2024, Maria Jacqueline da Silva, Marcos Marques Formigosa , A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO, ISSN: 23186674
2023, Jocilma Pina Maia, Marcos Marques Formigosa, Carla Giovana Souza Rocha, Vitor Miranda Leão , Possíveis relações entre pesca artesanal e ensino de Ciências em uma escola ribeirinha na Amazônia brasileira, ISSN: 15791513
2023, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo , "Aqui não dá mais peixe grande não" etnomatemáticas de crianças ribeirinhas influenciadas pela Hidrelétrica Belo Monte, ISSN: 2178437X
2023, CONCEIÇÃO, MARTINHA, ROCHA, CARLA, Marcos Marques Formigosa , Community fishing agreement and contextualized education on the riverside of the Acaí River, Porto de Moz, Pará, Brazil, ISSN: 00105236
2023, CONCEIÇÃO, MARTINHA, ROCHA, CARLA, FORMIGOSA, M. M. , Community fishing agreement and contextualized education on the riverside of the Acaí River, Porto de Moz, Pará, Brazil, ISSN: 0105236
2023, SOARES, TAYSE ROCHA DE CARVALHO, Marcos Marques Formigosa, ROCHA, CARLA GIOVANA SOUZA, VALE, RENAN RODRIGUES DO , Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo - Ciências da Natureza, ISSN: 23581840
2023, Tayse Rocha de Carvalho Soares, Marcos Marques Formigosa, Carla Giovana Souza Rocha, Renan Rodrigues do Vale , Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo - Ciências da Natureza, ISSN: 23581840
2022, Layune Guilherme Barbosa Muriel, Marcos Marques Formigosa , Etnomatemática e produção de farinha: uma experiência em um curso de formação de professores, ISSN: 24481998
2022, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo , Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do Rio Xingu, ISSN: 22382097
2022, Marcos Marques Formigosa, Kélli Cristina de Jesus da Luz, Jhennifer Lorenna Freitas Giese, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo , Acessibilidade em uma escola ribeirinha no contexto amazônico, ISSN: 1517543X
2022, Marcos Marques Formigosa, Kélli Cristina de Jesus da Luz, Jhennifer Lorenna Freitas Giese, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo , A acessibilidade de uma escola ribeirinha num dado contexto da Amazônia Paraense, ISSN: 21787298
2022, MILEO, IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA, LOPES, RAQUEL DA SILVA, Marcos Marques Formigosa, CARNEIRO, JOSICLEY SILVA , Os impasses da participação da comunidade no Conselho Escolar em uma Escola do Campo no Município de Placas/PA, ISSN: 25254863
2021, MILÉO, IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA, Marcos Marques Formigosa, SOUZA, ADAYANE SILVA DE , As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA), ISSN: 21798435
2021, Ronaldo Henrique Santana, Suziane Pereira de Freitas, Marcos Marques Formigosa , Educación de campo y educación multiana: reflexiones y desafíos en una escuela transamazónica, ISSN: 10112251
2021, Antônia Corrêa Novaes, DEUSA MARIA DE SOUSA, Marcos Marques Formigosa , EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FECHAMENTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ, ISSN: 19849540
2021, Marcos Marques Formigosa , Abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas disciplinas dos cursos de Educação do Campo do Estado do Pará, ISSN: 19819269
2020, Suely Lima Pereira, Carla Giovana Souza Rocha, Marcos Marques Formigosa , Etnofísica dos mecanismos de alavancas utilizados pelos agricultores na produção da farinha de mandioca, Senador José Porfírio, Pará, ISSN: 25954520
2020, Marcos Marques Formigosa, Rocha, Carla Giovana Souza, SILVA, Márcio Rogério da , A formação na Licenciatura em Educação do Campo para atuar com a disciplina de Física na Educação Básica, ISSN: 25954520
2020, Reinaldo Feio Lima, Marlubia Corrêa de Paula, Marcos Marques Formigosa , Ensino de matemática na educação do campo revelado em edições do EBRAPEM (2016-2019), ISSN: 26752271
2020, Marcos Marques Formigosa, SILVA, BENEDITA DAS GRAÇAÇS SARDINHA DA, OLIVEIRA, MARA RITA DUARTE DE , O ensino de matemática com jovens e adultos em uma escola do campo na Amazônia, ISSN: 19811322
2020, Samara Mendes Feitosa, Marcos Marques Formigosa, Leonardo Zenha Cordeiro, Davis Castro dos Santos , O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA), ISSN: 25253409
2020, SANTOS, IVANEILDES VIANA FRANÇA, SILVA, MARCIO ROGÉRIO, Marcos Marques Formigosa, GOMES, FELIPE BITTIOLI RODRIGUES , Desafios da Educação do Campo: o ensino de Ciências e a realidade da comunidade Santo Antônio, ISSN: 25253409
2019, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo , As práticas etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do Rio Xingu como sinais de resistência à hidrrelétrica Belo Monte, ISSN: 18060560
2019, Walcinéia Duarte Tenório, Marcos Marques Formigosa, Ronaldo Henrique Santana, Carla Giovana Souza Rocha , A formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense, ISSN: 25954520
2019, Marcos Marques Formigosa, Leonardo Zenha Cordeiro, Juliane Correia , Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza, ISSN: 21762988
2018, Marcos Marques Formigosa, Elizael Serrão de Castro , O processo de contagem dos oleiros da Amazônia Paraense, ISSN: 2317904X
2017, Marcos Marques Formigosa, Miriam Ines Marchi, José Claudio Del Pino, Marli Teresinha Quartieri , Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, ISSN: 25254863
2017, Marcos Marques Formigosa, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Carlos Aldemir Farias , UM NAVEGAR PELOS SABERES DA TRADIÇÃO NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA, ISSN: 20115474
Download do arquivo
2014, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva , DO CAMPO PARA O CAMPUS: trajetória da educação do campo no Baixo Tocantins, ISSN: 18060560
Download do arquivo
Publicação em Eventos (32)
2017, Marcos Marques Formigosa
Rilma do Socorro Araújo
Vera Lúcia Quaresmas, DESAFIOS DO DOCENTE URBANO NA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NA CIDADE, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
2017, Marcos Marques Formigosa
Rosiane Morais Peixoto
Mara Rita Duarte de Oliveira, AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA (PA), IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
2017, Marcos Marques Formigosa
Mara Rita Duarte de Oliveira, MEMÓRIAS DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS MULHERES EDUCADORAS DO CURSO PEDAGOGIA-PARFOR, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
2017, Marcos Marques Formigosa
Rosiane Morais Peixoto Mara Rita Duarte de Oliveira, A FORÇA POLÍTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA DEFESA DE DIREITOS E DE CIDADANIA, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
2017, Marcos Marques Formigosa
Benedita das Graças Sardinha da Silva, O ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
2017, Marcos Marques Formigosa, ESTUDOS DE PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS, I SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA, Outros
2017, Marcos Marques Formigosa
Sebastião Martins Siqueira Cordeiro
Renato Fabrício Costa Lobato
Edileusa do Socorro Santos Belo, O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPA, CAMPUS ABAETETUBA, I SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA, Outros
2017, MARCOS MARQUES FORMIGOSA, I Semana Acadêmica de Etnodiversidade, I Semana Acadêmica de Etnodiversidade, Outros
2016, Marcos Marques Formigosa
Paulo Emil Chaves, Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri (PA), num olhar da Etnomatemática., II Jornada Nacional de Educação Básica do Campo e da Cidade na Amazônia, Trabalho Completo
2016, Marcos Marques Formigosa
Enielen Sousa, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EJA EM ESCOLAS DO CAMPO, II Jornada Nacional de Educação Básica do Campo e da Cidade na Amazônia, Trabalho Completo
2016, Marcos Marques Formigosa
Elizael Serrão de Castro, O PROCESSO DE CONTAGEM DOS OLEIROS NA AMAZÔNIA PARAENSE, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁICA, Trabalho Completo
2015, Marcos Marques Formigosa
Regina Celia Sousa, O BRINQUEDO DE MIRITI E O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS EM UMA CLASSE MULTISSERIADA NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA, IV Seminário De Educação Matemática Nos Contextos Da Educação Do Campo, Trabalho Completo
2015, Marcos Marques Formigosa
Sandra Regina Miranda, A CONSTRUÇÃO DO PROJETO NEPUTIRA uma boa nova na EJA do campo em Moju (PA), II SEMINARIO NACIONAL DO PIBID - DIVERSIDADE, Resumo
2015, Marcos Marques Formigosa, O Ensino de Matemática nas escolas do campo, Marcos Marques Formigosa, Outros
2015, Marcos Marques Formigosa, V Semana de Matemática, V Semana de Matemática, Outros
2015, Marcos Marques Formigosa, O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS, II SEMINARIO NACIONAL DE POS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, Resumo
2015, Marcos Marques Formigosa
Regina Claudia Santos Souza, O BRINQUEDO DE MIRITI NO ENSINO DA GEOMETRIA EM UMA ESCOLA DA AMAZÔNIA RIBEIRINHA, II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, Resumo
2014, Marcos Marques Formigosa, ETNOMATEMÁTICA: diversos olhares, II Semana de Matemática (UFPA - Campus Universitário do Marajó - Breves), Outros
2014, Marcos Marques Formigosa, MEMÓRIAS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, XII Encontro Nacional de História Oral, Trabalho Completo
2014, Marcos Marques Formigosa, MEMÓRIAS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, XII Encontro Nacional de História Oral, Trabalho Completo
2014, Marcos Marques Formigosa, Jeane Gomes Palheta, A (AUTO)BIOGRAFIA COMO PRÁTICA FORMATIVA DE UMA PROFESSORA NA AMAZÔNIA PARAENSE, IV Simpósio Memória, (Auto) Biografia e Documentação Narrativa, Resumo
2014, Marcos Marques Formigosa, O OLHAR DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PARA A (AUTO)BIOGRAFIA, IV Simpósio Memória, (Auto) Biografia e Documentação Narrtativa, Resumo
2013, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Marcos Marques Formigosa, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS ILHAS DE ABAETETUBA, XVII Encontro Brasileiros dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Resumo
2013, Marcos Marques Formigosa
Elisangela Aparecida Melo, A ETNOGRAFIA COMO METODOLOGIA PARA A INVESTIGAÇÃO EM ETNOMATEMÁTICA, III ENCONTRO PARAENSE DE ETNOMATEMÁTICA, Trabalho Completo
2013, Marcos Marques Formigosa
Benedita das Graças Sardinha da Silva
Cleyceanne Formigosa Brabo, UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO, III ENCONTRO PARAENSE DE ETNOMATEMÁTICA, Trabalho Completo
2013, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Marinilda Corrêa Sardinha, DO CAMPO PARA O CAMPUS: Trajetória da educação do campo na Amazônia Tocantina, VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2013, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Marinilda Corrêa Sardinha, A EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SUJEITOS SOCIAIS DO CAMPO DA AMAZÔNIA TOCANTINA, V Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2013, Elisângela Aparecida Melo, Marcos Marques Formigosa, José Messildo Viana Nunes, Roseane Justino Barbosa Coutinho, O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A INTERCONEXÃO ENTRE (COM) AS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII congresso Iberoamericano de Educação Matemática, Trabalho Completo
2013, Marcos Marques Formigosa
Cleyceanne Formigosa Brabo, ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: compartilhando princípios socioculturais na Amazônia Tocantina, VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, Trabalho Completo
2012, Marcos Marques Formigosa, Apresentação de Trabalho, IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Trabalho Completo
2012, Marcos Marques Formigosa, A ETNOMATEMÁTICA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, Trabalho Completo
2012, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Milton Borges, O PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS - ESTADO DO PARÁ, IV Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (10)
2023, A Formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira, Walcinéia Duarte Tenório, Marcos Marques Formigosa, Carla Giovana Souza Rocha, Ronaldo Henrique Santana
2023, Vivências discentes no estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo ? Ciências da Natureza, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da licenciatura em educação do campo da UFPA, Campus Altamira, Carla Giovana Souza Rocha, Marcos Marques Formigosa
2023, Acordo de pesca comunitário e educação contextualizada ribeirinha do rio Acaí, Porto de Moz, Pará, Brasil, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira, MARTINHA DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Carla Giovana Souza Rocha, Marcos Marques Formigosa
2022, Pesquisas com classe/turma/escola multisseriada ribeirinha pelo prisma do ensino, Memória, educação e diversidade: prática docente e material didático pedagógico nos espaços de ensino/aprendizagem, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo
2022, Interculturalidade e Etnomatemática em distintos contextos, Ensino de matemática e de ciências da natureza: convergências e reflexões teórico-metodológicas nos campos da prática e da formação docente, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo
2021, Os tempos comunidades no curso de educação do campo na transamazônica: uma experiência da Pedagogia da Alternância como matriz de resistência, Diálogos críticos -Volume 4: Diversidade e autonomia x padronização e con-trole na educação pública: projetos em disputa, Marcos Marques Formigosa, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Francilene de Aguiar parente, MARIA RAIMUNDA SARAIVA BRITO
2017, A TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS LEITORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA (PA), FORMAÇÃO DE PROFESSORES: experiências no cotidiano da escola pública, Marcos Marques Formigosa, Regina Cláudia Silva de Sousa
2015, O BRINQUEDO DE MIRITI COMO MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS, ESCOLA DO CAMPO: Memória e cultura, Marcos Marques Formigosa, Regina Cláudia Silva de Sousa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Sebastião Martins Siqueira Cordeiro, Rosiane Morais Peixoto
2015, TRAÇOS DA MEMÓRIA: em construção..., FORMAÇÃO DOCENTE E VIVÊNCIAS EDUCATIVAS: perspectivas do sujeito aprendente, Marcos Marques Formigosa
2015, A UNIVERSIDADE: Entre o público e o privado, TRABALHO, UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: Entre a sociabilidade e normalização capitalista, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira, DEUSA MARIA DE SOUSA, Rosiane Morais Peixoto
Livros (3)
2023, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira, Marcos Marques Formigosa, Raquel da Silva Lopes, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
2022, Etnodiversidade: 10 anos de luta por uma universidade plural, Marcos Marques Formigosa, Marcelo Pires Dias
2017, A TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS LEITORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA (PA), Marcos Marques Formigosa
Regina Cláudia Santos Souza
Participações em Bancas de Cursos (37)
2022, Monografia de Especialização A alfabetização científica nos planejamentos de ciências do 9º ano do ensino fundamental em Porto de Moz, Pará, Walcinéia Duarte Tenório
2022, Monografia de Especialização Turmas multiano: desafios do ensino de ciências nas escolas do campo no município de Porto de Moz, Pará, Martinha dos Santos Conceição
2022, Monografia de Especialização A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfirio (PA), Jocilma Pina Maia
2018, Monografia de Graduação A importancia da diversificacao produtiva na agricultura familiar para melhoria da alimentacao, comunidade Sao Pedro, Anapu, Para, EDILENE DE MIRANDA OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação A CONCIENTIZACAO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA ESCOLAR NA CASA FAMILIAR RURAL DE SENADOR JOSE PORFIRIO
, ELENICE RAMOS DE CASTRO
2018, Monografia de Graduação A concepção de Pedagogia da Alternância na CFR de Pacajá (PA), Alessandra do Nascimento Silva Santos
2018, Monografia de Graduação A importância da merenda escolar para o processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Outubro, Pacajá (PA), Orleando Meneses dos Santos
2018, Monografia de Graduação DESEMPENHO DA ALFACE CV VANDA EM RELACAO AO USO DE NPK E COMPOSTO ORGANICO EM CANTEIROS, RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS VERAS
2018, Monografia de Graduação OS DESAFIOS EM RELACAO AO DESTINO DO LIXO DE FAMILIAS PRODUTORAS DE CACAU ORGANICO CERTIFICADO, DEBORAH DA SILVA ARAUJO
2018, Monografia de Graduação ACAO EDUCATIVA E PERCEPCOES DE AGRICULTORES: IMPORTANCIA DAS ABELHAS E IMPACTOS CAUSADOS PELO USO DE AGROTOXICOS, EDILENO SCHMIDT ZEFERINO
2017, Monografia de Especialização Educação do Campo: um estudo sobre metodologias educativas na EMEIF Avelina Maria da Silva, Anny Makerlley e Meneses Bezerra
2016, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Dias Pinheiro
2016, Monografia de Graduação PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ANAPÚ, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Dias Pinheiro
2016, Monografia de Graduação RETRATOS QUE DEMARCAM A LEITURA NA ESCOLA DO CAMPO COM TURMAS MULTISSERIADAS, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Dias Pinheiro
2016, Monografia de Graduação ESCOLA E FAMÍLIA: uma relação importante e necessária na Educação do Campo, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Rodrigues
2016, Monografia de Especialização A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA E. E. E. F. M. PROF. LEÔNIDAS MONTE, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Kélli Cristina de Jesus da Luz
2016, Monografia de Especialização A IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, Marcos Marques Formigosa, Rilma Ferreira de Araújo
2016, Monografia de Especialização PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS QUILOMBOLAS EM MOJU (PA), Marcos Marques Formigosa, DEUSA MARIA DE SOUSA, Marley Antônia Silva da Silva
2016, Monografia de Especialização UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o direito das pessoas com necessidades educativas especiais, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Kélli Cristina de Jesus da Luz
2016, Monografia de Especialização PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COMO GARANTIA DE DIREITOS DOS ALUNOS DA EJA NAS ESCOLAS DO CAMPO, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Rosiane Morais Peixoto
2016, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NA INTERFACE DA AGRICULTURA FAMILIAR LOCALIZADO NO DISTRITO DE MIRASSELVAS NA AMAZÔNIA PARAENSE, Marcos Marques Formigosa, Rosiane Morais Peixoto, DEUSA MARIA DE SOUSA
2016, Monografia de Graduação MULHERES AGRICULTORAS DE IGARAPÉ-MIRI (PA) E A ETNOMATEMÁTICA, Marcos Marques Formigosa, SEBASTIÃO MARTIS SIQUEIRA CORDEIRO, DEUSA MARIA DE SOUSA
2016, Monografia de Graduação A OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO E A PRODUÇÃO OLEIRA NO RIO MAIUATÁ, IGARAPÉ-MIRI (PA), Marcos Marques Formigosa, SEBASTIÃO MARTIS SIQUEIRA CORDEIRO, DEUSA MARIA DE SOUSA
2015, Monografia de Graduação O BRINQUEDO DE MIRITI COMO FERRAMENTA DIDÁTICA/PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, SEBASTIÃO MARTIS SIQUEIRA CORDEIRO
2015, Monografia de Graduação O USO DE SOFTWARE MODELLUS COMO RECURSO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, Marcos Marques Formigosa, Osvaldo dos Santos Barros, José Francisco da Silva Costa
2015, Monografia de Graduação O processo de contagem dos oleiros do Rio Miuatá, em Igrarapé Miri (PA),
2014, Monografia de Graduação HISTÓRIA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL: busca de novos saberes, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
2014, Monografia de Graduação MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA AMAZÔNIDA, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
2014, Monografia de Graduação O PARFOR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
2014, Monografia de Graduação MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA DO CAMPO, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
2014, Monografia de Graduação MEMÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: Possibilidades e avanços na construção de novos saberes, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
2014, Monografia de Graduação O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS, Marcos Marques Formigosa, Maria de Jesus Batista dos Santos, Maria Lídia Paula Ledoux
2014, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAMPO: um olhar para o ensino de Matemática, Marcos Marques Formigosa, Maria de Jesus Batista dos Santos, Maria Lídia Paula Ledoux
2014, Monografia de Graduação MINHAS MEMÓRIAS: trajetória na vida e na universidade, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
2013, Monografia de Graduação A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: as experiências com séries finais do Ensino Fundamental em uma escola pública, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira, Benedita das Graças Sardinha da Silva
2013, Monografia de Graduação FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: Encontro com a minha identidade social de Educadora, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
2013, Monografia de Graduação O PROFESSOR E O COMPUTADOR: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, em Barcarena/PA, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira, Bruno Rodrigues dos Santos
Prêmios Recebidos (2)
2022, Grande Prêmio CAPES de Tese 2022, Nacional
2022, Prêmio CAPES de Tese 2022, Nacional
Bolsas Obtidas (1)
MESTRADO,
,
04/2013
,
02/2015
,
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (13)
2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, San Juan de Pasto - Colômbia, Internacional, Revista Latinoamericana de Etnomatemática
2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Abaetetuba (PA), Nacional, Revista Margens (UFPA)
2016,Membro da Comissões Organizadora, Altamira (PA), Local, Plenária do Fórum Regional de Educação do Campo da Transamazônica e Xingu
2016,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Tocantinópolis, Nacional, Revista Brasileira de Educação do Campo
2015,Membro da Comissões Organizadora, UFPA - Abaetetuba, Nacional, II Seminário Nacional do PIBID Diversidade
2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Nacional, I Seminário Institucional do PIBID - Diversidade
2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Nacional, UFPA
2014,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Regional, II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Mermória, Formação Docente e Tecnologia
2014,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, I Seminário Institucional do PIBID - Diversidade
2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de ABaetetuba, Local, IV Semana da Matemática
2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Regional, IV Semana da Matemática
2012,Responsavel pela Organização de Evento, Campus Universitário de Abaetetuba, Regional, III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO TOCANTINA II
2011,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Local, II SEMANA DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)
2018, Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, Socio Efetivo
2017, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Socio Efetivo
Participação em Colegiados e Comissões (1)
Conselho da Faculdade de Etnodiversidade, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(33)
A IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS EM ABAETETUBA (PA), DEISIANE DO SOCORRO CARDOSO LOBATO ,
09/2016
O PROCESSO DE CONTAGEM DOS OLEIROS NA VILA MAIUATÁ, EM IGARAPÉ-MIRI (PA), ELIZAEL SERRAO DE CASTRO ,
02/2015
MULHERES AGRICULTORAS DE IGARAPÉ-MIRI (PA) E A ETNOMATEMÁTIC, PAULO EMIL RODRIGUES CHAVES ,
02/2015
(AUTO)BIOGRAFIA: contribuições para a minha prática docente, MARIA LEONOR PINHEIRO SILVA ,
06/2014
(AUTO)BIOGRAFIA: (re)conhecendo o passado como instrumento para compreender o presente e projetar o futuro, EVALDO PINTO DOS SANTOS ,
06/2014
Traços da memória de uma educadora, MARINALDA GOMES MENEZES ,
06/2014
(AUTO)BIOGRAFIA: buscando inovações nas práticas docentes, RAIMUNDA MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA ,
06/2014
O BRINQUEDO DE MIRITI COMO FERRAMENTA DIDÁTICA/PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO, REGINA CLAUDIA SILVA DE SOUSA ,
07/2015
Reconstruindo minha memória no processo de formação, ANA MARIA RODRIGUES DA SILVA ,
06/2014
A ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES EM MEDICILÂNDIA (PA) FRENTE AO ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM MEDICILÂNDIA, SHEILA SOUZA DA SILVA ,
10/2017
Revivendo Memórias por meio da (Auto)Biografia, JEANE GOMES PALHETA ,
06/2014
Percursos (trans)formativos de uma professora, ANA MARIA SARAIVA JOVINO ,
06/2014
O ENSINO DE ESTATÍSTICA USANDO QUESTÕES DO ENEM, PARA ALUNOS DE UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, CLEYCEANNE FORMIGOSA BRABO ,
04/2018
CULTIVO DE ARROZ: O USO DA ETNOFÍSICA NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA CASA FAMILIAR RURAL, DANIEL LUCAS DE SOUZA COSTA ,
05/2018
MEMÓRIA DE FORMAÇÃO: relatos de minha vida pessoal, acadêmica e profissional, SANDRINEIA RODRIGUES SANTANA ,
06/2018
O QUE PODE A EDUCAÇÃO: memórias de minha vida pessoal e acadêmica, NADIA COSMO DA SILVA ,
06/2018
MEMORIAL DESCRITIVO E REFLEXIVO SOBRE MINHA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL, MARINES DE SOUZA SCHMIT ,
06/2018
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALTAMIRA-PARÁ, SAMARA MENDES FEITOSA ,
05/2018
A RELAÇÃO ENTRE A QUALIFICAÇÃO E A ATUAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ, WALCINEIA DUARTE TENORIO ,
06/2019
ESCASSEZ DA CAÇA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE PORTO DE MOZ (PA), GIRLENE DA SILVA MENDES ,
07/2019
RESGATE HISTÓRICO DO RIO PRAIADO NA COMUNIDADE DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ANAPU PARÁ UMA ANÁLISE ACERCA DA RETIRADA DAS MATAS CILIARES E SUAS CONSEQUÊNCIAS, IVANCELIA DO CARMO SILVA E SILVA ,
07/2019
Os desafios da Educação do Campo: Relatos de minha vida pessoal, profissional e acadêmica. , GISELE SOUSA DA SILVA ,
06/2019
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA MULTISSERIADA., ELIANE DUARTE GOMES ,
09/2019
ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PA, AGDA LIMA COSTA ,
07/2020
AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DA TRANSAMAZÔNICA, URUARÁ (PA) , BRUNA ANGELICA ALVES DOS SANTOS ,
07/2020
A EDUCAÇÃO POR UM FIO: REALIDADE E SOBREVIVÊNCIA DA CASA FAMILIAR RURAL DE SOUZEL, NO PARÁ, JHENNIFER LORENNA FREITAS GIESE ,
07/2020
AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA), RENAN GOMES DE ANDRADE ,
07/2020
Os Tempos Comunidades como Processo Formativo no Curso de Educação do Campo na Transamazônica. , MARIA RAIMUNDA SARAIVA BRITO ,
09/2020
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: experiências vivenciadas por discentes da turma de Educação do Campo em uma escola do campo em Uruará, Pará, Brasil, TAYSE ROCHA DE CARVALHO SOARES ,
09/2021
A MERENDA ESCOLAR EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ (PA), ISA MARA SANCHES DE MATOS ,
10/2021
A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfírio - PA. , JOCILMA PINA MAIA ,
04/2022
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PLANEJAMENTOS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTO DE MOZ, PARÁ, WALCINEIA DUARTE TENORIO ,
07/2022
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS E PRÁTICAS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DO SOME (SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO) NA ESCOLA OSVALDO CRUZ EM ANAPU-PA, RUBSMARQUE DE OLIVEIRA PEREIRA ,
09/2023
Orientações de Pós-Graduação (12)
Mestrado, JOCILMA PINA MAIA, 07/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ANA CLÁUDIA SOUZA RIOS, 07/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ANA CLÁUDIA SOUZA RIOS, 07/2024
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, DEISIANE DO SOCORRO CARDOSO LOBATO, 01/2016
- 09/2016
,
Finalizada em 09/2016