Paulo Vilhen da Silva, A relevância da Filosofia no ensino da Matemática para o pensar crítico-reflexivo, III Semana da Matemática da UFPA, Resumo
  • 2017, Luciano Augusto da Silva Melo, Paulo Vilhena da Silva, TRANSPOSIÇÃO DE PRÁTICAS HISTÓRICO-SOCIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: OS CASOS DOS TABLETES DA MESOPOTÂMIA E DA REGRA DE TRÊS, ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2017, LUCIANO AUGUSTO DA SILVA MELO PAULO VILHENA DA SILVA, TRANSPOSIÇÃO DE PRÁTICAS HISTÓRICO-SOCIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: OS CASOS DOS TABLETES DA MESOPOTÂMIA E DA REGRA DE TRÊS, VI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO//VIIIENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2017, PAULO VILHENA DA SILVA, Qual o sentido de estudar Matemática? O que dizem professores e alunos, VI Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, Outros
  • 2016, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Rouziclayde Castelo Barata, A FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATIVISMO?, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (I SENALEM), Trabalho Completo
  • 2016, Jeová Pereira Martins, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA: O RIGOR NA LEITURA E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PELO ALUNO, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (I SENALEM), Trabalho Completo
  • 2016, Paulo Vilhena da Silva Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior Cristiane Gottschalk Cintia Cardoso, Linguagem e Matemática, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E MATEMÁTICA, Outros
  • 2016, Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Paulo Vilhena da Silva, DETERMINAÇÃO DE SIGNIFICADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA, XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃOA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2016, PAULO VILHENA DA SILVA VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, O ENSINO 'PARA A VIDA' NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BREVE REFLEXÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2016, PAULO VILHENA DA SILVA ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, O ENSINO 'PARA A VIDA' NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, Resumo Expandido
  • 2016, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS PAULO VILHENA DA SILVA MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PÓS-MODERNISMO, VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, Resumo Expandido
  • 2015, PAULO VILHENA DA SILVA ROUZICLAYDE CASTELO BARATA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, II FÓRUM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROTO OBEDUC/CAPES, Outros
  • 2015, ANA PAULA GUIMARÃES LAMEIRA SÔNIA HELENA COSTA ROUZICLAYDE CASTELO BARATA PAULO VILHENA DA SILVA JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIRO, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NUM CURSO DE FÉRIAS EM BELÉM (PA), X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Trabalho Completo
  • 2015, Rouziclayde Castelo Barata, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FALA DOS PROFESSORES, X ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2015, WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, X ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2015, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS JANEISI DE LIMA MEIRA PAULO VILHENA DA SILVA MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, Ensino igualitário da matemática elaborada na escola: técnicas, exercícios e linguagem universal, Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano, Trabalho Completo
  • 2015, PAULO VILHENA DA SILVA JANEISI DE LIMA MEIRA ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, Qual o sentido de estudar matemática na escola? Uma pesquisa com estudantes de classes trabalhadoras, Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano, Trabalho Completo
  • 2015, MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA , A matemática e suas aplicações na perspectiva de Wittgenstein, Conferência Interamericana de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2014, SEBASTIÃO NOGUEIRA DA FONSECA NETO, NÍVIA MAGALHÃES DA SILVA FREITAS, Paulo Vilhena da Silva, Nádia Magalhães da Silva Freitas, ?Música no Varal?: a educação para a sustentabilidade na/para a Amazônia., Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, Trabalho Completo
  • 2014, PAULO VILHENA DA SILVA NIVIA MAGALHÃES DA SILVA FREITAS JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIROS, A aprendizagem significativa favorecida pela modelagem matemática: releitura de uma experiência, 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, Trabalho Completo
  • 2014, Ana Paula Guimarães Lameira, Paulo Vilhena da Silva, João Manoel da Silva Malheiro, Rouziclayde Castelo Barata, O uso do facebbok nas aulas de biologia: curtindo e compartilhando saberes para uma aprendizagem significativa, 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, Trabalho Completo
  • 2014, PAULO VILHENA DA SILVA, O APRENDIZADO DE REGRAS MATEMÁTICAS: UMA PESQUISA DE INSPIRAÇÃO WITTGENSTEINIANA COM CRIANÇAS DA 4ª SÉRIE NO ESTUDO DA DIVISÃO, IV CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL., Outros
  • 2014, PAULO VILHENA DA SILVA MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, A ESCOLA E O CONHECIMENTO ESCOLAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, V JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2014, Marisa Rosâni Abreu da Silveira Paulo Vilhena da Silva, A matemática e suas aplicações na perspectiva de Wittgenstein: discussões para a Educação Matemática, VII Coloquio Internacional sobre enseñanza de las matemáticas, Trabalho Completo
  • 2013, PAULO VILHENA DA SILVA ANA PAULA DE OLIVEIRA BRITO, A Educação Científica no Brasil, I Fórum de formação de professores de ciências do projeto OBEDUC/CAPES, Outros
  • 2013, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva, A compreensão de regras matemáticas na formação docente: uma pesquisa sob o ponto de vista da linguagem., VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Paulo Vilhena da Silva Robson André Barata de Medeiros Janeisi de Lima Meira Rafael Patrício, Pesquisa na área de linguagem da Educação Matemática, VII Semana Acadêmica do NURBAT (Núcleo do Baixo Tocantins), Outros

Participações em Bancas de Cursos (27)

  • 2018, Tese Doutorado A UTILIZACAO DE GESTOS OSTENSIVOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMATICOS: UMA INTERPRETACAO A LUZ DA FILOSOFIA DE WITTGENSTEIN, MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA
  • 2017, Qualificação de Doutorado Inclusão de estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo a Matemática no curso técnico do IFMA, Paulo Roberto de Jesus Silva
  • 2017, Selecão de Doutorado PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO DO IEMCI (UFPA), Candidatos ao mestrado e doutorado acadêmico do Instituto de Educação Matemática e Científica
  • 2017, Dissertação de Mestrado A COMPREENSAO DE EXPRESSOES ALGEBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, ROUZICLAYDE CASTELO BARATA
  • 2017, Dissertação de Mestrado A COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS SOB A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, Rouziclayde Castelo Barata
  • 2017, Qualificação de Doutorado UM ESTUDO DE INSPIRACAO WITTGENSTEINIANA SOBRE A UTILIZACAO DOS GESTOS OSTENSIVOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMATICOS, MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA
  • 2017, Dissertação de Mestrado A ARGUMENTACAO E A EXPERIMENTACAO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MATEMATICA: O PROBLEMA DAS FORMAS EM UM CLUBE DE CIENCIAS, WILLA NAYANA CORREA ALMEIDA
  • 2017, Dissertação de Mestrado A ARGUMENTAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: o problema das formas em um Clube de Ciências, Willa Nayana Corrêa de Almeida
  • 2017, Dissertação de Mestrado A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma análise de uma atividade experimental investigativa em um Clube de Ciências, Willa Nayana Correa Almeida
  • 2016, Qualificação de Mestrado A COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, Rouziclayde Castelo Barata
  • 2016, Qualificação de Mestrado A COMPREENSAO DE EXPRESSOES ALGEBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, ROUZICLAYDE CASTELO BARATA
  • 2016, Monografia de Graduação "A MATEMATICA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR E OS OBSTACULOS ENFRENTADOS", BRUNO AUGUSTO ASSIS SARMENTO
  • 2016, Monografia de Graduação APRENDENDO A SE COMUNICAR ATRAVÉS DE TEXTOS MATEMÁTICOS, Juliane do Socorro Luz da Silva
  • 2015, Qualificação de Mestrado Tradução da linguagem matemática para a LIBRAS: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2014, Monografia de Graduação USO DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MEIO RURAL DE GURUPÁ/PA, Eduardo Sena Neves
  • 2014, Monografia de Graduação ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO 5º ANO DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE GURUPÁ/PA, Dérlon Dias Borges
  • 2014, Monografia de Graduação O QUE PENSAM OS ALUNOS QUANTO AO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS: O CASO DE UM JOGO DE MULTIPLICAÇÃO NO 4º ANO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GURUPÁ/PA, Junior Torres Monte
  • 2014, Monografia de Graduação CONFECÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA DA ESCOLA SÃO JOSÉ DO JUTAÍ NO MUNICÍPIO DE GURUPÁ, João de Souza Barbosa
  • 2014, Monografia de Graduação Educação Ambiental na educação infantil de um casulo municipal de São Miguel do Guamá: educar para crescer em um ambiente saudável, Maria Raimunda Barroso de Lima
  • 2013, Monografia de Especialização Os Campos Conceituais das Estruturas Aditivas e Multiplicativas nas Situações-Problema de Análise Combinatória, Eduardo Vieira Lopes, Geraldo de Araújo Feitosa Junior, Leonice Souza da Silva
  • 2013, Monografia de Especialização As Técnicas mais Recorrentes para Solucionar as Tarefas de Equação do Primeiro Grau na Quarta Etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, Akilson Medeiros Vasconcelos, Helisson Reinaldo Dias Barbosa
  • 2013, Monografia de Especialização A Análise dos Registros de Representação Semiótica no Aprendizado Matemático do Ensino de Regra de Três, Celimar Socorro Argolo de Souza, Reinaldo Cardoso dos Santos, Welbi Nunes da Silva
  • 2013, Monografia de Especialização A Teoria dos Campos Conceituais e os Registros de Representações Semiótica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Multiplicação Aritmética, Benedito dos Santos Barbosa
  • 2013, Monografia de Especialização Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: uma proposta para o ensino fundamental menor, Maria do Socorro da Fonseca Cruz, Rosângela Miranda Batista, Selma Maria da Silva e Silva Pinheiro
  • 2013, Monografia de Especialização Ferramentas Tecnológicas como Organizadores Prévios no Ensino de Matemática, Josiane Silva dos Reis, Robylson Nascimento de Souza
  • 2012, Monografia de Graduação "ESTUDO DA OPERACAO DE SUBTRACAO: DA INTERPRETACAO TEXTUAL A APLICACAO DO ALGORITMO POR ESTUDANTES SURDOS", MARCEL DE ALMEIDA BARBOSA
  • 2012, Dissertação de Mestrado Cotidiano no ensino e aprendizagem da matemática: reflexões no ProJovem urbano., Otávio Augusto do Espírito Santo Barros

Bolsas Obtidas (1)

  • DOUTORADO, , 08/2013 , 02/2016 ,

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (21)

  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, Semana do Infinito do PARFOR Matemática
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, I Olímpiada de Matemática do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz"
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, Escola Hilda Vieira, Local, Exposição de jogos e objetos Matemáticos (Escola Hilda Vieira)
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, III SEMANA DA MATEMÁTICA (FACMAT/UFPA)
  • 2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Confresa-MT, Nacional, REVISTA PRÁTICA DOCENTE
  • 2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém, Nacional, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Nacional, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, Confresa-MT, Nacional, Revista Prática Docente
  • 2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Arraias-TO, Local, I SICMAT-UFT - SEMANA INTEGRADA DOS CURSOS DE MATEMÁTICA DA UFT
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO VI ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • 2016,Consultor ad hoc de anais de evento, MARABÁ, Local, II Jornada de Estudos em Matemática (JEM): Tecnologias de Informática no ensino de Matemática (UNIFESSPA)
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, UFPA, Local, MEMBRO DA COMISSÃOP ORGANIZADORA DO II FÓRUM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROJETO OBEDUC/CAPES
  • 2015,Consultor ad hoc de anais de evento, MARABÁ, Local, I JORNADA DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA (UNIFESSPA)
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, Santa Catarina, Nacional, Boletim Online de Educação Matemática (BoEM)
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Nacional, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA PALESTRA PRÁTICAS DIALÓGICAS EM SALA DE AULA
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO V CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO XXIV CURSO DE FÉRIAS (EXPERIMENTANDO CIÊNCIAS: O CORPO HUMANO EM MOVIMENTO)
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA I ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA MONITORES DO CLUBE DE CIÊNCIAS UFPA/CASTANHAL
  • 2014,Consultor ad hoc de revista científica, Santa Catarina, Nacional, Boletim Online de Educação Matemática (BoEM)
  • 2014,Consultor ad hoc de revista científica, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO IV CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • 2013,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Local, Comissão organizadora do I Fórum de formação de professores de ciências do projeto OBEDUC/CAPES

Participação em Colegiados e Comissões (2)

  • Congregação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Matemática (ICEN/UFPA), Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(66)

  • O USO DOS JOGOS NAS AULAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O BINGO MATEMÁTICO, SHIRLANE CRISTINA FERREIRA BORGES , 06/2016
  • A PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO UM MEIO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, MARCELA CRISTINA DE SOUZA BARROS , 05/2016
  • A UTILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: QUAL A OPINIÃO DOS PROFESSORES, MARCOS THIAGO RIBEIRO MEIRELES , 06/2016
  • DESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS: O USO DO XADREZ COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA, JAQUELINE VALERIO DA CRUZ , 09/2017
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E A EVASÃO ESCOLAR RIBEIRINHA NA ILHA DO COMBÚ, ELAINE CRISTINA DA SILVA MAIA , 09/2017
  • A FILOSOFIA COMO COMPONENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?, MARCO ANTONIO PAIVA DE SOUSA , 04/2017
  • DESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS: O USO DO XADREZ COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA, JAQUELINE VALERIO DA CRUZ , 01/2018
  • DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA TRANSIÇÃO DO 5° PARA O 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BARBARA ALVES DA SILVA , 02/2018
  • INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, HUGO SILAS DA SILVA , 02/2018
  • A EVASÃO ACADÊMICA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS BELÉM, LUCAS DA SILVA TAVARES , 02/2018
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS DE JOGOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ALUNOS DA LICENCIATURA INTEGRADA, JOAO PAULO VASCONCELOS SOARES , 07/2018
  • EVASÃO ESCOLAR NA ILHA DO COMBÚ: MOTIVOS E EFEITOS PREJUDICIAIS AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO., ELAINE CRISTINA DA SILVA MAIA , 08/2018
  • Evasão Acadêmica no Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA-Campus Belém: Um estudo a respeito das Causas, LUCAS DA SILVA TAVARES , 08/2018
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA, CARLOS ALBERTO ABDON DOS SANTOS NETO , 12/2018
  • O ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA, THAMIRES SUELY MELO DA SILVA , 12/2018
  • A LÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, MARCELO DE LIMA PEREIRA , 12/2018
  • ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS: METODOLOGIAS UTILIZADAS NO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM, RENAN CASTRO DE MELO , 12/2018
  • A HISTÓRIA DA ARITMÉTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ANTONIO JOSE VIEIRA BESSA ARAUJO , 12/2018
  • A IMPORTÂNCIA DA TABUADA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, LAURO ALEX RIBEIRO DA SILVA , 12/2018
  • METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENILSON MATHEUS RAMIRES MAGALHAES , 12/2018
  • As Contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para Formação Inicial de Licenciandos do Curso de Licenciatura Integrada da UFPA, JOAO PAULO VASCONCELOS SOARES , 04/2019
  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA NA VISÃO DE ESPECIALISTAS, CARLOS ALBERTO ABDON DOS SANTOS NETO , 07/2019
  • MATEMÁTICA E ASTRONOMIA: DESPERTANDO O INTERESSE MATEMÁTICO COM A ASTRONOMIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ADINAYANE FRANCISCA SOUZA DE SOUZA , 07/2019
  • O ensino da Matemática para alunos deficientes visuais através do Geoplano., MARIANA DO SOCORRO J DE ARAUJO RODRIGUES , 07/2019
  • DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ , MARCELO PROGENIO BATISTA , 07/2019
  • MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA, ALANA BRENDA PINHEIRO RIBEIRO , 07/2019
  • A RELEVÂNCIA DO ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA OPINIÃO DE FUTUROS PROFESSORES., THAMIRES SUELY MELO DA SILVA , 07/2019
  • Possibilidades da Informática no ensino de Matemática, RAFAEL BELEZA AUAD CARVALHO , 07/2019
  • O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO SISTEMA DECIMAL E SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, ANTONIO JOSE VIEIRA BESSA ARAUJO , 12/2019
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOPLANO, MARIANA DO SOCORRO J DE ARAUJO RODRIGUES , 12/2019
  • ANÁLISE DO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS EM TURMAS REGULARES EM ESCOLAS DE BELÉM , GABRIEL MONTEIRO DE SOUZA DOS ANJOS , 12/2019
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NO ENSINO MÉDIO: UM MUNDO SILENCIOSO, VALDECIR DOS SANTOS NUNES , 12/2019
  • DISCALCULIA E O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DAS CRIANÇAS, MURILO AUGUSTO ALVARES BATISTA , 12/2019
  • DESPERTANDO O INTERESSE DISCENTE COMBINANDO ASTRONOMIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ADINAYANE FRANCISCA SOUZA DE SOUZA , 12/2019
  • O ENSINO E O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES POR MEIO DE JOGOS, PATRICK JORDAN SANTOS RIBEIRO , 12/2019
  • SAINDO DO TRADICIONAL: UM OLHAR ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, ANGELICA TASSIANE DOS SANTOS BARROS , 12/2019
  • ENSINO DA MATEMÁTICA PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO MÉTODO DOMAN, HUGO SILAS DA SILVA , 12/2019
  • OBSTÁCULOS EDUCACIONAIS NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, VITORIA DE JESUS LIMA SARMENTO , 12/2019
  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS, CAMILA INETHE PIRES , 12/2019
  • A INTERDISCIPLINARIDADE DA MATEMÁTICA COM A CULTURA PARAENSE ATRAVÉS DE JOGOS, EDILSON CRISTIAN FERREIRA DE SOUSA , 12/2019
  • DIVISÃO: UM DOS GRANDES PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PEDRO DE ASSUNCAO NUNES DE FREITAS , 12/2019
  • O RACIOCÍNIO LÓGICO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DO ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MARCELO DE LIMA PEREIRA , 02/2020
  • MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, JAIME VIANA CARDOSO , 07/2020
  • BRINCANDO COM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, DIEGO DA SILVA FERREIRA , 09/2020
  • JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA SUELEM PINHEIRO CANTANHEDE , 02/2021
  • PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), LUCILENE DO SOCORRO COSTA DA SILVA , 03/2021
  • JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA SUELEM PINHEIRO CANTANHEDE , 02/2021
  • AULAS ONLINE E A PANDEMIA DO COVID-19: OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM UM CURSINHO POPULAR, ANGELICA TASSIANE DOS SANTOS BARROS , 06/2021
  • AS TDICS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ , MARLON AUGUSTO DAS CHAGAS BARROS , 06/2021
  • PAULO VILHENA DA SILVA, JORDY PEREIRA BARRETO , 06/2021
  • REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAS, CAMILA INETHE PIRES , 08/2021
  • DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19, MARCELO PROGENIO BATISTA , 10/2021
  • DISCALCULIA E O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DAS CRIANÇAS, MURILO AUGUSTO ALVARES BATISTA , 10/2021
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, MARLON AUGUSTO DAS CHAGAS BARROS , 12/2021
  • Metodologias de Ensino para a Educação Matemática Inclusiva de alunos com Autismo, RAFAEL DA SILVA SEABRA , 02/2022
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR, RAILANE CAROLINE DA SILVA , 07/2022
  • DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., JUCIVANI PINTO CAVALCANTE , 07/2022
  • OS DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVES DA LIBRAS, RUANY VENANCIO FERREIRA LOPES , 07/2022
  • Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática, RAFAEL DA SILVA SEABRA , 08/2022
  • Algoritmo da Divisão de Euclides, Material Dourado, Resolução de Problemas, Aritmética Básica., PEDRO DE ASSUNCAO NUNES DE FREITAS , 08/2022
  • AS POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, RAILANE CAROLINE DA SILVA , 12/2022
  • BENEFÍCIOS DO USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA , SILVIA CRISTINA SANTOS DO ROSARIO DE ARAUJO , 10/2022
  • OBSTÁCULOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO / APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VITORIA DE JESUS LIMA SARMENTO , 07/2023
  • Dificuldades enfrentadas por alunos do Ensino Médio no aprendizado da Matemática, JEFFERSON PEDRO SILVA E SILVA , 12/2023
  • Letramento matemático através de jogos e prática, ILZA DE JESUS ALVES CORREA SOUSA , 12/2023
  • UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PANDEMIA, ALEF JUNIOR DA SILVA MONTEIRO , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (11)

  • Doutorado, MARCEL DE ALMEIDA BARBOSA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SÍLVIA RODRIGUES PEREIRA, 08/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAPHAEL ZAHLUTH DE LIMA, 08/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DIEGO RODRIGO HABR DE LIMA, 08/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALLEF KAWÃ RODRIGO CARVALHO BARBOSA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GEOVANE CUNHA DA SILVA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DARLAN DOUGLAS BARROS PEREIRA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARLON AUGUSTO DAS CHAGAS BARROS, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RITA JOICE MAGNO LOURINHO, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CLEBER FERNANDO CORREA BARBOSA, 09/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KENJI BAIA ALVES, 03/2023 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.245