jorge raimundo da trindade souza

ICEN - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(48)

  • A importância da educação inclusiva no Ensino de Ciências em uma escola no município de Capitão Poço (PA), ANTONIA GERCILENE GOMES LIRA , 09/2014
  • A importância da educação inclusiva no Ensino de Ciências em uma escola no município de Capitão Poço (PA), SEBASTIAO DA SILVA CORREA , 09/2014
  • Análise da importância dos nutrientes presentes nos alimentos para a saúde humana: contextualização no Ensino de Ciências na Escola Estadual Belina Campos Coutinho, MARIA DO CARMO ANDRADE DA CUNHA , 09/2014
  • Análise da importância dos nutrientes presentes nos alimentos para a saúde humana: contextualização no Ensino de Ciências na Escola Estadual Belina Campos Coutinho, TATIANE FERREIRA DO NASCIMENTO , 09/2014
  • Contextualização no Ensino de Ciências: o reaproveitamento da mandioca e as conseqüências para o meio ambiente e para a economia do nordeste do Pará, EDINETE OLIVEIRA MATOS , 09/2014
  • Contextualização no Ensino de Ciências: o reaproveitamento da mandioca e as conseqüências para o meio ambiente e para a economia do nordeste do Pará, ROSA MARIA PADILHA COSTA , 09/2014
  • Software cidade do átomo, MARIANE GAMA NABICA , 02/2015
  • experimentação, CECILIA CORREIA PEREIRA , 02/2015
  • analogias, SMYLLE MACHADO PRESTES , 02/2015
  • A importância dos jogos didáticos para o ensino de Ciências no nível fundamental, LIZANDRA CRISTINA MACEDO PINTO , 07/2015
  • "A importância da experimentação na construção de conhecimentos de Ciências Naturais", WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR , 07/2015
  • AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA , RAYANNE PRISCILA VIEIRA DA CONCEIÇÃO , 12/2015
  • O USO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MILENA CRISTINA RAMOS DA SILVA , 05/2016
  • O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO , WELLITON WENDELL DE SOUZA LIMA , 05/2016
  • A utilização de artigos científicos no ensino de química: uma abordagem com enfoque CTS, BRENO HENRY SOUZA DA SILVA , 06/2016
  • Análise de um jogo didático como instrumento de ensino e aprendizagem no ensino de química, CHAMORRO SOUSA DA COSTA , 06/2016
  • UTILIZAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA PARA ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA MARIA HELENA VALENTE TAVARES COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR , ANA ALICE PIMENTEL MARINHO , 06/2016
  • AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA , JACQUELINE FERREIRA MARGALHO DA CUNHA , 06/2016
  • Utilização de analogias no ensino de Química, JESSICA DAIANE NOGUEIRA FERREIRA LOPES , 02/2019
  • Análise de competência e habilidades de itens de Química na prova de Ciências da natureza do ENEM aplicados nos anos de 2013 a 2016., FLAVIO SANTOS PINTO , 04/2017
  • Dificuldades epistemológicas de ensino e aprendizagem na educação básica da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará, ADRIANNY CORREA DE AZEVEDO , 04/2017
  • Superdosagem de medicamentos como temática do ensino de concentrações das soluções químicas na 2a serie do ensino médio: uma experiência na perspectiva CTS, NIXON JOSE DA SILVA REIS JUNIOR , 04/2017
  • "A utilização do parques ambiental da cidade de Paragominas para a contextualização do Ensino de Ciências", DIANE ROBERTA OLIVEIRA MESQUITA , 03/2017
  • "A utilização da experimentação no Ensino Fundamental", FERNANDA DOS SANTOS JARDIM , 03/2017
  • "Educação ambiental no assentamento Carlos Lamarca, Capitão Poço (PA)", FRANCISCO CLEONIS COSTA DE SOUZA , 03/2017
  • Uma análise sobre as práticas docentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e suas influências no processo de formação de identidade docente, BRENDA SOARES DO VALE , 12/2018
  • Investigação do aprendizado em aula expositiva com metodologia tradicional e com enfoque CTS no estudo dos ácidos, ANANIAS DA COSTA COELHO JUNIOR , 07/2019
  • Experimentação e contextualização no ensino de solos como instrumento para educação ambiental, MARIA WENNY FRANCO FEITOSA , 05/2019
  • UTILIZAÇÃO DE PAINEL INTEGRADO EM UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO E DESCARTE DE LIXO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS DE QUÍMICA, RENATO MORAES DA SILVA , 08/2019
  • Contextualização no ensino de ciências no municipio de Bujaru (PA): utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, MARIA MARTA SANTOS DOS REIS , 08/2019
  • A experimentação no ensino de Ciências com aspectos investigativos, VANESKA CRISTINA SOUZA SILVA , 08/2019
  • Estágio Supervisionado: as contribuições na formação inicial dos licenciados em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, GUSTAVO PITTER PAULA DOS SANTOS , 12/2019
  • PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA BRICOLAGEM EDUCACIONAL , ERMINA LUCIANE OLIVEIRA CHAVES , 06/2022
  • INFOGRÁFICO: INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA, LAYZE MARIA DA SILVA E SILVA , 02/2021
  • ABORDAGEM CTS NO CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, SAMELI MARIA FURTADO CORREA , 10/2021
  • A UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS , AMANDA GRAZIELE BATISTA DE LIMA , 02/2022
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA QUÍMICA NO 9º ANO: CONSTRUINDO BASES PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, AMAURY CALIXTO DE FREITAS TORRES , 02/2022
  • FATORES MOTIVACIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE ACADÊMICOS E EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, BRENDA CUNHA VALENTE DO COUTO , 07/2022
  • O IMAGINÁRIO ASTRONÔMICO E OS QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, EMILLY CAMILA SOARES NOBRE , 07/2022
  • Estágio supervisionado na formação inicial: aprendizagens em uma turma do 9º ano na Escola de Aplicação da UFPA, JEANE PINHEIRO ALVES , 12/2022
  • Os obstáculos didáticos no ensino de Ciências Naturais no 8º ano do ensino fundamental, MARIELLY MORAES SILVA , 12/2022
  • Uma proposta didática para o ensino fundamental sobre tabela periódica, LETICIA RAQUEL AMARO DOS SANTOS , 12/2022
  • A experimentação com material alternativo para o ensino de Ciências no 9º ano do ensino fundamental, REBECA SUELEN SOBRINHO CARNEIRO , 12/2022
  • Educação ambiental no ensino de ciências: aplicação do conceito de biomonitores ambientais em uma aula de ecologia, KATHERINE SOARES MORAIS , 12/2022
  • Relato de experiências em dois estudos de caso: a inclusão de alunos autistas em aulas experimentais de ciências, CARINE BEATRIZ CORREA MACIEL , 12/2022
  • A iniciação a docência: relatos de experiências e produção científica sobre metodologias ativas no subprojeto PIBID Física - Ciências Naturais/UFPA, HELOISA GLINS SANTOS , 07/2023
  • Desafios e obstáculos no ensino de Ciências no 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Santa Barbara (PA) durante a pandemia provocada pelo vírus da covid-19, SALATIEL DOS SANTOS QUARESMA , 07/2023
  • Dificuldades de professores de Ciências Naturais: aulas experimentais no 6º ano do ensino fundamental em escolas públicas na Ilha de Mosqueiro (PA), MARINARA MORAES SILVA , 07/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1 v3.14.25.249