mauro cezar coelho

IFCH - INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, O lugar do ensino de história na produção de docentes de cursos de formação inicial em História em instituições públicas (2002-2019), FACHISTORI

Artigos (24)

  • 2022, Andressa da Silva Gonçalves, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , O bandeirante no livro didático: entre diversas narrativas (1997-2015), ISSN: 19800096
  • 2021, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!, ISSN: 19840411
  • 2021, Mauro Cezar Coelho , -Decifra-me ou te devoro!- - os desafios propostos pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores e as licenciaturas em História (2002-2019), ISSN: 21751803
  • 2020, GONÇALVES, ANDRESSA DA SILVA, Mauro Cezar Coelho , As narrativas didáticas sobre o bandeirante: entre a mitologia bandeirante e a crítica histórica, ISSN: 26747758
  • 2019, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE O SABER HISTÓRICO ESCOLAR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA, ISSN: 23181346
  • 2019, Mauro Cezar Coelho, Rafael da Silva Saldanha , Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil, ISSN: 14143488
  • 2018, Mauro Cezar Coelho, Helenice Aparecida Bastos Rocha , Paradoxos do protagonismo indígena na escrita escolar da História do Brasil, ISSN: 21751803
  • 2018, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA E A LEI 10.639/03 - PERCURSOS DE FORMAÇÃO PARA O TRATO COM A DIFERENÇA?, ISSN: 01024698
  • 2018, Mauro Cezar Coelho, PLERES RIBEIRO E SILVA, JEFFERSON , -Apesar de você, amanhã há de ser outro dia-? a oposição à ditadura militar em livros didáticos de História, ISSN: 24468215
  • 2017, COELHO, Mauro Cezar; BICHARA, Taissa Cordeiro , A história de um passado ?injusto?: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania., ISSN: 2359-2370
  • 2017, Mauro Cezar Coelho, Taissa Cordeiro Bichara , A história de um passado ?injusto?: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania, ISSN: 23592370
  • 2016, Mauro Cezar Coelho, Vinícius Zúniga Melo , Nem heróis, nem vilões: o lugar dos diretores de povoações nas dinâmicas de transgressão à lei do Diretório dos Índios (1757-1798), ISSN: 23169141
  • 2015, Mauro Cezar Coelho , Pode de branco, poder de índio, ISSN: 18084001
  • 2015, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar, ISSN: 2316901X
  • 2015, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação, ISSN: 22376569
  • 2015, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte, ISSN: 14143488
  • 2014, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática, ISSN: 22380302
  • 2014, Mauro Cezar Coelho , História Indígena - provocações para os historiadores, ISSN: 1679656X
  • 2013, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso, ISSN: 01044060
  • 2013, Mauro Cezar Coelho, Rafael Rogério Nascimento dos Santos , ?Monstruoso systema (...) intrusa e abusiva jurisdicção?: o Diretório dos Índios no discurso dos agentes administrativos coloniais (1777-1798), ISSN: 00348309
  • 2013, Maria Aparecida da Silva Bento, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho, Daniela Martins Pereira Fernandes , A Educação na Região Norte: apontamentos iniciais, ISSN: 21760675
  • 2013, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Música. raça e preconceito no Ensino Fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes, ISSN: 19811411
  • 2013, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho , 'Jogando verde e colhendo maduro': historiografia e saber histórico escolar no ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira, ISSN: 19849036
  • 2012, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho , Por linhas tortas: a Educação para a diversidade e a questão étnico-racial em escolas da Região Norte: entre virtudes e vícios, ISSN: 21772770

Publicação em Eventos (43)

  • 2021, Mauro Cezar Coelho, O perfil e o sentido da formação de professores de História: topografia de componentes curriculares curriculares de cursos em universidades públicas brasileiras (2002-2019), XI Seminário Nacional e XIII Seminário Regional sobre Formação de Professores/as e Relações Étnico-Raciais, Outros
  • 2021, Mauro Cezar Coelho, Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de história nas novas diretrizes para a formação de professores!, 31º Simpósio Nacional de História - História, verdade e tecnologia, Outros
  • 2020, Mauro Cezar Coelho, A formação para a Educação para as Relações Étnico-Raciais em Licenciaturas em História em universidades públicas, XI Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, Outros
  • 2020, Mauro Cezar Coelho, A Formação Inicial do professor de história, diante da Base Nacional Comum ? Formação de Professores: formação para a diferença?, XI Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, Outros
  • 2020, Andrei Vasconcelos Mauro Cezar Coelho, A Educação Pública para as Relações Étnico-raciais em Licenciaturas em História no Brasil, VI Seminário Internacional História & Historiografia, Outros
  • 2020, Jéssica Vasconcelos Bárbara Palha Mauro Cezar coelho, O trato da questão étnico-racial no ensino de História: entre o livro didático e a prática pedagógica, VI Seminário Internacional História & Historiografia, Outros
  • 2020, Mauro Cezar Coelho, Percalços de uma trajetória em disputa:dilemas, desafios e debates sobre a formação docente em História (2002-2019), VI Seminário Internacional História & Historiografia, Outros
  • 2020, Mauro Cezar Coelho, A formação de professores de história e as diretrizes nacionais para a formação docente, XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PE ?HISTÓRIA E MÍDIAS: NARRATIVAS EM DISPUTA, Outros
  • 2020, Mauro Cezar Coelho, A temática indígena na Educação Básica, Bate-Papo sobre Ensino de História, Outros
  • 2020, Mauro Cezar Coelho, A formação inicial do professor de História e a questão da Diversidade: dilemas e desafios, História: Tempos e Temas, Outros
  • 2019, Mauro Cezar Coelho, O período colonial na história ensinada na Escola: diálogos entre história e memória, IX Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia, Outros
  • 2018, Mauro Cezar Coelho, No Princípio: a colonização do Brasil nas narrativas didáticas ou o lugar do indígena na formação do Brasil, X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada de Ensino de História e Educação, Outros
  • 2018, Mauro Cezar Coelho, O Ensino de História Hoje: questões, debates e desafios, Aula Magna do ProfHistória - UNIFAP, Outros
  • 2017, COELHO, Mauro Cezar Coelho, Trabalho, educação e ensino de história na Amazônia: produção do saber histórico escolar sobre a diferença, III Jornada de História do Trabalho na Amazônia, Outros
  • 2017, COELHO, Mauro Cezar, Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanências do "mito das três raças", III Jornada de História do Trabalho na Amazônia, Outros
  • 2017, Mauro Cezar Coelho, Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanência do 'mito das três raças'., III Jornada de História do Trabalho na Amazônia, Outros
  • 2017, Fernando Roque Fernandes, Mauro Cezar Coelho, Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80, Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos, Trabalho Completo
  • 2017, COELHO, Mauro Cezar; SALDANHA, Rafael da Silva ; PENNA, Fernando de Araújo., Mesa Redonda - Currículo de História e Educação para a Diferença: limites e possibilidades de um currículo comum, Educar com Liberdade: currículo da Educação Básica e Educação para a Diferença, Outros
  • 2017, Mauro Cezar Coelho, A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de História - uma reflexão sobre o Ensino de História na Educação Básica, XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: história e democracia, Outros
  • 2017, Mauro Cezar Coelho, A História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão, Outros
  • 2017, FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar, Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80, Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos, Outros
  • 2016, Mauro Cezar Coelho, A Escola e as Licenciaturas em História: discutindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (qual seu lugar nos cursos de formação de professores de História?), XIII Encontro Estadual de História ANPUH-RS: Ensino, Direitos e Democracia, Outros
  • 2016, Mauro Cezar Coelho, Diligência e felicidade: a construção do saber em Alexandre Rodrigues Ferreira, I Seminário Amazônico de História e Natureza, Outros
  • 2015, Mauro Cezar Coelho, Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte, XXVIII Simpósio Nacional de História, Resumo
  • 2015, Mauro Cezar Coelho; Wilma Nazaré Baía Coelho, Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte, XVIII Simpósio Nacional de Historia - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios, Resumo
  • 2015, Mauro Cezar Coelho, A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação, II Simpósio de História em Estudos Amazônicos, Outros
  • 2015, Mauro Cezar Coelho, Formar para a cidadania no Brasil Contemporâneo: dilemas da formação docente, Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental, Outros
  • 2015, Mauro Cezar Coelho; Itamar Freitas; Helenice Bastos Rocha, Mesa Redonda - O livro didático de História hoje: prescrições e práticas nacionais e transnacionais, IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, Outros
  • 2014, Mauro Cezar Coelho, O Ensino de História: desafios contemporâneos, Fechamento do semestre letivo, Outros
  • 2014, Mauro Cezar Coelho, História e Cidadania: a formação do cidadão crítico, IX Encontro Regional de História, Outros
  • 2014, Mauro Cezar Coelho, A Educação Básica e a Formação do Professor de História: provocações a partir da Lei nº 11.645/08, Jornada de História - Currículo da Educação Básica e Formação do Historiador: questões atuais e perspectivas, Outros
  • 2014, Mauro Cezar Coelho, O Ensino de História e a formação para a cidadania: usos da história na Educação Básica, IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibiliddes, Outros
  • 2014, Mauro Cezar Coelho, Ensino de História: tendências e perspectivas, Semana Acadêmica de História - Ingressantes 2014, Outros
  • 2013, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, A lei no . 10.639/03 e consciência histórica: ensino de História e os desafios da Diversidade, XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social, Resumo
  • 2013, Mauro Cezar Coelho; Wilma de Nazaré Baía Coelho, A lei nº 10.639/03 e consciência histórica: ensino de história e os desafios da diversidade, XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, Trabalho Completo
  • 2013, Mauro Cezar Coelho, A Lei nº 11.645/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas, XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, Outros
  • 2013, Mauro Cezar Coelho, Mesa Redonda - Povos Indígenas e Ensino Superior, IV Seminário Nacional e VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais: estudos e pesquisas no Brasil, Outros
  • 2013, Mauro Cezar Coelho, A Lei nº 10.639/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas, Encontro Internacional sobre Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, Outros
  • 2013, Wilma de Nazaré Baía Coelho; Mauro Cezar Coelho, Hierarquias da Cor e Ensino de História: a lei nº. 10.639/03, 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, Outros
  • 2013, Mauro Cezar Coelho; Luana Guedes; Amélia Bemerguy, Mesa Redonda - Ministrando Estudos Amazônicos: limites e possibilidades da literatura didática, XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, Outros
  • 2012, Mauro Cezar Coelho; Renilson Rosa Ribeiro, Mesa Redonda - Ensino de História e Memória, III Seminário Internacional: História e Historiografia, Outros
  • 2012, Mauro Cezar Coelho, Paisagens nas fronteiras: natureza e sociedade nos confins da América Portuguesa, IV Encontro Internacional de História Colonial, Outros
  • 2012, Mauro Cezar Coelho, A presença da Igreja na conformação da cidade de Belém e na ocupação da Amazônia, A participação da Igreja na fundação de Belém, Outros

Capítulos de Livros (33)

  • 2022, O passado em sedimentos: currículo e cânone na narrativa histórica escolar - um ensaio de interpretação, Em defesa do Ensino de História, Mauro Cezar Coelho
  • 2022, Ensino de História e Formação para a Cidadania no Brasil Independente, A independência e o Brasil independente, Mauro Cezar Coelho
  • 2022, Temática indígena e ensino escolar de História: novas abordagens, antigos problemas, Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita, Mauro Cezar Coelho, Leonardo Castro Novo
  • 2021, Um tema lacunar na pesquisa histórica ? o conhecimento sobre estudantes da Educação Básica: ensaio de reconhecimento de estudantes de Escolas Públicas de Belém e o Ensino de História, História: memória, narrativa e ensino na Amazônia brasileira, Mauro Cezar Coelho
  • 2021, Desafios e dilemas da pesquisa sobre Educação para as relações étnico-raciais: o caso da temática indígena e o ensino de História, Ensino de História e suas práticas de pesquisa, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
  • 2021, IMPACTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA ? UMA ANÁLISE INICIAL, Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática, Mauro Cezar Coelho, Andrei Lucas Reis Vasconcelos, Francisco Jorge de Oliveira da Silva
  • 2021, Educação para as Relações Étnico-Raciais nos livros didáticos de História no Ensino Fundamental II, aprovados pelo PNLD (2008/202)', Educação Básica e Formação Inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos, Alan Bizerra Martins, Mauro Cezar Coelho
  • 2021, A formação para a Educação para as Relações Étnico-Raciais em licenciaturas em História em Universidades Públicas Brasileiras, Educação Básica e Formação Inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos, Mauro Cezar Coelho, Andrei Lucas Reis Vasconcelos
  • 2021, A lei do Diretório dos Índios (1757-1798), Em linhas tortas: os regimentos tutelares e os indígenas amazônicos (séculos XVII-XIX), Mauro Cezar Coelho, Vinícius Zúniga Melo
  • 2021, O trato com a diferença na BNCC e na formação de professores: respeitar ou conhecer?, Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Mauro Cezar Coelho
  • 2021, A figura Bandeirante nos discursos históricos e curriculares, Educação Básica e Formação Inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos, GONÇALVES, ANDRESSA DA SILVA; Coelho, Mauro Cezar
  • 2020, Notas sobre a formação docente ? o saber histórico escolar nos cursos de Formação de Professores de História, Africanidades e brasilidades ? direitos humanos e Políticas públicas, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
  • 2020, A formação docente ? o saber histórico escolar nos cursos de formação de professores de história, Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita : historiografia, memória e ensino 2020 de história afro-brasileira na contemporaneidade, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
  • 2019, A História Indígena no Ensino de História: princípios, desafios e perspectivas, Coleção História do Tempo Presente, Mauro Cezar Coelho
  • 2019, Ensino de História: uma incursão pelo campo, Cartografias da pesquisa em ensino de história, Mauro Cezar Coelho, Taissa Cordeiro Bichara
  • 2019, Diferença e Semelhança, Dicionário de Ensino de História, Mauro Cezar Coelho
  • 2019, Histórias indígenas: o uso de narrativas tradicionais nos processos de ensino e aprendizagem para as relações étnico-raciais na Educação Básica brasileira, Escola Básica e relações raciais, Paula Natasha Mendes Siqueira, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2019, Práticas esportivas indígenas nas aulas de Educação Física da Educação Básica: brincando e aprendendo a partir dos conhecimentos étnicos, Escola Básica e relações raciais, Radanés Aurélio Lima Vale, Renan Lima Vale, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2018, Educação Escolar Indígena na Região Norte: ensaio sobre o protagonismo indígena, Novas histórias dos povos indígenas no Brasil: territorialidades da escrita interdisciplinar indígena e não-indígena, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2018, "Ame-o ou emancipe-o": contradições da emancipação nos discursos, práticas e representações dos/sobre os povos indígenas no Brasil, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, Fernando Roque Fernandes, Mauro Cezar Coelho
  • 2018, Nos impasses da integração: representações e agências sociais acerca da tutela e emancipação dos índios no contexto do regime civil-militar no Brasil, Nas curvas do tempo : história e historiografia na Amazônia em debate, Fernando Roque Fernandes, Mauro Cezar Coelho
  • 2018, "Ame-o ou emancipe-o": contradições da emancipação nos discursos, práticas e representações dos/sobre os povos indígenas no Brasil., Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar
  • 2017, Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história., Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas., COELHO, Mauro Cezar.
  • 2017, Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história, Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas., Mauro Cezar Coelho
  • 2017, Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem, Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental - projeto de intervenção escolar, Marcus Vinicius Valente Bararuá, Radanés Aurélio Lima Vale, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2017, História em quadrinhos na Escola: diversidade e personagens na Amazônia, Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental: projetos de intervenção escolar, Leandro Castro Novo, Marcus dos Reis Ferreira, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Os índios do Brasil em perspectiva histórica: possibilidades de trabalhar a História Indígena em sala de aula, A diversidade em discussão: inclusão, ações afirmativas, formação e práticas docentes, Mauro Cezar Coelho, Vinícius Zúniga Melo
  • 2015, A educação para a diversidade e a questão étnico-racial: apontamentos para a análise de práticas em curso, Amazônia: mosaico de reflexões interdisciplinares., Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
  • 2015, O ensino de história e os desafios da diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos de implementação da lei nº 10.639/03, O Ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
  • 2013, Sociabilidades e hierarquias no Ensino Fundamental: música, cor e preconceito, Ensino em pesquisa: investigações sobre a educação das relações étnico-raciais, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
  • 2013, Moral da História: a representação do índio em livros didáticos, História: Que ensino é esse?, Mauro Cezar Coelho
  • 2012, Hierarquias em perspectiva na Escola: música, raça e preconceito no Ensino Fundamental, Trajetórias da Diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
  • 2012, Região Norte, Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/03, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho, Ivany Pinto Nascimento

Livros (8)

  • 2023, Desafios do combate ao racismo: a formação de professores de História em discussão, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho
  • 2021, Cartografia da Graduação: Censo da Formação Inicial em História (Licenciatura e Bacharelado) no Brasil, Mauro Cezar Coelho
  • 2018, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
  • 2018, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação., COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar
  • 2016, Do Sertão para o Mar - um estudo sobre a experiência portuguesa na América: o caso do Diretório dos Índios (1750-1798), Mauro Cezar Coelho
  • 2014, Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidades, cor e ensino de história, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
  • 2012, Trajetórias da Diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
  • 2012, Historiando o Pará, Mauro Cezar Coelho, Franciane Gama Lacerda

Textos Didáticos (2)

  • 2017, Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem, Marcus Vinicius Valente Bararuá, Radanés Aurélio Lima Vale, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2017, Histórias em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia, Leandro Castro Novo, Marcus dos Reis Ferreira, Mauro Cezar Coelho, Fernando Roque Fernandes

Participações em Bancas de Concursos (16)

  • 2020, Prêmio CAPES de Tese Edição 2020, Keila Grinberg, Joana Maria Pedro, GILVAN VENTURA DA SILVA, Valdei Lopes de Araújo, FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO, Laurindo Mekie Pereira, Eduardo Gusmão Quadros, Jeannie da Silva Menezes, Claudio Luiz Denipoti, Luciana Rosar Fornazari Klanovicz, Mauro Cezar Coelho
  • 2018, Comissão Eleitoral - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Mauro Cezar Coelho, Cezar Romeu de Almeida Quaresma, Tânia Mara de Melo, Norberto da Silva Marques, Paulo Maycon da Silva, Glaucilene Gomes
  • 2017, Premio Capes de Tese Edição 2017,
  • 2017, Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior - Universidade Federal do Amazonas, História do Brasil e Ensino de História
  • 2016, Banca de Seleção Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História, Postulantes à vaga no Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
  • 2016, Reconhecimento de Curso - 127567, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA 36748-Campus de Rolim de Moura Rolim de Moura/RO HISTÓRIA
  • 2016, Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior - Universidade Federal do Pará - Estágio de Docência, Estágio de Docência - Ciências Sociais e Humanidades para os anos iniciais e EJA
  • 2015, Autorização Vinculada a Credenciamento - 108722, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais III 61921-Campus Principal Tucano/BA HISTÓRIA
  • 2014, Autorização - 113103, FACULDADE AMADEUS 5516-Unidade SEDE Aracaju/SE HISTÓRIA
  • 2014, Reconhecimento de Curso - 105082, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO 6313-CAMPUS VII - CODÓ Codó/MA
  • 2014, Reconhecimento de Curso - 108562, UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA 46172-Campus Platanus Campos do Jordão/SP HISTÓRIA
  • 2014, Renovação de Reconhecimento de Curso - 103918, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 5525-CAMPUS SANTA MÔNICA Uberlândia/MG HISTÓRIA
  • 2013, Reconhecimento de Curso - 98.435, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA 36746-UNIDADE SEDE PORTO VELHO - CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO Porto Velho/RO ARQUEOLOGIA
  • 2013, Reconhecimento de Curso - 101514, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 3269-Campus Universitário Cidade do Recife Recife/PE ARQUEOLOGIA
  • 2012, Banca Examinadora do Processo Seletivo de Mestrado, Postulantes ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
  • 2012, Banca Examinadora do Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, Antonio Otaviano Vieira Júnior, Antonio Maurício Dias Costa, Karl Heinz Arenz, Mauro Cezar Coelho

Participações em Bancas de Cursos (163)

  • 2024, Tese Doutorado OS CURRICULOS NORTISTAS A LUZ DA BNCC: A EDUCACAO PARA ASRELACOES ETNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTORIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIAO NORTE (2015- 2022), ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
  • 2023, Qualificação de Doutorado ILUSTRES DA MNEMOSINE PARAENSE: ESTADO, INTELECTUAIS EDUCADORES E A CONFORMACAO DA MEMORIA HISTORICA DO PARA (1840-1990), LEONARDO CASTRO NOVO
  • 2023, Qualificação de Mestrado DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL E O CURRICULO DE HISTORIA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CHAVES/PARA, ANDREZA DA PAIXAO SILVA DOS SANTOS
  • 2023, Tese Doutorado "Melhores mestres ...": saberes indigenas e ciencia colonial no Vale Amazonico (seculo XVIII)., RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS
  • 2023, Qualificação de Mestrado EDUCACAO PARA AS RELACOES ETNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTACAO DA LEI 10.639/03 NO CURRICULO ESCOLAR DE BELEM/PA, QUELEM AFONSO KALLFMAN DE OLIVEIRA
  • 2023, Qualificação de Mestrado DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL E O CURRICULO DE HISTORIA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CHAVES/PARA, ANDREZA DA PAIXAO SILVA DOS SANTOS
  • 2023, Qualificação de Doutorado Entre o fato e a norma: a dimensao axiologica da Historia na Educacao Basica (1980 - 2020), TAISSA CORDEIRO BICHARA
  • 2022, Tese Doutorado ETNOGENESES E CIDADANIZACAO NO BRASIL: MOVIMENTOS INDIGENAS E EDUCACAO PARA A CIDADANIA NO TEMPO PRESENTE (1964-2021), FERNANDO ROQUE FERNANDES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A Educacao para as Relacoes Etnico-Raciais (ERER) e a Educacao Basica: o caso do Curso de Licenciatura em Pedagogia/IFPA., MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA
  • 2022, Tese Doutorado UM ESTUDO NOS PROJETOS POLITICO-PEDAGOGICOS SOBRE DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL NOS ANOS FINAISDO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE CIENCIAS., WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR
  • 2022, Qualificação de Mestrado Estudo Bibliografico acerca das producoes sobre jogos e Ensino de Historia, TADEU MOURA DE ALMEIDA
  • 2021, Qualificação de Mestrado Um Estudo sobre a Formacao de Professores para a Educacao das Relacoes Etnico-Raciais na Educacao Basica, Curso de Pedagogia: o caso dos IFES da Regiao Norte, MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA
  • 2021, Tese Doutorado “UM PAIS SELVAGEM” Os Mebengokre-Ira Amrayre e a fronteira Araguaia na segunda metade do seculo XIX, LAÉCIO ROCHA DE SENA
  • 2021, Qualificação de Mestrado Por outras narrativas históricas escolares: Utilizando conceitos de intelectuais indígenas nas aulas de História, Caio Tavares e Silva
  • 2021, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICACOES DA AVALIACAO EM LARGA ESCALA NA EDUCACAO BASICA EM BELEM-PA , JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado Um Estudo sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica,Curso de Pedagogia: o caso dos IFES da Região Norte, Maria Luiza Nunes da Silveira
  • 2021, Tese Doutorado A MOBILIDADE SOCIAL DAS LIDERANCAS INDIGENAS TABAJARA E POTIGUARA NA PARAIBA E DEMAIS CAPITANIAS DO NORTE DO BRASIL (SECULOS XVI - XVIII), JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA
  • 2021, Qualificação de Doutorado Redes de informacao e conhecimento no Vale Amazonico: Indios e a Historia Natural (XVIII-XIX), RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS
  • 2021, Qualificação de Doutorado Estudo(s) de Problemas Brasileiros: A historia de uma disciplina academica vigiada e conflituosa (1969-1993)., DAVISON HUGO ROCHA ALVES
  • 2021, Tese Doutorado A MOBILIDADE SOCIAL DAS LIDERANCAS INDIGENAS TABAJARA E POTIGUARA NA PARAIBA E DEMAIS CAPITANIAS DO NORTE DO BRASIL (SECULOS XVI - XVIII), JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado As narrativas didaticas sobre as entradas e bandeiras nos livros didaticos consumidos na regiao norte. (1996-2016), ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
  • 2020, Dissertação de Mestrado A (In) Visibilidade Dos Povos Indigenas nas Escolas Basica Frente a Lei Nº 11645/2008., RADANES AURELIO LIMA VALE
  • 2020, Dissertação de Mestrado Saude & Envelhecimento: dialogo com as frequentadoras do Centro de Convivencia Zoe Gueiros, FLAVIO PEREIRA PASSOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado Saúde & Envelhecimento: diálogo com as frequentadoras do Centro de Convivência Zoé Gueiros, Flávio Pereira Passos
  • 2020, Qualificação de Doutorado Historia e Historiografia na Amazonia: Manaus e Belem entre a nacao e a regiao (1930-1954), LUCILVANA FERREIRA BARROS
  • 2020, Qualificação de Mestrado Um Estudo sobre a Avaliacao em Larga Escala no Trabalho da Coordenacao Pedagogica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. , JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado O LUGAR DAS COORDENACOES PEDAGOGICAS NA EDUCACAO BASICA E RELACOES RACIAIS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES , SINARA BERNARDO DIAS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A Cidadania da Tolerancia: As representacoes do Indio brasileiro nos livros didaticos de Historia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didatico (1996-2016), TAISSA CORDEIRO BICHARA
  • 2020, Dissertação de Mestrado OS INDIOS NO ENSINO ESCOLAR DE HISTORIA DO BRASIL: SEUS LUGARES, SUAS REPRESENTACOES (XIX-XXI)., LEONARDO CASTRO NOVO
  • 2020, Dissertação de Mestrado O lugar das coordenações pedagógicas na Educação Básica e relações raciais: um estudo em escolas paraenses, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Lucélia de Moraes Braga Bassalo
  • 2019, Dissertação de Mestrado A Colonizacao Morubixaba: a construcao do Principalato Indigena na Amazonia Colonial (seculo XVII e XVIII), MARCEL ROLIM DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado A colonização morubixaba: a construção do principalato indígena na amazônia colonial (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Patrícia Melo Sampaio, Karl Heinz Arenz
  • 2019, Qualificação de Mestrado OS INDIOS NO ENSINO ESCOLAR DE HISTORIA DO BRASIL: SEUS LUGARES, SUAS REPRESENTACOES (XIX-XXI)., LEONARDO CASTRO NOVO
  • 2019, Qualificação de Mestrado O INDIO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDATICOS (1996-2017): GUERRAS DE HISTORIA, CIDADANIA E DEMANDAS DO TEMPO PRESENTE., TAISSA CORDEIRO BICHARA
  • 2019, Qualificação de Mestrado As narrativas didaticas sobre as entradas e bandeiras nos livros didaticos consumidos na regiao norte. (1996-2016), ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
  • 2019, Qualificação de Mestrado Relações étnico-raciais, saber historiográfico, saber histórico escolar no ensino de História da Universidade Federal do Pará, Mauro Cezar Coelho, Raquel Amorim dos Santos, Ana Paula Vieira e Souza, Cesar Augusto Martins de Souza
  • 2019, Dissertação de Mestrado A Formacao Inicial para a Escola Basica na Licenciatura em Letras - Lingua Portuguesa, Campus Belem/UFPA., MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado Saude no Envelhecimento: Dialogando com as frequentadoras do Centro de Convivencia Zoe Gueiros, FLAVIO PEREIRA PASSOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado A (In) Visibilidade Dos Povos Indigenas nas Escolas Basica Frente a Lei Nº 11645/2008., RADANES AURELIO LIMA VALE
  • 2019, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre o lugar das coordenacoes pedagogicas na educacao basica em tres escolas paraense, SINARA BERNARDO DIAS
  • 2019, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre o lugar das coordenações pedagógicas na educação básica em três escolas paraenses, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Lucélia de Moraes Braga Bassalo
  • 2019, Tese Doutorado GENTE DE GUERRA, FRONTEIRA E SERTAO: INDIOS E SOLDADOS NA CAPITANIA DO PARA (PRIMEIRA METADE DO SECULO XVIII), WANIA ALEXANDRINO VIANA
  • 2019, Tese Doutorado Gente de Guerra, Fronteira e Sertão: índios e soldados na Capitania do Pará (primeira metade do século XVIII), Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Décio Marco Antônio de Alencar Guzmán, Ãngela Maria Vieira Domingues, Carlos Augusto de Castro Bastos
  • 2019, Qualificação de Mestrado Saude no Envelhecimento: Dialogando com as frequentadoras do Centro de Convivencia Zoe Gueiros, FLAVIO PEREIRA PASSOS
  • 2019, Dissertação de Mestrado Um estudo sobre a formacao do professor de historia para a escola basica: o curso de licenciatura em historia da UFPA, campus Belem (2011-2018) , ERITA EVELIN DA SILVA SILVA
  • 2019, Qualificação de Mestrado UMA ELITE PARA OS SERTOES: OS PRINCIPAIS INDIGENAS DO DIRETORIO (1757-1798), MARCEL ROLIM DA SILVA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Navegando entre as margens da curva do rio: as possibilidades de uma teoria dos sistemas juridicos indigenas, VINICIUS DA SILVA MACHADO
  • 2019, Qualificação de Mestrado Navegando entre as margens da curva do rio: as possibilidades de uma teoria dos sistemas jurídicos indígenas, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Katiane Silva, Zélia Amador de Deus
  • 2018, Tese Doutorado Politicas Afirmativas para Povos Indigenas - sob o olhar dos protagonistas, EDIMAR ANTONIO FERNANDES
  • 2018, Qualificação de Mestrado Mapas: usos e possibilidades no ensino de Historia., CAROLINA TEIXEIRA PINA
  • 2018, Qualificação de Doutorado FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS RELAÇÕES RACIAIS: produção do conhecimento em teses e dissertações (2004 ? 2018), Felipe Alex Santiago Cruz
  • 2018, Qualificação de Doutorado FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS RELACOES RACIAIS: PRODUCAO DO CONHECIMENTO EM TESES E DISSERTACOES (2004 - 2018), FELIPE ALEX SANTIAGO CRUZ
  • 2018, Qualificação de Mestrado POVOS INDÍGENAS E ENSINO DE HISTÓRIA: uma proposta de fichas temáticas para o ensino da História Indígena no Maranhão, Edilene Pereira Vale
  • 2018, Dissertação de Mestrado Guia Histórico: história, roteiros de lugares e memórias da cidade, Ângela Maria dos Anjos Nascimento
  • 2018, Dissertação de Mestrado Escavando conhecimentos:patrimônio arqueológico Maracá no Ensino de História no Amapá, Jackeline Samara Maciel da Silva
  • 2018, Qualificação de Mestrado Os Estudos sobre Educação e Relações Étnico-Raciais no Norte do Brasil: um campo em formação, Luciene Reis Silva
  • 2018, Qualificação de Doutorado Movimentos indigenas e ensino superior: o protagonismo indigena na luta pela educacao na Amazonia brasileira (1981 - 2017)., FERNANDO ROQUE FERNANDES
  • 2018, Qualificação de Mestrado A formação de professores para Educação Básica: entre a legislação e a representação dos discentes nos cursos de Linguística, Letras e Artes, na UFPA, Mirna Monaliza Braga Santos
  • 2018, Qualificação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES NA UFPA: Representacoes sociais dos discentes das areas de Ciencias Biologicas, Ciencias da Saude, Ciencias Exatas e da Terra, e Ciencias Humanas., ERITA EVELIN DA SILVA SILVA
  • 2018, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DE PROFESSORES PARA EDUCACAO BASICA: ENTRE A LEGISLACAO E A REPRESENTACAO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LINGUISTICA, LETRAS E ARTES, NA UFPA. , MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
  • 2018, Qualificação de Mestrado A formação de professores para Educação Básica: entre a legislação e a representação dos discentes nos cursos de Linguística, Letras e Artes na UFPA, Mirna Monaliza Braga Santos
  • 2018, Qualificação de Mestrado Formação inicial de professores na UFPA: representações sociais dos discentes das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Érita Evelin da Silva Silva
  • 2018, Qualificação de Mestrado Formação Inicial de professores na UFPA: representações sociais dos discentes das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Érita Evelin da Silva Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado Um estudo sobre o estado do conhecimento no tocante à implementação da Lei n. 10.639/2003 na Educação Básica (2009-2016), Marcela Silva da Conceição
  • 2018, Dissertação de Mestrado Um estudo sobre o estado do conhecimento o tocante à implementação da Lei n. 10.639/03 na Educação Básica (2009-2016), Marcela Silva da Conceição
  • 2018, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NO TOCANTE A IMPLEMENTACAO DA LEI N. 10.639/2003 NA EDUCACAO BASICA (2009-2016), MARCELA SILVA DA CONCEIÇÃO
  • 2017, Dissertação de Mestrado O DISCURSO LEGAL SOBRE A CONFORMACAO DOS SABERES ESCOLARES NO ENSINO MEDIO, RAFAEL DA SILVA SALDANHA
  • 2017, Dissertação de Mestrado "Entre índios e verbetes: a política linguística na Amazônia portuguesa e a produção de dicionários em Língua Geral por jesuítas centro-europeus (1720-1759)", Mauro Cezar Coelho, Karl Heinz Arenz, José Alves de Souza Júnior, Maria Cândida Drumond Mendes Barros, Fernando Luiz Tavares Marques
  • 2017, Dissertação de Mestrado Para o governo do sal, tainhas e dos indios. As salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhao e Para., MARINA HUNGRIA NOBRE
  • 2017, Dissertação de Mestrado Para o governo da sal, tainhas e dos índios: as salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhão e Pará, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Almir Diniz de Carvalho Júnior, Karl Heinz Arenz
  • 2017, Dissertação de Mestrado Para o governo do sal, tainhas e dos indios. As salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhao e Para., MARINA HUNGRIA NOBRE
  • 2017, Qualificação de Doutorado O cacau e a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Ãngela Maria Vieira Domingues
  • 2017, Qualificação de Mestrado O cacau e a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Ãngela Maria Vieira Domingues
  • 2017, Qualificação de Doutorado O cacau e a Companhia Geral de Comercio do Grao-Para e Maranhao, FREDERIK LUIZI ANDRADE DE MATOS
  • 2017, Tese Doutorado O Tempo dos Regulos: o contrabando de indios na Amazonia Portuguesa (c-1700 c -1750)., DYSSON TELES ALVES
  • 2017, Dissertação de Mestrado O ensino de história africana e afro-brasileira à luz do debate pós-colonial: estado da arte da produção final dos discentes nos programas de pós-graduação em História das regiões Norte e Centro-Oeste (1998-2012), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Renilson Rosa Ribeiro, Marcelo Fronza
  • 2017, Qualificação de Doutorado COSTURANDO REDES: A PARTICIPACAO DE OFICIAIS INDIGENAS NA SOCIEDADE CORPORATIVA PORTUGUESA (CAPITANIA DA PARAIBA, SEC. XVI-XVII), JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA
  • 2017, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre as producoes academicas no tocante a implementacao da Lei n. 10.639/2003 na educacao basica., MARCELA SILVA DA CONCEIÇÃO
  • 2017, Qualificação de Mestrado Um estudo sobre as produções acadêmicas no tocante a implementação da lei nº 10.639/2003 na Educação Básica, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Josebel Akel Fares, Márcio Raiol-Santos
  • 2016, Dissertação de Mestrado O discurso legal sobre a conformação dos saberes escolares no Ensino Médio (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Magda Ricci
  • 2016, Monografia de Especialização O uso de textos literários no ensino das relações étnico-raciais (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização A problematização dos moldes de estética: uma proposta de abordagem histórica para a ressignificação dos padrões de beleza referenciados a partir da estética eurocêntrica, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Cultura e relações étnico-raciais - a utilização das história em quadrinhos na escola como objeto de informação e reflexão, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma J. Brito Soares, Felipe Alex Santiago Cruz
  • 2016, Monografia de Especialização O uso de textos literários no ensino das relações étnico-raciais, Brenda Arine Santos Sales; Carlos Alessandro Pereira dos Santos
  • 2016, Monografia de Especialização Cultura e relações étnico-raciais: a utilização das histórias em quadrinhos na escola como objeto de informação e reflexão, Elaine Izela Ribeiro Lemos; Moysés Damasceno Carvalho
  • 2016, Monografia de Especialização Imagens da cultura Negra: uma exposição fotográfica na Escola Profª. Marta da Conceição, Belúcia Pereira de Souza Costa
  • 2016, Monografia de Especialização A problematização dos moldes de estética: uma proposta de abordagem histórica para a ressignificação dos padrões de beleza referenciados a partir da estética eurocêntrica, Exerton Henrique Lopes Pinto; Luiz Felipe Pristes da Costa
  • 2016, Monografia de Especialização Imagens da Cultura Negra: uma exposição fotográfica na Escola Prof.ª Marta da Conceição (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Circuito saberes dos povos indígenas como produção científica: projeto de intervenção com estudantes do Ensino Fundamental do 9º Ano, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Rhuan Carlos dos Santos Lopes
  • 2016, Monografia de Especialização A questão étnico-racial e vivências pedagógicas: tecendo novos olhares, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Rhuan Carlos dos Santos Lopes
  • 2016, Monografia de Especialização O rótulo negativo: uso de apelidos pejorativos como reprodução e manutenção de preconceito e da discriminação, Lohana Carneiro da Costa; Luan Barbosa da Silva
  • 2016, Monografia de Especialização A valorização das relações étnico-raciais no ambiente escolar: estratégias pedagógicas para promoção da cultura afro-brasileira (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Educação patrimonial para valorização da diversidade: [re]conhecendo a história e a cultura local (comunidade do Cocal, Tracuateua - Pará) [Presidente}, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem, Marcos Vinícius Valente Bararuá; Radanés Aurélio Lima Vale
  • 2016, Monografia de Especialização Histórias em quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização O rótulo negativo: uso de apelidos pejorativos como reprodução e manutenção de preconceito e da discriminação (presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Histórias em Quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia, Leonardo Castro Novo; Marcus dos Reis Ferreira
  • 2016, Monografia de Especialização A valorização das relações étnico-raciais no ambiente escolar: estratégias pedagógicas para promoção da cultura afro-brasileira, Manoel R. Pantoja, Sonia M. P. B. Cabral; Wagner C. Batista
  • 2016, Monografia de Especialização Educação patrimonial para a valorização da diversidade: [re]conhecendo a história e a cultura local (comunidade do Cocal, Tracuateua - Pará), Danilo Gustavo Silveira Asp
  • 2016, Monografia de Especialização Circuito de (des)construção de identidades nacionais: projeto de intervenção com estudantes do Ensino Fundamental 6º ano ao 9º ano, Alessandra C. de Macêdo Bertasso e Thiago F. Lima Bitencour
  • 2016, Monografia de Especialização Tecidos africanos na escola, Bruna Safíra Araújo Costa e Élida de Sousa Peres
  • 2016, Monografia de Especialização A questão étnico-racial e vivências pedagógicas: tecendo novos olhares, Jane da Cruz Paula Neves e Maria Domingas Matos Monteiro
  • 2016, Monografia de Especialização Na Trilha das relações raciais no Abacatal: o desafio da Lei nº 10.639/03, Elbia Cunha de Souza e Michelly Dayane Soares Nogueira
  • 2016, Monografia de Especialização Memórias e saberes em terra de quilombos: a narrativa como suporte didático nas discussões sobre identidade, Odaleia B. de Queiroz e Patrícia F. G. Marques de Oliveira
  • 2016, Monografia de Especialização Formação continuada e prática docente: reflexões e ações na questão das relações étnico-raciais nas escolas da USE 01, Marcelo Augusto Vilaça de Lima e Sheila Maués Autiello
  • 2016, Monografia de Especialização Formação continuada para professores não-indígenas para uma educação escolar intercultural em escolas indígenas, Denis Felhipe Souza Melo; Elizete Souza Melo
  • 2016, Monografia de Especialização Para uma educação étnico-racial: a desconstrução de discursos e práticas através de audiovisuais, Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Cultura Juvenil e diversidade: uma ação no combate ao preconceito, Diego R. Oliveira do Carmo; Maria Eunice Monteiro Marinho
  • 2016, Monografia de Especialização Cultura juvenil e diversidade: uma ação no combate ao preconceito (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Jane Felipe Beltrâo, Fernando Roque Fernandes
  • 2016, Monografia de Especialização Para uma educação étnico-racial: a desconstrução de discursos e práticas através de audiovisuais, Adriano Craveiro de Oliveira; Daniely Santiago Teixeira
  • 2016, Monografia de Especialização Valorização da identidade negra por meio da leitura mediada,
  • 2016, Monografia de Especialização Formação continuada de professores quilombolas em ênfase em práticas pedagógicas,
  • 2016, Monografia de Especialização A representatividade da identidade da mulher negra no Brasil, Ester Azevedo da Fonseca e Thais de Lima Lins
  • 2016, Monografia de Especialização Lei nº 10.639/03 e gibis na Escola de Ensino Fundamental: ingênuas comédias, construções racistas, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma J. Brito Soares, Felipe Alex Santiago Cruz
  • 2016, Monografia de Especialização Formação continuada em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental: práticas pedagógicas de combate ao racismo, preconceito e discriminação racial, Antônio L. Parlandin dos Santos e Keila de J. Morais Lobato
  • 2016, Monografia de Especialização Desconstrução de preconceito e violência no ambiente escolar,
  • 2016, Monografia de Especialização O protagonismo social contemporâneo do(a) negro(a) na mídia televisiva, Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma J. Brito Soares, Felipe Alex Santiago Cruz
  • 2016, Monografia de Especialização O uso dos jogos africanos como recurso no Ensino Fundamental, Jorgeana L. da Silva Furtado e Jucely N. da Silva Martins
  • 2016, Monografia de Especialização A identidade negra a partir da data comemorativa 20 de novembro, Flaíza Gomes Paz e Luanda dos Santos Viana
  • 2016, Monografia de Especialização Árvore genealógica, identidade e diferença no espaço escolar, Joaneide Ferreira Maués e Rosiane Pantoja Ribeiro
  • 2016, Monografia de Graduação Os mapas e o ensino de Historia, CAROLINA TEIXEIRA PINA
  • 2016, Monografia de Graduação Os mapas e o ensino de história, Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Franciane Gama Lacerda
  • 2016, Qualificação de Mestrado A expansao da fronteira de colonizacao luso-brasileira nos sertoes orientais e ocidentais do Maranhao e Piaui, SAMIR LOLA ROLAND
  • 2016, Dissertação de Mestrado OS DIRETORES DE POVOACOES: SERVICOS E TRANSGRESSOES NO GRAO-PARA DO DIRETORIO DOS INDIOS (1757-1798), VINICIUS ZÚNIGA MELO
  • 2016, Dissertação de Mestrado Os diretores de povoações: serviços e transgressões no Grão-Pará do Diretório dos Índios (1757-1798) (Presidente), Mauro Cezar Coelho, Patrícia Melo Sampaio, José Alves de Souza Júnior, Paulo Cavalcante de Oliveira Júnior
  • 2016, Dissertação de Mestrado Entre a liberdade e o cativeiro: a junta das missões e os índios na Capitania do Maranhão (1720-1757), Mauro Cezar Coelho, Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Maria Adelina Baptista Amorim
  • 2016, Qualificação de Mestrado Entre a liberdade e o cativeiro: a junta das Missões e os Índios na Capitania do Maranhão (1720-1757), André Luis Bezerra Ferreira
  • 2016, Qualificação de Doutorado Gente de Guerra, fronteira e sertão: índios e soldados na capitania do Grão-Pará (1680-1755), Wania Alexandrino Viana
  • 2016, Tese Doutorado "Eles são indígenas e nós também": pertenças e identidades étnicas entre Xypaia e Kuruaya em Altamira/PA, Francilene de Aguiar Parente
  • 2016, Qualificação de Doutorado Um estudo sobre a educação (formação) militar no Estado do Pará (1988-2010), Jesiane Calderaro
  • 2015, Tese Doutorado De Sonhos ao Oguatá Guassu em busca da(s) Terra(s) Isenta(s) de Mal, Márcio Couto Henriques, Jane Felipe Beltrâo, Jorge Eremites de Oliveira, Cristina Donza Cancela, Mauro Cezar Coelho
  • 2015, Tese Doutorado “De Sonhos ao Oguata Guassu em busca da(s) Terra(s) Insenta(s) de Mal”, ALMIRES MARTINS MACHADO
  • 2015, Qualificação de Mestrado OS DIRETORES DE POVOACOES NO GRAO-PARA DO DIRETORIO DOS INDIOS (1757-1798): SERVICOS, ILICITUDES E RELACOES DE PODER, VINICIUS ZÚNIGA MELO
  • 2015, Tese Doutorado Ciclopes e profetas no Vale Amazônico: visões de natureza no tempo das demarcações (1750-1799), Wesley Kettle
  • 2015, Qualificação de Doutorado O Papel da mulher Mebengokre Xikrin Djudje-ko na continuacao de sua comunidade, diante do processo historico atual, MIRTES EMÍLIA ALMEIDA MANAÇAS
  • 2015, Qualificação de Doutorado O papel da mulher Mebengokre Xikrin Djudje-ko na continuação de sua comunidade, diante do processo histórico atual, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Leila Mourão, Mauro Cezar Coelho
  • 2015, Qualificação de Doutorado Gente de guerra, fronteira e sertao: indios e soldados na capitania do Grao-Para (1680-1755), WANIA ALEXANDRINO VIANA
  • 2014, Monografia de Graduação O planejamento no Ensino de História: o que dizem os professores de História do Ensino Fundamental, Mirna Monalisa Braga Santos
  • 2014, Qualificação de Mestrado Ocupacao e Abastecimento no Estado do Maranhao (1640-1750), MARINA HUNGRIA NOBRE
  • 2014, Qualificação de Doutorado SECULO XVIII, O TEMPO DOS REGULOS: UM PODER PARALELO NA AMAZONIA PORTUGUESA (C. 1750-1755), DYSSON TELES ALVES
  • 2014, Tese Doutorado A Educação Básica no Estado do Pará (1970-1985), Wilma de Nazaré Baía Coelho, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Moisés de Melo Santana, Maria José Aviz do Rosário, Mauro Cezar Coelho
  • 2014, Tese Doutorado AS ESTRATEGIAS DISCURSIVAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR: O caso da Revista de Cultura do Para, ROSANGELA MARIA DE NAZARE BARBOSA E SILVA
  • 2014, Tese Doutorado AS ESTRATEGIAS DISCURSIVAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR: O caso da Revista de Cultura do Para, ROSANGELA MARIA DE NAZARE BARBOSA E SILVA
  • 2014, Tese Doutorado AS ESTRATEGIAS DISCURSIVAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR: O caso da Revista de Cultura do Para, ROSANGELA MARIA DE NAZARE BARBOSA E SILVA
  • 2014, Dissertação de Mestrado A Nobreza na Capitania do Pará: sua composição e suas formas de exercício do poder local na primeira metade do século XVIII, Patrícia Melo Sampaio, Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Mauro Cezar Coelho
  • 2014, Qualificação de Mestrado A empresa dos resgates e a administração fazendária no Estado do Maranhão (1688-1751), Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Mauro Cezar Coelho
  • 2014, Tese Doutorado PARA ALEM, ATRAVES, DA FRONTEIRA E DO ACORDO: INTERACOES SOCIAIS NO OIAPOQUE., CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
  • 2014, Dissertação de Mestrado “DIS O INDIO...”: OUTRA DIMENSAO DA LEI - POLITICAS INDIGENAS NO AMBITO DO DIRETORIO DOS INDIOS (1777-1798), RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS
  • 2014, Qualificação de Doutorado A Nobreza na Capitania do Para: sua composicao e suas formas de exercicio do poder local na primeira metade do seculo XVIII, LUCIANA MARINHO BATISTA
  • 2014, Qualificação de Mestrado A empresa dos resgates e a administracao fazendaria no Estado do Maranhao (1688-1751), TAMYRIS MONTEIRO NEVES
  • 2013, Qualificação de Mestrado “Politicas de Saude Indigena entre os Canela (Barra do Corda Maranhao/Brasil)”, CARLOS LOURENÇO DE ALMEIDA FILHO
  • 2013, Dissertação de Mestrado O Nós da rede de 'Apaniguados': oficiais das câmaras e poder político no Estado do Maranhão (primeira metade do século XVIII), Rafael Chambouleyron, George Félix Cabral de Souza, Mauro Cezar Coelho
  • 2013, Dissertação de Mestrado O NO DA REDE DE "APANIGUADOS": OFICIAIS DAS CAMARAS E PODER POLITICO NO ESTADO DO MARANHAO (PRIMEIRA METADE DO SECULO XVIII), DAVID SALOMAO SILVA FEIO
  • 2013, Monografia de Graduação Um estudo sobre a lei nº. 10.639/03 na produção acadêmica - a Região Norte em perspectiva, Érita Evelin da Silva Silva
  • 2013, Qualificação de Mestrado UMA ELITE PARA OS SERTOES: OS PRINCIPAIS INDIGENAS DO DIRETORIO (1757-1798), MARCEL ROLIM DA SILVA
  • 2012, Dissertação de Mestrado OS CORPOS DE TRABALHADORES NA PROVINCIA DO GRAO-PARA: OUTROS SIGNIFICADOS PARA UMA POLITICA DE ARREGIMENTACAO DA MAO DE OBRA (1835-1840), PATRICIA RAIOL CASTRO DE MELO
  • 2012, Qualificação de Doutorado Negro e Educação: a educação básica no Estado do Pará, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva
  • 2012, Tese Doutorado Nos Confins Ocidentais da Amazônia Portuguesa - mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII, Francisco Jorge dos Santos
  • 2012, Qualificação de Mestrado Nos anseios de um general: integracao do Grao-Para a politica do Imperio, PATRICIA RAIOL CASTRO DE MELO
  • 2011, Qualificação de Mestrado A Camara Municipal como celeiro de contendas: o no da rede de "apaniguados", DAVID SALOMAO SILVA FEIO
  • 2011, Dissertação de Mestrado FARINHA DE 'PAU' E DE 'GUERRA': OS USOS DA FARINHA NO EXTREMO NORTE (1722-1759), ROBERTO BORGES DA CRUZ
  • 2008, Dissertação de Mestrado Os retratos dos Coudreau: Indios, Civilizacao e Miscigenacao atraves das lentes de um casal de visionarios que percorreu a Amazonia em busca do "Bom Selvagem" (1884 - 1899)., DURVAL DE SOUZA FILHO

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (17)

  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História, Nacional, https://perspectivas2020.abeh.org.br/
  • 2019,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Nacional, Instituto de Educação Matemática e Científica: Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Silva e Mauro Cezar Coelho
  • 2018,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro, Nacional, Revista Outrora
  • 2018,Consultor ad hoc de revista científica, Manaus, Nacional, Revista Manduarisawa – Revista Eletrônica Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas
  • 2017,Consultor ad hoc de revista científica, Ponta Grossa, Nacional, Revista de História Regional
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, Belo Horizonte, Nacional, Temporalidades - Revista Discente do Programa de PósGraduação em História da UFMG
  • 2015,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, SAO PAULO, Nacional, REVISTA HISTORIA HOJE
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Estadual de Santa Catarina, Nacional, Evento
  • 2015,Membro do Conselho Editorial, Ponta Grossa, Nacional, Revista de História Regional
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Evento
  • 2014,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, SAO PAULO, Nacional, REVISTA HISTORIA HOJE
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Internacional, Evento
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Evento
  • 2014,Membro do Conselho Editorial, UNAIBEU, Nacional, Recôncavo Revista de História
  • 2013,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, São Paulo, Nacional, Revista História Hoje
  • 2012,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Evento
  • 2012,Membro do Conselho Editorial, São Luís, Nacional, Revista Cadernos de Pesquisa

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (3)

  • 2015, Associação Nacional de História, Diretor
  • 2014, Associação Nacional de História, Diretor
  • 2013, Associação Nacional de História, Diretor

Participação em Colegiados e Comissões (2)

  • Comissão Eleitoral para eleição da Direçaõd o IFCH, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(32)

  • A história de um passado “injusto”: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania., TAISSA CORDEIRO BICHARA , 09/2017
  • A Ditadura Militar nos Livros Didáticos., JEFFERSON PLERES RIBEIRO E SILVA , 09/2017
  • "Cultura Juvenil e Diversidade": uma ação no combate ao preconceito, DIEGO RAIMUNDO OLIVEIRA DO CARMO , 10/2016
  • Para uma Educação Étnico-Racial: a desconstrução de discursos e práticas através de audiovisuais, ADRIANO CRAVEIRO DE OLIVEIRA , 10/2016
  • Formação continuada para professores não indígenas para uma educação escolar intercultural em escolas indígenas, DENIS FELHIPE SOUZA MELO , 10/2016
  • Formação continuada para professores não indígenas para uma educação escolar intercultural em escolas indígenas, ELIZETE SOUZA MELO , 10/2016
  • Imagens da Cultura Negra: uma exposição fotográfica na Escola Prof.ª Marta da Conceição, BELÚCIA PEREIRA DE SOUZA COSTA , 10/2016
  • "Cultura Juvenil e Diversidade": uma ação no combate ao preconceito, MARIA EUNICE MONTEIRO MARINHO , 10/2016
  • Educação Patrimonial para Valorização da Diversidade: [Re] conhecendo a História e a cultura local (Comunidade do Cocal, Tracuateua- Pará, DANILO GUSTAVO SILVEIRA ASP , 10/2016
  • Os Povos Indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem, MARCUS VINICIUS VALENTE BARARUA , 10/2016
  • Histórias em Quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia, MARCUS DOS REIS FERREIRA , 10/2016
  • Histórias em Quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia, LEONARDO CASTRO NOVO , 10/2016
  • A Problematização dos Padrões de Beleza: uma proposta pedagógica para ressignificação das representações étnicas, LUIZ FELIPE PRISTES DA COSTA , 10/2016
  • A Problematização dos Padrões de Beleza: uma proposta pedagógica para ressignificação das representações étnicas, EWERTON HENRIQUE LOPES PINTO , 10/2016
  • JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O TRATO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS., MANOEL RODRIGUES PANTOJA , 10/2016
  • JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O TRATO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS., WAGNER DE CASTRO BATISTA , 10/2016
  • JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O TRATO SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS., SONIA MARIA PANTOJA BARROS CABRAL , 10/2016
  • Os Povos Indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem, RADANES AURELIO LIMA VALE , 10/2016
  • A historiografia em vestes civis, o livro didático em trajes militares: a ditadura militar brasileira (1964-1985) em narrativas didáticas, de 1193 a 2013., JEFFERSON PLERES RIBEIRO E SILVA , 02/2018
  • As narrativas didáticas sobre as Entradas e Bandeiras, no passado colonial, nos livros didáticos consumidos na Região Norte (1995-2016)., ANDRESSA DA SILVA GONCALVES , 02/2018
  • A representação do índio nos sambas-enredo de Escolas de Samba: indícios do imaginário social sobre os povos indígenas., DANIEL MESQUITA TEIXEIRA LIMA , 07/2019
  • O LUGAR DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CURRÍCULOS PRESCRITOS SOBA VIGÊNCIA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1996-2015), CAROLINA DO NASCIMENTO AVILA , 12/2019
  • Relatório PIBID, FRANCISCO JORGE OLIVEIRA DA SILVA , 12/2022
  • Relatório PIBIX, ANDREI LUCAS REIS VASCONCELOS , 12/2022
  • Relatório PIBID, RONALDO DOS SANTOS FREIRE JUNIOR , 12/2022
  • Formação de Professores de História no Pará e a Educação Étnico-Racial – Projetos Políticos Pedagógicos à luz das modificações impostas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, RENATA BAIA DE SOUZA , 12/2022
  • Relatório PIBIC, ITALO LUIS SOUZA DE SOUZA , 12/2022
  • Relatório RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LUIZ ARMANDO PAES LOUREIRO VIANA , 12/2022
  • A curiosidade matou o gato: um relato de experiência sobre o favoritismo dos discentes por Segunda Guerra Mundial, EMILLY DO SOCORRO TEIXEIRA CORDEIRO , 12/2022
  • A curiosidade matou o gato: um relato de experiência sobre o favoritismo dos discentes por Segunda Guerra Mundial, LUCILIO DE MATOS ARAUJO BARBALHO , 12/2022
  • A abolição da escravidão no Brasil presente no livro didático de história: reflexões acerca da relação entre material didático e currículo, PEDRO DIAS DE JESUS BRITO , 02/2023
  • A BNCC HISTÓRIA EM PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID EM BELÉM DO PARÁ, BEATRIZ LOBO DA SILVA , 03/2023

Orientações de Pós-Graduação (35)

  • Doutorado, MAYARA ROBERTA ARAUJO ROCHA, 08/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, VINICIUS ZÚNIGA MELO, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ANDREIA MARTEL TORRES, 08/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, FERNANDO ROQUE FERNANDES, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, LEONARDO CASTRO NOVO, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, TAISSA CORDEIRO BICHARA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, RAFAEL DA SILVA SALDANHA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS, 03/2017 - 08/2017 , Finalizada em 08/2017
  • Doutorado, DYSSON TELES ALVES, 03/2012 - 05/2017 , Finalizada em 05/2017
  • Mestrado, ANDREI LUCAS REIS VASCONCELOS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PATRICIA RAIOL CASTRO DE MELO LOPES, 03/2009 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAFAEL ROGERIO NASCIMENTO DOS SANTOS, 03/2011 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DURVAL DE SOUZA FILHO, 03/2006 - 10/2008 , Finalizada em 10/2008
  • Mestrado, MIRTES EMILIA ALMEIDA LIMA, 03/2008 - 03/2010 , Finalizada em 03/2010
  • Mestrado, EVELINE ALMEIDA DE SOUSA, 03/2009 - 08/2011 , Finalizada em 08/2011
  • Mestrado, VINICIUS ZÚNIGA MELO, 03/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAFAEL DA SILVA SALDANHA, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCEL ROLIM DA SILVA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ITALO LUIS SOUZA DE SOUZA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LEONARDO CASTRO NOVO, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, TAISSA CORDEIRO BICHARA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANDRESSA DA SILVA GONCALVES, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RADANES AURELIO LIMA VALE, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, HUMBERTO DE CASTRO BRITO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, LUIZ FELIPE PRISTES DA COSTA, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, RADANES AURELIO LIMA VALE, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, LOHANA CARNEIRO DA COSTA, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, SONIA MARIA PANTOJA BARROS CABRAL, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, DENIS FELHIPE SOUZA MELO, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, DANILO GUSTAVO SILVEIRA ASP, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, BRENDA ARINE SANTOS SALES, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, LEONARDO CASTRO NOVO, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, ADRIANO CRAVEIRO DE OLIVEIRA, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016
  • Especialização, MARIA EUNICE MONTEIRO MARINHO, 10/2015 - 10/2016 , Finalizada em 10/2016

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.249