sandra nazare dias bastos

IECOS - INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS - BRAGANCA

Produção Intelectual

Artigos (24)

  • 2023, Deisiane Aviz do Nascimento, Sandra Nazaré Dias Bastos , CURRÍCULO ESCOLAR E AMAZÔNIA(S): formas de ver e pensar o contexto amazônico, ISSN: 19831579
  • 2023, Tais Amorim Furtado, Sandra Nazaré Dias Bastos , (En)cantar ciências: as músicas nas coleções didáticas de ciências da natureza para discutir problemas socioambientais, ISSN: 26193531
  • 2023, Taysa Silva Sousa, Sandra Nazaré Dias Bastos, Liandra Rayse Alves de Melo, Rosigleyse Corrêa de Sousa Félix, Nelane do Socorro Marques da Silva , Ensino-aprendizagem das ciências com jogos didáticos: uma experiência de iniciação ao ensino, ISSN: 26193531
  • 2023, Thais Viana das Chagas, Neyson Andriew Torres do Nascimento, Sandra Nazaré Dias Bastos , Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica, ISSN: 23597003
  • 2022, Antônio do Couto Reis Neto, Rosigleyse Corrêa de Sousa Félix, Sandra Nazaré Dias Bastos, Nelane do Socorro Marques Silva , Vozes silenciadas: perfil e singularidades dos educandos da educação de jovens e adultos, ISSN: 21769230
  • 2022, Sandra Nazaré Dias Bastos, Laina Costa de Carvalho, Nelane do Socorro Marques da Silva, Ariadne da Costa Peres , Educação ambiental, como e onde ensinar? Percepção de futuros professores de Biologia, ISSN: 26755416
  • 2022, Cleiciane Alves Luna, Leda Valéria Alves da Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos , A inclusão de alunos com baixa visão e o ensino de ciências: problematizações a partir do Estágio Supervisionado, ISSN: 26755416
  • 2021, NEVES, JOANA D'ARC VASCONCELOS, OLIVEIRA, GISLENE DA SILVA, Sandra Nazaré Dias Bastos , A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e Freire, ISSN: 01046829
  • 2021, Nadson Fernando Nunes Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos , 'Mais Respeito para Falar das Bichas': (RE)Existência na era digital ao som do coletivo Quebrada Queer, ISSN: 23183888
  • 2021, Flamilda de Moraes Paiva, Sandra Nazaré Dias Bastos , A fuga do padrão dicotômico de homem e mulher no filme A Garota Dinamarquesa, ISSN: 22388184
  • 2021, Sandra Nazaré Dias Bastos, Marcos Allan da Silva Linhares, Leda Valéria Alves da Silva , Problematizando a imposição de corpos femininos desejáveis nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, ISSN: 19821867
  • 2019, TAVARES, LÍVIA ALENCAR PACIFICO, Sandra Nazaré Dias Bastos , CONFLITO, AVENTURA E MISTICISMO: QUE AMAZÔNIAS SÃO NARRADAS EM FILMES DE FICÇÃO?, ISSN: 23181346
  • 2017, Sandra Nazaré Dias Bastos, Silvia Nogueira Chaves , Entre raízes aéreas e exoesqueletos: a produção de currículos de biologia, ISSN: 2525426X
  • 2016, Marcos Allan Linhares, Aílson Nunes Sales, Sandra Nazaré Dias Bastos , Aprendendo com modelos: a turma da Mônica e suas famílias, ISSN: 19821867
  • 2015, Sandra Nazaré Dias Bastos, CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA , O que é ser-biólogo? Com a palavra o facebook, ISSN: 19825153
  • 2014, Maria Eugênia da Silva Moura; Sônia Maria da Costa e Sandra Nazaré Dias Bastos , E por falar em piolho, o que fazem as professoras da educação Infantil de Capitão Poço-Pará?, ISSN: 23167025
  • 2014, Edileia Gaspar de Macedo; Francisca Neves dos Santos e Sandra Nazaré Dias Bastos , Consumo de álcool entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas da zona Rural do município de Cachoeira do Piriá (PA), ISSN: 23167025
  • 2014, Maria Marcilene Alves da Silva, Rosilene Mota de Lima, Sandra Nazaré Dias Bastos , PARASITOSES INTESTINAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ: CONHECER PARA EVITAR , ISSN: 19837011
  • 2013, Maria de Jesus Sousa e Sandra Nazaré Dias Bastos , Ensino de Ciências e alfabetização: casamento (im)possível?, ISSN: 978.85.9681.02.2
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos; Silvia Nogueira Chaves , Professor, pesquisador, cientista: os discursos que forjam professores de Ciências , ISSN: 978.85.9681.02.2
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos , A prevenção das parasitoses humanas: uma interface entre a Universidade e a Educação Básica através da disciplina FTM de Saúde e Meio Ambiente, ISSN: 2176-1396
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos , Etnociências na sala de aula: uma possibilidade para aprendizagem significativa, ISSN: 2176-1396
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos e Silvia Nogueira Chaves , Ser-Sujeito Biólogo: com a palavra o facebook!, ISSN: 2318924X
  • 2011, SOUSA, Rogério e BASTOS, Sandra Nazaré Dias , Discursos Epistemológicos de Afetividade como princípios de Racionalidade para a Educação Científica e Matemática, ISSN: 1415-2150

Publicação em Eventos (65)

  • 2019, MOTA, Thalles Ramon Reis; SOUSA, Cleydson José da Silva; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; FIGUEIREDO, Ana Hilda Mescouto; SILVA, Nelane do Socorro Marques, A importância de práticas significativas no processo de ensino-aprendizagem na EJA: um relato de experiência sobre a escala de pH, IV Congresso Nacional de Ciências da Natureza - CONCINAT, Resumo
  • 2019, Antônio do Couto Reis Neto, Sandra Nazaré Dias Bastos, Rosigleyse Corrêa de Sousa Felix, Jacicleyde Sampaio, Batalha Naval da Citologia: Jogos Didáticos como estratégia de Mediação da Aprendizagem no Ensino de Biologia na EJA, II Encontro Regional de Ensino de Biologia & II Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará, Resumo
  • 2019, REIS-NETO, Antônio do Couto; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sous; SAMPAIO, Jacicleyde, Aula de campo como instrumento didático-pedagógico para o ensino de Biologia em turmas de Jovens e Adultos (EJA), IV Congresso Nacional de Ciências da Natureza - CONCINAT, Resumo
  • 2019, Maysa Melo Lobão; Cleydson José da Silva Sousa; Thalles Ramon Reis Mota; Antônio Clemente de Lima Neto; Sandra Nazaré Dias Bastos; Nelane do Socorro Marques Silva; Ana Hilda Mescouto, GAME OF DNA: Uma proposta de jogo de tabuleiro para o Ensino de Genética Básica no 3ºano do Ensino Médio, II Encontro Regional de Ensino de Biologia & II Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará, Resumo
  • 2019, Liandra Rayse Alves de Melo, Maysa Melo Lobão, Antônio Clemente de Lima Neto, Cleydson José da Silva Sousa, Sandra Nazaré Dias Bastos, Nelane do Socorro Marques-Silva, Ana Hilda Mescouto, Atividades Lúdicas como forma de aprendizado em turmas de Jovens e Adultos, II Encontro Regional de Ensino de Biologia & II Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará, Resumo
  • 2019, BASTOS, Sandra Nazaré Dias, Histórico e Crescimento do Curso de Ciências Naturais, I Jornada do Instituto de Estudos Costeiros, Outros
  • 2019, Sandra Nazaré Dias Bastos, Rosigleyse Corrêa de Sousa Félix, Lilliane Miranda de Freitas, Rafaela Lebrego Araújo, Nelane do Socorro Marques da Silva, Integração Universidade-Escola: 10 anos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores de Ciências e Biologia, VI Encontro Internacional Casa das Ciências, Resumo
  • 2019, BASTOS, Sandra Nazaré Dias, Filme: Frida, Projeto de Extensão: Cineclube Aldeia e a Aprendizagem de História, Outros
  • 2017, SILVA, Nadson Fernando Nunes; SALES, Aílson Nunes, BASTOS, Sandra Nazaré Dias, Feminilidades e masculinidades: uma análise a partir de filmes infantis, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2017, SILVA, Nadson Fernando Nunes; SALES, Ailson Nunes; BASTOS, Sandra Nazaré Dias , Feminilidades e masculinidades: uma análise a partir de filmes infantis, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2017, LINHARES, Marcos Allan da Silva; BASTOS, Sandra Nazaré Dias, Família facebook: desconstruindo representações, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2017, Marcos Allan Linhares, Sandra Nazaré Dias Bastos, Família facebook: desconstruindo representações, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Trabalho Completo
  • 2017, LINHARES, Marcos Allan da Silva; BASTOS, Sandra Nazaré Dias, Família facebook: desconstruindo representações, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2017, Sandra Nazaré Dias Bastos, Como é produzido o olhar que me habita? Uma experiência na formação de professores de Ciências, 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, Resumo
  • 2017, SARRAF, Danielle Corrêa, BASTOS, Sandra Nazaré Dias, Magra e Feliz: Lições de Beleza da Revista Sou Mais Eu!, 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE), Trabalho Completo
  • 2017, LINHARES, Marcos Allan, BASTOS, Sandra Nazaré Dias , Família e relações de gênero: uma análise a partir das postagens na rede social facebook, VI Ciclo de Seminários Em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, Resumo
  • 2017, LINHARES, Marcos Allan da Silva; BASTOS, Sandra Nazaré Dias Bastos , Casamento em quadrinhos: sonho ou pesadelo?, VI Ciclo de Seminários Em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, Resumo
  • 2016, Sandra Nazaré Dias Bastos, CHAVES, SÍLVIA NOGUEIRA, A natureza feminina na Biologia: problematizando as questões de gênero a partir das redes sociais, V Congresso Internacional em Estudos Culturais, Trabalho Completo
  • 2016, Sandra Nazaré Dias Bastos e Ailson Nunes Sales, Luz, câmera, ação: hoje tem cinema na escola para discutir gênero, sexualidade, raça e etnia, Formação para Profissionais da Saúde, Outros
  • 2016, Nadson Fernando Nunes Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos, Sobre cor, poesia, docência e ensino de Ciências, FOCAR: Mostra Internacional de Formação Ciência e Arte, Resumo
  • 2016, Maicon Brito Moura, Deiviane de Cássia Carvalho, Aílson Nunes Sales, Antônio Cleudes Brito Rodrigues, Sandra Nazaré Dias Bastos, Cenas da Escola: exercitando o olhar docente, Mostra FOCAR: Mostra Internacional de Formação Ciência e Arte, Resumo
  • 2016, Sandra Nazaré Dias Bastos, Oficina de Planejamento Curricular - Currículo: diálogos e saberes educativos, Jornada Pedagógica 2016 - Bragança, Outros
  • 2015, Sandra Nazaré Dias Bastos, Silvia Nogueira Chaves, Do Laboratório à sala de Aula... sobre como se inventa o espaço do professor de ciências/biologia, II Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2015, Sandra Nazaré Dias Bastos e Silvia Nogueira Chaves, Do laboratório à sala de aula... Sobre como se inventa o espaço do professor de Ciências/Biologia, II Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2015, Sandra Nazaré Dias Bastos e Silvia Nogueira Chaves, Das telas à sala de aula: como se inventa um professor de Biologia?, X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2015, Aílson Nunes Sales, Nadson Fernando Nunes Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos, Fuga das Galinhas: analisando as narrativas de gênero., I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia do Campus de Bragança, Resumo
  • 2015, Maria de Jesus Sousa, Alfabetização científica e aprendizagem significativa: uma possibilidade nas séries iniciais, I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia do do Campus Universitário de Bragança, Resumo
  • 2015, REIS, Mariana Rodrigues; BASTOS, Sandra, Adoecimento docente: por que os professores faltam às aulas?, I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia do do Campus Universitário de Bragança, Resumo
  • 2015, Marcos Allan Linhares, Laina Costa de Carvalho, Sandra Nazaré Dias Bastos, Coisas de menino e menina: aprendendo sobre gênero nas novelas infanto-juvenis, I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia do Campus Universitário de Bragança, Resumo
  • 2015, Maria de Jesus Souza, Sandra Nazaré Dias Bastos, Alfabetização científica e aprendizagem significativa: uma possibilidade nas séries iniciais, I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia do Campus Universitário de Bragança, Resumo
  • 2015, Mariana Rodrigues dos Reis, Sandra Nazaré Dias Bastos, Adoecimento docente: por que os professores faltam às aulas?, I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia do Campus Universitário de Bragança, Resumo
  • 2015, Sandra Nazaré Dias Bastos, Silvia Nogueira Chaves, Das telas à sala de aula: como se inventa um professor de Biologia?, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2015, LINHARES, Marcos Allan; CARVALHO, Laina Costa; BASTOS, Sandra, Coisas de menino e menina: aprendendo sobre gênero nas novelas infanto-juvenis, 3º CLICBIO - Congresso da Licenciatura em Biologia, Resumo Expandido
  • 2015, SALES, Ailson Nunes.; SILVA, Nadson Fernando Nunes; BASTOS, SANDRA NAZARÉ DIAS, Branca de Neve e Fuga das Galinhas: analisando as narrativas de gênero, 3º CLICBIO - Congresso da Licenciatura em Biologia, Resumo Expandido
  • 2015, Aílson Nunes Sales, Nadson Fernando Nunes Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos, Branca de Neve e Fuga das Galinhas: analisando as narrativas de gênero, 3º Congresso as Licenciatura em Biologia - CLICBIO, Resumo
  • 2015, CARVALHO, Laina Costa; LINHARES, Marcos Allan; BASTOS, Sandra, Coisas de menino e menina são determinações biológicas? Lições de gênero nas novelas infanto-juvenis, III Encontro Paraense de Estudantes de Biologia, Resumo
  • 2015, Laina Costa de Carvalho, Marcos Allan Linhares, Sandra Nazaré Dias Bastos, Coisas de Menino e menina são determinações biológicas? Liçõe de gênero nas novelas infanto-juvenis, Encontro Paraense de Estudantes de Biologia, Resumo
  • 2015, SALES, Ailson Nunes.; SILVA, Nadson Fernando Nunes; BASTOS, Sandra, Narrativas de gênero: aprendendo com filmes infantis, III Encontro Paraense de Estudantes de Biologia, Resumo
  • 2015, Sandra Nazaré Dias Bastos , Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade, Semana do Calouro 2015 - Campus de Bragança, Outros
  • 2015, Sandra Nazaré Dias Bastos, Transversalidade: Discutindo ações de Educação Ambiental na Escola, Planejamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Bragança, Outros
  • 2015, Nadson Fernando Nunes Silva, Aílson Nunes Sales, Sandra Nazaré Dias Bastos, Narrativas de gênero: aprendendo com os filmes infantis, Encontro Paraense de Estudantes de Biologia, Resumo
  • 2014, Sandra Nazaré Dias Bastos e Silvia Nogueira Chaves, Aulas no Laboratório: ensinando a ver o mundo com os olhos cheios de Biologia, 30 anos com Foucault em Belém, Resumo
  • 2014, Sandra Nazaré Dias Bastos, Silvia Nogueira Chaves, Aulas no Laboratório: ensinando a ver o mundo com os olhos cheios de Biologia, Colóquio 30 anos com Foucault, Resumo
  • 2014, Maria Marcilene Alves Silva, Rosilene Mota Lima, Sandra Nazaré Dias Bastos, Parasitoses Intestinais na Escola: a Feira de Ciências como espaço para discutir a prevenção dessas doenças com a população, 6 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Trabalho Completo
  • 2014, SILVA, Maria Marcilene Alves; LIMA, Rosilene Mota; BASTOS, Sandra, Parasitoses Intestinais na Escola: a Feira de Ciências como espaço para discutir a prevenção dessas doenças com a população, 6 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Trabalho Completo
  • 2014, Maria Marcilene Alves Silva, Rosilene Mota Lima, Sandra Nazaré Dias Bastos, Parasitoses intestinais do Município de Nova Esperança do Piriá: conhecer para evitar, IV ENECIÊNCIAS - Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2014, SILVA, Maria Marcilene Alves; LIMA, Rosilene Mota; BASTOS, Sandra, Parasitoses Intestinais do município de Nova Esperança do Piriá: conhecer para evitar, IV ENECIÊNCIAS - Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2014, Sandra Nazaré Dias Bastos, Edileia Gaspar Macedo, Francisca Neves Santos, Consumo de álcool entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas da Zona Rural do Município de Cachoeira do Piriá, IV ENECIÊNCIAS - Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2014, MACEDO, Edileia Gaspar; SANTOS, Francisca Neves; BASTOS, Sandra, Consumo de álcool entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas da Zona Rural do Município de Cachoeira do Piriá, IV ENECIÊNCIAS - Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2014, MOURA, Maria Eugênia Silva; COSTA, Sônia Maria; BASTOS, Sandra, E por falar em piolho, o que fazem as professoras da Educação Infantil de Capitão Poço-PA?, IV ENECIÊNCIAS - Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2014, Maria Eugênia Silva Moura, Sônia Maria Costa, Sandra Nazaré Dias Bastos, E por falar em piolho, o que fazem as professoras da educação Infantil de Capitão Poço-Pará?, IV ENECIÊNCIAS - Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, Maria de Jesus Souza, Ensino de Ciências e alfabetização: casamento (im)possível?, IX Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, Silvia Nogueira Chaves, Professor, pesquisador, cientista: os discursos que forjam professores de Ciências, IX Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2013, Maria de Jesus Sousa e Sandra Nazaré Dias Bastos, Ensino de Ciências e alfabetização: casamento (im)possível?, IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos e Silvia Nogueira Chaves, Professor, pesquisador, cientista: os discursos que forjam professores de Ciências, IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, Etnociências na sala de aula: uma possibilidade para aprendizagem significativa, XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE/IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, A prevenção das parasitoses humanas: uma interface entre a Universidade e a Educação Básica através da disciplina FTM de Saúde e Meio Ambiente, XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE/IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, Etnociências na sala de aula: uma possibilidade para aprendizagem significativa, XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE/IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos , A prevenção das parasitoses humanas: uma interface entre a Universidade e a Educação Básica através da disciplina FTM de Saúde e Meio Ambiente, XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE/IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, Metodologia do Ensino de Ciências, Encontro Paraense de Biologia, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, A Formação do Biólogo no Estado do Pará., Encontro Paraense de Biologia, Outros
  • 2013, Maria Eugênia Silva Moura, Sônia Maria Costa, Sandra Nazaré Dias Bastos, Pediculose na escola: o que sabem as professoras de uma escola de educação infantil no Município de Capitão Poço (PA, 2º Encontro Paraense de Biologia, Resumo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos, Silvia Nogueira Chaves, Ser-Sujeito Biólogo: com a palavra o facebook!, I Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2013, Sandra Nazaré Dias Bastos e Sílvia Nogueira Chaves, Ser-Sujeito Biólogo: com a palavra o facebook!, I Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia (DCIMA), Trabalho Completo
  • 2012, Michele Sousa da Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos, Formação continuada de professores: o ensino da microbiologia através de recursos pedagógicos alternativos no distrito de Mosqueiro, Belém-Pará, 2º Encontro Paraense de Biologia, Resumo

Capítulos de Livros (10)

  • 2022, Como se inventa uma trajetória formativa e um objeto de pesquisa, Experimentar na diferença: um banquete de monstruosidades acadêmicas, Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2022, Dissecação de professor de Biologia: Roteiro de Aula Prática, EXPERIMENTAR NA DIFERENÇA: um banquete de monstruosidades acadêmicas, Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2022, A produção midiática do ser feminino: Desalojando olhares na formação de professores de Ciências e Biologia, Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia, Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2021, Linguagens e Saberes que pautam a educação na pluriversidade amazônica, Formação Humana em contextos Formais e Não Formais na Amazônia, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Joana Darc de Vasconcelos Neves, Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2021, Linguagens e culturas amazônicas como espaços de saberes e práticas, Nas teias da Amazônia viva: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades, Rubens Elias da Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos, Valdeci Batista de Melo Oliveira
  • 2021, ?Vozes que Emudeceram?: reflexões sobre o perfil de estudantes de uma turma da EJA, ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, Antônio do Couto Reis Neto, Sandra Nazaré Dias Bastos, Rosigleyse Corrêa de Sousa Félix, Jacicleyde Sampaio
  • 2021, Da escrita-vi(da)va: Ele, Elas, Nós, Nas teias da Amazônia: Como se constroem pesquisadores e pesquisadoras? Narrativas, Resistências e Amazônia, Flamilda de Moraes Paiva, Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2021, Docência no Ensino de Zoologia: um relato de experiência de professoras no PIBID/Biologia, ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, Giselle Silva dos Santos, Thais Viana das Chagas, Erikson Santa Brígida, Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2021, Experimentações docentes: a importância do PIBID na formação de professores de Ciências e Biologia, ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, Glauce Tayane Santos Sousa, Lucas Oliveira de Almeida, Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2020, Por um ensino de Biologia que se permita escutar a voz dos passarinhos e desenhar o cheiro das árvores, Vidas que ensinam o ensino da vida, Sandra Nazaré Dias Bastos

Livros (1)

  • 2020, Vidas que Ensinam o Ensino da vida, Márcia Serra Ferreira, Silvia Nogueira Chaves, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, Maria Luiza de Araújo Gastal, Sandra Nazaré Dias Bastos

Participações em Bancas de Concursos (18)

  • 2019, Comissão Examinadora para avaliação da Progressão Funcional de Sílvia Helen Ferreira dos Santos, Sílvia Helen Ferreira dos Santos
  • 2019, Comissão Examinadora para avaliação da progressão funcional de Ana Paula Vieira e Souza, Ana Paula Vieira e Souza
  • 2019, Comissão Examinadora para avaliação da Promoção Funcional de Deiziane Mendes Wanzeler, Deiziane Mendes Wanzeler
  • 2017, Comissão Examinadora para avaliação de Desempenho no Estágio Probatório de Lucinaldo da Silva Blandtt, LUCINALDO DA SILVA BLANDTT
  • 2016, Comissão Especial de Avaliação para alocação e renovação de Carga Horária em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão,
  • 2016, Comissão Avaliadora do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia (Regional Sul), Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2016, Comissão Examinadora para avaliação da progressão funcional de João Bráullio de Luna Sales, João Bráullio de Luna Sales
  • 2016, Subcomissão Eleitoral para consulta direta à comunidade universitária para escolha do Reitor e Vice-Reitor UFPA (quadriênio 2016-2020),
  • 2016, Comissão Examinadora para avaliação da progressão funcional de Nicole Brand Ederli, Nicole Brand Ederli
  • 2015, Comissão Examinadora para Avaliação de Promoção Funcional de Hudson Cléber Silva, Hudson Cléber Silva
  • 2015, Comissão Eleitoral para escolha de Diretor da Faculdade de Ciências Naturais Biênio 2015-2017,
  • 2015, Comissão Examinadora para avaliação da progressão funcional de Erneida Coelho de Araújo, Erneida Coelho Araujo
  • 2014, Processo seletivo simplificado para professor substituto de Prática de Ensino (Estágios Supervisionados) e Educação Ambiental,
  • 2014, Comissão Examinadora para avaliação de progressão funcional de Juliana Araripe Gomes da Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos e Nelane do Socorro Marques da Silva
  • 2013, Comissão de Avaliadores do Programa de Monitoria (2014),
  • 2013, Comissão de Avaliadores do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM),
  • 2013, Comissão de Avaliadores do Programa de Monitoria (2013), Sandra Nazaré Dias Bastos
  • 2012, Processo Seletivo Simplificado para professor substituto para o ensino superior do Instituto de Estudos Costeiros para o tema Diversidade de Fungos, Parasitologia e Microbiologia.,

Participações em Bancas de Cursos (116)

  • 2024, Monografia de Graduação ENSINO DE GENETICA E EVOLUCAO A PARTIR DE CATALOGO DIGITAL DE PRODUTOS EDUCACIONAIS, GABRIELA ALVES SALES
  • 2023, Monografia de Graduação Estudo sobre Educacao Ambiental Diferenciada na Comunidade Quilombola do Campo Novo, Tracuateua - PA, MARIA TATIANE ARAUJO DA ROSA
  • 2023, Monografia de Graduação PRATICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA EDUCACAO INFANTIL NA E.M.E.I. CLAUDINA FARIAS - BRAGANCA-PARA, EWELLYN DA SILVA ARAUJO
  • 2023, Monografia de Graduação ENSINO DE GENETICA E EVOLUCAO A PARTIR DE CATALOGO DIGITAL DE PRODUTOS EDUCACIONAIS, GABRIELA ALVES SALES
  • 2023, Monografia de Graduação ENSINO POR MEIO DE PROJETO: TRABALHANDO A SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES, KEYSE BIANCA DOS SANTOS SILVA
  • 2023, Monografia de Graduação A influencia do ciclo menstrual na frequencia escolar segundo discentes de uma escola publica estadual de Braganca (PA), WILLIANE DA SILVA XAVIER
  • 2023, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA (PRP) NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES NO MUNICIPIO DE BRAGANCA-PA, MARCIA JANAINA COSTA PENHA
  • 2022, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES PEDAGOGICAS NA CONFECCAO DE JOGOS DE XADREZ UTILIZANDO RECURSOS NATURAIS, LUAN BATISTA SILVA DE SOUSA
  • 2022, Qualificação de Mestrado PROBLEMATIZANDO A PRODUCAO DA INFANCIA AMAZONIDA (E DA AMAZONIA!) NA TRILOGIA TAINA, DEISIANE AVIZ DO NASCIMENTO
  • 2022, Dissertação de Mestrado A escola na representação social do sujeito surdo na Amazônia Bragantina, Thayse Maria Alvão Corrêa
  • 2022, Qualificação de Mestrado Feminismo Negro: desigualdades de gênero, raça e classe nas discursividades de mulheres negras e quilombolas do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, Adriana Souza Simões
  • 2022, Dissertação de Mestrado Representação Socioeconômica da pesca do Caranguejo-Uçá (Ucides Cordatus ?Linnaeus, 1763) na reserva Extrativista Marinha (Resex-Mar) de Soure, Pará, Brasil, Woshington Luis Silva Aranha
  • 2022, Monografia de Graduação Realidade e estratégias de abordagem metodológica para otimização do magistério de Ciências: o caso concreto de Paleontologia nas atividades letivas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de Bragança, Pará, Laeny Rosário do Espírito Santo
  • 2021, Qualificação de Mestrado Representação socioeconômica da pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus - Linnaeus, 1763) na reserva extrativista marinha (RESEX-mar) de Soure, Pará, Brasil, Woshington Luis Silva Aranha
  • 2021, Monografia de Graduação Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Arte: Raízes de um mangue chamado formação, Bárbara KISH Mendonça Soares
  • 2021, Monografia de Graduação CIENCIAS BIOLOGICAS, MEIO AMBIENTE E ARTE: RAIZES DE UM MANGUE CHAMADO FORMACAO , BARBARA K Y S H MENDONCA SOARES
  • 2021, Monografia de Graduação Ensino de Biologia na produção acadêmica nacional: um estudo sobre os recursos didático-metodológicos em teses e dissertações (2005-2014), Fernando Sipião de Moura
  • 2021, Monografia de Graduação ENSINO DE BIOLOGIA NA PRODUCAO ACADEMICA NACIONAL: um estudosobre os recursos didatico-metodologicos em teses e dissertacoes (2005-2014) , FERNANDO SIPIAO DE MOURA
  • 2021, Monografia de Graduação VOZES SILENCIADAS: PERFIL E SINGULARIDADES DOS EDUCANDOS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, ANTONIO DO COUTO REIS NETO
  • 2021, Monografia de Graduação Vozes silenciadas: reflatindo sobre o perfil e as singularidades dos educandos da Educação de Jovens e Adultos, Antônio do Couto Reis Neto
  • 2021, Qualificação de Mestrado Representaçõe sociais dos professores e surdos sobre a escola de surdos na Amazônia Bragantina, Thayse Maria Alvão Corrêa
  • 2021, Qualificação de Mestrado Representacoes Sociais dos Professores e Surdos sobre a Escola de Surdos na Amazonia Bragantina, THAYSE MARIA ALVÃO CORRÊA
  • 2021, Monografia de Graduação A EDUCACAO EM DIREITOS HUMANOS NO PLANEJAMENTO CURRICULAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: experiencias de iniciacao a docencia no PIBID Pedagogia da UFPA , SUELLEN BEATRIZ BARROSO PANTOJA
  • 2021, Monografia de Especialização A classe hospitalar no estado do Pará, Bárbara Maciel Branches Soares
  • 2020, Monografia de Especialização Sequência didática apoiada no uso de metodologias ativas: explorando as possibilidades de diversas estratégias no Ensino de Ciências, Divanilce Campelo da Silva
  • 2020, Monografia de Especialização Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Biologia: análise de dissertações de mestrados profissionais (2010-2019), Daniela de Nazaré Torres de Barros
  • 2020, Monografia de Especialização A Classe hospitalar no Estado do Pará, Bárbara Maciel Branches Soares
  • 2020, Monografia de Especialização Clube de Ciências: uma outra forma de ensinar ciências na Educação Básica, Thayara Pinheiro Alcântara
  • 2020, Monografia de Especialização Sequência didática para o ensino de Química: uma experiência com o conteúdo de ácidos e bases, Leonardo Almeida Watanabe
  • 2020, Monografia de Especialização Os fatores que afetam o desempenho dos alunos do Ensino Médio da rede pública e privada no ENEM: Uma Análise Sobre a área de Ciências da Natureza, Benise Maria de Sousa Silva
  • 2020, Monografia de Especialização Uma Proposta De Abordagem de Conteúdos de Geociências no Ensino de Ciências na Educação Básica por Meio da Astrobiologia, Elenton de Oliveira Souza
  • 2020, Monografia de Especialização A realidade dos conteúdos de geociências ministrados nas atividades letivas de ciências do ensino fundamental I e II Centro Educacional Triunfo, Adélia Valentim Mourão
  • 2020, Monografia de Especialização As cenas falam: percepções de alunos do ensino médio sobre o filme na aula de Ciências, José Augusto de Jesus de Oliveira Neto
  • 2020, Monografia de Especialização Música para Mundiar: estratégia didática para o ensino de Ciências, Ana Carolina Moreira da Costa
  • 2020, Monografia de Graduação Vivências da iniciação à docência no programa Residência Pedagógica: contribuições para formação inicial de professores, Maiana de Cássia da Silva e Silva
  • 2020, Tese Doutorado O lugar da arte na TV: caminhos possíveis e experimentações no programa Circuito, Ana Paula Dias Andrade
  • 2020, Dissertação de Mestrado De volta ao Caeté: Des Souvenirs da personagem Miguel de Santana em Andar, andar - Memórias do Nunca Mais, Karla da Conceição Ferreira
  • 2020, Qualificação de Doutorado O lugar da Arte na TV: Caminhs possíveis e experimentações no Programa Circuito, Ana Paula Dias Andrade
  • 2019, Monografia de Graduação O planejamento do ensino de generos textuais no estagio: desafios na elaboracao de sequencias didaticas., ALINE SOUSA ARAUJO
  • 2019, Monografia de Graduação Práticas Interdisciplinares na educação em Ciências: análise de trabalhos nas atas do ENPEC, Diovana dos Santos da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação O planejamento do ensino de gêneros textuais no Estágio: desafios na elaboração de sequências didáticas, Aline Sousa Araújo
  • 2019, Monografia de Graduação Da escolha pelo curso a identificacao com a docencia: percepcoes de estudantes de Letras Lingua Portuguesa entre 2010 e 2016., MARCIO MONTEIRO LEITE
  • 2019, Monografia de Graduação Da escolha do Curso à identificação com a docência: percepções de estudantes de Letras (Língua Portuguesa) entre 2010 e 2016, Márcio Monteiro Leite
  • 2019, Tese Doutorado A BIOLOGIA E A INVENCAO DE UM CORPO NORMAL, GEORGIA DE SOUZA TAVARES
  • 2019, Monografia de Graduação Motivação para os estudos de alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas do Município de Bragança-Para, Gessé Antônio da Silva Conde
  • 2019, Monografia de Graduação Ao som da música brasileira: Ensino de Meio Ambiente e Ecologia através do recurso musical, Otávio Trindade Assunção
  • 2019, Dissertação de Mestrado Ciências em discursos discentes: perscrutando genealogias em uma Licenciatura Integrada, Viviane Barbosa dos Santos
  • 2019, Dissertação de Mestrado O REVERBERAR DA CIENCIA: UMA ANALISE DOS DISCURSOS SOBRE A CIENCIA DE ALUNOS DE UMA LICENCIATURA INTEGRADA, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS
  • 2019, Monografia de Graduação Subjetivação e Poder Disciplinar na prroposta de reintegração social na EJA no sistema prisional em Bragança, Pará, Fabrício Gama Alves
  • 2019, Monografia de Graduação SUBJETIVACAO E PODER DISCIPLINAR NA PROPOSTA DE REINTEGRACAO SOCIAL NA EJA NO SISTEMA PRISIONAL EM BRAGANCA/PA, FABRICIO GAMA ALVES
  • 2019, Monografia de Graduação SENTIDOS DE AVALIACAO NOS DISCURSOS DE CRIANCAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELENIZE SARAIVA DA SILVA
  • 2019, Monografia de Graduação Sentidos de avaliação nos discursos de crianças do Ensino Fundamental, Elenize Saraiva da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação IMPACTOS DA FORMACAO INICIAL NAS PRATICAS CURRICULARES DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO PARA EM FORMACAO NO PARFOR/UFPA, MAYARA ANDREZA LAGO MELO RABELO
  • 2019, Monografia de Graduação Impactos da Formação Inicial nas práticas curriculares do Docente do Ensino Fundamental do Estado do Pará em Formação no PARFOR/UFPA, Mayara Andreza Lago Melo Rabelo
  • 2019, Qualificação de Mestrado De volta ao Caete: Dessouvenirs da personagem Miguel de Santana em Andra, Andar - memorias do nunca mais., KARLA DA CONCEIÇÃO FERREIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado De volta ao Caeté: Des Souvenirs da personagem Miguel de Santana em Andar, andar - Memórias do Nunca Mais, Karla da Conceição Ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação O Rio Caeté como espaço não formal no Ensino de Ciências: Mediações pela fotografia, Rodolfo Brito Lima
  • 2019, Monografia de Graduação O RIO CAETE COMO ESPACO NAO FORMAL NO ENSINO DE CIENCIAS: MEDIACOES PELA FOTOGRAFIA, RODOLFO BRITO LIMA
  • 2019, Tese Doutorado Vida e nada Mais... Ensaios sobre a Consciência Ambiental, Lêda Valéria Alves da Silva
  • 2019, Tese Doutorado Regular o corpo, governar a vida: A política da saúde na escola, Danielle Dias da Costa
  • 2018, Qualificação de Doutorado A BIOLOGIA E A INVENCAO DE UM CORPO NORMAL, GEORGIA DE SOUZA TAVARES
  • 2018, Monografia de Graduação PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS NATURAIS - IECOS/UFPA, ELANE SOARES FERREIRA
  • 2018, Tese Doutorado Especie: definicao, delimitacao e diversidade criptica com base em copepodos do genero Acartia (A. tonsa Dana, 1849 e A. lilljeborgi Giesbrecht, 1889), CAMILA MORAES GOMES
  • 2018, Monografia de Graduação Os filmes como recursos didáticos para o ensino de biologia: Análise da produção acadêmica nacional (2005-2014), Karoliny Christiny Pires Moraes
  • 2018, Qualificação de Mestrado Ciencia em Discursos Discentes: Perscrutando Genealogias em uma Licenciatura Integrada, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação O Ensino de Ciências Naturais no Sistema Modular no Município de Bragança, Pará, Sebastiana Nascimento Ribeiro
  • 2018, Monografia de Graduação Educação Inclusiva no Ensino de Biologia: Análise da produção acadêmica com foco em recursos didático-metodológicos, Francizete da Silva Feitas
  • 2018, Monografia de Graduação Formação de professores e espaços não formais de ensino aprendizagem: Monitoramento das atividades desenvolvidas nos cursos e oficinas realizadas em Bragança, Laina Costa Carvalho
  • 2018, Monografia de Graduação Mídia e Currículo de Ciências: aprendendo a olhar o mundo para além do texto e das imagens, Marcos Allan da Silva Linhares
  • 2017, Monografia de Graduação As músicas em livros didáticos de Ciências, Taís Amorim Furtado
  • 2017, Monografia de Graduação Violência Escolar: Um estudo sobre Bullying em duas escolas no município de Bragança - PA., Rosiane Rodrigues de Sousa
  • 2017, Monografia de Graduação A sexualidade nos Livros Didáticos de Ciências, Adriane Pereira Ferreira
  • 2017, Monografia de Graduação Elaboração de Material Didático para ensino de Genética e percepção dos alunos sobre sua utilização, Saviana da Silva Abreu
  • 2017, Dissertação de Mestrado SOBRE ESCRITA DA VIDA: COMPOSICOES ENTRE CURRICULO, FORMACAO E PRATICA PEDAGOGICA, MARILIA FRADE MARTINS
  • 2017, Monografia de Graduação A pratica docente como contribuição no processo de ensino aprendizagem no 8º e 9º ano em Ciências Naturais, Elizâgela da Costa Lisboa
  • 2017, Monografia de Graduação Relações de gênero: tarefas domésticas, brincadeiras, hábitos e profissões na visão dos alunos da escola Padre Paulo Corolli, Joelma Alves Franca
  • 2017, Monografia de Graduação caracterização sócio demográfica e vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis das mulheres que comercializam sexo em municípios e comunidades no arquipélago do Marajó, Pará, Naires Costa Raiol
  • 2017, Dissertação de Mestrado Do manguezal a escola, da cartilha a multimidia: o uso da animacao no ensino da educacao basica na zona costeira da amazonia brasileira, DANIELA DE NAZARÉ TORRES DE BARROS
  • 2017, Monografia de Graduação ASCARIDIASE: O LUDICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA, FELIPE ARIAN DE ANDRADE ARAUJO
  • 2017, Monografia de Graduação Ascaridíase: o lúdico como ferramenta para o ensino de Parasitologia, FELIPE ARIAN DE ANDRADE ARAÚJO
  • 2016, Monografia de Graduação Abuso sexual contra crianças e adolescente ? percepção de professores de uma comunidade do município de Augusto Corrêa-PA, LUCIANA MARIA RIBEIRO PEREIRA
  • 2016, Monografia de Graduação Problematização e alfabetização científica no ensino superior de Morfofisiologia Vegetal, HÉRICA FERNANDA SANTOS E SANTOS
  • 2016, Monografia de Graduação Percepção de professores que ensinam ciências sobre a educação especial e inclusiva no município de São Miguel do Guamá-PA, DANIELE DO SOCORRO VERAS DE MOURA
  • 2016, Monografia de Graduação Narrativas e histórias de vida de alunos da EJA: o olhar de uma professora em formação, JAÍNE FERNANDA JAQUES MIRANDA
  • 2016, Monografia de Graduação As aulas práticas no ensino de Biologia: O que dizem os alunos de uma turma de EJA, ROBERTA SOUSA DA SILVA
  • 2016, Monografia de Graduação Inclusão de alunos com baixa visão: Percepções de uma professora em Formação, Cleiciane Alves Luna
  • 2016, Qualificação de Mestrado Integracao de Conhecimentos na formacao de professores, MARILIA FRADE MARTINS
  • 2016, Monografia de Graduação SEXUALIDADE E DOCENCIA: A (DES)CONSTRUCAO DADIFERENCA NA PRATICA, MARIA DAYANA ALVES DA SILVA
  • 2016, Monografia de Graduação Percepção de professores de Ciências sobre o ensino de Física abordado no 9º ano do Ensino Fundamental em uma cidade do Nordeste Paraense, Jefferson Lobo Gomes
  • 2016, Monografia de Graduação SEXUALIDADE E DOCENCIA: A (DES)CONSTRUCAO DADIFERENCA NA PRATICACAPANEMA-PARA2016, MARIA DAYANA ALVES DA SILVA
  • 2016, Monografia de Graduação Percepção dos alunos do Ensino Fundamental sobre o manguezal numa escola pública da Vila do Mota - Maracanã - Pará, Weberson Costa Monteiro
  • 2015, Qualificação de Doutorado Sexualidade entre vidas na escola e esquizo(grafias) dos afetos: mapas e linhas em rasuras no ensino de Ciências, Helane Súzia Silva dos Santos
  • 2015, Dissertação de Mestrado Ser Professor de Ciências e Matemática:Jogos de Verdade e Processos de Subjetivação, Ivete Brito e Brito
  • 2015, Monografia de Graduação Um Estudo etnobotânico na Comunidade de Tamatateua: o Uso e origem das plantas medicinais em uma comunidade da Amazônia, João Batista da Silva Gato
  • 2015, Monografia de Graduação UM ESTUDO ETNOBOTANICO NA COMUNIDADE DE TAMATATEUA: O USO E ORIGEM DE PLANTAS MEDICINAIS, EM UMA COMUNIDADE DA AMAZONIABraganca - PA2015, JOAO BATISTA DA SILVA GATO
  • 2015, Monografia de Graduação O ENSINO DE FISICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, BENISE MARIA DE SOUSA SILVA
  • 2015, Monografia de Graduação O ensino de Física no 9 ano do Ensino Fundamental: Dificuldades na aprendizagem, Benise Maria de Sousa Silva
  • 2015, Monografia de Graduação Análise dos conteúdos de Ciências nos Livros didáticos da EJA em uma escola municipal de Bragança-PA, Marcos Nascimento Silva
  • 2015, Monografia de Graduação O Romper dos Laços de um Espartilho: Performances da Mulher Bragantina em um processo de Escrita Criativa, Joziane Martins dos Santos e Rozinely Costa Pereira
  • 2014, Monografia de Graduação Pediculose na Escola: o que sabem as professoras de uma escola de Educação Infantil no município de Capitão Poço-PA?., Maria Eugênia da Silva Moura e Sônia Maria da Costa
  • 2014, Monografia de Graduação Parasitoses Intestinais do município de Nova Esperança do Piriá: conhecer para evitar, Maria Marcilene Alves da Silva e Rosilene Mota Lima
  • 2013, Monografia de Graduação Infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) em mulheres de Itupiranga-PA., Aracinalba Batista Lima
  • 2013, Monografia de Graduação Levantamento das enteroparasitoses em crianças de 0 a 14 anos no município de Brejo Grande do Araguaia-PA, GILIANE CARVALHO DA SILVA
  • 2013, Monografia de Graduação Incidência da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no período de 2010 a 2012 no município de Itupiranga-PA, ADELAINE DOS SANTOS OLIVEIRA e ERICK ALVES DA SILVA
  • 2013, Monografia de Graduação A incidência da infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em Marabá - Pará no período de 2010 a 2012, Maria de Jesus Ribeiro da Silva e Marileide Ventura
  • 2013, Monografia de Graduação O manguezal e as ostras no cotidiano escolar na região de Pererú no município de São Caetano de Odivelas-PA, Antônio Manoel Viegas de Goes e Eliziana Passos Seixas
  • 2013, Monografia de Graduação Gravidez em adolescentes nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do Município de Ananindeua- Pará, Benedita de Melo Campos e Claudia Castro da Silva
  • 2013, Qualificação de Mestrado Ser professor de Ciências e Matemática: jogos de verdade e processos de subjetivação, Ivete Brito e Brito
  • 2013, Monografia de Graduação Consumo de álcool entre estudantes do ensino fundamental de duas escolas da zona rural do município de Cachoeira do Piriá (PA), Edileia Gaspar de Macedo e Francisca Neves dos Santos
  • 2013, Monografia de Graduação Alfabetização Científica e Aprendizagem significativa: uma possibilidade nas séries iniciais, Maria de Jesus Sousa
  • 2013, Monografia de Graduação Visão Sócio-Ambiental dos Funcionários da Escola Pinheiro Júnior, Município de Tracuateua-PA, Claudia Simone Sales Sobreira e Andreia Ramos dos Reis Andrade
  • 2013, Monografia de Graduação Concepções sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental presentes em artigos da área de Ensino de Ciências de 1996 a 2012, Kettullyn Juliane dos Santos Rocha
  • 2013, Monografia de Graduação 15 anos de produção acadêmica na área de Educação em Ciências no Campus Universitário de Bragança (1997-2012), Jéssica de Cássia Silva Piñon
  • 2013, Monografia de Graduação Concepções sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental por Graduandos de uma Turma de Licenciatura em Ciências Naturais, Bragança- Pará, Dávison Cirilo Queiroz Miranda
  • 2012, Monografia de Graduação Sustentabilidade e Meio Ambiente no Município de Capanema-PA, Bruna Samara Moreira Fonseca
  • 2012, Monografia de Graduação Perfil de Professores de Ciências e Biologia em Escolas Estaduais na área urbana de Bragança, PA, Brasil, Áurea Celeste de Almeida Santos

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (7)

  • 2020,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Regional, Comissão Científica
  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Nacional, Comissão Científica
  • 2019,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Local, Comissão Científica
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Internacional, Comissão Organizadora
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, EEEFM Yolanda Chaves, Local, Evento promovido pelo gripo PIBID/CN/Bragança
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará -Campus de Bragança, Regional, Comissão Organizadora
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, Universidade da Amazônia - UNAMA, Local, Comissão Organizadora

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (4)

  • 2018, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC, Outra
  • 2018, Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBENBio (regional 6), Diretor
  • 2017, Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBENBio (regional 6), Outra
  • 2015, Associação Brasileira de Ensino de Biologia, Outra

Participação em Colegiados e Comissões (1)

  • Núcleo Docente Estruturante Faculdade de Ciências Biológicas, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(26)

  • A SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, ADRIANE PEREIRA FERREIRA DA SILVA , 10/2017
  • AS MÚSICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, TAIS AMORIM FURTADO , 11/2017
  • MAGRA E FELIZ: LIÇÕES DE BELEZA DA REVISTA SOU MAIS EU! , DANIELLE CORREA SARRAF , 11/2015
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO, CLEICIANE ALVES LUNA , 08/2016
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA REDE REGULAR PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA, ALINE MICAELLE ARAUJO DE OLIVEIRA , 11/2016
  • FEMINILIDADES E MASCULINIDADES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE FILMES INFANTIS, NADSON FERNANDO NUNES DA SILVA , 11/2016
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS DA RESERVA EXTRATIVISTA ARAÍ PEROBA, AUGUSTO CORRÊA, PARÁ, CARLOS DEMETRIO PICANCO SILVA , 08/2016
  • RELAÇÕES DE GÊNERO NAS ATIVIDADES COTIDIANAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PADRE PAULO COROLLI, BRAGANÇA - PARÁ , JOELMA ALVES FRANCA LOPES , 10/2017
  • MÍDIA E CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: APRENDENDO A OLHAR O MUNDO PARA ALÉM DO TEXTO E DAS IMAGENS, MARCOS ALLAN DA SILVA LINHARES , 10/2017
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS CURSOS E OFICINAS REALIZADAS EM BRAGANÇA., LAINA COSTA DE CARVALHO , 02/2018
  • OS FILMES DE ANIMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS – UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, EMANUELLE MARIA OLIVEIRA MACEDO , 02/2021
  • COMO ERA A MINHA ESCOLA: Narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia, RITA DE CASSIA PINHEIRO LIMA , 06/2022
  • MENSTRUAÇÃO E POBREZA MENSTRUAL, PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO! EXPERIMENTAÇÕES DIDÁTICAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, THAIS VIANA DAS CHAGAS LIMA , 06/2022
  • VAMOS FALAR SOBRE SUICÍDIO? AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, GLAUCE TAYANE SANTOS SOUSA , 03/2022
  • PROBLEMATIZANDO CORPO, GÊNERO E MASCULINIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: (RE)LEITURAS DO SILÊNCIO, NEYSON ANDRIEW TORRES DO NASCIMENTO , 07/2022
  • Música para ensinar Ciências na educação de jovens e adultos (EJA): um relato de experiência a partir do Estágio Supervisionado, KASSIO RAYLANDER SOUSA DA SILVA , 10/2023
  • Música para ensinar Ciências na educação de jovens e adultos (EJA): um relato de experiência a partir do Estágio Supervisionado, ADAILSON SILVA DE FREITAS , 10/2023
  • Educação Ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica, SHEILA DE CASSIA DA SILVA SOARES , 10/2023
  • AS PALAVRAS CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, HOZANA MARIA DA SILVA VASCONCELOS , 10/2023
  • MANGUEZANDO: UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA, ANDREZA LIMA DE SOUZA , 10/2023
  • AS PALAVRAS CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SAIMO DO ROSARIO PIRES , 10/2023
  • Estágio Supervisonado na Educação de Jovens e Adultos: Construindo saberes e experiências formativas, RONAYRA SILVA COSTA , 12/2023
  • METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, LAENY ROSARIO DO ESPIRITO SANTO , 11/2023
  • PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E A CONSERVAÇÃO DA HERPETOFAUNA, NAYARA DOS SANTOS PIEDADE , 11/2023
  • Metodologias para o ensino de ciências no Sistema Modular: Com a palavra, os professores, ALANE DE OLIVEIRA SOUSA , 02/2024
  • Metodologias para o ensino de ciências no Sistema Modular: Com a palavra, os professores, DYELLEN DE LIMA RAMOS , 02/2024

Orientações de Pós-Graduação (12)

  • Mestrado, LUCIDALVA MACIEL XAVIER, 02/2020 - 06/2023 , Finalizada em 06/2023
  • Mestrado, DEISIANE AVIZ DO NASCIMENTO, 02/2020 - 06/2023 , Finalizada em 06/2023
  • Mestrado, MARCOS NASCIMENTO SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JESIANE CRISTINA MIRANDA DA SILVA, 01/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GESSE ANTONIO DA SILVA CONDE, 03/2021 - 01/2024 , Finalizada em 01/2024
  • Mestrado, MARILENE DO SOCORRO PINHEIRO CORRÊA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FERNANDA MIRANDA FREITAS, 03/2021 - 03/2024 , Finalizada em 03/2024
  • Mestrado, LIVIA ALENCAR PACIFICO TAVARES, 03/2018 - 02/2020 , Finalizada em 02/2020
  • Mestrado, FLAMILDA DE MORAES PAIVA, 02/2019 - 05/2022 , Finalizada em 05/2022
  • Especialização, NAYARA DOS SANTOS PIEDADE, 01/2023 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, LAENY ROSARIO DO ESPIRITO SANTO, 01/2023 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, RONICLEIDE BRANDAO FARIAS, 02/2014 - 02/2015 , Finalizada em 02/2015

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1 v3.14.25.247