marcos marques formigosa

CALT - CAMPUS UNIVERSITARIO DE ALTAMIRA

Produção Intelectual

Artigos (29)

  • 2024, Maria Jacqueline da Silva, Marcos Marques Formigosa , A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO, ISSN: 23186674
  • 2023, Jocilma Pina Maia, Marcos Marques Formigosa, Carla Giovana Souza Rocha, Vitor Miranda Leão , Possíveis relações entre pesca artesanal e ensino de Ciências em uma escola ribeirinha na Amazônia brasileira, ISSN: 15791513
  • 2023, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo , "Aqui não dá mais peixe grande não" etnomatemáticas de crianças ribeirinhas influenciadas pela Hidrelétrica Belo Monte, ISSN: 2178437X
  • 2023, CONCEIÇÃO, MARTINHA, ROCHA, CARLA, Marcos Marques Formigosa , Community fishing agreement and contextualized education on the riverside of the Acaí River, Porto de Moz, Pará, Brazil, ISSN: 00105236
  • 2023, CONCEIÇÃO, MARTINHA, ROCHA, CARLA, FORMIGOSA, M. M. , Community fishing agreement and contextualized education on the riverside of the Acaí River, Porto de Moz, Pará, Brazil, ISSN: 0105236
  • 2023, SOARES, TAYSE ROCHA DE CARVALHO, Marcos Marques Formigosa, ROCHA, CARLA GIOVANA SOUZA, VALE, RENAN RODRIGUES DO , Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo - Ciências da Natureza, ISSN: 23581840
  • 2023, Tayse Rocha de Carvalho Soares, Marcos Marques Formigosa, Carla Giovana Souza Rocha, Renan Rodrigues do Vale , Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo - Ciências da Natureza, ISSN: 23581840
  • 2022, Layune Guilherme Barbosa Muriel, Marcos Marques Formigosa , Etnomatemática e produção de farinha: uma experiência em um curso de formação de professores, ISSN: 24481998
  • 2022, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo , Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do Rio Xingu, ISSN: 22382097
  • 2022, Marcos Marques Formigosa, Kélli Cristina de Jesus da Luz, Jhennifer Lorenna Freitas Giese, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo , Acessibilidade em uma escola ribeirinha no contexto amazônico, ISSN: 1517543X
  • 2022, Marcos Marques Formigosa, Kélli Cristina de Jesus da Luz, Jhennifer Lorenna Freitas Giese, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo , A acessibilidade de uma escola ribeirinha num dado contexto da Amazônia Paraense, ISSN: 21787298
  • 2022, MILEO, IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA, LOPES, RAQUEL DA SILVA, Marcos Marques Formigosa, CARNEIRO, JOSICLEY SILVA , Os impasses da participação da comunidade no Conselho Escolar em uma Escola do Campo no Município de Placas/PA, ISSN: 25254863
  • 2021, MILÉO, IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA, Marcos Marques Formigosa, SOUZA, ADAYANE SILVA DE , As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA), ISSN: 21798435
  • 2021, Ronaldo Henrique Santana, Suziane Pereira de Freitas, Marcos Marques Formigosa , Educación de campo y educación multiana: reflexiones y desafíos en una escuela transamazónica, ISSN: 10112251
  • 2021, Antônia Corrêa Novaes, DEUSA MARIA DE SOUSA, Marcos Marques Formigosa , EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FECHAMENTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ, ISSN: 19849540
  • 2021, Marcos Marques Formigosa , Abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas disciplinas dos cursos de Educação do Campo do Estado do Pará, ISSN: 19819269
  • 2020, Suely Lima Pereira, Carla Giovana Souza Rocha, Marcos Marques Formigosa , Etnofísica dos mecanismos de alavancas utilizados pelos agricultores na produção da farinha de mandioca, Senador José Porfírio, Pará, ISSN: 25954520
  • 2020, Marcos Marques Formigosa, Rocha, Carla Giovana Souza, SILVA, Márcio Rogério da , A formação na Licenciatura em Educação do Campo para atuar com a disciplina de Física na Educação Básica, ISSN: 25954520
  • 2020, Reinaldo Feio Lima, Marlubia Corrêa de Paula, Marcos Marques Formigosa , Ensino de matemática na educação do campo revelado em edições do EBRAPEM (2016-2019), ISSN: 26752271
  • 2020, Marcos Marques Formigosa, SILVA, BENEDITA DAS GRAÇAÇS SARDINHA DA, OLIVEIRA, MARA RITA DUARTE DE , O ensino de matemática com jovens e adultos em uma escola do campo na Amazônia, ISSN: 19811322
  • 2020, Samara Mendes Feitosa, Marcos Marques Formigosa, Leonardo Zenha Cordeiro, Davis Castro dos Santos , O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA), ISSN: 25253409
  • 2020, SANTOS, IVANEILDES VIANA FRANÇA, SILVA, MARCIO ROGÉRIO, Marcos Marques Formigosa, GOMES, FELIPE BITTIOLI RODRIGUES , Desafios da Educação do Campo: o ensino de Ciências e a realidade da comunidade Santo Antônio, ISSN: 25253409
  • 2019, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo , As práticas etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do Rio Xingu como sinais de resistência à hidrrelétrica Belo Monte, ISSN: 18060560
  • 2019, Walcinéia Duarte Tenório, Marcos Marques Formigosa, Ronaldo Henrique Santana, Carla Giovana Souza Rocha , A formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense, ISSN: 25954520
  • 2019, Marcos Marques Formigosa, Leonardo Zenha Cordeiro, Juliane Correia , Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza, ISSN: 21762988
  • 2018, Marcos Marques Formigosa, Elizael Serrão de Castro , O processo de contagem dos oleiros da Amazônia Paraense, ISSN: 2317904X
  • 2017, Marcos Marques Formigosa, Miriam Ines Marchi, José Claudio Del Pino, Marli Teresinha Quartieri , Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, ISSN: 25254863
  • 2017, Marcos Marques Formigosa, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Carlos Aldemir Farias , UM NAVEGAR PELOS SABERES DA TRADIÇÃO NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA, ISSN: 20115474 Download do arquivo
  • 2014, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva , DO CAMPO PARA O CAMPUS: trajetória da educação do campo no Baixo Tocantins, ISSN: 18060560 Download do arquivo

Publicação em Eventos (32)

  • 2017, Marcos Marques Formigosa Rilma do Socorro Araújo Vera Lúcia Quaresmas, DESAFIOS DO DOCENTE URBANO NA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NA CIDADE, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
  • 2017, Marcos Marques Formigosa Mara Rita Duarte de Oliveira, MEMÓRIAS DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS MULHERES EDUCADORAS DO CURSO PEDAGOGIA-PARFOR, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
  • 2017, Marcos Marques Formigosa Rosiane Morais Peixoto Mara Rita Duarte de Oliveira, A FORÇA POLÍTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA DEFESA DE DIREITOS E DE CIDADANIA, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
  • 2017, Marcos Marques Formigosa Benedita das Graças Sardinha da Silva, O ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO, IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
  • 2017, Marcos Marques Formigosa Rosiane Morais Peixoto Mara Rita Duarte de Oliveira, AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA (PA), IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo Expandido
  • 2017, Marcos Marques Formigosa Sebastião Martins Siqueira Cordeiro Renato Fabrício Costa Lobato Edileusa do Socorro Santos Belo, O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPA, CAMPUS ABAETETUBA, I SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA, Outros
  • 2017, Marcos Marques Formigosa, ESTUDOS DE PRÁTICAS ETNOMATEMÁTICAS, I SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA, Outros
  • 2017, MARCOS MARQUES FORMIGOSA, I Semana Acadêmica de Etnodiversidade, I Semana Acadêmica de Etnodiversidade, Outros
  • 2016, Marcos Marques Formigosa Paulo Emil Chaves, Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri (PA), num olhar da Etnomatemática., II Jornada Nacional de Educação Básica do Campo e da Cidade na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2016, Marcos Marques Formigosa Enielen Sousa, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EJA EM ESCOLAS DO CAMPO, II Jornada Nacional de Educação Básica do Campo e da Cidade na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2016, Marcos Marques Formigosa Elizael Serrão de Castro, O PROCESSO DE CONTAGEM DOS OLEIROS NA AMAZÔNIA PARAENSE, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁICA, Trabalho Completo
  • 2015, Marcos Marques Formigosa Regina Celia Sousa, O BRINQUEDO DE MIRITI E O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS EM UMA CLASSE MULTISSERIADA NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA, IV Seminário De Educação Matemática Nos Contextos Da Educação Do Campo, Trabalho Completo
  • 2015, Marcos Marques Formigosa Sandra Regina Miranda, A CONSTRUÇÃO DO PROJETO NEPUTIRA uma boa nova na EJA do campo em Moju (PA), II SEMINARIO NACIONAL DO PIBID - DIVERSIDADE, Resumo
  • 2015, Marcos Marques Formigosa, O Ensino de Matemática nas escolas do campo, Marcos Marques Formigosa, Outros
  • 2015, Marcos Marques Formigosa, V Semana de Matemática, V Semana de Matemática, Outros
  • 2015, Marcos Marques Formigosa, O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS, II SEMINARIO NACIONAL DE POS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, Resumo
  • 2015, Marcos Marques Formigosa Regina Claudia Santos Souza, O BRINQUEDO DE MIRITI NO ENSINO DA GEOMETRIA EM UMA ESCOLA DA AMAZÔNIA RIBEIRINHA, II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, Resumo
  • 2014, Marcos Marques Formigosa, ETNOMATEMÁTICA: diversos olhares, II Semana de Matemática (UFPA - Campus Universitário do Marajó - Breves), Outros
  • 2014, Marcos Marques Formigosa, MEMÓRIAS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, XII Encontro Nacional de História Oral, Trabalho Completo
  • 2014, Marcos Marques Formigosa, MEMÓRIAS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, XII Encontro Nacional de História Oral, Trabalho Completo
  • 2014, Marcos Marques Formigosa, Jeane Gomes Palheta, A (AUTO)BIOGRAFIA COMO PRÁTICA FORMATIVA DE UMA PROFESSORA NA AMAZÔNIA PARAENSE, IV Simpósio Memória, (Auto) Biografia e Documentação Narrativa, Resumo
  • 2014, Marcos Marques Formigosa, O OLHAR DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PARA A (AUTO)BIOGRAFIA, IV Simpósio Memória, (Auto) Biografia e Documentação Narrtativa, Resumo
  • 2013, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Marcos Marques Formigosa, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS ILHAS DE ABAETETUBA, XVII Encontro Brasileiros dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Resumo
  • 2013, Marcos Marques Formigosa Benedita das Graças Sardinha da Silva Cleyceanne Formigosa Brabo, UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO, III ENCONTRO PARAENSE DE ETNOMATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2013, Marcos Marques Formigosa Elisangela Aparecida Melo, A ETNOGRAFIA COMO METODOLOGIA PARA A INVESTIGAÇÃO EM ETNOMATEMÁTICA, III ENCONTRO PARAENSE DE ETNOMATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2013, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Marinilda Corrêa Sardinha, DO CAMPO PARA O CAMPUS: Trajetória da educação do campo na Amazônia Tocantina, VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
  • 2013, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Marinilda Corrêa Sardinha, A EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SUJEITOS SOCIAIS DO CAMPO DA AMAZÔNIA TOCANTINA, V Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
  • 2013, Elisângela Aparecida Melo, Marcos Marques Formigosa, José Messildo Viana Nunes, Roseane Justino Barbosa Coutinho, O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A INTERCONEXÃO ENTRE (COM) AS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII congresso Iberoamericano de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Marcos Marques Formigosa Cleyceanne Formigosa Brabo, ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: compartilhando princípios socioculturais na Amazônia Tocantina, VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, Trabalho Completo
  • 2012, Marcos Marques Formigosa, Apresentação de Trabalho, IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Trabalho Completo
  • 2012, Marcos Marques Formigosa, A ETNOMATEMÁTICA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, Trabalho Completo
  • 2012, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Milton Borges, O PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS - ESTADO DO PARÁ, IV Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (10)

  • 2023, A Formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira, Walcinéia Duarte Tenório, Marcos Marques Formigosa, Carla Giovana Souza Rocha, Ronaldo Henrique Santana
  • 2023, Vivências discentes no estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo ? Ciências da Natureza, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da licenciatura em educação do campo da UFPA, Campus Altamira, Carla Giovana Souza Rocha, Marcos Marques Formigosa
  • 2023, Acordo de pesca comunitário e educação contextualizada ribeirinha do rio Acaí, Porto de Moz, Pará, Brasil, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira, MARTINHA DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Carla Giovana Souza Rocha, Marcos Marques Formigosa
  • 2022, Pesquisas com classe/turma/escola multisseriada ribeirinha pelo prisma do ensino, Memória, educação e diversidade: prática docente e material didático pedagógico nos espaços de ensino/aprendizagem, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo
  • 2022, Interculturalidade e Etnomatemática em distintos contextos, Ensino de matemática e de ciências da natureza: convergências e reflexões teórico-metodológicas nos campos da prática e da formação docente, Marcos Marques Formigosa, Ieda Maria Giongo
  • 2021, Os tempos comunidades no curso de educação do campo na transamazônica: uma experiência da Pedagogia da Alternância como matriz de resistência, Diálogos críticos -Volume 4: Diversidade e autonomia x padronização e con-trole na educação pública: projetos em disputa, Marcos Marques Formigosa, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Francilene de Aguiar parente, MARIA RAIMUNDA SARAIVA BRITO
  • 2017, A TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS LEITORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA (PA), FORMAÇÃO DE PROFESSORES: experiências no cotidiano da escola pública, Marcos Marques Formigosa, Regina Cláudia Silva de Sousa
  • 2015, O BRINQUEDO DE MIRITI COMO MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS, ESCOLA DO CAMPO: Memória e cultura, Marcos Marques Formigosa, Regina Cláudia Silva de Sousa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Sebastião Martins Siqueira Cordeiro, Rosiane Morais Peixoto
  • 2015, TRAÇOS DA MEMÓRIA: em construção..., FORMAÇÃO DOCENTE E VIVÊNCIAS EDUCATIVAS: perspectivas do sujeito aprendente, Marcos Marques Formigosa
  • 2015, A UNIVERSIDADE: Entre o público e o privado, TRABALHO, UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: Entre a sociabilidade e normalização capitalista, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira, DEUSA MARIA DE SOUSA, Rosiane Morais Peixoto

Livros (3)

  • 2023, Por entre rios, florestas, travessões e vicinais: 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA, Campus Altamira, Marcos Marques Formigosa, Raquel da Silva Lopes, irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
  • 2022, Etnodiversidade: 10 anos de luta por uma universidade plural, Marcos Marques Formigosa, Marcelo Pires Dias
  • 2017, A TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS LEITORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA (PA), Marcos Marques Formigosa Regina Cláudia Santos Souza

Participações em Bancas de Cursos (37)

  • 2022, Monografia de Especialização A alfabetização científica nos planejamentos de ciências do 9º ano do ensino fundamental em Porto de Moz, Pará, Walcinéia Duarte Tenório
  • 2022, Monografia de Especialização Turmas multiano: desafios do ensino de ciências nas escolas do campo no município de Porto de Moz, Pará, Martinha dos Santos Conceição
  • 2022, Monografia de Especialização A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfirio (PA), Jocilma Pina Maia
  • 2018, Monografia de Graduação A importancia da diversificacao produtiva na agricultura familiar para melhoria da alimentacao, comunidade Sao Pedro, Anapu, Para, EDILENE DE MIRANDA OLIVEIRA
  • 2018, Monografia de Graduação A CONCIENTIZACAO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA ESCOLAR NA CASA FAMILIAR RURAL DE SENADOR JOSE PORFIRIO , ELENICE RAMOS DE CASTRO
  • 2018, Monografia de Graduação A concepção de Pedagogia da Alternância na CFR de Pacajá (PA), Alessandra do Nascimento Silva Santos
  • 2018, Monografia de Graduação A importância da merenda escolar para o processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Outubro, Pacajá (PA), Orleando Meneses dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação DESEMPENHO DA ALFACE CV VANDA EM RELACAO AO USO DE NPK E COMPOSTO ORGANICO EM CANTEIROS, RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS VERAS
  • 2018, Monografia de Graduação ACAO EDUCATIVA E PERCEPCOES DE AGRICULTORES: IMPORTANCIA DAS ABELHAS E IMPACTOS CAUSADOS PELO USO DE AGROTOXICOS, EDILENO SCHMIDT ZEFERINO
  • 2018, Monografia de Graduação OS DESAFIOS EM RELACAO AO DESTINO DO LIXO DE FAMILIAS PRODUTORAS DE CACAU ORGANICO CERTIFICADO, DEBORAH DA SILVA ARAUJO
  • 2017, Monografia de Especialização Educação do Campo: um estudo sobre metodologias educativas na EMEIF Avelina Maria da Silva, Anny Makerlley e Meneses Bezerra
  • 2016, Monografia de Graduação PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ANAPÚ, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Dias Pinheiro
  • 2016, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Dias Pinheiro
  • 2016, Monografia de Graduação RETRATOS QUE DEMARCAM A LEITURA NA ESCOLA DO CAMPO COM TURMAS MULTISSERIADAS, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Dias Pinheiro
  • 2016, Monografia de Graduação ESCOLA E FAMÍLIA: uma relação importante e necessária na Educação do Campo, Marcos Marques Formigosa, Maria do Socorro Rodrigues
  • 2016, Monografia de Especialização UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o direito das pessoas com necessidades educativas especiais, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Kélli Cristina de Jesus da Luz
  • 2016, Monografia de Especialização A IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, Marcos Marques Formigosa, Rilma Ferreira de Araújo
  • 2016, Monografia de Especialização A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA E. E. E. F. M. PROF. LEÔNIDAS MONTE, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Kélli Cristina de Jesus da Luz
  • 2016, Monografia de Especialização PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COMO GARANTIA DE DIREITOS DOS ALUNOS DA EJA NAS ESCOLAS DO CAMPO, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, Rosiane Morais Peixoto
  • 2016, Monografia de Especialização PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS QUILOMBOLAS EM MOJU (PA), Marcos Marques Formigosa, DEUSA MARIA DE SOUSA, Marley Antônia Silva da Silva
  • 2016, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NA INTERFACE DA AGRICULTURA FAMILIAR LOCALIZADO NO DISTRITO DE MIRASSELVAS NA AMAZÔNIA PARAENSE, Marcos Marques Formigosa, Rosiane Morais Peixoto, DEUSA MARIA DE SOUSA
  • 2016, Monografia de Graduação A OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO E A PRODUÇÃO OLEIRA NO RIO MAIUATÁ, IGARAPÉ-MIRI (PA), Marcos Marques Formigosa, SEBASTIÃO MARTIS SIQUEIRA CORDEIRO, DEUSA MARIA DE SOUSA
  • 2016, Monografia de Graduação MULHERES AGRICULTORAS DE IGARAPÉ-MIRI (PA) E A ETNOMATEMÁTICA, Marcos Marques Formigosa, SEBASTIÃO MARTIS SIQUEIRA CORDEIRO, DEUSA MARIA DE SOUSA
  • 2015, Monografia de Graduação O BRINQUEDO DE MIRITI COMO FERRAMENTA DIDÁTICA/PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO, Marcos Marques Formigosa, Benedita das Graças Sardinha da Silva, SEBASTIÃO MARTIS SIQUEIRA CORDEIRO
  • 2015, Monografia de Graduação O USO DE SOFTWARE MODELLUS COMO RECURSO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, Marcos Marques Formigosa, Osvaldo dos Santos Barros, José Francisco da Silva Costa
  • 2015, Monografia de Graduação O processo de contagem dos oleiros do Rio Miuatá, em Igrarapé Miri (PA),
  • 2014, Monografia de Graduação HISTÓRIA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL: busca de novos saberes, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação O PARFOR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA AMAZÔNIDA, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação MEMÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: Possibilidades e avanços na construção de novos saberes, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA DO CAMPO, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAMPO: um olhar para o ensino de Matemática, Marcos Marques Formigosa, Maria de Jesus Batista dos Santos, Maria Lídia Paula Ledoux
  • 2014, Monografia de Graduação O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS, Marcos Marques Formigosa, Maria de Jesus Batista dos Santos, Maria Lídia Paula Ledoux
  • 2014, Monografia de Graduação MINHAS MEMÓRIAS: trajetória na vida e na universidade, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira
  • 2013, Monografia de Graduação O PROFESSOR E O COMPUTADOR: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, em Barcarena/PA, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira, Bruno Rodrigues dos Santos
  • 2013, Monografia de Graduação A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: as experiências com séries finais do Ensino Fundamental em uma escola pública, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira, Benedita das Graças Sardinha da Silva
  • 2013, Monografia de Graduação FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: Encontro com a minha identidade social de Educadora, Marcos Marques Formigosa, Mara Rita Duarte de Oliveira

Prêmios Recebidos (2)

  • 2022, Grande Prêmio CAPES de Tese 2022, Nacional
  • 2022, Prêmio CAPES de Tese 2022, Nacional

Bolsas Obtidas (1)

  • MESTRADO, , 04/2013 , 02/2015 ,

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (13)

  • 2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, San Juan de Pasto - Colômbia, Internacional, Revista Latinoamericana de Etnomatemática
  • 2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Abaetetuba (PA), Nacional, Revista Margens (UFPA)
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Altamira (PA), Local, Plenária do Fórum Regional de Educação do Campo da Transamazônica e Xingu
  • 2016,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Tocantinópolis, Nacional, Revista Brasileira de Educação do Campo
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, UFPA - Abaetetuba, Nacional, II Seminário Nacional do PIBID Diversidade
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Nacional, I Seminário Institucional do PIBID - Diversidade
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Nacional, UFPA
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Regional, II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Mermória, Formação Docente e Tecnologia
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Local, I Seminário Institucional do PIBID - Diversidade
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de ABaetetuba, Local, IV Semana da Matemática
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Regional, IV Semana da Matemática
  • 2012,Responsavel pela Organização de Evento, Campus Universitário de Abaetetuba, Regional, III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO TOCANTINA II
  • 2011,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Abaetetuba, Local, II SEMANA DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)

  • 2018, Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, Socio Efetivo
  • 2017, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Socio Efetivo

Participação em Colegiados e Comissões (1)

  • Conselho da Faculdade de Etnodiversidade, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(33)

  • A IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS EM ABAETETUBA (PA), DEISIANE DO SOCORRO CARDOSO LOBATO , 09/2016
  • O PROCESSO DE CONTAGEM DOS OLEIROS NA VILA MAIUATÁ, EM IGARAPÉ-MIRI (PA), ELIZAEL SERRAO DE CASTRO , 02/2015
  • MULHERES AGRICULTORAS DE IGARAPÉ-MIRI (PA) E A ETNOMATEMÁTIC, PAULO EMIL RODRIGUES CHAVES , 02/2015
  • (AUTO)BIOGRAFIA: contribuições para a minha prática docente, MARIA LEONOR PINHEIRO SILVA , 06/2014
  • (AUTO)BIOGRAFIA: (re)conhecendo o passado como instrumento para compreender o presente e projetar o futuro, EVALDO PINTO DOS SANTOS , 06/2014
  • Traços da memória de uma educadora, MARINALDA GOMES MENEZES , 06/2014
  • (AUTO)BIOGRAFIA: buscando inovações nas práticas docentes, RAIMUNDA MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA , 06/2014
  • O BRINQUEDO DE MIRITI COMO FERRAMENTA DIDÁTICA/PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO, REGINA CLAUDIA SILVA DE SOUSA , 07/2015
  • Reconstruindo minha memória no processo de formação, ANA MARIA RODRIGUES DA SILVA , 06/2014
  • A ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES EM MEDICILÂNDIA (PA) FRENTE AO ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM MEDICILÂNDIA, SHEILA SOUZA DA SILVA , 10/2017
  • Revivendo Memórias por meio da (Auto)Biografia, JEANE GOMES PALHETA , 06/2014
  • Percursos (trans)formativos de uma professora, ANA MARIA SARAIVA JOVINO , 06/2014
  • O ENSINO DE ESTATÍSTICA USANDO QUESTÕES DO ENEM, PARA ALUNOS DE UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, CLEYCEANNE FORMIGOSA BRABO , 04/2018
  • CULTIVO DE ARROZ: O USO DA ETNOFÍSICA NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA CASA FAMILIAR RURAL, DANIEL LUCAS DE SOUZA COSTA , 05/2018
  • MEMÓRIA DE FORMAÇÃO: relatos de minha vida pessoal, acadêmica e profissional, SANDRINEIA RODRIGUES SANTANA , 06/2018
  • O QUE PODE A EDUCAÇÃO: memórias de minha vida pessoal e acadêmica, NADIA COSMO DA SILVA , 06/2018
  • MEMORIAL DESCRITIVO E REFLEXIVO SOBRE MINHA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL, MARINES DE SOUZA SCHMIT , 06/2018
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALTAMIRA-PARÁ, SAMARA MENDES FEITOSA , 05/2018
  • A RELAÇÃO ENTRE A QUALIFICAÇÃO E A ATUAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ, WALCINEIA DUARTE TENORIO , 06/2019
  • ESCASSEZ DA CAÇA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE PORTO DE MOZ (PA), GIRLENE DA SILVA MENDES , 07/2019
  • RESGATE HISTÓRICO DO RIO PRAIADO NA COMUNIDADE DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ANAPU PARÁ – UMA ANÁLISE ACERCA DA RETIRADA DAS MATAS CILIARES E SUAS CONSEQUÊNCIAS, IVANCELIA DO CARMO SILVA E SILVA , 07/2019
  • Os desafios da Educação do Campo: Relatos de minha vida pessoal, profissional e acadêmica. , GISELE SOUSA DA SILVA , 06/2019
  • O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA MULTISSERIADA., ELIANE DUARTE GOMES , 09/2019
  • ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PA, AGDA LIMA COSTA , 07/2020
  • AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DA TRANSAMAZÔNICA, URUARÁ (PA) , BRUNA ANGELICA ALVES DOS SANTOS , 07/2020
  • A EDUCAÇÃO POR UM FIO: REALIDADE E SOBREVIVÊNCIA DA CASA FAMILIAR RURAL DE SOUZEL, NO PARÁ, JHENNIFER LORENNA FREITAS GIESE , 07/2020
  • AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA), RENAN GOMES DE ANDRADE , 07/2020
  • Os Tempos Comunidades como Processo Formativo no Curso de Educação do Campo na Transamazônica. , MARIA RAIMUNDA SARAIVA BRITO , 09/2020
  • “ESTÁGIO SUPERVISIONADO: experiências vivenciadas por discentes da turma de Educação do Campo em uma escola do campo em Uruará, Pará, Brasil”, TAYSE ROCHA DE CARVALHO SOARES , 09/2021
  • A MERENDA ESCOLAR EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ (PA), ISA MARA SANCHES DE MATOS , 10/2021
  • A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfírio - PA. , JOCILMA PINA MAIA , 04/2022
  • A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PLANEJAMENTOS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTO DE MOZ, PARÁ, WALCINEIA DUARTE TENORIO , 07/2022
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS E PRÁTICAS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DO SOME (SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO) NA ESCOLA OSVALDO CRUZ EM ANAPU-PA, RUBSMARQUE DE OLIVEIRA PEREIRA , 09/2023

Orientações de Pós-Graduação (9)

  • Especialização, DEISIANE DO SOCORRO CARDOSO LOBATO, 01/2016 - 09/2016 , Finalizada em 09/2016
  • Especialização, ELIETE RODRIGUES CHAVES, 06/2016 - 08/2016 , Finalizada em 08/2016
  • Especialização, DANIELLE DO SOCORRO CARDOSO LOBATO, 06/2016 - 08/2016 , Finalizada em 08/2016
  • Especialização, ENIELEN SILVA DE SOUSA, 06/2016 - 06/2016 , Finalizada em 06/2016
  • Especialização, IDINEIA LAMEIRA DA SILVA, 06/2016 - 08/2016 , Finalizada em 08/2016
  • Especialização, SHEILA SOUZA DA SILVA, 03/2017 - 10/2017 , Finalizada em 10/2017
  • Especialização, SHEILA SOUZA DA SILVA, 02/2017 - 09/2017 , Finalizada em 09/2017
  • Especialização, WALCINEIA DUARTE TENORIO, 09/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, JOCILMA PINA MAIA, 07/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.249