2017, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva, Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior , A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemática, ISSN: 01025473
2016, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva , O cálculo e a escrita matemática na perspectiva da filosofia da linguagem: domínio de técnicas, ISSN: 19833156
2015, Ana Paula Guimarães Lameira, Paulo Vilhena da Silva, Rouziclayde Castelo Barata , O USO DO FACEBOOK NAS AULAS DE BIOLOGIA: CURTINDO E COMPARTILHANDO SABERES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ISSN: 000000
2014, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O ver-como wittgensteiniano e suas implicações para a aprendizagem da matemática: um ensaio, ISSN: 2357724X
2014, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Janeisi de Lima Meira, Paulo Vilhena da Silva , Os dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o significado linguístico no ensino e no aprendizado da matemática, ISSN: 0101465X
2013, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein, ISSN: 21785201
2013, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva , A compreensão de regras matemáticas na formação docente: uma pesquisa sob o ponto de vista da linguagem, ISSN: 10682341
Publicação em Eventos (40)
2017, Paulo Vilhena da Silva
Jaqueline Valerio
Luciano Augusto Melo, Roda de conversa sobre o filme "Donald no país da Matemágica", PROJETO: LINGUAGEM MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS, Outros
2017, Oscar Netto
Paulo Vilhena da Silva, Do raciocínio lógico a indução finita: a Torre de Hanói como recurso didático, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
2017, Elaine Maia
Paulo Vilhena da Silva, A evasão escolar na Ilha do Combú: uma reflexão sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
2017, João Paulo Vasconcelos Soares
Paulo Vilhena da Silva, Cano Decimal: Confeccionando um material didático para o ensino da matemática, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
2017, Jaqueline Valerio da Cruz
Paulo Vilhena da Silva, Xadrez na escola: desenvolvendo habilidades matemáticas por meio da prática do jogo, Semana do Infinito do PARFOR Matemática, Trabalho Completo
2017, Josiane Reis
Paulo Vilhena da Silva, Construção de plantas baixas: uma proposta didática para o desenvolvimento do raciocínio proporcional, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, Robson Medeiros
Paulo Vilhena da Silva, Instruir, treino e apropriação de conceitos matemáticos, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, Paulo Vilhena da Silva
Robson Medeiros, Contextualização nas aulas de Matemática: problema ou solução?, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, Jaqueline Valerio da cruz, Paulo Vilhena da Silva, O uso do xadrez como alternativa para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Resumo
2017, Edilson Cristian Ferreira de Souza, Jéssica Felix Martins, Paulo Vilhena da Silva, O uso de jogos no ensino da Matemática: uma experiência de formação docente, XI ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, Jaqueline Valerio da Cruz
Paulo Vilhena da Cruz, Jogos de regras e suas contribuições no desenvolvimento de habilidades matemáticas, XI ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, Marco Antonio Paiva
Paulo Vilhen da Silva, A relevância da Filosofia no ensino da Matemática para o pensar crítico-reflexivo, III Semana da Matemática da UFPA, Resumo
2017, Jaqueline Valerio da Cruz
Paulo Vilhena da Silva, Desenvolvendo habilidades matemáticas: o uso do xadrez como alternativa pedaógica (Pôster), III Semana da Matemática da UFPA, Resumo
2017, Gabriel Monteiro
Paulo Vilhena da Silva, O que é a Matemática? Reflexões para a prática pedagógica, III Semana da Matemática da UFPA, Resumo
2017, Luciano Augusto da Silva Melo, Paulo Vilhena da Silva, TRANSPOSIÇÃO DE PRÁTICAS HISTÓRICO-SOCIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: OS CASOS DOS TABLETES DA MESOPOTÂMIA E DA REGRA DE TRÊS, ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, LUCIANO AUGUSTO DA SILVA MELO
PAULO VILHENA DA SILVA, TRANSPOSIÇÃO DE PRÁTICAS HISTÓRICO-SOCIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: OS CASOS DOS TABLETES DA MESOPOTÂMIA E DA REGRA DE TRÊS, VI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO//VIIIENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, PAULO VILHENA DA SILVA, Qual o sentido de estudar Matemática? O que dizem professores e alunos, VI Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, Outros
2016, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Rouziclayde Castelo Barata, A FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATIVISMO?, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (I SENALEM), Trabalho Completo
2016, Jeová Pereira Martins, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA: O RIGOR NA LEITURA E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PELO ALUNO, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (I SENALEM), Trabalho Completo
2016, Paulo Vilhena da Silva
Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior
Cristiane Gottschalk
Cintia Cardoso, Linguagem e Matemática, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E MATEMÁTICA, Outros
2016, Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Paulo Vilhena da Silva, DETERMINAÇÃO DE SIGNIFICADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA, XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃOA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2016, PAULO VILHENA DA SILVA
VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR
ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, O ENSINO 'PARA A VIDA' NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BREVE REFLEXÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2016, PAULO VILHENA DA SILVA
ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS
MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, O ENSINO 'PARA A VIDA' NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, Resumo Expandido
2016, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS
PAULO VILHENA DA SILVA
MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PÓS-MODERNISMO, VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, Resumo Expandido
2015, PAULO VILHENA DA SILVA
ROUZICLAYDE CASTELO BARATA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, II FÓRUM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROTO OBEDUC/CAPES, Outros
2015, ANA PAULA GUIMARÃES LAMEIRA
SÔNIA HELENA COSTA
ROUZICLAYDE CASTELO BARATA
PAULO VILHENA DA SILVA
JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIRO, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NUM CURSO DE FÉRIAS EM BELÉM (PA), X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Trabalho Completo
2015, Rouziclayde Castelo Barata, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FALA DOS PROFESSORES, X ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2015, WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA, Paulo Vilhena da Silva, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, X ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2015, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS
JANEISI DE LIMA MEIRA
PAULO VILHENA DA SILVA
MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, Ensino igualitário da matemática elaborada na escola: técnicas, exercícios e linguagem universal, Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano, Trabalho Completo
2015, PAULO VILHENA DA SILVA
JANEISI DE LIMA MEIRA
ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS
MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, Qual o sentido de estudar matemática na escola? Uma pesquisa com estudantes de classes trabalhadoras, Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano, Trabalho Completo
2015, MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA
VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR
MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA
, A matemática e suas aplicações na perspectiva de Wittgenstein, Conferência Interamericana de Educação Matemática, Trabalho Completo
2014, SEBASTIÃO NOGUEIRA DA FONSECA NETO, NÍVIA MAGALHÃES DA SILVA FREITAS, Paulo Vilhena da Silva, Nádia Magalhães da Silva Freitas, ?Música no Varal?: a educação para a sustentabilidade na/para a Amazônia., Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, Trabalho Completo
2014, PAULO VILHENA DA SILVA
NIVIA MAGALHÃES DA SILVA FREITAS
JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIROS, A aprendizagem significativa favorecida pela modelagem matemática: releitura de uma experiência, 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, Trabalho Completo
2014, Ana Paula Guimarães Lameira, Paulo Vilhena da Silva, João Manoel da Silva Malheiro, Rouziclayde Castelo Barata, O uso do facebbok nas aulas de biologia: curtindo e compartilhando saberes para uma aprendizagem significativa, 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, Trabalho Completo
2014, PAULO VILHENA DA SILVA, O APRENDIZADO DE REGRAS MATEMÁTICAS: UMA PESQUISA DE INSPIRAÇÃO WITTGENSTEINIANA COM CRIANÇAS DA 4ª SÉRIE NO ESTUDO DA DIVISÃO, IV CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL., Outros
2014, PAULO VILHENA DA SILVA
MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA, A ESCOLA E O CONHECIMENTO ESCOLAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, V JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2014, Marisa Rosâni Abreu da Silveira
Paulo Vilhena da Silva, A matemática e suas aplicações na perspectiva de Wittgenstein: discussões para a Educação Matemática, VII Coloquio Internacional sobre enseñanza de las matemáticas, Trabalho Completo
2013, PAULO VILHENA DA SILVA
ANA PAULA DE OLIVEIRA BRITO, A Educação Científica no Brasil, I Fórum de formação de professores de ciências do projeto OBEDUC/CAPES, Outros
2013, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva, A compreensão de regras matemáticas na formação docente: uma pesquisa sob o ponto de vista da linguagem., VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, Trabalho Completo
2013, Paulo Vilhena da Silva
Robson André Barata de Medeiros
Janeisi de Lima Meira
Rafael Patrício, Pesquisa na área de linguagem da Educação Matemática, VII Semana Acadêmica do NURBAT (Núcleo do Baixo Tocantins), Outros
Participações em Bancas de Cursos (27)
2018, Tese Doutorado A UTILIZACAO DE GESTOS OSTENSIVOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMATICOS: UMA INTERPRETACAO A LUZ DA FILOSOFIA DE WITTGENSTEIN, MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA
2017, Qualificação de Doutorado Inclusão de estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo a Matemática no curso técnico do IFMA, Paulo Roberto de Jesus Silva
2017, Selecão de Doutorado PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO DO IEMCI (UFPA), Candidatos ao mestrado e doutorado acadêmico do Instituto de Educação Matemática e Científica
2017, Dissertação de Mestrado A COMPREENSAO DE EXPRESSOES ALGEBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, ROUZICLAYDE CASTELO BARATA
2017, Dissertação de Mestrado A COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS SOB A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, Rouziclayde Castelo Barata
2017, Qualificação de Doutorado UM ESTUDO DE INSPIRACAO WITTGENSTEINIANA SOBRE A UTILIZACAO DOS GESTOS OSTENSIVOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMATICOS, MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA
2017, Dissertação de Mestrado A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma análise de uma atividade experimental investigativa em um Clube de Ciências, Willa Nayana Correa Almeida
2017, Dissertação de Mestrado A ARGUMENTACAO E A EXPERIMENTACAO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MATEMATICA: O PROBLEMA DAS FORMAS EM UM CLUBE DE CIENCIAS, WILLA NAYANA CORREA ALMEIDA
2017, Dissertação de Mestrado A ARGUMENTAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: o problema das formas em um Clube de Ciências, Willa Nayana Corrêa de Almeida
2016, Qualificação de Mestrado A COMPREENSAO DE EXPRESSOES ALGEBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, ROUZICLAYDE CASTELO BARATA
2016, Qualificação de Mestrado A COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, Rouziclayde Castelo Barata
2016, Monografia de Graduação "A MATEMATICA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR E OS OBSTACULOS ENFRENTADOS", BRUNO AUGUSTO ASSIS SARMENTO
2016, Monografia de Graduação APRENDENDO A SE COMUNICAR ATRAVÉS DE TEXTOS MATEMÁTICOS, Juliane do Socorro Luz da Silva
2015, Qualificação de Mestrado Tradução da linguagem matemática para a LIBRAS: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo, Walber Christiano Lima da Costa
2014, Monografia de Graduação ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO 5º ANO DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE GURUPÁ/PA, Dérlon Dias Borges
2014, Monografia de Graduação O QUE PENSAM OS ALUNOS QUANTO AO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS: O CASO DE UM JOGO DE MULTIPLICAÇÃO NO 4º ANO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GURUPÁ/PA, Junior Torres Monte
2014, Monografia de Graduação CONFECÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA DA ESCOLA SÃO JOSÉ DO JUTAÍ NO MUNICÍPIO DE GURUPÁ, João de Souza Barbosa
2014, Monografia de Graduação USO DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MEIO RURAL DE GURUPÁ/PA, Eduardo Sena Neves
2014, Monografia de Graduação Educação Ambiental na educação infantil de um casulo municipal de São Miguel do Guamá: educar para crescer em um ambiente saudável, Maria Raimunda Barroso de Lima
2013, Monografia de Especialização Os Campos Conceituais das Estruturas Aditivas e Multiplicativas nas Situações-Problema de Análise Combinatória, Eduardo Vieira Lopes, Geraldo de Araújo Feitosa Junior, Leonice Souza da Silva
2013, Monografia de Especialização As Técnicas mais Recorrentes para Solucionar as Tarefas de Equação do Primeiro Grau na Quarta Etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, Akilson Medeiros Vasconcelos, Helisson Reinaldo Dias Barbosa
2013, Monografia de Especialização Ferramentas Tecnológicas como Organizadores Prévios no Ensino de Matemática, Josiane Silva dos Reis, Robylson Nascimento de Souza
2013, Monografia de Especialização Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: uma proposta para o ensino fundamental menor, Maria do Socorro da Fonseca Cruz, Rosângela Miranda Batista, Selma Maria da Silva e Silva Pinheiro
2013, Monografia de Especialização A Análise dos Registros de Representação Semiótica no Aprendizado Matemático do Ensino de Regra de Três, Celimar Socorro Argolo de Souza, Reinaldo Cardoso dos Santos, Welbi Nunes da Silva
2013, Monografia de Especialização A Teoria dos Campos Conceituais e os Registros de Representações Semiótica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Multiplicação Aritmética, Benedito dos Santos Barbosa
2012, Monografia de Graduação "ESTUDO DA OPERACAO DE SUBTRACAO: DA INTERPRETACAO TEXTUAL A APLICACAO DO ALGORITMO POR ESTUDANTES SURDOS", MARCEL DE ALMEIDA BARBOSA
2012, Dissertação de Mestrado Cotidiano no ensino e aprendizagem da matemática: reflexões no ProJovem urbano., Otávio Augusto do Espírito Santo Barros
Bolsas Obtidas (1)
DOUTORADO,
,
08/2013
,
02/2016
,
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (21)
2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, Semana do Infinito do PARFOR Matemática
2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, I Olímpiada de Matemática do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz"
2017,Membro da Comissões Organizadora, Escola Hilda Vieira, Local, Exposição de jogos e objetos Matemáticos (Escola Hilda Vieira)
2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, III SEMANA DA MATEMÁTICA (FACMAT/UFPA)
2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Confresa-MT, Nacional, REVISTA PRÁTICA DOCENTE
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém, Nacional, I SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2016,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Nacional, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
2016,Consultor ad hoc de revista científica, Confresa-MT, Nacional, Revista Prática Docente
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Arraias-TO, Local, I SICMAT-UFT - SEMANA INTEGRADA DOS CURSOS DE MATEMÁTICA DA UFT
2016,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO VI ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, MARABÁ, Local, II Jornada de Estudos em Matemática (JEM): Tecnologias de Informática no ensino de Matemática (UNIFESSPA)
2015,Consultor ad hoc de revista científica, UFPA, Local, MEMBRO DA COMISSÃOP ORGANIZADORA DO II FÓRUM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROJETO OBEDUC/CAPES
2015,Consultor ad hoc de anais de evento, MARABÁ, Local, I JORNADA DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA (UNIFESSPA)
2015,Consultor ad hoc de revista científica, Santa Catarina, Nacional, Boletim Online de Educação Matemática (BoEM)
2015,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Nacional, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA PALESTRA PRÁTICAS DIALÓGICAS EM SALA DE AULA
2015,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO V CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2015,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO XXIV CURSO DE FÉRIAS (EXPERIMENTANDO CIÊNCIAS: O CORPO HUMANO EM MOVIMENTO)
2015,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA I ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA MONITORES DO CLUBE DE CIÊNCIAS UFPA/CASTANHAL
2014,Consultor ad hoc de revista científica, Santa Catarina, Nacional, Boletim Online de Educação Matemática (BoEM)
2014,Consultor ad hoc de revista científica, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, Local, MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO IV CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2013,Consultor ad hoc de revista científica, Castanhal (PA), Local, Comissão organizadora do I Fórum de formação de professores de ciências do projeto OBEDUC/CAPES
Participação em Colegiados e Comissões (2)
Congregação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Matemática (ICEN/UFPA), Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(66)
O USO DOS JOGOS NAS AULAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O BINGO MATEMÁTICO, SHIRLANE CRISTINA FERREIRA BORGES ,
06/2016
A PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO UM MEIO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, MARCELA CRISTINA DE SOUZA BARROS ,
05/2016
A UTILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: QUAL A OPINIÃO DOS PROFESSORES, MARCOS THIAGO RIBEIRO MEIRELES ,
06/2016
DESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS: O USO DO XADREZ COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA, JAQUELINE VALERIO DA CRUZ ,
09/2017
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E A EVASÃO ESCOLAR RIBEIRINHA NA ILHA DO COMBÚ, ELAINE CRISTINA DA SILVA MAIA ,
09/2017
A FILOSOFIA COMO COMPONENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?, MARCO ANTONIO PAIVA DE SOUSA ,
04/2017
DESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS: O USO DO XADREZ COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA, JAQUELINE VALERIO DA CRUZ ,
01/2018
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA TRANSIÇÃO DO 5° PARA O 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BARBARA ALVES DA SILVA ,
02/2018
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, HUGO SILAS DA SILVA ,
02/2018
A EVASÃO ACADÊMICA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS BELÉM, LUCAS DA SILVA TAVARES ,
02/2018
AS CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS DE JOGOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ALUNOS DA LICENCIATURA INTEGRADA, JOAO PAULO VASCONCELOS SOARES ,
07/2018
EVASÃO ESCOLAR NA ILHA DO COMBÚ: MOTIVOS E EFEITOS
PREJUDICIAIS AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO., ELAINE CRISTINA DA SILVA MAIA ,
08/2018
Evasão Acadêmica no Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA-Campus Belém: Um estudo a respeito das Causas, LUCAS DA SILVA TAVARES ,
08/2018
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA, CARLOS ALBERTO ABDON DOS SANTOS NETO ,
12/2018
O ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA, THAMIRES SUELY MELO DA SILVA ,
12/2018
A LÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, MARCELO DE LIMA PEREIRA ,
12/2018
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS: METODOLOGIAS UTILIZADAS NO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS
PÚBLICAS DE BELÉM, RENAN CASTRO DE MELO ,
12/2018
A HISTÓRIA DA ARITMÉTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ANTONIO JOSE VIEIRA BESSA ARAUJO ,
12/2018
A IMPORTÂNCIA DA TABUADA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, LAURO ALEX RIBEIRO DA SILVA ,
12/2018
METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENILSON MATHEUS RAMIRES MAGALHAES ,
12/2018
As Contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para Formação Inicial de Licenciandos do Curso de
Licenciatura Integrada da UFPA, JOAO PAULO VASCONCELOS SOARES ,
04/2019
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA NA VISÃO DE ESPECIALISTAS, CARLOS ALBERTO ABDON DOS SANTOS NETO ,
07/2019
MATEMÁTICA E ASTRONOMIA: DESPERTANDO O INTERESSE MATEMÁTICO COM A ASTRONOMIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ADINAYANE FRANCISCA SOUZA DE SOUZA ,
07/2019
O ensino da Matemática para alunos deficientes visuais através do Geoplano., MARIANA DO SOCORRO J DE ARAUJO RODRIGUES ,
07/2019
DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ , MARCELO PROGENIO BATISTA ,
07/2019
MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA, ALANA BRENDA PINHEIRO RIBEIRO ,
07/2019
A RELEVÂNCIA DO ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA OPINIÃO DE FUTUROS PROFESSORES., THAMIRES SUELY MELO DA SILVA ,
07/2019
Possibilidades da Informática no ensino de Matemática, RAFAEL BELEZA AUAD CARVALHO ,
07/2019
O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO SISTEMA DECIMAL E SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, ANTONIO JOSE VIEIRA BESSA ARAUJO ,
12/2019
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOPLANO, MARIANA DO SOCORRO J DE ARAUJO RODRIGUES ,
12/2019
ANÁLISE DO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS EM TURMAS REGULARES EM ESCOLAS DE BELÉM , GABRIEL MONTEIRO DE SOUZA DOS ANJOS ,
12/2019
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NO ENSINO MÉDIO: UM MUNDO SILENCIOSO, VALDECIR DOS SANTOS NUNES ,
12/2019
DISCALCULIA E O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DAS CRIANÇAS, MURILO AUGUSTO ALVARES BATISTA ,
12/2019
DESPERTANDO O INTERESSE DISCENTE COMBINANDO ASTRONOMIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ADINAYANE FRANCISCA SOUZA DE SOUZA ,
12/2019
O ENSINO E O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES POR MEIO DE JOGOS, PATRICK JORDAN SANTOS RIBEIRO ,
12/2019
SAINDO DO TRADICIONAL: UM OLHAR ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, ANGELICA TASSIANE DOS SANTOS BARROS ,
12/2019
ENSINO DA MATEMÁTICA PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO MÉTODO DOMAN, HUGO SILAS DA SILVA ,
12/2019
OBSTÁCULOS EDUCACIONAIS NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, VITORIA DE JESUS LIMA SARMENTO ,
12/2019
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS, CAMILA INETHE PIRES ,
12/2019
A INTERDISCIPLINARIDADE DA MATEMÁTICA COM A CULTURA PARAENSE ATRAVÉS DE JOGOS, EDILSON CRISTIAN FERREIRA DE SOUSA ,
12/2019
DIVISÃO: UM DOS GRANDES PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PEDRO DE ASSUNCAO NUNES DE FREITAS ,
12/2019
O RACIOCÍNIO LÓGICO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MARCELO DE LIMA PEREIRA ,
02/2020
MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, JAIME VIANA CARDOSO ,
07/2020
BRINCANDO COM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, DIEGO DA SILVA FERREIRA ,
09/2020
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA SUELEM PINHEIRO CANTANHEDE ,
02/2021
PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), LUCILENE DO SOCORRO COSTA DA SILVA ,
03/2021
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA SUELEM PINHEIRO CANTANHEDE ,
02/2021
AULAS ONLINE E A PANDEMIA DO COVID-19: OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM UM CURSINHO POPULAR, ANGELICA TASSIANE DOS SANTOS BARROS ,
06/2021
AS TDICS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ , MARLON AUGUSTO DAS CHAGAS BARROS ,
06/2021
PAULO VILHENA DA SILVA, JORDY PEREIRA BARRETO ,
06/2021
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAS, CAMILA INETHE PIRES ,
08/2021
DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19, MARCELO PROGENIO BATISTA ,
10/2021
DISCALCULIA E O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DAS CRIANÇAS, MURILO AUGUSTO ALVARES BATISTA ,
10/2021
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, MARLON AUGUSTO DAS CHAGAS BARROS ,
12/2021
Metodologias de Ensino para a Educação Matemática Inclusiva de alunos com Autismo, RAFAEL DA SILVA SEABRA ,
02/2022
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR, RAILANE CAROLINE DA SILVA ,
07/2022
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA AUXÍLIO NO
ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., JUCIVANI PINTO CAVALCANTE ,
07/2022
OS DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVES DA LIBRAS, RUANY VENANCIO FERREIRA LOPES ,
07/2022
Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática, RAFAEL DA SILVA SEABRA ,
08/2022
Algoritmo da Divisão de Euclides, Material Dourado, Resolução de Problemas, Aritmética Básica., PEDRO DE ASSUNCAO NUNES DE FREITAS ,
08/2022
AS POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, RAILANE CAROLINE DA SILVA ,
12/2022
BENEFÍCIOS DO USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA , SILVIA CRISTINA SANTOS DO ROSARIO DE ARAUJO ,
10/2022
OBSTÁCULOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO
/ APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VITORIA DE JESUS LIMA SARMENTO ,
07/2023
Dificuldades enfrentadas por alunos do Ensino Médio no aprendizado da Matemática, JEFFERSON PEDRO SILVA E SILVA ,
12/2023
Letramento matemático através de jogos e prática, ILZA DE JESUS ALVES CORREA SOUSA ,
12/2023
UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PANDEMIA, ALEF JUNIOR DA SILVA MONTEIRO ,
12/2023
Orientações de Pós-Graduação (12)
Doutorado, MARCEL DE ALMEIDA BARBOSA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, RAPHAEL ZAHLUTH DE LIMA, 08/2019
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, DIEGO RODRIGO HABR DE LIMA, 08/2019
- ,
Orientação em Andamento