ariel feldman

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Artigos (9)

  • 2015, Ariel Feldman , IMPRENSA POLÍTICA E APOIO POPULAR ÀS VÉSPERAS DA PRAIERA: Lopes Gama e os embates jornalísticos entre 1845 e 1846, ISSN: 01029487
  • 2014, Ariel Feldman , Guerra aos extremos: polarização política em Pernambuco e a defesa do princípio da soberania nacional (1829-1831), ISSN: 22364633
  • 2014, Ariel Feldman , A mesma independência: a atuação pública de um unitário pernambucano (1822 1823), ISSN: 1980542X
  • 2013, Ariel Feldman , Como pano de fundo ao Império: a trajetória do Fundamento Histórico, de sua produção a sua publicação na imprensa joanina (1773-1819), ISSN: 01048775
  • 2010, Luiz Geraldo, Ariel Feldman , Revisitando o passado em tempos de crise: federalismo e memória no período regencial (1831-1840), ISSN: 15183319
  • 2008, Ariel Feldman , A construção do Estado e da nação no Brasil: identidade política e imprensa no período regencial (1831-1840), ISSN: 19811225
  • 2008, Ariel Feldman , ?NA ARENA DOS GLADIADORES PERIODIOQUEIROS?: O PADRE CARAPUCEIRO E A DISCUSSÃO POLITICA EM PERNAMBUCO (1831-1833), ISSN: 01006932
  • 2006, Ariel Feldman, FELDMAN, Sérgio Alberto. , Judeus em Curitiba, ISSN: 15177904
  • 2006, Ariel Feldman , Uma crítica às instituições representativas no período das regências (1832-1840), ISSN: 18088139

Publicação em Eventos (9)

  • 2017, Ariel Feldman, MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E IMAGINÁRIO DE DEMOCRACIA (1985-1990), 38º Reunião Nacional da ANPED, Trabalho Completo
  • 2016, Ariel Feldman, Historiografia política do Brasil Imperial, Historiografia: nove debates, Outros
  • 2015, Ariel Feldman, Os alunos de licenciatura do Brasil não pisam na sala de aula: reflexões sobre a hierarquia entre pesquisa e ensino, I Encontro do PIBID Baião-Cametá: Metodologias e Práticas de Ensino em Sala de Aula, Resumo
  • 2014, Ariel Feldman, Políticas e Tecnologias da Educação, I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá: "Pesquisa e Produção de Conhecimento", Outros
  • 2014, Ariel Feldman, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro (1837-1842), I Seminário Internacional "Brasil no século XIX", Trabalho Completo
  • 2014, Ariel Feldman, Mesa redonda 'Políticas e Tecnologias da Educação', I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Resumo
  • 2014, Ariel Feldman, Mesa Redonda: 'Políticas e tecnologias da educação', I Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Outros
  • 2014, Ariel Feldman, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro, I Seminário Internacional 'Brasil no século XIX', Trabalho Completo
  • 2012, Ariel Feldman, Redação Criativa: uma crítica à cópia como prática escola cotidiana, Paineis de Debate, Outros

Capítulos de Livros (9)

  • 2016, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro (1837-1842), Histórias do Brasil no oitocentos, Ariel Feldman
  • 2016, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro (1837-1842), História do Brasil nos oitocentos, Ariel Feldman
  • 2016, Ensino de História e educação para diversidade e autonomia: uma proposta concreta para fugir da educação bancária, criticada nas universidades, mas praticada nas escola, Novos Saberes e Fazeres nas Políticas e Práticas de Formação Docente: Construindo Diálogos entre o Ensino Superior e a Educação Básica no Estado do Pará, Ariel Feldman, Karlena do Socorro Menezes Cunha, Vera Lúcia de Cristo Lobato, Paulo Jhones Cardoso de Souza
  • 2016, Para Romper com a Hierarquia e a Dicotomia entre Teoria e Prática: relato de experiência do PiIBID-HISTÓRIA (UFPA, CAMPUS CAMETÁ, Novos Saberes e Fazeres nas Políticas e Práticas de Formação Docente: Construindo Diálogos entre o Ensino Superior e a Educação Básica no Estado do Pará, Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior
  • 2016, Novas temáticas de História na sala de aula: relatos de experiências de professores da Educação Básica, no PiIBID-HISTÓRIA (UFPA, CAMPUS CAMETÁ-BAIÃO), Novos Saberes e Fazeres nas Políticas e Práticas de Formação Docente: construindo diálogos entre o ensino superior e a educação básica no estado do Pará, Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior, Francisco Vieira Nogueira, Fernando Felix Rodrigues da Silva
  • 2015, Historiografia Política do Brasil Imperial, Historiografia: nove debates, novas perspectivas, Ariel Feldman
  • 2012, Um indivíduo na formação do espaço público no Brasil imperial (1822-1852), Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina: Diálogos Científicos, Ariel Feldman
  • 2010, A cidadania no final do primeiro reinado (1830): Lopes Gama e as instituições representativas, Linguagens e práticas da cidadania do século XIX, Ariel Feldman
  • 2008, OS MÚLTIPLOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO POLÍTICA: DIVERSIIFCAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA NO INÍCIO DAS REGÊNCIAS (1831-1833), DE UM IMPÉRIO A OUTRO: FORMAÇÃO DO BRASIL, SÉCULOS XVIII E XIX, Ariel Feldman

Livros (1)

  • 2015, Historiografia: nove debates, novas perspectivas, Ariel Feldman, Josué Berlesi, Francivaldo Alves Nunes

Participações em Bancas de Concursos (3)

  • 2016, Relatório de Atividades do Professor Assistente I Elias Diniz Sacramento para fins de progressão funcional docente, Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior, Rosemeire de Oliveira Souza
  • 2015, Concurso Público para provimento de vaga para Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará, sob o tema do concurso HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO, a que se refere o Edital nº.10, de vinte e nove de janeiro de dois mil e quinze (29/01/2015),
  • 2015, CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA CADEIRA DE HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA REFERENTE AO EDITAL Nº 28, DE 24 DE MARÇO DE 2015,

Participações em Bancas de Cursos (66)

  • 2018, Qualificação de Mestrado INCLUSAO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETA/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEORICA DE VYGOTSKY, ELISANGELA GONCALVES MOREIRA
  • 2017, Monografia de Graduação Magistério e Empoderamento: trajetória, formação e práticas educativas de mulheres negras em Igarapé-Miri (1990-2016), Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal
  • 2017, Monografia de Graduação Diversidade Religiosa e Ensino de História em Igarapé-Miri: o caso da Escola Eládio Corrêa Lobato (2011-2017), Ariel Feldman, Rosemeire de Oliveira Souza
  • 2017, Qualificação de Mestrado Jovens do Norte interagindo com jovens do Sul: um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook, Ariel Feldman, Maria Sueli Correa dos Prazeres, Ana Maria Hoepers Preve
  • 2017, Qualificação de Mestrado Jovens do Norte interagindo com jovens do Sul: um dialogo de saberes ambientais por meio do Facebook, MARIANELA LAURA QUISBERT
  • 2017, Dissertação de Mestrado PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE-ESCOLA: Uma analise da descentralizacao de recursos financeiros para as escolas da rede municipal de Cameta/PA., IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA
  • 2017, Monografia de Graduação A relação entre teoria e prática na voz de formandos do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Pará (Cametá), Ariel Feldman, Aline Godois de Castro Tavares
  • 2017, Dissertação de Mestrado MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER: SABERES ANCESTRAIS E A PRAXIS FEMINISTA NO SECULO XXI EM BELEM DO PARA., MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA
  • 2017, Dissertação de Mestrado POLITICA EDUCACIONAL NACIONAL NO ESTADO FEDERALISTA COOPERATIVO: UMA ANALISE DA IMPLANTACAO DO PROJOVEM URBANO EM CAMETA/PA EDICAO 2014, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA
  • 2017, Qualificação de Mestrado A IMPRENSA PARAENSE E O PARLAMENTO: UMA ANALISE DO DEBATE POLITICO EM TORNO DA QUESTAO RELIGIOSA (1873)., RAYNARA CINTIA COELHO RIBEIRO
  • 2017, Dissertação de Mestrado Movimento capoeira mulher: saberes ancestrais e a práxis feminista no século XXI em Belém do Pará, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, José do Espírito Santo Dias Jùnior, Salomão Mufarej Hage, Mestra Janja
  • 2017, Qualificação de Mestrado O CURRICULO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: UMA ANALISE DA EXPERIENCIA DO DISTRITO DE JUABA (CAMETA /PARA)., SILVANA SOUZA GONCALVES
  • 2017, Monografia de Graduação DIVERSIDADE RELIGIOSA E ENSINO DE HISTORIA EM IGARAPE-MIRI: o caso da Escola Eladio Correa Lobato (2011-2017)., JESSIELLEM MELO DA COSTA
  • 2017, Monografia de Graduação MAGISTERIO E EMPODERAMENTO: trajetoria, formacao e praticas educativas de mulheres negras em Igarape-Miri (1990-2016)., DARLENE FERREIRA ANTUNES
  • 2017, Monografia de Graduação TERREIRO DA MAE ZULMIRA: tradicao e resistencia afro-religiosa na cidade de Baiao, DARLENE FERREIRA ANTUNES
  • 2017, Dissertação de Mestrado O PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICACOES NA GESTAO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETA-PA, ZENAIDE LEAO BATISTA
  • 2017, Dissertação de Mestrado PLANO NACIONAL DE FORMACAO DE PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA- PARFOR: Concepcoes, Diretrizes e Principios Formativos, JAQUELINE MENDES BASTOS
  • 2017, Monografia de Graduação Ensino Médio em Igarapé-Miri, Escola Eneidina Sampaio Melo: perfil socioeconômico de seus frequentadores (1980-2016), Ariel Feldman, Gilcilene Dias da Costa
  • 2017, Tese Doutorado O Israel Antigo em Debate: Uma Análise da História de Israel da Educação Básica ao Ensino Superior, Ariel Feldman, Gisela Isolde Waechter Streck, Laude Erandi Brandenburg, Iuri Andreas Reblin, Cezar Luís Ceibt
  • 2017, Dissertação de Mestrado O Plano de Ações Articuladas (PAR) e suas implicações na gestão das escolas da rede de ensino municipal de Cametá-PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres, Doriedson do Socorro Rodrigues
  • 2017, Monografia de Graduação O fim da escravidão e a derrocada do império na comarca de Igarapé-Miri segundo Agostinho Monteiro Gonçalves de Olliveira (1899), Ariel Feldman, Rosemeire de Oliveira Souza
  • 2017, Qualificação de Mestrado A imprensa paraense e o parlamento: uma análise do debate político em torno da questão religiosa (1873), Ariel Feldman, Márcio Couto Henrique, Ítalo Domingos Santirrocchi, Fernando Arthur de freitas Nevez
  • 2017, Qualificação de Mestrado PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE-ESCOLA: A descentralizacao e suas implicacoes na democratizacao da gestao da EMEF Sao Joao Batista, Cameta/PA., IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA
  • 2016, Monografia de Graduação A História Local nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Tomé-Açu, Ariel Feldman, Edivando da Silva Costa
  • 2016, Qualificação de Mestrado Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): O perfil formativo dos egressos do Curso de Pedagogia (CUNTIS-UFPA), Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Mara Rita Duarte de Oliveira, Arlete Maria Monte Camargo
  • 2016, Monografia de Graduação A educação multisseriada: um estudo na E.M.E.F. Sucurujiquara, município de Moju-PA, Ariel Feldman, Tunai Rehm Costa de Almeida
  • 2016, Monografia de Graduação A EDUCACAO MULTISSERIADA: um estudo na E.M.E.F. Sucurijuquara. Municipio Moju-Pa. , JOSE ODILSON MEDEIROS DE FARIAS
  • 2016, Qualificação de Mestrado POLITICAS EDUCACIONAIS NACIONAIS NO ESTADO FEDERALISTA COOPERATIVO: O CASO DO PROJOVEM URBANO EM CAMETA - PA EDICAO 2014, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA
  • 2016, Qualificação de Mestrado Plano Nacional de Formacao de Professores da Educacao Basica- PARFOR: O perfil formativo dos egressos do Curso de Pedagogia/ CUNTINS/UFPA, JAQUELINE MENDES BASTOS
  • 2016, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E RESISTENCIA NO CONTEXTO DE CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DE GENERO NO MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER - REGIAO METROPOLITANA DE BELEM/PA, MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA
  • 2016, Qualificação de Mestrado O PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICACOES NA GESTAO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETA-PA CUNTINS/UFPA., ZENAIDE LEAO BATISTA
  • 2016, Monografia de Graduação A MIGRACAO JUDAICA PARA CAMETA NA SEGUNDA METADE DO SECULO XIX E PRIMEIRAS DECADAS DO XX., ELZO BENEDITO WANZELER POMPEU
  • 2016, Monografia de Graduação Emancipacao Politica de Tome-Acu em Registros Fotograficos: Um Estudo sobre Imagens (1955 - 1990)., JESSICA DA SILVA TEIXEIRA
  • 2016, Monografia de Graduação DITADURA MILITAR E ENSINO: A historia que se contou nos livros didaticos de historia., ANGELA DE LIMA RODRIGUES
  • 2016, Monografia de Graduação RELIGIOSIDADES JAPONESAS EM TOME-ACU: Formas de culto e caracteristicas da devocao budista a partir de 1929., RAYMUNDA RYANE CONRADO DA SILVA
  • 2016, Dissertação de Mestrado O Plano de Ações Articuladas (PAR) e suas implicação na gestão das escolas da rede de ensino municipal de Cametá-PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres
  • 2016, Monografia de Graduação Religiosidades Japonesas em Tomé-Açu: formas de culto e características da devoção budista a partir de 1929, Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal
  • 2016, Monografia de Graduação Transmitia de si toda a posse e senhorio: um estudo sobre o comércio de escravos na comarca de Igarapé-Miri, Pará (1850-1888), Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal
  • 2016, Monografia de Graduação Emancipação política de Tomé-Açu em registros fotográficos: um estudo sobre imagens (1955-1990), Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior
  • 2016, Qualificação de Mestrado Educação e resistência no contexto de construção da identidade de gênero no Movimento Capoeira Mulher - Região Metropolitana de Belém/PA, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, Salomão Mufarej Hage
  • 2016, Dissertação de Mestrado Plano de Ações Articuladas (PAR): implicações na democratização da gestão da educação da rede de ensino municipal de Marabá/PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres, Gilmar Pereira da Silva, Luciane Terra dos Santos Garcia
  • 2016, Monografia de Especialização Tambor de Mina em Cametá: a sustentabilidade da prática no terreiro de pai Celso de Ogum, Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal, Aline Godois de Castro Tavares
  • 2016, Qualificação de Mestrado Políticas Educacionais Nacionais no Estado Federalista Cooperativo: o caso do Pró-Jovem urbano em Cametá-PA, edição 2014, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Adriana Aparecida Dragone, Osvaldo dos Santos Barros, Doriedson do Socorro Rodrigues
  • 2016, Dissertação de Mestrado Educação e saberes culturais entre os indígenas Anambé na região do Tocantins, Pará, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, Maria Betânia Barbosa Albuquerque
  • 2016, Dissertação de Mestrado PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR): IMPLICACOES NADEMOCRATIZACAO DA GESTAO DA EDUCACAO DA REDE DE ENSINOMUNICIPAL DE MARABA/PA, GILDECI SANTOS PEREIRA
  • 2016, Monografia de Graduação TRANSMITIA DE SI TODA POSSE E SENHORIO: UM ESTUDO SOBRE O COMERCIO DE ESCRAVOS NA COMARCA DE IGARAPE-MIRI, PARA (1850-1888), DAVID RODRIGUES FARIAS
  • 2015, Monografia de Graduação Historia, Cultura e Patrimonio: uma analise da cena da cultura local Cametaense, ALEXANDRE MYCHEL SAVELARINHO PANTOJA
  • 2015, Qualificação de Mestrado A RELACAO ENTRE TEORIA E PRATICA NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES: A ANALISE DO DISCURSO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA/MOJU EM ATUACAO NO ENSINO FUNDAMENTAL., DANIELE DA SILVA COSTA
  • 2015, Qualificação de Mestrado PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR): CONFIGURACOES DA GESTAO EDUCACIONAL NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MARABA/PA, GILDECI SANTOS PEREIRA
  • 2015, Qualificação de Mestrado Educação e Cultura Indígena na Região do Tocantins: o processo Ensino-Aprendizagem na Aldeia Anambé, no município de Moju/PA, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, Maria Betânia Albuquerque
  • 2015, Qualificação de Mestrado A relação entre teoria e prática na formação inicial de professores: a análise, Ariel Feldman, Albene Lis Monteiro, José Valdinei Albuquerque Miranda
  • 2015, Seleção de Mestrado Plano de Ações Articuladas (PAR): configurações da gestão educacional na rede de ensino municipal de Marabá/PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres, Gilmar Pereira da Silva
  • 2015, Monografia de Graduação O olhar do Educando surdo sobre as práticas pedagógicas do educador de História: o dito e não-tido no processo e inclusão educacional no Ensino Médio no Município de Cametá/PA (1994-2015), Ariel Feldman, Waldma Maira de Oliveira Meneses
  • 2015, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E CULTURA INDIGENA NA REGIAO DO TOCANTINS: O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA ALDEIA ANAMBE, NO MUNICIPIO DE MOJUPA., SUSANA BRAGA DE SOUZA
  • 2015, Monografia de Graduação O olhar do educando surdo sobre as práticas pedagógicas do educador de História: o dito e o não-dito no processo de inclusão educacional no Ensino Médio no Município de Cametá/PA (1994-2015), Ariel Feldman, WALDMA MAIRA MENEZES DE OLIVEIRA
  • 2015, Monografia de Graduação A GUERRA CIVIL DA DECADA DE 1820 E A CABANAGEM EM CAMETA: HISTORIA E HISTORIOGRAFIA, DAYANA TAVARES DOS SANTOS
  • 2015, Monografia de Graduação O PROCESSO DE CONSTRUCAO DO MONOTEISMO NA SOCIEDADE DO ANTIGO ISRAEL., ROBSON DE CASTRO NASCIMENTO
  • 2015, Monografia de Graduação Mocajuba No Pano Branco” como fonte de pesquisa e ensino de historia regiona, ELINA YANA CAMPOS PEREIRA
  • 2015, Monografia de Graduação ILUMINACAO PUBLICA NA CIDADE DE BELEM: TRANSFORMACOES NA SOCIEDADE E NO ESPACO URBANO (1838-1910), HELLEN CRISTINA FURTADO DOS SANTOS
  • 2015, Monografia de Graduação A PARTICIPACAO POLITICA DE BERTHA LUTZ NO DIREITO DOS VOTOS DAS MULHERES NO BRASIL: 1919-1934 , LAILA PATRICIA LOUZADA PEREIRA
  • 2015, Monografia de Graduação O ANTILUSITANISMO NO BRASIL E NO GRAO PARA (1820-1850): HISTORIA E HISTORIOGRAFIA, ELTON MIRANDA DO CARMO
  • 2015, Monografia de Graduação A RELACAO ENTRE IGREJA E ESTADO NOS ANAIS DA CAMARA DO SENADO NO BRASIL (1873 A 1891), RAYNARA CINTIA COELHO RIBEIRO
  • 2014, Qualificação de Mestrado ESCRAVOS E SENHORES EM IGARAPE-MIRI: ESTRUTURA, DINAMICA E DECLINIO DA ESCRAVIDAO (1843-1888), SÔNIA VIANA DO NASCIMENTO
  • 2014, Qualificação de Mestrado Escravos e Senhores em Igarapé-Miri: estrutura, dinâmica e declínio da escravidão (1843-1888), Ariel Feldman, José Maia Bezerra Neto, Francivaldo Alves Nunes
  • 2013, Dissertação de Mestrado COLONIA MILITAR PEDRO II: NACAO E CIVILIZACAO NA FRONTEIRA NORTE DO BRASIL (SECULO XIX), RAFAEL AMARO DA SILVA
  • 2013, Dissertação de Mestrado Colônia Militar Pedro II: nação e civilização na fronteira norte do Brasil (século XIX), Ariel Feldman, José Maia Bezerra Neto, Márcio Couto Henrique

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (4)

  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Regional, Comissão Organizadora
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Regional, Comissão Organizadora
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Regional, Evento
  • 2011,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Internacional, Comissão Organizadora

Trabalho de Fim de Curso(56)

  • A ELITE ESCRAVOCRATA DO VALE DO ACARÁ: PROJETOS DE FUTURO FRENTE À CRISE DE ABASTECIMENTO DE MÃO DE OBRA ESCRAVA (1830-1835), ANDREZA ALMEIDA SERRAO , 03/2016
  • Êxodo rural, Bolsa Família e produção de farinha em Felipequara: relações possíveis., ALDEISE DE OLIVEIRA GONCALVES , 09/2014
  • Participação dos MIgrantes NOrdestinos na Formação do Povoado de Timboteua (1860 - 1910), JANE CELIA TEIXEIRA DE JESUS , 02/2015
  • A EXALTAÇÃO AOS NOTÁVEIS DE CAMETÁ: A SIMBOLOGIA DO PASSADO AO PRESENTE 1935/2014, SENHORINHA DO CARMO PRASERES , 01/2015
  • O ANTILUSITANISMO NO BRASIL E NO GRÃO PARÁ (1820-1850): HISTORIA E HISTORIOGRAFIA., ELTON MIRANDA DO CARMO , 02/2015
  • A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE BERTHA LUTZ NO DIREITO DOS VOTOS DAS MULHERES NO BRASIL: 1919-1934 , LAILA PATRICIA LOUZADA PEREIRA , 02/2015
  • A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO NOS ANAIS DA CÂMARA DO SENADO NO BRASIL (1873 A 1891), RAYNARA CINTIA COELHO RIBEIRO BRITO , 02/2015
  • ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE BELÉM: TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE E NO ESPAÇO URBANO (1838-1910)., HELLEN CRISTINA FURTADO DOS SANTOS , 02/2015
  • Mocajuba No Pano Branco” como fonte de pesquisa e ensino de história regional, ELINA YANA CAMPOS PEREIRA , 02/2015
  • O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MONOTEÍSMO NA SOCIEDADE DO ANTIGO ISRAEL, ROBSON DE CASTRO NASCIMENTO , 02/2015
  • A GUERRA CIVIL DA DÉCADA DE 1820 E A CABANAGEM EM CAMETÁ: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, DAYANA TAVARES DOS SANTOS , 02/2015
  • Migração Nordestina no Pará: Formação do Povoado de Anhanga atual Município de São Francisco do Pará (1903 - 1916), MARIA AUXILIADORA DO NASCIMENTO LIMA , 02/2015
  • Migração NOrdestina na Amazônia: Formação do Povoado de Bonito (1850 a 1916) , MARIA DE NAZARE NASCIMENTO SOUSA , 02/2015
  • Migração Nordestina na Amazônia: Formação do povoado de Bonito no Período de 1850 - 1916, MARIA DE NAZARE NASCIMENTO SOUSA , 02/2015
  • Cultura Afro Brasileira na Comunidade de Remanescentes de Quilombolas de Itaboca-Inhangapi - PA , LUIZA ANDREA MARQUES DO NASCIMENTO , 02/2015
  • a, MARIA JANETE NASCIMENTO , 05/2014
  • História, Cultura e Patrimônio: uma análise da cena da cultura local Cametaense, ALEXANDRE MYCHEL SAVELARINHO PANTOJA , 11/2015
  • MOTINS ANTILUSITANOS NO GRÃO-PARÁ DURANTE A CABANAGEM (1831-1840): Um balanço historiográfico, SILVALDO PRESTES PINTO , 03/2016
  • A POLITIZAÇÃO INDÍGENA NO GRÃO-PARÁ: UM ESTUDO SOBRE A POLITIZAÇÃO INDÍGENA DURANTE A REVOLUÇÃO DO PORTO ATRAVÉS DO PERIÓDICO O PARAENSE (1820-1823), WANDERSON BRITO DOS SANTOS , 03/2016
  • MIGRAÇÃO JUDAICA PARA A AMAZÔNIA: ETNICIDADE HIBRIDISMO CULTURAL., SARA PEREIRA PANTOJA , 03/2016
  • FEDERALISMO COOPERATIVO TRIDIMENSIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS: PARFOR/CAMETÁ 2009 – 2014., FRANKLIN DE FREITAS VEIGA , 03/2016
  • IMPRENSA E ESCRAVIDÃO: POLÍTICA E TRÁFICO NEGREIRO EM PERNAMBUCO, 1831-1842, BRUNO MIGUEL DOS SANTOS , 05/2016
  • A PERCEPÇÃO DO BAIRRO NOVO HORIZONTE EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS DA UMBANDA., DEYSIANE MARIA DA SILVA VIEIRA , 07/2016
  • A Festa do Rei Sabá em São João de Pirábas, LUCIVANDO CLODOALDO DE ALMEIDA SANTOS , 08/2016
  • HISTÓRIA SOCIAL DO ENSINO MÉDIO: Um perfil dos estudantes da Escola Antônio Brasil em Tomé-Açu (1980-2015)., ALLIEN ALINE DO CARMO CUNHA , 09/2016
  • HISTÓRIA LOCAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU., ERICK DE FREITAS NOBRE , 09/2016
  • ENSINO MÉDIO EM IGARAPÉ-MIRI, ESCOLA ENEDINA SAMPAIO MELO: Perfil socioeconômico de seus frequentadores (1980-2016), IVANEDE DO SOCORRO FARIAS FERREIRA , 05/2017
  • O FIM DA ESCRAVIDÃO E A DERROCADA DO IMPÉRIO NA COMARCA DE IGARAPÉ-MIRI, SEGUNDO AGOSTINHO MONTEIRO GONÇALVES DE OLIVEIRA (1899)., SANTANA DO SOCORRO DA COSTA PUREZA , 05/2017
  • A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA VOZ DE FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – CUTINS, KARLENA DO SOCORRO MENEZES CUNHA , 04/2017
  • A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: uma visão a partir da Lei Federal 10.639/2003., JOSE PEDRO SERRAO FREITAS , 12/2017
  • OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: um estudo na Escola Municipal de Livramento., ANDERSON DAMASCENO SILVA , 08/2018
  • “DA ESCURIDÃO ÀS LUZES”: Análise da Educação Primária Pública em alguns municípios do Baixo Amazonas (1889-1898)., CRISTIELLE KARIONE GOMES , 06/2018
  • MULHERES EM MOVIMENTO: Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das mulheres do município de Cametá – COOPMUC – (PERÍODO DE 2017 – 2018)., KARLYANE MAYRA BRITO WANZELER , 10/2018
  • “O CONHECIMENTO HISTÓRICO NA CONTEMPORANEIDADE: Uma revisão bibliográfica”., ALZYR GONCALVES DE MELO , 01/2019
  • O PROCESSO DECISÓRIO DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMETÁ (FIM DA DÉCADA DE 1990)., MARIA NILDA GONCALVES NOGUEIRA , 01/2019
  • A política de contratação de professores temporários da Secretaria Municipal de Educação de Cametá , DAIHANA MARIA DOS SANTOS COSTA , 05/2019
  • O CLIENTELISMO SOB O PONTO DE VISTA DOS CLIENTES EM UM DISTRITO RURAL DE IGARAPÉ-MIRI NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 (PA), GABRIEL PANTOJA RIBEIRO , 04/2023
  • NARRATIVAS HISTÓRICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS SUBSTANTIVOS DE ALUNOS DO 9° ANO ACERCA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL., FABIO LOBATO RIBEIRO , 07/2019
  • ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNSAMENTAL ARISTOTELES EMILIANO DE CASTRO, NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PARÁ NO PERÍODO DE 1964-1984: OLHARES SOBRE O PASSADO., RAYANNE CORREA CABRAL , 07/2019
  • “Elas são feras na arte de driblar”: um estudo sobre as mulheres futebolistas no campo desportivo paraense, BRUNA DA SILVA FONSECA , 12/2019
  • INDICAÇÕES POLÍTICAS NA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGARAPÉ MIRI – SEMED (2015-2019), ALAN CANTAO TEIXEIRA , 12/2019
  • O mandonismo e o clientelismo na lotação e na distribuição de carga horária para professores concursados da secretaria municipal de educação de Cametá (Semed) (2012-2019), HERISON PIMENTEL MAGALHAES , 12/2019
  • Poder Local e clientelismo no legislativo: um estudo a partir da Câmara Municipal de Cametá/PA (2001-2016), GISELLE ASSUNCAO MONTEIRO , 01/2020
  • O CLIENTE-PROFESSOR NA E.M.E.F MARIA DA SILVA NUNES, DO DISTRITO DE VILA DO CARMO DO TOCANTINS, MUNICÍPIO DE CAMETÁ - PA (2001-2010), ELITA PALOMA AMERICO MAGALHAES , 12/2020
  • LIDERANÇAS POLÍTICAS DISTRITAIS E RURAIS NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS MUNICIPAIS EM CAMETÁ, PARÁ (2008-2020) , MAIKON DIONES MACHADO GONCALVES , 04/2022
  • PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: Uma análise sobre a contratação temporária de professores em Mocajuba – Pará, GLAUCILENE BORGES MARTINS , 07/2022
  • O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BAIÃO-PA, LYANDRA DE PAULA DOS SANTOS PINTO , 08/2022
  • A POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS EM MOCAJUBA-PA, ROBERTA ADRIANE CORREA MARTINS , 08/2022
  • A relação Executivo-Legislativo no processo de cassação do prefeito de Igarapé-Miri (Pará, Brasil, 2017–2020), SARA CARDOSO RODRIGUES , 08/2022
  • Tecnologia e educação: um estudo de caso em uma escola ribeirinha no município de Cametá, Pará , RENATO COSTA DINIZ , 08/2022
  • Dimensões da presença afro-brasileira em Cametá, ALANA LOBATO DE FREITAS , 03/2023
  • O VOTO EM UMA PERIFERIA URBANA DE CAMETÁ (PA) NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2022, FLEUBERT LUCAS DE SOUZA SALES , 03/2023
  • A relação entre política municipal e o cotidiano de uma escola ribeirinha, Limoeiro do Ajurú – PA, 2017 - 2022, BEATRIZ PINHEIRO COSTA , 08/2023
  • A formação inicial de professores dos anos finais da rede municipal de ensino na perspectiva da educação inclusiva, JESSICA POCA TAVARES , 08/2023
  • AS INTERFACES ENTRE POLÍTICA LOCAL (MUNICIPAL) E A GESTÃO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU-PA, KEILA CHAVES RODRIGUES , 08/2023
  • OS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS RESULTADOS ESCOLARES DE ALUNOS DE UMA TURMA EM UMA ESCOLA NO MUNICIPÍO DE LIMOEIRO DO AJURU, ESTADO DO PARÁ, LUCAS LEAO DA SILVA , 08/2023

Orientações de Pós-Graduação (20)

  • Mestrado, HERILENE CHAVES DE SOUSA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DANIELE DA SILVA COSTA, 08/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIANELA LAURA QUISBERT, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELISANGELA MOREIRA SILVA, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAYNARA CINTIA COELHO RIBEIRO BRITO, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KATIA SILENE DA SILVA VALENTE, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELVIS DENIS DA SILVA SANTIAGO, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALAN CANTAO TEIXEIRA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADRIANA VIANA VALENTE CARDOSO, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NEYLCE FURTADO FREITAS, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NATIANE PORTILHO GOMES, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROSIVALDA RODRIGUES CORREA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DAIHANA MARIA DOS SANTOS COSTA, 01/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SILVALDO PRESTES PINTO, 01/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DAILMA DA SILVA MEDEIROS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CRISTINA DA SILVA BARROS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, GLAUCILENE BORGES MARTINS, 03/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2 v3.14.25.247