CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)
2024, Saberes Tradicionais, Cultura e ensino, FALP
Artigos (1)
2010, Aliete Gomes Carneiro Rosa, Glaucy Ramos Figueiredo , ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE: A INTERDISCURSIVIDADE NO GÊNERO REPORTAGEM, ISSN: 19833873
Publicação em Eventos (5)
2017, MEIRELES, L. A, PANTOJA, R. A.; FIGUEIREDO, G. R., Funcionamento dialógico da fórmula República de Curitiba na mídia jornalística, III Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá ? ?Políticas de Formação na Pós-Graduação e os Novos Cenários da Pesquisa em Educação no Brasil?, Outros
2016, Figueiredo, Glaucy Ramos , Enunciados proverbiais no apelo á fé cristã: um modelo eficiente da retórica proverbial nos discursos proferidos por Abraão Lincoln, IV SIAD Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, Resumo
2016, FIGUEIREDO, Glaucy Ramos, O gênero proverbial na imprensa: Usos e funções retóricas, Pesquisas no Campus Universitário do Tocantins-Cametá, Outros
2014, FIGUEIREDO, Glaucy Ramos, Provérbios impressos no século XIX, I Seminário Abralic vai aos Campi, Outros
2013, Glaucy Ramos Figueiredo, Provérbio, gênero e cultura: Autoridade proverbial como estratégia retórica nos periódicos do Pará, VII SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
Capítulos de Livros (1)
2020, Proposta de ensino com o gênero textual conto popular para a educaÃÂçÃÂão do campo, Reflexões crÃticas sobre educação no Pará : gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Carmem Ferreira de Miranda, Glaucy Ramos Figueiredo
Participações em Bancas de Concursos (15)
2017, Banca de Análise do Relatório de Progressão do Magistério Superior do prof. José Orlando Ferreira de Miranda Junior, Doriedson do Socorro Rodrigues, Raquel Maria Silva Costa, Gilcilene Dias da Costa, Glaucy Ramos Figueiredo
2016, Língua estrangeira instrumental a distância: Uma proposta para a língua inglesa, Rodrigo do Carmo Gaia Pinto
2016, Contando e encantando através do lúdico, Sara Costa Prazeres
2016, Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto do tema Linguística e ensino da Língua Portuguesa, Doriedson do Socorro Rodrigues, Gilcilene Dias da Costa, Jorge Domingues Lopes, Glaucy Ramos Figueiredo
2016, Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto do tema Linguística, Raquel Maria Silva Costa, Benedita Maria do Socorro Campos de Souza, Glaucy Ramos Figueiredo
2016, Banca de análise do relatório de atividades de progressão funcional por interstício da carreira do magistério superior da professora Adjunto I Mariana Casari Parreira, Doriedson do Socorro Rodrigues, Elessandra Laura Nogueira Lopes, Glaucy Ramos Figueiredo
2016, Processo Seletivo para bolsista, José Orlando Miranda Junior, Glaucy Ramos Figueiredo
2016, Banca de análise do relatório de atividades de progressão funcional por interstício da carreira do magistério superior da professora Assistente II Helane de Fátima Gomes Fernandes, Doriedson do Socorro Rodrigues, Gilcilene Dias da Costa, Glaucy Ramos Figueiredo
2015, Participação como Avaliadora do XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFPA, José Valdinei Albuquerque Miranda, Glaucy Ramos Figueiredo
2015, Participação como Avaliadora Externa do XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Glaucy Ramos Figueiredo
2015, Participação como Avaliadora Externa do XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Doriedson do Socorro Rodrigues, Glaucy Ramos Figueiredo
2015, Participação em Banca avaliadora do trabalho "Sentidos e experiencias de leitura ", apresentado no ensaio "sobre a leitura de Marcel Proust, apresentado no XXVI SEminário de iniciação científica da UFPA, Gilcilene Dias da Costa, Glaucy Ramos Figueiredo
2015, Participação como Avaliadora Externa do XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, Glaucy Ramos Figueiredo
2014, Banca de análise do relatório de atividades da profa. Assistente I -Ivone dos Santos Veloso, Doriedson do Socorro Rodrigues, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Glaucy Ramos Figueiredo
2014, Banca de análise do relatório de atividades da profa. Adjunto III Gilcilene Dias da Costa, Odete da Cruz Mendes, José Pedro Garcia de Oliveira, Glaucy Ramos Figueiredo
Participações em Bancas de Cursos (20)
2024, Monografia de Graduação Didatizacao do genero Cardapio para o 1º ano do ensino Medio, MATHEUS DO CARMO LOPES
2024, Monografia de Graduação
Leicronica, uma estrategia para o ensino da leitura: Proposta de ensino e aprendizagem da leitura de cronica jornalistica para os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
, SIMONE VULCAO DE SOUSA
2023, Monografia de Graduação LINGUA E JUSTICA SOCIAL: A PROMOCAO DE JUSTICA SOCIAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO MEDIO, TATIANE MARTINS TELES
2017, Monografia de Graduação Gêneros Multimodais: Novos caminhos para o ensino-aprendizagem de leitura em sala de aula., Solange Trindade Maciel
2017, Monografia de Graduação A Constituição da Cena enunciativa no anúncio publicitário, Denise Costa Araújo
2017, Monografia de Graduação Gênero textual oral debate: uma compreensão sobre a importância de ensinar e de praticar este gênero em sala de aula, Maíra Marques Bittencourt
2017, Monografia de Graduação O gênero textual Charge como recurso de ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa., Eriane Sanches Valente
2016, Monografia de Graduação As relações interativas em sala de aula a partir dos gêneros discursivos., Wilana Wanzeller Filgueira
2016, Monografia de Graduação O gênero notícia como objeto de ensino: o processo de produção de textos escritos no 7° ano do ensino fundamental., Aldenira Viana Xavier
2016, Monografia de Graduação Ensino de Língua Portuguesa e sua função social, Helane de Fátima Fernandes, Glaucy Ramos Figueiredo
2016, Monografia de Graduação O Ensino da Leitura no 5º e 6° ano do ensino Fundamental na escola vereador Abelardo Leão, em Limoeiro do Ajuru, Luis de Nazaré Viana Valente, Glaucy Ramos Figueiredo
2016, Monografia de Graduação Um estudo sobre a aquisição da escrita no 6º ano do Ensino Fundamental., Ionete Meireles Simões
2016, Monografia de Graduação O gênero HQ's como ferramenta de Ensino-Aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, Leandro Farias Progênio
2016, Monografia de Graduação Os provérbios nas aulas de português: Pérolas da Tradição oral, Messias Costa Santiago
2016, Monografia de Graduação A utilização dos gêneros textuais em sala de aula: Desafios da contemporaneidade, Rutinéia Balieiro Monteiro
2015, Monografia de Graduação A Problemática do Ensino da escrita nas Obras de João Wanderley Geraldi e Irandé Antines., Helane de Fátima Fernandes, Glaucy Ramos Figueiredo
2015, Monografia de Graduação O estágio Supervisionado e a formação do professor de Língua portuguesa, Helane de Fátima Fernandes, Glaucy Ramos Figueiredo
2014, Monografia de Graduação uma analise voltada para a pratica de avaliacao do ensino de lingua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental, na escola municipal de ensino fundamental de umarizal/baiao, DEIDSON BENDELAQUE VILHENA
2013, Monografia de Graduação A avaliação formativa no ensino de língua materna: Um desafio à prática docente nas escolas de ensino fundamental II, Baião-PA, Helane de Fátima Fernandes, Glaucy Ramos Figueiredo
2013, Monografia de Graduação A retextualização de gêneros escritos: Uma experiência no 8ºano do Ensino Fundamental na E. M. E. F. Noêmia da Sillva Martins, Erica Cristina Valente Rodrigues & Maria Hila Baia da Cruz
Bolsas Obtidas (1)
INICIAÇÃO CIENTÍFICA,
,
08/2016
,
07/2017
,
Participação em Colegiados e Comissões (2)
Comissão para a construção de Insrução Normativa de progressão funcional do cmpus Universitário do Tocantins-Cametá, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Núcleo Docente Estruturante, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(15)
A utilização dos Gêneros textuais em sala de aula: desafios da contemporaneidade, RUTINEIA BALIEIRO MONTEIRO ,
03/2016
Os provérbios nas aulas de Português: pérolas da tradição Oral, MESSIAS COSTA SANTIAGO ,
03/2016
Um estudo sobre a aquisição da escrita no 6 Ano no Ensino Fundamental, IONETE MEIRELES SIMOES ,
03/2016
O Gênero HQ's como ferramenta de Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa, LEANDRO FARIAS PROGENIO ,
03/2016
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL , ELCICLEIDE MACHADO DOS SANTOS ,
08/2016
AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS, WILANA WANZELER FILGUEIRA ,
08/2016
AS VOZES DISSONANTES DO DIALOGISMO NA CONSTRUÇÃO DA NOTICIA DE JORNAL"., ALDENIRA VIANA XAVIER ,
09/2016
O gênero textual Charge como recurso de ensino/aprendizagem nas aulas de língua portuguesa, ERIANE SANCHES VALENTE ,
01/2017
Gênero Textual Oral Debate: Uma compreensão sobre a importância de ensinar e
de praticar este gênero em sala de aula, MAIRA MARQUES BITTENCOURT ,
01/2017
Gêneros Multimodais: novos caminhos para o ensino-aprendizagem de leitura em sala de aula, SOLANGE TRINDADE MACIEL ,
01/2017
A constituição da cena enunciativa no gênero anúncio, DENISE COSTA ARAUJO ,
12/2016
Leitura e produção textual a partir do gênero Conto, FRANCISCA DE PAULA DE SOUSA PINTO ,
08/2017
O GÊNERO CONTO POPULAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLA MULTISSERIADA DO CAMPO, CARMEM FERREIRA DE MIRANDA ,
09/2019
O Uso do Gênero Lenda Amazônica no Ensino da leitura, EDINEUZA LOPES FARIAS ,
12/2022
O Uso do Podcast como ferramenta educacional no ensino de Língua portuguesa, NAYLA MARTINS SILVA PINHEIRO ,
01/2023