edilena maria correa

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Artigos (4)

  • 2018, Edilena Maria Corrêa, Maria Dos Remédios de Brito , potências do conceito de currículo menor para o ensino de ciências de uma escola ribeirinha na Amazônia Tocantina, ISSN: 1980-9026 Download do arquivo
  • 2016, Edilena Maria Corrêa , Cartografando saberes: por entre traços rizomáticos no ensino de ciências, ISSN: 19809026 Download do arquivo
  • 2013, Edilena Maria Corrêa , Currículo e ensino de ciências:transversalizando saberes, ISSN: 21796505
  • 2013, Edilena Maria Corrêa, Maria Dos Remédios de Brito, Edilena Maria Corrêa , CURRÍCULO E ENSINO DE CIENCIAS PELAS VIAS DA DIFERENÇA, ISSN: 19847505

Publicação em Eventos (3)

  • 2017, Edilena Maria Corrêa, Maria Dos Remédios de Brito, Maria Neide Carneiro Ramos, currículo e minoração: margeando possibilidades no ensino de ciências, XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio lusobrasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares, Trabalho Completo
  • 2016, edilena maria correa meirevalda redig, A horta escolar como recurso metodológico para o ensino, II ERLEC, Trabalho Completo
  • 2011, edilena maria correa maria dos remédios brito, por um "currículo rizoma": outras possibilidades para o ensino de ciências, x seminário nacional de políticas educacionais e currículo, Resumo

Participações em Bancas de Cursos (20)

  • 2023, Monografia de Graduação A CULTURA DA MANDIOCA COMO TEMA INTEGRADOR ENTRE OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CIENTIFICOS NA COMUNIDADE DE CALADOS, LARISSA BELUCIO PORTAL
  • 2023, Monografia de Graduação NICHO ECOLOGICO E AS PRATICAS DE PESCA NA COMUNIDADE MENINO DEUS NO MUNICIPIO DE IGARAPE MIRI-PA, ELIVELTO MIRANDA DOS SANTOS
  • 2022, Monografia de Graduação EDUCACAO AMBIENTAL: Um estudo de caso em uma comunidade ribeirinha no baixo Tocantins, TACILENE GOMES RIBEIRO
  • 2021, Monografia de Graduação QUINTAIS AGROFLORESTAIS E SEGURANCA ALIMENTAR NA COMUNIDADE RIBEIRINHA SAO BENEDITO DO MAIAUATA, FRANCINETE FARIAS VALENTE
  • 2021, Monografia de Graduação PRATICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES RIBEIRINHOS: A FORMACAO (IN) DIRETA NA CONSTITUICAO DAS IDENTIDADES DE ALUNOS, MAIANE DA SILVA VALENTE
  • 2020, Monografia de Graduação A RELACAO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CURRICULARES NA ESCOLA MARTINHO PINHEIRO NO RIO JAPIIM GRANDE EM LIMOEIRO DO AJURU/PA, RAYRA DE SOUZA PINHEIRO
  • 2019, Monografia de Graduação ANALISE DO LIVRO DIDATICO DE CIENCIAS DAS SERIES FINAIS: O conteudo de repteis e anfibios., ROBSON CORREA MENDES
  • 2019, Monografia de Graduação AVALIACAO DA APRENDIZAGEM: concepcoes e praticas dos professores de Ciencias do municipio de Mocajuba-PA, JULIANA PINHEIRO DE ARAUJO
  • 2018, Monografia de Graduação Por uma cartogrefia das singularidades: formação de professores em educação em ciências, matemática e linguagem, Edilena Maria Corrêa
  • 2016, Monografia de Especialização Formação docente:um diálogo possível de contribuições da formação continuada para qualidade do ensino, Edilena Maria Corrêa
  • 2015, Monografia de Graduação EDUCACAO AMBIENTAL: dos Parametros Curriculares Nacionais a escola CAMETA/PA 2015, VALDEIRIS SERRAO PEREIRA
  • 2015, Monografia de Graduação ATIVIDADE LUDICA NO ENSINO DE CIENCIAS, VANDERLUCIA DOS SANTOS OLIVEIRA
  • 2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NO ENSINO DE CIENCIAS CAMETA/PARA 2015, ROSE KETILA SIQUEIRA DE SOUZA
  • 2015, Monografia de Graduação O natural bosque como ferramenta didático-pedagógica no estudo do meio ambiente na comunidade de vila do carmo, Edilena Maria Corrêa
  • 2015, Monografia de Graduação A CONCEPCAO DE SAUDE NOS LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS DO 6° AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE CAMETA - PA, AUGUSTO CESAR ALVES DAMASCENO
  • 2015, Monografia de Graduação SEXUALIDADE NA ESCOLA: O QUE DIZEM OS ALUNOS ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANO E PROFESSORES DAS ESCOLAS PUBLICAS EM CAMETA-PA, ACERCA DA ORIENTACAO SEXUAL NA SALA DE AULA., ANA MARIA VIRGOLINO MORAES
  • 2015, Monografia de Graduação Estudando o zooplâncton: uma abordagem para o ensino, Edilena Maria Corrêa
  • 2014, Monografia de Graduação EXPERIMENTACAO NO ENSINO DE CIENCIAS NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FNDAMENTAL, ANNA CAROLINA ARNAUD MOCBEL
  • 2014, Monografia de Graduação A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Edilena Maria Corrêa
  • 2014, Monografia de Graduação Planejamento para a construção de um jardim sensorial de uma instituição pública do município de Cametá, Edilena Maria Corrêa

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (4)

  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, palestras, mesas, conferencias, oficinas
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, universidade federal do pará, Nacional, EVENTO REGIONAL
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, universidade federal do pará, Internacional, EVENTO INTERNACIONAL
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, ufpa, Regional, evento regional

Trabalho de Fim de Curso(25)

  • SEXUALIDADE NA ESCOLA: O QUE DIZEM OS ALUNOS ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANO E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM CAMETÁ-PA, A CERCA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NA SALA DE AULA., ANA MARIA VIRGOLINO MORAES , 07/2015
  • "A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"., AUGUSTO CESAR ALVES DAMASCENO , 07/2015
  • educação ambiental: dos parâmetros curriculares nacionais à escola., VALDEIRIS SERRAO PEREIRA , 11/2015
  • Ludicidade e ensino de ciências , VANDERLUCIA DOS SANTOS OLIVEIRA , 11/2015
  • a importância do planejamento no ensino de ciências , ROSE KETILA SIQUEIRA DE SOUZA , 11/2015
  • A ABORDAGEM CTS/CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMETAL NA ESCOLA AMÉRICO BRASIL, OCILENE DOS PASSOS LOPES , 02/2022
  • Experimentação no ensino de ciências: concepções dos professores do ensino fundamental do 6o ao 9o ano da Escola Vereador Abelardo Leão no Município de Limoeiro do Ajuru-PA, BRUNO GONCALVES CARNEIRO , 07/2017
  • Experimentação no ensino de ciências: concepções dos professores do ensino fundamental do 6o ao 9o ano da Escola Vereador Abelardo Leão no Município de Limoeiro do Ajuru-PA, GESSICA FARIAS RODRIGUES , 07/2017
  • O saber popular e as possibilidades no ensino de ciências: experiências no 6º ano da E.M.E.F. Vilma de Nazaré Mendes, em Ilha Saracá, no Município de Limoeiro do Ajuru., ANDERSON GOMES FERREIRA , 08/2017
  • O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA., RUIDEMBERG DOS SANTOS FELIX , 02/2020
  • OS JOGOS COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICIPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PARÁ , JOSE ARTHUR GOMES LOBATO , 02/2020
  • A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEF PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS. , CINTIA PATRICIA FARIAS CALDAS , 02/2020
  • A MAQUETE COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, ADRIANA FONSECA DE FIGUEREDO , 02/2020
  • O estudo da etnobotânica através das plantas medicinais: possibilidades no ensino de ciências de uma escola do campo do município de Igarapé-Mirí-Pa, ANA LUCIA QUARESMA GONCALVES , 10/2021
  • A ETNOBOTÂNICA E O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DE FURTADOS: UM RESGATE DOS SABERES TRADICIONAIS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS , MARIA DO SOCORRO NEVES MAIA , 02/2022
  • A RELAÇÃO ENTRE SABERES DA ETNOBOTANICA E O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ- PA. , ROSELY COSTA DOS SANTOS , 02/2022
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPA/CUNTINS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DAS ESCOLAS DO CAMPO , FLAVIA ARNAUD DA VERA CRUZ , 02/2022
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO NO CAMPO VOLTADO ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, LIZANDRA BARROS GONÇALVES , 12/2022
  • CURRÍCULO, SABERES E ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DA BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO. , EZEQUIER MORAES DE SOUSA , 12/2022
  • ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID 19: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ. , GEYBSON FERNANDO SOARES RIBEIRO , 12/2022
  • O CONHECIMENTO ECOLÓGICO DOS PESCADORES DO RIO DAS FLORES E SUA IMPORTÃNCIA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA DO CAMPO, MANOEL MARIA CARVALHO GOMES , 07/2023
  • LUDICIDADE E ENSINO DE BIOLOGIA: O JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTAPEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER, ESTHER WALNARA SALLES AZEVEDO RIBEIRO , 07/2023
  • A IMPORTÂNCIA DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DA LEDOC 2016 DO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ – PA , IOLANDA DO SOCORRO PUREZA PINHEIRO , 07/2023
  • A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, JOEL DE JESUS DIAS LEAO , 07/2023
  • ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, PARÁ, IZAL LADISLAU CORREA , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (1)

  • Especialização, LIZANDRA BARROS GONÇALVES, 03/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.247