adriano caldeira fernandes

ICEN - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(74)

  • A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, LEANDRO DOS REIS SILVA , 09/2014
  • UM ESTUDO SOBRE A QUÍMICA NO COTIDIANO DA ESCOLA MELVIN JONES, VARLENE DO NASCIMENTO SOUSA , 09/2014
  • "DOMINÓ PERIODICAL": PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO PARA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA, VANISE DA SILVA ALVES , 09/2014
  • A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DE QUÍMICA , JOSE JERONIMO DE OLIVEIRA , 09/2014
  • UM ESTUDO SOBRE A QUÍMICA NO COTIDIANO DA ESCOLA MELVIN JONES, CLAUDINEI JOSE DA SILVA , 09/2014
  • "DOMINÓ PERIODICAL": PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO PARA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA, ELISANGELA RIOS SILVA , 09/2014
  • Avaliação de Livros Paradidáticos para o ensino de Química, GLAYCE KELLY LIMA FERREIRA , 12/2014
  • Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para o ensino de funções inorgânicas, ADRIANO NOGUEIRA DA SILVA , 01/2015
  • Elaboração de material potencialmente significativo para o ensino de funções orgânicas, VALERIA QUEMEL SILVA LIMA , 01/2015
  • Proposta de Kit experimental com materiais de baixo custo para o 1º ano do ensino médio, VANESSA OLIVEIRA DE MOURA , 09/2014
  • Proposta de Kit experimental com materiais de baixo custo para o 1º ano do ensino médio, MIRIAN PEREIRA DOS SANTOS , 09/2014
  • A PRODUÇÃO ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE CINÉTICA QUÍMICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA., JOSEMAR BRITO DE SOUZA , 09/2015
  • Tucumã Açú ( Astrocaryum macrocarpum Huber) como eixo temático de Química orgânica., MARLIANE DA COSTA ARNAUD , 08/2015
  • Tucumã Açú ( Astrocaryum macrocarpum Huber) como eixo temático de Química orgânica., MEIRE GLEYSSE FURTADO MORAES , 08/2015
  • AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES DA QUIMÍCA INORGÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO, MARYLYN CRISTHINNE FERNANDES COSTA , 02/2015
  • AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES DA QUIMÍCA INORGÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO, WANDA CRISTIANE TREVISAN , 02/2015
  • AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES DA QUIMÍCA INORGÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO, AMANDA CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES , 02/2015
  • AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES DA QUIMÍCA INORGÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO, MARIA LUIZA DE OLIVEIRA LIMA , 02/2015
  • O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O MUSEU DE GEOCIÊNCIA DA UFPA, ANTONIO RICARDO PINHEIRO DOS REIS , 12/2015
  • O USO DO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA UFPA., NEIDINILDE LIMA SOARES , 12/2015
  • O USO DA ESCRITA COMO FERRAMENTA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE SOLUÇÕES., ELIZAK SEIFERT DA SILVA , 12/2015
  • ELABORAÇÃO DE MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO SUPERIOR., SANDRA CRISTINA OLIVEIRA NOGUEIRA , 05/2016
  • PRODUÇÃO TEXTUAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO SUPERIOR., MATHEUS PAMPOLHA MENEZES , 04/2016
  • MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO SUERIOR, ALINE FERREIRA MARTINS , 05/2016
  • O PLANEJAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ., THAYANE CRISTINE ALVES DOS SANTOS , 06/2016
  • A PRODUÇÃO DE TEXTO POR ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM QUÍMICA., MARIO QUEIROZ PEREIRA , 10/2016
  • Mapas conceituais para aprendizagem de Química Orgânica: Um relato de experiências docentes na licenciatura em química, JESSICA CRISTINA RIBEIRO BARROSO , 05/2017
  • O uso de atividades experimentais na aprendizagem de conceitos: um estudo de caso em uma turma de º ano no ensino médio no município de Bagre, LEYSE MAYARA ALMEIDA NOVAES , 03/2017
  • O uso de atividades experimentais na aprendizagem de conceitos: um estudo de caso em uma turma de º ano no ensino médio no município de Bagre, MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA SOUTO MAGNO , 03/2017
  • Diagrama Vê de Gowin como instrumento da avaliação da aprendizagem em química geral experimental: eletroquímica, LUELY ROBERTA SANTOS MARTINS , 05/2017
  • Diagrama V como instrumento para avaliação da aprendizagem em aulas práticas desenvolvidas em laboratório de físico-química I, DIEGO DA SILVA PINHEIRO , 06/2017
  • As dificuldades de aprendizagem na disciplina de química do segundo ano do ensino médio na Escola Maria Câmara Paes em Breves, MARIA DE LOURDES TAVARES SANTOS , 03/2017
  • Aplicação de uma intervenção didática potencialmente significativa para o enino de soluções químicas no 2º ano do ensino médio da Escola Paulino de Brito, STANLEY GREICK PIRES PACHECO , 03/2017
  • As dificuldades de aprendizagem na disciplina de química do segundo ano do ensino médio na Escola Maria Câmara Paes em Breves, MARLI LEAL MARTINS , 03/2017
  • Utilização de uma unidade significativa para o ensino da tabela periódica em uma escola do ensino médio de Anajás, JOEL PAIXAO DA SILVA , 03/2017
  • Aplicação de uma intervenção didática potencialmente significativa para o enino de soluções químicas no 2º ano do ensino médio da Escola Paulino de Brito, ADBEEL MOREIRA DA SILVA , 03/2017
  • Utilização de uma unidade significativa para o ensino da tabela periódica em uma escola do ensino médio de Anajás, DEUNICE NAZARE DE PAULA NOGUEIRA MENDES , 03/2017
  • SABERES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM QUÍMICA, PAULO CESAR PERDIGAO SANTOS , 06/2017
  • Mapa conceitual como instrumento de avaliação da aprendizagem de cinética química, ROZELY FERNANDES FERREIRA , 06/2017
  • A utilização de mapa conceitual na avaliação da aprendizagem de conceitos referentes ao modelo atômico quântico, JOEL COSTA GOES NETO , 03/2018
  • A produção textual como instrumento avaliativo do processo de ensino-aprendizagem de estrutura atômica no ensino médio, JOSEPH CAVALCANTE CHELALA , 04/2018
  • A utilização do mapa conceitual para avaliação do ensino de cinética química, FELIPE AUGUSTO SILVA DA COSTA , 04/2018
  • A utilização de mapas conceituais no conteúdo de soluções como ouma ferramenta de avaliação na formação de professores de química, MARCELO FRANCO DE ARAUJO , 04/2018
  • A utilização Diagrama V de Gowin como instrumento avaliativo da aprendizagem em aulas experimentais, LUIZ RAIMUNDO MENDES DA SILVA , 04/2018
  • Ensino de química por investigação orientada: uma estratégia para formação cidadã, MURILO HENRIQUE DOS SANTOS LIMA , 12/2018
  • Produção textual como instrumento para avaliação da aprendizagem do tema energia, CESAR AUGUSTO COIMBRA DE SOUSA , 12/2018
  • O construir-se professora de química: contribuições formativas em diferentes espaços e contexto, RAMIELY YASMINE ROSA PEREIRA , 12/2018
  • REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA, HEBERT HEITOR SILVA DE JESUS , 12/2018
  • A PRODUÇÃO ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE MODELOS ATÔMICOS, WENDEL DOS SANTOS CORREA , 12/2018
  • Contribuições da investigação científica para a formação de professores de química, LEONARDO FERREIRA DOS SANTOS CORREA , 04/2019
  • A importância do estágio para a formação docente, BIANCA PASSINHO JARDIM , 07/2019
  • Análise das dificuldades no ensino de química em uma escola estadual de Cametá-PA, EDAWISON CARVALHO MELO , 12/2019
  • PRODUÇÃO TEXTUAL COM INSTRUMENTO AVALIATIVO EM ELETROQUÍMICA, FABIAN MORAIS PANTOJA , 12/2019
  • EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA: UMA METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ALCEMIR LUCAS CAMPOS DOS REIS , 12/2019
  • CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO: Seu uso para o ensino de conhecimentos químicos, ERICA NASCIMENTO PORTILHO MORAES , 12/2019
  • CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA, ALANA JESSICA PANTOJA DOS SANTOS MONTEIRO , 12/2019
  • Práticas Investigativas na Formação Inicial: movimentos formativos de futuros professores de ciências, MARIA NAIANE CORREIA DOS SANTOS , 10/2021
  • ANÁLISE DOS ITENS DE QUÍMICA NAS PROVAS DO ENEM DE ACORDO COM A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUÍMICA, QUÍMICA VERDE E CONEXÃO DE CONTEÚDOS, JOSE NIVALDO FERREIRA DA SILVA JUNIOR , 01/2022
  • A CONTEXTUALIZAÇÃO PRESENTE NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM 2019 A 2021, MARCELO ANDRADE MOTA , 01/2022
  • ENSINO DE QUÍMICA E CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES FUTUROS PROFESSORES, RICARDO DA SILVA FAVACHO , 02/2022
  • A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID – 19., LUCAS BRITO SOUSA , 01/2022
  • O ENSINO DA QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PORTAL CAPES, LUCAS DE AVIZ OLIVEIRA , 02/2022
  • AS CATEGORIAS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS, COTIDIANO E EXPERIMENTAÇÃO NAS PROVAS DE QUÍMICA DO ENEM, DANIEL COSTA DE CARVALHO , 02/2022
  • USO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO CCIUFPA: contribuições para o processo ensino-aprendizagem de futuros professores de ciências, MADALENA MONTEIRO COSTA , 02/2022
  • CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE A TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO, PAULO DE TARSO BEZERRA FALCAO , 02/2022
  • A QUÍMICA EM UM EPISÓDIO DOS SIMPSONS À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, MURILO PEREIRA CUNTO , 02/2022
  • Discussões e reflexões sobre a pesquisa no Ensino de Química e a atuação profissional de professores de Química, MAYSA ANDRADE DE SOUZA , 02/2022
  • O USO DO APLICATIVO HIDROCARBONETOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA, MAYRA MYLLA PEREIRA MACIEL , 08/2022
  • AVALIAÇÃO QUALI- QUANTITATIVA DE MAPAS CONCEITUAIS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UMA TURMA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, MAYRA MYLLA PEREIRA MACIEL , 08/2022
  • Epistemologia como prática de ensino: contribuições formativas para formação inicial de futuros professores de ciências naturais, RAFAEL MELO FREITAS , 11/2023
  • O USO DE EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA, OCIELY GOMES DA SILVA , 11/2023
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RADIOATIVIDADE APLICADA A UM ALUNO COM DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL, ELINE GOMES DOS SANTOS , 11/2023
  • A INTERDISCIPLINARIDADE EXISTENTE NOS ITENS DE QUÍMICA DO ENEM 2022 E ENEM PPL 2022, VICTOR YURI ALVES SENA , 11/2023
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: reflexões sobre a inclusão de alunos surdos., WENDELL DA SILVA GOMES , 01/2024

Orientações de Pós-Graduação (3)

  • Mestrado, PRISCILANY CAVALCANTE DOS SANTOS, 08/2014 - 05/2017 , Finalizada em 05/2017
  • Mestrado, DEYSE PANTOJA MODESTO, 01/2017 - 09/2017 , Finalizada em 09/2017
  • Mestrado, ALEX GOMES DE OLIVEIRA, 11/2018 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.249