maria ana azevedo de oliveira

ICA - INSTITUTO DE CIENCIAS DA ARTE

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, Dança e Etnocenologia , FADAN

Artigos (1)

  • 2019, Maria Ana Azevedo de Oliveira , Danças populares na Formação de Professores de Dança sob o olhar da Etnocenologia, ISSN: 23587512

Publicação em Eventos (7)

  • 2023, Maria Ana Azevedo de Oliveira, II Encontro de História da Dança, II Encontro de História da Dança, Trabalho Completo
  • 2023, Maria Ana Azevedo de Oliveira, GT - Etnocenologia, XII Congresso ABRACE: Artes Cênicas na Amazônia: saberes tradicionais, fazeres contemporâneos, Trabalho Completo
  • 2022, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Trajetória e vivências nas danças populares como dançarina-docente-pesquisadora, Curso Técnico em Dança, Trabalho Completo
  • 2021, ERIKA SOUZA DE CARVALHO, Maria Ana Azevedo de Oliveira, SADHANA: UMA POÉTICA DANÇADA A PARTIR DO RITUAL VAISNAVA NO CORPO DE UMA DEVOTA-ARTISTA-PESQUISADORA, III ENCONTRO NACIONAL DE ETNOCENOLOGIA, Resumo Download do arquivo
  • 2021, GEANE LEITE FERREIRA, Maria Ana Azevedo de Oliveira, CANTO, DANÇA E REZA: A ESPETACULARIDADE DA TRADIÇÃO DO MARABAIXO NA CELEBRAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO E SANTISSIMA TRINDADE, III ENCONTRO NACIONAL DE ETNOCENOLOGIA, Resumo
  • 2019, Maria Ana Azevedo de Oliveira, DANÇAS POPULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE DANÇA SOB O OLHAR DA ETNOCENOLOGIA, 15 SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS EM DANÇA, Resumo Expandido
  • 2017, Maria Ana Azevedo de Oliveira e Maria Josiane Andrade Bezerra, Tapete dançante: criatividade em ação no brincar e dançar no Ensino Fundamental em Mãe do Rio - PA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (14)

  • 2022, Marabaixo: proposta coreográfica para o brinquedo cantado da Amazônia, Dança da/na Amazônia: práticas de ensino e poética de (r)existência, Maria Ana Azevedo de Oliveira, GEANE LEITE FERREIRA
  • 2022, Corpos Lambuzados: a brincadeira espetacular do grupo folclórico Os Pretinhos do município de Santarém Novo, no estado do Pará, INFÂNCIAS E CULTURAS POPULARES DA AMAZÔNIA, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Alba de Fátima Marques Sota
  • 2022, Corpos Lambuzados: a brincadeira espetacular do grupo folclórico Os Pretinhos do município de Santarém Novo, no estado do Pará, INFÂNCIAS E CULTURAS POPULARES DA AMAZÔNIA, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Alba de Fátima Marques Sota
  • 2022, Traje Mirim: temas amazônicos no processo de criação dos trajes juninos na quadrilha Roceiros da Colônia do município de Marituba - PA, INFÂNCIAS E CULTURAS POPULARES DA AMAZÔNIA, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Flávia de Jesus dos Santos de Lima, Mayrla Andrade Ferreira
  • 2022, Traje Mirim: temas amazônicos no processo de criação dos trajes juninos na quadrilha Roceiros da Colônia do município de Marituba - PA, INFÂNCIAS E CULTURAS POPULARES DA AMAZÔNIA, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Mayrla Andrade Ferreira, Flávia de Jesus dos Santos de Lima
  • 2021, Tessituras Etnocenológicas: A tríade saberes, formação e pesquisas acadêmicas, ETNOCENOLOGIA AMAZÔNICA: Corpo-Encostado, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2021, Espetacularidade e Circularidade: A dança do retumbão na Festividade da Marujada de São Benedito em Bragança no Estado do Pará, ETNOCENOLOGIA AMAZÔNICA: Corpo-Encostado, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Gabriela Pereira Farias
  • 2020, Sapateando na Escola, Sapateado: Vivências na universidade, volume II, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Carla Suellen Castro Baía
  • 2020, Noções Básicas para o estudo do Sapateado: compreensões sobre a estrutura do corpo, Sapateado: Vivências na universidade, volume II, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Renata Duarte de Souza Rodrigues
  • 2018, No Batuque dos Tambores: A espetacularidade do Samba de Cacete na vila de Calados, No Batuque dos Tambores: A espetacularidade do Samba de Cacete na vila de Calados, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Joana D'arc Leite Medeiros
  • 2016, Trajetória do Sapateado na Escola de teatro e Dança da UFPA, Sapateado: Vivencias na universidade, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2016, Breve voo sobre o histórico do sapateado, Sapateado: vivências na universidade, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2016, TAP DANCE: planejamento das atividades, TAP DANCE: planejamento das atividades, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2016, Sapateado, Criação e Colaboração, Sapateado, Criação e Colaboração, Maria Ana Azevedo de Oliveira

Livros (6)

  • 2023, SAPATEADO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, Erika Gomes Teixeira, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Simei Santos Andrade
  • 2022, ETNOCENOLOGIA AMAZÔNICA: Corpo-Encostado, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Miguel Santa Brígida, Simei Santos Andrade
  • 2020, Sapateado: Vivências na universidade, volume II, Erika Gomes Teixeira, Maria Ana Azevedo de Oliveira Download do arquivo
  • 2018, Dança, Educação, Memória e Etnocenologia: Implicações na Formação do Professor de Dança do Parfor no Estado do Pará, Ana Cristina Cardoso, Amaral, Jaime Augusto D., Maria Ana Azevedo de Oliveira, Ricardo Pereira, JASTES, Eder, Eleonora Leal, Carlos Dergan
  • 2016, VER-A-DANÇA: A TRANSFIGURAÇÃO DO COTIDIANO DA FEIRA DO VER-O-PESO NA CRIAÇÃO COREOGRÁFICA, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2016, SAPATEADO: VIVÊNCIAS NA UNIVERSIDADE, Erika Gomes Teixeira, Maria Ana Azevedo de Oliveira

Produção Artistica, Literária e Visual (15)

  • 2023, Drag da Rua, Apresentação Artistica, Teatral, Fabio Henrique Cardoso de Matos, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2022, Maha Mantra: cantar-meditar-dançar na perspectiva da etnocenologia, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira, ERIKA SOUZA DE CARVALHO
  • 2021, Documentário - Sapateado: Vivências na Universidade, Artistico, Vídeo Áudio visual, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Erika Gomes Teixeira
  • 2021, Documentário Said: Espetacularidade, história e memória da dança tradicional do Egito, Artistico, Vídeo Áudio visual, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Anicée do Carmo e Silva
  • 2021, SADHANA: O RITUAL VAISNAVA NO CORPO DA DEVOTA-ARTISTA-PESQUISADORA, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira, ERIKA SOUZA DE CARVALHO
  • 2020, Said: espetacularidade, história e memória da Dança Tradicional do Egito, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Anicée do Carmo e Silva
  • 2019, Estudo coreográfico: Dançando musicais, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Socorro Carvalho de Lima
  • 2019, Corpo Atravessado, Apresentação Artistica, Teatral, Rodrigo Costa Fonseca Oliveira, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2019, Trechos do espetáculo LUDUS TAP, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Socorro Carvalho de Lima
  • 2018, LUDUS TAP, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2018, Ludus Tap, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2018, Aracn Swan, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Cristiano paiva Merces
  • 2017, Berimbolar, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2017, Berimbolar: sapateando no ritmo da capoeira, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2017, Mãe Preta, Apresentação Artistica, Teatral, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Taynara Garcia

Participações em Bancas de Concursos (21)

  • 2023, V Edital Prêmio Proex de Arte e Cultura, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2023, Banca de Avaliação de Desempenho para fins de Progressão Funcional - Profa. Luiza Monteiro e Souza, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Benedita Afonso Martins, Giselle Guilhon Antunes Camargo
  • 2023, Comissão Especial de análise e julgamento dos processos de perda de vínculo institucional 2023 do Curso de Licenciatura em Dança, Daisa Gomes Rosário, Paulo Estevão Lopes de Souza, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2021, Banca de Avaliação de Desempenho para fins de Progressão Funcional Simei Andrade, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Waldete Brito Silva de Freitas, Benedita Afonso Martins
  • 2019, Edital Prêmio Proex de Arte e Cultura, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2019, Avaliação de Desempenho para fins de Progressão Funcional - Prof. Saulo Silva da Silveira, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Waldete Brito Silva de Freitas, Cesário Augusto Pimentel de Alencar
  • 2019, Banca de Avaliação de Desempenho para fins de Progressão Funcional - Profa. Ivone Maria Xavier de Amorim, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Waldete Brito Silva de Freitas, Cesário Augusto Pimentel de Alencar
  • 2019, Avaliação de Desempenho para fins de Progressão Funcional - Profa. Luiza Monteiro e Souza, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Waldete Brito Silva de Freitas, Lane Vianna Krejcova
  • 2019, Avaliação de Desempenho para fins de Progressão Funcional - Prof. Edson Fernando Santos da Silva, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Waldete Brito Silva de Freitas, Lane Vianna Krejcova
  • 2019, Processo Seletivo do Curso Técnico em Dança, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2018, Prova de Habilidades do Curso de Licenciatura em Dança, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2018, Comissão Especial para Análise e Parecer dos Processos Administrativos de Prescrição do Vínculo Institucional do Curso de Licenciatura em Dança, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Renata Duarte de Souza, Glaise Nazaré Ramos Bastos Rodrigues
  • 2018, Comissão Especial para Análise e Parecer dos Processos Administrativos de Prescrição do Vínculo Institucional do Curso de Licenciatura em Dança, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Renata Duarte de Souza, Glaise Nazaré Ramos Bastos Rodrigues
  • 2018, Banca do processo Seletivo do Curso Técnico em Dança - Habilitação em Intérprete-criador, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2017, Comissão Especial para Análise e Parecer dos Processos Administrativos de Prescrição do Vínculo Institucional do Curso de Licenciatura em Dança, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Luiza Monteiro e Souza, Renata Duarte de Souza
  • 2017, Edital Prêmio PROEX DE ARTE E CULTURA, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2017, Banca de avaliação da Prova Prática e Prova de Memorial do Processo Seletivo do Curso Técnico em Dança, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Eleonora Leal, JASTES, Eder, Ana Flávia de Mello Mendes, Waldete Brito Silva de Freitas
  • 2017, Comissão de Análise e Seleção dos candidatos Inscritos no Edital N 004/2017- PIBIPA 2017/, Maria Ana Azevedo de Oliveira, Waldete Brito Silva de Freitas
  • 2017, Banca Examinadora da Prova de Habilidades do Curso de Licenciatura Plena em Dança, Maria Ana Azevedo de Oliveira
  • 2016, Edital Prêmio PROEX DE ARTE E CULTURA, Maria Ana Azevedo de Oliveira Download do arquivo
  • 2015, Arraial de Todos os Santos - XII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas Categorias: Adulto, MIrim e MIss, Maria Ana Azevedo de Oliveira

Participações em Bancas de Cursos (66)

  • 2024, Tese Doutorado A encruzilhada de Zé Pelintra com três mestres-salas paraenses: por uma ancestralidade artística, Arianne Roberta Pimentel Gonçalves
  • 2023, Monografia de Graduação DANCA DA CIRAMBA, LUDICIDADE E RESISTENCIA: A BRINCADEIRA DE RODA DAS CRIANCAS DO QUILOMBO DE MOCAMBO, OUREM -PA, MARINALVA COSTA DOS SANTOS
  • 2023, Monografia de Graduação A DANCA COMO FENOMENO DE ADORACAO A DEUS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - contribuicoes para a formacao de uma professora de danca., KAROLLINE MARTINS MAIA SILVEIRA
  • 2023, Monografia de Graduação DANCA E CULTURA DE MASSA: AS CONTRIBUICOES DO K-POP PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM DANCA EM BELEM-PA, JAQUELINE VASCONCELOS LEAL
  • 2023, Monografia de Graduação DANCA, CORPOS E FOTOGRAFIA: Um olhar sobre as vivencias no Projeto de Extensao Danca e Ludicidade da UFPA., MILENA EVELYN FRANCA MAIA
  • 2023, Monografia de Graduação O PROCESSO DE CONSTRUCAO DE UMA PROFESSORA BAILARINA COMO PERSONAGEM PARA UM ESPETACULO DE BALLET: uma reflexao a partir de um olhar semiotico sobre uma cena do espetaculo Malevola, JESSICA MONIQUE SANTOS DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado LADRÕES DE MARABAIXO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO MUSICAL: ENSINO-APRENDIZAGEM DE CULTURA POPULAR DA AMAZÔNIA NO CURSO TÉCNICO EM PUBLICIDADE DO INSTITUTOT FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ - IFAP/CAMPUS SANTANA., ROMEU AMORIM DO CARMO DA SILVA JÚNIOR
  • 2023, Monografia de Graduação GRUPO AERODANCE: VIVENCIAS EM DANCA NA COMUNIDADE ATEUAZINHO, MOJU (PA), REGINA DA SILVA LIMA
  • 2023, Tese Doutorado FANDANTOLOGIA: AUTOETNOGRAFIA MIGRANTE DE UMA PERCURSSIONISTA DE PÉS, Olinka Huerta Martinez
  • 2023, Monografia de Graduação GRUPO AERODANCE: VIVÊNCIAS EM DANÇA NA COMUNIDADE ATEUZINHO, MOJU - PA, Regina da Silva Lima
  • 2023, Monografia de Graduação GRUPO RENASCER COM ALEGRIA: DANCA PARA A MELHOR IDADE, NO CENTRO DE CONVIVENCIA DO IDOSO, MOJU-PA. , DANIELE TELES ALVES
  • 2023, Monografia de Graduação GRUPO RENASCER COM ALEGRIA: DANÇA NA MELHOR IDADE, NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO, MOJU - PA, Daniele Teles Alves
  • 2022, Monografia de Graduação DANÇA NA PERIFERIA DE ANANINDEUA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM PROJETO SOCIAL DE DANÇA, NO BAIRRO DA JADERLÂNDIA, Jhennifer Corrêa Holanda
  • 2022, Monografia de Graduação A IMPROVISAÇÃO NA TELA: A DANÇA NA PLATAFORMA BIGO LIVE, Virginia de Oliveira Ferreira
  • 2022, Tese Doutorado DANÇA SENSORIAL: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E SUA APLICAÇÃO EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃOEM DANÇA PARA PESSOAS COM DEFICÊNCIA VISUAL, MARINA ALVES MOTA
  • 2022, Qualificação de Doutorado A ENCRUZILHADA DE ZÉ PELINTRA COM TRÊS MESTRES-SALAS PARAENSES: POR UMA ANCESTRALIDADE ARTÍTICA, ARIANNE ROBERTA PIMENTEL GONÇALVES
  • 2021, Tese Doutorado DANÇA, CABALA E ESPIRITUALIDADE: AUTOETNOGRAFIA DANÇADA EM RODA NA AMAZÔNIA PARAENSE, ANA CLÁUDIA PINTO DA COSTA
  • 2021, Tese Doutorado Danca, Cabala, Espiritualidade: autoetnografia dancada em roda na Amazonia paraense, ANA CLAUDIA PINTO DA COSTA
  • 2021, Monografia de Graduação ERA TUDO TÃO LÍQUIDO: PROCESSO RE(CRIATIVO) DA PERFORMANCE A PARTIR DA IÁBA OXUM, CÁSSIA REGINA DA COSTA BRITO
  • 2021, Monografia de Graduação O SEGREDO DE TANTRA: A ARTE DA DANÇA E DO KAMA SUTRA COMO MEIODE REDESCOBERTA DA SEXUALIDADE, EVELINY MAGALHÃES GONÇALVES
  • 2021, Monografia de Graduação CORPO BREGUEIRO: UM OLHAR ETNOCENOLÓGICO, PÉROLA PEIXOTO CHAVES
  • 2021, Monografia de Graduação COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA EM TEATRO MUSICAL: CAMINHOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS PARA UMA ORGANICIDADE COREOGRÁFICA, MARIA VICTÓRIA ALMEIDA ABEN ATHAR
  • 2021, Dissertação de Mestrado Sapateado na formação docente: um diálogo entre jogo e interdisciplinaridade na Licenciatura em Dança da UFPA, Larissa Melo Chaves
  • 2021, Monografia de Graduação Deságua uma pororoca no cordão de Pássaro: o processo de criação de um corpo-pororoca no Pássaro Junino Tangará, Thaiana Caroline Falcão Pacheco
  • 2021, Tese Doutorado Puta, Pistoleira, Dona de Cabaré: a espetacularidade do corpo-cavalo travestido de Dona Rosinha Malandra no Templo de Rainha Bárbara Soeira e Toy Azaka Icoaraci/Pa, Ana Cláudia Moraes de Carvalho
  • 2021, Tese Doutorado Puta,Pistoleira, Dona de Cabare: a espetacularidade do corpo-cavalo-travestido de Dona Rosinha Malandra no Templo de Rainha Barbara Soeira e Toy Azaka. Icoaraci/Pa. , ANA CLAUDIA MORAES DE CARVALHO
  • 2020, Monografia de Graduação Projeto Só Arte: a dança em espaço não formal, Márcia Cristina de Oliveira Brito
  • 2020, Dissertação de Mestrado JOGOS TEATRAIS E INCLUSAO SOCIOEDUCATIVA DE ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL EM SAO JOAO DE PIRABAS/PA, SAULO SANTOS TAVARES
  • 2020, Qualificação de Mestrado Sapateado na formação docente: um diálogo entre jogo e interdisciplinaridade na Licenciatura em Dança da UFPA, Larissa Melo Chaves
  • 2020, Tese Doutorado O sapateado em Belém do Pará: das escolas livre à universidade, Erika Gomes Teixeira
  • 2020, Qualificação de Mestrado jogos teatrais em olga Reverbel: Inclusão de alunos com deficiência intelectual no nordeste paraense, Saulo Santos Tavares
  • 2019, Monografia de Graduação É assim...: Um estudo da preparação corporal dos brincantes de quadrilha junina no município de Belém/PA, Clebson Amorim da Silva
  • 2019, Qualificação de Doutorado Malchut: a sefira cabalistica performada em danca ritual Modi Ani Lefanecha em Belem - Para, ANA CLAUDIA PINTO DA COSTA
  • 2019, Qualificação de Doutorado Malchut: a sefirá cabalística performada em dança ritual Modi Ani Lefanecha em Belém - Pará, Ana Claudia Pinto da Costa
  • 2019, Monografia de Graduação Dança e Ludicidade: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos, Jéssica Raisa Azevedo ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação Dança e Ludicidade: As práticas de dança e sua interface com jogos, brinquedos e brincadeiras, Bárbara Priscila Nascimento Corrêa
  • 2019, Dissertação de Mestrado FAZENDO A PELE NO AUTO DO CIRIO - Processos Criativos da Maquiagem da Comissao de Frente., IAM NASCIMENTO VASCONCELOS
  • 2019, Monografia de Graduação Traje Mirim: reflexões do processo de criação dos trajes da temática Lendas Amazônicas na Quadrilha Roceiros da Colônia do Município de Marituba/PA, Flávia de Jesus dos Santos de Lima
  • 2019, Qualificação de Mestrado Fazendo a pele no Auto do Círio - Processos criativos da Maquiagem da Comissão de Frente, Iam Nascimento Vasconcelos
  • 2018, Monografia de Graduação Capoeira sou eu: Trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança, Carla Suellen Castro Baía
  • 2018, Monografia de Graduação Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutoras para o ensino do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos, Thais Malato Mota
  • 2018, Monografia de Graduação Dançando de Salto: experimentações coreográficas da dança stilleto no grupo 2k dance sob o olhar da etnocenologia, Ana Abigail Gomes de Albuquerque
  • 2018, Monografia de Graduação A dança como recurso motivador para as relações sociais e interpessoais de crianças autistas, Andrèa Batista dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Análise comparativa na independência funcional e aspectos cognitivos entre idosos que praticam dança folclórica e idosos sedentários, Layani Tamiris Gonçalves de Oliveira
  • 2018, Dissertação de Mestrado Corpo, Luz, Imanências: Espetacularidade e Espiritualidade na Poética do Auto da Paixão de Cristo nas Ruas de Santo Antonio do Tauá, Aline Maciel Barbosa Barata
  • 2018, Monografia de Graduação Cantar, dançar e brincar: a espetacularidade do boi brilha noite no município de Bujaru-PA, Jucelaine Silva dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Memória, Espetacularidade e Dança: o processo criativo coreográfico da Mãe Preta, Taynara Christinne Carvalho Garcia
  • 2018, Monografia de Graduação Pés Descalços: o processo criativo da obra Cálice da Cia Auxiliadora Dance Company, Mayra Monteiro Lima
  • 2018, Monografia de Graduação Roda que gira, roda que dança: Brincadeiras de roda na turma multisseriada da Escola São Sebastião do Igarapé Branco- Irituia - PA, Maria Zulene Oliveira Sousa
  • 2018, Monografia de Graduação Tapete Dançante: ludicidade e criatividade na perspectiva da dança para crianças de 6 a7 anos, Maria Josiane Andrade Bezerra
  • 2018, Monografia de Graduação Processo de criação e espetacularidade da Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi no Festival dos Botos em Santarém - PA, Mayanny Xavier Belo
  • 2017, Monografia de Graduação Análise pedagógica: um olhar investigativo sobre a prática metodológica desenvolvida pela professora regente das aulas de dança de Salão no SESC Doca, Renata Summy Monteiro Sadalla Macias
  • 2017, Monografia de Graduação Ludicidade Dançante: o ensino-aprendizado da dança para o baby, na Escola de Dança P.A, em Icoaraci, Paula Mesquita dos Santos
  • 2017, Monografia de Graduação Tambor de crioula: liberdade, cultura e resistência, Thamirys Monteiro Silva
  • 2017, Monografia de Graduação Quando a segunda campa toca: a ambiencia ludica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança, Luana Cristina Ribeiro Gomes
  • 2017, Monografia de Graduação Da sala para o palco: o processo coreográfico da turma do baby class no Luz Centro de Dança, Renata da Costa Pinheiro
  • 2017, Monografia de Graduação A volta do Rei: o processo de criação em dança da festa dos tabernáculos na Comunidade Evangélica Projeto Vida - Belém, Roseane de Castro Gonçaalves
  • 2017, Monografia de Graduação Primary in Dance: Estratégias artístico-pedagógicas aplicadas à faixa etária de cinco a seis anos, no Centro Dança Ana Unger Unidade Acrópole, sob a luz da psicomotricidade, Ana Karina Silva Rodrigues
  • 2016, Monografia de Graduação O protagonismo juvenil na quadrilha: processo de formação e de criação dos brincantes da quadrilha Fumaça No Rabo de Itupiranga-PA, Otacília Rodrigues Leite
  • 2016, Monografia de Graduação Cartoquadrilha em cena: A quadrilha junina como lócus de afirmação do artista-quadrilheiro na Pós-modernidade, Fernando Nunes Silva
  • 2016, Monografia de Graduação O sabor açaí da Dança Breaking, Layse Ranielle da Silva Nascimento
  • 2016, Monografia de Graduação Brilhando no palco: A importancia do adereço na composição cênica do Bailarino sob o olhar de uma bailarina aderecista, Kate Karolina de Paiva Pereira
  • 2015, Monografia de Especialização Assistência Técnica e Extensão Rural: Análise de uma experiência educativa com jovens e adultos em Santarém Novo sob o foco da fotografia, Ana Maria Botelho Holanda
  • 2015, Monografia de Especialização A praxis docente em EJA-Artes: da formação ao ensino, Marília Lúcia Monteiro Moreira
  • 2014, Qualificação de Mestrado DANCANDO CHICO BUARQUE: ANALISE DO PROCESSO CRIATIVO, ADRIANA DI MARCO NEVES
  • 2013, Qualificação de Mestrado MEMORIAS NA PELE: Processo Criativo em Danca com Idosos Remanescentes da Colonia de Hansenianos de Marituba-PA, LEIDA MARIA WILLOTT PEREIRA

Prêmios Recebidos (1)

  • 2019, Láurea, Local

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (12)

  • 2023,Membro da Comissões Organizadora, Auditório do Instituto de Ciências da Educação, Nacional, Encontro
  • 2023,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Ciências da Educação, Nacional, Encontro
  • 2023,Membro da Comissões Organizadora, Faculdade de Dança- Fadan, Nacional, Encontro
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Casa das Arts, Nacional, Seminário
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Belém, Nacional, Estágio Supervisionado
  • 2019,Responsavel pela Organização de Evento, ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA, Nacional, Coordenadora
  • 2019,Responsavel pela Organização de Evento, Teatro Universitário Cláudio Barradas, Internacional, Coordenação geral do evento
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Escola de Teatro e Dança da UFPA, Nacional, Digital/Encontro de Dança/Organizadora
  • 2018,Responsavel pela Organização de Evento, Teatro Universitário Cláudio Barradas, Nacional, Material impresso/Dança/Comissão Organizadora
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Teatro Universitário Cláudio Barradas, Nacional, Material impresso/Dança/Comissão Organizadora
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Teatro Waldemar Henrique e Instituto de Ciências da Arte, Internacional, Material impresso/Dança/Comissão Organizadora
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, Teatro Universitário Cláudio Barradas, Nacional, Material impresso/Dança/Comissão Organizadora

Trabalho de Fim de Curso(49)

  • Dança, LARISSA DE PAULA BARROS DE OLIVEIRA , 12/2014
  • Dança, LARISSA PRISCILA DA COSTA FERREIRA , 12/2014
  • Dança mamãe e bebê: práticas de dança para gestantes e mães com bebês no colo, LARISSA PRISCILA DA COSTA FERREIRA , 01/2016
  • Samba na Escola:O Samba de Cacete no Cotidiano da Escola José Correa de Medeiros na Vila de Calados Baião - Pará, JOANA DARC LEITE MEDEIROS , 08/2016
  • DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA APLICADA NA TURMA DE PRÉ 3 COM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 6 ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL SERAFINA CARVALHO, ITUPIRANGA -PA, MARIA XIRLEIDE DE OLIVEIRA , 08/2016
  • Dança e Psicomotricidade, ANA KARINA SILVA RODRIGUES , 10/2016
  • Dança, ROSEANE DE CASTRO GONCALVES , 10/2016
  • Dança, RENATA DA COSTA PINHEIRO , 10/2016
  • Dança, PAULA MESQUITA DOS SANTOS , 10/2016
  • Primary in Dance: estratégias artístico-pedagógicas aplicadas à faixa etária de cinco à seis anos no Centro de Dança Ana Unger Unidade Acrópole, sob a luz da psicomotricidade , ANA KARINA SILVA RODRIGUES , 03/2017
  • Da sala para o palco: o processo coreográfico da turma do baby class no Luz Centro de Dança , RENATA DA COSTA PINHEIRO , 04/2017
  • Casa de mãe: um espaço de acolhimento e dança criativa para mães e bebês., HELINE SARAH DOS SANTOS SANTOS , 06/2017
  • Ludicidade Dançante: o ensino-aprendizado da dança para o baby class, na Escola de Dança P.A, em Icoarací. , PAULA MESQUITA DOS SANTOS , 06/2017
  • Dança, MAYRA MONTEIRO LIMA , 09/2017
  • Dança, TAYNARA CHRISTINNE CARVALHO GARCIA , 09/2017
  • Dança, KARLA NAYARA FERREIRA DO CARMO , 09/2017
  • Dança, MAYANNY XAVIER BELO , 09/2017
  • Dança, JUCELAINE SILVA DOS SANTOS , 09/2017
  • A volta do Rei: O processo de criação em dança na Festa dos Tabernáculos no Projeto Vida- Belém., ROSEANE DE CASTRO GONCALVES , 04/2017
  • Processo de criação e espetacularidade da Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi no Festival dos Botos em Santarém - PA., MAYANNY XAVIER BELO , 02/2018
  • MEMÓRIA, ESPETACULARIDADE E DANÇA: O PROCESSO CRIATIVO COREOGRÁFICO DA MÃE PRETA, TAYNARA CHRISTINNE CARVALHO GARCIA , 02/2018
  • PÉS DESCALÇOS: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA OBRA CÁLICE DA CIA AUXILIADORA MONTEIRO DANCE COMPANY , MAYRA MONTEIRO LIMA , 02/2018
  • Cantar, Dançar e Brincar: a espetacularidade do Boi Brilha Noite no município de Bujaru-PA., JUCELAINE SILVA DOS SANTOS , 03/2018
  • Dança de Rua, ANA CAROLINA ROSARIO DA COSTA , 07/2018
  • Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para iniciação em dança na faixa etária de 3 anos. , HANNA ALVES DOS SANTOS MONTEIRO , 07/2018
  • Dançando de salto: experimentações coreográficas da dança stiletto sob o olhar da etnocenologia no grupo 2K dance, ANA ABIGAIL GOMES DE ALBUQUERQUE , 07/2018
  • Dança e Ludicidade: as práticas de professores de dança e sua interface com jogos, brinquedos e brincadeiras, BARBARA PRISCILA NASCIMENTO CORREA , 07/2018
  • A relação da capoeira com minhas trajetórias de vida no meu fazer em dança, CARLA SUELLEN CASTRO BAIA , 07/2018
  • Espetacularidade da Drag Queen Aracna Swan: um estudo da técnica de pontas por meio da personificação do feminino., CRISTIANO PAIVA MERCES , 07/2018
  • A magia do Tangara:uma análise etnocenológica da espetacularidade do cordão de Pássaro Junino, THAIANA CAROLINE FALCAO PACHECO , 07/2018
  • Cultura Hip Hop: os movimentos corporais do Breaking nas batalhas do grupo Amazon B.boy, ANA CAROLINA ROSARIO DA COSTA , 11/2018
  • DANÇANDO DE SALTO: EXPERIMENTAÇÕES COREOGRÁFICAS DA DANÇA STILETTO NO GRUPO 2K DANCE SOB O OLHAR DA ETNOCENOLOGIA, ANA ABIGAIL GOMES DE ALBUQUERQUE , 12/2018
  • CALÇANDO ESTRATÉGIAS LÚDICAS: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDUTORES PARA O ENSINO-APRENDIZADO DO SAPATEADO NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 10 ANOS , THAIS MALATO MOTA , 12/2018
  • ARACNA SWAN: ESPETACULARIDADE, PERSONIFICAÇÃO DO FEMININO E SUBVERSÃO DA TÉCNICA DE PONTA, CRISTIANO PAIVA MERCES , 12/2018
  • CAPOEIRA SOU EU: TRAJETÓRIAS DE UMA CAPOEIRISTA E SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA NA DANÇA, CARLA SUELLEN CASTRO BAIA , 12/2018
  • Processos coreográficos borrados: trajetórias, vivências e criação no sapateado, sob o olhar da baixa visão, SOCORRO CARVALHO DE LIMA , 12/2019
  • CROCOCORPO: Os corpos que dançam na festa de aparelhagem Crocodilo, em Belém do Pará, na perspectiva da Etnocenologia, YNAE PATRICIA MOITA CID , 12/2019
  • ESPETACULARIDADE BRAGANTINA: Um estudo da dança do Retumbão na Festividade da Marujada de São Benedito em Bragança, no Estado do Pará, GABRIELA PEREIRA FARIAS , 12/2019
  • CAMISA 33: A espetacularidade da torcida nos jogos do Clube do Remo, em Belém do Pará, HISABELLE BATISTA VIRGOLINO , 12/2019
  • Corpo K-cover: estratégias de aprendizagem e espetacularidade coreográfica do Cover de K-Pop em Belém do Pará., JAMILLE GUIMARAES SOUZA , 07/2022
  • Ballet Clássico: o ensino-aprendizado pelo método da Royal no Espaço de Dança Movimentar, em Mosqueiro-PA., ANA MILENA NAVEGANTE CARMO , 07/2022
  • Grupo de Dança Botões da Rosa: Espetacularidade e processo artístico-religioso na Festividade de Santa Rosa de Lima, Abaetetuba-PA, LETICIA MARIA PINHEIRO SERRAO , 12/2022
  • Saidi: Espetacularidade, história e memória da Dança tradicional do Egito, ANICEE DO CARMO E SILVA , 12/2022
  • ABRE A RODA PARA DANÇAR: BRINCADEIRAS APLICADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL FIRMO DE SOUZA, NO MUNICÍPIO DE MOJU - PA., CELIA MARIA BRAGA RODRIGUES , 01/2023
  • DANÇA, ESPETACULARIDADE E MENINA DO CABARÉ: PROCESSOS COREOGRÁFICOS INSPIRADOS NO TERREIRO DE MINA OGUM MEGÊ E ZÉ PELINTRA, IVANEIDE SIQUEIRA SANTOS , 01/2023
  • IMPROVISAÇÃO NA DANÇA: PRÁTICAS ARTÍSTICO-EDUCATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MAJOR JOSÉ TENÓRIO, MOJU/PA, OLIVIA QUARESMA XAVIER , 01/2023
  • Comicidade e Diversidade: A espetacularidade da Quadrilha Cômica Close Junino no Bairro de Canudos, nas ruas de Belém-PA. , FABIO HENRIQUE CARDOSO DE MATOS , 06/2023
  • Dança em BhaKti Yoga: Vivências de uma Bhakti yogi artista-pesquisadora e professora na perspectiva da Etnocenologia , THELMA VERONICA BERNARDINO MENDES DA SILVA , 07/2023
  • Boi Pavulento de Ouro: A ludicidade e a espetacularidade na brincadeira do Boi, em Benfica-Benevides., TALITA GABRIELE RIBEIRO AMARAL , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.249