egidio martins

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Artigos (14)

  • 2022, Egídio Martins , Práxis política dos pescadores da colônia Z-16 como resistência aos efeitos da hidrelétrica de Tucuruí, ISSN: 1980864X
  • 2022, Valdiléia Carvalho da Silva, Egídio Martins , INTEGRAÇÃO DE SABERES INVESTIDOS E DESINVESTIDOS NAS ATIVIDADES DOS PROFESSORES (AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ISSN: 26753855
  • 2022, Elizabel Martins Pantoja, Egídio Martins , INOVAÇÕES E SABERES EXPERIENCIAIS DOS JOVENS EGRESSOS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ, ISSN: 26753855
  • 2021, Egídio Martins , NEGAÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO AOS PESCADORES DA COLÔNIA Z-16: LUTA E ESPERANÇA, ISSN: 1808799X
  • 2020, Valdiléia Carvalho da Silva, Egídio Martins, Doriedson do Socorro Rodrigues , Integração de saberes investidos e desinvestidos na formação de professores, ISSN: 22370315
  • 2020, Egídio Martins, Adenil Alves Rodrigues , Os jovens pescadores de Cametá-PA: Trabalho, conhecimento do curso técnico em aquicultura e formação da identidade pescadora, ISSN: 23588322
  • 2020, Egídio Martins, Adenil Alves Rodrigues , Os jovens pescadores de Cametá-PA: Trabalho, conhecimento do curso técnico em aquicultura e formação da identidade pescadora, ISSN: 23588322
  • 2019, Egídio Martins, Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Adenil Alves Rodrigues , A práxis produtiva nas relações de produção-formação dos pescadores da Colônia Z-16 de Cametá-PA, ISSN: 2238037X
  • 2019, Egídio Martins, Gilmar Pereira da Silva, Doriedson do Socorro Rodrigues, Adenil Alves Rodrigues , Juventude Pescadora: questões conceituais, de classe e o processo de construção do ser jovem, ISSN: 24481483
  • 2018, Egídio Martins, Adenil Alves Rodrigues, Valdiléia Carvalho da Silva , A práxis política como atividade formativa dos trabalhadores da pesca da Colônia z-16 de Cametá-Pa, ISSN: 25262319
  • 2018, Egídio Martins, Valdiléia Carvalho da Silva , A práxxis política como atividade formativa dos trabalhadores da Pesca da Colônia Z-16 de Cametá-Pa, ISSN: 1808799X
  • 2017, Egídio Martins, RODRIGUES, DORIEDSON DO SOCORRO, RODRIGUES, ADENIL ALVES , TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO SOCIAL: ANÁLISE SOBRE O SABER E A ATUAÇÃO POLÍTICA DOS PESCADORES AFILIADOS À COLÔNIA DE PESCADORES ARTESANAIS Z-16 DE CAMETÁ-PA, ISSN: 19818416
  • 2017, Egídio Martins Doriedson do Socorro Rodrigues Adenil Alves Rodrigues , Trabalho, educa ção e movimento social: análise sobre o saber e a atuação política dos pesca dores afiliados à Colônia de Pesca dores Artesanais z-16 de Cametá/PA, ISSN: 1981-8416
  • 2015, Egídio Martins, Adenil Alves Rodrigues , A construção dos saberes dos trabalhadores da pesca associados a Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 de Cametá-Pá., ISSN: 19835000

Publicação em Eventos (21)

  • 2020, Egídio Martins; Valdileia Carvalho da Silva; Doriedson do Socorro Rodrigues , Integração de saberes investidos e desinvestidos na formação de professores, VIII Sitre-Simpósio Internacional de trabalho, relações de trabalho, educação e identidade, Trabalho Completo
  • 2020, Egídio Martins, Valdiléia Carvalho da Silva, Doriedson do Socorro Rodrigues, Integração de saberes investidos e desinvestidos na formação de professores, VIII SITRE Simpósio Internacional de trabalho, relações de trabalho, Educação e Identidade, Trabalho Completo
  • 2018, Egidio Martins, A qualidade Social do Ensino Médio na Amazônia e os processos de integração de Saberes no I colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades; V Encontro de Educação e os desafios da Contemporaneidade e I Encontro de Trabalho, Educação e perspectiva de integração, I Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades; V Encontro de Educação e os desafios da Contemporaneidade e I Encontro de Trabalho, Educação e perspectiva de integração, Outros
  • 2018, Egidio Martins, A práxis política dos pescadores da Z-16 como produto da experiência histórica, VII SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, Outros
  • 2017, Egidio Martins, Formação e saberes dos alunos do Parfor Pedagogia no municipio de Cametá-Pará, III Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA/Cametá, Outros
  • 2017, Egidio Martins, A práxia política como atividade formativa dos pescadores da Colônia Z-16 no Município de Cametá-Pa, 38ª Reunião Nacional da ANPEd - UFMA - São Luís - MA: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistênci, Outros
  • 2017, Egídio Martins, Anderson de Jesus Gomes Valente, Doriedson do Socorro Rodrigues, Saberes do trabalho da pesca como instrumento de consciência de classe entre juventude no contexto da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16, de Cametá, Colóquio Nacional Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Públicas, Trabalho Completo
  • 2017, Egídio Martins, Diálagos sobre saberes e práticas produtivas da pesca artesanal na Amazônia Tocantina, Diálagos sobre saberes e práticas produtivas da pesca artesanal na Amazônia Tocantina, Outros
  • 2017, Autor Egídio Martins Coautor Valdileia Carvalho da Silva, Formação e Saberes dos alunos do Parfor Pedagogia no municipio de Cametá-Pará, III Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA/Cametá, Trabalho Completo
  • 2017, Egídio Martins, Práxis e Educação: avanços e desafios, III Encontro de Educação e desafios da comteporaneidade, Outros
  • 2016, Egidio Martins, A educação e o Papel do Educador na transformação da sociedade, VIII Semana Acadêmica da Universidade do Estado do Pará-Campus XVIII, Outros
  • 2016, Egidio Martins, Qualidade do transporte esclar realizado por lanchas na Amazõnia a partir dos olhares dos sujeitos envolvidos, III Intercrítica, Resumo
  • 2016, Egídio Martins, Curriculo, Avaliação e processos de Integração na Escola Básica, Seminário de Integração e Processos formativos na Escola Básica: elementos para práticas pedagógicas inovadoras, Outros
  • 2016, Egidio Martins, Currículo, Avaliação e Processos de integração na escola Básica, Seminário e Integração e Processos Formativos na Escola Básica: elementos para práicas pedagógicas inovadoras, Outros
  • 2016, Egidio Martins, A Educação e o Papel do Educador na transformação da Sociedade, VIII Semana Acadêmica, Outros
  • 2015, Egídio Martins, I Seminário Juventude e Ensino Médio: Trabalho e Educação na Amazônia, Juventude e Ensino Médio: Trabalho e Educação na Amazônia, Outros
  • 2015, Egídio Martins, Adenil Alves Rodrigues, Os Saberes dos Pescadores da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 de Cametá-PA construidos a partir das relações do trabalho da Pesca, 37ª Reunião Nacional da Anped, Trabalho Completo
  • 2014, Doriedson do Socorro Rodrigues, Adenil Alves Rodrigues, Egídio Martins, Qualificação profissional e Juventude: uma análise sobre a situação dos jovens no contexto do trabalho e educação a partir da restruturação capitalista., XII Seminário de Políticas Educacionais e Currículo I primeiro Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formações de Professores., Trabalho Completo
  • 2014, Egídio Martins, Adenil Alves Rodrigues, Trabalho, Educação e Saberes dos trabalhadores da Colônia Z-16 de Cametá, Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
  • 2013, Egidio Martins, Formação de Professores: construindo metodologia para o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula a partir da pedagogia histórico-crítica., 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, Outros
  • 2013, Egidio Martins , Trabalho, Educação e Saberes dos Trabalhadores da Colônia Z-16: uma panorama teórico, Simpósio sobre trabalho e Educação na Amazônia: a formação dos trabalhadores e os movimentos sociais, Outros

Capítulos de Livros (9)

  • 2021, Gestão escolar: reflexões para uma práxis política e social, Reflexões críticas sobre educação no Pará: gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, João Batista do Carmo Silva, Egídio Martins, Nilton Benedito Braga de oliveira
  • 2021, Inovações e saberes Experienciais dos Jovens Egressos do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em uma escola pública de Cametá, Educação pública em luta : resistência e contracondutas às políticas educacionais em tempo de exceção, Egídio Martins
  • 2020, Implicações do isolamento no trabalho e renda: analisando a exclusão dos trabalhadores e as contradições do capital., Universidade, formação e trabalho [recurso eletrônico]: implicações do isolamento social na rotina dos (as) estudantes do curso de pedagogia, João Batista do Carmo Silva, Doriedson do Socorro Rodrigues, Egídio Martins
  • 2020, Práxis educativas e saberes dos jovens estudantes no Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Integrado na Amazônia : Entre o investido e o desinvestido, Egídio Martins, Doriedson do Socorro Rodrigues, João Batista do Carmo Silva
  • 2019, Trabalho, saberes e práxis criadora na dimensão avaliação na prática pedagógica dos professores da educação básica egressos do curso de Pedagogia Parfor Cametá-Pará, As políticas educacionais e os tensionamentos no cenário educacional no Brasil e na Amazônia, Egídio Martins, Doriedson do Socorro Rodrigues, Valdiléia Carvalho da Silva
  • 2019, A qualidade do transporte escolar realizado por lanchas na Amazônia a partir das análises dos sujeitos envolvidos, Educação: Ressonância Teóricas e Práticas, Egídio Martins, Luciane Teixeira da Silva
  • 2017, Formação e saberes dos alunos do PARFOR Pedagogia no município de Cametá-Pará, PARFOR: Práxis Amazônicas na Formação dos Professores da Educação Básica, Adenil Alves Rodrigues, Valdiléia Carvalho da Silva, Egídio Martins
  • 2016, Trabalho e Ensino Médio: uma experiência dos Bolsistas do PIBID na Perspectiva do GEPTE, Trabalho e Ensino Médio: uma expeiência dos Bolsistas do PIBID na Perspectiva do GEPTE, Adenil Alves Rodrigues, Dr. RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO, Egídio Martins
  • 2015, Trabalho e Educação: uma análise sobre o saber e a atuação política dos trabalhadores da Z-16 de Cametá-Pa., Pra onde sopram os ventos? Práticas Educativas dos Pescadores de Cametá, Egídio Martins

Livros (1)

  • 2021, Trabalho, saber e práxis de resistência dos trabalhadores, Egídio Martins, Valdiléia Carvalho da Silva, RODRIGUES, DORIEDSON DO SOCORRO, Adenil Alves Rodrigues

Participações em Bancas de Concursos (2)

  • 2017, Saberes do trabalho da pesca e construção identitária: o caso dos jovens ribeirinhos do municipio de Cametá-Pa,
  • 2017, Juventude e Educação: sistema modular de Ensino ( SOME) e a relação dos egressos do distrito da Vila do Juaba com o Mercado de Trabalho,

Participações em Bancas de Cursos (36)

  • 2023, Dissertação de Mestrado PRELAZIA DE CAMETA: experiencia formativa de liderancas comunitarias nas decadas de 1980 e 1990 na perspectiva dos intelectuais organicos da classe trabalhadora , WILMENSON ALFAIA MOREIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado OS JOVENS EGRESSOS DOS CURSOS TECNICOS DO PRONATEC E SUARELACAO COM O MERCADO DE TRABALHO, DAMARIS BOTELHO FREITAS
  • 2023, Qualificação de Mestrado PRELAZIA DE CAMETA: EXPERIENCIA FORMATIVA DE LIDERANCA COMUNITARIA NAS DECADAS DE 80 E 90 NA PERSPECTIVA DOS INTELECTUAIS ORGANICOS, WILMENSON ALFAIA MOREIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado TRABALHO, SABERES E PRATICAS DE PESCA DAS MULHERES RIBEIRINHAS DA ILHA SARACA, LIMOEIRO DO AJURU (PA): resistencia das pescadoras artesanais, RAIMUNDA MORAES SILVA GONZAGA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PARTICIPACAO DOS CONSELHOS ESCOLARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MEDIO DA 2ª URE/CAMETA NA GESTAO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - PDDE, ANDERSON NEYLON DE FREITAS CALDAS
  • 2022, Qualificação de Mestrado A PARTICIPACAO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA GESTAO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - PDDE: um estudo nas escolas estaduais do Baixo Tocantins Jurisdicionadas a 2ª URE/Cameta , ANDERSON NEYLON DE FREITAS CALDAS
  • 2022, Qualificação de Mestrado A PARTICIPACAO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA GESTAO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - PDDE: um estudo nas escolas estaduais do Baixo Tocantins Jurisdicionadas a 2ª URE/Cameta , ANDERSON NEYLON DE FREITAS CALDAS
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA GESTÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA ? PDDE: um estudo nas escolas estaduais do Baixo Tocantins Jurisdicionadas à 2ª URE/Cametá, ANDERSON NEYLON DE FREITAS CALDAS,
  • 2021, Qualificação de Mestrado TRABALHO DOCENTE E INTEGRACAO DE SABERES NA EDUCACAO BASICA: entre prescricoes e renormalizacoes, CARLOS MAGNO DE LIMA LOPES
  • 2021, Dissertação de Mestrado O PROJOVEM URBANO NO CONTEXTO DAS POLITICAS EDUCACIONAIS: O PERCURSO FORMATIVO PARA A INCLUSAO E A QUALIFICACAO PROFISSIONAL NA EXPERIENCIA EM CAMETA (PA) , MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O projovem urbano no contexto das políticas educacionais: O percurso formativo para a inclusão e a qualificação profissional, na experiência de gestão em Cametá/pa, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA,
  • 2021, Monografia de Graduação CENTRO DE CULTURA JARBAS PASSARINHO: DOCUMENTOS, MEMORIA, ORALIDADE E ACOES POLITICAS E LEGISLATIVAS PARA A RESTAURACAO E PRESERVACAO DO PATRIMONIO PUBLICO CAMETAENSE., GREICE KELLY RODRIGUES MENDES
  • 2021, Dissertação de Mestrado IMPLEMENTACAO DO PROJETO JOVEM DE FUTURO EM MARABA/PA (2012-2014) NO CONTEXTO DA ESCOLA DE ENSINO MEDIO GIRASSOL: entre a logica de mercado e a perspectiva de formacao ampla, ELSIVAN MACHADO BARBOSA DA SILVA LIMA
  • 2021, Dissertação de Mestrado INTEGRAÇÃO E NÃO INTEGRAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS BENINENSES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), ISRAEL SEWANOU HOUNSOU
  • 2021, Dissertação de Mestrado TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS DE INTEGRACAO DE SABERES DE AVALIACAO EM LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO MEDIO: O PRESCRITO E O RENORMATIZADO, ALICE DO SOCORRO LOUZADA MORAES
  • 2020, Dissertação de Mestrado GRANDES PROJETOS NA AMAZONIA: MIGRACAO E FORMACAO SOCIAL DE TRABALHADORES NORDESTINOS, PEDRO VALMIR GUIMARAES SOUZA
  • 2020, Monografia de Graduação O CORPO INFANTIL NA TURMA DO PRE- ESCOLAR II NA ESCOLA DE EDUCACAO INFANTIL CENTRO EDUCACIONAL SAO FRANCISCO NO MUNICIPIO DE BAGRE-PA, FRANKEULLEN RODRIGUES VASCONCELOS
  • 2020, Monografia de Graduação QUEM BRINCA NA AULA, APRENDE OU “ENROLA”? ESCUTA DE DOCENTES E OBSERVACAO NA TURMA DO JARDIM II NA ESCOLA “O MUNDO DA CRIANCA” NO MUNICIPIO DE BAGRE-PARA, MARIA ELISÂNGELA RODRIGUES DE OLIVEIRA CASTRO
  • 2020, Monografia de Graduação O BRINCAR NA EDUCACAO DE CRIANCAS: UM ATO DE APRENDIZAGEM NA TURMA DO 1º ANO “A”, ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL RUI ANTONIO FARIAS LOBATO FILHO, BAGRE-PA, DAILZA SANTOS DE MATOS
  • 2020, Monografia de Graduação O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTENCIA AS DROGAS E A VIOLENCIA -PROERD: Desafios e possibilidades na aplicacao do programa na E.M.E.F. Santa Maria, no Municipio de Cameta-PA., FABIO GAIA PEREIRA
  • 2020, Monografia de Graduação O programa educacional de resistência as drogas e as violências-Proerd: desafios e possibilidades na ampliação do programa na EMEF Santa Maria, no município de Cametá-PÁ, Egídio Martins, João Batista do Carmo Silva
  • 2019, Monografia de Graduação O teatro na educação infantil: uma analise das competências de leitura e escrita através das práticas teatrais em duas turmas de educação infantil na escola municipal de ensino infantil cantinho do Amor, em São Sebastião de Boa Vista/PÁ, Egídio Martins, Valdiléia Carvalho da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação Evasão na escola Aberlado Leão: aonde estão os discentes da 1º etapa de educação de jovens e adultos -EJA -Limoeiro do Ajuru-PÀ., Egídio Martins, Valdiléia Carvalho da Silva
  • 2019, Monografia de Especialização As tecnologias da informação e comunicação como mediadora de aprendizagem na escola do campo: contexto da emef professora Osmarina Andrade dos Santos, Cametá/PA, Egídio Martins, Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
  • 2019, Monografia de Graduação A brinquedoteca como mecanismo de ensino no jardim I e II da EMEI proffª Alice Igreja- Limoeiro do Ajuru/PÁ., Egídio Martins, Valdiléia Carvalho da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR SOBRE O FAZER DOCENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA E.M.E.F MARIA JOANA, EM JARACUERA, CAMETA-PARA, DAEL DE CASTRO TAVARES
  • 2018, Monografia de Graduação Trabalho, Universidade e Juventude: uma análise de formação de jovens trabalhadores universitário no curso de pedagogia do campus Universitário do tocantis-Cuntins-UFPA/Cametá, Egídio Martins, João Batista do Carmo Silva
  • 2017, Monografia de Graduação Saberes do Trabalho da pesca e construção identitária: o caso dos jovens ribeirinhos do municpio de Cametá, Egídio Martins, Doriedson do Socorro Rodrigues, Adenil Alves Rodrigues
  • 2017, Monografia de Graduação Juventude e Educação: sistema modular de ensino ( SOME) e a relação dos egressos do distrito da Vila de Juaba com o mercado de trabalho, Egídio Martins, Doriedson do Socorro Rodrigues, Adenil Alves Rodrigues
  • 2017, Monografia de Graduação As práticas pedagóicas dos professores do 6º ano da EMEF Professora Raimunda Maciel de Aquilo na comunidade de Belos Prazzeres,
  • 2017, Monografia de Graduação Gestão democrática da escola pública: uma análise a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Guajará de Carapajó/Cametá/Pará, Egídio Martins
  • 2014, Monografia de Graduação A relação entre Familia e Escola no processo de ensino aprendizagem em uma escola do campo: dificuldade e perspectiva., Leonildo Nazareno do Amaral Guedes, Egídio Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Políticas Públicas de Inclusão para surdez: uma análise a partir dos projetos de inclusão para surdos no município de Breves-Pa., Leonildo Nazareno do Amaral Guedes, Viviane Nunes da Silva Caetano, Egídio Martins
  • 2013, Monografia de Graduação Televisão na infância: a participação da TV na vida escolar das crianças, Profº Msc. Egidio Martins, Profº Msc. Ronaldo de Oliveira Rodrigues, Profº Msc. Antônio Domingos Braço, Egídio Martins
  • 2013, Monografia de Graduação Televisão na infância: a participação da TV na vida escolar das crianças, Profº Msc. Egidio Martins, Profº Msc. Ronaldo de Oliveira Rodrigues, Profº Msc. Antônio Domingos Braço, Egídio Martins
  • 2013, Monografia de Graduação A internet como potencial educativo: realidades e perspectivas sob a ótica de alguns agentes escolares., Profº Msc. Ronaldo de Oliveira Rodrigues, Profº Msc. Antônio Domingos Braço, Egídio Martins

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (7)

  • 2019,Conferencista Convidado, universidade Federal do pará Campus Universitário do Tocantins Cametá, Nacional, I encontro de Educação
  • 2019,Conferencista Convidado, Campus Universitário do Tocantis/Cametá, Nacional, Políticas de Formação e Financiamento da Educação Brasileira
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Nacional, Universidade Federal do Pará
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Nacional, Universidade Federal do Pará
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Nacional, Universidade Federal do Pará
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Nacional, Universidade Federal do Pará
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Belém, Nacional, impresso e mídia eletrônica

Participação em Colegiados e Comissões (1)

  • Comissão examinadora do concurso para professor Substituto da UFPA Campus de Breves, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(48)

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo sobre as práticas dos docentes do 1º ao 5º ano das escolas do município de Breves-Pará, KATHUCIA RAYANE DA SILVA MADEIRA , 11/2014
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo sobre as práticas dos docentes do 1º ao 5º ano das escolas municipais do município de Breves-Pará, KATHUCIA RAYANE DA SILVA MADEIRA , 11/2014
  • O Ensino de Filosofia na Escola Média: uma análise a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996., RARYSON MACIEL ROCHA , 12/2014
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO LETRAMENTO NA E. E. E. F. M. AUGUSTO NEGRO EM BELEM DO PARÁ., THYAGO CUNHA DOS SANTOS , 03/2015
  • A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL., ELIANE RAMOS CALDAS , 04/2015
  • ANÁLISE DA CONCEPÇÃO BEHAVIORISTA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSE AUGUSTO GUEDES BRAGA , 04/2021
  • Trabalho e juventude: um estudo sobre o trabalho dos jovens usuários do CRAS Cidade Nova, no município de Breves-PA, ELTON BISPO GOMES , 09/2016
  • Trabalho e juventude: um estudo sobre o trabalho dos jovens usuários do CRAS Cidade Nova, no município de Breves-PA, ELTON BISPO GOMES , 10/2016
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: Uma análise a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Guajará de Carapajó/Cametá/Pa., LAURA SOPHIA CRUZ DE ANDRADE , 01/2017
  • AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO 6° ANO DA E.M.E.F PROFESSORA RAIMUNDA MACIEL DE AQUINO NA COMUNIDADE DE BELOS PRAZERES-CAMETÁ/PA., TOBIAS GOMES MARTINS , 01/2017
  • TRABALHO PRECARIZADO DO PROFESSOR A PARTIR DA ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA IRANEDECOUTINHO NO MUNICIPIO DE ANAJÁS, JOELSON VASCONCELOS GOMES , 01/2017
  • TRABALHO PRECARIZADO DO PROFESSOR A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA IRANEDE COUTINHO NO MUNICIPIO DE ANAJÁS, JHEYMISON RENA DA SILVA COSTA , 02/2017
  • TRABALHO PRECARIZADO DO PROFESSOR A PARTIR DA ESCOLAMUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA IRANEDE COUTINHO NO MUNICIPIO DE ANAJÁS, JOELSON VASCONCELOS GOMES , 02/2017
  • TRABALHO PRECARIZADO DO PROFESSOR A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA IRANEDE COUTINHO NO MUNICIPIO DE ANAJÁS, JHEYMISON RENA DA SILVA COSTA , 01/2017
  • CURRÍCULO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES NA TURMA DE 1º ANO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO CHAGAS DA SILVA, NO MUNICÍPIO DE CURRALINHO-PARÁ., QUEREM APUQUE WANZELER COSTA , 09/2017
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DA EMEF RAFAEL GONZAGA PORTEL-PARÁ, ROSICLEIA NUNES COELHO , 03/2021
  • GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES PARA UMA NOVA PRÁXIS, NILTON BENEDITO BRAGA DE OLIVEIRA , 09/2019
  • PRÁTICA DE GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MATINHO PINHEIRO NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU-PA, DARLIANE PIRES PAIXAO , 05/2019
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NA PRÁTICA DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO NO 3º E 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA LEONOR ALVES VASCONCELOS - LIMOEIRO DO AJURU/PA, VALDECY SILVA BALIEIRO , 05/2019
  • IMPLICAÇÕES DO PERÍODO DA COLHEITA DO AÇAÍ PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F TEREZINHA DE SOUZA CAVALCANTE LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU-PA, PEDRO COSTA CANTAO , 07/2019
  • ANÁLISE SOBRE A LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA FRANCISCO BERNADO DIAS DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU – PA, ASTROGILDA DOS SANTOS LOPES , 06/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “VEREADOR ABELARDO LEÃO”, BENEDITO DO SOCORRO DOS SANTOS VALENTE , 06/2019
  • AFETIVIDADE NA CONCEPÇÃO DE WALLON NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF FRANCISCA ARNOUD DE PINA, NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, BIANCA PORTILHO GUIMARAES , 09/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NA EMEF PROF.ª RENÊ DA SILVA SOUZA – CAMETÁ/PARÁ., CID SOUSA ROSA , 06/2016
  • EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENTRE O DMUTT E AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ, JOSE DO CARMO LOUZADA DALBUQUERQUE , 02/2020
  • ORALIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM PROFESSORES DO 5º ANO DA ESCOLA RUI FILHO NO MUNICÍPIO DE BAGRE/PA, LUCILENE DE SOUZA SILVA , 09/2020
  • AVALIAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE NA TURMA DO 2ºANO DA E.M.E.F SANTO EXPEDITO DO MUNICÍPIO DE PORTEL-PA, LUCIANA RODRIGUES MACEDO , 10/2020
  • GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA E.M.E.F. MARIA DE LOURDES DA CUNHA BRASIL/PORTEL-PA, ROSILDO NUNES COELHO , 12/2020
  • ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISES SOBRE A METODOLOGIA DOS PROFESSORES NA 1ª ETAPA DA EJA, MARIA ONEIDE LOBATO SOUZA , 02/2021
  • VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA ENEDINA SAMPAIO DE MELO NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA, DEUSILEIA PINHEIRO DA SILVA , 02/2021
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS EM OEIRAS DO PARÁ, MARCIO RAMOS DE OLIVEIRA JUNIOR , 04/2021
  • A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENSINO - APRENDIZAGEM ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA C.E.C. SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE BAGRE-PA, JOSIANE DA SILVA OZORIO , 05/2021
  • VIVÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEI DOM JOSÉ ELIAS CHAVE, MARINALVA DE NAZARE WANZELER , 06/2021
  • O DESENHO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA “O MUNDO DA CRIANÇA”, NO MUNÍCIPIO DE BAGRE, SHIRLENE MANUELA ANDRADE SOZINHO , 05/2021
  • A PRÁXIS DO PEDAGOGO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS, BAGRE-PA, MARIA NILVANE MARQUES PINHEIRO , 02/2022
  • O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SEUS DESAFIOS COMO PRÁXIS NO COTIDIANO ESCOLAR., RAIANE JANAINA PIEDADE FERREIRA , 08/2022
  • A QUALIDADE DO ENSINO NA LDBEN 9.394/96, E A MATERIALIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA E.M.E.F. PROFª DALILA LEÃO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, ELIEZER GARCIA BALIEIRO , 11/2022
  • AS PRÁXIS EDUCATIVAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO CENTRO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CAMETÁ/PA, RAILMA SANTIAGO COSTA , 11/2022
  • Atuação do pedagogo em espaços não escolares: programa criança feliz/Cras- Bairro Novo: Princípios, diretrizes e a atuação do pedagogo , YONE CRISTINA DE CARVALHO BARREIROS , 12/2022
  • INOVAÇÕES E SABERES EXPERIENCIAIS DOS JOVENS EGRESSOS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ, ELIZABETE SABRINI DE CRISTO BASTOS , 04/2023
  • SABERES TRADICIONAIS A PARTIR DO BANGÜÊ “MULATINHO” NA COMUNIDADE DE BELOS PRAZERES, NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ , ARLESON DE SOUZA MARTINS , 03/2023
  • OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE SINDICALISTA JOVENS NO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAL DO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ., FERNANDA NAHIME DO NASCIMENTO SARMENTO , 12/2023
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO NO CAMPO: UMA ANÁLISE DAS PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS NA COMUNIDADE DE LIVRAMENTO E EMEF. IGARAPÉ DA PRATA EM CAMETÁ – PARÁ, JERFFERSON VALENTE DE BRITO , 12/2022
  • A INTEGRAÇÃO DOS SABERES SOCIAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA EMEF JOSÉ RIBEIRO DA COSTA-BR 422 UXI-ESTRADA-OEIRAS DO PARÁ, HELENA PATRICIA BELEM MARTINS , 12/2023
  • PRÁXIS EDUCATIVAS E SABERES DOS JOVENS ESTUDANTES A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ-PA , RODRIGO ALMEIDA FREITAS , 06/2023
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO TEÓRICO ACERCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NAS ESCOLAS DO CAMPO, RAIANE PATRICIA VIEIRA DE ASSUNCAO , 07/2023
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (PNE-2014-2024), THARLES WENDEON LOPES ANDRADE , 09/2023
  • IDEB E A UNIVERSALIZAÇÃO DO CURRICULUM ESCOLAR: O QUE OS ÍNDICES NÃO MOSTRAM NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DE LIMOEIRO DO AJURU – PA, PRINCIPALMENTE NA E.M.E.F. VEREADOR ABELARDO LEÃO, LEANDRO JOSE SOLANO RAMOS , 09/2023

Orientações de Pós-Graduação (15)

  • Doutorado, SARA CORREA DIAS, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MATEUS DA SILVA OLIVEIRA, 10/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SHEILA DE NAZARE SILVA FERREIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GLAICE DA SILVA NASCIMENTO, 08/2022 - 12/2022 , Finalizada em 12/2022
  • Mestrado, EDILEUZA GONCALVES PIMENTEL, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOANA KEYLLA DE SOUSA TRINDADE, 03/2023 - 07/2023 , Finalizada em 07/2023
  • Mestrado, WILMENSON ALFAIA MOREIRA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MERLY GLAYZE COSTA DIAS DA COSTA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DEONILO DE SOUSA BATISTA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAQUEL KOJOROSKI, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA, 12/2020 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, HELENA PATRICIA BELEM MARTINS, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, RAIANE JANAINA PIEDADE FERREIRA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, JERFFERSON VALENTE DE BRITO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, FERNANDA NAHIME DO NASCIMENTO SARMENTO, 03/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.245