ariadne da costa peres

IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROMOVENDO E INVESTIGANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FEMCI

Artigos (13)

  • 2023, AUGUSTO CARVALHO PEREIRA, MARCOS, Ariadne da Costa Peres , Parque estadual do Utinga e a formação de novos condutores de turismo de aventura na Amazônia, ISSN: 23594993
  • 2022, Veruschka Santos Melo, Nádia Sueli Araújo Rocha, Ariadne da Costa Peres , POSSIBILIDADES DE CONEXÃO ENTRE OS SABERES FORMAIS E OS DA TRADIÇÃO , ISSN: 23181346
  • 2022, Nádia Sueli Araújo Rocha, Marcelo do Vale Oliveira, Ariadne da Costa Peres , O mito como elemento de reprodução dos saberes e práticas da pesca artesanal feminina em uma comunidade na Amazônia, ISSN: 18078214
  • 2022, Ariadne da Costa Peres, BRITO (IN MEMORIAN), LICURGO PEIXOTO DE, PEREIRA, MARCOS AUGUSTO CARVALHO , EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PARQUES AMBIENTAIS: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSSIVA EM DISSERTAÕES, ISSN: 23186674
  • 2021, Luan Sidônio Gomes, Veruschka Santos Melo, Ariadne da Costa Peres , Marcas identitárias do professor formador de professores de ciências, ISSN: 01025473
  • 2021, Jaine Fernanda Jaques Miranda, Luan Sidônio Gomes, Ariadne da Costa Peres , Ação docente: um olhar sobre as experiências., ISSN: 22370315
  • 2021, Nádia Sueli Araújo Rocha, Ariadne da Costa Peres , Os saberes da tradição da Comunidade Segredinho na percepção das crianças., ISSN: 23181346
  • 2020, MELO, VERUSCHKA SILVA SANTOS, Ariadne da Costa Peres , CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSN: 23181346
  • 2019, Veruschka Santos Melo, Luan Sidônio Gomes, Ariadne da Costa Peres , A construção do processo identitário: o conhecimento de si, do outro e dos espaços formativos para a compreensão da complexidade do processo formativo, ISSN: 22370315
  • 2016, Flavio Augusto da Silva Contente, Uirá Seidl Pinheiro, Ariadne da Costa Peres , Ensaio fotográfico Arte na trilha, ISSN: 25267736
  • 2015, Ariadne da Costa Peres, Flavio Augusto da Silva Contente , O legado histórico na produção da cerâmica Caeteuara, ISSN: 0000000X
  • 2014, Elisangela Barreto Santana, Silvaney Ferreira, Elane Monteiro, Ariadne da Costa Peres, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , Subjetividade, valores e ética na abordagem CTSA: As dificuldades em sua implementação, ISSN: 16574249
  • 2013, Ariadne da Costa Peres , Bragança: um breve olhar sobre a Revista Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, ISSN: 21760675

Capítulos de Livros (3)

  • 2023, O que a água significa para nós amazônidas e como ela se configura em nossas práticas pedagógicas? Um olhar a partir dos alunos da Licenciatura Integrada da UFPA., EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL: interlocuções entre a Universidade e a Educação Básica, Veruschka Santos Melo, Ariadne da Costa Peres, Elizabeth Diana Cardoso Santos
  • 2022, Sequências Didáticas CTS: Articulação entre Ensino de Ciências e Formação Docente., Educação e diversidade: itinerários formativos docentes e trajetórias para a formação cidadã, ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA MIRANDA, Ariadne da Costa Peres
  • 2021, A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO IDENTITÁRIO: O CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA A COMPREENSÃO DA COMPLEXIDADE DO PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO, Veruschka Santos Melo, Ariadne da Costa Peres, Luan Sidônio Gomes

Participações em Bancas de Cursos (99)

  • 2024, Dissertação de Mestrado EDUCACAO EM CIENCIAS NA ESCOLA: em busca de caminhos para a sustentabilidade, CÉSAR AUGUSTO TRINDADE MARQUES
  • 2024, Monografia de Graduação Planejamento interdisciplinar: aprendizagens na formação inicial de professores, EDIGRELMA FERREIRA DA SILVA
  • 2024, Monografia de Graduação Planejamento interdisciplinar: aprendizagens na formacao inicial de professores, EDIGRELMA FERREIRA DA SILVA
  • 2023, Qualificação de Mestrado Educacao ambiental no espaco escolar: Em busca de uma educacao para a sustentabilidade, CÉSAR AUGUSTO TRINDADE MARQUES
  • 2023, Qualificação de Doutorado LICENCIATURA EM CIENCIAS NATURAIS: ABORDAGEM CTS E FORMACAO DOCENTE, ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA MIRANDA
  • 2023, Qualificação de Mestrado As dimensoes pedagogicas observadas no uso de espacos nao formais para o ensino de ciencias., ANA KAROLINE DAMASCENO SANTOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO DE UM RECURSO DIDATICO: EXPERIENCIAS FORMATIVAS DE UM PROFESSOR DE CIENCIAS, LUIS CARLOS SANTOS LOPES
  • 2023, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO DE UM RECURSO DIDATICO: EXPERIENCIAS FORMATIVAS DE UM PROFESSOR DECIENCIAS, LUIS CARLOS SANTOS LOPES
  • 2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE BOTANICA NA PRATICA DE PROFESSORES DE CIENCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICIPIO DE SALVATERRA, PARA: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO UTILIZANDO TREKKING COMO ESTRATEGIA METODOLOGICA PARA FORMACAO DOCENTE, ANA DEUZA DA SILVA SOARES
  • 2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE BOTANICA NA PRATICA DE PROFESSORES DE CIENCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICIPIO DESALVATERRA, PARA: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO UTILIZANDO TREKKING COMO ESTRATEGIA METODOLOGICA PARA FORMACAO DOCENTE, ANA DEUZA DA SILVA SOARES
  • 2023, Tese Doutorado EDUCACAO CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIENCIAS DA NATUREZA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso no Municipio de Benevides - PA, CACILENE MOURA TAVARES
  • 2023, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO DE UM RECURSO DIDATICO: Experiencias formativas de um professor de ciencias, LUIS CARLOS SANTOS LOPES
  • 2023, Dissertação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: ELEMENTOS DA ABORDAGEM CTS NA PRATICA DE PROFESSORES DE CIENCIAS, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: Elementos da abordagem CTS na pratica de professores de Ciencias, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
  • 2023, Qualificação de Mestrado A ESCRITA E O DESENHO NA PROMOCAO DE APRENDIZAGENS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO POR INVESTIGACAO EM UM CLUBE DE CIENCIAS., BRENO DIAS RODRIGUES
  • 2023, Tese Doutorado Processos subjetivos na superacao das dificuldades de aprendizagem de Biologia., HANNA PATRICIA DA SILVA BEZERRA
  • 2023, Monografia de Graduação O Ensino de Ciências nos anos iniciais: uma análise sobre o ensino nas escolas de Santa Bárbara do Pará., LUANA GOMES DE SOUSA
  • 2023, Qualificação de Doutorado O CONHECIMENTO CIENTIFICO NAS PRATICAS DE EDUCACAO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA BELEM-PA, MARCOS AUGUSTO CARVALHO PEREIRA
  • 2023, Qualificação de Doutorado O HIBRIDISMO NO ENSINO DE CIENCIAS: A RELACAO MUSEU-ESCOLA EM UM CENTRO DE CIENCIAS E PLANETARIO AMAZONICO., ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado O Ensino de Ciências na Amazônia: Uma Perspectiva CTS a partir de temáticas regionais decoloniais no Ensino Fundamental, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
  • 2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS NA AMAZONIA: UMA PERSPECTIVA CTS A PARTIR DE TEMATICAS REGIONAIS DECOLONIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
  • 2022, Monografia de Graduação Professores formadores de professores: o papel dos professores regentes nos estágios de licenciandos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, LARISSA VANIA MELO DE SOUSA
  • 2022, Dissertação de Mestrado QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS EMERGENTES NA ILHA DE COTIJUBA - BELEM - PARA: DAS MEMORIAS PARA SALA DE AULA, GLEICIANE BEZERRA DA SILVA
  • 2022, Tese Doutorado FORMACAO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE GRUPOS DE PESQUISA DA AREA AMBIENTAL: SABERES AMBIENTAIS E IDENTIDADE DOCENTE., FERNANDA ROCHA DE SOUSA
  • 2022, Dissertação de Mestrado Representações Sociais de Aquecimento Global por Professores de Ciências?, ?????
  • 2022, Dissertação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA: uma proposta de ensino investigativo sobre mudancas climaticas, JOSIANE MOREIRA MORAES
  • 2022, Dissertação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL: Macrotendencias em Atividades Educativas no Parque Zoobotanico do Museu Paraense Emilio Goeldi., JONIELE BENTES BATISTA
  • 2022, Tese Doutorado ENSINO DAS QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS AMAZONICAS: MEDIACOES DO AGIR COMUNICATIVO NA VISIBILIZACAO DE UM MUNDO DA VIDA COLONIZADO., IVONE DOS SANTOS SIQUEIRA
  • 2021, Dissertação de Mestrado TENDÊNCIAS POLÍTICO PEDAGÓGICAS EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ZOOBOTÂNICO DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI., JONIELE BENTES BATISTA
  • 2021, Qualificação de Doutorado Desenvolvimento subjetivo na superacao das dificuldades de aprendizagem de Biologia, HANNA PATRICIA DA SILVA BEZERRA
  • 2021, Monografia de Graduação SÃO CAETANO DE ODIVELAS E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO, ELISANDRA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO BARRETO
  • 2021, Dissertação de Mestrado SOBRE BESOUROS E BORBOLETAS: OS SENTIDOS, OS SIGNIFICADOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS., KARLA CRISTINA FONTELLES GUEIROS
  • 2021, Dissertação de Mestrado SOBRE BESOUROS E BORBOLETAS: OS SENTIDOS, OS SIGNIFICADOS E O ENSINO DE CIENCIAS., KARLA CRISTINA FONTELLES GUEIROS
  • 2021, Dissertação de Mestrado FORMACAO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIENCIAS: desafios, aprendizagens e construcoes do ser e fazer docente., ALICE OLIVEIRA ARAÚJO
  • 2021, Qualificação de Mestrado O Ensino de Ciencias na Amazonia: Uma Perspectiva CTS a partir de tematicas regionais decoloniais no Ensino Fundamental, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
  • 2021, Qualificação de Mestrado O Ensino de Ciencias na Amazonia: Uma Perspectiva CTS a partir de tematicas regionais decoloniais no Ensino Fundamental, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
  • 2021, Qualificação de Mestrado Investigacao da Pratica Docente de Professores de Ciencias do Ensino Fundamental II no Municipio de Salvaterra/PA: uma proposta para o ensino da botanica, ANA DEUZA DA SILVA SOARES
  • 2021, Qualificação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: Elementos da abordagem CTS na pratica de professores de Ciencias, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: Elementos da abordagem CTS na prática de professores de Ciências, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado “A EDUCACAO AMBIENTAL NA PRATICA DOCENTE EM CIENCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA”, JAMILLE SILVA RODRIGUES DE SOUZA SOARES
  • 2021, Qualificação de Mestrado TENDENCIAS POLITICO PEDAGOGICAS EM ATIVIDADES DE EDUCACAO AMBIENTAL NO PARQUE ZOOBOTANICO DO MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI., JONIELE BENTES BATISTA
  • 2021, Dissertação de Mestrado ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta para o ensino de Botânica, MIRTA CECILIA PINHEIRO DE CARVALHO
  • 2021, Dissertação de Mestrado ROTACAO POR ESTACAO NA EDUCACAO BASICA: uma proposta para o ensino de Botanica, MIRTA CECILIA PINHEIRO DE CARVALHO
  • 2021, Monografia de Graduação SÃO CAETANO DE ODIVELAS E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO, ELISANDRA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO BARRETO
  • 2021, Monografia de Graduação SAO CAETANO DE ODIVELAS E OS ESPACOS NAO FORMAIS DE EDUCACAO , ELISANDRA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO BARRETO
  • 2021, Tese Doutorado NICHOS, ENTRECRUZAMENTOS E MOVIMENTOS FORMATIVOS: uma proposta de reflexao compartilhada sobre a docencia entre formadores de professores de Ciencias e Biologia., RAFAELA LEBREGO ARAUJO
  • 2021, Tese Doutorado CAMINHANDO ENTRE SABERES DOCENTES NA ILHA DE FORA: A TRADICAO, O CIENTIFICO E A EXPERIENCIA, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO
  • 2021, Tese Doutorado CAMINHANDO ENTRE SABERES DOCENTES NA ILHA DE FORA: A TRADIÇÃO, O CIENTÍFICO E A EXPERIÊNCIA, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO,
  • 2021, Qualificação de Mestrado Questoes Socioambientais Emergentes na Ilha de Cotijuba - Belem - Para: das Memorias para sala de aula, GLEICIANE BEZERRA DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado Questões Socioambientais Emergentes na Ilha de Cotijuba ? Belém ? Pará: das Memórias para sala de aula, GLEICIANE BEZERRA DA SILVA
  • 2021, Tese Doutorado DO LADO DO SEGREDO AO SEGREDO DA ESCOLA: experimentacoes formativas de Educacao em Ciencias em dialogos com a tradicao., NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
  • 2021, Tese Doutorado DO LADO DO SEGREDO AO SEGREDO DA ESCOLA: experimentações formativas de Educação em Ciências em diálogos com a tradição., NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FAZER DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA, Jamille Silva Rodrigues de Souza
  • 2020, Qualificação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS NO CONTEXTO AMAZONICO, JOSE ADALBERTO GOMES DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS-POLO DO ENTORNO DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE TRACUATEUA-PA, JOSÉ ADALBERTO GOMES DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado FORMACAO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIENCIAS: EXPERIENCIAS FORMATIVAS VIVIDAS NO PROCESSO DE CONSTRUIR-SE PROFESSOR., ALICE OLIVEIRA ARAÚJO
  • 2020, Qualificação de Mestrado “MUDANCAS CLIMATICAS” E A EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA: a visao de professores do ensino fundamental de uma escola estadual., JOSIANE MOREIRA MORAES
  • 2020, Dissertação de Mestrado ?MUDANÇAS CLIMÁTICAS? E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: a visão de professores do ensino fundamental de uma escola estadual, Josiane Moreira Moraes
  • 2020, Dissertação de Mestrado GRITOS E SILENCIOS DA GRANDE FLORESTA: biomas amazonicos em livros didaticos do Ensino Medio, CARMEN LUCIA MENDES DE CAMPOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA E O PROCESSO DE (AUTO)FORMACAO DOCENTE: reflexoes sobre experiencias vividas e relatadas., JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA
  • 2020, Qualificação de Doutorado Engenhos de cana e sua problematizacao no ensino de ciencias nos anos finais do ensino fundamental., HERLEY MACHADO NAHUM
  • 2020, Qualificação de Mestrado ?A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FAZER DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA?, JAMILLE SILVA RODRIGUES DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado “A EDUCACAO AMBIENTAL NO FAZER DOCENTE DE PROFESSORES DE CIENCIAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA”, JAMILLE SILVA RODRIGUES DE SOUZA
  • 2020, Dissertação de Mestrado OPRIGEM DA VIDA: DICURSOS EM LIVROS DIATICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA LAURA PUREZA PANTOJA
  • 2020, Dissertação de Mestrado ?FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: relatos reflexivos das experiências vividas, JAÍNE FERNANDA JAQUES MIRANDA
  • 2020, Dissertação de Mestrado Quando os lugares- escola, academia e comunidade- comungam diferentes saberes, numa experiência dialógica em Vila Cuéra, Pará, CLÉIA MARIA DE MORAES SOUSA DA SILVA
  • 2019, Qualificação de Doutorado DO LADO DO SEGREDO AO SEGREDO DA ESCOLA: experimentacoes formativas de Educacao em Ciencias em dialogos com a tradicao, NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
  • 2019, Qualificação de Doutorado NICHOS, ENTRECRUZAMENTOS E MOVIMENTOS FORMATIVOS: uma proposta de docencia reflexiva compartilhada entre formadores de professores de Ciencias e Biologia, RAFAELA LEBREGO ARAUJO
  • 2019, Qualificação de Mestrado O ENSINO HIBRIDO NO CONTEXTO DA EDUCACAO BASICA: uma proposta para o ensino de botanica, MIRTA CECILIA PINHEIRO DE CARVALHO
  • 2019, Qualificação de Doutorado PRATICAS FORMATIVAS RENOVADAS NA FORMACAO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: EM BUSCA DE UMA METAFORMACAO, LUAN SIDONIO GOMES
  • 2019, Qualificação de Mestrado OPRIGEM DA VIDA: DICURSOS EM LIVROS DIATICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA LAURA PUREZA PANTOJA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Dar-se a ler: O lugar das historias de vida na formacao inicial de professores de Biologia, JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA
  • 2019, Qualificação de Mestrado GRITOS E SILENCIOS DA GRANDE FLORESTA: biomas amazonicos em livros didaticos do Ensino Medio, CARMEN LUCIA MENDES DE CAMPOS
  • 2018, Tese Doutorado SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EXPRESSOS EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
  • 2018, Dissertação de Mestrado SABERES AMBIENTAIS: dialogos e construcao de uma proposta de ensino para a Educacao em Ciencias, KELLY MARIA DE OLIVEIRA NONATO
  • 2018, Qualificação de Mestrado O ESPACO NAO FORMAL E O ENSINO DE CIENCIAS: Um estudo de caso no Centro de Ciencias e Planetario do Para, ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado A EDUCACAO DAS RELACOES ETNICO-RACIAIS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DE CIENCIAS, WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR
  • 2018, Tese Doutorado O QUE TESES DE DOUTORADO BRASILEIRAS DIZEM SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR EDUCADOR AMBIENTAL (2005 - 2016), PATRICIA DE NAZARE DOS REIS SEGTOWICH
  • 2018, Qualificação de Mestrado APP Be my eyes on The Science: uma contribuicao na formacao de docentes de Ciencias Naturais para trabalhar com deficientes visuais, EDMAR FERNANDES BORGES FILHO
  • 2018, Dissertação de Mestrado ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIENCIAS NA PERSPECTIVA VISUO ESPACIAL: EXPERIENCIAS COM SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, LUCIVAL FABIO RODRIGUES DA SILVA
  • 2017, Qualificação de Doutorado SABERES CIENTIFICOS E PEDAGOGICOS DE CONTEUDOS DE DOCENTES ALFABETIZADORES EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
  • 2017, Qualificação de Mestrado SABERES AMBIENTAIS: DIALOGOS E CONSTRUCAO, KELLY MARIA DE OLIVEIRA NONATO
  • 2017, Qualificação de Mestrado PROCESSO IDENTITARIO DOCENTE: OS SIGNIFICADOS DAS EXPERIENCIAS FORMATIVAS NO CLUBE DE CIENCIAS DA UFPA, ELIZABETH DIANA CARDOSO SANTOS
  • 2017, Qualificação de Mestrado POR ENTRE BESOUROS E BORBOLETAS, OUVINDO E SENTINDO O QUE AS CRIANCAS PENSAM SOBRE OS BICHOS DO JARDIM, KARLA CRISTINA FONTELLES GUEIROS
  • 2017, Dissertação de Mestrado ENTRE CIENTISTAS, PESQUISADORES, PROFESSORES E EXPERIMENTOS: compreendendo compreensoes de experiencias formativas no ensino de Ciencias, DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO
  • 2017, Qualificação de Mestrado O ENSINO DA SINTESE DE PROTEINAS: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOCIALMENTE RELEVANTES, CLEIDE RENATA DA SILVA MACHADO
  • 2017, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DE SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS INVESTIGATIVAS, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXAO
  • 2016, Qualificação de Mestrado PERGUNTAS CONSTRUIDAS PELOS ESTUDANTES EM CONTEXTO DE INVESTIGACAO COM TEMA DE RELEVANCIA SOCIAL , CARLA REGINA DA SILVA MACHADO
  • 2016, Dissertação de Mestrado PROBLEMATICA SOCIOAMBIENTAL SOB O OLHAR DA ABORDAGEM CTS: uma proposta para o ensino de Ciencias na Educacao de Jovens e Adultos, ALICE DOS SANTOS SOUSA
  • 2016, Qualificação de Doutorado O QUE DIZEM TESES DE DOUTORADO BRASILEIRAS SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR EDUCADOR AMBIENTAL, ENTRE OS ANOS DE 2005-2014, PATRICIA DE NAZARE DOS REIS SEGTOWICH
  • 2016, Dissertação de Mestrado PRATICAS INVESTIGATIVAS COM PROFESSORES DE CIENCIAS: CONTRIBUICOES PARA A FORMACAO E PARA O ENSINO, MARIDALVA COSTA NASCIMENTO
  • 2016, Qualificação de Mestrado ENTRE CIENTISTAS, PESQUISADORES, PROFESSORES E EXPERIMENTOS: compreendendo compreensoes de experiencias formativas no ensino de Ciencias, DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO
  • 2016, Qualificação de Mestrado Recursos Naturais e Problemas Ambientais sob uma abordagem CTS: uma proposta para o ensino de Ciencias na Educacao de Jovens e Adultos, ALICE DOS SANTOS SOUSA
  • 2015, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS DE PROFESSORES FORMADORES E ABORDAGEM CTS: O ENSINO DE CIENCIAS RUMO A NOVAS PERCEPCOES NESTE SECULO XXI, LUAN SIDONIO GOMES
  • 2015, Qualificação de Mestrado OS SABERES DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PUBLICAS DO ESTADO DO PARA QUE VIVENCIARAM PRATICAS INVESTIGATIVAS, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXAO
  • 2015, Dissertação de Mestrado A AMBIENCIA SENTIDA, VIVIDA E PRATICADA NA EDUCACAO AMBIENTAL: um olhar a partir da docencia dos professores dos anos iniciais em Curuca/PA , VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO
  • 2013, Tese Doutorado FORMAR PARA DIFERENCIAR PROFESSORES DO SECULO XXI Explicitando o (Im)Previsivel em Licenciaturas em Ciencias Biologicas, SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
  • 2013, Tese Doutorado Representacoes sociais de Aquecimento Global por professores de Ciencias, ANDRE RIBEIRO DE SANTANA
  • 2013, Qualificação de Mestrado O ENFOQUE CTS NA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA, DANIELLE SIQUEIRA PEREIRA

Trabalho de Fim de Curso(31)

  • SOCIALIZANDO SABERES PARA O FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO EM ACARAJÓ GRANDE, BRAGANÇA-PA, RAFAIANE VIEIRA DA SILVA , 09/2014
  • Lixo doméstico: um problema que tem solução, KARINA KELLY DE MORAES TAVARES , 04/2019
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: a conquista de uma graduação , LEONEIDE DOS SANTOS CALANDRINI , 10/2014
  • A utilização da investigação narrativa com ênfase na alfabetização e letramento no 1º ano das séries iniciais em classes inclusivas, RAIMUNDA BENEHILDA DOS SANTOS GASPAR , 10/2014
  • Alfabetização e letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da eja da 1ª e 2ª etapa , MARIA PATRICIA DOS PASSOS NEVES , 10/2014
  • Práticas docentes: Desafios e possibilidades no processo ensino e aprendizagem, AUDILEIA DO SOCORRO ROSA NUNES , 10/2014
  • Memorial de formação: um novo olhar na minha prática docente, SEARLE MARIA NASCIMENTO QUADROS , 10/2014
  • Memorial de formação: os desafios da vida e o salto para educação, LEILA PORTAL DA PAIXAO , 10/2014
  • Alfabetização e letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da eja da 1ª e 2ª etapa, CLEYTIANE GOIS BRAGA , 10/2014
  • MEU TESOURO: MINHAS MEMÓRIAS, DORINALDO DE SOUZA SANTOS , 01/2015
  • "Clube de Ciências da UFPA: Contribuição na Formação de Professores de Biologia" , ELIZABETH DIANA CARDOSO SANTOS , 04/2015
  • Provisório - Experimentação no Ensino de Ciências, WILSOLENNY DA SILVA , 05/2016
  • Provisório - Experimentação no Ensino de Ciências, JACQUELINE PEREIRA ROSARIO , 05/2016
  • Provisório - Educação Ambiental em espaços não formais, JULIANE DO SOCORRO LUZ DA SILVA , 05/2016
  • Educação Ambiental: os significados e a importância atribuída ao tema lixo (resíduos) para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, JACQUELINE PEREIRA ROSARIO , 05/2016
  • Concepções de alunos dos anos inicias sobre meio ambiente, KELLY CRISTINA ROCHA SAMPAIO , 02/2017
  • Praticas investigativas, WILSOLENNY DA SILVA , 02/2017
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MEIO AMBIENTE , KELLY CRISTINA ROCHA SAMPAIO , 04/2017
  • Espaços não formais, RENAN FERREIRA DE FREITAS , 09/2017
  • CONTRIBUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS VIVENCIADAS POR GRADUANDOS DURANTE O CURSO “FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS” EM BRAGANÇA-PARÁ , RENAN FERREIRA DE FREITAS , 01/2018
  • O LÚDICO COMO ATIVIDADE GUIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS, MARCIA TAVARES DE ARAUJO , 04/2019
  • LIXO DOMÉSTICO: UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO, KARINA KELLY DE MORAES TAVARES , 04/2019
  • NOS CAMINHOS DE MINHAS MEMÓRIAS O ENCONTRO COM A DOCÊNCIA, IRALICE FERREIRA RIBEIRO , 05/2019
  • INOVANDO E RENOVANDO A PRATICA DIDÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLAVEIS COMO ATIVIDADE LÚDICA EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, HELDA SERRAO TAVARES , 04/2019
  • O lúdico como atividade guia no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais., MARCIA TAVARES DE ARAUJO , 04/2019
  • Inovando e Renovando a prática didática: a utilização de materiais recicláveis como atividade lúdica pedagógica para o Ensino de Ciências. , HELDA SERRAO TAVARES , 04/2019
  • Nos caminhos de minhas memórias o encontro com a docência, IRALICE FERREIRA RIBEIRO , 08/2019
  • Formação de professores : papel dos professores regentes nos estágios de licenciandos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental , LARISSA VANIA MELO DE SOUSA , 10/2022
  • Em ajustes ainda!, LARISSA VANIA MELO DE SOUSA , 03/2023
  • Em ajustes ain da!, LUANA GOMES DE SOUSA , 03/2023
  • O Ensino de Ciências nos anos iniciais no contexto da Alfabetização e Letramento Científico, LUANA GOMES DE SOUSA , 04/2023

Orientações de Pós-Graduação (29)

  • Mestrado Profissional, RENATA SANTOS MARTINS, 01/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, EDMAR FERNANDES BORGES FILHO, 03/2021 - 03/2024 , Finalizada em 03/2024
  • Doutorado, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ROSA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, BARBARA ALVES SEPULVREDA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA MIRANDA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MARCOS AUGUSTO CARVALHO PEREIRA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, EDMAR FERNANDES BORGES FILHO, 03/2021 - 02/2022 , Finalizada em 02/2022
  • Doutorado, JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA DEUZA DA SILVA SOARES, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSIANE MOREIRA MORAES, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JONIELE BENTES BATISTA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JONIELE BENTES BATISTA, 03/2019 - 12/2020 , Finalizada em 12/2020
  • Mestrado, JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO, 03/2013 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SEMILLE PANTOJA DE MELO, 03/2014 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Mestrado, KARLA CRISTINA FONTELLES GUEIROS, 06/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JAMILLE SILVA RODRIGUES DE SOUZA SOARES, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALICE OLIVEIRA ARAÚJO, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUAN SIDONIO GOMES, 03/2013 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALICE DOS SANTOS SOUSA, 04/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JURANDY DAS CHAGAS LIMA, 03/2018 - 10/2019 , Finalizada em 10/2019
  • Mestrado, DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, YASMIM NAZARE MOURA SARMANHO, 03/2023 - 01/2024 , Finalizada em 01/2024
  • Mestrado, KELLY MARIA DE OLIVEIRA NONATO, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SUZELE MIRA DA COSTA DE SOUZA, 03/2018 - 10/2018 , Finalizada em 10/2018
  • Mestrado, ELIZABETH DIANA CARDOSO SANTOS, 03/2016 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1 v3.14.25.252