2022, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Narrativa: conhecimento e afetividade em classe de educação de jovens e adultos, ISSN: 21785201
2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Crianças, Leitura, Escrita e Significação: A Busca por um Afetivo Lugar no Coração da Professora., ISSN: 01048481
2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , LEITURA E PRAZER ESTÉTICO: exercícios literários e poéticos em classe de jovens e adultos, ISSN: 16451384
2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , OS JOVENS E AS AFETIVAS ALEGRIAS: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA., ISSN: 19820305
2021, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , AFETIVIDADE E CONHECIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SALA DE AULA, ISSN: 19830378
2017, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica., ISSN: 01408481
2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Considerations on affectivity in teaching relations: Vygotskys contributions, ISSN: 21785198
2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , Conhecimentos, Emoções, Afetividade: Desejo de Escrever 'Palavrinhas'., ISSN: 15183580
2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Lilia C. C. Viana , RECORTE DISCURSIVO SOBRE UMA PRÁTICA SEDUTORA: CRIANÇAS, CONHECIMENTOS E AFETIVIDADE, ISSN: 24480215
2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão , Leitura e Escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula, ISSN: 18060560
2013, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo , NELMA: UMA VIDA EM ABERTO!, ISSN: 21796505
2013, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão , A Mediação Afetiva em Experiências Teórico Metodológicas de Leitura e Escrita, ISSN: 18060560
Publicação em Eventos (16)
2021, Talia Balieiro da Silva, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, A Linguagem no ensino fundamental: Perspectiva Histórico Cultural de Vigotski, III Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens/, Resumo
2020, Talia B. Silva: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, A Linguagem no ensino fundamental: perspectiva histório-cultural de Vigotski, III Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
2020, Elielton B. Serrão; Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Educação: Reflexões teóricas em Vygotsky e Freire a um ensino significativo, III Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
2020, Iranildes M. Santos; Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Uma Experiência de Leitura Literária nas Aulas de Língua Portuguesa, III Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
2019, Elielton Brandão Serrão; Raimundo N. de O. Falabelo, Pedagogia da Significação: A utilização dos signos linguisticos como recursos pedagógico no processo de ensino aprendizagem, II Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
2019, Iranildes M. Santos; Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, A Leitura Literária no contexto escolar em uma perspectiva sóciocultural, II Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, Resumo
2018, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Sujeito e Subjetividade: Uma reflexão centrada na abordagem histórico-cultural., IV Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Trabalho Completo
2018, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Contribuições de Amílcar Cabral e Paulo Freire para uma educação emancipadora, XXIII Encontro dos Estudantes de Pedagogia - EPEPE, Trabalho Completo
2018, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Práticas Pedagógicas e o Ensino da Linguagem: os conceitos de alfabetização e letramento., V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade, Resumo
2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sujeitos e Subjetividades no ideário teórico-metodológico do PNAIC, II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Trabalho Completo
2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Educação, Linguagem, Subjetividade, II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Trabalho Completo
2015, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dificuldades de Aprendizagem: conhecimento, afetos e prática de ensino, I Ciclo de Palestras: A formação de professores frente às exigências Educacionais do século XXI, Resumo Expandido
2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Lilia C. C. Viana, Experiências teórico metodológicas com narrativas amazônicas orais no contexto escolar, I SISCultura: I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia: Interdisciplinaridade, desafios e perspectivas, Resumo
2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Narrativas Orais amazônicas no contexto escolar: relatos de experiências., XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo/ I Seminário Internacional de Políticas Educacionais, cultura e formação de professores., Trabalho Completo
2014, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Recorte discursivo sobre uma prática sedutora: crianças, conhecimentos e afetividade, XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo/ I Seminário Internacional de Políticas Educacionais, cultura e formação de professores., Trabalho Completo
2014, Lilia C. C. Viana, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Recorte discursivo sobre uma prática sedutora: criança, conhecimento., Encontro de Pesquisa Educacional Do Norte e Nordeste, Resumo
Capítulos de Livros (14)
2020, A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Talia Balieiro da Silva
2020, PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: APONTAMENTOS INICIAIS COM BASE EM L. S. VIGOTSKI, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Marli Pantoja Basto
2020, O PROFESSOR(A) NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: CONTRIBUIÇÕES DE L. S. VIGOTSKI, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos
2020, O LÚDICO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS (1º. AO 5º.), ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Raimundo Kleiton Pinheiro Pantoja
2020, EXERCÍCIOS DE LINGUAGEM ? LEITURA E ESCRITA: Constituição de Subjetividades da Criança, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Elielton Brandão Serrão, Paula Soares Rodrigues
2020, CRIANÇAS E A FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A educação no Brasil e no mundo [recurso eletrônico] : avanços, limites e contradições 4, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Daniela Santos Furtado
2020, CONDIÇÕES CONCRETAS DE PRODUÇÃO: MUDANÇAS NECESSÁRIAS À UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Daniela Santos Furtado, Elielton Brandão Serrão
2020, A leitura literária no contexto escolar em uma perspectiva sociocultural, MULTICULTURALIDADE NA AMAZÔNIA: PRODUÇÃO DE SABERES, DIFERENÇA E INCLUSÃO, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2020, A criança e sua relação com a leitura e a escrita: Por uma pedagogia da significação, MULTICULTURALIDADE NA AMAZÔNIA: PRODUÇÃO DE SABERES, DIFERENÇA E INCLUSÃO, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Elielton Brandão Serrão
2020, LEITURA E ESCRITA ENQUANTO OBJETOS SIGNIFICATIVOS E AFETIVOS: TEORIA E EXPERIÊNCIA, A educação no Brasil e no mundo [recurso eletrônico] : avanços, limites e contradições 5, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Elielton Brandão Serrão, Paula Soares Rodrigues
2018, Práticas Pedagógicas de Ensino da Linguagem: Por uma Educação Emancipadora., Educação, Formação Humana e Políticas Públicas na Amazônia Tocantina., Daniela Santos Furtado, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2018, Implicações da Avaliação Nacional da Aprendizagem no Processo Emancipatório do Indivíduo: Reflexões em torno da subjetividade do aluno, Educação, Formação Humana e Políticas Públicas na Amazônia Tocantina., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos
2016, O NÃO-SABER COMO SILENCIAMENTO E ACOMODAÇÃO DO SUJEITO: FRAGMENTOS QUE DIZEM DA LUTA DE UM JOVEM NUMA CLASSE DE EJA, Educação e Cultura: conexões teóricas, práticas e reflexivas, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2013, A Linguagem como constitutiva do sujeito leitor: aportes teóricos e metodológicos à prática em sala de aula, Idéias de Educação e Filosofia: pesquisa, ética e formação., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Maria Josiane Rodrigues da Silva
Livros (1)
2020, ALFABETIZAR COMO CONSTRUIR CATEDRAIS: CRIANÇA, SIGNIFICAÇÃO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E SUBJETIVIDADE, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Sirlane de J. Damasceno Ramos, Daniela Santos Furtado, Elielton Brandão Serrão
Participações em Bancas de Cursos (62)
2022, Dissertação de Mestrado O TRABALHO EDUCATIVO DO(A)S PEDAGOGO(A)S NA ASSISTENCIA SOCIAL EM MELGACO/PA, ROSANA MALATO DE SOUZA
2021, Dissertação de Mestrado Trabalho e Educação: o trabalho educativo dos(as) pedagogo, ROSANA MALATO DE SOUZA
2021, Dissertação de Mestrado PEDAGOGIA ALFABETIZADORA SIGNIFICATIVA: Intercambiamentos teoricos e empiricos, ELIELTON BRANDAO SERRAO
2021, Dissertação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA E DOCENCIA: A LEITURA LITERARIA NA DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação RELIGIÃO E DIVERSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS., LUANA DE JESUS MENDES CARNEIRO
2021, Qualificação de Doutorado A LEITURA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NA EJA: OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES, Érica Mancuso Schaden
2021, Qualificação de Doutorado ?O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CAXIAS-UEMA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, MARINALVA VERAS MEDEIROS
2021, Qualificação de Mestrado Trabalho e Educacao: o trabalho educativo dos(as) pedagogoEsta pesquisa e um estudo sobre Trabalho e Educacao: O trabalho educativo dos(as) Pedagogos(as) na Assistencia Social. Busca investigar o trabalho educativo do pedagogo na educacao social, especificamente nos servicos socioassistenciais do SUAS, analisando como acontecer o seu fazer pedagogico no servico social, os resultados que suas acoes educativas contribuem nos servicos, projetos e programas sociais, bem como as dificuldades que enfrenta no exercicio da profissao. A discussao da pedagogia social estrutura-se enquanto area de conhecimento, abrangendo conceito, origens, fundamentos para compreender como se constituem o trabalho do pedagogo; debate sobre a sociedade brasileira nos aspectos da formacao e divisao de classes sociais, como o Estado se organizar para manter o controle social por meio das politicas sociais no qual a educacao assume o compromisso de minimizacao das desigualdades e exclusao e promover a emancipacao do cidadao no qual o pedagogo assume esse papel de contribui nas transformacoes sociais por meio de sua acao educativa; e discute o trabalho educativo do pedagogo na area social, suas intervencoes pedagogicas nas unidades CRAS e CREAS especificamente nos servicos socioassistenciais de modo a contribui na educacao de individuos e suas familias para prevencao e superacao dos problemas sociais, bem como os fatores e os problemas que interfere no exercicio da profissao no desenvolvimento de um trabalho com qualidade. A escolha do tema ocorreu pelo fato de estar atuando na area como profissional, exercendo a profissao de pedagoga na Assistencia Social de Melgaco/PA. A pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: o trabalho educativo do pedagogo na educacao social precisamente nos servicos socioassistenciais tem sido uma acao-intervencao na minimizacao e superacao de situacao de vulnerabilidade e riscos sociais envolvendo individuos ou grupos, dando oportunidade de acesso aos direitos humanos, contribuindo na formacao e emancipacao dos sujeitos? Este estudo possibilita ampliar os conhecimentos sobre a pratica educativa do pedagogo na educacao social, permitindo uma reflexao critica do seu papel na integracao das politicas socioassistenciais. Quanto ao referencial teorico, a pesquisa utilizou os estudos de: Machado (2010); Soriano (2006); Silva (2016); Almeida (2009); Paludo (2019); Santos (1999); Barros (2006); Ciavalta (2015); Campos (2018); Carvalho (2017); Oliveira (2017); Santana (2012) e outros. Com relacao a metodologia, e um estudo a partir de uma abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso com pesquisa bibliografica e de campo com fins de investigamos de forma critica o fenomeno estudado. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram entrevistas com sujeitos da pesquisa com perguntas abertas, os quais foram essenciais para trazer informacao e discussao para este trabalho.(as) na Assistencia Social em Melgaco/PA, ROSANA MALATO DE SOUZA
2021, Qualificação de Mestrado O TRABALHO EDUCATIVO DO(A)S PEDAGOGO(A)S NA ASSISTENCIA SOCIAL EM MELGACO/PA, ROSANA MALATO DE SOUZA
2021, Qualificação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA DE UMA PROFESSORA E SUA DOCENCIA: UMA EXPERIENCIA DE LEITURA LITERARIA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NA EMEF DE CAMETA- TAPERA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE CAMETA., IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
2021, Qualificação de Mestrado TECITURAS A UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICACAO: Intercambiamentos Teoricos e Empiricos, ELIELTON BRANDAO SERRAO
2021, Dissertação de Mestrado A PRÁTICA REFLEXIVA E DOCÊNCIA: A LEITURA LITERÁRIA NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA, KLEBY MIRANDA COSTA
2020, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CRITICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLES LINGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZONIA, KLEBY MIRANDA COSTA
2019, Dissertação de Mestrado Ensino e Aprendizagem da Linguagem (Leitura e Escrita): Análises de Práticas Pedagógicas em Classes de 4o. ano do Ensino Fundamental, Daniela Santos Furtado
2019, Qualificação de Mestrado PRATICA DE ENSINO DA LEITURA NA DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PUBLICA RIBEIRINHA NO MUNICIPIO DE CAMETA/PA, JOSE ALCIR WANZELER PRESTES
2019, Dissertação de Mestrado Criança e Subjetividade: Um estudo na perspectiva de L. S. Vigotski, Sirlane de Jesus Damasceno Ramos
2019, Dissertação de Mestrado CRIANCA E SUBJETIVIDADE: Um estudo na perspectiva de L. S. VIGOTSKI, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS
2018, Dissertação de Mestrado UMA LEITURA HISTORICO-CULTURAL SOBRE AS PRATICAS FORMATIVAS E OS PROCESSOS DE APROPRIACAO DOS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS POR CRIANCAS EM UMA ESCOLA PUBLICA NO MUNICIPIO DE CAMETA/PA, MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE
2018, Qualificação de Mestrado A SUBJETIVIDADE DA CRIANCA CONSTITUIDA NAS RELACOES EM SALA DE AULA MEDIADA PELO CONHECIMENTO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DE L. S. VIGOTSKI, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS
2018, Monografia de Graduação Traçando trajetória da infância a universidade, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2018, Monografia de Graduação TRAGETÓRIA DE VIDA: MEMÓRIAS E SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2018, Monografia de Graduação TRAJETÓRIA DE VIDA ESCOLAR E PROFISSIONAL., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2018, Qualificação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS DE ENSINO DA LINGUAGEM: ANALISES E REFLEXOES NA ABORDAGEM HISTORICO-CULTURAL, DANIELA SANTOS FURTADO
2018, Dissertação de Mestrado INCLUSAO ESCOLAR NUMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETA/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEORICA DE VYGOTSKY, ELISANGELA MOREIRA SILVA
2018, Dissertação de Mestrado O AFETIVO NAS RELACOES DE CONHECIMENTO: REPERCUSSOES NAS DINAMICAS INTERATIVAS NA SALA DE AULA., EDNA SOARES MARTINS
2018, Dissertação de Mestrado A Escola e suas práticas educativas: uma leitura dos processos formativos e das relações de conhecimentos vivenciadas no cotidiano da sala de aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Maria das Graças da Silva, Doriedson do Socorro Rodrigues, Maria dos Remédios de Brito
2018, Dissertação de Mestrado O Afetivo nas Relações de Conhecimento: repercussões nas dinâmicas interativas de sala de aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Sonia Regina dos Santos Teixeira, Doriedson do Socorro Rodrigues
2018, Dissertação de Mestrado Práticas Pedagógicas no Ensino da Linguagem: Análises e Reflexões na Abordagem Histórico Cultural, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Doriedson do Socorro Rodrigues, Lenice Heloísa de Arruda Silva
2018, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A importância da leitura e da escrita em uma turma de 1º ano do ensino fundamental na Escola São José., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2018, Qualificação de Mestrado INCLUSAO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETA/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEORICA DE VYGOTSKY, ELISANGELA GONCALVES MOREIRA
2017, Dissertação de Mestrado EDUCACAO E RESISTENCIA NA COMUNIDADE DO BAIXO ITACURUCA EM ABAETETUBA NO PARA: O PAPEL DA ESCOLA SANTO ANDRE NA AFIRMACAO E VALORIZACAO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA.
, CLAUDETE COSTA QUARESMA RANIERI
2016, Monografia de Graduação Pedagogia em Ambiente não escolar: pedagogia social de rua, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
2016, Dissertação de Mestrado O Ideário Teórico Metodológico do PNAIC: Possibilidades de Rupturas no Chão da Sala de Aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Maria das Graças da Silva
2016, Monografia de Graduação A Emoção e Afetividade como mediadoras na apropriação do conhecimento - Leitura e Escrita, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira, Eliana da Silva Felipe
2016, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão
2016, Dissertação de Mestrado Currículo e Diversidade Étnico Racial na Escola Quilombola Santo André, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Maria das Graças da Silva, Damião Bezerra Oliveira
2016, Monografia de Graduação Concepções de Linguagem: Uma análise sobre os métodos linguísticos, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
2016, Monografia de Graduação O LÚDICO NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F ?BELA INFÂNCIA? MUNICIPIO DE OEIRAS DO PARÁ., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão
2016, Monografia de Graduação Vygotsky e a Questão da Emoção e da Afetividade, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
2016, Dissertação de Mestrado Desempenho Escolar e o Índice da Educação Básica: reflexões acerca da educação presente na cultura dos resultados nas escolas do município de Cametá, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira, Dalva Valente Guimaes Gutierres
2016, Monografia de Graduação Alfabetização e Letramento: um estudo sobre o PNAIC, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu
2016, Qualificação de Mestrado Dialogo, experiencia e metodo: aproximacoes e distanciamentos entre Gadamer e Freire e suas implicacoes na concepcao de formacao entres esses autores, ERENILDA NASCIMENTO DE ALMEIDA
2016, Qualificação de Mestrado POLITICA DE DESCENTRALIZACAO DE RECURSOS PUBLICOS PARA EDUCACAO BASICA DO MUNICIPIO DE CAMETA-PARA: UM ESTUDO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PDE-ESCOLA NAS ESCOLAS DO CAMPO, IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA
2016, Qualificação de Mestrado Desempenho escolar e o Indice da Educacao Basica (IDEB): reflexoes acerca da qualidade da educacao presentes na cultura dos resultados nas escolas do municipio de Cameta/Pa, JOAO MIRANDA FURTADO
2015, Monografia de Graduação DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação As dificuldades de leitura e escrita na Escola Santa Maria de Tomé Açu, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação LEITURA E LETRAMENTO, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DE CONCEPÇÕES E MÉTODOS DE LEITURE E ESCRITA NAS SERIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação SENTIDOS, TEORIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dioneia Sanches Leão
2015, Qualificação de Mestrado SUJEITOS E SUBJETIVIDADES - PROFESSORES E ALUNOS NO IDEARIO TEORICO-METODOLOGICO DO PINAIC: CAMINHOS E DESCAMINHOS, SIMULACROS E RUPTURAS INSINUANDO - SE NO CHAO DA SALA DE AULA., LÍLIA CHRISTIANE VANZELER VIANA
2015, Qualificação de Mestrado IDENTDADE DOCENTE: Representacoes de Professores/as da Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba atraves das narrativas ribeirinhas., MARIA FRANCISCA RIBEIRO CORREA
2015, Monografia de Graduação . O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENDO CRIATIVAMENTE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LEITURA: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
2015, Dissertação de Mestrado O Ideário teórico metodológico do PNAIC: Possibilidades de rupturas no chão da sala de aula., Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Waldir Ferreira de Abreu, Maria das Graças da Silva, Damião Bezerra Oliveira
2015, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
Trabalho de Fim de Curso(68)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CARLA PATRICIA GAIA PEREIRA ,
09/2014
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANDREA MENDES BORGES ,
09/2014
A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE TECIDA NAS RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇOES DE CARL MAX E L. S. VIGOTSKI, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS ,
09/2014
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NAS EMEF CANTINHO DAS IDEIAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA, RAIMUNDO KLEITON PINHEIRO PANTOJA ,
09/2014
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS LIMITES E PERSPECTIVAS, DEYSE MARIA FERREIRA RODRIGUES ,
11/2015
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA, FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA ,
04/2015
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO, KELLY ALMEIDA PACHECO ,
04/2015
ALFABETIZAÇÃO E LEITURA: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS., JOVANA MIRANDA DE MENEZES ,
04/2015
O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE ALMEIDA CORRÊA, MARIA DO CARMO DE ALMEIDA CORREA ,
04/2015
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENDO CRIATIVIDADE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM, ADILCIANY DE CARVALHO TAVARES ,
04/2015
ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DE CONCEPÇÕES E MÉTODOS DE LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA CINTIA DE FARIAS ,
04/2015
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUIZA DE MARILAC DE BARROS DE ANDRADE ,
04/2015
LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA DOMINGAS CARDOZO DE AZEVEDO ,
04/2015
SENTIDOS, TEORIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS, ANA MARIA BARROS GAIA ,
04/2015
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANAURA PEREIRA MACIEIRA ,
04/2015
LEITURA E LETRAMENTO, MARIA ODILENE VIEIRA RAMOS ,
04/2015
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA, SONIVALDO GONCALVES LOPES ,
04/2015
A Afetividade e o desenvolvimento humano da criança na pré-escola, LAYANE ALMEIDA DO NASCIMENTO ,
03/2016
Vygotsky e a Questão da Emoção e da Afetividade, MARCILENE DO SOCORRO VULCAO LEAO ,
04/2016
Concepções de Linguagem: uma análise sobre os métodos lingúisticos, ROSIENE JESSICA DOS SANTOS ,
04/2016
Pedagogia em ambiente não escolar: pedagogia social de rua, TAMILA DE CASSIA MAGNO ALENCAR ,
04/2016
Alfabetização e Letramento: um estudo sobre o PNAIC, ALDENISE DA SILVA VELOSO ,
04/2016
O LÚDICO NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF "BELA INFÂNCIA" MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ, JACILEIA RODRIGUES CORREA ,
03/2016
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TIAGO OLIVEIRA DE MORAES ,
03/2016
O FRACASSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA BOM JESUS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI., MARIA DE NAZARE MELO LOBATO ,
02/2016
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., AURICELIA DA CONCEICAO LIMA DE CASTRO ,
11/2015
EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA RIBEIRINHA DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO MOCAJATEUA., BEATRIZ PANTOJA RIBEIRO ,
11/2015
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA INÁCIA DE SOUSA MELO., ELIZANGELA DOS SANTOS PANTOJA ,
11/2015
CONCEPÇÕES DA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO: UM BREVE ESTUDO TEÓRICO., LIZABETE BAUNILHA CORREA ,
11/2015
LEITURA E ESCRITA: PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO NA E.M.E.F. PROF.ª MARIA NADIR FILGUEIRA VALENTE/CAMETÁ-PARÁ., DICELMA SANCHES LEAO ,
04/2017
A CRIANÇA E SUA RELAÇÃO COM A ESCRITA: POR UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO, ELIELTON BRANDAO SERRAO ,
09/2017
As Dimensões afetivo emocionais do cuidar e educar na creche Francisco M. Carvalho, ROSILENE DA SILVA CARDOSO ,
03/2017
As Dimensões afetivo emocionais do cuidar e educar na creche Francisco M. Carvalho, LILIAN FERREIRA DOS SANTOS ,
05/2017
Família e Escola no processo de Ensino Aprendizagem da Criança, QUELIANE DOS SANTOS BENTES ,
11/2017
Criança, Infância e linguagem: um olhar reflexivo e crítico sobre as práticas alfabetizadoras nos Anos Iniciais, MARIA RAIMUNDA MORAES SIQUEIRA ,
11/2017
O Lúdico como possibilidade de desenvolvimento social e educacional da criança na educação infantil, MAYARA DA SILVA SANTOS ,
11/2017
Alfabetização nos Anos Iniciais: investigando a valorização das práticas linguageiras das crianças., DORIANE GONCALVES DA SILVA ALVES ,
11/2017
A Educabilidade de Crianças Surdas numa perspectiva inclusiva., ROSILEIDE DE JESUS DE SOUZA MELO ,
12/2017
A Relação Professor Aluno e a afetividade na sala de aula., NADILA PINHEIRO FERREIRA ,
12/2017
Programa Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa: Um estudo de caso para uma reflexão da alfabetização em Barcarena., VIVIANNE DE OLIVEIRA DA COSTA ESPINDULA ,
12/2017
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: Uma experiência em turmas do 1º e 2º ano em uma escola pública no município de Abaetetuba-PA, FRANCISCO DA SILVA NEGRAO JUNIOR ,
02/2018
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SERIES INICIAIS POR MEIO DE PROJETOS, ADRIELE MOREIRA TRAVASSOS ,
02/2018
Memorial de vida : minha formação escolar e acadêmica , ELIJANE EMIM TEIXEIRA ,
02/2018
Memorial de vida : minha formação escolar e acadêmica , ELIJANE EMIM TEIXEIRA ,
05/2018
Violências nas Escolas: implicações para o processo de ensino aprendizagem., CAMILA MACHADO DA COSTA ,
06/2019
A Linguagem nos anos inciais do Ensino Fundamental: contribuições de Vigotski a uma Pedagogia da Significação. , MARLI PANTOJA BASTO ,
06/2019
Educação Infantil: A afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar., ROSA MARIA CARVALHO LOBATO ,
07/2019
As Dificuldades da Prática docente sobre gêneros e sexualidade na escola., FRANCIMARY TELES ALHO ,
12/2019
Inclusão Escolar na Escola Professora Maria Amoras, no Município de Acará., CIRLENE LISBOA DE PAULA ,
12/2019
A EJA no Município de Acará: disparidades da SEMED ao chão da Escola. , EDIANE MAIA GOES ,
12/2019
RELIGIÃO E DIVERSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS., LUANA DE JESUS MENDES CARNEIRO ,
06/2021
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS E DIFICULDADES DO ENSINO DA EJA NA ESCOLA SÃO MIGUEL NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA., MARIA BENEDITA GONCALVES VILHENA ,
10/2022
Ludicidade como Ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, MARIA DAS GRACAS MARTINS DA SILVA ,
10/2022
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS E DIFICULDADES DO ENSINO DA EJA NA ESCOLA SÃO MIGUEL NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA., EMILIA CRISTINA CARIPUNA DE SOUZA ,
10/2022
LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM , MARIA DA CONCEICAO SANTOS OLIVEIRA ,
10/2022
O COTIDIANO INFANTIL, A PARTIR DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS, SANDRA CARNEIRO DIAS ,
10/2022
O COTIDIANO INFANTIL, A PARTIR DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS, SARA CAVALCANTE PINHEIRO ,
10/2022
A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, IANA DA CRUZ MIRANDA ,
07/2022
Aquisição da Linguagem oral e escrita: desafios de uma turma de multi seriado, LUCIANA ALVES LUCENA LIMA ,
08/2022
O brincar no processo ensino aprendizagem da criança, MAIRLA SANTOS SILVA ,
08/2022
Família e Escola: a uma relação necessária no processo do desempenho escolar da criança, CARLA GLEICE NASCIMENTO MENDES ,
08/2022
Relação professor-aluno: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem., ANDRESSA RAFAELA DA SILVA SOUZA ,
08/2022
O Cheiro dessa merenda me traz para a escola: , FRANCILENE OLIVEIRA MATOS CARNEIRO ,
08/2022
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Mediações para uma Aprendizagem Significativa e Prazerosa, LEIDA COSTA LIMA DO NASCIMENTO ,
12/2022
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-COGNITIVO, MARIA VALNER FONTELES DO COUTO ,
12/2022
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Mediações para uma Aprendizagem Significativa e Prazerosa, TEREZINHA CAMPELO DA SILVA ,
12/2022
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-COGNITIVO, MARIA SANTANA DA COSTA DA SILVA ,
12/2022
O REDIMENSIONAR PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PÓS-PANDEMIA EM UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA PA , TALIA BALIEIRO DA SILVA ,
07/2023
Orientações de Pós-Graduação (21)
Mestrado, MICHELLE FERREIRA DA COSTA, 08/2022
- ,
Orientação em Andamento