CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Artigos (9)
2015, Ariel Feldman , IMPRENSA POLÍTICA E APOIO POPULAR ÀS VÉSPERAS DA PRAIERA: Lopes Gama e os embates jornalísticos entre 1845 e 1846, ISSN: 01029487
2014, Ariel Feldman , Guerra aos extremos: polarização política em Pernambuco e a defesa do princípio da soberania nacional (1829-1831), ISSN: 22364633
2014, Ariel Feldman , A mesma independência: a atuação pública de um unitário pernambucano (1822 1823), ISSN: 1980542X
2013, Ariel Feldman , Como pano de fundo ao Império: a trajetória do Fundamento Histórico, de sua produção a sua publicação na imprensa joanina (1773-1819), ISSN: 01048775
2010, Luiz Geraldo, Ariel Feldman , Revisitando o passado em tempos de crise: federalismo e memória no período regencial (1831-1840), ISSN: 15183319
2008, Ariel Feldman , A construção do Estado e da nação no Brasil: identidade política e imprensa no período regencial (1831-1840), ISSN: 19811225
2008, Ariel Feldman , ?NA ARENA DOS GLADIADORES PERIODIOQUEIROS?: O PADRE CARAPUCEIRO E A DISCUSSÃO POLITICA EM PERNAMBUCO (1831-1833), ISSN: 01006932
2006, Ariel Feldman , Uma crítica às instituições representativas no período das regências (1832-1840), ISSN: 18088139
Publicação em Eventos (9)
2017, Ariel Feldman, MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E IMAGINÁRIO DE DEMOCRACIA (1985-1990), 38º Reunião Nacional da ANPED, Trabalho Completo
2016, Ariel Feldman, Historiografia política do Brasil Imperial, Historiografia: nove debates, Outros
2015, Ariel Feldman, Os alunos de licenciatura do Brasil não pisam na sala de aula: reflexões sobre a hierarquia entre pesquisa e ensino, I Encontro do PIBID Baião-Cametá: Metodologias e Práticas de Ensino em Sala de Aula, Resumo
2014, Ariel Feldman, Políticas e Tecnologias da Educação, I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá: "Pesquisa e Produção de Conhecimento", Outros
2014, Ariel Feldman, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro (1837-1842), I Seminário Internacional "Brasil no século XIX", Trabalho Completo
2014, Ariel Feldman, Mesa redonda 'Políticas e Tecnologias da Educação', I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Resumo
2014, Ariel Feldman, Mesa Redonda: 'Políticas e tecnologias da educação', I Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Outros
2014, Ariel Feldman, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro, I Seminário Internacional 'Brasil no século XIX', Trabalho Completo
2012, Ariel Feldman, Redação Criativa: uma crítica à cópia como prática escola cotidiana, Paineis de Debate, Outros
Capítulos de Livros (9)
2016, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro (1837-1842), Histórias do Brasil no oitocentos, Ariel Feldman
2016, Circularidade entre parlamento e imprensa: um político pernambucano alinhando-se à diretriz regressista de reabertura do tráfico negreiro (1837-1842), História do Brasil nos oitocentos, Ariel Feldman
2016, Ensino de História e educação para diversidade e autonomia: uma proposta concreta para fugir da educação bancária, criticada nas universidades, mas praticada nas escola, Novos Saberes e Fazeres nas Políticas e Práticas de Formação Docente: Construindo Diálogos entre o Ensino Superior e a Educação Básica no Estado do Pará, Ariel Feldman, Karlena do Socorro Menezes Cunha, Vera Lúcia de Cristo Lobato, Paulo Jhones Cardoso de Souza
2016, Para Romper com a Hierarquia e a Dicotomia entre Teoria e Prática: relato de experiência do PiIBID-HISTÓRIA (UFPA, CAMPUS CAMETÁ, Novos Saberes e Fazeres nas Políticas e Práticas de Formação Docente: Construindo Diálogos entre o Ensino Superior e a Educação Básica no Estado do Pará, Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior
2016, Novas temáticas de História na sala de aula: relatos de experiências de professores da Educação Básica, no PiIBID-HISTÓRIA (UFPA, CAMPUS CAMETÁ-BAIÃO), Novos Saberes e Fazeres nas Políticas e Práticas de Formação Docente: construindo diálogos entre o ensino superior e a educação básica no estado do Pará, Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior, Francisco Vieira Nogueira, Fernando Felix Rodrigues da Silva
2015, Historiografia Política do Brasil Imperial, Historiografia: nove debates, novas perspectivas, Ariel Feldman
2012, Um indivíduo na formação do espaço público no Brasil imperial (1822-1852), Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina: Diálogos Científicos, Ariel Feldman
2010, A cidadania no final do primeiro reinado (1830): Lopes Gama e as instituições representativas, Linguagens e práticas da cidadania do século XIX, Ariel Feldman
2008, OS MÚLTIPLOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO POLÍTICA: DIVERSIIFCAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA NO INÍCIO DAS REGÊNCIAS (1831-1833), DE UM IMPÉRIO A OUTRO: FORMAÇÃO DO BRASIL, SÉCULOS XVIII E XIX, Ariel Feldman
Livros (1)
2015, Historiografia: nove debates, novas perspectivas, Ariel Feldman, Josué Berlesi, Francivaldo Alves Nunes
Participações em Bancas de Concursos (3)
2016, Relatório de Atividades do Professor Assistente I Elias Diniz Sacramento para fins de progressão funcional docente, Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior, Rosemeire de Oliveira Souza
2015, Concurso Público para provimento de vaga para Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará, sob o tema do concurso HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO, a que se refere o Edital nº.10, de vinte e nove de janeiro de dois mil e quinze (29/01/2015),
2015, CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA CADEIRA DE HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA REFERENTE AO EDITAL Nº 28, DE 24 DE MARÇO DE 2015,
Participações em Bancas de Cursos (66)
2018, Qualificação de Mestrado INCLUSAO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETA/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEORICA DE VYGOTSKY, ELISANGELA GONCALVES MOREIRA
2017, Monografia de Graduação Magistério e Empoderamento: trajetória, formação e práticas educativas de mulheres negras em Igarapé-Miri (1990-2016), Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal
2017, Monografia de Graduação Diversidade Religiosa e Ensino de História em Igarapé-Miri: o caso da Escola Eládio Corrêa Lobato (2011-2017), Ariel Feldman, Rosemeire de Oliveira Souza
2017, Qualificação de Mestrado Jovens do Norte interagindo com jovens do Sul: um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook, Ariel Feldman, Maria Sueli Correa dos Prazeres, Ana Maria Hoepers Preve
2017, Qualificação de Mestrado Jovens do Norte interagindo com jovens do Sul: um dialogo de saberes ambientais por meio do Facebook, MARIANELA LAURA QUISBERT
2017, Dissertação de Mestrado PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE-ESCOLA: Uma analise da descentralizacao de recursos financeiros para as escolas da rede municipal de Cameta/PA., IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA
2017, Monografia de Graduação A relação entre teoria e prática na voz de formandos do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Pará (Cametá), Ariel Feldman, Aline Godois de Castro Tavares
2017, Dissertação de Mestrado MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER: SABERES ANCESTRAIS E A PRAXIS FEMINISTA NO SECULO XXI EM BELEM DO PARA., MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA
2017, Dissertação de Mestrado POLITICA EDUCACIONAL NACIONAL NO ESTADO FEDERALISTA COOPERATIVO: UMA ANALISE DA IMPLANTACAO DO PROJOVEM URBANO EM CAMETA/PA EDICAO 2014, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA
2017, Qualificação de Mestrado A IMPRENSA PARAENSE E O PARLAMENTO: UMA ANALISE DO DEBATE POLITICO EM TORNO DA QUESTAO RELIGIOSA (1873)., RAYNARA CINTIA COELHO RIBEIRO
2017, Dissertação de Mestrado Movimento capoeira mulher: saberes ancestrais e a práxis feminista no século XXI em Belém do Pará, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, José do Espírito Santo Dias Jùnior, Salomão Mufarej Hage, Mestra Janja
2017, Qualificação de Mestrado O CURRICULO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: UMA ANALISE DA EXPERIENCIA DO DISTRITO DE JUABA (CAMETA /PARA)., SILVANA SOUZA GONCALVES
2017, Monografia de Graduação DIVERSIDADE RELIGIOSA E ENSINO DE HISTORIA EM IGARAPE-MIRI: o caso da Escola Eladio Correa Lobato (2011-2017)., JESSIELLEM MELO DA COSTA
2017, Monografia de Graduação MAGISTERIO E EMPODERAMENTO: trajetoria, formacao e praticas educativas de mulheres negras em Igarape-Miri (1990-2016)., DARLENE FERREIRA ANTUNES
2017, Monografia de Graduação TERREIRO DA MAE ZULMIRA: tradicao e resistencia afro-religiosa na cidade de Baiao, DARLENE FERREIRA ANTUNES
2017, Dissertação de Mestrado O PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICACOES NA GESTAO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETA-PA, ZENAIDE LEAO BATISTA
2017, Dissertação de Mestrado PLANO NACIONAL DE FORMACAO DE PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA- PARFOR: Concepcoes, Diretrizes e Principios Formativos, JAQUELINE MENDES BASTOS
2017, Monografia de Graduação Ensino Médio em Igarapé-Miri, Escola Eneidina Sampaio Melo: perfil socioeconômico de seus frequentadores (1980-2016), Ariel Feldman, Gilcilene Dias da Costa
2017, Tese Doutorado O Israel Antigo em Debate: Uma Análise da História de Israel da Educação Básica ao Ensino Superior, Ariel Feldman, Gisela Isolde Waechter Streck, Laude Erandi Brandenburg, Iuri Andreas Reblin, Cezar Luís Ceibt
2017, Dissertação de Mestrado O Plano de Ações Articuladas (PAR) e suas implicações na gestão das escolas da rede de ensino municipal de Cametá-PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres, Doriedson do Socorro Rodrigues
2017, Monografia de Graduação O fim da escravidão e a derrocada do império na comarca de Igarapé-Miri segundo Agostinho Monteiro Gonçalves de Olliveira (1899), Ariel Feldman, Rosemeire de Oliveira Souza
2017, Qualificação de Mestrado A imprensa paraense e o parlamento: uma análise do debate político em torno da questão religiosa (1873), Ariel Feldman, Márcio Couto Henrique, Ítalo Domingos Santirrocchi, Fernando Arthur de freitas Nevez
2017, Qualificação de Mestrado PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE-ESCOLA: A descentralizacao e suas implicacoes na democratizacao da gestao da EMEF Sao Joao Batista, Cameta/PA., IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA
2016, Monografia de Graduação A História Local nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Tomé-Açu, Ariel Feldman, Edivando da Silva Costa
2016, Qualificação de Mestrado Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): O perfil formativo dos egressos do Curso de Pedagogia (CUNTIS-UFPA), Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Mara Rita Duarte de Oliveira, Arlete Maria Monte Camargo
2016, Monografia de Graduação A educação multisseriada: um estudo na E.M.E.F. Sucurujiquara, município de Moju-PA, Ariel Feldman, Tunai Rehm Costa de Almeida
2016, Monografia de Graduação A EDUCACAO MULTISSERIADA: um estudo na E.M.E.F. Sucurijuquara. Municipio Moju-Pa. , JOSE ODILSON MEDEIROS DE FARIAS
2016, Qualificação de Mestrado POLITICAS EDUCACIONAIS NACIONAIS NO ESTADO FEDERALISTA COOPERATIVO: O CASO DO PROJOVEM URBANO EM CAMETA - PA EDICAO 2014, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA
2016, Qualificação de Mestrado Plano Nacional de Formacao de Professores da Educacao Basica- PARFOR: O perfil formativo dos egressos do Curso de Pedagogia/ CUNTINS/UFPA, JAQUELINE MENDES BASTOS
2016, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E RESISTENCIA NO CONTEXTO DE CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DE GENERO NO MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER - REGIAO METROPOLITANA DE BELEM/PA, MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA
2016, Qualificação de Mestrado O PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICACOES NA GESTAO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETA-PA CUNTINS/UFPA., ZENAIDE LEAO BATISTA
2016, Monografia de Graduação A MIGRACAO JUDAICA PARA CAMETA NA SEGUNDA METADE DO SECULO XIX E PRIMEIRAS DECADAS DO XX., ELZO BENEDITO WANZELER POMPEU
2016, Monografia de Graduação Emancipacao Politica de Tome-Acu em Registros Fotograficos: Um Estudo sobre Imagens (1955 - 1990)., JESSICA DA SILVA TEIXEIRA
2016, Monografia de Graduação DITADURA MILITAR E ENSINO: A historia que se contou nos livros didaticos de historia., ANGELA DE LIMA RODRIGUES
2016, Monografia de Graduação RELIGIOSIDADES JAPONESAS EM TOME-ACU: Formas de culto e caracteristicas da devocao budista a partir de 1929., RAYMUNDA RYANE CONRADO DA SILVA
2016, Dissertação de Mestrado O Plano de Ações Articuladas (PAR) e suas implicação na gestão das escolas da rede de ensino municipal de Cametá-PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres
2016, Monografia de Graduação Religiosidades Japonesas em Tomé-Açu: formas de culto e características da devoção budista a partir de 1929, Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal
2016, Monografia de Graduação Transmitia de si toda a posse e senhorio: um estudo sobre o comércio de escravos na comarca de Igarapé-Miri, Pará (1850-1888), Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal
2016, Monografia de Graduação Emancipação política de Tomé-Açu em registros fotográficos: um estudo sobre imagens (1955-1990), Ariel Feldman, José do Espírito Santo Dias Jùnior
2016, Qualificação de Mestrado Educação e resistência no contexto de construção da identidade de gênero no Movimento Capoeira Mulher - Região Metropolitana de Belém/PA, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, Salomão Mufarej Hage
2016, Dissertação de Mestrado Plano de Ações Articuladas (PAR): implicações na democratização da gestão da educação da rede de ensino municipal de Marabá/PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres, Gilmar Pereira da Silva, Luciane Terra dos Santos Garcia
2016, Monografia de Especialização Tambor de Mina em Cametá: a sustentabilidade da prática no terreiro de pai Celso de Ogum, Ariel Feldman, Luiz Augusto Pinheiro Leal, Aline Godois de Castro Tavares
2016, Qualificação de Mestrado Políticas Educacionais Nacionais no Estado Federalista Cooperativo: o caso do Pró-Jovem urbano em Cametá-PA, edição 2014, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Adriana Aparecida Dragone, Osvaldo dos Santos Barros, Doriedson do Socorro Rodrigues
2016, Dissertação de Mestrado Educação e saberes culturais entre os indígenas Anambé na região do Tocantins, Pará, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, Maria Betânia Barbosa Albuquerque
2016, Dissertação de Mestrado PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR): IMPLICACOES NADEMOCRATIZACAO DA GESTAO DA EDUCACAO DA REDE DE ENSINOMUNICIPAL DE MARABA/PA, GILDECI SANTOS PEREIRA
2016, Monografia de Graduação TRANSMITIA DE SI TODA POSSE E SENHORIO: UM ESTUDO SOBRE O COMERCIO DE ESCRAVOS NA COMARCA DE IGARAPE-MIRI, PARA (1850-1888), DAVID RODRIGUES FARIAS
2015, Monografia de Graduação Historia, Cultura e Patrimonio: uma analise da cena da cultura local Cametaense, ALEXANDRE MYCHEL SAVELARINHO PANTOJA
2015, Qualificação de Mestrado A RELACAO ENTRE TEORIA E PRATICA NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES: A ANALISE DO DISCURSO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA/MOJU EM ATUACAO NO ENSINO FUNDAMENTAL., DANIELE DA SILVA COSTA
2015, Qualificação de Mestrado PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR): CONFIGURACOES DA GESTAO EDUCACIONAL NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MARABA/PA, GILDECI SANTOS PEREIRA
2015, Qualificação de Mestrado Educação e Cultura Indígena na Região do Tocantins: o processo Ensino-Aprendizagem na Aldeia Anambé, no município de Moju/PA, Ariel Feldman, Benedita Celeste Moraes Pinto, Maria Betânia Albuquerque
2015, Qualificação de Mestrado A relação entre teoria e prática na formação inicial de professores: a análise, Ariel Feldman, Albene Lis Monteiro, José Valdinei Albuquerque Miranda
2015, Seleção de Mestrado Plano de Ações Articuladas (PAR): configurações da gestão educacional na rede de ensino municipal de Marabá/PA, Ariel Feldman, Odete da Cruz Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres, Gilmar Pereira da Silva
2015, Monografia de Graduação O olhar do Educando surdo sobre as práticas pedagógicas do educador de História: o dito e não-tido no processo e inclusão educacional no Ensino Médio no Município de Cametá/PA (1994-2015), Ariel Feldman, Waldma Maira de Oliveira Meneses
2015, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E CULTURA INDIGENA NA REGIAO DO TOCANTINS: O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA ALDEIA ANAMBE, NO MUNICIPIO DE MOJUPA., SUSANA BRAGA DE SOUZA
2015, Monografia de Graduação O olhar do educando surdo sobre as práticas pedagógicas do educador de História: o dito e o não-dito no processo de inclusão educacional no Ensino Médio no Município de Cametá/PA (1994-2015), Ariel Feldman, WALDMA MAIRA MENEZES DE OLIVEIRA
2015, Monografia de Graduação A GUERRA CIVIL DA DECADA DE 1820 E A CABANAGEM EM CAMETA: HISTORIA E HISTORIOGRAFIA, DAYANA TAVARES DOS SANTOS
2015, Monografia de Graduação O PROCESSO DE CONSTRUCAO DO MONOTEISMO NA SOCIEDADE DO ANTIGO ISRAEL., ROBSON DE CASTRO NASCIMENTO
2015, Monografia de Graduação Mocajuba No Pano Branco” como fonte de pesquisa e ensino de historia regiona, ELINA YANA CAMPOS PEREIRA
2015, Monografia de Graduação ILUMINACAO PUBLICA NA CIDADE DE BELEM: TRANSFORMACOES NA SOCIEDADE E NO ESPACO URBANO (1838-1910), HELLEN CRISTINA FURTADO DOS SANTOS
2015, Monografia de Graduação A PARTICIPACAO POLITICA DE BERTHA LUTZ NO DIREITO DOS VOTOS DAS MULHERES NO BRASIL: 1919-1934 , LAILA PATRICIA LOUZADA PEREIRA
2015, Monografia de Graduação O ANTILUSITANISMO NO BRASIL E NO GRAO PARA (1820-1850): HISTORIA E HISTORIOGRAFIA, ELTON MIRANDA DO CARMO
2015, Monografia de Graduação A RELACAO ENTRE IGREJA E ESTADO NOS ANAIS DA CAMARA DO SENADO NO BRASIL (1873 A 1891), RAYNARA CINTIA COELHO RIBEIRO
2014, Qualificação de Mestrado ESCRAVOS E SENHORES EM IGARAPE-MIRI: ESTRUTURA, DINAMICA E DECLINIO DA ESCRAVIDAO (1843-1888), SÔNIA VIANA DO NASCIMENTO
2014, Qualificação de Mestrado Escravos e Senhores em Igarapé-Miri: estrutura, dinâmica e declínio da escravidão (1843-1888), Ariel Feldman, José Maia Bezerra Neto, Francivaldo Alves Nunes
2013, Dissertação de Mestrado COLONIA MILITAR PEDRO II: NACAO E CIVILIZACAO NA FRONTEIRA NORTE DO BRASIL (SECULO XIX), RAFAEL AMARO DA SILVA
2013, Dissertação de Mestrado Colônia Militar Pedro II: nação e civilização na fronteira norte do Brasil (século XIX), Ariel Feldman, José Maia Bezerra Neto, Márcio Couto Henrique
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (4)
2018,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Regional, Comissão Organizadora
2016,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Regional, Comissão Organizadora
2013,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Regional, Evento
2011,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Internacional, Comissão Organizadora
Trabalho de Fim de Curso(56)
A ELITE ESCRAVOCRATA DO VALE DO ACARÁ: PROJETOS DE FUTURO FRENTE À CRISE DE ABASTECIMENTO DE MÃO DE OBRA ESCRAVA (1830-1835), ANDREZA ALMEIDA SERRAO ,
03/2016
Êxodo rural, Bolsa Família e produção de farinha em Felipequara: relações possíveis., ALDEISE DE OLIVEIRA GONCALVES ,
09/2014
Participação dos MIgrantes NOrdestinos na Formação do Povoado de Timboteua (1860 - 1910), JANE CELIA TEIXEIRA DE JESUS ,
02/2015
A EXALTAÇÃO AOS NOTÁVEIS DE CAMETÁ: A SIMBOLOGIA DO PASSADO AO PRESENTE 1935/2014, SENHORINHA DO CARMO PRASERES ,
01/2015
O ANTILUSITANISMO NO BRASIL E NO GRÃO PARÁ (1820-1850): HISTORIA E HISTORIOGRAFIA., ELTON MIRANDA DO CARMO ,
02/2015
A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE BERTHA LUTZ NO DIREITO DOS VOTOS DAS MULHERES NO BRASIL: 1919-1934 , LAILA PATRICIA LOUZADA PEREIRA ,
02/2015
A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO NOS ANAIS DA CÂMARA DO SENADO NO BRASIL (1873 A 1891), RAYNARA CINTIA COELHO RIBEIRO BRITO ,
02/2015
ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE BELÉM: TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE E NO ESPAÇO URBANO (1838-1910)., HELLEN CRISTINA FURTADO DOS SANTOS ,
02/2015
Mocajuba No Pano Branco como fonte de pesquisa e ensino de história regional, ELINA YANA CAMPOS PEREIRA ,
02/2015
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MONOTEÍSMO NA SOCIEDADE DO ANTIGO ISRAEL, ROBSON DE CASTRO NASCIMENTO ,
02/2015
A GUERRA CIVIL DA DÉCADA DE 1820 E A CABANAGEM EM CAMETÁ: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, DAYANA TAVARES DOS SANTOS ,
02/2015
Migração Nordestina no Pará: Formação do Povoado de Anhanga atual Município de São Francisco do Pará (1903 - 1916), MARIA AUXILIADORA DO NASCIMENTO LIMA ,
02/2015
Migração NOrdestina na Amazônia: Formação do Povoado de Bonito (1850 a 1916) , MARIA DE NAZARE NASCIMENTO SOUSA ,
02/2015
Migração Nordestina na Amazônia: Formação do povoado de Bonito no Período de 1850 - 1916, MARIA DE NAZARE NASCIMENTO SOUSA ,
02/2015
Cultura Afro Brasileira na Comunidade de Remanescentes de Quilombolas de Itaboca-Inhangapi - PA , LUIZA ANDREA MARQUES DO NASCIMENTO ,
02/2015
a, MARIA JANETE NASCIMENTO ,
05/2014
História, Cultura e Patrimônio: uma análise da cena da cultura local
Cametaense, ALEXANDRE MYCHEL SAVELARINHO PANTOJA ,
11/2015
MOTINS ANTILUSITANOS NO GRÃO-PARÁ DURANTE A CABANAGEM (1831-1840): Um balanço historiográfico, SILVALDO PRESTES PINTO ,
03/2016
A POLITIZAÇÃO INDÍGENA NO GRÃO-PARÁ: UM ESTUDO SOBRE A POLITIZAÇÃO INDÍGENA DURANTE A REVOLUÇÃO DO PORTO ATRAVÉS DO PERIÓDICO O PARAENSE (1820-1823), WANDERSON BRITO DOS SANTOS ,
03/2016
MIGRAÇÃO JUDAICA PARA A AMAZÔNIA: ETNICIDADE HIBRIDISMO CULTURAL., SARA PEREIRA PANTOJA ,
03/2016
FEDERALISMO COOPERATIVO TRIDIMENSIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS: PARFOR/CAMETÁ 2009 2014., FRANKLIN DE FREITAS VEIGA ,
03/2016
IMPRENSA E ESCRAVIDÃO: POLÍTICA E TRÁFICO NEGREIRO EM PERNAMBUCO, 1831-1842, BRUNO MIGUEL DOS SANTOS ,
05/2016
A PERCEPÇÃO DO BAIRRO NOVO HORIZONTE EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS DA UMBANDA., DEYSIANE MARIA DA SILVA VIEIRA ,
07/2016
A Festa do Rei Sabá em São João de Pirábas, LUCIVANDO CLODOALDO DE ALMEIDA SANTOS ,
08/2016
HISTÓRIA SOCIAL DO ENSINO MÉDIO: Um perfil dos estudantes da Escola Antônio Brasil em Tomé-Açu (1980-2015)., ALLIEN ALINE DO CARMO CUNHA ,
09/2016
HISTÓRIA LOCAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU., ERICK DE FREITAS NOBRE ,
09/2016
ENSINO MÉDIO EM IGARAPÉ-MIRI, ESCOLA ENEDINA SAMPAIO MELO: Perfil socioeconômico de seus frequentadores (1980-2016), IVANEDE DO SOCORRO FARIAS FERREIRA ,
05/2017
O FIM DA ESCRAVIDÃO E A DERROCADA DO IMPÉRIO NA COMARCA DE IGARAPÉ-MIRI, SEGUNDO AGOSTINHO MONTEIRO GONÇALVES DE OLIVEIRA (1899)., SANTANA DO SOCORRO DA COSTA PUREZA ,
05/2017
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA VOZ DE FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CUTINS, KARLENA DO SOCORRO MENEZES CUNHA ,
04/2017
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: uma visão a partir da Lei Federal 10.639/2003., JOSE PEDRO SERRAO FREITAS ,
12/2017
OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: um estudo na Escola Municipal de Livramento., ANDERSON DAMASCENO SILVA ,
08/2018
DA ESCURIDÃO ÀS LUZES: Análise da Educação Primária Pública em alguns municípios do Baixo Amazonas (1889-1898)., CRISTIELLE KARIONE GOMES ,
06/2018
MULHERES EM MOVIMENTO: Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das mulheres do município de Cametá COOPMUC (PERÍODO DE 2017 2018)., KARLYANE MAYRA BRITO WANZELER ,
10/2018
O CONHECIMENTO HISTÓRICO NA CONTEMPORANEIDADE: Uma revisão bibliográfica., ALZYR GONCALVES DE MELO ,
01/2019
O PROCESSO DECISÓRIO DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMETÁ (FIM DA DÉCADA DE 1990)., MARIA NILDA GONCALVES NOGUEIRA ,
01/2019
A política de contratação de professores temporários da Secretaria Municipal de Educação de Cametá , DAIHANA MARIA DOS SANTOS COSTA ,
05/2019
O CLIENTELISMO SOB O PONTO DE VISTA DOS CLIENTES EM UM DISTRITO RURAL DE IGARAPÉ-MIRI NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 (PA), GABRIEL PANTOJA RIBEIRO ,
04/2023
NARRATIVAS HISTÓRICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS SUBSTANTIVOS DE ALUNOS DO 9° ANO ACERCA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL., FABIO LOBATO RIBEIRO ,
07/2019
ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNSAMENTAL ARISTOTELES EMILIANO DE CASTRO, NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PARÁ NO PERÍODO DE 1964-1984: OLHARES SOBRE O PASSADO., RAYANNE CORREA CABRAL ,
07/2019
Elas são feras na arte de driblar: um estudo sobre as mulheres futebolistas no campo desportivo paraense, BRUNA DA SILVA FONSECA ,
12/2019
INDICAÇÕES POLÍTICAS NA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGARAPÉ MIRI SEMED (2015-2019), ALAN CANTAO TEIXEIRA ,
12/2019
O mandonismo e o clientelismo na lotação e na distribuição de carga horária para professores concursados da secretaria municipal de educação de Cametá (Semed) (2012-2019), HERISON PIMENTEL MAGALHAES ,
12/2019
Poder Local e clientelismo no legislativo: um estudo a partir da Câmara Municipal de Cametá/PA (2001-2016), GISELLE ASSUNCAO MONTEIRO ,
01/2020
O CLIENTE-PROFESSOR NA E.M.E.F MARIA DA SILVA NUNES, DO DISTRITO DE VILA DO CARMO DO TOCANTINS, MUNICÍPIO DE CAMETÁ - PA (2001-2010), ELITA PALOMA AMERICO MAGALHAES ,
12/2020
LIDERANÇAS POLÍTICAS DISTRITAIS E RURAIS NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS MUNICIPAIS EM CAMETÁ, PARÁ (2008-2020) , MAIKON DIONES MACHADO GONCALVES ,
04/2022
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: Uma análise sobre a
contratação temporária de professores em Mocajuba Pará, GLAUCILENE BORGES MARTINS ,
07/2022
O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BAIÃO-PA, LYANDRA DE PAULA DOS SANTOS PINTO ,
08/2022
A POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS EM MOCAJUBA-PA, ROBERTA ADRIANE CORREA MARTINS ,
08/2022
A relação Executivo-Legislativo no processo de cassação do prefeito de Igarapé-Miri (Pará, Brasil, 20172020), SARA CARDOSO RODRIGUES ,
08/2022
Tecnologia e educação: um estudo de caso em uma escola ribeirinha no município de Cametá, Pará , RENATO COSTA DINIZ ,
08/2022
Dimensões da presença afro-brasileira em Cametá, ALANA LOBATO DE FREITAS ,
03/2023
O VOTO EM UMA PERIFERIA URBANA DE CAMETÁ (PA) NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2022, FLEUBERT LUCAS DE SOUZA SALES ,
03/2023
A relação entre política municipal e o cotidiano de uma escola ribeirinha, Limoeiro do Ajurú PA, 2017 - 2022, BEATRIZ PINHEIRO COSTA ,
08/2023
A formação inicial de professores dos anos finais da rede municipal de ensino na perspectiva da educação inclusiva, JESSICA POCA TAVARES ,
08/2023
AS INTERFACES ENTRE POLÍTICA LOCAL (MUNICIPAL) E A GESTÃO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU-PA, KEILA CHAVES RODRIGUES ,
08/2023
OS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS RESULTADOS ESCOLARES DE ALUNOS DE UMA TURMA EM UMA ESCOLA NO MUNICIPÍO DE LIMOEIRO DO AJURU, ESTADO DO PARÁ, LUCAS LEAO DA SILVA ,
08/2023
Orientações de Pós-Graduação (20)
Mestrado, HERILENE CHAVES DE SOUSA, 02/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ELISANGELA MOREIRA SILVA, 03/2016
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA, 03/2015
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA, 03/2015
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, DANIELE DA SILVA COSTA, 08/2014
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, MARIANELA LAURA QUISBERT, 03/2016
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ELVIS DENIS DA SILVA SANTIAGO, 06/2021
- ,
Orientação em Andamento