elizabeth cardoso gerhardt manfredo

IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA

Produção Intelectual

Artigos (26)

  • 2021, Edileusa do Socorro Valente Belo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves , Mobilização de Experiências Narrativas como Processo de Reflexão e Transformação da Prática Pedagógica de um Professor de Matemática do Ensino Superior, ISSN: 15167313
  • 2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Yasmim Nazaré Moura Sarmanho, Mannoella de Araujo Neves , LETRAMENTO DIGITAL COM LENDAS DA AMAZÔNIA COMO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS RETIDOS NO 3º ANO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA, ISSN: 25946412
  • 2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, OLIVEIRA, EMÍLIA PIMENTA, Araújo, Marcelo Marques de, SOUZA, ELENTON OLIVEIRA DE, Ubagai, Rute Baia Da Silva, LIMA, DEBORAH ALYNE DA SILVA, Oliveira, Katlen Flávia Dias de , UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO MATEMÁTICO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / AN EXPERIENCE OF MATHEMATICAL LITERACY WITH TEXTUAL GENRES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL, ISSN: 25258761
  • 2020, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho, Rute Baia da Silva Ubagai, Eliani Galvão Ferreira , Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo., ISSN: 25258761
  • 2020, BARREIRA, JONAS SOUZA, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, BICHO, JOSÉ SÁVIO , MEDIAÇÃO DOCENTE NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO, ISSN: 23186674
  • 2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Marcelo Marques de Araújo , A percepção de professores egressos de um curso de licenciatura sobre sua formação matemática, ISSN: 19811322
  • 2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, GONÇALVES, TADEU OLIVER , Saberes nas histórias de vida e na prática de formadores de professores, ISSN: 23175125
  • 2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Sílvia Cristina da Costa Lobato , ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS INVESTIGATIVAS (SI) ENVOLVENDO NOÇÕES DE FÍSICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 21791309
  • 2019, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho de Oliveira , Contribuições de pesquisas sobre ensino de matemática nos anos iniciais com enfoque no professor pesquisador da própria prática(2013-2017), ISSN: 21764603
  • 2019, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Sugestões para abordagem de temas relativos à Sexualidade Humana nos anos iniciais do ensino fundamental, ISSN: 2446774X
  • 2017, Edileusa do Socorro Valente Belo, Roseli Araujo Barros, Tadeu Oliver Gonçalves, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Histórias de vida de professores que ensinam matemática: um olhar sobre as pesquisas acadêmicas brasileiras produzidas na região norte, de 2001 a 2012, ISSN: 2525426X
  • 2015, Sílvia Cristina da Costa Lobato, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Desafios e possibilidades de pesquisar a própria prática em atividades investigativas com alunos dos anos iniciais, ISSN: 22360513
  • 2012, LÊNIO FERNANDES LEVI, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves , Concepções sobre Identidade do Professor de Matemática: Portugal e Países Francófonos, ISSN: 18150640
  • 2012, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves , SABERES DE FORMADORES DE PROFESSORES EM PESQUISAS SOBRE TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS, ISSN: 21779309
  • 2012, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Gênese de saberes da docência em matemática de professores formadores, ISSN: 19811322
  • 2008, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO: uma experiência no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA em Jacundá, ISSN: 19827776
  • 2006, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , METODOLOGIA DE PROJETOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSN: 19822413
  • 2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , DISCUTINDO A METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: Críticas e possibilidades à prática docente, ISSN: 19805128
  • 2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Amazônia: revista de educação em ciências e matemáticas, ISSN: 19805128
  • 2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Análise de pesquisa em educação: um desafio aos iniciantes no trabalho científico, ISSN: 16773098
  • 2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Reflexôes na construção do ser professor: a busca da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão em projeto integrado de formação de professores, ISSN: 01022555
  • 2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Revista Espaço científico, ISSN: 15185044
  • 2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, André Ribeiro de Santana , Tendências na prática do professor de ciências: um olhar para o ensino público fundamental do Município de Belém, ISSN:
  • 2004, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Reflexões na construção do ser professor: a busca da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão em projeto integrado de formação de professores, ISSN: 16773098
  • 2004, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, André Ribeiro de Santana , Tendências da prática do professor de ciências: um olhar para o ensino público fundamental do município de Belém, ISSN: 16773098
  • 2004, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Publicação especial da SBPC-regional, ISSN:

Publicação em Eventos (23)

  • 2020, Katlen Flávia Dias de Oliveira, Rute Baia da Silva Ubagai, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES COM VISTAS AO LETRAMENTO MATEMÁTICO, I ENOPEM Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática, Trabalho Completo
  • 2019, Elenton Oliveira de Souza, Katlen Flávia Dias de Oliveira, Deborah Alyne da Silva Lima, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS EMPREGANDO GÊNEROS TEXTUAIS COMO FORMA DE LETRAMENTO MATEMÁTICO, III SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS / II SEMINÁRIO SOBRE CURRÍCULO: POLÍTICAS CURRICULARES, FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Trabalho Completo
  • 2019, Batista Moraes dos Santos, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Elizangela Maria Pinheiro da Costa, Análises no processo de construção do conceito de número de alunos do 1o ano do Ensino Fundamental em uma prática colaborativa, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2019, Rute Baia da Silva Ubagai, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Registros matemáticos de alunos do 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém em uma análise preliminar da professora alfabetizadora, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2019, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho de Oliveira, Análises dos registros da resolução de problemas aditivos de alunos dos anos iniciais, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Ana Júlia Franco Gell, Dayse do Socorro Assunção Franco, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo -, Leitura, contação de histórias e o processo formativo do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, II ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIA, Trabalho Completo
  • 2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Carmem Lúcia Braga da Conceição, Michele de Paula Guimarães de Souza Pinheiro, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Leitura, contação de histórias e o processo formativo do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, II Encontro de Contadores de Histórias: entre práticas orais, memória e arte narrativa,, Trabalho Completo
  • 2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Ana Júlia Franco Gell, Dayse do Socorro Assunção Franco, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo -, Contação de história e mediação de leitura: potencializadores da oralidade, leitura e escrita, II ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIA, Trabalho Completo
  • 2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Contação de história e mediação de leitura: potencializadores da oralidade, leitura e escrita, II Encontro de Contadores de Histórias: entre práticas orais, memória e arte narrativa,, Trabalho Completo
  • 2018, MANNOELLA DE ARAÚJO NEVES, LEONARDO SARMENTO, YASMIM SARMANHO, PAULO VITOR e ELIZABETH C. G. MANFREDO,, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL COM ALUNOS RETIDOS NO 3º ANO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA, VII ENALIC, Trabalho Completo
  • 2018, Mannoella de Araujo Neves, Leonardo Gabriel Vilhena Sarmento/, Yasmim Nazaré Moura Sarmanho, Paulo Henrique Nunes Vitor/, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL COM ALUNOS RETIDOS NO 3º ANO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA, VII ENALIC, Trabalho Completo
  • 2018, Clara Alice Ferreira Cabral e Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO E A ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: relato de um episódio reflexivo, Congresso Pan-Amazônico de Matemática - COMPAM, Trabalho Completo
  • 2018, Clara Alice Ferreira Cabral, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO E A ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: relato de um episódio reflexivo, Congresso Pan-Amazônico de Matemática (COPAM), Trabalho Completo
  • 2017, Elenton Oliveira de Souza, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Intervenções Metodológicas Envolvendo Letramentos em Ciências e Matemática em uma Escola Pública De Belém-Pa, XXII Semana Acadêmica do CCSE, Trabalho Completo
  • 2017, ELENTON OLIVEIRA DE SOUZA, ADRIENE CRISTINA DOS SANTOS REBELO e ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO, MINICURSO:ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS A ALUNOS DOS ANOS INCIAIS EMPREGANDO GENEROS TEXTUAIS, XXII Semana Acadêmica do CSSE, Trabalho Completo
  • 2017, Elenton Oliveira de Souza, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Os Gêneros Textuais Como Prática de Letramento no Ensino de Ciências em Uma Escola Pública de Belém-PA, III Simpósio de Letras do IFPA (III SILET), Resumo
  • 2017, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, LETRAMENTOS MATEMÁTICO E CIENTÍFICO EM EXPERIÊNCIAS COM GÊNEROS TEXTUAIS REALIZADAS EM UM PROJETO DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA (PAPIM-UFPA), VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) & IV Colóquio de Linguística de Castanhal(COLIC), Resumo
  • 2017, Isabel Cristina Corrêa da Silva, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, LETRAMENTO MATEMÁTICO COM GÊNERO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) & IV Colóquio de Linguística de Castanhal(COLIC), Resumo
  • 2017, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Diálogos sobre sexualidade humana e letramento científico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, III COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Diferenças e Desigualdades no Cotidiano Escolar, Resumo
  • 2016, Edileusa do Socorro Valente Belo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Epistemologias da pesquisa narrativa na formação de professores de matemática: um mergulho nos congressos internacionais de pesquisa (auto) biográfica, XII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2016, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Letramento matemático de alunos dos anos iniciais empregando gêneros textuais no contexto de um projeto de intervenção metodológica, XII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2016, Elenton Oliveira de Souza, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Letramento matemático e científico por meio de gêneros textuais em uma Escola Pública de Belém-PA, II Simpósio de Letras do IFPA (SILET), Resumo
  • 2016, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo Emília Pimenta OLiveira, O ENSINO DE MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO, Jornada Pedagógica 2016 da Escola Municipal Maria Heloísa de Castro, Outros

Capítulos de Livros (7)

  • 2021, ANÁLISES DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE 2º ANO SOBRE MATEMÁTICA E REFLEXÕES ENVOLVENDO LETRAMENTO MATEMÁTICO, Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 2, Ubagai, Rute Baia Da Silva, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Oliveira, Emilia Pimenta, Araújo, Marcelo Marques de, Oliveira, Katlen Flávia Dias de
  • 2021, PRÁCTICA ALTERNATIVA DE EVALUACIÓN FORMATIVA EN MATEMÁTICA DE UNA PROFESORA ALFABETIZADORA:, Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1, Barreira, Jonas, Enríquez, Ana Carolina, Martins, Cleuma Gonçalves Matos, Ubagai, Rute Baia Da Silva, Nascimento, Ueslei Dos Santos, Marques, Youry Souza, Marcelino, Paula Vicente, Borges, Nicole Cristina Machado, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Ferreira, Eliani Galvão
  • 2020, CONCEPÇÕES DE PAIS COM FILHOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O ENTENDIMENTO DOS PAIS ACERCA DAS DEFICIÊNCIAS NA CIDADE DE BELÉM (PA), Ações e Implicação para a (Ex)Inclusão 2, Araujo, Marcelo Marques de, Valente, Isabel Lopes, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • 2018, A sexualidade humana na perspectiva do letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental, O Ensino na Educação Básica Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • 2017, Uma Experiência de Pesquisa-Formação por meio do Grupo Focal com Professores que ensinam Matemática nos Anos iniciais de Boa Vista/RR, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES., Edileusa do Socorro Valente Belo, Tadeu Oliver Gonçalves, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Edlauva Oliveira dos Santos, Evandro Ghedin, Grupo focal
  • 2017, Saberes Matemáticos e Pedagógicos do conteúdo matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES., Edlauva Oliveira dos Santos, Evandro Ghedin, Edileusa do Socorro Valente Belo, Tadeu Oliver Gonçalves, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • 2013, Saberes nas trajetorias de professores formadores: repercussões na prática formadora no ensino superior, Formação de professores de ciências e matemáticas: desafios do século XXI, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves

Livros (1)

  • 2017, Formadores de Professores: Trajetória, Saberes e Práticas de Formação, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

Textos Didáticos (3)

  • 2020, GUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: Ensinar e aprender por meio da resolução de problemas, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho de Oliveira
  • 2019, Como a Criança entende o número? Atividades práticas e reflexões, Batista Moraes dos Santos, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • 2018, Sugestões para abordagem de temas relativos à Sexualidade Humana nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

Participações em Bancas de Cursos (40)

  • 2020, Dissertação de Mestrado PESQUISA DA PROPRIA PRATICA AO ENSINAR MATEMATICA: uma analise das estrategias de resolucao de problemas de estudantes do 5º ano de uma escola do campo, JONAS SOUZA BARREIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado LETRAMENTO MATEMATICO E EM LINGUA MATERNA POR MEIO DE SEQUENCIA DIDATICA COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXOES SOBRE A PROPRIA PRATICA, RUTE BAIA DA SILVA UBAGAI
  • 2019, Qualificação de Mestrado Estrategias de alunos do 5º ano de uma escola do Campo para resolver problemas envolvendo as quatro operacoes mediadas pela pratica do professor pesquisador, JONAS SOUZA BARREIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Reflexões do professor que ensina matemática no constexto ribeirinho em uma prática colaborativa envolvendo o conceito de número, Batista Moraes dos Santos
  • 2019, Qualificação de Mestrado REFLEXOES DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA NO CONTEXTO RIBEIRINHO EM UMA PRATICA COLABORATIVA ENVOLVENDO O CONCEITO DE NUMERO, BATISTA MORAES DOS SANTOS
  • 2018, Dissertação de Mestrado Percepcoes Docentes sobre Sexualidade humana na perspectiva do letramento cientifico nos anos iniciais do ensino fundamental, ADRIANO SANTOS DE MESQUITA
  • 2018, Tese Doutorado Cartografias experienciais de formadores de professores de matemática: consciência de si e autoformação, Edileusa do Socorro Valente Belo
  • 2018, Tese Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
  • 2018, Tese Doutorado CONCEPCOES DE MATEMATICA E SEU ENSINO: experiencias e reflexoes de professores formadores de professores de um curso de licenciatura de proposta integrada e interdisciplinar, MONICA GONCALVES DE MATOS
  • 2018, Tese Doutorado Concepções de matemática e seu Ensino: experiências e reflexões de professores formadores de professores de um curso de licenciatura de proposta integrada e interdisciplinar, Tadeu Oliver Gonçalves, Arthur Gonçalves Júnior, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Antônio Manuel Águas Borralho, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Neivaldo de Oliveira Silva, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • 2018, Monografia de Graduação Os generos textuais no ensino-aprendizagem na Educacao de Jovens e Adultos (EJA): real ou irreal?, PAULO GUILHERME MARREIROS BENONE
  • 2018, Monografia de Graduação A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), SELMA DO SOCORRO PINHEIRO COSTA
  • 2018, Monografia de Graduação Os gêneros textuais no ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA): real ou irreal?, Francisca Maria Carvalho, Andreza do Rosário dos Santos, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • 2017, Monografia de Graduação Letramento matemático com gênero textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ISABEL CRISTINA CORRÊA DA SILVA
  • 2017, Dissertação de Mestrado AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Construção de uma pratica docente para o ensino de geometria, MARITA DE CARVALHO FRADE
  • 2017, Dissertação de Mestrado Ações de formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Construção de uma prática docente para o ensino de Geometria, MARITA DE CARVALHO FRADE
  • 2017, Qualificação de Doutorado Sexualidade humana na perspectiva do letramento científico nos anos iniciais, ADRIANO SANTOS DE MESQUITA
  • 2017, Qualificação de Mestrado Sexualidade humana na perspectiva do letramento cientifico nos anos iniciais, ADRIANO SANTOS DE MESQUITA
  • 2017, Qualificação de Doutorado concepções de matemática e de seu ensino: experiência e reflexões de professores formadores de professores em um curso de licenciatura de proposta interdisciplinar, MÔNICA GONÇALVES DE MATOS
  • 2017, Qualificação de Doutorado CONCEPCOES DE MATEMATICA E DE SEU ENSINO: Experiencia e reflexoes de professores formadores de professores em um curso de licenciatura de proposta interdisciplinar, MONICA GONCALVES DE MATOS
  • 2017, Qualificação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Pressupostos didatico-pedagogicos para o ensino de Geometria, MARITA DE CARVALHO FRADE
  • 2017, Qualificação de Mestrado Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: pressupostos didático-pedagógicos para o Ensino de Geometria, Marita de Carvalho Frade
  • 2017, Tese Doutorado Abordagem CTS na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagem-LIECML, Luciana de Nazaré Farias
  • 2017, Qualificação de Doutorado A criacao de problemas matematicos na formacao inicial do professor que ensina Matematica: a construcao coletiva de uma pratica de formacao, VLADIMIR NASSONE PEDRO RAIVA
  • 2017, Tese Doutorado A criação de problemas matemáticos na formação inicial do professor que ensina matemática: a construção coletiva de uma prática de formação, VLADIMIR NASSONE PEDRO RAIVA
  • 2017, Monografia de Graduação Alfabetizar Letrando com Contos Clássicos Infantis, IVANEIDE SILVA CABRAL
  • 2017, Monografia de Graduação Memorial de Formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre vida e docência., Márcia Andréa Santana de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação História e análise de uma trajetória profissional docente, MERIELLY DOS PASSOS ARNOUD
  • 2017, Qualificação de Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
  • 2017, Qualificação de Doutorado Cartografias experienciais de formadores de professores de matemática: consciência de si e autoformação, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
  • 2017, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DE SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS INVESTIGATIVAS, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXAO
  • 2017, Dissertação de Mestrado A Construção dos saberes docentes no desenvolvimento de práticas investigativas, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXÃO
  • 2017, Tese Doutorado O Ensino de Números Decimais em uma Classe Inclusiva do Ensino Fundamental: uma proposta de metodologias visando à inclusão, MARCELO MARQUES DE ARAÚJO
  • 2017, Monografia de Graduação Matemática e Literatura Infantil: propostas de interação, KARINA LÚCIA PIRES FARIAS
  • 2016, Qualificação de Doutorado Nexos e reflexos do Ensino de matemática a Estudantes Cegos: um Estudo sobre o Ensino de Números Decimais em uma turma Inclusiva no Município de Belém-Pa, MARCELO MARQUES DE ARAÚJO
  • 2016, Dissertação de Mestrado Pesquisando a propria pratica em um processo de construcao de conhecimentos cientificos com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental , SILVIA CRISTINA DA COSTA LOBATO
  • 2016, Monografia de Graduação A leitura e escrita nos anos iniciais: a importância da mediação no processo de ensino e aprendizagem, Elian de Nazaré de Souza Dias
  • 2014, Monografia de Graduação Praticas docentes: Desafios e possibilidades no processo ensino e aprendizagem, AUDILEIA DO SOCORRO ROSA NUNES
  • 2014, Monografia de Graduação Alfabetizacao e Letramento: Encontros e desencontros dos professores nas turmas da eja da 1ª e 2ª etapa, MARIA PATRICIA DOS PASSOS NEVES
  • 2014, Monografia de Graduação PROJETO “O CIRCULO DA MATEMATICA DO BRASIL”: RELATOS DE EXPERIENCIA DE UM EDUCADOR ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VICTOR RODRIGUES RIBEIRO

Prêmios Recebidos (4)

  • 2018, Experiência inovadora na formação de professores na América Latina e no Caribe-2018 com o PROJETO NÚCLEO DE PRÁTICAS e LINGUAGENS DOCENTES, Internacional
  • 2018, Professora homenageada na formatura, Local
  • 2017, Professora homenageada em colação de grau, Local
  • 2016, Professora homenageada, Local

Trabalho de Fim de Curso(16)

  • Gêneros textuais em classes de 1º ano de Ensino Fundamental , SUZIANE THAIS MARTINS DA SILVA , 12/2014
  • Processo de ensino da leitura em uma classe de 4º ano do Ensino Fundamental, LUCIANA MOURA PONTE , 12/2014
  • MARCIA ANDRÉA SANTANA DE SOUZA, MARCIA ANDREA SANTANA DE SOUZA , 04/2017
  • LETRAMENTO MATEMÁTICO COM GÊNERO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISABEL CRISTINA CORREA DA SILVA , 05/2017
  • O que dizem egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, AMANDA KETLEN BARROSO MESCOUTO , 01/2019
  • A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ELIZABETH VILHENA MARQUES , 05/2019
  • TRAJETORIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DA ILHA RIO COSTA SIRITUBA- ABAETETUBA/PA, VANIA DA CONCEICAO SILVA SOUZA , 05/2019
  • A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO, ELIZABETH VILHENA MARQUES , 05/2019
  • TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DA ILHA RIO COSTA SIRITUBA - ABAETETUBA/PA, VANIA DA CONCEICAO SILVA SOUZA , 05/2019
  • UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA DA 1ª ETAPA DA EJA EM UMA ESCOLA DE ABAETETUBA –PA, ANA MARIA BRANDÃO SOARES , 05/2019
  • METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma proposta de intervenção fundamentada em Paulo Freire., JOSIANE BRANDÃO GOMES , 05/2019
  • Metodologia empregada no processo de alfabetização de jovens e adultos, EDIVANDRO DA SILVA FERREIRA , 07/2019
  • A formação do professor para atuação com diversidade religiosa nos anos inicias do Ensino Fundamental, ROSILEIDE FARIAS DA COSTA , 11/2019
  • Formação de professores para a diversidade cultural religiosa: um levantamento de teses e dissertações publicadas em três universidades do Pará, ROSILEIDE FARIAS DA COSTA , 01/2020
  • Leitura, escrita, e aprendizagem matemática como práticas de alfabetização e de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, JULIANA DIAS TOCANTINS , 07/2022
  • UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO 2°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA , ANA PAULA BRAGA MOREIRA , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (11)

  • Mestrado Profissional, EPAMINONDAS PINHEIRO DOS SANTOS, 01/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, DEYMISSA SOUSA DE MELO, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, LUIZA BARROS OLIVEIRA, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, CLÁUDIO LOPES DE FREITAS, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, CLEOMARA BATISTA PARAENSE, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MANOEL DE JESUS PANTOJA QUARESMA, 03/2020 - 11/2021 , Finalizada em 11/2021
  • Mestrado, RUTE BAIA DA SILVA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SILVIA CRISTINA DA COSTA LOBATO, 04/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADRIANO SANTOS DE MESQUITA, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, BATISTA MORAES DOS SANTOS, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JONAS SOUZA BARREIRA, 03/2018 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2 v3.14.25.249