IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA
Produção Intelectual
Artigos (26)
2021, Edileusa do Socorro Valente Belo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves , Mobilização de Experiências Narrativas como Processo de Reflexão e Transformação da Prática Pedagógica de um Professor de Matemática do Ensino Superior, ISSN: 15167313
2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Yasmim Nazaré Moura Sarmanho, Mannoella de Araujo Neves , LETRAMENTO DIGITAL COM LENDAS DA AMAZÔNIA COMO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS RETIDOS NO 3º ANO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA, ISSN: 25946412
2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, OLIVEIRA, EMÍLIA PIMENTA, Araújo, Marcelo Marques de, SOUZA, ELENTON OLIVEIRA DE, Ubagai, Rute Baia Da Silva, LIMA, DEBORAH ALYNE DA SILVA, Oliveira, Katlen Flávia Dias de , UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO MATEMÁTICO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / AN EXPERIENCE OF MATHEMATICAL LITERACY WITH TEXTUAL GENRES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL, ISSN: 25258761
2020, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho, Rute Baia da Silva Ubagai, Eliani Galvão Ferreira , Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo., ISSN: 25258761
2020, BARREIRA, JONAS SOUZA, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, BICHO, JOSÉ SÁVIO , MEDIAÇÃO DOCENTE NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO, ISSN: 23186674
2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Marcelo Marques de Araújo , A percepção de professores egressos de um curso de licenciatura sobre sua formação matemática, ISSN: 19811322
2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, GONÇALVES, TADEU OLIVER , Saberes nas histórias de vida e na prática de formadores de professores, ISSN: 23175125
2020, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Sílvia Cristina da Costa Lobato , ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS INVESTIGATIVAS (SI) ENVOLVENDO NOÇÕES DE FÍSICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 21791309
2019, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho de Oliveira , Contribuições de pesquisas sobre ensino de matemática nos anos iniciais com enfoque no professor pesquisador da própria prática(2013-2017), ISSN: 21764603
2019, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Sugestões para abordagem de temas relativos à Sexualidade Humana nos anos iniciais do ensino fundamental, ISSN: 2446774X
2017, Edileusa do Socorro Valente Belo, Roseli Araujo Barros, Tadeu Oliver Gonçalves, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Histórias de vida de professores que ensinam matemática: um olhar sobre as pesquisas acadêmicas brasileiras produzidas na região norte, de 2001 a 2012, ISSN: 2525426X
2015, Sílvia Cristina da Costa Lobato, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Desafios e possibilidades de pesquisar a própria prática em atividades investigativas com alunos dos anos iniciais, ISSN: 22360513
2012, LÊNIO FERNANDES LEVI, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves , Concepções sobre Identidade do Professor de Matemática: Portugal e Países Francófonos, ISSN: 18150640
2012, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves , SABERES DE FORMADORES DE PROFESSORES EM PESQUISAS SOBRE TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS, ISSN: 21779309
2012, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Gênese de saberes da docência em matemática de professores formadores, ISSN: 19811322
2008, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO: uma experiência no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA em Jacundá, ISSN: 19827776
2006, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , METODOLOGIA DE PROJETOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSN: 19822413
2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , DISCUTINDO A METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: Críticas e possibilidades à prática docente, ISSN: 19805128
2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Amazônia: revista de educação em ciências e matemáticas, ISSN: 19805128
2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Análise de pesquisa em educação: um desafio aos iniciantes no trabalho científico, ISSN: 16773098
2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Reflexôes na construção do ser professor: a busca da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão em projeto integrado de formação de professores, ISSN: 01022555
2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Revista Espaço científico, ISSN: 15185044
2005, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, André Ribeiro de Santana , Tendências na prática do professor de ciências: um olhar para o ensino público fundamental do Município de Belém, ISSN:
2004, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Reflexões na construção do ser professor: a busca da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão em projeto integrado de formação de professores, ISSN: 16773098
2004, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, André Ribeiro de Santana , Tendências da prática do professor de ciências: um olhar para o ensino público fundamental do município de Belém, ISSN: 16773098
2004, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo , Publicação especial da SBPC-regional, ISSN:
Publicação em Eventos (23)
2020, Katlen Flávia Dias de Oliveira, Rute Baia da Silva Ubagai, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES COM VISTAS AO LETRAMENTO MATEMÁTICO, I ENOPEM Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática, Trabalho Completo
2019, Elenton Oliveira de Souza, Katlen Flávia Dias de Oliveira, Deborah Alyne da Silva Lima, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS EMPREGANDO GÊNEROS TEXTUAIS COMO FORMA DE LETRAMENTO MATEMÁTICO, III SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS / II SEMINÁRIO SOBRE CURRÍCULO: POLÍTICAS CURRICULARES, FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Trabalho Completo
2019, Batista Moraes dos Santos, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Elizangela Maria Pinheiro da Costa, Análises no processo de construção do conceito de número de alunos do 1o ano do Ensino Fundamental em uma prática colaborativa, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
2019, Rute Baia da Silva Ubagai, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Registros matemáticos de alunos do 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém em uma análise preliminar da professora alfabetizadora, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
2019, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho de Oliveira, Análises dos registros da resolução de problemas aditivos de alunos dos anos iniciais, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Ana Júlia Franco Gell, Dayse do Socorro Assunção Franco, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo -, Leitura, contação de histórias e o processo formativo do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, II ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIA, Trabalho Completo
2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Carmem Lúcia Braga da Conceição, Michele de Paula Guimarães de Souza Pinheiro, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Leitura, contação de histórias e o processo formativo do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, II Encontro de Contadores de Histórias: entre práticas orais, memória e arte narrativa,, Trabalho Completo
2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Ana Júlia Franco Gell, Dayse do Socorro Assunção Franco, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo -, Contação de história e mediação de leitura: potencializadores da oralidade, leitura e escrita, II ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIA, Trabalho Completo
2019, Luis Paulo Carvalho Monteiro, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Contação de história e mediação de leitura: potencializadores da oralidade, leitura e escrita, II Encontro de Contadores de Histórias: entre práticas orais, memória e arte narrativa,, Trabalho Completo
2018, MANNOELLA DE ARAÚJO
NEVES, LEONARDO SARMENTO, YASMIM SARMANHO, PAULO VITOR e
ELIZABETH C. G. MANFREDO,, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL COM ALUNOS RETIDOS NO 3º ANO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA, VII ENALIC, Trabalho Completo
2018, Mannoella de Araujo Neves, Leonardo Gabriel Vilhena Sarmento/, Yasmim Nazaré Moura Sarmanho, Paulo Henrique Nunes Vitor/, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL COM ALUNOS RETIDOS NO 3º ANO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA, VII ENALIC, Trabalho Completo
2018, Clara Alice Ferreira Cabral e Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO E A ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: relato de um episódio reflexivo, Congresso Pan-Amazônico de Matemática - COMPAM, Trabalho Completo
2018, Clara Alice Ferreira Cabral, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO E A ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: relato de um episódio reflexivo, Congresso Pan-Amazônico de Matemática (COPAM), Trabalho Completo
2017, Elenton Oliveira de Souza, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Intervenções Metodológicas Envolvendo Letramentos em Ciências e Matemática em uma Escola Pública De Belém-Pa, XXII Semana Acadêmica do CCSE, Trabalho Completo
2017, ELENTON OLIVEIRA DE SOUZA, ADRIENE CRISTINA DOS SANTOS REBELO e ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO, MINICURSO:ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS A ALUNOS DOS ANOS INCIAIS EMPREGANDO GENEROS TEXTUAIS, XXII Semana Acadêmica do CSSE, Trabalho Completo
2017, Elenton Oliveira de Souza, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Os Gêneros Textuais Como Prática de Letramento no Ensino de Ciências em Uma Escola Pública de Belém-PA, III Simpósio de Letras do IFPA (III SILET), Resumo
2017, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, LETRAMENTOS MATEMÁTICO E CIENTÍFICO EM EXPERIÊNCIAS COM GÊNEROS TEXTUAIS REALIZADAS EM UM PROJETO DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA (PAPIM-UFPA), VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) & IV Colóquio de Linguística de Castanhal(COLIC), Resumo
2017, Isabel Cristina Corrêa da Silva, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, LETRAMENTO MATEMÁTICO COM GÊNERO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) & IV Colóquio de Linguística de Castanhal(COLIC), Resumo
2017, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Diálogos sobre sexualidade humana e letramento científico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, III COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Diferenças e Desigualdades no Cotidiano Escolar, Resumo
2016, Edileusa do Socorro Valente Belo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Epistemologias da pesquisa narrativa na formação de professores de matemática: um mergulho nos congressos internacionais de pesquisa (auto) biográfica, XII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
2016, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Letramento matemático de alunos dos anos iniciais empregando gêneros textuais no contexto de um projeto de intervenção metodológica, XII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
2016, Elenton Oliveira de Souza, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Letramento matemático e científico por meio de gêneros textuais em uma Escola Pública de Belém-PA, II Simpósio de Letras do IFPA (SILET), Resumo
2016, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
Emília Pimenta OLiveira, O ENSINO DE MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO, Jornada Pedagógica 2016 da Escola Municipal Maria Heloísa de Castro, Outros
Capítulos de Livros (7)
2021, ANÁLISES DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE 2º ANO SOBRE MATEMÁTICA E REFLEXÕES ENVOLVENDO LETRAMENTO MATEMÁTICO, Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 2, Ubagai, Rute Baia Da Silva, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Oliveira, Emilia Pimenta, Araújo, Marcelo Marques de, Oliveira, Katlen Flávia Dias de
2021, PRÁCTICA ALTERNATIVA DE EVALUACIÓN FORMATIVA EN MATEMÁTICA DE UNA PROFESORA ALFABETIZADORA:, Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1, Barreira, Jonas, Enríquez, Ana Carolina, Martins, Cleuma Gonçalves Matos, Ubagai, Rute Baia Da Silva, Nascimento, Ueslei Dos Santos, Marques, Youry Souza, Marcelino, Paula Vicente, Borges, Nicole Cristina Machado, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Ferreira, Eliani Galvão
2020, CONCEPÇÕES DE PAIS COM FILHOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O ENTENDIMENTO DOS PAIS ACERCA DAS DEFICIÊNCIAS NA CIDADE DE BELÉM (PA), Ações e Implicação para a (Ex)Inclusão 2, Araujo, Marcelo Marques de, Valente, Isabel Lopes, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
2018, A sexualidade humana na perspectiva do letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental, O Ensino na Educação Básica Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
2017, Uma Experiência de Pesquisa-Formação por meio do Grupo Focal com Professores que ensinam Matemática nos Anos iniciais de Boa Vista/RR, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES., Edileusa do Socorro Valente Belo, Tadeu Oliver Gonçalves, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Edlauva Oliveira dos Santos, Evandro Ghedin, Grupo focal
2017, Saberes Matemáticos e Pedagógicos do conteúdo matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES., Edlauva Oliveira dos Santos, Evandro Ghedin, Edileusa do Socorro Valente Belo, Tadeu Oliver Gonçalves, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
2013, Saberes nas trajetorias de professores formadores: repercussões na prática formadora no ensino superior, Formação de professores de ciências e matemáticas: desafios do século XXI, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves
Livros (1)
2017, Formadores de Professores: Trajetória, Saberes e Práticas de Formação, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
Textos Didáticos (3)
2020, GUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: Ensinar e aprender por meio da resolução de problemas, Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho de Oliveira
2019, Como a Criança entende o número? Atividades práticas e reflexões, Batista Moraes dos Santos, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
2018, Sugestões para abordagem de temas relativos à Sexualidade Humana nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Adriano Santos de Mesquita, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
Participações em Bancas de Cursos (40)
2020, Dissertação de Mestrado PESQUISA DA PROPRIA PRATICA AO ENSINAR MATEMATICA: uma analise das estrategias de resolucao de problemas de estudantes do 5º ano de uma escola do campo, JONAS SOUZA BARREIRA
2019, Qualificação de Mestrado LETRAMENTO MATEMATICO E EM LINGUA MATERNA POR MEIO DE SEQUENCIA DIDATICA COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXOES SOBRE A PROPRIA PRATICA, RUTE BAIA DA SILVA UBAGAI
2019, Qualificação de Mestrado Estrategias de alunos do 5º ano de uma escola do Campo para resolver problemas envolvendo as quatro operacoes mediadas pela pratica do professor pesquisador, JONAS SOUZA BARREIRA
2019, Qualificação de Mestrado Reflexões do professor que ensina matemática no constexto ribeirinho em uma prática colaborativa envolvendo o conceito de número, Batista Moraes dos Santos
2019, Qualificação de Mestrado REFLEXOES DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA NO CONTEXTO RIBEIRINHO EM UMA PRATICA COLABORATIVA ENVOLVENDO O CONCEITO DE NUMERO, BATISTA MORAES DOS SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado Percepcoes Docentes sobre Sexualidade humana na perspectiva do letramento cientifico nos anos iniciais do ensino fundamental, ADRIANO SANTOS DE MESQUITA
2018, Tese Doutorado Cartografias experienciais de formadores de professores de matemática: consciência de si e autoformação, Edileusa do Socorro Valente Belo
2018, Tese Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
2018, Tese Doutorado CONCEPCOES DE MATEMATICA E SEU ENSINO: experiencias e reflexoes de professores formadores de professores de um curso de licenciatura de proposta integrada e interdisciplinar, MONICA GONCALVES DE MATOS
2018, Tese Doutorado Concepções de matemática e seu Ensino: experiências e reflexões de professores formadores de professores de um curso de licenciatura de proposta integrada e interdisciplinar, Tadeu Oliver Gonçalves, Arthur Gonçalves Júnior, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Antônio Manuel Águas Borralho, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Neivaldo de Oliveira Silva, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
2018, Monografia de Graduação Os generos textuais no ensino-aprendizagem na Educacao de Jovens e Adultos (EJA): real ou irreal?, PAULO GUILHERME MARREIROS BENONE
2018, Monografia de Graduação A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), SELMA DO SOCORRO PINHEIRO COSTA
2018, Monografia de Graduação Os gêneros textuais no ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA): real ou irreal?, Francisca Maria Carvalho, Andreza do Rosário dos Santos, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
2017, Monografia de Graduação Letramento matemático com gênero textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ISABEL CRISTINA CORRÊA DA SILVA
2017, Dissertação de Mestrado AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Construção de uma pratica docente para o ensino de geometria, MARITA DE CARVALHO FRADE
2017, Dissertação de Mestrado Ações de formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Construção de uma prática docente para o ensino de Geometria, MARITA DE CARVALHO FRADE
2017, Qualificação de Doutorado Sexualidade humana na perspectiva do letramento científico nos anos iniciais, ADRIANO SANTOS DE MESQUITA
2017, Qualificação de Mestrado Sexualidade humana na perspectiva do letramento cientifico nos anos iniciais, ADRIANO SANTOS DE MESQUITA
2017, Qualificação de Doutorado concepções de matemática e de seu ensino: experiência e reflexões de professores formadores de professores em um curso de licenciatura de proposta interdisciplinar, MÔNICA GONÇALVES DE MATOS
2017, Qualificação de Doutorado CONCEPCOES DE MATEMATICA E DE SEU ENSINO: Experiencia e reflexoes de professores formadores de professores em um curso de licenciatura de proposta interdisciplinar, MONICA GONCALVES DE MATOS
2017, Qualificação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Pressupostos didatico-pedagogicos para o ensino de Geometria, MARITA DE CARVALHO FRADE
2017, Qualificação de Mestrado Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: pressupostos didático-pedagógicos para o Ensino de Geometria, Marita de Carvalho Frade
2017, Tese Doutorado Abordagem CTS na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagem-LIECML, Luciana de Nazaré Farias
2017, Qualificação de Doutorado A criacao de problemas matematicos na formacao inicial do professor que ensina Matematica: a construcao coletiva de uma pratica de formacao, VLADIMIR NASSONE PEDRO RAIVA
2017, Tese Doutorado A criação de problemas matemáticos na formação inicial do professor que ensina matemática: a construção coletiva de uma prática de formação, VLADIMIR NASSONE PEDRO RAIVA
2017, Monografia de Graduação Alfabetizar Letrando com Contos Clássicos Infantis, IVANEIDE SILVA CABRAL
2017, Monografia de Graduação Memorial de Formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre vida e docência., Márcia Andréa Santana de Souza
2017, Monografia de Graduação História e análise de uma trajetória profissional docente, MERIELLY DOS PASSOS ARNOUD
2017, Qualificação de Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
2017, Qualificação de Doutorado Cartografias experienciais de formadores de professores de matemática: consciência de si e autoformação, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
2017, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DE SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS INVESTIGATIVAS, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXAO
2017, Dissertação de Mestrado A Construção dos saberes docentes no desenvolvimento de práticas investigativas, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXÃO
2017, Tese Doutorado O Ensino de Números Decimais em uma Classe Inclusiva do Ensino Fundamental: uma proposta de metodologias visando à inclusão, MARCELO MARQUES DE ARAÚJO
2017, Monografia de Graduação Matemática e Literatura Infantil: propostas de interação, KARINA LÚCIA PIRES FARIAS
2016, Qualificação de Doutorado Nexos e reflexos do Ensino de matemática a Estudantes Cegos: um Estudo sobre o Ensino de Números Decimais em uma turma Inclusiva no Município de Belém-Pa, MARCELO MARQUES DE ARAÚJO
2016, Dissertação de Mestrado Pesquisando a propria pratica em um processo de construcao de conhecimentos cientificos com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental , SILVIA CRISTINA DA COSTA LOBATO
2016, Monografia de Graduação A leitura e escrita nos anos iniciais: a importância da mediação no processo de ensino e aprendizagem, Elian de Nazaré de Souza Dias
2014, Monografia de Graduação Praticas docentes: Desafios e possibilidades no processo ensino e aprendizagem, AUDILEIA DO SOCORRO ROSA NUNES
2014, Monografia de Graduação Alfabetizacao e Letramento: Encontros e desencontros dos professores nas turmas da eja da 1ª e 2ª etapa, MARIA PATRICIA DOS PASSOS NEVES
2014, Monografia de Graduação PROJETO O CIRCULO DA MATEMATICA DO BRASIL: RELATOS DE EXPERIENCIA DE UM EDUCADOR ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VICTOR RODRIGUES RIBEIRO
Prêmios Recebidos (4)
2018, Experiência inovadora na formação de professores na América Latina e no Caribe-2018 com o PROJETO NÚCLEO DE PRÁTICAS e LINGUAGENS DOCENTES, Internacional
2018, Professora homenageada na formatura, Local
2017, Professora homenageada em colação de grau, Local
2016, Professora homenageada, Local
Trabalho de Fim de Curso(16)
Gêneros textuais em classes de 1º ano de Ensino Fundamental , SUZIANE THAIS MARTINS DA SILVA ,
12/2014
Processo de ensino da leitura em uma classe de 4º ano do Ensino Fundamental, LUCIANA MOURA PONTE ,
12/2014
MARCIA ANDRÉA SANTANA DE SOUZA, MARCIA ANDREA SANTANA DE SOUZA ,
04/2017
LETRAMENTO MATEMÁTICO COM GÊNERO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISABEL CRISTINA CORREA DA SILVA ,
05/2017
O que dizem egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, AMANDA KETLEN BARROSO MESCOUTO ,
01/2019
A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ELIZABETH VILHENA MARQUES ,
05/2019
TRAJETORIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DA ILHA RIO COSTA SIRITUBA- ABAETETUBA/PA, VANIA DA CONCEICAO SILVA SOUZA ,
05/2019
A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO, ELIZABETH VILHENA MARQUES ,
05/2019
TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DA ILHA RIO COSTA SIRITUBA - ABAETETUBA/PA, VANIA DA CONCEICAO SILVA SOUZA ,
05/2019
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA DA 1ª ETAPA DA EJA EM UMA ESCOLA DE ABAETETUBA PA, ANA MARIA BRANDÃO SOARES ,
05/2019
METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma proposta de intervenção fundamentada em Paulo Freire., JOSIANE BRANDÃO GOMES ,
05/2019
Metodologia empregada no processo de alfabetização de jovens e adultos, EDIVANDRO DA SILVA FERREIRA ,
07/2019
A formação do professor para atuação com diversidade religiosa nos anos inicias do Ensino Fundamental, ROSILEIDE FARIAS DA COSTA ,
11/2019
Formação de professores para a diversidade cultural religiosa: um levantamento de teses e dissertações publicadas em três universidades do Pará, ROSILEIDE FARIAS DA COSTA ,
01/2020
Leitura, escrita, e aprendizagem matemática como práticas de alfabetização e de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, JULIANA DIAS TOCANTINS ,
07/2022
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO 2°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA , ANA PAULA BRAGA MOREIRA ,
07/2023
Orientações de Pós-Graduação (11)
Mestrado Profissional, EPAMINONDAS PINHEIRO DOS SANTOS, 01/2022
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado Profissional, DEYMISSA SOUSA DE MELO, 04/2022
- ,
Orientação em Andamento