2024, A dimensão ambiental e o projecto imperial português, FACHAN
Artigos (7)
2023, MARIA EDUARDA GÓES BARBOZA DA SILVA, MATEUS EVALDO HUGHES FERREIRA, Wesley Oliveira Kettle , Devires da Amazônia Colonial, ISSN: 21847010
2022, Wesley Oliveira Kettle, Victória Emi Murakami Vidigal , O lado verde da Casa Azul: o jardim de Frida Kahlo como espaço para o ensino de história, ISSN: 1984817X
2021, Wesley Oliveira Kettle , Espaço São José Liberto como -patrimônio difícil-: desafio para o ensino de História, ISSN: 18063993
2018, Wesley Oliveira Kettle , Para o "adiantamento das ciências": Antonio Landi e a História Natural na Amazônia colonial, ISSN: 19846150
2018, Wesley Oliveira Kettle , O ensino de história das ciências na Amazônia, ISSN: 24471607
2017, Wesley Oliveira Kettle , A Perspectiva ambiental e o ensino de história na Amazônia: experiências no município de Ananindeua, ISSN: 23595973
Publicação em Eventos (18)
2021, Wesley Oliveira Kettle, Alimentação e história nos relatos do padre Eckart: o cacau, a mandioca e o tabaco, V colóquio de história da alimentação e do abastecimento na Amazônia, Resumo
2020, Wesley Oliveira Kettle; Maria Eduarda Goes Barboza da
Silva, Desenhando a cozinha colonial: o pedido do governador do Grão-Pará (1752), IV colóquio de história da alimentação e do abastecimento na Amazônia, Resumo
2018, Wesley Oliveira Kettle, Arte e ciência na Amazônia colonial: produção, circulação e conexões, VII Encontro Internacional de história colonial, Trabalho Completo
2018, Wesley Oliveira Kettle, Perspectivas de ensino em história e natureza, I semana de história: diálogos sobre ensino de história na Amazônia, Outros
2017, Wesley Oliveira Kettle, A Amazônia de Spix e Martius informada pelos demarcadores de limites, II Seminário Amazônico de História e Natureza, Trabalho Completo
2017, Wesley Oliveira Kettle, A historiografia brasileira e a construção da identidade amazônica: debates e tensões, IV congresso internacional de filosofía de la historia, Resumo Expandido
2017, Wesley Oliveira Kettle, Ampliar a compreensão sobre o passado: diálogos entre história ambiental e o ensino de história, Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento, Resumo
2017, Wesley Oliveira Kettle, Alimentação e as demarcações de limintes na Amazônia colonial, Colóquio de história da alimentação e do abastecimento, Resumo
2017, Wesley Oliveira Kettle, O debate ambiental como tema transversal no ensino de história, Semana das Licenciaturas, Outros
2017, Wesley Oliveira Kettle, Ensino de história: ciência e pesquisa, II Semana de iniciação científica do campus de Ananindeua, Outros
2017, Wesley Oliveira Kettle, O ?espantoso fenômeno da pororoca?: ciência e natureza na Amazônia colonial, XXIX Simpósio Nacional de História, Resumo
2017, Wesley Oliveira Kettle, Os Negros e as Demarcações de Limites: apontamentos para o ensino de história da Amazônia colonial, I Simpósio de Escravidão e Abolicionismo na Amazônia, Resumo
2017, Wesley Oliveira Kettle, History and nature in the colonial Amazon: animals and plants in the conquest of the New World, 1st International Meeting on Histories of Nature and Environments: Perspectives and Dialogues, Resumo
2016, Wesley Oliveira Kettle, A expedição de limites de Mendonça Furtado: arte, ciência e poder naAmazônia colonial, 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Resumo
2016, Wesley Oliveira Kettle, Artérias de poder: os rios e a ocupação portuguesa na Amazônia (1750-1799), VIII Encontro da Solcha, Resumo
2016, Wesley Oliveira Kettle, A Floresta Amazônica no Século XVIII: a Natureza na Zona de Fronteira., VIII Simposio SOLCHA, Resumo
2016, Wesley Oliveira Kettle, Astronomia e demarcação de fronteiras na Amazônia Colonial, IV Encontro Internacional de História Colonial, Resumo
2015, Wesley Oliveira Kettle, 'Senhores de todo rio': relatos sobre a Natureza e a ocupação portuguesa do Vale Amazônico (1750-1799), XXVIII Simpósio Nacional de História, Resumo
Capítulos de Livros (13)
2023, Caminhos por terra em um mundo de águas: conexões entre Grão-Pará e Maranhão, Reescrevendo histórias do Brasil : conexões e dinâmicas internas no centro-norte (séculos XVIII e XIX), Wesley Oliveira Kettle
2022, Historix: recursos digitais para o ensino de história, IV Simpósio Online de História dos Ananins: ensino, pesquisa e extensão, Mateus Evaldo Hughes Ferreira, Wesley Oliveira Kettle
2022, Em busca da paternidade: Landi e a invenção da cidade histórica, Estudos Amazônicos em revista, Wesley Oliveira Kettle, Moema de Bacelar Alves
2022, A natureza nos relatos do padre Eckart: proposta para o ensino de história, Usos políticos e a história ensinada, Maurício José Quaresma Silva, Wesley Oliveira Kettle
2021, A natureza nos relatos de viagem: apontamentos iniciais da pesquisa, História, Ciência e Natureza, Maurício José Quaresma Silva, Wesley Oliveira Kettle
2020, Os professores de Ananindeua e a educação ambiental em suas aulas de História, Pesquisa e ensino de história na Amazônia: diferentes contextos pedagógicos, Wesley Oliveira Kettle, Wendell Cordovil
2020, A Amazônia de Spix e Martius informada pelos demarcadores de limites, Sob as pegadas de Spix e Martius: 200 anos, Wesley Oliveira Kettle
2020, History and nature in the colonial Amazon: animals and plants in the conquest of the new world, Peoples, Nature and Environments: Learning to Live Together, Wesley Oliveira Kettle
2019, Paisagens e relatos na Amazônia colonial, Paisagens contam histórias, Wesley Oliveira Kettle
2018, A perspectiva ambiental e o diálogo com a sociedade: relatos e aproximações, Ciência e meio ambiente: ensino, pesquisa e extensão no Campus Universitário de Ananindeua - UFPA, Wesley Oliveira Kettle
2018, A perspectiva ambiental e o ensino de história: propostas para compreender o passado, Ensino de história: linguagens, abordagens e perspectivas, Wesley Oliveira Kettle
2018, Professores de Ananindeua e a educação ambiental em suas aulas de História, Desafios do Ensino de História e prática docente, Wesley Oliveira Kettle, Wendell Cordovil, Victória Emi Vidigal Murakami
2012, O boto, a sereia e o historiador: contribuições de Serge Gruzinski para a historiografia da ciência, Biografia e História das Ciências: Debates com a história da historiografia, Wesley Oliveira Kettle, Gabriela Alves Miranda
Livros (7)
2021, História, Ciência e Natureza, Wesley Oliveira Kettle, Gabriel Pereira de Oliveira
2021, Reflexões sobre a história ensinada: metodologias e linguagens , Wesley Oliveira Kettle
2020, SOBRE AS PEGADAS DE SPIX E MARTIUS: 200 anos, NUNES, Francivaldo Alves., Wesley Oliveira Kettle, PADUA, José Augusto, BEZERRA NETO, José Maia, MONTEZ, LUIZ BARROS, COSTA, Maria de Fátima., DIENER, Pablo, MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de, BOLLE, WILLI
2018, Ciência e meio ambiente: ensino, pesquisa e extensão no Campus Universitário de Ananindeua - UFPA, Francivaldo Alves Nunes, Wesley Oliveira Kettle, Carlos Augusto Bastos
2018, Desafios do Ensino de História e prática docente, Francivaldo Alves Nunes, Wesley Oliveira Kettle
Participações em Bancas de Cursos (64)
2023, Tese Doutorado Um gigante de pedra: natureza, cultura e o Morro São João de Montenegro (RS, Brasil), Thais Gaia Schuler
2023, Qualificação de Mestrado PARA FALAR DE AGUAS: um almanaque como caminho de descobertas para alunos do 4º ano, ELEN ROSA DOS REIS NUNES
2023, Qualificação de Mestrado CORRENTEZAS DA LEITURA: a producao de fanzines ambientais na (re)leitura dos alunos da EJAI na biblioteca escolar , LUCIA PANTOJA GONÇALVES CAMPOS
2023, Qualificação de Mestrado TRILHA MINERAL EDUCACIONAL NO ENSINO BASICO DAS CIENCIAS AMBIENTAIS, ERIK LAUA GONCALVES TENORO
2022, Qualificação de Mestrado A AGENDA 2030 E SUAS CONTRIBUICOES NO FORTALECIMENTO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, JOSE ARTUR DA COSTA CASTILHO
2022, Qualificação de Doutorado Um gigante de pedra: paisagem, cultura e o morro de São João de Montenegro (RS, Brasil), Thais Gaia Schuler
2022, Qualificação de Mestrado BELEM, UMA HISTORIA DA CHUVA (1890 - 1920), KELVYN WERIK NASCIMENTO GOMES
2022, Dissertação de Mestrado Belém, uma história da chuva (1890-1920), Kelvyn Werik Nascimento Gomes
2022, Dissertação de Mestrado VIDAS E VOZES QUILOMBOLAS E SUAS RELACOES COM O RIO LIVRAMENTO, ANTONIA LEONILDES LAMEIRA DE ATAIDE
2022, Qualificação de Mestrado A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZACAO: UMA SEQUENCIA DIDATICA ACERCA DA TEMATICA DENGUE, ELIVALDETE BAIA RIBEIRO
2022, Dissertação de Mestrado Entre ictiotoxicas, cunambis e timbos: o (saber-saber) e (saber-fazer) pesqueiro e patrimonio da Comunidade Bom Jesus, Abaetetuba, Para, DAYARA PEREIRA SANTOS
2021, Dissertação de Mestrado MUSEU PARQUE SERINGAL:PROPOSTA DE ENSINO DE HISTORIA E NATUREZA, ANA MARIA DA SILVA CONCEIÇÃO
2021, Dissertação de Mestrado REFLEXOES SOBRE EXPRESSOES POPULARES E ENSINO DE HISTORIA NUMA ESCOLA PUBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SANTO ANTONIO DO TAUA (PA), ROGÉRIO ARAUJO DE ALMEIDA
2021, Dissertação de Mestrado Museus interativos como ferramenta histórico-digital: o ensino de história e a pandemia da Covid-19 no ano de 2020, Romaisson Cristhofher das Neves Reis
2021, Tese Doutorado "A Amazônia já era...": Operação Amazônia, da Exposição Amazônia brasileira aos PDAs: natureza e sociedade (1969-1980), Alexandre Rodrigues da Silva Nunes
2021, Monografia de Graduação "Rios, Estados e Sociedades: estudo comparativo sobre os usos, práticas e projetos de intervenção nos rios dos territórios da Araucanía (Chile) e da província do Piauí (Brasil) entre 1857 e 1884"., Darlin Milene Sousa Oliveira
2021, Qualificação de Mestrado Entre ictiotoxicas, cunambis e timbos: o saber-fazer pesqueiro e patrimonio da Comunidade Bom Jesus, Abaetetuba, Para, DAYARA PEREIRA SANTOS
2021, Tese Doutorado "A Amazonia ja era...”: Operacao Amazonia, da Exposicao Amazonia brasileira aos PDAs: natureza e sociedade (1969-1980), ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA NUNES
2021, Monografia de Graduação A arqueologia amazônica: de caco a espetáculo e o "modesto museozinho" de Tom Wildi, Carolyn Santiago Pinheiro
2021, Monografia de Graduação Desenhando a arqueologia Amazonica: de caco a espetaculo e o “modesto museozinho” de Tom Wildi , CAROLYN SANTIAGO PINHEIRO
2020, Qualificação de Mestrado Museu Parque Seringal: proposta de ensino de história e antureza, Ana Maria da Silva Conceição
2020, Dissertação de Mestrado Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de história: uma proposta de estudo para estudantes e professores, Marcelo Ribeiro Anaisse
2020, Dissertação de Mestrado Quadrinhos no ensino de história: uma experiência para a discussão de racismo na educação básica, Elenn Cleidiane do Socorro Chaves Leal
2020, Dissertação de Mestrado QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTORIA: uma experiencia para a discussao de racismo na educacao basica, ELENN CLEIDIANE DO SOCORRO CHAVES LEAL
2020, Dissertação de Mestrado CONTOS DE RIOS:memorias sobre as aguas e o ensino dehistoria em Santa Izabel do Para, LIGIA MARA BARROS RIBEIRO
2020, Dissertação de Mestrado CARTOGRAFIAS DO PATRIMONIO CULTURAL DO BAIRRO DO JURUNAS (BELEM-PA): ESPACO, TEMPO E IDENTIDADE NO ENSINO DE HISTORIA, JOAO NAZARENO PEREIRA CORREA
2020, Qualificação de Mestrado Aqui vive a memoria: pensando a educacao patrimonial na escola Yolanda Leduc Peralta a partir do cemiterio de Santa Isabel, MARCO ANTONIO COELHO SOARES
2020, Qualificação de Mestrado Reflexoes sobre Expressoes Populares, Consciencia Historica e Ensino de Historia numa escola publica de ensino fundamental em Santo Antonio do Taua(PA).”, ROGÉRIO ARAUJO DE ALMEIDA
2020, Dissertação de Mestrado Construção de conhecimento histórico e educação com o patrimônio material no Museu Memorial da Balaiada, Rosângela de Oliveira Duarte
2020, Dissertação de Mestrado CONSTRUCAO DE CONHECIMENTO HISTORICO E EDUCACAO COM O PATRIMONIO MATERIAL NO MUSEU MEMORIAL DA BALAIADA, ROSANGELA DE OLIVEIRA DUARTE
2020, Qualificação de Mestrado MUSEU PARQUE SERINGAL: proposta de ensino de historia e natureza., ANA MARIA DA SILVA CONCEIÇÃO
2020, Qualificação de Mestrado Reflexões sobre Expressões Populares, Consciência Histórica e Ensino de História numa escola pública de ensino fundamental em Santo Antônio do Tauá (PA), Rogério Araújo de Almeida
2020, Qualificação de Mestrado Aqui vive a memória: pensando a educação patrimonial na escola Yolanda Leduc Peralta a partir do cemitério de Santa Isabel, Marco Antônio Coelho Soares
2020, Qualificação de Mestrado “ESTE RIO E MAIS QUE MINHA RUA: a historia contada atraves do rio Paracauari, uma experiencia de ensino de historia em Salvaterra - Marajo - PA.”, ANA VIEIRA DE OLIVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado “FONTES FOTOGRAFICAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO ENSINO DE HISTORIA: uma proposta de estudo para estudantes e professores., MARCELO RIBEIRO ANAISSE
2020, Dissertação de Mestrado Um homem de “sciencias” no vale do Amazonas: etnografia no Rio Tapajos e busca por reconhecimento na obra do naturalista Joao Barbosa Rodrigues (1872-1909), CLÁUDIO LÍSIAS MOREIRA XIMENES
2020, Qualificação de Mestrado Este rio é mais que minha rua: a história contada através do rio Paracauari, uma experiência de ensino de história em Salvaterra ? Marajó - PA, Ana Vieira de Oliveira
2020, Dissertação de Mestrado Aprendizagem histórica ambiental: a relação entre história local e o território ambiental do rio Lontra como estratégia de ensino de história no colégio estadual Rui Barbosa ? Araguaína-TO, Wesley Oliveira Kettle, Bertone Oliveira de Sousa, Dagmar Manieri
2019, Dissertação de Mestrado Centro histórico de Belém: lugar de história e memória na sala de aula, Wesley Oliveira Kettle, Franciane Gama Lacerda, Sidiana da Consolação Ferreira de Macedo, Wesley Garcia Ribeiro Silva
2019, Qualificação de Mestrado “Historia em Jogo: do Joystick a Sala de Aula.”, ALLYSON FABRICIO FREITAS DE SOUZA
2019, Qualificação de Mestrado “Na Forca das Aguas: ensino de historia e educacao patrimonial no trato com as relacoes etnico-raciais no ambiente escolar., CATARINA DA SILVA MOREIRA
2019, Qualificação de Mestrado “O Ensino de Historia e as Representacoes da Diversidade Etnico-Racial no Espaco Escolar.”
, AMANDA BRAGA CRUZ
2019, Qualificação de Mestrado Natureza e Ensino de Historia em Santa Izabel do Para, LIGIA MARA BARROS RIBEIRO
2019, Qualificação de Mestrado MEMORIAL DA BALAIADA: o museu como lugar de construcao de conhecimento historico e patrimonial., ROSANGELA DE OLIVEIRA DUARTE
2019, Qualificação de Mestrado “A Fotografia e o Ensino de Historia: producao e divulgacao digital de estudos sobre a Segunda Guerra Mundial”.
, MARCELO RIBEIRO ANAISSE
2019, Qualificação de Mestrado “Cartografia Social e Patrimonio Cultural do Bairro do Jurunas: Usos e sentidos de Tempo e Identidade no Ensino de Historia”., JOAO NAZARENO PEREIRA CORREA
2019, Dissertação de Mestrado O facebook como ferramenta pedagógica no ensino de história, Wesley Oliveira Kettle, Carlos Augusto Bastos, Eliane Cristina Soares Charlet, Conceição Maria Rocha de Almeida, Franciane Gama Lacerda
2019, Dissertação de Mestrado O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NO ENSINO DE HISTORIA, BRUNO AMORIM PANTOJA
2019, Dissertação de Mestrado “O USO DA PINTURA RUPESTRE DA REGIAO AMAZONICA COMO FONTE HISTORICA: UMA POSSIBILIDADE NA DISCIPLINA HISTORIA NO SEXTO ANO., RAFAEL PRINTES ALBARELLI DE CASTRO
2019, Dissertação de Mestrado O uso da pintura rupestre da região amazônica como fonte histórica: uma possibilidade na disciplina história no sexto ano, Wesley Oliveira Kettle, Carlos Augusto Bastos, Sidiana da Consolação Ferreira de Macedo, Wesley Garcia Ribeiro Silva
2019, Dissertação de Mestrado Centro Historico de Belem: lugar de historia e memoria na sala de aula"., LOURDES MACHADO MARTINS
2018, Dissertação de Mestrado OCUPACAO E COLONIZACAO ENTRE EXPERIENCIAS DE TRABALHO EM TERRAS DA FRONTEIRA ORIENTAL DO GRAO-PARA (OUREM, 1751-1798)., ROZEMBERG RIBEIRO DE ALMEIDA
2018, Dissertação de Mestrado Ocupação e colonização entre experiências de trabalho em terras da fronteira oriental do Grão-Pará (Ourém, 1751-1798), Wesley Oliveira Kettle, Francivaldo Alves Nunes, Adilson Junior Ishihara Brito, José Maia Bezerra Neto
2018, Monografia de Especialização O ensino de história: pensando as questões étnico-raciais em sala de aula, Juliene Dias da Silva
2017, Qualificação de Mestrado “O Uso da Pintura Rupestre como Fonte Historica: uma possibilidade no 6º ano do ensino fundamental.", RAFAEL PRINTES ALBARELLI DE CASTRO
2017, Dissertação de Mestrado Planta-me no po e nao tenhas de mim do: Agricultura no Grao-Para Setecentista (1750-1808), CARLOS EDUARDO COSTA BARBOSA
2017, Dissertação de Mestrado Planta-me no pó e não tenhas de mim dó: agricultura no Grão-Pará Setecentista (1750-1808), Francivaldo Alves Nunes, Carlos Augusto Bastos, Rafael Ivan Chambouleyron, Wesley Oliveira Kettle
2017, Qualificação de Doutorado As políticas de meio ambiente dos governos militares e a Amazônia., Leila Mourão, Edilza Joana Oliveira Fontes, André Farias, Wesley Oliveira Kettle
2017, Qualificação de Doutorado "Intelectuais e Politicas Governamentais sobre a Natureza da Amazônia (1985 - 1992)", ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA NUNES
2017, Qualificação de Mestrado Senhores, escravos, fugas e a formação de mocambos em Ourem do Grão-Para (finais do sec. XVIII a 1830)., ROZEMBERG RIBEIRO DE ALMEIDA
2017, Qualificação de Mestrado Senhores, escravos, fugas e a formação de mocambos em Ourém do Grão-Pará, Francivaldo Alves Nunes, Adilson Junior Ishihara Brito, Wesley Oliveira Kettle
2016, Dissertação de Mestrado HISTORIA E MEMORIA: LEITURAS SOBRE O TRABALHO COM O ACAI E SUAS TRANSFORMACOES, FABRICIO RIBEIRO RIBEIRO
2016, Dissertação de Mestrado História e memória: leituras sobre o trabalho com o açaí e suas transformações, Leila Mourão, Edilza Joana Oliveira Fontes, Magda Maria de Oliveira Ricci, Wesley Oliveira Kettle
2016, Qualificação de Doutorado Do grotesco à quadratura: religião e arte decorativa na Amazônia colonial (séculos XVII-XVIII), Aldrin Moura de Figueiredo, Karl Heiz Arenz, Caroline Fernandes Silva, Wesley Oliveira Kettle
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (13)
2023,Responsavel pela Organização de Evento, Campus Ananindeua, Internacional, Organizador
2022,Responsavel pela Organização de Evento, Campus Ananindeua, Nacional, III Colóquio Diálogos Ambientais
2021,Outra, UERJ (virtual), Internacional, ANPUH Nacional
2018,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão organizadora
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Museu Paraense Emílio Goeldi, Nacional, Comissão organizadora
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão organizadora
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Local, Comissão organizadora
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Campus Universitário de Ananindeua - UFPA, Nacional, Comissão organizadora
2016,Outra, Universidade Federal do Pará, Nacional, coordenador de simpósio temático
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão organizadora
2016,Outra, UFMA, Regional, coordenador de simpósio temático
2013,Membro da Comissões Organizadora, Museu do Meio Ambiente - Jardim Botânico, Nacional, UFRJ
2012,Outra, Universidade Estadual do Maranhão, Nacional, UEMA
Trabalho de Fim de Curso(18)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DA LEGISLAÇÃO: PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E NATUREZA, BLENDA CARVALHO DO VALE ,
08/2018
HISTÓRIAS QUE FLUTUAM: PERCEPÇÕES SOBRE A CHEGADA PORTUGUESA NA AMAZÔNIA, ANA VIEIRA DE OLIVEIRA ,
08/2018
Açaí com Ensino de História: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina, ROBSON PENA FORTES ,
08/2018
PATRIMÔNIO AMBIENTAL URBANO: UMA HISTÓRIA SOBRE O PARQUE AMBIENTAL DE ANANINDEUA ANTÔNIO DANÚBIO, VICTORIA EMI MURAKAMI VIDIGAL ,
02/2021
REFLEXÕES DE HISTÓRIA AMBIENTAL EM MARAJÓ DE DALCÍDIO JURANDIR: olhares e sentidos sobre a natureza, PAULO HENRIQUE SANTOS DOS SANTOS ,
03/2021
OLHOS SOBRE PIXELS: PROJETO HISTORIX COMO RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, IAN SILVA LEMOS MONTEIRO ,
06/2021
Uma questão mesmo de sobrevivência: professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História, WENDELL PRESLEY MACHADO CORDOVIL ,
10/2021
O AMOR QUE OUSA DIZER O SEU NOME: História e Homoerotismo na Amazônia em Olho de Boto (1967-1985), MARLISON SOUZA MORAES ,
02/2022
COMUNIDADE QUILOMBOLA CAMPO VERDE: história e memória, ELIZABETE TRINDADE DA SILVA ,
01/2022
HISTÓRIAS DAS PRAÇAS DO CRISTO E MATRIZ EM CASTANHAL-PA (1904-1982), ARTHUR BEZERRA MONTEIRO ,
06/2022
Rio Ipixuna, praticamente a identidade da cidade: diálogos entre História e patrimônio ambiental, TALYS FERNANDES FRANCA ,
07/2023
A natureza amazônica nos relatos de viagem de Lobo d'Almada sob uma perspectiva histórico-filosófica, MATEUS EVALDO HUGHES FERREIRA ,
12/2023
Quimera tropicais: descrições de Antônio Landi sob a perspectiva da História dos Animais (ca. 1770), MARIA EDUARDA GOES BARBOZA DA SILVA ,
12/2023
A perspectiva ambiental no ensino de história em São João de Pirabas-PA, GIZELLE ALBUQUERQUE MAGNO ,
12/2023
A história local de São João de Pirabas-PA no ensino de história: debates e representações, THAMIRES SOUZA DA COSTA ,
12/2023
A paisagem como fonte histórica em São João de Pirabas - PA: tempo, memória e intervenções, KARINA DIAS DOS SANTOS ,
12/2023
Crendices e afetividades presentes na representatividade das embarcações de São João de Pirabas-PA a partir de narrativas dos pescadores (1962-1988), ANA PAULA DA COSTA BARROS ,
12/2023
A HISTÓRIA DE MESTRE TOMÁZ E A POESIA DO CARIMBÓ EM SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA, LUANA DA FONSECA TAVARES ,
12/2023
Orientações de Pós-Graduação (14)
Mestrado Profissional, PATRICIA YASMIN LIMA PIMENTA, 04/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado Profissional, ESDRAS CHARLES FAVACHO TORRES, 04/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado Profissional, ELEN ROSA DOS REIS NUNES, 05/2022
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado Profissional, IVO AUGUSTO MOURA SEABRA, 08/2023
- ,
Orientação em Andamento