raimundo nonato de oliveira falabelo

CABAE - CAMPUS UNIVERSITARIO DE ABAETETUBA

Produção Intelectual

Artigos (12)

  • 2022, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Narrativa: conhecimento e afetividade em classe de educação de jovens e adultos, ISSN: 21785201
  • 2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Crianças, Leitura, Escrita e Significação: A Busca por um Afetivo Lugar no Coração da Professora., ISSN: 01048481
  • 2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , LEITURA E PRAZER ESTÉTICO: exercícios literários e poéticos em classe de jovens e adultos, ISSN: 16451384
  • 2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , OS JOVENS E AS AFETIVAS ALEGRIAS: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA., ISSN: 19820305
  • 2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , AFETIVIDADE E CONHECIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SALA DE AULA, ISSN: 19830378
  • 2017, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica., ISSN: 01408481
  • 2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Considerations on affectivity in teaching relations: Vygotsky’s contributions, ISSN: 21785198
  • 2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Conhecimentos, Emoções, Afetividade: Desejo de Escrever 'Palavrinhas'., ISSN: 15183580
  • 2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Lilia C. C. Viana , RECORTE DISCURSIVO SOBRE UMA PRÁTICA SEDUTORA: CRIANÇAS, CONHECIMENTOS E AFETIVIDADE, ISSN: 24480215
  • 2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão , Leitura e Escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula, ISSN: 18060560
  • 2013, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , NELMA: UMA VIDA EM ABERTO!, ISSN: 21796505
  • 2013, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão , A Mediação Afetiva em Experiências Teórico Metodológicas de Leitura e Escrita, ISSN: 18060560

Publicação em Eventos (16)

  • 2021, Talia Balieiro da Silva, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, A Linguagem no ensino fundamental: Perspectiva Histórico Cultural de Vigotski, III Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens/, Resumo
  • 2020, Talia B. Silva: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, A Linguagem no ensino fundamental: perspectiva histório-cultural de Vigotski, III Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
  • 2020, Elielton B. Serrão; Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Educação: Reflexões teóricas em Vygotsky e Freire a um ensino significativo, III Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
  • 2020, Iranildes M. Santos; Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Uma Experiência de Leitura Literária nas Aulas de Língua Portuguesa, III Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
  • 2019, Elielton Brandão Serrão; Raimundo N. de O. Falabelo, Pedagogia da Significação: A utilização dos signos linguisticos como recursos pedagógico no processo de ensino aprendizagem, II Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
  • 2019, Iranildes M. Santos; Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, A Leitura Literária no contexto escolar em uma perspectiva sóciocultural, II Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
  • 2018, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Sujeito e Subjetividade: Uma reflexão centrada na abordagem histórico-cultural., IV Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Trabalho Completo
  • 2018, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Contribuições de Amílcar Cabral e Paulo Freire para uma educação emancipadora, XXIII Encontro dos Estudantes de Pedagogia - EPEPE, Trabalho Completo
  • 2018, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Práticas Pedagógicas e o Ensino da Linguagem: os conceitos de alfabetização e letramento., V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade, Resumo
  • 2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sujeitos e Subjetividades no ideário teórico-metodológico do PNAIC, II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Trabalho Completo
  • 2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Educação, Linguagem, Subjetividade, II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Trabalho Completo
  • 2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dificuldades de Aprendizagem: conhecimento, afetos e prática de ensino, I Ciclo de Palestras: A formação de professores frente às exigências Educacionais do século XXI, Resumo Expandido
  • 2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Lilia C. C. Viana, Experiências teórico metodológicas com narrativas amazônicas orais no contexto escolar, I SISCultura: I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia: Interdisciplinaridade, desafios e perspectivas, Resumo
  • 2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Narrativas Orais amazônicas no contexto escolar: relatos de experiências., XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo/ I Seminário Internacional de Políticas Educacionais, cultura e formação de professores., Trabalho Completo
  • 2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Recorte discursivo sobre uma prática sedutora: crianças, conhecimentos e afetividade, XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo/ I Seminário Internacional de Políticas Educacionais, cultura e formação de professores., Trabalho Completo
  • 2014, Lilia C. C. Viana, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Recorte discursivo sobre uma prática sedutora: criança, conhecimento., Encontro de Pesquisa Educacional Do Norte e Nordeste, Resumo

Capítulos de Livros (14)

  • 2020, A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Talia Balieiro da Silva
  • 2020, PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: APONTAMENTOS INICIAIS COM BASE EM L. S. VIGOTSKI, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Marli Pantoja Basto
  • 2020, O PROFESSOR(A) NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: CONTRIBUIÇÕES DE L. S. VIGOTSKI, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos
  • 2020, O LÚDICO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS (1º. AO 5º.), ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Raimundo Kleiton Pinheiro Pantoja
  • 2020, EXERCÍCIOS DE LINGUAGEM ? LEITURA E ESCRITA: Constituição de Subjetividades da Criança, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Elielton Brandão Serrão, Paula Soares Rodrigues
  • 2020, CRIANÇAS E A FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A educação no Brasil e no mundo [recurso eletrônico] : avanços, limites e contradições 4, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Daniela Santos Furtado
  • 2020, CONDIÇÕES CONCRETAS DE PRODUÇÃO: MUDANÇAS NECESSÁRIAS À UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Daniela Santos Furtado, Elielton Brandão Serrão
  • 2020, A leitura literária no contexto escolar em uma perspectiva sociocultural, MULTICULTURALIDADE NA AMAZÔNIA: PRODUÇÃO DE SABERES, DIFERENÇA E INCLUSÃO, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2020, A criança e sua relação com a leitura e a escrita: Por uma pedagogia da significação, MULTICULTURALIDADE NA AMAZÔNIA: PRODUÇÃO DE SABERES, DIFERENÇA E INCLUSÃO, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Elielton Brandão Serrão
  • 2020, LEITURA E ESCRITA ENQUANTO OBJETOS SIGNIFICATIVOS E AFETIVOS: TEORIA E EXPERIÊNCIA, A educação no Brasil e no mundo [recurso eletrônico] : avanços, limites e contradições 5, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Elielton Brandão Serrão, Paula Soares Rodrigues
  • 2018, Práticas Pedagógicas de Ensino da Linguagem: Por uma Educação Emancipadora., Educação, Formação Humana e Políticas Públicas na Amazônia Tocantina., Daniela Santos Furtado, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2018, Implicações da Avaliação Nacional da Aprendizagem no Processo Emancipatório do Indivíduo: Reflexões em torno da subjetividade do aluno, Educação, Formação Humana e Políticas Públicas na Amazônia Tocantina., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos
  • 2016, O NÃO-SABER COMO SILENCIAMENTO E ACOMODAÇÃO DO SUJEITO: FRAGMENTOS QUE DIZEM DA LUTA DE UM JOVEM NUMA CLASSE DE EJA, Educação e Cultura: conexões teóricas, práticas e reflexivas, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2013, A Linguagem como constitutiva do sujeito leitor: aportes teóricos e metodológicos à prática em sala de aula, Idéias de Educação e Filosofia: pesquisa, ética e formação., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Maria Josiane Rodrigues da Silva

Livros (1)

  • 2020, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Daniela Santos Furtado, Elielton Brandão Serrão

Participações em Bancas de Cursos (62)

  • 2022, Dissertação de Mestrado O TRABALHO EDUCATIVO DO(A)S PEDAGOGO(A)S NA ASSISTENCIA SOCIAL EM MELGACO/PA, ROSANA MALATO DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado Trabalho e Educação: o trabalho educativo dos(as) pedagogo, ROSANA MALATO DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado PEDAGOGIA ALFABETIZADORA SIGNIFICATIVA: Intercambiamentos teoricos e empiricos, ELIELTON BRANDAO SERRAO
  • 2021, Dissertação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA E DOCENCIA: A LEITURA LITERARIA NA DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
  • 2021, Monografia de Graduação RELIGIÃO E DIVERSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS., LUANA DE JESUS MENDES CARNEIRO
  • 2021, Qualificação de Doutorado A LEITURA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NA EJA: OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES, Érica Mancuso Schaden
  • 2021, Qualificação de Doutorado ?O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CAXIAS-UEMA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, MARINALVA VERAS MEDEIROS
  • 2021, Qualificação de Mestrado Trabalho e Educacao: o trabalho educativo dos(as) pedagogoEsta pesquisa e um estudo sobre Trabalho e Educacao: O trabalho educativo dos(as) Pedagogos(as) na Assistencia Social. Busca investigar o trabalho educativo do pedagogo na educacao social, especificamente nos servicos socioassistenciais do SUAS, analisando como acontecer o seu fazer pedagogico no servico social, os resultados que suas acoes educativas contribuem nos servicos, projetos e programas sociais, bem como as dificuldades que enfrenta no exercicio da profissao. A discussao da pedagogia social estrutura-se enquanto area de conhecimento, abrangendo conceito, origens, fundamentos para compreender como se constituem o trabalho do pedagogo; debate sobre a sociedade brasileira nos aspectos da formacao e divisao de classes sociais, como o Estado se organizar para manter o controle social por meio das politicas sociais no qual a educacao assume o compromisso de minimizacao das desigualdades e exclusao e promover a emancipacao do cidadao no qual o pedagogo assume esse papel de contribui nas transformacoes sociais por meio de sua acao educativa; e discute o trabalho educativo do pedagogo na area social, suas intervencoes pedagogicas nas unidades CRAS e CREAS especificamente nos servicos socioassistenciais de modo a contribui na educacao de individuos e suas familias para prevencao e superacao dos problemas sociais, bem como os fatores e os problemas que interfere no exercicio da profissao no desenvolvimento de um trabalho com qualidade. A escolha do tema ocorreu pelo fato de estar atuando na area como profissional, exercendo a profissao de pedagoga na Assistencia Social de Melgaco/PA. A pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: o trabalho educativo do pedagogo na educacao social precisamente nos servicos socioassistenciais tem sido uma acao-intervencao na minimizacao e superacao de situacao de vulnerabilidade e riscos sociais envolvendo individuos ou grupos, dando oportunidade de acesso aos direitos humanos, contribuindo na formacao e emancipacao dos sujeitos? Este estudo possibilita ampliar os conhecimentos sobre a pratica educativa do pedagogo na educacao social, permitindo uma reflexao critica do seu papel na integracao das politicas socioassistenciais. Quanto ao referencial teorico, a pesquisa utilizou os estudos de: Machado (2010); Soriano (2006); Silva (2016); Almeida (2009); Paludo (2019); Santos (1999); Barros (2006); Ciavalta (2015); Campos (2018); Carvalho (2017); Oliveira (2017); Santana (2012) e outros. Com relacao a metodologia, e um estudo a partir de uma abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso com pesquisa bibliografica e de campo com fins de investigamos de forma critica o fenomeno estudado. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram entrevistas com sujeitos da pesquisa com perguntas abertas, os quais foram essenciais para trazer informacao e discussao para este trabalho.(as) na Assistencia Social em Melgaco/PA, ROSANA MALATO DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado O TRABALHO EDUCATIVO DO(A)S PEDAGOGO(A)S NA ASSISTENCIA SOCIAL EM MELGACO/PA, ROSANA MALATO DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA DE UMA PROFESSORA E SUA DOCENCIA: UMA EXPERIENCIA DE LEITURA LITERARIA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NA EMEF DE CAMETA- TAPERA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE CAMETA., IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
  • 2021, Qualificação de Mestrado TECITURAS A UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICACAO: Intercambiamentos Teoricos e Empiricos, ELIELTON BRANDAO SERRAO
  • 2021, Dissertação de Mestrado A PRÁTICA REFLEXIVA E DOCÊNCIA: A LEITURA LITERÁRIA NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA, KLEBY MIRANDA COSTA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CRITICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLES LINGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZONIA, KLEBY MIRANDA COSTA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Ensino e Aprendizagem da Linguagem (Leitura e Escrita): Análises de Práticas Pedagógicas em Classes de 4o. ano do Ensino Fundamental, Daniela Santos Furtado
  • 2019, Qualificação de Mestrado PRATICA DE ENSINO DA LEITURA NA DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PUBLICA RIBEIRINHA NO MUNICIPIO DE CAMETA/PA, JOSE ALCIR WANZELER PRESTES
  • 2019, Dissertação de Mestrado Criança e Subjetividade: Um estudo na perspectiva de L. S. Vigotski, Sirlane de Jesus Damasceno Ramos
  • 2019, Dissertação de Mestrado CRIANCA E SUBJETIVIDADE: Um estudo na perspectiva de L. S. VIGOTSKI, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS
  • 2018, Dissertação de Mestrado UMA LEITURA HISTORICO-CULTURAL SOBRE AS PRATICAS FORMATIVAS E OS PROCESSOS DE APROPRIACAO DOS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS POR CRIANCAS EM UMA ESCOLA PUBLICA NO MUNICIPIO DE CAMETA/PA, MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE
  • 2018, Qualificação de Mestrado A SUBJETIVIDADE DA CRIANCA CONSTITUIDA NAS RELACOES EM SALA DE AULA MEDIADA PELO CONHECIMENTO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DE L. S. VIGOTSKI, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS
  • 2018, Monografia de Graduação Traçando trajetória da infância a universidade, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2018, Monografia de Graduação TRAGETÓRIA DE VIDA: MEMÓRIAS E SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2018, Monografia de Graduação TRAJETÓRIA DE VIDA ESCOLAR E PROFISSIONAL., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2018, Qualificação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS DE ENSINO DA LINGUAGEM: ANALISES E REFLEXOES NA ABORDAGEM HISTORICO-CULTURAL, DANIELA SANTOS FURTADO
  • 2018, Dissertação de Mestrado INCLUSAO ESCOLAR NUMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETA/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEORICA DE VYGOTSKY, ELISANGELA MOREIRA SILVA
  • 2018, Dissertação de Mestrado O AFETIVO NAS RELACOES DE CONHECIMENTO: REPERCUSSOES NAS DINAMICAS INTERATIVAS NA SALA DE AULA., EDNA SOARES MARTINS
  • 2018, Dissertação de Mestrado A Escola e suas práticas educativas: uma leitura dos processos formativos e das relações de conhecimentos vivenciadas no cotidiano da sala de aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Maria das Graças da Silva, Doriedson do Socorro Rodrigues, Maria dos Remédios de Brito
  • 2018, Dissertação de Mestrado O Afetivo nas Relações de Conhecimento: repercussões nas dinâmicas interativas de sala de aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Sonia Regina dos Santos Teixeira, Doriedson do Socorro Rodrigues
  • 2018, Dissertação de Mestrado Práticas Pedagógicas no Ensino da Linguagem: Análises e Reflexões na Abordagem Histórico Cultural, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Doriedson do Socorro Rodrigues, Lenice Heloísa de Arruda Silva
  • 2018, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A importância da leitura e da escrita em uma turma de 1º ano do ensino fundamental na Escola São José., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2018, Qualificação de Mestrado INCLUSAO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETA/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEORICA DE VYGOTSKY, ELISANGELA GONCALVES MOREIRA
  • 2017, Dissertação de Mestrado EDUCACAO E RESISTENCIA NA COMUNIDADE DO BAIXO ITACURUCA EM ABAETETUBA NO PARA: O PAPEL DA ESCOLA SANTO ANDRE NA AFIRMACAO E VALORIZACAO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA. , CLAUDETE COSTA QUARESMA RANIERI
  • 2016, Monografia de Graduação Pedagogia em Ambiente não escolar: pedagogia social de rua, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
  • 2016, Dissertação de Mestrado O Ideário Teórico Metodológico do PNAIC: Possibilidades de Rupturas no Chão da Sala de Aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Maria das Graças da Silva
  • 2016, Monografia de Graduação A Emoção e Afetividade como mediadoras na apropriação do conhecimento - Leitura e Escrita, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira, Eliana da Silva Felipe
  • 2016, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão
  • 2016, Dissertação de Mestrado Currículo e Diversidade Étnico Racial na Escola Quilombola Santo André, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Maria das Graças da Silva, Damião Bezerra Oliveira
  • 2016, Monografia de Graduação Concepções de Linguagem: Uma análise sobre os métodos linguísticos, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
  • 2016, Monografia de Graduação O LÚDICO NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F ?BELA INFÂNCIA? MUNICIPIO DE OEIRAS DO PARÁ., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão
  • 2016, Monografia de Graduação Vygotsky e a Questão da Emoção e da Afetividade, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
  • 2016, Dissertação de Mestrado Desempenho Escolar e o Índice da Educação Básica: reflexões acerca da educação presente na cultura dos resultados nas escolas do município de Cametá, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira, Dalva Valente Guimaes Gutierres
  • 2016, Monografia de Graduação Alfabetização e Letramento: um estudo sobre o PNAIC, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
  • 2016, Qualificação de Mestrado Dialogo, experiencia e metodo: aproximacoes e distanciamentos entre Gadamer e Freire e suas implicacoes na concepcao de formacao entres esses autores, ERENILDA NASCIMENTO DE ALMEIDA
  • 2016, Qualificação de Mestrado POLITICA DE DESCENTRALIZACAO DE RECURSOS PUBLICOS PARA EDUCACAO BASICA DO MUNICIPIO DE CAMETA-PARA: UM ESTUDO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PDE-ESCOLA NAS ESCOLAS DO CAMPO, IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA
  • 2016, Qualificação de Mestrado Desempenho escolar e o Indice da Educacao Basica (IDEB): reflexoes acerca da qualidade da educacao presentes na cultura dos resultados nas escolas do municipio de Cameta/Pa, JOAO MIRANDA FURTADO
  • 2015, Monografia de Graduação DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação As dificuldades de leitura e escrita na Escola Santa Maria de Tomé Açu, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação LEITURA E LETRAMENTO, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DE CONCEPÇÕES E MÉTODOS DE LEITURE E ESCRITA NAS SERIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação SENTIDOS, TEORIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão
  • 2015, Qualificação de Mestrado SUJEITOS E SUBJETIVIDADES - PROFESSORES E ALUNOS NO IDEARIO TEORICO-METODOLOGICO DO PINAIC: CAMINHOS E DESCAMINHOS, SIMULACROS E RUPTURAS INSINUANDO - SE NO CHAO DA SALA DE AULA., LÍLIA CHRISTIANE VANZELER VIANA
  • 2015, Qualificação de Mestrado IDENTDADE DOCENTE: Representacoes de Professores/as da Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba atraves das narrativas ribeirinhas., MARIA FRANCISCA RIBEIRO CORREA
  • 2015, Monografia de Graduação . O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENDO CRIATIVAMENTE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LEITURA: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
  • 2015, Dissertação de Mestrado O Ideário teórico metodológico do PNAIC: Possibilidades de rupturas no chão da sala de aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Maria das Graças da Silva, Damião Bezerra Oliveira
  • 2015, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Trabalho de Fim de Curso(68)

  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CARLA PATRICIA GAIA PEREIRA , 09/2014
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANDREA MENDES BORGES , 09/2014
  • A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE TECIDA NAS RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇOES DE CARL MAX E L. S. VIGOTSKI, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS , 09/2014
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NAS EMEF ‘CANTINHO DAS IDEIAS’ NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA, RAIMUNDO KLEITON PINHEIRO PANTOJA , 09/2014
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS LIMITES E PERSPECTIVAS, DEYSE MARIA FERREIRA RODRIGUES , 11/2015
  • DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA, FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA , 04/2015
  • RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO, KELLY ALMEIDA PACHECO , 04/2015
  • ALFABETIZAÇÃO E LEITURA: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS., JOVANA MIRANDA DE MENEZES , 04/2015
  • O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE ALMEIDA CORRÊA, MARIA DO CARMO DE ALMEIDA CORREA , 04/2015
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENDO CRIATIVIDADE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM, ADILCIANY DE CARVALHO TAVARES , 04/2015
  • ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DE CONCEPÇÕES E MÉTODOS DE LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA CINTIA DE FARIAS , 04/2015
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUIZA DE MARILAC DE BARROS DE ANDRADE , 04/2015
  • LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA DOMINGAS CARDOZO DE AZEVEDO , 04/2015
  • SENTIDOS, TEORIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS, ANA MARIA BARROS GAIA , 04/2015
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANAURA PEREIRA MACIEIRA , 04/2015
  • LEITURA E LETRAMENTO, MARIA ODILENE VIEIRA RAMOS , 04/2015
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA, SONIVALDO GONCALVES LOPES , 04/2015
  • A Afetividade e o desenvolvimento humano da criança na pré-escola, LAYANE ALMEIDA DO NASCIMENTO , 03/2016
  • Vygotsky e a Questão da Emoção e da Afetividade, MARCILENE DO SOCORRO VULCAO LEAO , 04/2016
  • Concepções de Linguagem: uma análise sobre os métodos lingúisticos, ROSIENE JESSICA DOS SANTOS , 04/2016
  • Pedagogia em ambiente não escolar: pedagogia social de rua, TAMILA DE CASSIA MAGNO ALENCAR , 04/2016
  • Alfabetização e Letramento: um estudo sobre o PNAIC, ALDENISE DA SILVA VELOSO , 04/2016
  • O LÚDICO NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF "BELA INFÂNCIA" MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ, JACILEIA RODRIGUES CORREA , 03/2016
  • LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TIAGO OLIVEIRA DE MORAES , 03/2016
  • O FRACASSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA BOM JESUS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI., MARIA DE NAZARE MELO LOBATO , 02/2016
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., AURICELIA DA CONCEICAO LIMA DE CASTRO , 11/2015
  • EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA RIBEIRINHA DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO MOCAJATEUA., BEATRIZ PANTOJA RIBEIRO , 11/2015
  • PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA INÁCIA DE SOUSA MELO., ELIZANGELA DOS SANTOS PANTOJA , 11/2015
  • CONCEPÇÕES DA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO: UM BREVE ESTUDO TEÓRICO., LIZABETE BAUNILHA CORREA , 11/2015
  • LEITURA E ESCRITA: PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO NA E.M.E.F. PROF.ª MARIA NADIR FILGUEIRA VALENTE/CAMETÁ-PARÁ., DICELMA SANCHES LEAO , 04/2017
  • A CRIANÇA E SUA RELAÇÃO COM A ESCRITA: POR UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO, ELIELTON BRANDAO SERRAO , 09/2017
  • As Dimensões afetivo emocionais do cuidar e educar na creche Francisco M. Carvalho, ROSILENE DA SILVA CARDOSO , 03/2017
  • As Dimensões afetivo emocionais do cuidar e educar na creche Francisco M. Carvalho, LILIAN FERREIRA DOS SANTOS , 05/2017
  • Família e Escola no processo de Ensino Aprendizagem da Criança, QUELIANE DOS SANTOS BENTES , 11/2017
  • Criança, Infância e linguagem: um olhar reflexivo e crítico sobre as práticas alfabetizadoras nos Anos Iniciais, MARIA RAIMUNDA MORAES SIQUEIRA , 11/2017
  • O Lúdico como possibilidade de desenvolvimento social e educacional da criança na educação infantil, MAYARA DA SILVA SANTOS , 11/2017
  • Alfabetização nos Anos Iniciais: investigando a valorização das práticas linguageiras das crianças., DORIANE GONCALVES DA SILVA ALVES , 11/2017
  • A Educabilidade de Crianças Surdas numa perspectiva inclusiva., ROSILEIDE DE JESUS DE SOUZA MELO , 12/2017
  • A Relação Professor Aluno e a afetividade na sala de aula., NADILA PINHEIRO FERREIRA , 12/2017
  • Programa Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa: Um estudo de caso para uma reflexão da alfabetização em Barcarena., VIVIANNE DE OLIVEIRA DA COSTA ESPINDULA , 12/2017
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: Uma experiência em turmas do 1º e 2º ano em uma escola pública no município de Abaetetuba-PA, FRANCISCO DA SILVA NEGRAO JUNIOR , 02/2018
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SERIES INICIAIS POR MEIO DE PROJETOS, ADRIELE MOREIRA TRAVASSOS , 02/2018
  • Memorial de vida : minha formação escolar e acadêmica , ELIJANE EMIM TEIXEIRA , 02/2018
  • Memorial de vida : minha formação escolar e acadêmica , ELIJANE EMIM TEIXEIRA , 05/2018
  • Violências nas Escolas: implicações para o processo de ensino aprendizagem., CAMILA MACHADO DA COSTA , 06/2019
  • A Linguagem nos anos inciais do Ensino Fundamental: contribuições de Vigotski a uma Pedagogia da Significação. , MARLI PANTOJA BASTO , 06/2019
  • Educação Infantil: A afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar., ROSA MARIA CARVALHO LOBATO , 07/2019
  • As Dificuldades da Prática docente sobre gêneros e sexualidade na escola., FRANCIMARY TELES ALHO , 12/2019
  • Inclusão Escolar na Escola Professora Maria Amoras, no Município de Acará., CIRLENE LISBOA DE PAULA , 12/2019
  • A EJA no Município de Acará: disparidades da SEMED ao chão da Escola. , EDIANE MAIA GOES , 12/2019
  • RELIGIÃO E DIVERSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS., LUANA DE JESUS MENDES CARNEIRO , 06/2021
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS E DIFICULDADES DO ENSINO DA EJA NA ESCOLA SÃO MIGUEL NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA., MARIA BENEDITA GONCALVES VILHENA , 10/2022
  • Ludicidade como Ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, MARIA DAS GRACAS MARTINS DA SILVA , 10/2022
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS E DIFICULDADES DO ENSINO DA EJA NA ESCOLA SÃO MIGUEL NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA., EMILIA CRISTINA CARIPUNA DE SOUZA , 10/2022
  • LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM , MARIA DA CONCEICAO SANTOS OLIVEIRA , 10/2022
  • O COTIDIANO INFANTIL, A PARTIR DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS, SANDRA CARNEIRO DIAS , 10/2022
  • O COTIDIANO INFANTIL, A PARTIR DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS, SARA CAVALCANTE PINHEIRO , 10/2022
  • A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, IANA DA CRUZ MIRANDA , 07/2022
  • Aquisição da Linguagem oral e escrita: desafios de uma turma de multi seriado, LUCIANA ALVES LUCENA LIMA , 08/2022
  • O brincar no processo ensino aprendizagem da criança, MAIRLA SANTOS SILVA , 08/2022
  • Família e Escola: a uma relação necessária no processo do desempenho escolar da criança, CARLA GLEICE NASCIMENTO MENDES , 08/2022
  • Relação professor-aluno: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem., ANDRESSA RAFAELA DA SILVA SOUZA , 08/2022
  • O Cheiro dessa merenda me traz para a escola: , FRANCILENE OLIVEIRA MATOS CARNEIRO , 08/2022
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Mediações para uma Aprendizagem Significativa e Prazerosa, LEIDA COSTA LIMA DO NASCIMENTO , 12/2022
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-COGNITIVO, MARIA VALNER FONTELES DO COUTO , 12/2022
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Mediações para uma Aprendizagem Significativa e Prazerosa, TEREZINHA CAMPELO DA SILVA , 12/2022
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-COGNITIVO, MARIA SANTANA DA COSTA DA SILVA , 12/2022
  • O REDIMENSIONAR PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PÓS-PANDEMIA EM UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA –PA , TALIA BALIEIRO DA SILVA , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (21)

  • Mestrado, MICHELLE FERREIRA DA COSTA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GISLANE DAMASCENO FURTADO, 03/2015 - 01/2016 , Finalizada em 01/2016
  • Mestrado, DIONEIA SANCHES LEAO, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDNA SOARES MARTINS, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LÍLIA CHRISTIANE VANZELER VIANA, 08/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KELLY ALMEIDA PACHECO, 01/2020 - 08/2021 , Finalizada em 08/2021
  • Mestrado, JOSE ALCIR WANZELER PRESTES, 03/2018 - 02/2020 , Finalizada em 02/2020
  • Mestrado, ROSANA MALATO DE SOUZA, 08/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DANIELA SANTOS FURTADO, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, OLIDETE DE ARAUJO, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NIZANDRIA DOS SANTOS POMPEU, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELIELTON BRANDAO SERRAO, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MERIAN DE CRISTO LOBATO, 01/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LEILA SUELY VELOSO PERES, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JEISSIANE SALGUEIRO FRANCA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA BENEDITA MONTEIRO MOREIRA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GLENDA MANUELA GOMES DE SENA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAIMUNDO KLEITON PINHEIRO PANTOJA, 06/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.249