2024, A INFORMAÇÃO PROSÓDICA VISUAL E OS RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DE SURDOS BILÍNGUES LIBRAS/PORTUGUÊS, FACLETRAS
Artigos (6)
2022, ADRIANE ARAUJO DE MELO, Francisca Maria Carvalho , INFERÊNCIA PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS, ISSN: 19843852
2022, PAIXÃO, EMANUELLE MONTEIRO DA, Francisca Maria Carvalho , PRÁTICAS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UFPA PARA SURDOS, ISSN: 26753375
2021, Francisca Maria Carvalho, Francisco Pereira Smith Júnior, Michele de Paula Guimarães de Souza Pinheiro , Language practices of the digital multi-semiotic genre meme by 3rd grade students in elementary school I, ISSN: 25253409
2019, JUSIELE MIRANDA DOS SANTOS,
FRANCISCA MARIA CARVALHO , A INTERAÇÃO COMUNICATIVA GESTUAL CASEIRA DO SURDO NO AMBIENTE FAMILIAR OUVINTE, ISSN: 9788-564233256
2016, José Olímpio de Magalhães, Francisca Maria Carvalho, Giseli Silva, Guilherme Lourenço, Francisca Maria Carvalho , O processamento prosódico gráfico de sentenças ambíguas na leitura silenciosa de surdos bilíngues, ISSN: 22369740
2015, Francisca Maria Carvalho, José Olímpio de Magalhães , O processamento da leitura do português escrito por surdos bilíngues, ISSN: 19843852
Publicação em Eventos (22)
2023, Cândida do Socorro Silva de Queiroz, Denison Castro dos Santos, Francisca Maria Carvalho, PRODUÇÃO ESCRITA DE RESUMO ACADÊMICO POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS, IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VII Colóquio de Linguística de Castanhal, Trabalho Completo
2023, Francisca Maria Carvalho, Marta do Socorro Guedes da Silva, O PROCESSAMENTO DE AQUISIÇÃO NA VARIAÇÃO FONÉTICOLEXICAL NA CONFIGURAÇÃO DE MÃO POR SURDOS SINALIZANTES, Anais do IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VII Colóquio de Linguística de Castanhal:, Trabalho Completo
2021, FRANCISCA MARIA CARVALHO, PROSÓDIA DA LIBRAS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS, II JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS, Resumo
2021, Hércules Rodrigues e Francisca Carvalho, O Processamento da Vírgula por surdos bilíngues Libras/Português: interface prosódia-sintaxe-semântica, XIX Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina, Resumo
2020, JESULINE MENDES DAMASCENO, Francisca Maria Carvalho, AQUISIÇÃO DA PROSÓDIA VISUAL POR CRIANÇAS SURDAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, Anais do Encontro Paraense de Licenciaturas - EPALIC, Resumo Expandido
2019, Francisca Maria Carvalho
Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão, Relato de Experiência de Projetos de Pesquisa e Extensão de Letramento Visual de Surdos, II Ciclo de Experiências Sobre Educação Inclusiva, Outros
2017, Ana Cristina Pontes Rodrigues
Eliane Miranda
Francisca Maria Carvalho
, Leitura Silenciosa do Português Escrito para Surdos, I Congresso Interinstitucional de Esnino e Extensão, Outros
2017, Francisca Maria Carvalho, ENSINO DO PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDO: O QUE É E COMO SE FAZ?, I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão, Outros
2017, Francisca Maria Carvalho, A Leitura silenciosa de sentenças ambíguas temporárias por surdos bilíngues libras/português da Amazônia, X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN, Outros
2017, Francisca Maria Carvalho, Surdez e o processamento de L2, Libras e o ensino de L2 para surdos, Outros
2017, Francisca Maria Carvalho, Universidade e Curso de Letras, I Mostra de Projetos em Língua Portuguesa de Tomé-açu, Outros
2016, Francisca Maria Carvalho
Rayse Rodrigues, O processo da prosódia na leitura silenciosa para surdos, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (V CIELLA),, Trabalho Completo
2016, Francisca Maria Carvalho
Aline Borges, PROCESSAMENTO BILÍNGUE: LEITURA SILENCIOSA DAS SENTENÇAS AMBÍGUAS TEMPORÁRIAS DO PORTUGUÊS ESCRITO POR OUVINTES NATIVOS BILÍNGUES JAPONÊS/PORTUGUÊS DO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU-PA,, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (V CIELLA),, Trabalho Completo
2016, Francisca Maria Carvalho
José Olímpio de Magalhães, A marcação prosódica gráfica na leitura silenciosa de sentenças ambíguas temporárias por surdos congênitos profundos bilaterais bilíngues Libras/Português, XVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Trabalho Completo
2015, Francisca Maria Carvalho, O português escrito como L2 para surdos bilíngues libras/português, III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos, Trabalho Completo
2015, Francisca Maria Carvalho
José Olímpio de Magalhães, Processamento prosódico gráfico de sentenças ambíguas na leitura silenciosa de surdos bilíngues, V Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, Trabalho Completo
2014, Francisca Maria Carvalho, Bilinguismo: Uma proposta educacional para o surdo, Processo de Formação docente na Escola de Ensino Especializado Astério de Campos, Trabalho Completo
2014, Francisca Maria Carvalho, Leitura em L2 por surdos bilíngues: uma abordagem piscolinguística ao biinguismo, III Seminário de Pesquisa e Extensão do Baixo Tocantins, Trabalho Completo
2014, Francisca Maria Carvalho, José Olímpio de Magalhães, Processamento da leitura silenciosa do português escrito: estudo comparativo da compreensão leitora entre surdos congênitos bilíngues libras/português e ouvintes estrangeiros bilíngues japonês/português, 25a. Jornada Nacional de Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordentes, Resumo
2014, Francisca Maria Carvalho
José Olímpio de Magalhães, Processamento da leitura silenciosa do português escrito: estudo comparativo da compreensão leitora entre surdos congênitos bilíngues libras/português e ouvintes estrangeiros bilíngues japonês/português, 25a. Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, Trabalho Completo
2013, Francisca Maria Carvalho, Regina Cruz, Miguel Oliveira Jr, Julia Pereira, Ebson Wilkerson, Pistas prosódicas de fronteiras discursivas em narrativas espontâneas: um estudo de percepção, IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, Trabalho Completo
2013, Francisca Maria Carvalho, Regina Cruz, Julia Lopes, Miguel Oliveira Jr, Ebson Wilkerson da Silva, Pistas prosódicas de fronteiras discursivas em narrativas espontâneas: um estudo de percepção, IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, Resumo
Capítulos de Livros (1)
2022, O PROCESSAMENTO DA VÍRGULA POR SURDOS BILÍNGUES POR SURDOS BILÍNGUES LIBRAS/PORTUGUÊS, DIMENSÕES NA PSICOLINGUÍSTICA NA ALFAL, Francisca Maria Carvalho, HERCULES RODRIGUES
Participações em Bancas de Concursos (3)
2016, Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa2,
2016, Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa,
2016, AD HOC no edital Navega Saberes/Infocentro 2016., Francisca Maria Carvalho
Participações em Bancas de Cursos (59)
2023, Monografia de Graduação SEQUENCIA DIDATICA: O GENERO AUTOBIOGRAFIA COMO UM INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA , ELISAMA OLIVEIRA DOS SANTOS
2023, Monografia de Graduação O GENERO CONTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEITURA E PRODUCAO DE TEXTO, MURILO HENRIQUE DA CRUZ SANCHES
2021, Monografia de Graduação A IDENTIDADE SOCIODISCURSIVA E CULTURAL DOS CAPOEIRISTAS DA ESCOLA UNIÃO CAPOEIRA ASSOCIADOS DE BELÉM DO PARÁ., CLAUDIA VERONICA RODRIGUES DA SILVA,
2021, Monografia de Graduação ASPECTOS ENUNCIATIVOS DAS FAKE NEWS SOBRE MEDICAMENTOS QUE COMBATEM A COVID-19, SAULO RAPHAEL BASTOS DANTAS E SILVA,
2021, Monografia de Graduação CHRONICA DE IGARAPÉ-MIRY, DE AGOSTINHO MONTEIRO CONÇALVES DE OLIVEIRA: UM ESTUDO POLIFÔNICO, LIGIANY MARIA BAIA SILVA,
2021, Monografia de Graduação Ensino de Língua Portuguesa para surdos, BRUNA TATIANE PANTOJA GIL
2021, Monografia de Graduação A DIMENSAO ARGUMENTATIVA DA NARRATIVA DE ENTERRO QUILOMBOLA DO BAIXO TOCANTINS, THAYNARA THAIS FERREIRA PAIXAO
2021, Monografia de Graduação A IDENTIDADE SOCIODISCURSIVA E CULTURAL DOS CAPOEIRISTAS DA ESCOLA UNIAO CAPOEIRA ASSOCIADOS DE BELEM DO PARA, CLAUDIA VERONICA RODRIGUES DA SILVA
2021, Monografia de Graduação PRATICAS DE LINGUAGENS DO GENERO DIGITAL MULTISSEMIOTICO MEME POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1
, MICHELE DE PAULA GUIMARAES DE SOUZA
2021, Monografia de Graduação AQUISICAO DA PROSODIA VISUAL POR CRIANCAS SURDAS
, JESULINE MENDES DAMASCENO
2021, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM E ENSINO HUMANIZADO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS - LINGUA PORTUGUES, EMMANUELLE DE ALMEIDA CARVALHO
2021, Monografia de Graduação A DIMENSÃO ARGUMENTATIVA DA NARRATIVA DE ENTERRO QUILOMBOLA DO BAIXO TOCANTINS, THAYNARA THAIS FERREIRA PAIXÃO,
2021, Monografia de Graduação Letra mento de alunos surdos universitários concluintes do curso de Letras-Libras da UFPA., ADRIELLE BEZERRA MIRANDA
2021, Dissertação de Mestrado Experiências e formação de professores de matemática: elaboração de recursos didáticos para o ensino de números decimais na educação de alunos surdos., Isabel Lopes Valente
2021, Monografia de Graduação CHRONICA DE IGARAPE-MIRY, DE AGOSTINHO MONTEIRO CONCALVES DE OLIVEIRA: UM ESTUDO POLIFONICO, LIGIANY MARIA BAIA SILVA
2021, Monografia de Graduação ASPECTOS ENUNCIATIVOS DAS FAKE NEWS SOBRE MEDICAMENTOS QUE COMBATEM A COVID-19
, SAULO RAPHAEL BASTOS DANTAS E SILVA
2021, Monografia de Graduação Letramento de alunos surdos universitarios concluintes do curso de Letras-Libras da UFPA., ADRIELLE BEZERRA MIRANDA
2021, Monografia de Graduação Ensino de Lingua Portuguesa para surdos, BRUNA TATIANE PANTOJA GIL
2021, Monografia de Graduação ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E ENSINO HUMANIZADO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA., EMMANUELLE DE ALMEIDA CAVALHO,
2021, Monografia de Graduação SLAM E A POÉTICA COM COMPROMISSO COM A REALIDADE E A SUBJETIVIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA, ARTHUR ROBERTO SILVA LOPES
2020, Qualificação de Doutorado RELACOES ENTRE MOVIMENTOS OCULARES E PROSODIA NA LEITURA ORAL: O PROCESSAMENTO DOS MARCADORES PROSODICOS GRAFICOS NA LEITURA EM VOZ ALTA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAIR DAIANE DE SOUZA SAUAIA VANSILER
2020, Qualificação de Doutorado ?RELAÇÕES ENTRE MOVIMENTOS OCULARES E PROSÓDIA NA LEITURA ORAL: O PROCESSAMENTO DOS MARCADORES PROSÓDICOS GRÁFICOS NA LEITURA EM VOZ ALTA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Nair Daiane de Sousa Sauaia Vansiler
2019, Qualificação de Mestrado EXPERIENCIAS E FORMACAO DE UMA PROFESSORA DE MATEMATICA: ELABORACAO DE RECURSOS DIDATICOS VOLTADOS AO ENSINO DE NUMEROS DECIMAIS NA EDUCACAO DE ALUNOS SURDOS, ISABEL LOPES VALENTE
2019, Monografia de Graduação PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA VISUAL NA EXTENSAO UNIVERSITARIA DA UFPA, GISLENE ROSE SOUZA DE OLIVEIRA
2019, Monografia de Graduação OFICINA DE LEITURA DA LINGUA PORTUGUESA MINISTRADA EM LIBRAS PARA SURDOS: CONOTACAO E DENOTACAO, ITANI VANIA MARQUES DE FREITAS
2019, Dissertação de Mestrado TEXTOS PARA APRENDIZAGEM: UMA SEQUENCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GENERO FICHAMENTO DE RESUMO NOS SEMESTRES INICIAIS DE CURSOS DE GRADUACAO, ANA LUCIA DA SILVA BRITO
2019, Monografia de Graduação PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPA, WALDEMAR DOS SANTOS CARDOSO JUNIOR, ETIENE VAZ DE LIMA, Francisca Maria Carvalho
2019, Dissertação de Mestrado Textos para aprendizagem: uma sequência para o ensino-aprendizagem do gênero fichamento de resumo nos semestres, EMILIA PIMENTA OLIVEIRA, NETÍLIA SILVA DOS ANJOS, Francisca Maria Carvalho
2019, Monografia de Graduação Oficina de Leitura da Língua Portuguesa Ministrada em Libras Para Surdos: Conotação e Denotação, WALDEMAR DOS SANTOS CARDOSO JUNIOR, ETIENE VAZ DE LIMA, Francisca Maria Carvalho
2019, Qualificação de Doutorado Estudo Comparativo e Perceptual do Português Falado na Amazônia: A influência da LGA nos dialetos Amazônicos, Regina Cruz, MARIA DO SOCORRO CAMPOS DE SOUZA, Francisca Maria Carvalho
2019, Qualificação de Doutorado ESTUDO COMPARATIVO E PERCEPTUAL DO PORTUGUES FALADO NA AMAZONIA: A INFLUENCIA DA LGA NOS DIALETOS AMAZONICOS, MARIA SEBASTIANA DA SILVA COSTA
2017, Monografia de Especialização Uma discussão acerca dos mecanismos de avaliação da redação escrita por participantes surdos do ENEM, Marília Freitas, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação A linguagem utilizada no whatasapp: o ensino da escrita nos anos finais do ensino fundamental, Julia Corr~ea, Nair Vansiler, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação A ORALIDADE NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, Julia Correa, Nair Vansiler, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação Alfabetização e letramento na perspectiva do pacto: um estudo na escola Maranata no município de Igarapé-Miri, Julia Correa, Nair Vansiler, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação A Dialetologia na fala na comunidade anapu: expressões amazônicas, Julia Correa, Nair Vansiler, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação Teminologia do palmito, Julia Corr~ea, Nair Vansiler, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação Uma abordagem sobre o preconceito linguístico no ensino fundamental I (1a ao 5a. Ano) Antônio Lopes da Costa, Julia Correa, Nair Vansiler, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação Uma leitura sociolinguística de termos cotidianos utilizados na comunidade Samaúna, Julia Corr~ea, Nair Vansiler, Francisca Maria Carvalho
2017, Monografia de Graduação LEGITIMIDADE DO MODO DE FALAR BRASILEIRO NA DISCUSSÃO HISTÓRICA DE PAULINO DE BRITO (1907), Rosenita Fernandes Braga
2016, Monografia de Graduação O COMPORTAMENTO DO MENINO CIVILIZADO NA AMAZONIA PARAENSE ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COMIDA: UMA ANALISE POLIFONICA DO LIVRO DE LEITURA COMPENDIO DE CIVILIDADE CRISTA‟ (1880 A 1915), JESSICA SILVA DA SILVA
2016, Monografia de Graduação O COMPORTAMENTO DO MENINO CIVILIZADO NA AMAZÔNIA PARAENSE ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COMIDA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO LIVRO DE LEITURA ?COMPENDIO DE CIVILIDADE CRISTÃ? (1880 A 1915), GLÓRIA REGINA AMARAL, Raimunda Dias Duarte, Francisca Maria Carvalho
2015, Monografia de Graduação Influências da oralidade no processo de aquisição da escrita em crianças, Juliana Costa Moreira
2015, Monografia de Graduação Influências da oralidade no processo de aquisição da escrita em crianças, José Olímpio de Magalhães, Juliana Costa Moreira, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação ILHA DA PACOCA: DA VALORIZACAO DA CULTURA REGIONAL A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PLEONASMO E HIPERBOLE, ADRYANNE SANTOS LOBATO
2014, Monografia de Graduação LEITURA: A CONTRIBUICAO DOCENTE PARA A FORMACAO SOCIAL DO ALUNO, MIRALDA DA SILVA RODRIGUES
2014, Monografia de Graduação AVALIACAO ESCOLAR: UMA VISAO DUALISTA DO PROCESSO, DEISEANE LOBATO MARTINS
2014, Monografia de Graduação A FUNCAO CONATIVA DA LINGUAGEM E O ANUNCIO PUBLICITARIO: POR UM ENSINO DE LINGUA PARA A FORMACAO CIDADA, ELIANE DE SOUSA PEREIRA
2014, Monografia de Graduação Avaliação escolar: uma visão dualista do processo, GLÓRIA REGINA AMARAL, Márcia Monteiro Carvalho, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação Ilha da pacoca: da valorização da cultura regional à aprendizagem significativa das figuras de linguagem, GLÓRIA REGINA AMARAL, Márcia Monteiro Carvalho, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação Leitura: a contribuição docente para a formação docente, GLÓRIA REGINA AMARAL, Márcia Monteiro Carvalho, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação O anúncio publicitário e a função Conativa da linguagem, GLÓRIA REGINA AMARAL, Márcia Monteiro Carvalho, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação ANALISE DOS SINTAGMAS NOMINAIS FINAIS COM PAUTA ACENTUAL OXITONA: CORPUS AMPER DE ABAETETUBA, OSELITA DE FIGUEIREDO CORREA
2014, Monografia de Graduação ANALISE DOS VOCABULOS PROPAROXITONOS EM SINTAGMAS NOMINAIS FINAIS: CORPUS AMPER DE ABAETETUBA, NATALINA DE JESUS MACIEL ROCHA
2014, Monografia de Graduação ANALISE DOS SINTAGMAS NOMINAIS FINAIS PAROXITONOS: CORPUS AMPER DE ABAETETUBA, JOANA FERREIRA DE SOUSA
2014, Monografia de Graduação Análise dos sintagmas nominais finais paroxítonos: corpus amper de Abaetetuba, Regina Cruz, Edson de Freitas Gomes, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação Análise dos sintagmas nominais finas com pauta acentual oxítona: corpus amper de Abaetetuba, Regina Cruz, Edson de Freitas Gomes, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação Análise dos vocábulos proparoxítonos em sintagmas nominais finais: corpus amper de Abaetetuba, Regina Cruz, Edson de Freitas Gomes, Francisca Maria Carvalho
2014, Monografia de Graduação Análise dos vocábulos oxítonos, paraxítonos, proparoxítonos ocupando núcleo de sintagma final em sentenças declarativas e interrogativas tonais do corpus amper de Abaetetuba (PA), Regina Cruz, Edson de Freitas Gomes, Francisca Maria Carvalho
Prêmios Recebidos (2)
2019, PRÊMIO DESTAQUE DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA UFPA 2019, Local
2018, programa regional para el desaroollo profesión docente en américa latina y el caribe, Internacional
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (3)
2019,Outra, Instituto de Letras e Comunicação, Local, Seminário
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Núcleo Universitário de Tomé-Açu, Local, Local
2012,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal de Minas Gerais, Local, V Seminário de Teses e Dissertações - SETED
Participação em Colegiados e Comissões (1)
Eleição para Reitor e Vice-Reitor da UFPA, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(44)
INTERAÇÃO COMUNICATIVA DO SURDO NO AMBIENTE FAMILIAR, JUSIELE MIRANDA DOS SANTOS ,
05/2018
O ensino sobre os cinco sentidos para crianças surdas, e o que isso contribui na vida delas na visão do professor.
, ISABELLY COUTINHO PEREIRA ,
07/2018
Leitura e escrita na alfabetização, ALCILENE DIAS GONCALVES ,
07/2018
A LEITURA SILENCIOSA DAS SENTENÇAS AMBÍGUAS TEMPORÁRIAS POR FALANTES BILÍNGUES JAPONÊS/PORTUGUÊS DO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU- PA, ALINE DOS ANJOS BORGES ,
04/2017
O PROCESSAMENTO DA PROSÓDIA IMPLÍCITA NA LEITURA SILENCIOSA DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS CONGÊNITOS PROFUNDOS BILATERAIS BILÍNGUES LIBRAS/PORTUGUÊS DO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU-PA, RAYSE RODRIGUES DA SILVA ,
02/2017
MEMORIAL DE FORMAÇÃO, PAULO GUILHERME MARREIROS BENONE ,
11/2017
MEMORIAL DE FORMAÇÃO, SELMA DO SOCORRO PINHEIRO COSTA ,
11/2017
A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), SELMA DO SOCORRO PINHEIRO COSTA ,
03/2018
OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REAL OU IRREAL?, PAULO GUILHERME MARREIROS BENONE ,
03/2018
A INFLUÊNCIA TRANSLINGUÍSTICA SINTÁTICA DA LIBRAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, DANIELA DOS SANTOS BISPO ,
05/2018
A PAUSA COMO FLUÊNCIA NA FALA DE JOVENS BILÍNGUES JAPONÊS/PORTUGUÊS DO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU, JOYCE MORAES DA SILVA ,
05/2018
AS EXPRESSÕES PROSÓDICAS DAS EMOÇÕES NA ESTRUTURA DO DISCURSO POR CRIANÇAS SURDAS
, ERICA AQUINO DE SOUSA ,
05/2018
RELAÇÕES SEMÂNTICAS ENTRE LÍNGUA MATERNA E MATEMÁTICA: UM CONEXÃO POSSÍVEL, MARCIO JOSE DUARTE MACIEL ,
03/2018
A INTERFACE PROSÓDIA/PRAGMÁTICA NAS EXPRESSÕES FACIAIS DAS EMOÇÕES DOS SURDOS
, EDINALVA CARDOSO E CARDOSO ,
06/2018
O EFEITO DE SENTIDO DOS MARCADORES PROSÓDICOS GRÁFICOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS SURDOS, ANA CRISTINA PONTES RODRIGUES ,
06/2018
A PROSÓDIA DA EXPRESSIVIDADE FACIAL DAS EMOÇÕES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, ROSANE RODRIGUES DE ALMEIDA ,
06/2018
O ENSINO DA PROSÓDIA GRÁFICA PARA SURDOS NO NÍVEL FUNDAMENTAL, DEBORA DA SILVA BARROS ,
05/2018
Alfabetização e letramento nos anos iniciais dos alunos com síndrome de down, CARLOS ALBERTO MAFRA RUIZ ,
09/2018
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA ATRAVÉS DOS SENTIDOS CORPORAIS
, ISABELLY COUTINHO PEREIRA ,
12/2018
Memorial acadêmico do curso de licenciatura integrada com ênfase na leitura dos anos inicias., BENILDO BARBOSA GONCALVES ,
01/2019
Memorial acadêmico do curso de licenciatura integrada com ênfase na leitura dos anos inicias., BENILDO BARBOSA GONCALVES ,
01/2019
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA , THAIS RIBEIRO TAVARES ,
12/2018
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA , THAIS RIBEIRO TAVARES ,
01/2019
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DOS ALUNOS DO 4º ANO DA ESCOLA ANTÔNIO VIEIRA DE PONTA DE PEDRAS, JOSE MARIA DE OLIVEIRA ROSA ,
02/2019
MEMORIAL ACADÊMICO DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA COM ÊNFASE NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
MEMORIAL ACADÊMICO DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA COM ÊNFASE NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
, LAIANE TAVARES DE AMORIM ,
02/2019
A FÁBULA COMO FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS, MARIA DE NAZARE DA SILVA SERRAO ,
02/2019
A Relação Grafema-fonema na leitura e na escrita de alunos do 4° ano da Escola Antônio Vieira de Ponta de Pedras, JOSE MARIA DE OLIVEIRA ROSA ,
04/2019
Uma experiência de leitura empregando o gênero fábula com alunos com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental., MARIA DE NAZARE DA SILVA SERRAO ,
04/2019
Relato de Experiência de Práticas de Alfabetização em uma escola na comunidade Praia Grande (PA), LAIANE TAVARES DE AMORIM ,
04/2019
Libras, Língua Portuguesa, Bilinguismo, DAYSE DO SOCORRO ASSUNCAO FRANCO ,
06/2019
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS NOS ANOS INICIAIS, DAYSE DO SOCORRO ASSUNCAO FRANCO ,
12/2019
A PERCEPÇÃO PROSÓDICA GRÁFICA NA LEITURA SILENCIOSA DE
SENTENÇAS SUBORDINADAS AMBÍGUAS TEMPORÁRIAS POR SURDOS
BILÍNGUES LIBRAS/PORTUGUÊS, HERCULES RODRIGUES DOS SANTOS ,
12/2019
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA PARAENSE
, SAMARA GEMAQUE DA SILVA ,
06/2021
PRÁTICAS DE LINGUAGENS DO GÊNERO DIGITAL MULTISSEMIÓTICO MEME POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1, MICHELE DE PAULA GUIMARAES DE SOUZA ,
06/2021
AQUISIÇÃO DA PROSÓDIA VISUAL POR CRIANÇAS SURDAS, JESULINE MENDES DAMASCENO ,
06/2021
PROCESSAMENTO DA ANIMACIDADE EM ORAÇÕES RELATIVAS
DO PORTUGUÊS POR BILÍNGUES NIPO-BRASILEIROS DA
AMAZÔNIA PARAENSE, WANDERSON LEO FERREIRA DA COSTA ,
10/2021
PRÁTICAS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UFPA PARA SURDOS, EMANUELLE MONTEIRO DA PAIXAO ,
10/2021
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA INTEGRADA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA PÚBLICA, PARTICULAR E NO REFORÇO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I, VIVIANE DOMICIANO COUTINHO ,
10/2021
O PROCESSAMENTO DE COMPREENSÃO E DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS RESUMO E RESENHA, NA PERSPECTIVA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS SURDOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, IZADORA CAROLINA SAMPAIO SOARES ,
02/2022
PROCESSAMENTO INFERENCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS, ADRIANE ARAUJO DE MELO ,
02/2022
ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS UNIVERSITÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA BILÍNGUE
, CANDIDA DO SOCORRO SILVA DE QUEIROZ ,
12/2022
O PROCESSAMENTO DE AQUISIÇÃO NA VARIAÇÃO FONÉTICO-LEXICAL NA CONFIGURAÇÃO DE MÃO POR SURDOS SINALIZANTES, MARTA DO SOCORRO GUEDES DA SILVA ,
12/2022
O PROCESSAMENTO DAS EXPRESSÕES PROSÓDICAS FACIAIS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, LEILANE AMADOR DA SILVA ,
11/2023
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM TARDIA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L1 E LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 POR SURDO ADULTO, KARIN PATRICH PIMENTA ABRAHIM ,
07/2023