IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA
Produção Intelectual
Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)
2024, FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROMOVENDO E INVESTIGANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FEMCI
Artigos (13)
2023, AUGUSTO CARVALHO PEREIRA, MARCOS, Ariadne da Costa Peres , Parque estadual do Utinga e a formação de novos condutores de turismo de aventura na Amazônia, ISSN: 23594993
2022, Veruschka Santos Melo, Nádia Sueli Araújo Rocha, Ariadne da Costa Peres , POSSIBILIDADES DE CONEXÃO ENTRE OS SABERES FORMAIS E OS DA TRADIÇÃO , ISSN: 23181346
2022, Nádia Sueli Araújo Rocha, Marcelo do Vale Oliveira, Ariadne da Costa Peres , O mito como elemento de reprodução dos saberes e práticas da pesca artesanal feminina em uma comunidade na Amazônia, ISSN: 18078214
2022, Ariadne da Costa Peres, BRITO (IN MEMORIAN), LICURGO PEIXOTO DE, PEREIRA, MARCOS AUGUSTO CARVALHO , EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PARQUES AMBIENTAIS: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSSIVA EM DISSERTAÕES, ISSN: 23186674
2021, Luan Sidônio Gomes, Veruschka Santos Melo, Ariadne da Costa Peres , Marcas identitárias do professor formador de professores de ciências, ISSN: 01025473
2021, Jaine Fernanda Jaques Miranda, Luan Sidônio Gomes, Ariadne da Costa Peres , Ação docente: um olhar sobre as experiências., ISSN: 22370315
2021, Nádia Sueli Araújo Rocha, Ariadne da Costa Peres , Os saberes da tradição da Comunidade Segredinho na percepção das crianças., ISSN: 23181346
2020, MELO, VERUSCHKA SILVA SANTOS, Ariadne da Costa Peres , CONECTANDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE CAMPESINA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSN: 23181346
2019, Veruschka Santos Melo, Luan Sidônio Gomes, Ariadne da Costa Peres , A construção do processo identitário: o conhecimento de si, do outro e dos espaços formativos para a compreensão da complexidade do processo formativo, ISSN: 22370315
2016, Flavio Augusto da Silva Contente, Uirá Seidl Pinheiro, Ariadne da Costa Peres , Ensaio fotográfico Arte na trilha, ISSN: 25267736
2015, Ariadne da Costa Peres, Flavio Augusto da Silva Contente , O legado histórico na produção da cerâmica Caeteuara, ISSN: 0000000X
2014, Elisangela Barreto Santana, Silvaney Ferreira, Elane Monteiro, Ariadne da Costa Peres, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , Subjetividade, valores e ética na abordagem CTSA: As dificuldades em sua implementação, ISSN: 16574249
2013, Ariadne da Costa Peres , Bragança: um breve olhar sobre a Revista Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, ISSN: 21760675
Capítulos de Livros (3)
2023, O que a água significa para nós amazônidas e como ela se configura em nossas práticas pedagógicas? Um olhar a partir dos alunos da Licenciatura Integrada da UFPA., EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL: interlocuções entre a Universidade e a Educação Básica, Veruschka Santos Melo, Ariadne da Costa Peres, Elizabeth Diana Cardoso Santos
2022, Sequências Didáticas CTS: Articulação entre Ensino de Ciências e Formação Docente., Educação e diversidade: itinerários formativos docentes e trajetórias para a formação cidadã, ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA MIRANDA, Ariadne da Costa Peres
2021, A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO IDENTITÁRIO: O CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA A COMPREENSÃO DA COMPLEXIDADE DO PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO, Veruschka Santos Melo, Ariadne da Costa Peres, Luan Sidônio Gomes
Participações em Bancas de Cursos (98)
2024, Monografia de Graduação Planejamento interdisciplinar: aprendizagens na formacao inicial de professores, EDIGRELMA FERREIRA DA SILVA
2024, Monografia de Graduação Planejamento interdisciplinar: aprendizagens na formação inicial de professores, EDIGRELMA FERREIRA DA SILVA
2023, Qualificação de Mestrado Educacao ambiental no espaco escolar: Em busca de uma educacao para a sustentabilidade, CÉSAR AUGUSTO TRINDADE MARQUES
2023, Qualificação de Mestrado As dimensoes pedagogicas observadas no uso de espacos nao formais para o ensino de ciencias., ANA KAROLINE DAMASCENO SANTOS
2023, Qualificação de Doutorado LICENCIATURA EM CIENCIAS NATURAIS: ABORDAGEM CTS E FORMACAO DOCENTE, ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA MIRANDA
2023, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO DE UM RECURSO DIDATICO: EXPERIENCIAS FORMATIVAS DE UM PROFESSOR DE CIENCIAS, LUIS CARLOS SANTOS LOPES
2023, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO DE UM RECURSO DIDATICO: EXPERIENCIAS FORMATIVAS DE UM PROFESSOR DECIENCIAS, LUIS CARLOS SANTOS LOPES
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE BOTANICA NA PRATICA DE PROFESSORES DE CIENCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICIPIO DE SALVATERRA, PARA: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO UTILIZANDO TREKKING COMO ESTRATEGIA METODOLOGICA PARA FORMACAO DOCENTE, ANA DEUZA DA SILVA SOARES
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE BOTANICA NA PRATICA DE PROFESSORES DE CIENCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICIPIO DESALVATERRA, PARA: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO UTILIZANDO TREKKING COMO ESTRATEGIA METODOLOGICA PARA FORMACAO DOCENTE, ANA DEUZA DA SILVA SOARES
2023, Tese Doutorado EDUCACAO CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIENCIAS DA NATUREZA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso no Municipio de Benevides - PA, CACILENE MOURA TAVARES
2023, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO DE UM RECURSO DIDATICO: Experiencias formativas de um professor de ciencias, LUIS CARLOS SANTOS LOPES
2023, Dissertação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: Elementos da abordagem CTS na pratica de professores de Ciencias, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: ELEMENTOS DA ABORDAGEM CTS NA PRATICA DE PROFESSORES DE CIENCIAS, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
2023, Qualificação de Mestrado A ESCRITA E O DESENHO NA PROMOCAO DE APRENDIZAGENS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO POR INVESTIGACAO EM UM CLUBE DE CIENCIAS., BRENO DIAS RODRIGUES
2023, Tese Doutorado Processos subjetivos na superacao das dificuldades de aprendizagem de Biologia., HANNA PATRICIA DA SILVA BEZERRA
2023, Monografia de Graduação O Ensino de Ciências nos anos iniciais: uma análise sobre o ensino nas escolas de Santa Bárbara do Pará., LUANA GOMES DE SOUSA
2023, Qualificação de Doutorado O CONHECIMENTO CIENTIFICO NAS PRATICAS DE EDUCACAO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA BELEM-PA, MARCOS AUGUSTO CARVALHO PEREIRA
2023, Qualificação de Doutorado O HIBRIDISMO NO ENSINO DE CIENCIAS: A RELACAO MUSEU-ESCOLA EM UM CENTRO DE CIENCIAS E PLANETARIO AMAZONICO., ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA
2022, Dissertação de Mestrado O Ensino de Ciências na Amazônia: Uma Perspectiva CTS a partir de temáticas regionais decoloniais no Ensino Fundamental, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS NA AMAZONIA: UMA PERSPECTIVA CTS A PARTIR DE TEMATICAS REGIONAIS DECOLONIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
2022, Monografia de Graduação Professores formadores de professores: o papel dos professores regentes nos estágios de licenciandos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, LARISSA VANIA MELO DE SOUSA
2022, Dissertação de Mestrado QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS EMERGENTES NA ILHA DE COTIJUBA - BELEM - PARA: DAS MEMORIAS PARA SALA DE AULA, GLEICIANE BEZERRA DA SILVA
2022, Tese Doutorado FORMACAO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE GRUPOS DE PESQUISA DA AREA AMBIENTAL: SABERES AMBIENTAIS E IDENTIDADE DOCENTE., FERNANDA ROCHA DE SOUSA
2022, Dissertação de Mestrado Representações Sociais de Aquecimento Global por Professores de Ciências?, ?????
2022, Dissertação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA: uma proposta de ensino investigativo sobre mudancas climaticas, JOSIANE MOREIRA MORAES
2022, Dissertação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL: Macrotendencias em Atividades Educativas no Parque Zoobotanico do Museu Paraense Emilio Goeldi., JONIELE BENTES BATISTA
2022, Tese Doutorado ENSINO DAS QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS AMAZONICAS: MEDIACOES DO AGIR COMUNICATIVO NA VISIBILIZACAO DE UM MUNDO DA VIDA COLONIZADO., IVONE DOS SANTOS SIQUEIRA
2021, Dissertação de Mestrado TENDÊNCIAS POLÍTICO PEDAGÓGICAS EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ZOOBOTÂNICO DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI., JONIELE BENTES BATISTA
2021, Qualificação de Doutorado Desenvolvimento subjetivo na superacao das dificuldades de aprendizagem de Biologia, HANNA PATRICIA DA SILVA BEZERRA
2021, Monografia de Graduação SÃO CAETANO DE ODIVELAS E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO, ELISANDRA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO BARRETO
2021, Dissertação de Mestrado SOBRE BESOUROS E BORBOLETAS: OS SENTIDOS, OS SIGNIFICADOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS., KARLA CRISTINA FONTELLES GUEIROS
2021, Dissertação de Mestrado SOBRE BESOUROS E BORBOLETAS: OS SENTIDOS, OS SIGNIFICADOS E O ENSINO DE CIENCIAS., KARLA CRISTINA FONTELLES GUEIROS
2021, Dissertação de Mestrado FORMACAO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIENCIAS: desafios, aprendizagens e construcoes do ser e fazer docente., ALICE OLIVEIRA ARAÚJO
2021, Qualificação de Mestrado O Ensino de Ciencias na Amazonia: Uma Perspectiva CTS a partir de tematicas regionais decoloniais no Ensino Fundamental, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
2021, Qualificação de Mestrado O Ensino de Ciencias na Amazonia: Uma Perspectiva CTS a partir de tematicas regionais decoloniais no Ensino Fundamental, IRIS CAROLINE DOS SANTOS RODRIGUES
2021, Qualificação de Mestrado Investigacao da Pratica Docente de Professores de Ciencias do Ensino Fundamental II no Municipio de Salvaterra/PA: uma proposta para o ensino da botanica, ANA DEUZA DA SILVA SOARES
2021, Dissertação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: Elementos da abordagem CTS na prática de professores de Ciências, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
2021, Qualificação de Mestrado POR ENTRE SABERES AMBIENTAIS E CULTURA RIBEIRINHA: Elementos da abordagem CTS na pratica de professores de Ciencias, CLICIANE MAGALHAES DA SILVA
2021, Dissertação de Mestrado “A EDUCACAO AMBIENTAL NA PRATICA DOCENTE EM CIENCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA”, JAMILLE SILVA RODRIGUES DE SOUZA SOARES
2021, Qualificação de Mestrado TENDENCIAS POLITICO PEDAGOGICAS EM ATIVIDADES DE EDUCACAO AMBIENTAL NO PARQUE ZOOBOTANICO DO MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI., JONIELE BENTES BATISTA
2021, Dissertação de Mestrado ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta para o ensino de Botânica, MIRTA CECILIA PINHEIRO DE CARVALHO
2021, Dissertação de Mestrado ROTACAO POR ESTACAO NA EDUCACAO BASICA: uma proposta para o ensino de Botanica, MIRTA CECILIA PINHEIRO DE CARVALHO
2021, Monografia de Graduação SÃÂO CAETANO DE ODIVELAS E OS ESPAÃÂOS NÃÂO FORMAIS DE EDUCAÃÂÃÂO, ELISANDRA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO BARRETO
2021, Monografia de Graduação SAO CAETANO DE ODIVELAS E OS ESPACOS NAO FORMAIS DE EDUCACAO
, ELISANDRA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO BARRETO
2021, Tese Doutorado NICHOS, ENTRECRUZAMENTOS E MOVIMENTOS FORMATIVOS: uma proposta de reflexao compartilhada sobre a docencia entre formadores de professores de Ciencias e Biologia., RAFAELA LEBREGO ARAUJO
2021, Tese Doutorado CAMINHANDO ENTRE SABERES DOCENTES NA ILHA DE FORA: A TRADICAO, O CIENTIFICO E A EXPERIENCIA, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO
2021, Tese Doutorado CAMINHANDO ENTRE SABERES DOCENTES NA ILHA DE FORA: A TRADIÇÃO, O CIENTÍFICO E A EXPERIÊNCIA, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO,
2021, Qualificação de Mestrado Questoes Socioambientais Emergentes na Ilha de Cotijuba - Belem - Para: das Memorias para sala de aula, GLEICIANE BEZERRA DA SILVA
2021, Dissertação de Mestrado Questões Socioambientais Emergentes na Ilha de Cotijuba ? Belém ? Pará: das Memórias para sala de aula, GLEICIANE BEZERRA DA SILVA
2021, Tese Doutorado DO LADO DO SEGREDO AO SEGREDO DA ESCOLA: experimentacoes formativas de Educacao em Ciencias em dialogos com a tradicao., NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
2021, Tese Doutorado DO LADO DO SEGREDO AO SEGREDO DA ESCOLA: experimentações formativas de Educação em Ciências em diálogos com a tradição., NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
2020, Dissertação de Mestrado A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FAZER DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA, Jamille Silva Rodrigues de Souza
2020, Qualificação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS NO CONTEXTO AMAZONICO, JOSE ADALBERTO GOMES DA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS-POLO DO ENTORNO DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE TRACUATEUA-PA, JOSÉ ADALBERTO GOMES DA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado FORMACAO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIENCIAS: EXPERIENCIAS FORMATIVAS VIVIDAS NO PROCESSO DE CONSTRUIR-SE PROFESSOR., ALICE OLIVEIRA ARAÚJO
2020, Qualificação de Mestrado “MUDANCAS CLIMATICAS” E A EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA: a visao de professores do ensino fundamental de uma escola estadual., JOSIANE MOREIRA MORAES
2020, Dissertação de Mestrado ?MUDANÇAS CLIMÁTICAS? E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: a visão de professores do ensino fundamental de uma escola estadual, Josiane Moreira Moraes
2020, Dissertação de Mestrado GRITOS E SILENCIOS DA GRANDE FLORESTA: biomas amazonicos em livros didaticos do Ensino Medio, CARMEN LUCIA MENDES DE CAMPOS
2020, Dissertação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA E O PROCESSO DE (AUTO)FORMACAO DOCENTE: reflexoes sobre experiencias vividas e relatadas., JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA
2020, Qualificação de Doutorado Engenhos de cana e sua problematizacao no ensino de ciencias nos anos finais do ensino fundamental., HERLEY MACHADO NAHUM
2020, Qualificação de Mestrado ?A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FAZER DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA?, JAMILLE SILVA RODRIGUES DE SOUZA
2020, Qualificação de Mestrado “A EDUCACAO AMBIENTAL NO FAZER DOCENTE DE PROFESSORES DE CIENCIAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS- PA”, JAMILLE SILVA RODRIGUES DE SOUZA
2020, Dissertação de Mestrado OPRIGEM DA VIDA: DICURSOS EM LIVROS DIATICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA LAURA PUREZA PANTOJA
2020, Dissertação de Mestrado ?FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: relatos reflexivos das experiências vividas, JAÍNE FERNANDA JAQUES MIRANDA
2020, Dissertação de Mestrado Quando os lugares- escola, academia e comunidade- comungam diferentes saberes, numa experiência dialógica em Vila Cuéra, Pará, CLÉIA MARIA DE MORAES SOUSA DA SILVA
2019, Qualificação de Doutorado DO LADO DO SEGREDO AO SEGREDO DA ESCOLA: experimentacoes formativas de Educacao em Ciencias em dialogos com a tradicao, NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
2019, Qualificação de Doutorado NICHOS, ENTRECRUZAMENTOS E MOVIMENTOS FORMATIVOS: uma proposta de docencia reflexiva compartilhada entre formadores de professores de Ciencias e Biologia, RAFAELA LEBREGO ARAUJO
2019, Qualificação de Mestrado O ENSINO HIBRIDO NO CONTEXTO DA EDUCACAO BASICA: uma proposta para o ensino de botanica, MIRTA CECILIA PINHEIRO DE CARVALHO
2019, Qualificação de Doutorado PRATICAS FORMATIVAS RENOVADAS NA FORMACAO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: EM BUSCA DE UMA METAFORMACAO, LUAN SIDONIO GOMES
2019, Qualificação de Mestrado OPRIGEM DA VIDA: DICURSOS EM LIVROS DIATICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA LAURA PUREZA PANTOJA
2019, Qualificação de Mestrado Dar-se a ler: O lugar das historias de vida na formacao inicial de professores de Biologia, JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA
2019, Qualificação de Mestrado GRITOS E SILENCIOS DA GRANDE FLORESTA: biomas amazonicos em livros didaticos do Ensino Medio, CARMEN LUCIA MENDES DE CAMPOS
2018, Tese Doutorado SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EXPRESSOS EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
2018, Dissertação de Mestrado SABERES AMBIENTAIS: dialogos e construcao de uma proposta de ensino para a Educacao em Ciencias, KELLY MARIA DE OLIVEIRA NONATO
2018, Qualificação de Mestrado O ESPACO NAO FORMAL E O ENSINO DE CIENCIAS: Um estudo de caso no Centro de Ciencias e Planetario do Para, ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA
2018, Qualificação de Mestrado A EDUCACAO DAS RELACOES ETNICO-RACIAIS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DE CIENCIAS, WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR
2018, Tese Doutorado O QUE TESES DE DOUTORADO BRASILEIRAS DIZEM SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR EDUCADOR AMBIENTAL (2005 - 2016), PATRICIA DE NAZARE DOS REIS SEGTOWICH
2018, Qualificação de Mestrado APP Be my eyes on The Science: uma contribuicao na formacao de docentes de Ciencias Naturais para trabalhar com deficientes visuais, EDMAR FERNANDES BORGES FILHO
2018, Dissertação de Mestrado ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIENCIAS NA PERSPECTIVA VISUO ESPACIAL: EXPERIENCIAS COM SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, LUCIVAL FABIO RODRIGUES DA SILVA
2017, Qualificação de Doutorado SABERES CIENTIFICOS E PEDAGOGICOS DE CONTEUDOS DE DOCENTES ALFABETIZADORES EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
2017, Qualificação de Mestrado SABERES AMBIENTAIS: DIALOGOS E CONSTRUCAO, KELLY MARIA DE OLIVEIRA NONATO
2017, Qualificação de Mestrado PROCESSO IDENTITARIO DOCENTE: OS SIGNIFICADOS DAS EXPERIENCIAS FORMATIVAS NO CLUBE DE CIENCIAS DA UFPA, ELIZABETH DIANA CARDOSO SANTOS
2017, Qualificação de Mestrado POR ENTRE BESOUROS E BORBOLETAS, OUVINDO E SENTINDO O QUE AS CRIANCAS PENSAM SOBRE OS BICHOS DO JARDIM, KARLA CRISTINA FONTELLES GUEIROS
2017, Dissertação de Mestrado ENTRE CIENTISTAS, PESQUISADORES, PROFESSORES E EXPERIMENTOS: compreendendo compreensoes de experiencias formativas no ensino de Ciencias, DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO
2017, Qualificação de Mestrado O ENSINO DA SINTESE DE PROTEINAS: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOCIALMENTE RELEVANTES, CLEIDE RENATA DA SILVA MACHADO
2017, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DE SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS INVESTIGATIVAS, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXAO
2016, Qualificação de Mestrado PERGUNTAS CONSTRUIDAS PELOS ESTUDANTES EM CONTEXTO DE INVESTIGACAO COM TEMA DE RELEVANCIA SOCIAL , CARLA REGINA DA SILVA MACHADO
2016, Dissertação de Mestrado PROBLEMATICA SOCIOAMBIENTAL SOB O OLHAR DA ABORDAGEM CTS: uma proposta para o ensino de Ciencias na Educacao de Jovens e Adultos, ALICE DOS SANTOS SOUSA
2016, Qualificação de Doutorado O QUE DIZEM TESES DE DOUTORADO BRASILEIRAS SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR EDUCADOR AMBIENTAL, ENTRE OS ANOS DE 2005-2014, PATRICIA DE NAZARE DOS REIS SEGTOWICH
2016, Dissertação de Mestrado PRATICAS INVESTIGATIVAS COM PROFESSORES DE CIENCIAS: CONTRIBUICOES PARA A FORMACAO E PARA O ENSINO, MARIDALVA COSTA NASCIMENTO
2016, Qualificação de Mestrado ENTRE CIENTISTAS, PESQUISADORES, PROFESSORES E EXPERIMENTOS: compreendendo compreensoes de experiencias formativas no ensino de Ciencias, DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO
2016, Qualificação de Mestrado Recursos Naturais e Problemas Ambientais sob uma abordagem CTS: uma proposta para o ensino de Ciencias na Educacao de Jovens e Adultos, ALICE DOS SANTOS SOUSA
2015, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS DE PROFESSORES FORMADORES E ABORDAGEM CTS: O ENSINO DE CIENCIAS RUMO A NOVAS PERCEPCOES NESTE SECULO XXI, LUAN SIDONIO GOMES
2015, Qualificação de Mestrado OS SABERES DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PUBLICAS DO ESTADO DO PARA QUE VIVENCIARAM PRATICAS INVESTIGATIVAS, LUCIANA AGUIAR SILVA DA PAIXAO
2015, Dissertação de Mestrado A AMBIENCIA SENTIDA, VIVIDA E PRATICADA NA EDUCACAO AMBIENTAL: um olhar a partir da docencia dos professores dos anos iniciais em Curuca/PA , VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO
2013, Tese Doutorado FORMAR PARA DIFERENCIAR PROFESSORES DO SECULO XXI
Explicitando o (Im)Previsivel em Licenciaturas em Ciencias Biologicas, SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
2013, Tese Doutorado Representacoes sociais de Aquecimento Global por professores de Ciencias, ANDRE RIBEIRO DE SANTANA
2013, Qualificação de Mestrado O ENFOQUE CTS NA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA, DANIELLE SIQUEIRA PEREIRA
Trabalho de Fim de Curso(31)
SOCIALIZANDO SABERES PARA O FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO EM ACARAJÓ GRANDE, BRAGANÇA-PA, RAFAIANE VIEIRA DA SILVA ,
09/2014
Lixo doméstico: um problema que tem solução, KARINA KELLY DE MORAES TAVARES ,
04/2019
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: a conquista de uma graduação
, LEONEIDE DOS SANTOS CALANDRINI ,
10/2014
A utilização da investigação narrativa com ênfase na alfabetização e letramento no 1º ano das séries iniciais em classes inclusivas, RAIMUNDA BENEHILDA DOS SANTOS GASPAR ,
10/2014
Alfabetização e letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da eja da 1ª e 2ª etapa , MARIA PATRICIA DOS PASSOS NEVES ,
10/2014
Práticas docentes:
Desafios e possibilidades no processo ensino e aprendizagem, AUDILEIA DO SOCORRO ROSA NUNES ,
10/2014
Memorial de formação: um novo olhar na minha prática docente, SEARLE MARIA NASCIMENTO QUADROS ,
10/2014
Memorial de formação: os desafios da vida e o salto para educação, LEILA PORTAL DA PAIXAO ,
10/2014
Alfabetização e letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da eja da 1ª e 2ª etapa, CLEYTIANE GOIS BRAGA ,
10/2014
MEU TESOURO: MINHAS MEMÓRIAS, DORINALDO DE SOUZA SANTOS ,
01/2015
"Clube de Ciências da UFPA: Contribuição na Formação de Professores de Biologia"
, ELIZABETH DIANA CARDOSO SANTOS ,
04/2015
Provisório - Experimentação no Ensino de Ciências, WILSOLENNY DA SILVA ,
05/2016
Provisório - Experimentação no Ensino de Ciências, JACQUELINE PEREIRA ROSARIO ,
05/2016
Provisório - Educação Ambiental em espaços não formais, JULIANE DO SOCORRO LUZ DA SILVA ,
05/2016
Educação Ambiental: os significados e a importância atribuída ao tema lixo (resíduos) para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, JACQUELINE PEREIRA ROSARIO ,
05/2016
Concepções de alunos dos anos inicias sobre meio ambiente, KELLY CRISTINA ROCHA SAMPAIO ,
02/2017
Praticas investigativas, WILSOLENNY DA SILVA ,
02/2017
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MEIO AMBIENTE , KELLY CRISTINA ROCHA SAMPAIO ,
04/2017
Espaços não formais, RENAN FERREIRA DE FREITAS ,
09/2017
CONTRIBUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS VIVENCIADAS POR GRADUANDOS DURANTE O CURSO FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS EM BRAGANÇA-PARÁ
, RENAN FERREIRA DE FREITAS ,
01/2018
O LÚDICO COMO ATIVIDADE GUIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS, MARCIA TAVARES DE ARAUJO ,
04/2019
LIXO DOMÉSTICO: UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO, KARINA KELLY DE MORAES TAVARES ,
04/2019
NOS CAMINHOS DE MINHAS MEMÓRIAS O ENCONTRO COM A DOCÊNCIA, IRALICE FERREIRA RIBEIRO ,
05/2019
INOVANDO E RENOVANDO A PRATICA DIDÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLAVEIS COMO ATIVIDADE LÚDICA EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, HELDA SERRAO TAVARES ,
04/2019
O lúdico como atividade guia no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais., MARCIA TAVARES DE ARAUJO ,
04/2019
Inovando e Renovando a prática didática: a utilização de materiais recicláveis como atividade lúdica pedagógica para o Ensino de Ciências.
, HELDA SERRAO TAVARES ,
04/2019
Nos caminhos de minhas memórias o encontro com a docência, IRALICE FERREIRA RIBEIRO ,
08/2019
Formação de professores : papel dos professores regentes nos estágios de licenciandos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental , LARISSA VANIA MELO DE SOUSA ,
10/2022
Em ajustes ainda!, LARISSA VANIA MELO DE SOUSA ,
03/2023
Em ajustes ain da!, LUANA GOMES DE SOUSA ,
03/2023
O Ensino de Ciências nos anos iniciais no contexto
da Alfabetização e Letramento Científico, LUANA GOMES DE SOUSA ,
04/2023