assuncao jose pureza amaral

CCAST - CAMPUS UNIVERSITARIO DE CASTANHAL

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(62)

  • Impactos da escolarização de jovens em medidas socioeducativas no centro de intervenção de jovens e adultos masculinos - CIJAM, MARIA CRISTINA MONTEIRO DA SILVA , 12/2014
  • Alfabetização de adultos e idosos: avanços e perspectivas a partir da experiência do GETI-UFPA , ANA PAULA OLIVEIRA BRITO , 11/2014
  • A visão de docentes de uma Escola Municipal de Ensino em Castanhal sobre a Violência Escolar, INARA DA SILVA SAMPAIO , 02/2015
  • “DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA”: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL-PA, LARISSA LOPES SERRA , 04/2015
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO DO INDUÁ, ANTONIA ALINE REIS SANTOS , 04/2015
  • “COTAS SIM! ESMOLA NÃO”: O PROCESSO SELETIVO ESPECIAL QUILOMBOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS APROVADOS ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2014 PARA O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL., JOSE RODRIGO PONTES DOS SANTOS , 07/2015
  • EU E O OUTRO: ATUAÇÃO DO PROFESSOR E A LEI Nº 10.639/03 EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA., HELLEN GLAUCIA MARIGLIANI DA COSTA , 09/2015
  • A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS CASTANHAL, MARINALDA SILVA SANTOS , 05/2016
  • O PAPEL DO NERED – SEMED NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL EM CASTANHAL – PA, RAQUEL DE LIMA COSTA , 09/2016
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE CASTANHAL PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS., ELIDA MEIRIANE SILVA E SILVA , 11/2016
  • Políticas Públicas Educacionais da SEMED Inhangapi-PA voltadas para implementação da lei 10.639/03 no município, ELCILENE SILVA DE SA , 04/2017
  • ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E EDUCACIONAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MACAPAZINHO-PA, LUIZ CLAUDIO SILVA DE CASTILHO JUNIOR , 05/2017
  • O PROCESSO ORGANIZATIVO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MACAPAZINHO. , ANDRÉ FONSECA FERREIRA , 02/2016
  • CULTURA ARTESANAL QUILOMBOLA: HISTÓRIA E FONTE DE RECURSO ECONÔMICO, INARA DA SILVA SAMPAIO , 02/2016
  • HISTÓRIAS VIVAS DO QUILOMBO MENINO JESUS DE PETIMANDEUA NO NORDESTE PARAENSE, MARCIA ELAINY ABREU DA TRINDADE , 02/2016
  • Histórias Vivas do Quilombo Menino Jesus de Petimandeua no Nordeste Paraense, MARIA SILVIA LIMA MARTINS , 02/2016
  • Histórias Vivas do Quilombo Menino Jesus de Petimandeua no Nordeste Paraense, MARIA EDIMAR DE OLIVEIRA , 02/2016
  • VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NO PROCESSO DA AUTOAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS-CIDADE DE MOJU, ODINEIA DOS SANTOS BARBOSA , 02/2016
  • Processo de luta e delimitação do território da Comunidade Quilombola de São João do Médio Itacuruçá em Abaetetuba-Pa, SARA CAVALCANTE PINHEIRO , 02/2016
  • Processo de luta e delimitação do território da Comunidade Quilombola de São João do Médio Itacuruçá em Abaetetuba-Pa, MARINES MIRANDA DOS SANTOS , 02/2016
  • Valorização da cultura negra no processo da autoafirmação da identidade na comunidade quilombola Nossa Senhora das Graças-Cidade de Moju, DALVA FERREIRA DE SOUZA , 02/2016
  • Processo de luta e delimitação do território da Comunidade Quilombola de São João do Médio Itacuruçá em Abaetetuba-Pa , LAUDECIR OLIVEIRA DE AZEVEDO , 02/2016
  • Valorização da cultura negra no processo da autoafirmação da identidade na comunidade quilombola Nossa Senhora das Graças-Cidade de Moju, LEILA CORREA MARTINS , 02/2016
  • DIFICULDADES ENFRENTADAS POR MULHERES QUILOMBOLAS AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DA UFPA CAMPUS CASTANHAL , ELANE CRISTINA MONTE LIMA , 04/2018
  • IMAGEM DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALMERINDA SILVA DE ARAGAO , 04/2018
  • IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 DA RESOLUÇÃO N' 08/12: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE INHANGAPI-PA, THASSILLA THAYS DA COSTA VALE , 03/2018
  • DIFICULDADES DE QUILOMBOLAS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DA UFPA CASTANHAL EM PERMANECER/CONCLUIR O CURSO, LILIAN KELLY OLIVEIRA AMORAS , 04/2018
  • A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA , MARIA ONEIDE SANTOS DE ALMADA , 04/2018
  • PERCEPÇÕES DE PAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARILENE DO SOCORRO BATISTA DOS REIS , 07/2018
  • TCC, SIRLENE NUNES MAGALHAES , 09/2018
  • Os desafios da prática do ensino-aprendizagem dos professores das séries iniciais da escola quilombola Fernando Nunes Rodrigues do município de Castanhal-PA , ROSILANDIA DE SOUZA RODRIGUES , 09/2018
  • Os PCNs e as abordagens sobre meio ambiente dos professores da E.M. Joana Gomes Portela do Amaral (São Miguel do Guamá-PA) , JOAO BARBOSA GUEDES , 06/2018
  • Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico, CLAUDIANE NUNES ARAUJO , 01/2019
  • PRÁTICA DOCENTE MEDIANTE AS ATITUDES RACISTAS PROMOVIDAS PELOS ALUNOS , ERENILDE MONTEIRO DE JESUS , 11/2018
  • UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES ACERCA DA CULTURA AFRO BRASILEIRO NA ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIO FAUSTINO DA TRINDADE, NAZARE DE JESUS AZEVEDO DO ESPIRITO SANTO , 12/2018
  • O CURRÍCULO ESCOLAR E A PRATICA DOCENTE NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003, PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO E DO PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR , JEANETE FERREIRA BARATA , 02/2015
  • QUILOMBOS NAS AMÉRICAS:OS PALENQUES EM CUBA NA COLÔMBIA , MICHELLE CHRISTINA NERICORREA , 02/2015
  • A MITOPOÉTICA AMAZÔNICA NAS PERCEPÇÕES DE DISCENTES EM UMA ESCOLA DA AGROVILA DE SÃO RAIMUNDO EM CASTANHAL - PA, JEFFERSON DA SILVA ALVES , 06/2019
  • A ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS TIRADORES DE CARANGUEJO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SERAFIM PINTO CARDOSO NA VILA DE SÃO JOÃO DOS RAMOS, MOACIR MORAES PALHETA , 05/2019
  • ATIVIDADE PESQUEIRA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO 5° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO NILSON CÉLIO SAMPAIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PA, CRISTIANE MONTEIRO MESQUITA , 04/2019
  • VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM OLHAR PANORÂMICO SOBRE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ROSA ROCHA ALMEIDA, VANDA DO ROSARIO ALVES , 05/2019
  • UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA EM SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA , SULENE DE FRANCA MOREIRA BRAGA , 12/2019
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: Um olhar sobre as práticas educativas dos anos iniciais em interfaces com a realidade sociocultural da Escola Fernando Nunes em Castanhal/PA, ELIANE RODRIGUES MAIA , 12/2019
  • IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICAS-RACIAIS ÀS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/CAMPUS CASTANHAL, BRUNA NAYANA SOUZA DOS SANTOS , 12/2019
  • EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL NA PERSPECTIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA PAULO FREIRE, ZONA RURAL DE CASTANHAL, MARIA ADELIA SANTOS DA CRUZ , 02/2020
  • Cultura afro-brasileira na escola Municipal de Ensino Fundamental Concordia Maria Lopes, Irituia-Pa , MARIA LEONICIA SANTOS DE OLIVEIRA , 03/2020
  • IDENTIDADE NEGRA NO CURRICULO ESCOLAR NA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA, SUELEN DE FRANCA MOREIRA , 03/2020
  • OS DESAFIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA ESCOLA PROFESSOR RILDO VALADARES, NA COMUNIDADE QUILOMBOLA OXALÁ DE JACUNDAY – MOJU/PA, LEONORA DO CARMO VALADARES , 01/2021
  • “O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F JOSÉ MONTEIRO MAIA, CASTANHALPA”, RAYSSA KAROLINA SANTOS DE SOUSA , 01/2021
  • IORUBÁ COM BABALORIXÁ "DO ILÊ AXÊ GBA BABÁ KASARÃ": Vocábulos africanos na língua brasileira na Amazônia., NILTON NAZARENO DE SOUZA MONTEIRO , 12/2019
  • RACISMO ESTRUTURAL E EDUCAÇÃO, MARCELA CRISTINA PANTOJA REIS LIMA , 01/2022
  • “QUILOMBO NOW”: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA BRASILEIRA, ANDREY MULLER DE SOUSA SILVA , 01/2022
  • Educação Indígena: Currículo diferenciado, diversidade sociocultural e interdisciplinaridade nas Escolas Indígenas Tembé Tenetehar no Município de Tomé-Açu-Pa, MARQUES TEMBE LIRA , 09/2022
  • PASSEIOS PELAS MEMÓRIAS DOS VELHOS QUILOMBOLAS DE TAPERINHA/SÃO DOMINGOS DO CAPIM-NORDESTE PARAENSE, ANA CAROLINE DA SILVA ESTUMANO , 04/2021
  • O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PPPQ DA ESCOLA QUILOMBOLA FERNANDO NUNES RODRIGUES, MARCIELE NASCIMENTO DE LIMA , 12/2022
  • CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA QUILOMBOLA ANTONIO FAUSTO DA TRINDADE EM ITABOCA, MARIA APARECIDA AZEVEDO DO ESPIRITO SANTO , 12/2022
  • TRAJETÓRIA DE VIDA E EDUCAÇÃO DE MULHERES QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE DE PIRUCAUA, ROSILENE TRINDADE LOPES , 12/2022
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I, ERICA DE NAZARE DIAS DA SILVA , 02/2023
  • O JOGO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MENINO JESUS DE PETIMANDEUA, TATIANE AMARAL ACELINO , 12/2023
  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DEBATES PARA INVESTIGAÇÕES NA UFPA/CCAST, MARCIA ATAIDE DOS SANTOS , 12/2023
  • DESAFIOS DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-CAMPUS CASTANHAL, EVELYN CRISTINA BATISTA DOS SANTOS , 12/2023
  • ETNOBOTÂNICA COMO REFLEXO DE UMA EDUCAÇÃO ANTROPOLÓGICA, MARCIA CRISTINA GALVAO DE SOUZA , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.249