2024, O lugar do ensino de história na produção de docentes de cursos de formação inicial em História em instituições públicas (2002-2019), FACHISTORI
Artigos (24)
2022, Andressa da Silva Gonçalves, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , O bandeirante no livro didático: entre diversas narrativas (1997-2015), ISSN: 19800096
2021, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!, ISSN: 19840411
2021, Mauro Cezar Coelho , -Decifra-me ou te devoro!- - os desafios propostos pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores e as licenciaturas em História (2002-2019), ISSN: 21751803
2020, GONÇALVES, ANDRESSA DA SILVA, Mauro Cezar Coelho , As narrativas didáticas sobre o bandeirante: entre a mitologia bandeirante e a crítica histórica, ISSN: 26747758
2019, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE O SABER HISTÓRICO ESCOLAR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA, ISSN: 23181346
2019, Mauro Cezar Coelho, Rafael da Silva Saldanha , Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil, ISSN: 14143488
2018, Mauro Cezar Coelho, Helenice Aparecida Bastos Rocha , Paradoxos do protagonismo indígena na escrita escolar da História do Brasil, ISSN: 21751803
2018, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA E A LEI 10.639/03 - PERCURSOS DE FORMAÇÃO PARA O TRATO COM A DIFERENÇA?, ISSN: 01024698
2018, Mauro Cezar Coelho, PLERES RIBEIRO E SILVA, JEFFERSON , -Apesar de você, amanhã há de ser outro dia-? a oposição à ditadura militar em livros didáticos de História, ISSN: 24468215
2017,
COELHO, Mauro Cezar; BICHARA, Taissa Cordeiro , A história de um passado ?injusto?: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania., ISSN: 2359-2370
2017, Mauro Cezar Coelho, Taissa Cordeiro Bichara , A história de um passado ?injusto?: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania, ISSN: 23592370
2016, Mauro Cezar Coelho, Vinícius Zúniga Melo , Nem heróis, nem vilões: o lugar dos diretores de povoações nas dinâmicas de transgressão à lei do Diretório dos Índios (1757-1798), ISSN: 23169141
2015, Mauro Cezar Coelho , Pode de branco, poder de índio, ISSN: 18084001
2015, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar, ISSN: 2316901X
2015, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação, ISSN: 22376569
2015, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte, ISSN: 14143488
2014, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática, ISSN: 22380302
2014, Mauro Cezar Coelho , História Indígena - provocações para os historiadores, ISSN: 1679656X
2013, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso, ISSN: 01044060
2013, Mauro Cezar Coelho, Rafael Rogério Nascimento dos Santos , ?Monstruoso systema (...) intrusa e abusiva jurisdicção?: o Diretório dos Índios no discurso dos agentes administrativos coloniais (1777-1798), ISSN: 00348309
2013, Maria Aparecida da Silva Bento, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho, Daniela Martins Pereira Fernandes , A Educação na Região Norte: apontamentos iniciais, ISSN: 21760675
2013, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Música. raça e preconceito no Ensino Fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes, ISSN: 19811411
2013, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , 'Jogando verde e colhendo maduro': historiografia e saber histórico escolar no ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira, ISSN: 19849036
2012, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Por linhas tortas: a Educação para a diversidade e a questão étnico-racial em escolas da Região Norte: entre virtudes e vícios, ISSN: 21772770
Publicação em Eventos (43)
2021, Mauro Cezar Coelho, O perfil e o sentido da formação de professores de História: topografia de componentes curriculares curriculares de cursos em universidades públicas brasileiras (2002-2019), XI Seminário Nacional e XIII Seminário Regional sobre Formação de Professores/as e Relações Étnico-Raciais, Outros
2021, Mauro Cezar Coelho, Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de história nas novas diretrizes para a formação de professores!, 31º Simpósio Nacional de História - História, verdade e tecnologia, Outros
2020, Mauro Cezar Coelho, A formação para a Educação para as Relações Étnico-Raciais em Licenciaturas em História em universidades públicas, XI Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, Outros
2020, Mauro Cezar Coelho, A Formação Inicial do professor de história, diante da Base Nacional Comum ? Formação de Professores: formação para a diferença?, XI Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, Outros
2020, Andrei Vasconcelos
Mauro Cezar Coelho, A Educação Pública para as Relações Étnico-raciais em Licenciaturas em História no Brasil, VI Seminário Internacional História & Historiografia, Outros
2020, Jéssica Vasconcelos
Bárbara Palha
Mauro Cezar coelho, O trato da questão étnico-racial no ensino de História: entre o livro didático e a prática pedagógica, VI Seminário Internacional História & Historiografia, Outros
2020, Mauro Cezar Coelho, Percalços de uma trajetória em disputa:dilemas, desafios e debates sobre a formação docente em História (2002-2019), VI Seminário Internacional História & Historiografia, Outros
2020, Mauro Cezar Coelho, A formação de professores de história e as diretrizes nacionais para a formação docente, XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PE ?HISTÓRIA E MÍDIAS: NARRATIVAS EM DISPUTA, Outros
2020, Mauro Cezar Coelho, A temática indígena na Educação Básica, Bate-Papo sobre Ensino de História, Outros
2020, Mauro Cezar Coelho, A formação inicial do professor de História e a questão da Diversidade: dilemas e desafios, História: Tempos e Temas, Outros
2019, Mauro Cezar Coelho, O período colonial na história ensinada na Escola: diálogos entre história e memória, IX Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia, Outros
2018, Mauro Cezar Coelho, No Princípio: a colonização do Brasil nas narrativas didáticas ou o lugar do indígena na formação do Brasil, X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada de Ensino de História e Educação, Outros
2018, Mauro Cezar Coelho, O Ensino de História Hoje: questões, debates e desafios, Aula Magna do ProfHistória - UNIFAP, Outros
2017, COELHO, Mauro Cezar Coelho, Trabalho, educação e ensino de história na Amazônia: produção do saber histórico escolar sobre a diferença, III Jornada de História do Trabalho na Amazônia, Outros
2017, COELHO, Mauro Cezar, Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanências do "mito das três raças", III Jornada de História do Trabalho na Amazônia, Outros
2017, Mauro Cezar Coelho, Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanência do 'mito das três raças'., III Jornada de História do Trabalho na Amazônia, Outros
2017, Fernando Roque Fernandes, Mauro Cezar Coelho, Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80, Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos, Trabalho Completo
2017,
COELHO, Mauro Cezar; SALDANHA, Rafael da Silva ; PENNA, Fernando de Araújo., Mesa Redonda - Currículo de História e Educação para a Diferença: limites e possibilidades de um currículo comum, Educar com Liberdade: currículo da Educação Básica e Educação para a Diferença, Outros
2017, Mauro Cezar Coelho, A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de História - uma reflexão sobre o Ensino de História na Educação Básica, XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: história e democracia, Outros
2017, Mauro Cezar Coelho, A História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão, Outros
2017, FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar, Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80, Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos, Outros
2016, Mauro Cezar Coelho, A Escola e as Licenciaturas em História: discutindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (qual seu lugar nos cursos de formação de professores de História?), XIII Encontro Estadual de História ANPUH-RS: Ensino, Direitos e Democracia, Outros
2016, Mauro Cezar Coelho, Diligência e felicidade: a construção do saber em Alexandre Rodrigues Ferreira, I Seminário Amazônico de História e Natureza, Outros
2015, Mauro Cezar Coelho, Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte, XXVIII Simpósio Nacional de História, Resumo
2015, Mauro Cezar Coelho; Wilma Nazaré Baía Coelho, Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte, XVIII Simpósio Nacional de Historia - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios, Resumo
2015, Mauro Cezar Coelho, A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação, II Simpósio de História em Estudos Amazônicos, Outros
2015, Mauro Cezar Coelho, Formar para a cidadania no Brasil Contemporâneo: dilemas da formação docente, Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental, Outros
2015, Mauro Cezar Coelho; Itamar Freitas; Helenice Bastos Rocha, Mesa Redonda - O livro didático de História hoje: prescrições e práticas nacionais e transnacionais, IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, Outros
2014, Mauro Cezar Coelho, O Ensino de História: desafios contemporâneos, Fechamento do semestre letivo, Outros
2014, Mauro Cezar Coelho, História e Cidadania: a formação do cidadão crítico, IX Encontro Regional de História, Outros
2014, Mauro Cezar Coelho, A Educação Básica e a Formação do Professor de História: provocações a partir da Lei nº 11.645/08, Jornada de História - Currículo da Educação Básica e Formação do Historiador: questões atuais e perspectivas, Outros
2014, Mauro Cezar Coelho, O Ensino de História e a formação para a cidadania: usos da história na Educação Básica, IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibiliddes, Outros
2014, Mauro Cezar Coelho, Ensino de História: tendências e perspectivas, Semana Acadêmica de História - Ingressantes 2014, Outros
2013, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, A lei no . 10.639/03 e consciência histórica: ensino de História e os desafios da Diversidade, XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social, Resumo
2013, Mauro Cezar Coelho; Wilma de Nazaré Baía Coelho, A lei nº 10.639/03 e consciência histórica: ensino de história e os desafios da diversidade, XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, Trabalho Completo
2013, Mauro Cezar Coelho, A Lei nº 11.645/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas, XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, Outros
2013, Mauro Cezar Coelho, Mesa Redonda - Povos Indígenas e Ensino Superior, IV Seminário Nacional e VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais: estudos e pesquisas no Brasil, Outros
2013, Mauro Cezar Coelho, A Lei nº 10.639/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas, Encontro Internacional sobre Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, Outros
2013, Wilma de Nazaré Baía Coelho; Mauro Cezar Coelho, Hierarquias da Cor e Ensino de História: a lei nº. 10.639/03, 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, Outros
2013, Mauro Cezar Coelho; Luana Guedes; Amélia Bemerguy, Mesa Redonda - Ministrando Estudos Amazônicos: limites e possibilidades da literatura didática, XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, Outros
2012, Mauro Cezar Coelho; Renilson Rosa Ribeiro, Mesa Redonda - Ensino de História e Memória, III Seminário Internacional: História e Historiografia, Outros
2012, Mauro Cezar Coelho, Paisagens nas fronteiras: natureza e sociedade nos confins da América Portuguesa, IV Encontro Internacional de História Colonial, Outros
2012, Mauro Cezar Coelho, A presença da Igreja na conformação da cidade de Belém e na ocupação da Amazônia, A participação da Igreja na fundação de Belém, Outros
Capítulos de Livros (33)
2022, O passado em sedimentos: currículo e cânone na narrativa histórica escolar - um ensaio de interpretação, Em defesa do Ensino de História, Mauro Cezar Coelho
2022, Ensino de História e Formação para a Cidadania no Brasil Independente, A independência e o Brasil independente, Mauro Cezar Coelho
2022, Temática indígena e ensino escolar de História: novas abordagens, antigos problemas, Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita, Mauro Cezar Coelho, Leonardo Castro Novo
2021, Um tema lacunar na pesquisa histórica ? o conhecimento sobre estudantes da Educação Básica: ensaio de reconhecimento de estudantes de Escolas Públicas de Belém e o Ensino de História, História: memória, narrativa e ensino na Amazônia brasileira, Mauro Cezar Coelho
2021, Desafios e dilemas da pesquisa sobre Educação para as relações étnico-raciais: o caso da temática indígena e o ensino de História, Ensino de História e suas práticas de pesquisa, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
2021, IMPACTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA ? UMA ANÁLISE INICIAL, Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática, Mauro Cezar Coelho, Andrei Lucas Reis Vasconcelos, Francisco Jorge de Oliveira da Silva
2021, Educação para as Relações Étnico-Raciais nos livros didáticos de História no Ensino Fundamental II, aprovados pelo PNLD (2008/202)', Educação Básica e Formação Inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos, Alan Bizerra Martins, Mauro Cezar Coelho
2021, A formação para a Educação para as Relações Étnico-Raciais em licenciaturas em História em Universidades Públicas Brasileiras, Educação Básica e Formação Inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos, Mauro Cezar Coelho, Andrei Lucas Reis Vasconcelos
2021, A lei do Diretório dos Índios (1757-1798), Em linhas tortas: os regimentos tutelares e os indígenas amazônicos (séculos XVII-XIX), Mauro Cezar Coelho, Vinícius Zúniga Melo
2021, O trato com a diferença na BNCC e na formação de professores: respeitar ou conhecer?, Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Mauro Cezar Coelho
2021, A figura Bandeirante nos discursos históricos e curriculares, Educação Básica e Formação Inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos, GONÇALVES, ANDRESSA DA SILVA; Coelho, Mauro Cezar
2020, Notas sobre a formação docente ? o saber histórico escolar nos cursos de Formação de Professores de História, Africanidades e brasilidades ? direitos humanos e Políticas públicas, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
2020, A formação docente ? o saber histórico escolar nos cursos de formação de professores de história, Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita : historiografia, memória e ensino 2020 de história afro-brasileira na contemporaneidade, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
2019, A História Indígena no Ensino de História: princípios, desafios e perspectivas, Coleção História do Tempo Presente, Mauro Cezar Coelho
2019, Ensino de História: uma incursão pelo campo, Cartografias da pesquisa em ensino de história, Mauro Cezar Coelho, Taissa Cordeiro Bichara
2019, Diferença e Semelhança, Dicionário de Ensino de História, Mauro Cezar Coelho
2019, Histórias indígenas: o uso de narrativas tradicionais nos processos de ensino e aprendizagem para as relações étnico-raciais na Educação Básica brasileira, Escola Básica e relações raciais, Paula Natasha Mendes Siqueira, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
2019, Práticas esportivas indígenas nas aulas de Educação Física da Educação Básica: brincando e aprendendo a partir dos conhecimentos étnicos, Escola Básica e relações raciais, Radanés Aurélio Lima Vale, Renan Lima Vale, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
2018, Educação Escolar Indígena na Região Norte: ensaio sobre o protagonismo indígena, Novas histórias dos povos indígenas no Brasil: territorialidades da escrita interdisciplinar indígena e não-indígena, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
2018, "Ame-o ou emancipe-o": contradições da emancipação nos discursos, práticas e representações dos/sobre os povos indígenas no Brasil, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, Fernando Roque Fernandes, Mauro Cezar Coelho
2018, Nos impasses da integração: representações e agências sociais acerca da tutela e emancipação dos índios no contexto do regime civil-militar no Brasil, Nas curvas do tempo : história e historiografia na Amazônia em debate, Fernando Roque Fernandes, Mauro Cezar Coelho
2018, "Ame-o ou emancipe-o": contradições da emancipação nos discursos, práticas e representações dos/sobre os povos indígenas no Brasil., Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar
2017, Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história., Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas., COELHO, Mauro Cezar.
2017, Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história, Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas., Mauro Cezar Coelho
2017, Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem, Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental - projeto de intervenção escolar, Marcus Vinicius Valente Bararuá, Radanés Aurélio Lima Vale, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
2017, História em quadrinhos na Escola: diversidade e personagens na Amazônia, Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental: projetos de intervenção escolar, Leandro Castro Novo, Marcus dos Reis Ferreira, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Os índios do Brasil em perspectiva histórica: possibilidades de trabalhar a História Indígena em sala de aula, A diversidade em discussão: inclusão, ações afirmativas, formação e práticas docentes, Mauro Cezar Coelho, Vinícius Zúniga Melo
2015, A educação para a diversidade e a questão étnico-racial: apontamentos para a análise de práticas em curso, Amazônia: mosaico de reflexões interdisciplinares., Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
2015, O ensino de história e os desafios da diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos de implementação da lei nº 10.639/03, O Ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
2013, Sociabilidades e hierarquias no Ensino Fundamental: música, cor e preconceito, Ensino em pesquisa: investigações sobre a educação das relações étnico-raciais, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
2013, Moral da História: a representação do índio em livros didáticos, História: Que ensino é esse?, Mauro Cezar Coelho
2012, Hierarquias em perspectiva na Escola: música, raça e preconceito no Ensino Fundamental, Trajetórias da Diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
2012, Região Norte, Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/03, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho, Ivany Pinto Nascimento
Livros (8)
2023, Desafios do combate ao racismo: a formação de professores de História em discussão, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
2021, Cartografia da Graduação: Censo da Formação Inicial em História (Licenciatura e Bacharelado) no Brasil, Mauro Cezar Coelho
2018, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
2018, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação.,
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar
2016, Do Sertão para o Mar - um estudo sobre a experiência portuguesa na América: o caso do Diretório dos Índios (1750-1798), Mauro Cezar Coelho
2014, Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidades, cor e ensino de história, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
2012, Trajetórias da Diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
2012, Historiando o Pará, Mauro Cezar Coelho, Franciane Gama Lacerda
Textos Didáticos (2)
2017, Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem, Marcus Vinicius Valente Bararuá, Radanés Aurélio Lima Vale, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
2017, Histórias em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia, Leandro Castro Novo, Marcus dos Reis Ferreira, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
Participações em Bancas de Concursos (16)
2020, Prêmio CAPES de Tese Edição 2020, Keila Grinberg, Joana Maria Pedro, GILVAN VENTURA DA SILVA, Valdei Lopes de Araújo, FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO, Laurindo Mekie Pereira, Eduardo Gusmão Quadros, Jeannie da Silva Menezes, Claudio Luiz Denipoti, Luciana Rosar Fornazari Klanovicz, Mauro Cezar Coelho
2018, Comissão Eleitoral - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Mauro Cezar Coelho, Cezar Romeu de Almeida Quaresma, Tânia Mara de Melo, Norberto da Silva Marques, Paulo Maycon da Silva, Glaucilene Gomes
2017, Premio Capes de Tese Edição 2017,
2017, Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior - Universidade Federal do Amazonas, História do Brasil e Ensino de História
2016, Banca de Seleção Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História, Postulantes à vaga no Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
2016, Reconhecimento de Curso - 127567, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
36748-Campus de Rolim de Moura
Rolim de Moura/RO
HISTÓRIA
2016, Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior - Universidade Federal do Pará - Estágio de Docência, Estágio de Docência - Ciências Sociais e Humanidades para os anos iniciais e EJA
2015, Autorização Vinculada a Credenciamento - 108722, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais III
61921-Campus Principal
Tucano/BA
HISTÓRIA
2014, Autorização - 113103, FACULDADE AMADEUS
5516-Unidade SEDE
Aracaju/SE
HISTÓRIA
2014, Reconhecimento de Curso - 105082, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
6313-CAMPUS VII - CODÓ
Codó/MA
2014, Reconhecimento de Curso - 108562, UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA
46172-Campus Platanus
Campos do Jordão/SP
HISTÓRIA
2014, Renovação de Reconhecimento de Curso - 103918, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
5525-CAMPUS SANTA MÔNICA
Uberlândia/MG
HISTÓRIA
2013, Reconhecimento de Curso - 98.435, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
36746-UNIDADE SEDE PORTO VELHO - CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO
Porto Velho/RO
ARQUEOLOGIA
2013, Reconhecimento de Curso - 101514, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
3269-Campus Universitário Cidade do Recife
Recife/PE
ARQUEOLOGIA
2012, Banca Examinadora do Processo Seletivo de Mestrado, Postulantes ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
2012, Banca Examinadora do Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, Antonio Otaviano Vieira Júnior, Antonio Maurício Dias Costa, Karl Heinz Arenz, Mauro Cezar Coelho
Participações em Bancas de Cursos (163)
2024, Tese Doutorado OS CURRICULOS NORTISTAS A LUZ DA BNCC: A EDUCACAO PARA ASRELACOES ETNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTORIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIAO NORTE (2015- 2022), ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
2023, Qualificação de Doutorado ILUSTRES DA MNEMOSINE PARAENSE: ESTADO, INTELECTUAIS EDUCADORES E A CONFORMACAO DA MEMORIA HISTORICA DO PARA (1840-1990), LEONARDO CASTRO NOVO
2023, Qualificação de Mestrado DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL E O CURRICULO DE HISTORIA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CHAVES/PARA, ANDREZA DA PAIXAO SILVA DOS SANTOS
2023, Tese Doutorado "Melhores mestres ...": saberes indigenas e ciencia colonial no Vale Amazonico (seculo XVIII)., RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS
2023, Qualificação de Mestrado EDUCACAO PARA AS RELACOES ETNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTACAO DA LEI 10.639/03 NO CURRICULO ESCOLAR DE BELEM/PA, QUELEM AFONSO KALLFMAN DE OLIVEIRA
2023, Qualificação de Mestrado DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL E O CURRICULO DE HISTORIA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CHAVES/PARA, ANDREZA DA PAIXAO SILVA DOS SANTOS
2023, Qualificação de Doutorado Entre o fato e a norma: a dimensao axiologica da Historia na Educacao Basica (1980 - 2020), TAISSA CORDEIRO BICHARA
2022, Tese Doutorado ETNOGENESES E CIDADANIZACAO NO BRASIL: MOVIMENTOS INDIGENAS E EDUCACAO PARA A CIDADANIA NO TEMPO PRESENTE (1964-2021), FERNANDO ROQUE FERNANDES
2022, Dissertação de Mestrado A Educacao para as Relacoes Etnico-Raciais (ERER) e a Educacao Basica: o caso do Curso de Licenciatura em Pedagogia/IFPA., MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA
2022, Tese Doutorado UM ESTUDO NOS PROJETOS POLITICO-PEDAGOGICOS SOBRE DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL NOS ANOS FINAISDO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE CIENCIAS., WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR
2022, Qualificação de Mestrado Estudo Bibliografico acerca das producoes sobre jogos e Ensino de Historia, TADEU MOURA DE ALMEIDA
2021, Qualificação de Mestrado Um Estudo sobre a Formacao de Professores para a Educacao das Relacoes Etnico-Raciais na Educacao Basica, Curso de Pedagogia: o caso dos IFES da Regiao Norte, MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA
2021, Tese Doutorado UM PAIS SELVAGEM Os Mebengokre-Ira Amrayre e a fronteira Araguaia na segunda metade do seculo XIX, LAÉCIO ROCHA DE SENA
2021, Qualificação de Mestrado Por outras narrativas históricas escolares: Utilizando conceitos de intelectuais indígenas nas aulas de História, Caio Tavares e Silva
2021, Dissertação de Mestrado
UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICACOES DA AVALIACAO EM LARGA ESCALA NA EDUCACAO BASICA EM BELEM-PA
, JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA
2021, Qualificação de Mestrado Um Estudo sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica,Curso de Pedagogia: o caso dos IFES da Região Norte, Maria Luiza Nunes da Silveira
2021, Tese Doutorado A MOBILIDADE SOCIAL DAS LIDERANCAS INDIGENAS TABAJARA E POTIGUARA NA PARAIBA E DEMAIS CAPITANIAS DO NORTE DO BRASIL (SECULOS XVI - XVIII), JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA
2021, Qualificação de Doutorado Redes de informacao e conhecimento no Vale Amazonico: Indios e a Historia Natural (XVIII-XIX), RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS
2021, Qualificação de Doutorado Estudo(s) de Problemas Brasileiros: A historia de uma disciplina academica vigiada e conflituosa (1969-1993)., DAVISON HUGO ROCHA ALVES
2021, Tese Doutorado A MOBILIDADE SOCIAL DAS LIDERANCAS INDIGENAS TABAJARA E POTIGUARA NA PARAIBA E DEMAIS CAPITANIAS DO NORTE DO BRASIL (SECULOS XVI - XVIII), JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA
2020, Dissertação de Mestrado As narrativas didaticas sobre as entradas e bandeiras nos livros didaticos consumidos na regiao norte. (1996-2016), ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
2020, Dissertação de Mestrado A (In) Visibilidade Dos Povos Indigenas nas Escolas Basica Frente a Lei Nº 11645/2008., RADANES AURELIO LIMA VALE
2020, Dissertação de Mestrado Saude & Envelhecimento: dialogo com as frequentadoras do Centro de Convivencia Zoe Gueiros, FLAVIO PEREIRA PASSOS
2020, Dissertação de Mestrado Saúde & Envelhecimento: diálogo com as frequentadoras do Centro de Convivência Zoé Gueiros, Flávio Pereira Passos
2020, Qualificação de Doutorado Historia e Historiografia na Amazonia: Manaus e Belem entre a nacao e a regiao (1930-1954), LUCILVANA FERREIRA BARROS
2020, Qualificação de Mestrado
Um Estudo sobre a Avaliacao em Larga Escala no Trabalho da Coordenacao Pedagogica nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
, JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado
O LUGAR DAS COORDENACOES PEDAGOGICAS NA EDUCACAO BASICA E RELACOES RACIAIS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES
, SINARA BERNARDO DIAS
2020, Dissertação de Mestrado A Cidadania da Tolerancia: As representacoes do Indio brasileiro nos livros didaticos de Historia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didatico (1996-2016), TAISSA CORDEIRO BICHARA
2020, Dissertação de Mestrado OS INDIOS NO ENSINO ESCOLAR DE HISTORIA DO BRASIL: SEUS LUGARES, SUAS REPRESENTACOES (XIX-XXI)., LEONARDO CASTRO NOVO
2020, Dissertação de Mestrado O lugar das coordenações pedagógicas na Educação Básica e relações raciais: um estudo em escolas paraenses, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Lucélia de Moraes Braga Bassalo
2019, Dissertação de Mestrado A Colonizacao Morubixaba: a construcao do Principalato Indigena na Amazonia Colonial (seculo XVII e XVIII), MARCEL ROLIM DA SILVA
2019, Dissertação de Mestrado A colonização morubixaba: a construção do principalato indígena na amazônia colonial (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Patrícia Melo Sampaio, Karl Heinz Arenz
2019, Qualificação de Mestrado OS INDIOS NO ENSINO ESCOLAR DE HISTORIA DO BRASIL: SEUS LUGARES, SUAS REPRESENTACOES (XIX-XXI)., LEONARDO CASTRO NOVO
2019, Qualificação de Mestrado O INDIO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDATICOS (1996-2017): GUERRAS DE HISTORIA, CIDADANIA E DEMANDAS DO TEMPO PRESENTE., TAISSA CORDEIRO BICHARA
2019, Qualificação de Mestrado As narrativas didaticas sobre as entradas e bandeiras nos livros didaticos consumidos na regiao norte. (1996-2016), ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
2019, Qualificação de Mestrado Relações étnico-raciais, saber historiográfico, saber histórico escolar no ensino de História da Universidade Federal do Pará, Mauro Cezar Coelho, Raquel Amorim dos Santos, Ana Paula Vieira e Souza, Cesar Augusto Martins de Souza
2019, Dissertação de Mestrado A Formacao Inicial para a Escola Basica na Licenciatura em Letras - Lingua Portuguesa, Campus Belem/UFPA., MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
2019, Qualificação de Mestrado Saude no Envelhecimento: Dialogando com as frequentadoras do Centro de Convivencia Zoe Gueiros, FLAVIO PEREIRA PASSOS
2019, Qualificação de Mestrado A (In) Visibilidade Dos Povos Indigenas nas Escolas Basica Frente a Lei Nº 11645/2008., RADANES AURELIO LIMA VALE
2019, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre o lugar das coordenacoes pedagogicas na educacao basica em tres escolas paraense, SINARA BERNARDO DIAS
2019, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre o lugar das coordenações pedagógicas na educação básica em três escolas paraenses, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Lucélia de Moraes Braga Bassalo
2019, Tese Doutorado GENTE DE GUERRA, FRONTEIRA E SERTAO: INDIOS E SOLDADOS NA CAPITANIA DO PARA (PRIMEIRA METADE DO SECULO XVIII), WANIA ALEXANDRINO VIANA
2019, Tese Doutorado Gente de Guerra, Fronteira e Sertão: índios e soldados na Capitania do Pará (primeira metade do século XVIII), Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Décio Marco Antônio de Alencar Guzmán, Ãngela Maria Vieira Domingues, Carlos Augusto de Castro Bastos
2019, Qualificação de Mestrado Saude no Envelhecimento: Dialogando com as frequentadoras do Centro de Convivencia Zoe Gueiros, FLAVIO PEREIRA PASSOS
2019, Dissertação de Mestrado
Um estudo sobre a formacao do professor de historia para a escola basica: o curso de licenciatura em historia da UFPA, campus Belem (2011-2018)
, ERITA EVELIN DA SILVA SILVA
2019, Qualificação de Mestrado UMA ELITE PARA OS SERTOES: OS PRINCIPAIS INDIGENAS DO DIRETORIO (1757-1798), MARCEL ROLIM DA SILVA
2019, Qualificação de Mestrado Navegando entre as margens da curva do rio: as possibilidades de uma teoria dos sistemas juridicos indigenas, VINICIUS DA SILVA MACHADO
2019, Qualificação de Mestrado Navegando entre as margens da curva do rio: as possibilidades de uma teoria dos sistemas jurídicos indígenas, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Katiane Silva, Zélia Amador de Deus
2018, Tese Doutorado Politicas Afirmativas para Povos Indigenas - sob o olhar dos protagonistas, EDIMAR ANTONIO FERNANDES
2018, Qualificação de Mestrado Mapas: usos e possibilidades no ensino de Historia., CAROLINA TEIXEIRA PINA
2018, Qualificação de Doutorado FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS RELAÇÕES RACIAIS: produção do conhecimento em teses e dissertações (2004 ? 2018), Felipe Alex Santiago Cruz
2018, Qualificação de Doutorado FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS RELACOES RACIAIS: PRODUCAO DO CONHECIMENTO EM TESES E DISSERTACOES (2004 - 2018), FELIPE ALEX SANTIAGO CRUZ
2018, Qualificação de Mestrado POVOS INDÍGENAS E ENSINO DE HISTÓRIA: uma proposta de fichas temáticas para o ensino da História Indígena no Maranhão, Edilene Pereira Vale
2018, Dissertação de Mestrado Guia Histórico: história, roteiros de lugares e memórias da cidade, Ângela Maria dos Anjos Nascimento
2018, Dissertação de Mestrado Escavando conhecimentos:patrimônio arqueológico Maracá no Ensino de História no Amapá, Jackeline Samara Maciel da Silva
2018, Qualificação de Mestrado Os Estudos sobre Educação e Relações Étnico-Raciais no Norte do Brasil: um campo em formação, Luciene Reis Silva
2018, Qualificação de Doutorado Movimentos indigenas e ensino superior: o protagonismo indigena na luta pela educacao na Amazonia brasileira (1981 - 2017)., FERNANDO ROQUE FERNANDES
2018, Qualificação de Mestrado A formação de professores para Educação Básica: entre a legislação e a representação dos discentes nos cursos de Linguística, Letras e Artes, na UFPA, Mirna Monaliza Braga Santos
2018, Qualificação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES NA UFPA: Representacoes sociais dos discentes das areas de Ciencias Biologicas, Ciencias da Saude, Ciencias Exatas e da Terra, e Ciencias Humanas., ERITA EVELIN DA SILVA SILVA
2018, Qualificação de Mestrado
A FORMACAO DE PROFESSORES PARA EDUCACAO BASICA: ENTRE A LEGISLACAO E A REPRESENTACAO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LINGUISTICA, LETRAS E ARTES, NA UFPA.
, MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
2018, Qualificação de Mestrado A formação de professores para Educação Básica: entre a legislação e a representação dos discentes nos cursos de Linguística, Letras e Artes na UFPA, Mirna Monaliza Braga Santos
2018, Qualificação de Mestrado Formação inicial de professores na UFPA: representações sociais dos discentes das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Érita Evelin da Silva Silva
2018, Qualificação de Mestrado Formação Inicial de professores na UFPA: representações sociais dos discentes das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Érita Evelin da Silva Silva
2018, Dissertação de Mestrado Um estudo sobre o estado do conhecimento no tocante à implementação da Lei n. 10.639/2003 na Educação Básica (2009-2016), Marcela Silva da Conceição
2018, Dissertação de Mestrado Um estudo sobre o estado do conhecimento o tocante à implementação da Lei n. 10.639/03 na Educação Básica (2009-2016), Marcela Silva da Conceição
2018, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NO TOCANTE A IMPLEMENTACAO DA LEI N. 10.639/2003 NA EDUCACAO BASICA (2009-2016), MARCELA SILVA DA CONCEIÇÃO
2017, Dissertação de Mestrado O DISCURSO LEGAL SOBRE A CONFORMACAO DOS SABERES ESCOLARES NO ENSINO MEDIO, RAFAEL DA SILVA SALDANHA
2017, Dissertação de Mestrado "Entre índios e verbetes: a política linguística na Amazônia portuguesa e a produção de dicionários em Língua Geral por jesuítas centro-europeus (1720-1759)", Mauro Cezar Coelho, Karl Heinz Arenz, José Alves de Souza Júnior, Maria Cândida Drumond Mendes Barros, Fernando Luiz Tavares Marques
2017, Dissertação de Mestrado Para o governo do sal, tainhas e dos indios. As salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhao e Para., MARINA HUNGRIA NOBRE
2017, Dissertação de Mestrado Para o governo da sal, tainhas e dos índios: as salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhão e Pará, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Almir Diniz de Carvalho Júnior, Karl Heinz Arenz
2017, Dissertação de Mestrado Para o governo do sal, tainhas e dos indios. As salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhao e Para., MARINA HUNGRIA NOBRE
2017, Qualificação de Doutorado O cacau e a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Ãngela Maria Vieira Domingues
2017, Qualificação de Mestrado O cacau e a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Ãngela Maria Vieira Domingues
2017, Qualificação de Doutorado O cacau e a Companhia Geral de Comercio do Grao-Para e Maranhao, FREDERIK LUIZI ANDRADE DE MATOS
2017, Tese Doutorado O Tempo dos Regulos: o contrabando de indios na Amazonia Portuguesa (c-1700 c -1750)., DYSSON TELES ALVES
2017, Dissertação de Mestrado O ensino de história africana e afro-brasileira à luz do debate pós-colonial: estado da arte da produção final dos discentes nos programas de pós-graduação em História das regiões Norte e Centro-Oeste (1998-2012), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Renilson Rosa Ribeiro, Marcelo Fronza
2017, Qualificação de Doutorado COSTURANDO REDES: A PARTICIPACAO DE OFICIAIS INDIGENAS NA SOCIEDADE CORPORATIVA PORTUGUESA (CAPITANIA DA PARAIBA, SEC. XVI-XVII), JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA
2017, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre as producoes academicas no tocante a implementacao da Lei n. 10.639/2003 na educacao basica., MARCELA SILVA DA CONCEIÇÃO
2017, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre as produções acadêmicas no tocante a implementação da lei nº 10.639/2003 na Educação Básica, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Josebel Akel Fares, Márcio Raiol-Santos
2016, Dissertação de Mestrado O discurso legal sobre a conformação dos saberes escolares no Ensino Médio (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Magda Ricci
2016, Monografia de Especialização O uso de textos literários no ensino das relações étnico-raciais (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização A problematização dos moldes de estética: uma proposta de abordagem histórica para a ressignificação dos padrões de beleza referenciados a partir da estética eurocêntrica, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Cultura e relações étnico-raciais - a utilização das história em quadrinhos na escola como objeto de informação e reflexão, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma J. Brito Soares, Felipe Alex Santiago Cruz
2016, Monografia de Especialização O uso de textos literários no ensino das relações étnico-raciais, Brenda Arine Santos Sales; Carlos Alessandro Pereira dos Santos
2016, Monografia de Especialização Cultura e relações étnico-raciais: a utilização das histórias em quadrinhos na escola como objeto de informação e reflexão, Elaine Izela Ribeiro Lemos; Moysés Damasceno Carvalho
2016, Monografia de Especialização Imagens da cultura Negra: uma exposição fotográfica na Escola Profª. Marta da Conceição, Belúcia Pereira de Souza Costa
2016, Monografia de Especialização A problematização dos moldes de estética: uma proposta de abordagem histórica para a ressignificação dos padrões de beleza referenciados a partir da estética eurocêntrica, Exerton Henrique Lopes Pinto; Luiz Felipe Pristes da Costa
2016, Monografia de Especialização Imagens da Cultura Negra: uma exposição fotográfica na Escola Prof.ª Marta da Conceição (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Circuito saberes dos povos indígenas como produção científica: projeto de intervenção com estudantes do Ensino Fundamental do 9º Ano, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Rhuan Carlos dos Santos Lopes
2016, Monografia de Especialização A questão étnico-racial e vivências pedagógicas: tecendo novos olhares, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Rhuan Carlos dos Santos Lopes
2016, Monografia de Especialização O rótulo negativo: uso de apelidos pejorativos como reprodução e manutenção de preconceito e da discriminação, Lohana Carneiro da Costa; Luan Barbosa da Silva
2016, Monografia de Especialização A valorização das relações étnico-raciais no ambiente escolar: estratégias pedagógicas para promoção da cultura afro-brasileira (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Educação patrimonial para valorização da diversidade: [re]conhecendo a história e a cultura local (comunidade do Cocal, Tracuateua - Pará) [Presidente}, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem, Marcos Vinícius Valente Bararuá; Radanés Aurélio Lima Vale
2016, Monografia de Especialização Histórias em quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização O rótulo negativo: uso de apelidos pejorativos como reprodução e manutenção de preconceito e da discriminação (presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Histórias em Quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia, Leonardo Castro Novo; Marcus dos Reis Ferreira
2016, Monografia de Especialização A valorização das relações étnico-raciais no ambiente escolar: estratégias pedagógicas para promoção da cultura afro-brasileira, Manoel R. Pantoja, Sonia M. P. B. Cabral; Wagner C. Batista
2016, Monografia de Especialização Educação patrimonial para a valorização da diversidade: [re]conhecendo a história e a cultura local (comunidade do Cocal, Tracuateua - Pará), Danilo Gustavo Silveira Asp
2016, Monografia de Especialização Circuito de (des)construção de identidades nacionais: projeto de intervenção com estudantes do Ensino Fundamental 6º ano ao 9º ano, Alessandra C. de Macêdo Bertasso e Thiago F. Lima Bitencour
2016, Monografia de Especialização Tecidos africanos na escola, Bruna Safíra Araújo Costa e Élida de Sousa Peres
2016, Monografia de Especialização A questão étnico-racial e vivências pedagógicas: tecendo novos olhares, Jane da Cruz Paula Neves e Maria Domingas Matos Monteiro
2016, Monografia de Especialização Na Trilha das relações raciais no Abacatal: o desafio da Lei nº 10.639/03, Elbia Cunha de Souza e Michelly Dayane Soares Nogueira
2016, Monografia de Especialização Memórias e saberes em terra de quilombos: a narrativa como suporte didático nas discussões sobre identidade, Odaleia B. de Queiroz e Patrícia F. G. Marques de Oliveira
2016, Monografia de Especialização Formação continuada e prática docente: reflexões e ações na questão das relações étnico-raciais nas escolas da USE 01, Marcelo Augusto Vilaça de Lima e Sheila Maués Autiello
2016, Monografia de Especialização Formação continuada para professores não-indígenas para uma educação escolar intercultural em escolas indígenas, Denis Felhipe Souza Melo; Elizete Souza Melo
2016, Monografia de Especialização Para uma educação étnico-racial: a desconstrução de discursos e práticas através de audiovisuais, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Cultura Juvenil e diversidade: uma ação no combate ao preconceito, Diego R. Oliveira do Carmo; Maria Eunice Monteiro Marinho
2016, Monografia de Especialização Cultura juvenil e diversidade: uma ação no combate ao preconceito (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Fernando Roque Fernandes
2016, Monografia de Especialização Para uma educação étnico-racial: a desconstrução de discursos e práticas através de audiovisuais, Adriano Craveiro de Oliveira; Daniely Santiago Teixeira
2016, Monografia de Especialização Valorização da identidade negra por meio da leitura mediada,
2016, Monografia de Especialização Formação continuada de professores quilombolas em ênfase em práticas pedagógicas,
2016, Monografia de Especialização A representatividade da identidade da mulher negra no Brasil, Ester Azevedo da Fonseca e Thais de Lima Lins
2016, Monografia de Especialização Lei nº 10.639/03 e gibis na Escola de Ensino Fundamental: ingênuas comédias, construções racistas, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma J. Brito Soares, Felipe Alex Santiago Cruz
2016, Monografia de Especialização Formação continuada em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental: práticas pedagógicas de combate ao racismo, preconceito e discriminação racial, Antônio L. Parlandin dos Santos e Keila de J. Morais Lobato
2016, Monografia de Especialização Desconstrução de preconceito e violência no ambiente escolar,
2016, Monografia de Especialização O protagonismo social contemporâneo do(a) negro(a) na mídia televisiva, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma J. Brito Soares, Felipe Alex Santiago Cruz
2016, Monografia de Especialização O uso dos jogos africanos como recurso no Ensino Fundamental, Jorgeana L. da Silva Furtado e Jucely N. da Silva Martins
2016, Monografia de Especialização A identidade negra a partir da data comemorativa 20 de novembro, Flaíza Gomes Paz e Luanda dos Santos Viana
2016, Monografia de Especialização Árvore genealógica, identidade e diferença no espaço escolar, Joaneide Ferreira Maués e Rosiane Pantoja Ribeiro
2016, Monografia de Graduação Os mapas e o ensino de Historia, CAROLINA TEIXEIRA PINA
2016, Monografia de Graduação Os mapas e o ensino de história, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Franciane Gama Lacerda
2016, Qualificação de Mestrado A expansao da fronteira de colonizacao luso-brasileira nos sertoes orientais e ocidentais do Maranhao e Piaui, SAMIR LOLA ROLAND
2016, Dissertação de Mestrado OS DIRETORES DE POVOACOES: SERVICOS E TRANSGRESSOES NO GRAO-PARA DO DIRETORIO DOS INDIOS (1757-1798), VINICIUS ZÚNIGA MELO
2016, Dissertação de Mestrado Os diretores de povoações: serviços e transgressões no Grão-Pará do Diretório dos Índios (1757-1798) (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Patrícia Melo Sampaio, José Alves de Souza Júnior, Paulo Cavalcante de Oliveira Júnior
2016, Dissertação de Mestrado Entre a liberdade e o cativeiro: a junta das missões e os índios na Capitania do Maranhão (1720-1757), Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Maria Adelina Baptista Amorim
2016, Qualificação de Mestrado Entre a liberdade e o cativeiro: a junta das Missões e os Índios na Capitania do Maranhão (1720-1757), André Luis Bezerra Ferreira
2016, Qualificação de Doutorado Gente de Guerra, fronteira e sertão: índios e soldados na capitania do Grão-Pará (1680-1755), Wania Alexandrino Viana
2016, Tese Doutorado "Eles são indígenas e nós também": pertenças e identidades étnicas entre Xypaia e Kuruaya em Altamira/PA, Francilene de Aguiar Parente
2016, Qualificação de Doutorado Um estudo sobre a educação (formação) militar no Estado do Pará (1988-2010), Jesiane Calderaro
2015, Tese Doutorado De Sonhos ao Oguatá Guassu em busca da(s) Terra(s) Isenta(s) de Mal, Márcio Couto Henriques, Jane Felipe Beltrâo, Jorge Eremites de Oliveira, Cristina Donza Cancela, Mauro Cezar Coelho
2015, Tese Doutorado De Sonhos ao Oguata Guassu em busca da(s) Terra(s) Insenta(s) de Mal, ALMIRES MARTINS MACHADO
2015, Qualificação de Mestrado OS DIRETORES DE POVOACOES NO GRAO-PARA DO DIRETORIO DOS INDIOS (1757-1798): SERVICOS, ILICITUDES E RELACOES DE PODER, VINICIUS ZÚNIGA MELO
2015, Tese Doutorado Ciclopes e profetas no Vale Amazônico: visões de natureza no tempo das demarcações (1750-1799), Wesley Kettle
2015, Qualificação de Doutorado O Papel da mulher Mebengokre Xikrin Djudje-ko na continuacao de sua comunidade, diante do processo historico atual, MIRTES EMÍLIA ALMEIDA MANAÇAS
2015, Qualificação de Doutorado O papel da mulher Mebengokre Xikrin Djudje-ko na continuação de sua comunidade, diante do processo histórico atual, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Leila Mourão, Mauro Cezar Coelho
2015, Qualificação de Doutorado Gente de guerra, fronteira e sertao: indios e soldados na capitania do Grao-Para (1680-1755), WANIA ALEXANDRINO VIANA
2014, Monografia de Graduação O planejamento no Ensino de História: o que dizem os professores de História do Ensino Fundamental, Mirna Monalisa Braga Santos
2014, Qualificação de Mestrado Ocupacao e Abastecimento no Estado do Maranhao (1640-1750), MARINA HUNGRIA NOBRE
2014, Qualificação de Doutorado SECULO XVIII, O TEMPO DOS REGULOS: UM PODER PARALELO NA AMAZONIA PORTUGUESA (C. 1750-1755), DYSSON TELES ALVES
2014, Tese Doutorado A Educação Básica no Estado do Pará (1970-1985), Wilma de Nazaré Baía Coelho, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Moisés de Melo Santana, Maria José Aviz do Rosário, Mauro Cezar Coelho
2014, Tese Doutorado AS ESTRATEGIAS DISCURSIVAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR: O caso da Revista de Cultura do Para, ROSANGELA MARIA DE NAZARE BARBOSA E SILVA
2014, Tese Doutorado AS ESTRATEGIAS DISCURSIVAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR: O caso da Revista de Cultura do Para, ROSANGELA MARIA DE NAZARE BARBOSA E SILVA
2014, Tese Doutorado AS ESTRATEGIAS DISCURSIVAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR: O caso da Revista de Cultura do Para, ROSANGELA MARIA DE NAZARE BARBOSA E SILVA
2014, Dissertação de Mestrado A Nobreza na Capitania do Pará: sua composição e suas formas de exercício do poder local na primeira metade do século XVIII, Patrícia Melo Sampaio, Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Mauro Cezar Coelho
2014, Qualificação de Mestrado A empresa dos resgates e a administração fazendária no Estado do Maranhão (1688-1751), Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Mauro Cezar Coelho
2014, Tese Doutorado PARA ALEM, ATRAVES, DA FRONTEIRA E DO ACORDO: INTERACOES SOCIAIS NO OIAPOQUE., CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
2014, Dissertação de Mestrado DIS O INDIO...: OUTRA DIMENSAO DA LEI - POLITICAS INDIGENAS NO AMBITO DO DIRETORIO DOS INDIOS (1777-1798), RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS
2014, Qualificação de Doutorado A Nobreza na Capitania do Para: sua composicao e suas formas de exercicio do poder local na primeira metade do seculo XVIII, LUCIANA MARINHO BATISTA
2014, Qualificação de Mestrado A empresa dos resgates e a administracao fazendaria no Estado do Maranhao (1688-1751), TAMYRIS MONTEIRO NEVES
2013, Qualificação de Mestrado Politicas de Saude Indigena entre os Canela (Barra do Corda Maranhao/Brasil), CARLOS LOURENÇO DE ALMEIDA FILHO
2013, Dissertação de Mestrado O Nós da rede de 'Apaniguados': oficiais das câmaras e poder político no Estado do Maranhão (primeira metade do século XVIII), Rafael Chambouleyron, George Félix Cabral de Souza, Mauro Cezar Coelho
2013, Dissertação de Mestrado O NO DA REDE DE "APANIGUADOS": OFICIAIS DAS CAMARAS E PODER POLITICO NO ESTADO DO MARANHAO (PRIMEIRA METADE DO SECULO XVIII), DAVID SALOMAO SILVA FEIO
2013, Monografia de Graduação Um estudo sobre a lei nº. 10.639/03 na produção acadêmica - a Região Norte em perspectiva, Érita Evelin da Silva Silva
2013, Qualificação de Mestrado UMA ELITE PARA OS SERTOES: OS PRINCIPAIS INDIGENAS DO DIRETORIO (1757-1798), MARCEL ROLIM DA SILVA
2012, Dissertação de Mestrado OS CORPOS DE TRABALHADORES NA PROVINCIA DO GRAO-PARA: OUTROS SIGNIFICADOS PARA UMA POLITICA DE ARREGIMENTACAO DA MAO DE OBRA (1835-1840), PATRICIA RAIOL CASTRO DE MELO
2012, Qualificação de Doutorado Negro e Educação: a educação básica no Estado do Pará, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva
2012, Tese Doutorado Nos Confins Ocidentais da Amazônia Portuguesa - mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII, Francisco Jorge dos Santos
2012, Qualificação de Mestrado Nos anseios de um general: integracao do Grao-Para a politica do Imperio, PATRICIA RAIOL CASTRO DE MELO
2011, Qualificação de Mestrado A Camara Municipal como celeiro de contendas: o no da rede de "apaniguados", DAVID SALOMAO SILVA FEIO
2011, Dissertação de Mestrado FARINHA DE 'PAU' E DE 'GUERRA': OS USOS DA FARINHA NO EXTREMO NORTE (1722-1759), ROBERTO BORGES DA CRUZ
2008, Dissertação de Mestrado Os retratos dos Coudreau: Indios, Civilizacao e Miscigenacao atraves das lentes de um casal de visionarios que percorreu a Amazonia em busca do "Bom Selvagem" (1884 - 1899)., DURVAL DE SOUZA FILHO
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (17)
2020,Membro da Comissões Organizadora, Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História, Nacional, https://perspectivas2020.abeh.org.br/
2019,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Nacional, Instituto de Educação Matemática e Científica: Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Silva e Mauro Cezar Coelho
2018,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Revista Outrora
2018,Consultor ad hoc de revista científica, Manaus, Nacional, Revista Manduarisawa Revista Eletrônica Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas
2017,Consultor ad hoc de revista científica, Ponta Grossa, Nacional, Revista de História Regional
2016,Consultor ad hoc de revista científica, Belo Horizonte, Nacional, Temporalidades - Revista Discente do Programa de PósGraduação em História da UFMG
2015,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, SAO PAULO, Nacional, REVISTA HISTORIA HOJE
2015,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Estadual de Santa Catarina, Nacional, Evento
2015,Membro do Conselho Editorial, Ponta Grossa, Nacional, Revista de História Regional
2014,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Evento
2014,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, SAO PAULO, Nacional, REVISTA HISTORIA HOJE
2014,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Internacional, Evento
2014,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Evento
2014,Membro do Conselho Editorial, UNAIBEU, Nacional, Recôncavo Revista de História
2013,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, São Paulo, Nacional, Revista História Hoje
2012,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Evento
2012,Membro do Conselho Editorial, São Luís, Nacional, Revista Cadernos de Pesquisa
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (3)
2015, Associação Nacional de História, Diretor
2014, Associação Nacional de História, Diretor
2013, Associação Nacional de História, Diretor
Participação em Colegiados e Comissões (2)
Comissão Eleitoral para eleição da Direçaõd o IFCH, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(32)
A história de um passado injusto: povos indígenas, livro didático
e formação para cidadania., TAISSA CORDEIRO BICHARA ,
09/2017
A Ditadura Militar nos Livros Didáticos., JEFFERSON PLERES RIBEIRO E SILVA ,
09/2017
"Cultura Juvenil e Diversidade": uma ação no combate ao preconceito, DIEGO RAIMUNDO OLIVEIRA DO CARMO ,
10/2016
Para uma Educação Étnico-Racial: a desconstrução de discursos e práticas através de audiovisuais, ADRIANO CRAVEIRO DE OLIVEIRA ,
10/2016
Formação continuada para professores não indígenas para uma educação escolar intercultural em escolas indígenas, DENIS FELHIPE SOUZA MELO ,
10/2016
Formação continuada para professores não indígenas para uma educação escolar intercultural em escolas indígenas, ELIZETE SOUZA MELO ,
10/2016
Imagens da Cultura Negra: uma exposição fotográfica na Escola Prof.ª Marta da Conceição, BELÚCIA PEREIRA DE SOUZA COSTA ,
10/2016
"Cultura Juvenil e Diversidade": uma ação no combate ao preconceito, MARIA EUNICE MONTEIRO MARINHO ,
10/2016
Educação Patrimonial para Valorização da Diversidade: [Re] conhecendo a História e a cultura local (Comunidade do Cocal, Tracuateua- Pará, DANILO GUSTAVO SILVEIRA ASP ,
10/2016
Os Povos Indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem, MARCUS VINICIUS VALENTE BARARUA ,
10/2016
Histórias em Quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia, MARCUS DOS REIS FERREIRA ,
10/2016
Histórias em Quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia, LEONARDO CASTRO NOVO ,
10/2016
A Problematização dos Padrões de Beleza: uma proposta pedagógica para ressignificação das representações étnicas, LUIZ FELIPE PRISTES DA COSTA ,
10/2016
A Problematização dos Padrões de Beleza: uma proposta pedagógica para ressignificação das representações étnicas, EWERTON HENRIQUE LOPES PINTO ,
10/2016
JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O TRATO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS., MANOEL RODRIGUES PANTOJA ,
10/2016
JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O TRATO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS., WAGNER DE CASTRO BATISTA ,
10/2016
JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O TRATO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS., SONIA MARIA PANTOJA BARROS CABRAL ,
10/2016
Os Povos Indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem, RADANES AURELIO LIMA VALE ,
10/2016
A historiografia em vestes civis, o livro didático em trajes militares: a ditadura militar brasileira (1964-1985) em narrativas didáticas, de 1193 a 2013., JEFFERSON PLERES RIBEIRO E SILVA ,
02/2018
As narrativas didáticas sobre as Entradas e Bandeiras, no passado colonial, nos livros didáticos consumidos na Região Norte (1995-2016)., ANDRESSA DA SILVA GONCALVES ,
02/2018
A representação do índio nos sambas-enredo de Escolas de Samba: indícios do imaginário social sobre os povos indígenas., DANIEL MESQUITA TEIXEIRA LIMA ,
07/2019
O LUGAR DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CURRÍCULOS PRESCRITOS SOBA VIGÊNCIA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1996-2015), CAROLINA DO NASCIMENTO AVILA ,
12/2019
Relatório PIBID, FRANCISCO JORGE OLIVEIRA DA SILVA ,
12/2022
Relatório PIBIX, ANDREI LUCAS REIS VASCONCELOS ,
12/2022
Relatório PIBID, RONALDO DOS SANTOS FREIRE JUNIOR ,
12/2022
Formação de Professores de História no Pará e a Educação Étnico-Racial Projetos Políticos Pedagógicos à luz das modificações impostas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, RENATA BAIA DE SOUZA ,
12/2022
Relatório PIBIC, ITALO LUIS SOUZA DE SOUZA ,
12/2022
Relatório RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LUIZ ARMANDO PAES LOUREIRO VIANA ,
12/2022
A curiosidade matou o gato: um relato de experiência sobre o favoritismo dos discentes por Segunda Guerra Mundial, EMILLY DO SOCORRO TEIXEIRA CORDEIRO ,
12/2022
A curiosidade matou o gato: um relato de experiência sobre o favoritismo dos discentes por Segunda Guerra Mundial, LUCILIO DE MATOS ARAUJO BARBALHO ,
12/2022
A abolição da escravidão no Brasil presente no livro didático de história: reflexões acerca da relação entre material didático e currículo, PEDRO DIAS DE JESUS BRITO ,
02/2023
A BNCC HISTÓRIA EM PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID EM BELÉM DO PARÁ, BEATRIZ LOBO DA SILVA ,
03/2023
Orientações de Pós-Graduação (35)
Doutorado, MAYARA ROBERTA ARAUJO ROCHA, 08/2021
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, VINICIUS ZÚNIGA MELO, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, ANDREIA MARTEL TORRES, 08/2021
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, FERNANDO ROQUE FERNANDES, 03/2016
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA, 03/2015
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, LEONARDO CASTRO NOVO, 03/2020
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, TAISSA CORDEIRO BICHARA, 03/2020
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, RAFAEL DA SILVA SALDANHA, 03/2020
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS, 03/2017
- 08/2017
,
Finalizada em 08/2017