2022, José Augusto Pacheco, Jacqueline Cunha da Serra Freire, ASSUNÇÃO, MARIZA FELIPPE, MAIA, ILA BEATRIZ , Diálogo crÃtico educacional no seio da globalização, ISSN: 18093876
2020, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Assis Anderson Ribeiro da Silva, Maria Evangelina da Silva dos Santos, Mariza Felippe Assunção , NEA ONNIM NO SUA A, OHU: INTERCULTURALIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO, ECOS NA PRÁXIS EDUCATIVA, ISSN: 24464821
2020, BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA, TASSIGNY, MÔNICA MOTA, BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO, Jacqueline Cunha da Serra Freire , Inovação eu gestão universitária no campo decolonial: estudo do suporte normativo de uma universidade de integração internacional, ISSN: 19849230
2019, Francisca Angerline de Lima da Silva, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Antonio Roberto Xavier, Luma Nogueira de Andrade , A Política de Educação Ambiental: Contexto, Programas e Desafios no município de Acarape, Ceará, ISSN: 16780701
2018, Jacqueline Cunha da Serra Freire, MARTINS, E.S., COSTA, E.A.S., ARAÚJO , R.M.L. , ALMEIDA , S.M.N. , UBUDEHE: JUVENTUDES, DIÁSPORAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS EM MOVIMENTO, ISSN: 22387315
2016, Vanesca Almeida de Oliveira, Jacqueline Cunha da Serra Freire , Mapeamento do aproveitamento escolar e jogos matemáticos: Relato de experiências do PIBID/Capes/Unilab na EMEF Maria Augusta Russo dos Santos, ISSN: 22366784
2016, Elisangela André da Silva Costa, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Ana Paula Sthel Caiado, Sinara Mota Neves de Almeida , Formação em EJA e diversidade(s): a experiência de educação popular do CIVEJA / UNILAB, ISSN: 23177853
Capítulos de Livros (31)
2023, Educação Popular e Direitos Humanos: Memórias, Resistências e o Esperançar do Legado de Paulo Freire na Amaônia Paraense, Educação Popular na Amazônia Paraense: Paulo Freire Vive!, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Jarbas Vasconcelos do Carmo, João Claudio Tupinambá Arroyo, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo
2023, Educação Popular e Economia Solidária: Por uma Pedagogia da Solidariedade, Educação Popular na Amazônia Paraense: Paulo Freire Vive!, João Claudio Tupinambá Arroyo, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2023, Memória do Centenário no Pará: de Setembro a Setembro, Paulo Freire Vive!, Educação Popular na Amazônia Paraense: Paulo Freire Vive!, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Thais Peniche, Nathalia Amanda Siqueira dos Santos, Ângela Biz Antunes, Antônio Sávio Vale de Lima, Belle Fadul, Edila Rose Barata de Lima, Lilian Campelo, ASSUNÇÃO, MARIZA FELIPPE, PRISCILA HERONDINA REIS DE SOUZA, Sarah Souza
2021, Formação Contínua de Professores na UNILAB: Educação Popular no Contexto da Lusofonia Digital, Tecituras Decoloniais da Formação de Professores: incertezas, desafios e lutas, Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Sinara Mota Neves de Almeida, Maria Socorro Lucena Lima
2021, Escolas do Bioma Amazônia, Expediçôes Escolas do Brasil, Sofia Lerche Vieira, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Iasmin da Costa Marinho, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Mariza Felippe Assunção
2020, Cooperação Sul-Sul em Movimento: A Participação da Guiné-Bissau na Trajetória de Criação e Implantação da UNILAB, Que Universidades? Para que Conhecimentos? História, Práticas e Desafios da Educação Superior na Guiné-Bissau, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Mariza Felippe Assunção, Assis Anderson Ribeiro da Silva, Ticiana Souza Santos
2020, Controle Social na Gestão Pública: Estudo com Suporte em um Conselho Municipal de Cultura, As políticas públicas frente a transformação da sociedade, Gislan Santos Sampaio, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Fabiana Pinto de Almeida Bizarria
2020, Enegrecer e africanizar a universidade porque vidas negras importam: diálogos interdisciplinares e interculturais na Amazônia e em África, Identidades e educação: políticas, práticas e formação de professores, Mariza Felipe Assunção, Magda Franciane Nascimento Alexandre, Grazielle de Assunção Azevedo, Josielem Silva Dias, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2020, Elos entre Amazônia e África: trajetória de diálogos acadêmicos e cooperação internacional no Campus de Abaetetuba da UFPA, Identidades e educação: políticas, práticas e formação de professores, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Mariza Felipe Assunção, Yvens Ely Martins Cordeiro
2019, Rede IntegraSUL: tecitura de elos que entrelaçam universidades e instituições parceiras no Sul global, Integração no Sul Global: Territórios, Ambientes, Saberes, Educação e Políticas Públicas em Foco, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2019, Diversidade e Interdisciplinaridade como Perspectivas para a Formação Docente: A Experiência do PIBID/Unilab, África, Brasil e Timor-Leste: saberes, culturas, interdisciplinaridade e diversidade na formação de professores do PIBID/ UNILAB, Ana Paula Sthel Caiado, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2019, Vidas Negras Importam: Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na formação inicial de professores/as de Ciências da Natureza e Matemática no PIBID/UNILAB, África, Brasil e Timor-Leste: saberes, culturas, interdisciplinaridade e diversidade na formação de professores do PIBID/ UNILAB, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Mariza Felipe Assunção, Nathália Amanda Siqueira dos Santos, Assis Anderson Ribeiro da Silva
2019, Que Educação Superior e Conhecimento em Ciências Sociais e Humanas no Século XXI? A Experiência da AILPcsh e dos CONLAB, Arte e Cultura na Identidade dos Povos - XXIX Encontro da AULP, Ricardo Cardoso, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Tiago Castela, Cesaltina Abreu, Marina Pereira de Almeida Mello, Eurídice Monteiro
2019, Encontro(s) de África(s) na Amazônia: Angola e Abaetetuba em diálogos, Identidades: sujeitos e espaços outros, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Mariza Felipe Assunção, Juliana Lando Canga Buza, Alfredo Gabriel Buza
2018, Téla nón, clóçon non: Paulo Freire e memórias sobre alfabetização de adultos em São Tomé e Príncipe no pós-independência, Construindo pontes: Paulo Freire entre saberes, projetos e continentes, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Sinara Mota Neves de Almeida, Elisangela André da Silva Costa, Elcimar Simão Martins
2018, Formação contínua de educadores de jovens e adultos numa perspectiva freiriana, Construindo Pontes: Paulo Freire entre saberes, projetos e continentes, Elisangela André da Silva Costa, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Elcimar Simão Martins, Sinara Mota Neves de Almeida
2018, UNILAB: Connecting the Lusosphere through Higher Education, Brazil And The Emergence of a Digital Lusosphere, Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, Sinara Mota Neves de Almeida, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Protagonismo Juvenil na Diáspora: a experiências das festas da Independência na UNILAB, Protagonismo Juvenil na Diáspora: a experiências das festas da Independência na UNILAB, Elcimar Simão Martins, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Alexandrino Moreira Lopes, Valdilane Santos Alexandre
2017, Travessias que nos (des)unem na integração internacional: educação, cultura e diversidade na UNILAB., Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Elisangela André da Silva Costa, Elcimar Simão Martins, Sinara Mota Neves de Almeida, Assis Anderson Ribeiro da Silva
2017, Formação de Professores do Campo Ribeirinho: remando na experiência do curso de Pedagogia das Águas, Povos ribeirinhos da Amazônia: educação e pesquisa em diálogo, Dayana Viviany da Silva Sousa, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Vida de Professora no Timor Leste: entre lutas, profissionalidade docente, sentidos e afetos, História, Memórias e Narrativas Biográficas, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Maria Evangelina da Silva dos Santos, Elcimar Simão Martins
2017, PIBID Interdisciplinar de Ciências da Natureza e Matemática: Contribuição para uma Formação e Educação de Qualidade no Maciço de Baturité, Iniciação à Docência O local e a integração internacional no Pibid-Unilab, Afranio de Araújo Coelho, Aluísio Marques da Fonseca, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Jose Berto Neto
2017, Memória Institucional e o legado do PIBID na UNILAB: o Local e a Integração Internacional no Fortalecimento das Licenciaturas, Iniciação à Docência O local e a integração internacional no Pibid-Unilab, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Prática Discente no Ensino de Ciências: Relatos de Estudantes do Pibid/Unilab em Escolas da Educação Básica em Redenção, no Ceará, Iniciação à Docência O local e a integração internacional no Pibid-Unilab, Howard Lopes Ribeiro Junior, José Veríssimo Nascimento Filho, Assis Anderson Ribeiro da Silva, Robério Nery da Silva, José Berto Neto, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Educação, Formação Inicial de Professores no Maciço de Baturité/CE e Integração Internacional: a Experiência do Pibid/Unilab, Iniciação à Docência O local e a integração internacional no Pibid-Unilab, Assis Anderson Ribeiro da Silva, Francisca Angerline de Lima da Silva, Pereira Domingos Panzo, Maria Evangelina da Silva dos Santos, Alexandra Nazaré Almeida Moura, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, PIBID entre metas, resultados e produtos: os desejos e as marcas do que se foi, Iniciação à Docência O local e a integração internacional no Pibid-Unilab, Ana Paula Sthel Caiado, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Entrelace de culturas e histórias: interculturalidade e integração internacional como princípios educativos na Formação Inicial de Professores na UNILAB, Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, Sinara Mota Neves de Almeida
2017, A universidade em crise em Ivory Tower e dilemas de institucionalidade, hegemonia e legitimidade, Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul, Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Monica Mota Tassigny, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Estado do conhecimento: produção acadêmica sobre educação nos PALOP geradas no Brasil entre 1987 e 2012, Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Ana Paula Sthel Caiado, Sinara Mota Neves de Almeida, Elisangela André da Silva Costa, José Veríssimo Nascimento Filho
2016, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab): contribuições para a educação das relações étnico-raciais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab): contribuições para a educação das relações étnico-raciais, Elisangela André da Silva Costa, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2016, Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos: utopias, diálogos e emancipação, Círculos de Cultura: teorias, práticas e práxis, Elisangela André da Silva Costa, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Sinara Mota Neves de Almeida, Ana Paula Sthel Caiado
Livros (12)
2023, Educação Popular na AmazÃ?nia Paraense: Paulo Freire Vive!, Carlos Alberto Barros Bordalo, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Ângela Biz Antunes, João Colares da Mota Neto, Moacir Gadotti, PRISCILA HERONDINA REIS DE SOUZA
2021, Tecituras Decoloniais da Formação de Professores: incertezas, desafios e lutas, Arlindo Mendes Vieira, Alcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Sinara Mota Neves de Almeida
2020, Que Universidades? Para que Conhecimentos? História, Práticas e Desafios da Educação Superior na Guiné-Bissau, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Carlos Eugenio Monteiro Cardoso, João José Huco Monteiro, Fodé Abulai Mané, Shirley Carvalhêdo Franco
2019, África, Brasil e Timor-Leste Saberes, culturas, interdisciplinaridade e diversidade na formação de professores do PIBID/UNILAB, Ana Paula Sthel Caiado, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2019, Integração no Sul Global: Territórios, Ambientes, Saberes, Educação e Políticas Públicas em Foco, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Odair Barros-Varela, ASSUNÇÃO, MARIZA FELIPPE, Ricardo Theophilo Folhes
2019, ANAIS - I Encontro Internacional da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos no Sul Global ? Rede IntegraSUL I Colóquio Interdisciplinar de Integração do Sul Global Territórios, Ambientes, Saberes, Educação, Políticas Públicas, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Odair Barros-Varela, Ana Cláudia Duarte Cardoso, Hilton Pereira da Silva, Luís Eduardo Vacca Aragón, Fabiano de Souza Gontijo, Mariza Felippe Assunção
2019, Integração no Sul Global: Territórios, Ambientes, Saberes, Educação e Políticas Públicas em Foco, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Odair Barros-Varela, Mariza Felippe Assunção, Ricardo Theophilo Folhes
2018, Formação de Professores: Diálogos Interdisciplinares na Educação Básica, Mara Rita Duarte de Oliveira, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Jadson Fernando Garcia Gonçalves
2018, Formação de Educadores: Vivência de Estágio Docente nas Escolas do Campo, Mara Rita Duarte de Oliveira, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Geovanna de Lourdes Alves Ramos
2017, África, migrações e suas diásporas: reflexões sobre a crise internacional, cooperação e resistências desde o Sul, Bas´Ilele Malomalo, Elcimar Simão Martins, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Iniciação à Docência O local e a integração internacional no Pibid-Unilab, Jacqueline Cunha da Serra Freire
2017, Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul, Jacqueline Cunha da Serra Freire, Bartolomeu Lopes Varela, José Augusto Pacheco, Marcelo Galvão-Baptista
Participações em Bancas de Cursos (18)
2023, Qualificação de Doutorado Educação em Agroecologia no Lugar de Vida Ribeirinha: Entre invisibilidades, sabedorias e emancipação, Romildo Castor Araújo
2023, Qualificação de Mestrado Letramento e Linguagem: Em Foco, Uma Escola Pública em Macapá/AP, Adriana Maria Pereira Almeida Lea
2023, Monografia de Graduação Dandara à Flor da Pele: Histórias de uma Mulher Trans em Movimento e Resistências, Márcio Pimentel da Cruz
2023, Qualificação de Mestrado Os Saberes e Fazeres Ribeirinhos e a Luta por Educação na Ilha do Capim: Caminhos para Construir uma Educação Territorializada e Culturalmente Diferenciada, Grazielle de Assunção Azevedo
2022, Monografia de Graduação Juventudes Ribeirinha e Quilombola na Fadecam/UFPA: Histórias e Projetos de Vida, Grazielle de Assunção Azevedo
2022, Monografia de Graduação Território(s) Quilombola(s) no município de Tomé-Açu/PA: Plano Municipal de Educação (PME) e Mapeamento de Escolas em Foco, Lidiane de Almeida Batista
2021, Dissertação de Mestrado Gênero e Educação Matemática no Currículo do Ensino Médio: Concepções de Professores/as, Assis Anderson Ribeiro da Silva
2021, Dissertação de Mestrado Mulher e Mulher Negra em Livros Didáticos de História do Ensino Fundamental no PNLD de 1997-2014, Gillys Vieira da Silva
2021, Tese Doutorado Formação de Educadoras Ribeirinhas no Curso de Pedagogia das Águas: Analise das Experiencias de vida e suas contribuições nas Práticas educativas na Escola do Assentamento São João Batista no rio Campompema em Abaetetuba-Pará., DAYANA VIVIANY SILVA DE SOUZA
2020, Tese Doutorado Maria, Maria(s): Autoetnografia na Gestão e na Mudança da Cultura Organizacional em uma Instituição de Educação Superior Privada, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo
2020, Dissertação de Mestrado Formação Profissional e Agroecologia: Um Estudo de Caso na Escola de Ensino Técnico d Estado do Pará - Paragominas, Leila Cruz Moreira
2020, Tese Doutorado FORMACAO DE EDUCADORAS RIBEIRINHAS NO CURSO PEDAGOGIA DAS AGUAS: Analise das Experiencias de vida e suas contribuicoes nas Praticas educativas na Escola do Assentamento Sao Joao Batista no Rio Campompema em Abaetetuba-Para., DAYANA VIVIANY SILVA DE SOUZA
2019, Monografia de Graduação contribuicao historica do programa escola da terra no municipio de Acara-pa
, ELIZE CUNHA DA SILVA
2019, Monografia de Graduação O SISTEMA DE ORGANIZACAO MODULAR DE ENSINO E SUA RELACAO COM A EDUCACAO DO CAMPO: o caso da Comunidade Nova Alianca
, GESIELE SILVA DOS SANTOS
2019, Monografia de Graduação ESCOLA DO CAMPO E FAMILIA: Uma interacao necessaria, IVANA CUNHA GOES
2019, Monografia de Graduação ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO E CULTURA LOCAL: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MULTISSERIADA EM ACARA - PA.
, MARIA ELIENI CARDOSO DE ANDRE
2018, Monografia de Graduação O curriculo indigena de Tome-Acu: O que pensam os professores e os alunos, MIDIEL CASCAES DE BRITO
2018, Monografia de Graduação O curriculo indigena de Tome-Acu: O que pensam os professores e os alunos, MIDIEL CASCAES DE BRITO
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (1)
2019,Outra, Campus de Abaetetuba da UFPA, Nacional, comitê cientifico
Trabalho de Fim de Curso(5)
Território(s) Quilombolas no Município de Tomé-Açu/PA: Plano Municipal de Educação (PME) e mapeamento de escolas em foco , LIDIANE DE ALMEIDA BATISTA ,
02/2022
Juventude(s) Ribeirinha e Quilombola, GRAZIELLE DE ASSUNCAO AZEVEDO ,
02/2022
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO (DRP) DO ACAMPAMENTO BOM SOSSEGO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
, MARLOM MENDES ,
12/2022
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO (DRP) DO ACAMPAMENTO BOM SOSSEGO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
, REJANE ALMEIDA ANDRADE ,
12/2022
DANDARA À FLOR DA PELE: HISTÓRIAS DE UMA MULHER TRANS EM MOVIMENTO E RESISTÊNCIAS, MARCIO PIMENTEL DA CRUZ ,
09/2023