carlos renilton freitas cruz

CCAST - CAMPUS UNIVERSITARIO DE CASTANHAL

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, O ensino médio em tempo integral nos territórios rurais da Amazônia paraense: reflexões sobre experiências, possibilidades e limites de uma política pública, FACPEDAGOG

Artigos (7)

  • 2018, SOUSA, ROMIER DA PAIXÃO, COSTA, RAQUEL DE JESUS, CHAGAS, HEMELYN SOARES DAS, Carlos Renilton Freitas Cruz , O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo de caso nos agroecossistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal), ISSN: 25262319
  • 2017, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Carlos Renilton Freitas Cruz , Protagonismo, Precarização e Regulação como referências para análise das Políticas e Práticas em Educação do Campo, ISSN: 14140810
  • 2016, Carlos Renilton Freitas Cruz , A escola rural na produção acadêmica portuguesa: Apontamentos sobre a (in)visibilidade de um objeto de estudo, ISSN: 08719187
  • 2016, Carlos Renilton Freitas Cruz, ESTUMANO, EVANILDO MORAES, MEDEIROS, EVANDRO COSTA DE , NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, ISSN: 18060560
  • 2015, Aline Lopes Araujo, Joel Dias da Fonseca, Layane Lira, Carlos Renilton Freitas Cruz , TRABALHO E ESCOLA NO COTIDIANO DE CRIANÇAS DO MEIO RURAL: REFLEXÕES BREVES, ISSN: 2182598X
  • 2013, Carlos Renilton Freitas Cruz , A formação para o trabalho no âmbito da família camponesa e da escola de ensino médio rural, ISSN: 21787476
  • 2011, Cruz, Renilton , A centralidade do trabalho na pática educativa da família camponesa, ISSN: 2237-9509

Publicação em Eventos (22)

  • 2024, Cruz, Renilton, Gestão escolar e educação do campo, Mesa de Diálogos "Gestão Escolar e Questões e Norteiam os Princípios da Educação do Campo, Outros
  • 2024, Cruz, Renilton, Currículo e Avaliação na prática com foco na Inclusão, equidade e qualidade, Jornada Pedagógica, Outros
  • 2023, Cruz, Renilton, A Educação Integral em múltiplos olhares: retomando princípios, defendendo perspectivas, III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Iced, Trabalho Completo
  • 2023, Cruz, Renilton, Educação, Pedagogia e transformação social na Amazônia, IV Semana Acadêmico-científica da FAPED & IV Seminário sobre Currículo, Outros
  • 2023, Cruz, Renilton, A escola do campo como território e a identidade camponesa, CICLO DE PALESTRAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, Outros
  • 2023, Cruz, Renilton, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO socializando pesquisas e práticas, IV Semana Acadêmico-científica da FAPED & IV Seminário sobre Currículo, Outros
  • 2023, Cruz, Renilton, Política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, CONFERÊNCIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MARAPANIM/2023, Outros
  • 2023, MARTINS, Mizael. P. ; OLIVEIRA, Taynara. N. P. ; CRUZ, Renilton, JOGOS E BRINCADEIRAS NA IDENTIDADE CAMPONESA, SIMPÓSIO NACIONAL E VI DE CASTANHAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPEX/UFPA, Resumo Expandido
  • 2023, Cruz, Renilton, Invisibilidade das 'minorias' nas atuais reformas curriculares da educação básica, Webnário do Projeto Ensino Médio Bahia, Outros
  • 2023, Cruz, Renilton, Agroecologia, agrofloresta e educação, Mesa Redonda: Experiências de Práticas Sustentáveis na Amazonia: Produções Agroecológicas, Bioconstrução e Moeda Verde, Outros
  • 2023, Cruz, Renilton, Ensino médio nos territórios rurais do Pará, Os impactos do Novo Ensino Médio na Educação Paraense, Outros
  • 2015, Salomão Hage; Renilton Cruz; Helen Silva, Movimento de Educação do Campo no Brasil e no estado do Pará: uma história de protagonismo que se afirma no enfrentamento à precarização e regulação, Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil, Trabalho Completo
  • 2015, Carlos Renilton Freitas Cruz, Renata Cunha, Waldeyzi Willock, Trabalho e Educação na perspectivas de jovens egressos da escola de ensino médio rural, II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Trabalho Completo
  • 2015, Renilton Cruz, A (in)visibilidade da escola rural na produção acadêmica portuguesa, II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Trabalho Completo
  • 2015, Layane Queiroz Ramos Lira, Aline Lopes Araujo, Carlos Renilton Freitas Cruz, Trabalho e Escola no Cotidiano de Crianças do Meio Rural: reflexões breves, III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR, Resumo Expandido
  • 2015, Salomão Hage, Carlos Renilton Freitas Cruz, MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE: AÇÕES E REFLEXÕES QUE ARTICULAM PROTAGONISMO, PRECARIZAÇÃO E REGULAÇÃO, 37ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2015, Carlos Renilton Freitas Cruz, A Escola de de Ensino Médio e a formação do trabalhador no campo: impactos de uma ação (des)comprometida com o local, I Seminário Internacional de Educação: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Trabalho Completo
  • 2015, Joel Dias da Fonseca, Daniele Barreto Palheta, Layane Queiroz Ramos Lira, Mayara Ribeiro, Carlos Renilton Freitas Cruz, PERCEPÇÕES IMAGÉTICAS SOBRE A IDEIA DE CAMPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO/PA, 67ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
  • 2015, Renilton Cruz, Ensino secundário ofertado às comunidades rurais: Estudo comparado entre Brasil e Portugal., Seminário: Os (des)caminhos do direito à educação: Pontes que ligam estudos e países, Outros
  • 2014, Salomão Mufarrej Hage, Carlos Renilton Freitas Cruz, Protagonismo, Precarização e Regulação como referências para análise das Políticas e Práticas em Educação do Campo, Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, Trabalho Completo
  • 2014, Joel Dias da Fonseca; Daniele Barreto Palheta; Mara Cristina Lopes Silva; Patrícia Raphaele da C. Silva; Carlos Renilton Freitas Cruz, DESAFIOS E PERPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MEIO RURAL DA AMAZÔNIA, II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina (II SIFEDOC), Trabalho Completo
  • 2013, Duarte, Jéssica; Ferreira, José; Santos, Tiago; CRUZ, Renilton, Direito à educação a partir da visão dos sujeitos do campo, 65ª Reunião Anual da SBPC, Resumo

Capítulos de Livros (9)

  • 2023, Fechamento das escolas do campo como política de governo no estado do Pará: da mitigação de direitos aos enfrentamentos necessários, A educação do campo como processo de disputa no contexto do capital, Carlos Renilton Freitas Cruz, Salomão Mufarrej Hage
  • 2020, Trabalho e educação no chão da floresta: aproximações conceituais e diferenciações teóricas, No Chão da floresta: trabalho, educação e agroecologia na Amazônia, Carlos Renilton Freitas Cruz, SOUSA, ROMIER DA PAIXÃO
  • 2020, Trabalho e educação na perspectiva dos jovens egressos da escola de ensino médio rural, No Chão da Floresta: Trabalho, Educação e Agroecologia na Amazônia, Carlos Renilton Freitas Cruz, Renata Cunha, Waldeyzi Willock
  • 2020, O Trabalho como princípio educativo: Reflexões a partir de um agroecossistema do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará, O Trabalho como princípio educativo: Reflexões a partir de um agroecossistema do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará, Raquel Souza, Romier da Paixão Sousa, Hemelyn Chagas, Carlos Renilton Freitas Cruz
  • 2017, O Trabalho na Infância Camponesa: degradação humana,estratégia educativa familiar e condição de sobrevivência, Educação, Infância e Filosofia, Carlos Renilton Freitas Cruz, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
  • 2016, O PIBID, a Pedagogia e a Educação do Campo na Amazônia paraense: Apontamentos de uma experiência em construção, PIBID: Experiências inovadoras do diálogo entre Universidade e a Educação Básica, Carlos Renilton Freitas Cruz, EULA REGINA LIMA NASCIMENTO, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
  • 2016, Movimento de Educação do Campo no Brasil e no estado do Pará: Uma história de protagonismo que se afirma no enfrentamento à precarização e regulação, Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: diálogos sobre política de educação e diversidade, Salomão Hage, Carlos Renilton Freitas Cruz, Helen Socorro de Araujo Silva
  • 2015, Pratica Docente no Ensino Médio Rural: Complexidades e tensões de uma atuação comprometida com a realidade local, Políticas e Práticas Educativas:Formação, gestão e trabalho docente, Carlos Renilton Freitas Cruz
  • 2015, A formação para o trabalho no âmbito da família camponesa e da escola de ensino médio rural, Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na Amazônia: Saberes e práticas pedagógicas, Carlos Renilton Freitas Cruz

Livros (3)

  • 2020, No Chão da Floresta: Trabalho, Educação e Agroecologia na Amazônia, SOUSA, ROMIER DA PAIXÃO, Carlos Renilton Freitas Cruz, Suzuki, Júlio César
  • 2016, Educação do Campo na Amazônia: A experiência histórica das escolas famílias no estado do Amapá, Romier da Paixão Sousa, Carlos Renilton Freitas Cruz, Ruth Silva, Franciara Silva, Maura Moraes
  • 2015, Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na Amazônia: Saberes e práticas pedagógicas, Romier da Paixão Sousa, Carlos Renilton Freitas Cruz

Participações em Bancas de Concursos (4)

  • 2016, CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR NA CLASSE PROFESSOR ADJUNTO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Rhoberta Santana de Araújo Sérgio Bandeira do Nascimento Túlio Augusto P. de Vasconcelos Chaves
  • 2016, Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de Cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, na matéria Didática e suas interfaces, Adriane Raquel de Santana Lima, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Francisco Valdinei dos Santos Anjos, Márcio Oliveiros Alves da Silva Raquel Amorim dos Santos
  • 2014, Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de professor,
  • 2013, Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério Superior para o quadro permanente,

Participações em Bancas de Cursos (29)

  • 2023, Monografia de Graduação CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/CCAST E AS (NOVAS) DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: FOMENTANDO DEBATES FORMATIVOS, MARICELIA DO NASCIMENTO LUCENA
  • 2021, Monografia de Graduação FORMACAO DE DOCENTES DAS ESCOLAS DO CAMPO, SUELANE MACIEL DOS SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A EDUCACAO ESCOLAR E A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE: um estudo em umaescola multisseriada do municipio de Igarape-Acu/PA, WANESSA NOGUEIRA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A EDUCACAO ESCOLAR E A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA DO MUNICIPIO DE IGARAPE-ACU/PA, WANESSA NOGUEIRA SILVA
  • 2018, Qualificação de Mestrado Entre numeros e narrativas, um estudo sobre o fechamento de escolas emcomunidades rurais na Amazona paraense., JOSIANE NASCIMENTO DA SILVA
  • 2018, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: Dificuldades enfrentadas pelos professores na pratica pedagogica nas escolas do campo no municipio de Inhangapi/PA., MARIVALDO CORREA DAS MERCES
  • 2018, Dissertação de Mestrado RELACAO UNIVERSIDADE E EDUCACAO BASICA: estudo da experiencia do PIBID/Diversidade da Universidade Federal do Para (UFPA), Campus de Abaetetuba., JOEL DIAS DA FONSECA
  • 2018, Monografia de Graduação A FORMACAO PERMANENTE DO/A EDUCADOR/A DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA, DAS AGUAS E DA FLORESTA DA AMAZONIA PARAENSE EM ACARA, ROSANE ANDREIA SILVA DOS SANTOS
  • 2017, Monografia de Graduação “A escola e importante porque e!”: As vozes de criancas e da professora da educacao infantil de uma escola localizada em Assentamento de Reforma Agraria do municipio de Castanhal-PA., MARIA ALVES DA SILVA
  • 2017, Monografia de Graduação A PRATICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TURMA MULTISSERIADA NA ESCOLA SANTA TEREZINHA, NO MUNICIPIO DE CASTANHAL-PA., EDILSON ARAUJO DA CONCEICAO
  • 2017, Monografia de Graduação ORGANIZACAO SOCIAL, ECONOMICA E EDUCACIONAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MACAPAZINHO-PA, LUIZ CLAUDIO SILVA DE CASTILHO JUNIOR
  • 2017, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: RELACAO TEORIA E PRATICA DE BOLSISTAS DO PROJETO PIBID DA FAPED/CUNCAST NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO REMIGI, KEILA MICHELLY DA SILVA DUARTE
  • 2017, Qualificação de Mestrado Educação profissional e trabalho no campo: um estudo acerca dos jovens egressos do curso técnico em agropecuária do IFPA/Campus Marabá, Shauma Tamara do Nascimento Sobrinho
  • 2017, Qualificação de Mestrado Jovens e adultos na educação profissional do campo: reflexões sobre práticas pedagógicas e diálogos de saberes no IFPA Castanhal, Márcia Brito da Silva
  • 2017, Qualificação de Mestrado Educação Ambiental nas escolas no campo do município de Castanhal: uma análise à luz da perspectiva crítica, Suellen Lemes Freire Santos
  • 2017, Qualificação de Mestrado Entrelaçando saberes no ensino de ciências naturais a partir de agroecossistemas, Maria Regina Farias Machado
  • 2016, Monografia de Graduação Educações - do sindicato à sala de aula: Reflexões sobre formação sindical e escolarização de dirigentes sindicais no Pará, Carlos Renilton Freitas Cruz, EULA REGINA LIMA NASCIMENTO, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
  • 2016, Monografia de Graduação EDUCACOES - DO SINDICATO A SALA DE AULA:REFLEXOES SOBRE FORMACAO SINDICAL E ESCOLARIZACAO DE DIRIGENTES DA CUT/PA ENTRE 2009 E 2015., JOSIANE NASCIMENTO DA SILVA
  • 2016, Monografia de Graduação A DIDATICA NA RELACAO COM A PRATICA DOCENTE, PARA ALEM DO FRACASSO ESCOLAR: A PERCEPCAO DOS PROFESSORES DAS SERIES INICIAIS., ALLINE GUSMAO DE SOUZA
  • 2016, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIRETRIZES OPERACIONAIS: NA INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA ROBERTO REMIGI, Carlos Renilton Freitas Cruz, EULA REGINA LIMA NASCIMENTO, JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
  • 2016, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO E DIRETRIZES OPERACIONAIS: NA INTERFACE COM A PRATICA DOCENTE NAS SERIES INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO REMIGI., DANIELE BARRETO PALHETA
  • 2015, Tese Doutorado Alfabetização de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: o significado de um desafio para a inclusão social, Rosa Maria Torte da Cunha
  • 2015, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: OS IMPACTOS DA CONCEPCAO FREIRIANA DE UTOPIA NA PRATICA DOCENTE NO ASSENTAMENTO JOAO BATISTA/CASTANHAL-PA., RAIANE KELEM CAPRISTANO DE PAIVA
  • 2015, Monografia de Graduação A DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA: A ATUACAO DO PROFESSOR POLIVALENTE., THAIS SILVA E SILVA
  • 2015, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA NO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ANA PAULA DOS SANTOS, NAYARA SILVA DO CARMO
  • 2014, Monografia de Graduação VIVENCIAS E DESAFIOS DOS DISCENTES NAS DISCIPLINAS DE ESTAGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA-CAMPUS CASTANHAL , BRENA SANTA BRIGIDA MONTEIRO
  • 2014, Monografia de Graduação O PROGRAMA MAIS EDUCACAO E A QUESTAO DA QUALIDADE DO ENSINO PUBLICO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS SUAS CONTRIBUICOES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA E.M.E.F. RAIMUNDA DE OLIVEIRA MACHADO-SAO MIGUEL DO GUAMA/PA, MARIA KELLE INGLICE MAIA
  • 2014, Monografia de Graduação ALTERIDADE E AFETIVIDADE NA EDUCACAO: UMA REVISAO DA LITERATURA, MAIRA MATOS SILVA
  • 2013, Monografia de Graduação Ensino Religioso na Escola Padre Leandro Pinheiro no município de São Miguel do Guamá, Camila Carolina Silva Torres

Trabalho de Fim de Curso(41)

  • A PERCEPÇÃO DOS(AS) JOVENS DO MEIO RURAL QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS RECEBIDOS NO ENSINO MÉDIO À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL., WALDEYZI SENA WILLOCK , 08/2014
  • POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO DA CRIANÇA PEQUENA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, KAMILA SIMONI DA SILVA COSTA SILVA , 04/2014
  • A Relação Entre Escola e Família no Contexto Rural, PATRICIA CRISTINA SILVA DE FREITAS , 10/2014
  • EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA CURRICULAR (RIO MAMANGALZINHO – IGARAPÉ MIRI PA). , LAYANE DE ARAUJO SILVA , 03/2015
  • Jovens concluinte do Ensino Médio e suas perspectivas: uma abordagem a partir dos discentes da escola Paulo César Coutinho Rodrigues (CAIC) - Castanhal/Pará, JANETE GONCALVES LOPES VIANA , 03/2015
  • CURRÍCULO E MULTISSERIE: o lugar do conhecimento científico e do saber local nas práticas educativas de uma escola na comunidade do Livramento , JOEL DIAS DA FONSECA , 02/2016
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, PERSPECTIVA E DESAFIO DA FORMAÇÃO., EDER DO NASCIMENTO NEVES , 06/2016
  • SEM TERRINHAS EM FOCO: O MST RESSIGNIFICADO PELAS CRIANÇAS DO ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA, LUANA SANTOS DOS SANTOS , 11/2016
  • EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DUAS ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA., MARIA CELIANE SOUSA LOPES , 11/2016
  • Jovens do campo e o ensino médio: tensões e diálogos entre o trabalho camponês e o currículo escolar., MAYARA SOARES RIBEIRO , 06/2016
  • Evasão na EJA em uma Escola de São Francisco do Pará: um desafio para responsáveis pela educação, MARILENE TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE , 08/2014
  • CAMPO EM MOVIMENTO: AS GUERREIRAS DO ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA II, INARA MARIA MONTEIRO DA PAIXAO , 10/2017
  • Transporte Escolar: realidade de alunos residentes na zona rural de Curuçá, NILCIRENE SALES DA CUNHA , 03/2017
  • A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA ROBERTO REMIGI, ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA II, ALINE LOPES ARAUJO , 12/2017
  • PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, RENATA SILVA CUNHA , 12/2017
  • INFÂNCIA(S): AOS OLHOS E VOZES DAS CRIANÇAS DO CAMPO – O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO IDENTITÁRIO INFANTIL DE UMA COMUNIDADE RURAL DE CASTANHAL – PA., BEATRIZ CALDAS DE ARAUJO , 12/2017
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: TRANSVERSALIDADE PEDAGÓGICA E SABERES COMPONESES NA ATIVIDADE AGRÍCOLA DA MELIPONICULTURA., LAYANE QUEIROZ RAMOS LIRA , 12/2017
  • ENSINO DE ARTES POR MEIO DA PROPOSTA AGROFLORESTAL PARA UMA ESCOLA RURAL: FORTALECIMENTO DA CULTURA, DA AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DO ENSINO BÁSICO, ELEODORA RIBEIRO DE AZEVEDO , 03/2018
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO – PROCESSO AVALIATIVO EM CLASSE MULTISSERIADA EM UMA ESCOLA NA AGROVILA SÃO RAIMUNDO DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, JOYCE DAMASCENO SANTOS , 04/2018
  • PEDAGOGIA EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: IDENTIDADE(S) DE PEDAGOGOS ATUANTES EM ALGUNS ESPAÇOS EXTRAESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL/PA, VIVIANE DE SOUZA SILVA , 04/2018
  • O PNAIC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO MEIO RURAL EM CASTANHAL, ALDENIZE MELO DA SILVA , 04/2018
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DE CASTANHAL, THETTY MARRONHA NASCIMENTO DO NASCIMENTO , 04/2018
  • A BRINCADEIRA NA ESTRATÉGIA SOCIOEDUCATIVA COM CRIANÇAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL DE CASTANHAL-PA., NAELI THAISE RODRIGUES MOURA , 07/2018
  • PNAIC: PERSPECTIVAS DOS EDUCADORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CASTANHAL, PAULINA RHAYSSA GUEDES DAS NEVES , 07/2018
  • A ARTICULAÇÃO DOCENTE NA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET, AUSUBEL E FREIRE., MARIA DO SOCORRO DA SILVA GUIMARAES , 12/2018
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Um estudo das concepções e atitudes dos Educadores da Educação Infantil em uma Escola do município de Castanhal., ROSEANE DOS SANTOS OLIVEIRA , 12/2018
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE INHANGAPI-PA, TENILDE GUSMAO DE OLIVEIRA , 12/2018
  • Desafios da prática docente no campo no município de Maracanã, PRISCILA MONTEIRO COSTA , 07/2019
  • A institucionalização da educação do campo: um olhar sobre o Núcleo de Educação do Campo no município de Castanhal, PRISCILA LOPES PINHEIRO , 07/2019
  • Pedagogia da Alternância: uma nova proposta metodológica para a educação do campo, HISLA NAARA GOMES DE ALEXANDRIA , 07/2019
  • Perspectivas sobre a formação de professores do campo e o fortalecimento da identidade camponesa, ERIKA LARISSA MARTINS DA SILVA , 11/2020
  • A família camponesa e o trabalho na infância - uma incursão bibliográfica, SIMONE NUNES DE BRITO , 08/2020
  • A FORMA COMO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SE ENVOLVEM COM O MUNDO DO TRABALHO, JANE DO SOCORRO DE MOURA CARDOSO , 08/2020
  • trabalho na infância e a educação: discussões acerca dos impactos e do papel da escola nesse processo, MARIA EDILANE NORONHA , 02/2021
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO GOVERNO LULA: UM OLHAR PANORÂMICO, DANIEL SOUZA FREITAS , 10/2021
  • O TRABALHO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NA CIDADE DE CASTANHAL/PA., DANIEL BARUC RODRIGUES NASCIMENTO , 01/2022
  • O LÚDICO COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL, HOSANA DE SOUSA BRITO , 06/2022
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS DE COMBATE E PREVENÇÃO AO BULLYING ATRAVÉS DO ESPORTE, JERONIMO JUNIOR DO NASCIMENTO LAMEIRA , 06/2022
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TAYSE BARROS DE CRISTO , 06/2022
  • ANÁLISE DA QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASTANHAL – PARÁ, ALANA LETICIA SOUZA SOUSA , 01/2023
  • CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/CCAST E AS (NOVAS) DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: FOMENTANDO DEBATES FORMATIVOS , MARICELIA DO NASCIMENTO LUCENA , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (1)

  • Especialização, ALANA LETICIA SOUZA SOUSA, 01/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1 v3.14.25.249