2024, O ensino médio em tempo integral nos territórios rurais da Amazônia paraense: reflexões sobre experiências, possibilidades e limites de uma política pública, FACPEDAGOG
Artigos (7)
2018, SOUSA, ROMIER DA PAIXÃO, COSTA, RAQUEL DE JESUS, CHAGAS, HEMELYN SOARES DAS, Carlos Renilton Freitas Cruz , O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo de caso nos agroecossistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal), ISSN: 25262319
2017, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Carlos Renilton Freitas Cruz , Protagonismo, Precarização e Regulação como referências para análise das Políticas e Práticas em Educação do Campo, ISSN: 14140810
2016, Carlos Renilton Freitas Cruz , A escola rural na produção acadêmica portuguesa: Apontamentos sobre a (in)visibilidade de um objeto de estudo, ISSN: 08719187
2016, Carlos Renilton Freitas Cruz, ESTUMANO, EVANILDO MORAES, MEDEIROS, EVANDRO COSTA DE , NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, ISSN: 18060560
2015, Aline Lopes Araujo, Joel Dias da Fonseca, Layane Lira, Carlos Renilton Freitas Cruz , TRABALHO E ESCOLA NO COTIDIANO DE CRIANÇAS DO MEIO RURAL: REFLEXÕES BREVES, ISSN: 2182598X
2013, Carlos Renilton Freitas Cruz , A formação para o trabalho no âmbito da família camponesa e da escola de ensino médio rural, ISSN: 21787476
2011, Cruz, Renilton , A centralidade do trabalho na pática educativa da família camponesa, ISSN: 2237-9509
Publicação em Eventos (22)
2024, Cruz, Renilton, Gestão escolar e educação do campo, Mesa de Diálogos "Gestão Escolar e Questões e Norteiam os Princípios da Educação do Campo, Outros
2024, Cruz, Renilton, Currículo e Avaliação na prática com foco na Inclusão, equidade e qualidade, Jornada Pedagógica, Outros
2023, Cruz, Renilton, A Educação Integral em múltiplos olhares: retomando princípios, defendendo perspectivas, III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Iced, Trabalho Completo
2023, Cruz, Renilton, Educação, Pedagogia e transformação social na Amazônia, IV Semana Acadêmico-científica da FAPED & IV Seminário sobre Currículo, Outros
2023, Cruz, Renilton, A escola do campo como território e a identidade camponesa, CICLO DE PALESTRAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, Outros
2023, Cruz, Renilton, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO socializando pesquisas e práticas, IV Semana Acadêmico-científica da FAPED & IV Seminário sobre Currículo, Outros
2023, Cruz, Renilton, Política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, CONFERÊNCIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MARAPANIM/2023, Outros
2023, MARTINS, Mizael. P. ; OLIVEIRA, Taynara. N. P. ; CRUZ, Renilton, JOGOS E BRINCADEIRAS NA IDENTIDADE CAMPONESA, SIMPÓSIO NACIONAL E VI DE CASTANHAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPEX/UFPA, Resumo Expandido
2023, Cruz, Renilton, Invisibilidade das 'minorias' nas atuais reformas curriculares da educação básica, Webnário do Projeto Ensino Médio Bahia, Outros
2023, Cruz, Renilton, Agroecologia, agrofloresta e educação, Mesa Redonda: Experiências de Práticas Sustentáveis na Amazonia: Produções Agroecológicas, Bioconstrução e Moeda Verde, Outros
2023, Cruz, Renilton, Ensino médio nos territórios rurais do Pará, Os impactos do Novo Ensino Médio na Educação Paraense, Outros
2015, Salomão Hage; Renilton Cruz; Helen Silva, Movimento de Educação do Campo no Brasil e no estado do Pará: uma história de protagonismo que se afirma no enfrentamento à precarização e regulação, Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil, Trabalho Completo
2015, Carlos Renilton Freitas Cruz, Renata Cunha, Waldeyzi Willock, Trabalho e Educação na perspectivas de jovens egressos da escola de ensino médio rural, II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Trabalho Completo
2015, Renilton Cruz, A (in)visibilidade da escola rural na produção acadêmica portuguesa, II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Trabalho Completo
2015, Layane Queiroz Ramos Lira, Aline Lopes Araujo, Carlos Renilton Freitas Cruz, Trabalho e Escola no Cotidiano de Crianças do Meio Rural: reflexões breves, III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR, Resumo Expandido
2015, Salomão Hage, Carlos Renilton Freitas Cruz, MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE: AÇÕES E REFLEXÕES QUE ARTICULAM PROTAGONISMO, PRECARIZAÇÃO E REGULAÇÃO, 37ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
2015, Carlos Renilton Freitas Cruz, A Escola de de Ensino Médio e a formação do trabalhador no campo: impactos de uma ação (des)comprometida com o local, I Seminário Internacional de Educação: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Trabalho Completo
2015, Joel Dias da Fonseca, Daniele Barreto Palheta, Layane Queiroz Ramos Lira, Mayara Ribeiro, Carlos Renilton Freitas Cruz, PERCEPÇÕES IMAGÉTICAS SOBRE A IDEIA DE CAMPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO/PA, 67ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2015, Renilton Cruz, Ensino secundário ofertado às comunidades rurais: Estudo comparado entre Brasil e Portugal., Seminário: Os (des)caminhos do direito à educação: Pontes que ligam estudos e países, Outros
2014, Salomão Mufarrej Hage, Carlos Renilton Freitas Cruz, Protagonismo, Precarização e Regulação como referências para análise das Políticas e Práticas em Educação do Campo, Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2014, Joel Dias da Fonseca; Daniele Barreto Palheta; Mara Cristina Lopes Silva; Patrícia Raphaele da C. Silva; Carlos Renilton Freitas Cruz, DESAFIOS E PERPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MEIO RURAL DA AMAZÔNIA, II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina (II SIFEDOC), Trabalho Completo
2013, Duarte, Jéssica; Ferreira, José; Santos, Tiago; CRUZ, Renilton, Direito à educação a partir da visão dos sujeitos do campo, 65ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
Capítulos de Livros (9)
2023, Fechamento das escolas do campo como política de governo no estado do Pará: da mitigação de direitos aos enfrentamentos necessários, A educação do campo como processo de disputa no contexto do capital, Carlos Renilton Freitas Cruz, Salomão Mufarrej Hage
2020, Trabalho e educação no chão da floresta: aproximações conceituais e diferenciações teóricas, No Chão da floresta: trabalho, educação e agroecologia na Amazônia, Carlos Renilton Freitas Cruz, SOUSA, ROMIER DA PAIXÃO
2020, Trabalho e educação na perspectiva dos jovens egressos da escola de ensino médio rural, No Chão da Floresta: Trabalho, Educação e Agroecologia na Amazônia, Carlos Renilton Freitas Cruz, Renata Cunha, Waldeyzi Willock
2020, O Trabalho como princípio educativo: Reflexões a partir de um agroecossistema do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará, O Trabalho como princípio educativo: Reflexões a partir de um agroecossistema do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará, Raquel Souza, Romier da Paixão Sousa, Hemelyn Chagas, Carlos Renilton Freitas Cruz
2017, O Trabalho na Infância Camponesa: degradação humana,estratégia educativa familiar e condição de sobrevivência, Educação, Infância e Filosofia, Carlos Renilton Freitas Cruz, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
2016, O PIBID, a Pedagogia e a Educação do Campo na Amazônia paraense: Apontamentos de uma experiência em construção, PIBID: Experiências inovadoras do diálogo entre Universidade e a Educação Básica, Carlos Renilton Freitas Cruz, EULA REGINA LIMA NASCIMENTO, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
2016, Movimento de Educação do Campo no Brasil e no estado do Pará: Uma história de protagonismo que se afirma no enfrentamento à precarização e regulação, Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: diálogos sobre política de educação e diversidade, Salomão Hage, Carlos Renilton Freitas Cruz, Helen Socorro de Araujo Silva
2015, Pratica Docente no Ensino Médio Rural: Complexidades e tensões de uma atuação comprometida com a realidade local, Políticas e Práticas Educativas:Formação, gestão e trabalho docente, Carlos Renilton Freitas Cruz
2015, A formação para o trabalho no âmbito da família camponesa e da escola de ensino médio rural, Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na Amazônia: Saberes e práticas pedagógicas, Carlos Renilton Freitas Cruz
Livros (3)
2020, No Chão da Floresta: Trabalho, Educação e Agroecologia na Amazônia, SOUSA, ROMIER DA PAIXÃO, Carlos Renilton Freitas Cruz, Suzuki, Júlio César
2016, Educação do Campo na Amazônia: A experiência histórica das escolas famílias no estado do Amapá, Romier da Paixão Sousa, Carlos Renilton Freitas Cruz, Ruth Silva, Franciara Silva, Maura Moraes
2015, Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na Amazônia: Saberes e práticas pedagógicas, Romier da Paixão Sousa, Carlos Renilton Freitas Cruz
Participações em Bancas de Concursos (4)
2016, CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR NA CLASSE PROFESSOR ADJUNTO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Rhoberta Santana de Araújo
Sérgio Bandeira do Nascimento
Túlio Augusto P. de Vasconcelos Chaves
2016, Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de Cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, na matéria Didática e suas interfaces, Adriane Raquel de Santana Lima,
Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima,
Francisco Valdinei dos Santos Anjos,
Márcio Oliveiros Alves da Silva
Raquel Amorim dos Santos
2014, Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de professor,
2013, Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério Superior para o quadro permanente,
Participações em Bancas de Cursos (29)
2023, Monografia de Graduação CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/CCAST E AS (NOVAS) DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: FOMENTANDO DEBATES FORMATIVOS, MARICELIA DO NASCIMENTO LUCENA
2021, Monografia de Graduação FORMACAO DE DOCENTES DAS ESCOLAS DO CAMPO, SUELANE MACIEL DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado A EDUCACAO ESCOLAR E A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE: um estudo em umaescola multisseriada do municipio de Igarape-Acu/PA, WANESSA NOGUEIRA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado A EDUCACAO ESCOLAR E A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA DO MUNICIPIO DE IGARAPE-ACU/PA, WANESSA NOGUEIRA SILVA
2018, Qualificação de Mestrado Entre numeros e narrativas, um estudo sobre o fechamento de escolas emcomunidades rurais na Amazona paraense., JOSIANE NASCIMENTO DA SILVA
2018, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: Dificuldades enfrentadas pelos professores na pratica pedagogica nas escolas do campo no municipio de Inhangapi/PA., MARIVALDO CORREA DAS MERCES
2018, Dissertação de Mestrado RELACAO UNIVERSIDADE E EDUCACAO BASICA: estudo da experiencia do PIBID/Diversidade da Universidade Federal do Para (UFPA), Campus de Abaetetuba., JOEL DIAS DA FONSECA
2018, Monografia de Graduação A FORMACAO PERMANENTE DO/A EDUCADOR/A DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA, DAS AGUAS E DA FLORESTA DA AMAZONIA PARAENSE EM ACARA, ROSANE ANDREIA SILVA DOS SANTOS
2017, Monografia de Graduação “A escola e importante porque e!”: As vozes de criancas e da professora da educacao infantil de uma escola localizada em Assentamento de Reforma Agraria do municipio de Castanhal-PA., MARIA ALVES DA SILVA
2017, Monografia de Graduação A PRATICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TURMA MULTISSERIADA NA ESCOLA SANTA TEREZINHA, NO MUNICIPIO DE CASTANHAL-PA., EDILSON ARAUJO DA CONCEICAO
2017, Monografia de Graduação ORGANIZACAO SOCIAL, ECONOMICA E EDUCACIONAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MACAPAZINHO-PA, LUIZ CLAUDIO SILVA DE CASTILHO JUNIOR
2017, Monografia de Graduação
EDUCACAO DO CAMPO: RELACAO TEORIA E PRATICA DE BOLSISTAS DO PROJETO PIBID DA FAPED/CUNCAST NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO REMIGI, KEILA MICHELLY DA SILVA DUARTE
2017, Qualificação de Mestrado Educação profissional e trabalho no campo: um estudo acerca dos jovens egressos do curso técnico em agropecuária do IFPA/Campus Marabá, Shauma Tamara do Nascimento Sobrinho
2017, Qualificação de Mestrado Jovens e adultos na educação profissional do campo: reflexões sobre práticas pedagógicas e diálogos de saberes no IFPA Castanhal, Márcia Brito da Silva
2017, Qualificação de Mestrado Educação Ambiental nas escolas no campo do município de Castanhal: uma análise à luz da perspectiva crítica, Suellen Lemes Freire Santos
2017, Qualificação de Mestrado Entrelaçando saberes no ensino de ciências naturais a partir de agroecossistemas, Maria Regina Farias Machado
2016, Monografia de Graduação Educações - do sindicato à sala de aula: Reflexões sobre formação sindical e escolarização de dirigentes sindicais no Pará, Carlos Renilton Freitas Cruz, EULA REGINA LIMA NASCIMENTO, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
2016, Monografia de Graduação EDUCACOES - DO SINDICATO A SALA DE AULA:REFLEXOES SOBRE FORMACAO SINDICAL E ESCOLARIZACAO DE DIRIGENTES DA CUT/PA ENTRE 2009 E 2015., JOSIANE NASCIMENTO DA SILVA
2016, Monografia de Graduação A DIDATICA NA RELACAO COM A PRATICA DOCENTE, PARA ALEM DO FRACASSO ESCOLAR: A PERCEPCAO DOS PROFESSORES DAS SERIES INICIAIS., ALLINE GUSMAO DE SOUZA
2016, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIRETRIZES OPERACIONAIS: NA INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA ROBERTO REMIGI, Carlos Renilton Freitas Cruz, EULA REGINA LIMA NASCIMENTO, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
2016, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO E DIRETRIZES OPERACIONAIS: NA INTERFACE COM A PRATICA DOCENTE NAS SERIES INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO REMIGI., DANIELE BARRETO PALHETA
2015, Tese Doutorado Alfabetização de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: o significado de um desafio para a inclusão social, Rosa Maria Torte da Cunha
2015, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: OS IMPACTOS DA CONCEPCAO FREIRIANA DE UTOPIA NA PRATICA DOCENTE NO ASSENTAMENTO JOAO BATISTA/CASTANHAL-PA., RAIANE KELEM CAPRISTANO DE PAIVA
2015, Monografia de Graduação A DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA: A ATUACAO DO PROFESSOR
POLIVALENTE., THAIS SILVA E SILVA
2015, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA NO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ANA PAULA DOS SANTOS, NAYARA SILVA DO CARMO
2014, Monografia de Graduação VIVENCIAS E DESAFIOS DOS DISCENTES NAS DISCIPLINAS DE ESTAGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA-CAMPUS CASTANHAL
, BRENA SANTA BRIGIDA MONTEIRO
2014, Monografia de Graduação O PROGRAMA MAIS EDUCACAO E A QUESTAO DA QUALIDADE DO ENSINO PUBLICO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS SUAS CONTRIBUICOES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA E.M.E.F. RAIMUNDA DE OLIVEIRA MACHADO-SAO MIGUEL DO GUAMA/PA, MARIA KELLE INGLICE MAIA
2014, Monografia de Graduação ALTERIDADE E AFETIVIDADE NA EDUCACAO: UMA REVISAO DA LITERATURA, MAIRA MATOS SILVA
2013, Monografia de Graduação Ensino Religioso na Escola Padre Leandro Pinheiro no município de São Miguel do Guamá, Camila Carolina Silva Torres
Trabalho de Fim de Curso(41)
A PERCEPÇÃO DOS(AS) JOVENS DO MEIO RURAL QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS RECEBIDOS NO ENSINO MÉDIO À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL., WALDEYZI SENA WILLOCK ,
08/2014
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO DA CRIANÇA PEQUENA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, KAMILA SIMONI DA SILVA COSTA SILVA ,
04/2014
A Relação Entre Escola e Família no Contexto Rural, PATRICIA CRISTINA SILVA DE FREITAS ,
10/2014
EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA CURRICULAR (RIO MAMANGALZINHO IGARAPÉ MIRI PA).
, LAYANE DE ARAUJO SILVA ,
03/2015
Jovens concluinte do Ensino Médio e suas perspectivas: uma abordagem a partir dos discentes da escola Paulo César Coutinho Rodrigues (CAIC) - Castanhal/Pará, JANETE GONCALVES LOPES VIANA ,
03/2015
CURRÍCULO E MULTISSERIE: o lugar do conhecimento científico e do saber local nas práticas educativas de uma escola na comunidade do Livramento
, JOEL DIAS DA FONSECA ,
02/2016
EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, PERSPECTIVA E DESAFIO DA FORMAÇÃO., EDER DO NASCIMENTO NEVES ,
06/2016
SEM TERRINHAS EM FOCO: O MST RESSIGNIFICADO PELAS CRIANÇAS DO ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA, LUANA SANTOS DOS SANTOS ,
11/2016
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM
DUAS ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA., MARIA CELIANE SOUSA LOPES ,
11/2016
Jovens do campo e o ensino médio: tensões e diálogos entre o trabalho camponês e o currículo escolar., MAYARA SOARES RIBEIRO ,
06/2016
Evasão na EJA em uma Escola de São Francisco do Pará: um desafio para responsáveis pela educação, MARILENE TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE ,
08/2014
CAMPO EM MOVIMENTO: AS GUERREIRAS DO ASSENTAMENTO JOÃO
BATISTA II, INARA MARIA MONTEIRO DA PAIXAO ,
10/2017
Transporte Escolar: realidade de alunos residentes na zona rural de Curuçá, NILCIRENE SALES DA CUNHA ,
03/2017
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA: UM
OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA ROBERTO REMIGI, ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA II, ALINE LOPES ARAUJO ,
12/2017
PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM
RELAÇÃO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, RENATA SILVA CUNHA ,
12/2017
INFÂNCIA(S): AOS OLHOS E VOZES DAS
CRIANÇAS DO CAMPO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO IDENTITÁRIO INFANTIL DE UMA COMUNIDADE RURAL DE CASTANHAL PA., BEATRIZ CALDAS DE ARAUJO ,
12/2017
EDUCAÇÃO DO CAMPO: TRANSVERSALIDADE PEDAGÓGICA E SABERES
COMPONESES NA ATIVIDADE AGRÍCOLA DA MELIPONICULTURA., LAYANE QUEIROZ RAMOS LIRA ,
12/2017
ENSINO DE ARTES POR MEIO DA PROPOSTA AGROFLORESTAL PARA UMA ESCOLA RURAL: FORTALECIMENTO DA CULTURA, DA AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DO ENSINO BÁSICO, ELEODORA RIBEIRO DE AZEVEDO ,
03/2018
EDUCAÇÃO DO CAMPO PROCESSO AVALIATIVO EM CLASSE MULTISSERIADA EM UMA ESCOLA NA AGROVILA SÃO RAIMUNDO DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, JOYCE DAMASCENO SANTOS ,
04/2018
PEDAGOGIA EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: IDENTIDADE(S) DE PEDAGOGOS ATUANTES EM ALGUNS ESPAÇOS EXTRAESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL/PA, VIVIANE DE SOUZA SILVA ,
04/2018
O PNAIC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO MEIO RURAL EM CASTANHAL, ALDENIZE MELO DA SILVA ,
04/2018
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DE CASTANHAL, THETTY MARRONHA NASCIMENTO DO NASCIMENTO ,
04/2018
A BRINCADEIRA NA ESTRATÉGIA SOCIOEDUCATIVA COM CRIANÇAS EM UM
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL DE CASTANHAL-PA., NAELI THAISE RODRIGUES MOURA ,
07/2018
PNAIC: PERSPECTIVAS DOS EDUCADORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA
ESCOLA MUNICIPAL EM CASTANHAL, PAULINA RHAYSSA GUEDES DAS NEVES ,
07/2018
A ARTICULAÇÃO DOCENTE NA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET, AUSUBEL E FREIRE., MARIA DO SOCORRO DA SILVA GUIMARAES ,
12/2018
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Um estudo das concepções e atitudes dos Educadores da Educação Infantil em uma Escola do município de Castanhal., ROSEANE DOS SANTOS OLIVEIRA ,
12/2018
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE INHANGAPI-PA, TENILDE GUSMAO DE OLIVEIRA ,
12/2018
Desafios da prática docente no campo no município de Maracanã, PRISCILA MONTEIRO COSTA ,
07/2019
A institucionalização da educação do campo: um olhar sobre o Núcleo de Educação do Campo no município de Castanhal, PRISCILA LOPES PINHEIRO ,
07/2019
Pedagogia da Alternância: uma nova proposta metodológica para a educação do campo, HISLA NAARA GOMES DE ALEXANDRIA ,
07/2019
Perspectivas sobre a formação de professores do campo e o fortalecimento da identidade camponesa, ERIKA LARISSA MARTINS DA SILVA ,
11/2020
A família camponesa e o trabalho na infância - uma incursão bibliográfica, SIMONE NUNES DE BRITO ,
08/2020
A FORMA COMO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SE ENVOLVEM COM O MUNDO DO TRABALHO, JANE DO SOCORRO DE MOURA CARDOSO ,
08/2020
trabalho na infância e a educação: discussões acerca dos impactos e do papel da escola nesse processo, MARIA EDILANE NORONHA ,
02/2021
AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO GOVERNO LULA:
UM OLHAR PANORÂMICO, DANIEL SOUZA FREITAS ,
10/2021
O TRABALHO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NA CIDADE DE CASTANHAL/PA., DANIEL BARUC RODRIGUES NASCIMENTO ,
01/2022
O LÚDICO COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL, HOSANA DE SOUSA BRITO ,
06/2022
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE COMBATE E PREVENÇÃO AO BULLYING ATRAVÉS DO ESPORTE, JERONIMO JUNIOR DO NASCIMENTO LAMEIRA ,
06/2022
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TAYSE BARROS DE CRISTO ,
06/2022
ANÁLISE DA QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASTANHAL PARÁ, ALANA LETICIA SOUZA SOUSA ,
01/2023
CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/CCAST E AS (NOVAS) DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: FOMENTANDO DEBATES FORMATIVOS , MARICELIA DO NASCIMENTO LUCENA ,
12/2023
Orientações de Pós-Graduação (1)
Especialização, ALANA LETICIA SOUZA SOUSA, 01/2022
- ,
Orientação em Andamento