maria lucia de moraes costa

ICEN - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(34)

  • Uma Abordagem para o Ensino de Física Moderna: O Átomo de Bohr e a Física do LED , MAURO FERNANDO COSTA TORRES , 02/2015
  • GPS como Ferramenta para o Ensino da Relatividade Especial, PAULO HENRIQUE PEREIRA FARIAS , 03/2015
  • Uma Abordagem para o Ensino Médio sobre os Primórdios da Matéria até o Modelo Padrão., JOSE ALAX SOUZA GURJAO , 03/2015
  • Uma Abordagem para o Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio, ROSICLEIA JANAINA DIAS PINHEIRO DE ARAUJO , 03/2015
  • Uma Proposta para o Ensino de Física no Nível Médio: Aplicações do Magnetismo, ANTONIO BRUNO PAIXAO DE ANDRADE , 03/2015
  • Experimentos de Eletromagnetismo no Quinto Ano do Ensino Fundamental , NAZARENO DA SILVA CORDEIRO , 08/2015
  • Experimentos de Eletromagnetismo no Quinto Ano do Ensino Fundamental, JOSE VALMIR GONCALVES PEREIRA , 08/2015
  • Física Lúdica para o 1o. Ano do Ensino Médio, IVANILDO DAMASCENO MACHADO , 08/2015
  • Física Lúdica para o 1o. Ano do Ensino Médio, GRACIETE DE FATIMA LOPES REIS , 08/2015
  • Uma Abordagem Didática para o Nível Médio com o Livro do GREF de Física Térmica, ODINETE FEIO BARBOSA , 08/2015
  • Uma Abordagem Didática para o Nível Médio com o Livro do GREF de Física Térmica, REGEANE LIMA TEIXEIRA , 08/2015
  • Aplicações da termodinâmica no Cotidiano, ANTONIO MATTOS NETO , 10/2015
  • ENERGIA SOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NA FÍSICA MODERNA E NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TAYRON SOUZA DOS SANTOS , 01/2016
  • Análise do Modelo de Ising Usando o Algoritmo de Metropolis, FRANCISCO JOSE DE SOUSA SIQUEIRA , 02/2016
  • INTRODUÇÃO À COSMOLOGIA MODERNA, CLODOALDO JOSE ESPINDOLA FARIAS FILHO , 07/2016
  • GERAÇÃO DE ENERGIA: FONTES CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS, ROGERIO DE OLIVEIRA PINTO , 01/2017
  • UMA ABORDAGEM DO AVANÇO DOS AERÓSTATOS E A CONTRIBUIÇÃO DE SANTOS DUMONT COM OS MOTORES A GASOLINA, GABRIEL ALVES MOURA , 01/2017
  • Reflexões sobre as Dificuldades de Aprendizagem da Física no Ensino Médio em uma Escola Pública, ALEX FERREIRA DA ROCHA , 01/2017
  • O USO DA METODOLOGIA DO ENSINO EXPLÍCITO NAS AULAS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: Análise no Contexto da Astronomia, Leis de Kepler e Gravitação Universal, TACILA DA SILVA CARDOSO , 06/2017
  • Aplicação do Método Instrução por Colegas (IpC) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no Nível Médio, KAROLINE BRAGA ALDENAS , 06/2017
  • O REFORÇO ESCOLAR PARA ALUNOS DA PERIFERIA DE BELÉM (BENGUI), VISANDO O CONHECIMENTO SUBSTANCIAL DA DISCIPLINA FÍSICA, MARCIO JOSE MESSIAS , 06/2017
  • Ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental com uso de experimentos, SIDNEY CEZAR ARAUJO DE SOUSA , 06/2017
  • A Física dos Fenômenos Elétricos Atmosféricos: Uma Abordagem no Ensino Médio., JULLIANA DE SOUZA PAMPLONA , 04/2018
  • APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE HIDROSTÁTICA NO ENSINO SUPERIOR, ESEQUIAS DE OLIVEIRA COELHO JUNIOR , 07/2018
  • Aplicação do Método Instrução pelos Colegas (IpC) para o Ensino Médio com o Tópico de Cinemática, VANDERSON DO MAR DOS SANTOS , 12/2018
  • Black Mirror – O Ensino de Física do Quadro Negro para as Telas de Smartphones, FABIO CUNHA TEIXEIRA DA COSTA , 12/2018
  • Uso de Experimento de Energia Eólica para Ensinar Tópicos de Física Clássica no Ensino Médio , ANTONIO SANDERLEI DOS SANTOS LIMA , 12/2018
  • ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COEFICIENTE DE ATRITO POR MEIO DA ENERGIA MECÂNICA E COLISÃO, DANIEL LIMA GONCALVES , 12/2018
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA USANDO EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A GARRAFA DE LEIDEN, SANDRO RODRIGO DA COSTA , 06/2019
  • Proposta Experimental e de Vídeo Análise para o Estudo do Espectro da Luz no Ensino Médio, EMERSON EMANUEL MARTINS DE LACERDA , 06/2019
  • EXPERIMENTOS DE FÍSICA UTILIZANDO O APLICATIVO SCIENCE JOURNAL: ANÁLISE DA QUEDA LIVRE, DA DESCIDA EM UM PLANO INCLINADO E DE QUEDA COM RESISTÊNCIA DO AR, MOISES CHRISTHOPHE COELHO DO NASCIMENTO , 07/2019
  • EXPERIMENTO PARA MEDIR DISTÂNCIAS UTILIZANDO O ARDUINO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA, MATHEUS DE SOUZA CARVALHO , 12/2019
  • PROPOSTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM O USO DA PLATAFORMA ARDUINO, MARCOS DOUGLAS BARROS DA CUNHA , 12/2019
  • Experimentação com Arduino para a Compreensão de Circuitos Elétricos, DANILO ANTONIO BARRA DOS SANTOS , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (9)

  • Mestrado Profissional, JOSE THALES SOARES DE SOUZA JUNIOR, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, LOUISE DA SILVA LINDNER, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADRIANA DE OLIVEIRA MEIRELES, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WENDEL DE MORAES BARBOSA, 03/2018 - 07/2021 , Finalizada em 07/2021
  • Mestrado, EMERSON EMANUEL MARTINS DE LACERDA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSE ORLANDO BARBOSA DE OLIVEIRA, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MESSIAS COSTA FONSECA, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LEONARDO BARRETO BAPTISTA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SERGIO HENRIQUE DE OLIVEIRA BEZERRA, 01/2015 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1 v3.14.25.249