CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Artigos (4)
2018, Edilena Maria Corrêa,
Maria Dos Remédios de Brito , potências do conceito de currículo menor para o ensino de ciências de uma escola ribeirinha na Amazônia Tocantina, ISSN: 1980-9026
Download do arquivo
2016, Edilena Maria Corrêa , Cartografando saberes: por entre traços rizomáticos no ensino de ciências, ISSN: 19809026
Download do arquivo
2013, Edilena Maria Corrêa , Currículo e ensino de ciências:transversalizando saberes, ISSN: 21796505
2013, Edilena Maria Corrêa, Maria Dos Remédios de Brito, Edilena Maria Corrêa , CURRÍCULO E ENSINO DE CIENCIAS PELAS VIAS DA DIFERENÇA, ISSN: 19847505
Publicação em Eventos (3)
2017, Edilena Maria Corrêa, Maria Dos Remédios de Brito, Maria Neide Carneiro Ramos, currículo e minoração: margeando possibilidades no ensino de ciências, XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio lusobrasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares, Trabalho Completo
2016, edilena maria correa
meirevalda redig, A horta escolar como recurso metodológico para o ensino, II ERLEC, Trabalho Completo
2011, edilena maria correa
maria dos remédios brito, por um "currículo rizoma": outras possibilidades para o ensino de ciências, x seminário nacional de políticas educacionais e currículo, Resumo
Participações em Bancas de Cursos (20)
2023, Monografia de Graduação A CULTURA DA MANDIOCA COMO TEMA INTEGRADOR ENTRE OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CIENTIFICOS NA COMUNIDADE DE CALADOS, LARISSA BELUCIO PORTAL
2023, Monografia de Graduação NICHO ECOLOGICO E AS PRATICAS DE PESCA NA COMUNIDADE MENINO DEUS NO MUNICIPIO DE IGARAPE MIRI-PA, ELIVELTO MIRANDA DOS SANTOS
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO AMBIENTAL: Um estudo de caso em uma comunidade ribeirinha no baixo Tocantins, TACILENE GOMES RIBEIRO
2021, Monografia de Graduação QUINTAIS AGROFLORESTAIS E SEGURANCA ALIMENTAR NA COMUNIDADE RIBEIRINHA SAO BENEDITO DO MAIAUATA, FRANCINETE FARIAS VALENTE
2021, Monografia de Graduação PRATICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES RIBEIRINHOS: A FORMACAO (IN) DIRETA NA CONSTITUICAO DAS IDENTIDADES DE ALUNOS, MAIANE DA SILVA VALENTE
2020, Monografia de Graduação A RELACAO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CURRICULARES NA ESCOLA MARTINHO PINHEIRO NO RIO JAPIIM GRANDE EM LIMOEIRO DO AJURU/PA, RAYRA DE SOUZA PINHEIRO
2019, Monografia de Graduação ANALISE DO LIVRO DIDATICO DE CIENCIAS DAS SERIES FINAIS: O conteudo de repteis e anfibios., ROBSON CORREA MENDES
2019, Monografia de Graduação AVALIACAO DA APRENDIZAGEM: concepcoes e praticas dos professores de Ciencias do municipio de Mocajuba-PA, JULIANA PINHEIRO DE ARAUJO
2018, Monografia de Graduação Por uma cartogrefia das singularidades: formação de professores em educação em ciências, matemática e linguagem, Edilena Maria Corrêa
2016, Monografia de Especialização Formação docente:um diálogo possível de contribuições da formação continuada para qualidade do ensino, Edilena Maria Corrêa
2015, Monografia de Graduação EDUCACAO AMBIENTAL: dos Parametros Curriculares Nacionais a escola CAMETA/PA 2015, VALDEIRIS SERRAO PEREIRA
2015, Monografia de Graduação ATIVIDADE LUDICA NO ENSINO DE CIENCIAS, VANDERLUCIA DOS SANTOS OLIVEIRA
2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NO ENSINO DE CIENCIAS CAMETA/PARA 2015, ROSE KETILA SIQUEIRA DE SOUZA
2015, Monografia de Graduação O natural bosque como ferramenta didático-pedagógica no estudo do meio ambiente na comunidade de vila do carmo, Edilena Maria Corrêa
2015, Monografia de Graduação A CONCEPCAO DE SAUDE NOS LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS DO 6° AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE CAMETA - PA, AUGUSTO CESAR ALVES DAMASCENO
2015, Monografia de Graduação SEXUALIDADE NA ESCOLA: O QUE DIZEM OS ALUNOS ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANO E PROFESSORES DAS ESCOLAS PUBLICAS EM CAMETA-PA, ACERCA DA ORIENTACAO SEXUAL NA SALA DE AULA., ANA MARIA VIRGOLINO MORAES
2015, Monografia de Graduação Estudando o zooplâncton: uma abordagem para o ensino, Edilena Maria Corrêa
2014, Monografia de Graduação EXPERIMENTACAO NO ENSINO DE CIENCIAS NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FNDAMENTAL, ANNA CAROLINA ARNAUD MOCBEL
2014, Monografia de Graduação A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Edilena Maria Corrêa
2014, Monografia de Graduação Planejamento para a construção de um jardim sensorial de uma instituição pública do município de Cametá, Edilena Maria Corrêa
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (4)
2018,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, palestras, mesas, conferencias, oficinas
2016,Membro da Comissões Organizadora, universidade federal do pará, Nacional, EVENTO REGIONAL
2016,Membro da Comissões Organizadora, universidade federal do pará, Internacional, EVENTO INTERNACIONAL
2014,Membro da Comissões Organizadora, ufpa, Regional, evento regional
Trabalho de Fim de Curso(25)
SEXUALIDADE NA ESCOLA: O QUE DIZEM OS ALUNOS ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANO E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM CAMETÁ-PA, A CERCA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NA SALA DE AULA., ANA MARIA VIRGOLINO MORAES ,
07/2015
"A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"., AUGUSTO CESAR ALVES DAMASCENO ,
07/2015
educação ambiental: dos parâmetros curriculares nacionais à escola., VALDEIRIS SERRAO PEREIRA ,
11/2015
Ludicidade e ensino de ciências , VANDERLUCIA DOS SANTOS OLIVEIRA ,
11/2015
a importância do planejamento no ensino de ciências , ROSE KETILA SIQUEIRA DE SOUZA ,
11/2015
A ABORDAGEM CTS/CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMETAL NA ESCOLA AMÉRICO BRASIL, OCILENE DOS PASSOS LOPES ,
02/2022
Experimentação no ensino de ciências: concepções dos professores do ensino fundamental do 6o ao 9o ano da Escola Vereador Abelardo Leão no Município de Limoeiro do Ajuru-PA, BRUNO GONCALVES CARNEIRO ,
07/2017
Experimentação no ensino de ciências: concepções dos professores do ensino fundamental do 6o ao 9o ano da Escola Vereador Abelardo Leão no Município de Limoeiro do Ajuru-PA, GESSICA FARIAS RODRIGUES ,
07/2017
O saber popular e as possibilidades no ensino de ciências: experiências no 6º ano da E.M.E.F. Vilma de Nazaré Mendes, em Ilha Saracá, no Município de Limoeiro do Ajuru., ANDERSON GOMES FERREIRA ,
08/2017
O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA., RUIDEMBERG DOS SANTOS FELIX ,
02/2020
OS JOGOS COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICIPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PARÁ , JOSE ARTHUR GOMES LOBATO ,
02/2020
A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEF PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS.
, CINTIA PATRICIA FARIAS CALDAS ,
02/2020
A MAQUETE COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, ADRIANA FONSECA DE FIGUEREDO ,
02/2020
O estudo da etnobotânica através das plantas medicinais: possibilidades no ensino de ciências de uma escola do campo do município de Igarapé-Mirí-Pa, ANA LUCIA QUARESMA GONCALVES ,
10/2021
A ETNOBOTÂNICA E O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DE FURTADOS: UM RESGATE DOS SABERES TRADICIONAIS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
, MARIA DO SOCORRO NEVES MAIA ,
02/2022
A RELAÇÃO ENTRE SABERES DA ETNOBOTANICA E O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ- PA.
, ROSELY COSTA DOS SANTOS ,
02/2022
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPA/CUNTINS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DAS ESCOLAS DO CAMPO
, FLAVIA ARNAUD DA VERA CRUZ ,
02/2022
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO NO CAMPO VOLTADO ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, LIZANDRA BARROS GONÇALVES ,
12/2022
CURRÍCULO, SABERES E ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DA BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO.
, EZEQUIER MORAES DE SOUSA ,
12/2022
ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID 19: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ.
, GEYBSON FERNANDO SOARES RIBEIRO ,
12/2022
O CONHECIMENTO ECOLÓGICO DOS PESCADORES DO RIO DAS FLORES E SUA IMPORTÃNCIA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA DO CAMPO, MANOEL MARIA CARVALHO GOMES ,
07/2023
LUDICIDADE E ENSINO DE BIOLOGIA: O JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTAPEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER, ESTHER WALNARA SALLES AZEVEDO RIBEIRO ,
07/2023
A IMPORTÂNCIA DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DA LEDOC 2016 DO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ PA , IOLANDA DO SOCORRO PUREZA PINHEIRO ,
07/2023
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, JOEL DE JESUS DIAS LEAO ,
07/2023
ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, PARÁ, IZAL LADISLAU CORREA ,
07/2023
Orientações de Pós-Graduação (1)
Especialização, LIZANDRA BARROS GONÇALVES, 03/2022
- ,
Orientação em Andamento