elizabeth orofino lucio

ICED - INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (16)

  • 2023, Elizabeth Orofino Lucio , ABRINDO LETRAS DOS MENINOS DE BELÉM, ISSN: 01045962
  • 2023, GIROTTO, VANESSA CRISTINA, Elizabeth Orofino Lucio, MARTINS, ANA CLÁUDIA ALMEIDA , COMPARTILHANDO LEITURAS E ESCRITAS, NOS FAZEMOS COMPANHEIROS, ISSN: 19809026
  • 2023, Ademar Alves dos Santos, Bruno Oliveira Santos, Wagner Antonio Junior, Vinicius Guiraldelli Barbosa, Vanuza Rodrigues Lopes, Elizabeth Orofino Lucio, Luciana da Silva de Araújo , ITINERÁRIO FORMATIVO DE PAULO FREIRE: RUMO AO ATO PEDAGÓGICO COMO AÇÃO DIALÓGICA, ISSN: 29650496
  • 2023, Elizabeth Orofino Lucio , Coletivo Encantados de Docentes no Portal da Amazônia: narrar, documentar e criar na arte de pesquisar, ISSN: 22381279
  • 2023, Tatiane Castro dos Santos, Elizabeth Orofino Lucio , PELO OLHAR DO MIRITI: TEMPO DE APRENDER E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS, ISSN: 21756600
  • 2021, Dayane Negrão Carvalho Ribeiro, Elizabeth Orofino Lucio, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e a perspectiva do estudo implicado no ensino de ciências: um olhar para a Amazônia brasileira, ISSN: 23175125
  • 2021, Elizabeth Orofino Lucio , Vídeo, ação e formação no estágio temático em alfabetização: o início de uma pesquisa-formação, ISSN: 24467154
  • 2020, Elizabeth Orofino Lucio , Formação Docente Instituinte nas Águas Alfabetizadoras, ISSN: 22371648
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio , TRANSVENDO A DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DAS ÁGUAS, ISSN: 24468584
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio , Política como ação responsiva no PARFOR da baixada fluminense: Formação, responsabilidade e responsividade, ISSN: 21782865
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio , Trans-vendo linguagens na docência da licenciatura integrada da UFPA, ISSN: 25958852
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio , Trans-vendo a docência no clube de leitura de literatura na licenciatura integrada: Tertúlias do Grão Pará, entre livros e book-trailers, ISSN: 25950355
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio , TRANS-VENDO A DOCÊNCIA NA LICENCIATURA INTEGRADA: AUTORIAS 'TRANSGRESSORAS', ISSN: 25259571
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio , No formigueiro os sonhos são obrigatórios: memórias do futuro da formação de professores de leitura e escrita, ISSN: 22367268
  • 2016, Elizabeth Orofino Lucio , NOS CAMINHOS COM OS DOCENTES E AS CRIANÇAS DA BAIXADA FLUMINENSE: FORMAÇÃO, RESPONSABILIDADE E RESPONSIVIDADE, ISSN: 23596856
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio , O PACTO Nacional pelos direitos do professor alfabetizador: por uma política de responsabilidade e uma docência de responsividade., ISSN: 22367268

Publicação em Eventos (131)

  • 2022, ELIZABETH OROFINO LUCIO, O pulsar da vida na alfabetização: literatura e cultura escrita, GORMAÇÃO DE PROFESSORES SEMEC, Outros
  • 2022, ELIZABETH OROFINO LUCIO, Em tempos de pandemia: família, alfabetização e cultura escrita, IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos, Resumo
  • 2022, ELIZABETH OROFINO LUCIO, Desafios do trabalho inicial com a leitura e a escrita na Educação Básica, Jornada Pedagógica do CTRB, Outros
  • 2020, Elizabeth Orofino Lucio, A BNCC e a Formação de Leitores Literários, A FALE com você na Pandemia, Outros
  • 2020, Elizabeth Orofino Lucio, A escrita discente e olhar docente: Alfabetização, escrita e análise linguística:, Conversando sobre currículo: Alfabetização em Foco, Outros
  • 2020, Elizabeth Orofino Lucio, Alfabetização em Belém do Pará: oralidade, leitura e escrita, I Semana Estadual de Alfabetização, Outros
  • 2020, Elizabeth Orofino Lucio Selma Penna Roberto Leher Lourival Jose Martins Filho Eliane Teresinha Peres , Tempos de (re)aprender: Política Nacional de Alfabetização e a Formação de Professores Alfabetizadores no Brasil., I Live da Associação Brasileira de Alfabetização Norte, Outros
  • 2020, Elizabeth Orofino Lucio, Conversas, partilhas e formação em Rede, Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola, Outros
  • 2020, Elizabeth Orofino Lucio, Educação Literária e Complexidade, Jornada Pedagógica da Escola Tenente Rêgo Barros, Outros
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Laboratório sertão das águas: alfabetização e literatura na formação docente, IV CONBALF, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Miriane dos Santos Miranda, FALE, Professor Alfabetizador em Belém do Pará, IV CONBALF, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Fábio Fujiyama da Fontoura, Lucidéa de Oliveira Santos, Grãos de letras: o início da pesquisa da história da alfabetização no Pará, IV CONBALF, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Lucidéa de Oliveira Santos, Dienne Matiana Farias de Souza, sônia dias feio, O Uso da Literatura Infantil do Escritor do Povo Mundurucu em sala de aula promove o acesso à Cultura Indígena Amazônica, IV CONBALF, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, ALFABETIZAÇÃO PALAVRA-VIDA: pensar a leitura, a escrita, a literatura infanto-juvenil, as Ciências e a Matemática no contexto de Soure., I Encontro de Educação Básica de Soure - EEBS, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Rios de linguagens na cibercultura, XII Simpósio Nacional da ABCiber Devires da Cibercultura: políticas e práticas, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: DO PRÓ-LETRAMENTO AO BRASIL ALFABETIZADO: O NASCEDOURO DAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS, I SIMPÓSIO DE LITERATURA ?As vozes da Amazônia: Literatura, Folclore, Oralidade e Tradição, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará:formando docentes leitores e escritores de literatura infantojuvenil, I Simpósio de Literatura Vozes da Amazônia: literatura,folclore,oralidade e tradição, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Farinhada Literária: ensino,pesquisa e extensão de literatura infantojuvenil na Amazônia, I Simpósio de Literatura Vozes da Amazônia: literatura,folclore,oralidade e tradição, Trabalho Completo
  • 2019, Denise Letícia do Nascimento Teixeira, Elizabeth Orofino Lucio, Vozes da Amazônia na Alfabetização, Grupos de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Entre pontas e pedras: a importância da monitoria no tema teoria e prática da alfabetização ensinando a ler e a escrever II, Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, A influência da cibercultura na prática alfabetizadora, Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte, Trabalho Completo
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio Denise Teixeira, Vozes da Amazônia na alfabetização científica, Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte, Outros
  • 2019, Elizabeth Orofino Lucio, Entre políticas e Práticas - As atuais Perspectivas para a Alfabetização e para a Educação na perspectiva da Educação Inclusiva, V Seminário Nacional de Educação Básica, Resumo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Solange Henrique C. Ribeiro, Políticas do livro e leitura: Escritas em Grãos da vida paraense, IV Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Políticas do Livro e Leitura: Escritas em Grãos da Vida Paraense, IV Colóquio de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade, Resumo Expandido
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Foto (E) grafias de leituras e escritas didocentes, V Seminário Nacional de Educação Básica/ II Seminário da História da Educação na Amazônia, Resumo Expandido
  • 2018, Elizabeth Orofino, Políticas do livro e leitura: Escritas em Grãos da vida paraense, IV Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, Resumo Expandido
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, (Re) Existir em redes de linguagem no sertão das águas: Práticas docentes alfabetizadores na cibercultura na licenciatura integrada da Universidade Federal do Pará, VII Encontro Nacional das Licenciaturas, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Eventos literários e o impacto para a construção de uma sociedade leitora, I PANORAMA SOBRE O LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECAS DO BRASIL: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Clube de Leitura de Literatura Tertúlias do Grão Pará: Educação Literária e Alfabetização na Formação Docente, 8º Seminário Educação e Leitura: Formar Leitores Formando-se, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, A formação continuada do docente alfabetizador do dialogismo ao gênero: Por uma autoria 'transgressora', VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Os programas de formação continuada de Professores de leitura e escrita: (DES) Encontros Brasil e Portugal, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Rios e margens de linguagem na licenciatura integrada da Universidade Federal do Pará, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Trans-vendo linguagens na Licenciatura Integrada da UFPA, XIX Encontro ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Ana Maria Marques Santos, Cristiane Cardoso, Edileuza Queiroz, Patrícia Bastos de Azevedo, Formação Docente e as Práticas de Ensino, Letramentos e Linguagens: Travessias entre a Pós-Graduação, Graduação, e o Chão da Escola, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - XIX ENDIPE, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, Rede formad - enredamentos, I Encontro Nacional da Rede FORMAD, Trabalho Completo
  • 2018, Elizabeth Orofino Lucio, 'Textovidas' da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: reflexões sobre alfabetização e letramento, Lançamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação - INFANCE/UFPA, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, OS 'DESLIMITES' DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PEDAGOGIZAÇÃO OU FRUIÇÃO, XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, Trans-vendo a docência no Clube de Leitura de Literatura na Licenciatura Integrada: Tertúlias do Grão Pará, entre livros e book-trailers, Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias Textuais, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, O (IM) Pacto no ensinoaprendizagem da leitura e da escrita: por uma alfabetização plena, PARFOR e Alfabetização, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, O (IM) PACTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO PLENA, PARFOR, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, Achando palavras escritas, leitura litrária, gêneros discursivos e escrita de professores, VI Simpósio Artístico-literário de Castanhal, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, Trans-vendo a docência no clube de leitura De literatura na licenciatura integrada: tertúlias do grão pará, entre livros e book-trailers, Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura,literatura e linguagens:novas topologias textuais, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, A palavra conta, o discurso desvela: escrita e compartilhamente de saberes docentes, IV Colóquio de Letramentos: Formação e Trabalho docente, Trabalho Completo
  • 2017, Elizabeth Orofino Lucio, As políticas contemporâneas para a formação docente e o campo da leitura e da escrita: um convite para se pensar a alfabetização em língua materna, Semana Acadêmica, Trabalho Completo
  • 2016, Elizabeth Orofino Lucio, Interdisciplinaridade integrando saberes: fazendo uma outra escola e nova prática pedagógica, Abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Trabalho Completo
  • 2016, Elizabeth Orofino Lucio, Alfabetização e currículo:algumas questões sobre ler,escrever e criar possibilidades na vida que pulsa em sala de aula, VI Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio, A formação enquanto Encontro:Dialogando sobre a aula, (re) encantando a escola e vizibilizando saberes e fazeres docentes e, III Seminário de Alfabetização de Barra Mansa, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio, Des-atando atas: A escrita do gênero ata como metodologia de formação docente, III Colóquio Letramento,linguagem e ensino, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio, QUEM FORMA SE FORMA: O PORTIFÓLIO COMO INSTRUMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio, Prática de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Semana de Alfabetização da Segunda Coordenadoria Regional de Ensino, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio e Naara Maritza, Transvendo o mundo pela palavra: responsabilidade e responsividade na formação docente, PIBID Interdisciplinar/PEDLetramentos, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio, Movimento social docente traçado ao facebook, VIII Seminário Internacional:As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio, A linguagem como eixo articulador do currículo, III Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Trabalho Completo
  • 2015, Elizabeth Orofino Lucio, Políticas Públicas e Formação de Formadores e de Professores de leitura e escrita, Associação Internacional da Francofonia para a Investigação Científica em Educação, Trabalho Completo
  • 2014, Elizabeth Orofino Lucio, Naara Martza, PALAVREANDO RIOS: CONFLUÊNCIAS ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto-biográfica): entre o público e o privado: modos de viver,narrar,guardar, Trabalho Completo
  • 2014, Elizabeth Orofino Lucio, Pesquisa formAÇÃO e construção do currículo:percursos de formação e transformação, XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Trabalho Completo
  • 2014, Elizabeth Orofino Lucio, PESQUISAFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO : PERCURSOS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO, XI Colóquio sobre Questões Curriculares; VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Trabalho Completo
  • 2014, Elizabeth Orofino Lucio e Roselane da Rocha, Educação online e formação de professores:mutações curriculares, XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Trabalho Completo
  • 2014, Elizabeth Orofino Lucio, Saberes dos formadores de professores alfabetizadores no Brasil, XXI Colóquio da Seção Portuguesa da AFIRSE "Educação, Economia e Território -O papel da educação no desenvolvimento", Trabalho Completo
  • 2014, Elizabeth Orofino Lucio, Saberes dos formadores de língua escrita no Brasil, XXI Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse: Educação, Economia e Território, Trabalho Completo
  • 2014, Elizabeth Orofino Lucio, Vivenciando o ensino aprendizagem da leitura na formação de professores alfabetizadores, X Encontro Nacional de Investigação e VIII Internacional de Leitura,Literatura Infantil e Ilustração, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Joana D'Arc Souza Feitoza Varejão, Leitura literária na escola pública brasileira: ato na formação continuada e no trabalho docente, XII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Joana D'Arc Souza Feitoza Varejão, A Pedagogia De Resultados E A Pedagogia Do Ato Responsivo Responsável: O Ensino Aprendizagem Da Leitura E Da Escrita Nas Políticas Educacionais Contemporâneas Para A Formação Docente, 36ª ANPED Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Joana D'Arc Souza Feitoza Varejão, A Pedagogia De Resultados E A Pedagogia Do Ato Responsivo Responsável: O Ensino Aprendizagem Da Leitura E Da Escrita Nas Políticas Educacionais Contemporâneas Para A Formação Docente, 36ª ANPED Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, Resumo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Joana D'Arc Souza Feitoza Varejão, A PEDAGOGIA DE RESULTADOS E A PEDAGOGIA DO ATO RESPONSIVO RESPONSÁVEL: O ENSINOAPRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, 36ª ANPED Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Leitura literária na escola pública brasileira: ato na formação continuada e no trabalho docente, XII Congresso Latino Americano para o Desenvolvimento da Leitura e da Escrita e IV Fórum Ibero americano de Letramento e Aprendizagem, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, O (im)pacto do ensinoaprendizagem da leitura e da escrita: por uma alfabetização com sentido., XXXVIII Encontro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita - FALE, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, A alfabetização em Paraíba do Sul: práticas emancipatórias em vez de velhos métodos, Aula Inaugural, Trabalho Completo
  • 2013, Joana D'Arc Souza Feitoza Varejão, Elizabeth Orofino Lucio, A Pedagogia de Resultados e a Pedagogia do Ato responsivo responsável: o Ensino-aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Políticas Educacionais Contemporâneas para a Formação Docente, 36ª Reunião Anual da ANPED: Sistema Nacional de educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Ver o Rio com os olhos do gênero: os cadernos pedagógicos e o trabalho com gêneros no ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos PUC-Rio, Resumo Expandido
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Joana D'Arc Souza Feitoza Varejão, AS RAÍZES DA ALFABETIZAÇÃO E OS SENTIDOS DOS (NOVOS) DISCURSOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO, I Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, As raízes da alfabetização e os sentidos dos [novos] discursos sobre alfabetização na formação., I CONBALF - Os sentidos da Alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que queremos?, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Concepções de alfabetização inscritas na formação docente:entre a pedagogia da responsividade e a pedagogia da responsabilidade, II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Concepções de alfabetização inscritas na pesquisa formação: entre a pedagogia da responsividade e a pedagogia da responsabilidade, II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Saberes dos formadores de professores de língua escrita no Brasil, Colloque International en Educacion - Enjeux actuels et futurus de la profession enseigante, Resumo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Um pacto pela valorização dos professores alfabetizadores, sem nome, Trabalho Completo
  • 2013, Elizabeth Orofino Lucio, Mesa de Diálogos 'Paulo Freire: práticas pedagógicas e experiências de educação popular', I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire - Angicos: 50 anos depois: reflexões e contribuições à prática pedagógica, Trabalho Completo
  • 2012, Elizabeth Orofino Lucio, AlfabetizAÇÃO: desafios e sucessos, II Seminário Municipal de Alfabetização, Trabalho Completo
  • 2012, Elizabeth Orofino Lucio, Tecendo os fios da Rede: O programa Pró-letramento e a tutoria na formação continuada de professores alfabetizadores, Seminário Comemorativo PPGE/UFRJ - 40 anos, Trabalho Completo
  • 2012, Elizabeth Orofino Lucio, Luiz Alves Ribeiro, Joana D'Arc Souza Varejão, Ana Cristina Corrêa Fernandes, Entre palavras, escritas e fazeres docentes: Os entreolhares nas práticas de formação continuada de professores das escolas públicas brasileiras, XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), Trabalho Completo
  • 2012, Elizabeth Orofino Lucio, Joana D'Arc Souza Varejão, O professor pesquisador e o professor alfabetizador nos espaços de formação continuada: olhares docentes sobre/para os alunos de classes populares das grandes metrópoles brasileiras, XVI ENDIPE, Trabalho Completo
  • 2012, Elizabeth Orofino Lucio, Os sentidos da formação continuada para professores de leitura e escrita, IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos, Resumo
  • 2012, Elizabeth Orofino Lucio, Joana D'Arc Souza Varejão, A interdiscursividade entre universidade e escola pública nos percursos de formação continuada de professores alfabetizadores, 8º Congresso Internacional de Educação Superior, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e o papel da tutoria na formação continuada de professores alfabetizadores, VI Seminário internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e seu programa Pró-Letramento: tecendo a rede das políticas contemporâneas para a formação docente a partir de perspectivas históricas e teórico-discursivas, 34ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:VIVÊNCIA ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, IX Jogo do Livro e III Fórum ibero-americano de letramentos e aprendizagens, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, A REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SEU PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO: TECENDO A REDE DAS POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E TEÓRICO-DISCURSIVAS, 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação - ANPED, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, A REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SEU PROGRAMA PRÓ-LETRAEMNTO: TECENDO A REDE DAS POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E TEÓRICO-DISCURSIVAS, 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação - ANPED, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, IMPLANTAÇÃO DA REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO PROGRAMA PRÓ- LETRAMENTO, 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-graduação em Educação na Região sudeste em suas Múltiplas dimensões, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, A formação continuada de professores no âmbito do programa pró-letramento: o gênero manual, destinado ao tutor, e os fundamentos do trabalho de formação, VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos gêneros textuais, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, IMPLANTAÇÃO DA REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO PROGRAMA PRÓ- LETRAMENTO, 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-graduação em Educação na Região sudeste em suas Múltiplas dimensões, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO: O GÊNERO MANUAL, DESTINADO AO TUTOR, E OS FUNDAMENTOS DO TRABALHO DE FORMAÇÃO, VI SIGET - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, Implantação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e no Programa Pró-Letramento, 10° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões - ANPEDINHA, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, O Programa Pró-letramento e a formação continuada de professores no contexto brasileiro, Littèracie & Diversitè -17ª Confèrence Européenne sur la Lecture, Resumo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, Leitura literária e formação continuada de professores: vivência estética e experiência pedagógica, IX Jogo do Livro: Onde está a Literatura? / III Fórum ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:VIVÊNCIA ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, IX Jogo do Livro e III Fórum ibero-americano de letramentos e aprendizagens, Trabalho Completo
  • 2011, Elizabeth Orofino Lucio, A REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PAPEL DA TUTORIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Os fios e desafios: o discurso do manual do tutor do Programa Pró-Letramento, III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, TECENDO OS FIOS DA REDE: AS VOZES DAS PROFESSORAS TUTORAS DO PRÓ-LETRAMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Fios discursivos na formação dos professores, III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, Outros
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Fio e desafios: O programa pró-letramento e a formação de professores no contexto da rede nacional de formação continuada., XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Hélen Queiroz, Memórias e narrativas literárias: A literatura na formação inicial de professores, IV Seminário Vozes da Educação, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, A tutoria no Programa Pró-Letramento: vozes docentes refletindo e refratando o ensino de língua materna, III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, O programa pró-letramento e o discurso sobre a função da tutoria na formação continuada de professores, II Fórum Internacional de Análise do Discurso - Discurso, Texto e Enunciação, Resumo Expandido
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, O Programa próletramento e o discurso sobre a função da tutoria na formação continuada de professores, II Fórum Internacional de análise do Discurso - Homenagem a Patrick Charaudeau, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Fios e Desafios: O programa Pró-letramento e a formação de professores no contexto da Rede Nacional de Formação Continuada, XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, O conceito de letramento e a educação de jovens e adultos, sem nome, Outros
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Imagens docentes refletem-se em refração, por espelhos de interlocuções variadas, III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, FIOS E TEMPOS: DIÁLOGOS SOBRE A TUTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, III Congresso Internacional Cotidianos Diálogos sobre Diálogos, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, ENTRELAÇANDO OS FIOS DA REDE: O PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA ?A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil?, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Fios e desafios: Educação a distância e formação docente a tutoria no programa pró-letramento no estado do Rio de Janeiro, 5º Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal - Educação Mídia e Formação Docente, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Fios e desafios:o discurso do manual do tutor do programa Pró-Letramento, III Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Língua -CLAFPL, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, O PROGRAMA PRO-LETRAMENTO E O DISCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, IV JORNADA DE ESTUDOS DO DISCURSO - CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DISCURSIVOS PARA A PESQUISA SOCIAL, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Hélen Queiroz, MEMÓRIAS E NARRATIVAS LITERÁRIAS: A LITERATURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, IV SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, La théorie bakhtinienne des genres du discours et de la construction identitaire professionnelle de l‟enseignant dans le programme de formation continue des professeurs des écoles sur l‟apprentissage de la lecture au CP, Colloque International Littéracies universitaires : Savoirs, Écrits, Disciplines, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, La théorie bakhtinienne des genres du discours et de la construction identitaire professionnelle de l‟enseignant dans le programme de formation continue des professeurs des écoles sur l‟apprentissage de la lecture au CP, Colloque International Littéracies universitaires : Savoirs, Écrits, Disciplines, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, Fios e tempos: Diálogos sobre a tutoria na formação de professores no contexto da rede nacional de formação continuada de professores, III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, Trabalho Completo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, O PROGRAMA PRO-LETRAMENTO E O DISCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, IV JORNADA DE ESTUDOS DO DISCURSO - PUC Rio, Resumo
  • 2010, Elizabeth Orofino Lucio, O discurso docente e o ensino de língua materna: convergências e tensões, XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, Texturas: entre leituras e leitores, o letramento literário de professores em formação continuada na perspectiva do programa Pró-letramento no Rio de Janeiro, O Jogo do Livro VIII: ATela e o Livro, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, A política pública de formação continuada no Brasil na perspectiva do programa Pró-letramento: de que modos os textos oficiais prescrevem o professor do ensino de leitura e escrita, V Congreso Internacional de la Cátedra UNESCO para el mejoramento de la calidad y equidad de la educación en América Latina con base en la lectura y escritura, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, A construção dos sentidos para a docência no discurso da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica no contexto do programa Pró-letramento, V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, A construção dos sentidos para a docência no discurso da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica no contexto do programa Pró-Letramento, V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, Texturas: entre leituras e leitores, o letramento literário de professores em formação continuada na perspectiva do programa Pró-letramento no Rio de Janeiro, Jogo do Livro VIII: a tela e o livro, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, Andrade, Ludmila Thome de, Patrícia Corsino, A formação continuada de professores no contexto brasileiro: o Programa Pró-Letramento e suas concepções de letramento e de linguagem, 16ª European Conference on Reanding e 1º Fórum Ibero-americano de literacias, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, A discursividade nos documentos oficiais de formação continuada de professores da educação básica, 17º COLE - Congresso de Literatura do Brasil, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, A discursividade nos documentos oficiais de formação continuada de professores da educação básica, 17° Cole, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, A formação continuada de professores no contexto brasileiro: o programa Pró-letramento e suas concepções de letramento e de linguagem, X Fórum de Estudos Linguísticos - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino: diálogos, Trabalho Completo
  • 2009, Elizabeth Orofino Lucio, A política pública de formação continuada no Brasil na perspectiva do programa Pró-Letramento: de que modo os textos oficiais prescrevem o trabalho do professor no ensino da leitura e da escrita, V Congresso da Cátedra UNESCO para a qualidade e a equidade da educação na América Latina, com base na leitura e na escrita, Resumo
  • 2007, Elizabeth Orofino Lucio, Palestrante no III Fórum de Avaliação e Apresentação de Portifólio, III Fórum de Avaliação e Apresentação de Portifólio, Outros

Capítulos de Livros (8)

  • 2021, Por uma história da alfabetização no Pará: o método João de Deus, Instituições escolares memórias e narrativas, Elizabeth Orofino Lucio, Fábio Fujiyama da Fontoura
  • 2019, Literatura, palavra-vida na experiência da alfabetização: das palavras alheias às palavras próprias, Alfabetização sem cartilha: gestos, experiências e narrativas, Elizabeth Orofino Lucio
  • 2019, Literatura palavra vida na experiência da alfabetização: das palavras alheias as palavras próprias, Alfabetização sem cartilha: gestos, experiências e narrativas, Elizabeth Orofino Lucio
  • 2019, O relicário das águas da alfabetização na região norte, Lingu(agem), ensino e formação docente, Elizabeth Orofino Lucio
  • 2017, E-mails pedagógicos: narrativas e de re (existências) e insistências, RESISTÊNCIAS À ESCATOLOGIA POLÍTICA: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra, Elizabeth Orofino Lucio, Flávia Miller Naethe Motta, Patrícia Bastos de Azevedo
  • 2013, Tecendo a rede das políticas contemporâneas para a formação docente: novos sentidos para a universidade e a escola pública, Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC/UFRJ), Elizabeth Orofino Lucio
  • 2013, Por um estatuto do ensinoaprendizagem da leitura e da escrita:  libertando formas linguísticas e sujeitos, II ENCONTRO DE ESTUDOS  BAKHTINIANOS  VIDA, CULTURA, ALTERIDADE , Elizabeth Orofino Lucio
  • 2006, Falando da vida...As pedras do nosso caminho - Poema,fábula, histórias em quadrinhos e publicidade, Reorientação Curricular para professores de língua portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, Elizabeth Orofino Lucio

Livros (4)

  • 2022, Indicadores de letramento científico e em língua materna: construções por meio da abordagem CTSA no ensino de ciências, Dayane Negrão Carvalho Ribeiro, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Elizabeth Orofino Lucio
  • 2021, A palavra conta,o discurso desvela:saberes docentes na formação continuada de professores de leitura e escrita, Elizabeth Orofino Lucio
  • 2021, Tecendo os fios da Rede: a tutoria na formação continuada de professores da educação básica, Elizabeth Orofino Lucio
  • 2011, A responsividade bakhtiniana: na educação, na estética e na política, Elizabeth Orofino Lucio, Maria Teresa de Assunção Freitas

Produção Artistica, Literária e Visual (1)

  • 2019, Ver-as-vidas docentes no Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita, Artistico, Filme Curta Duração Áudio Visual, Elizabeth Orofino Lucio

Participações em Bancas de Concursos (3)

  • 2018, Comissão de Seleção e Avaliação de Obras Literárias, Ministério da Cultura- Centenário da Semana de Arte Moderna
  • 2018, Revista Brasileira de Educação (RBE), Artigo Científico
  • 2018, Revista Acta Scientiarum.Education, Artigo Científico

Participações em Bancas de Cursos (45)

  • 2023, Qualificação de Mestrado A UTILIZACAO DE JOGOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA., TIAGO HENRIQUE PAIXAO DA COSTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Bússola literária: dos caminhos da leitura literária na educação básica, Solange Henrique Chaves Ribeiro
  • 2022, Dissertação de Mestrado DAS TELAS PARA AS NARRATIVAS TRANSMIDIATICAS: UMA PROPOSTA PARA ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA NA CIBERCULTURA, LAYANE AVIZ DOS REIS
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO REMOTO NAS SERIES INICIAIS: uma comparacao entre as redes publica e privada do municipio de Belem/Pa, BARBARA DE NAZARE SILVA DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA DISCIPLINA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA: JOGOS INSTIGANTES ENVOLVENDO CERTOS TEMAS DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA ELEMENTAR , RENAN RODRIGUES DO VALE
  • 2022, Qualificação de Mestrado CARTOAPRENDELE: UMA METODOLOGIA INOVADORA EM LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO SUPERIOR , MARIA JOSÉ SOUZA LIMA
  • 2022, Qualificação de Mestrado INOVAR, CRIAR E NARRAR: ENSINO E APRENDIZAGEM INTERCULTURAL WARAO , NATALIA CONCEICAO LAMEIRA
  • 2022, Tese Doutorado Letramento cientifico e habilidades didaticas em producoes escritas de professores de ciencias., ANA SILVIA ALVES GOMES
  • 2022, Dissertação de Mestrado Representação da mulher no livro didático do Ensino Médio: a construção da figura feminina dentro do gênero poema, Jeny Machado do Val Tavares
  • 2022, Dissertação de Mestrado Um estudo de caso sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista: Criação do aplicativo/software educacional "Casulo TEA", Bianca de Fátima Fonseca Jardim Pantoja
  • 2022, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE CIENCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: criacao e aplicacao do aplicativo e do software educacional “Casulo TEA”, BIANCA DE FÁTIMA FONSECA JARDIM PANTOJA
  • 2021, Monografia de Graduação Os contos de fadas e a gestao emocional das criancas, FERNANDA COSTA DA SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado LA COLUMNA ROTA: UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA ALFABETIZACAO BILINGUE NA CIBERCULTURA, LAYANE AVIZ DOS REIS
  • 2021, Qualificação de Mestrado UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE CIENCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: criacao do aplicativo/software educacional “Casulo TEA, BIANCA DE FÁTIMA FONSECA JARDIM PANTOJA
  • 2021, Dissertação de Mestrado LIVRO-OBJETO: UMA JORNADA CRIATIVA DE DOM QUIXOTE NO USO DE GENEROS DISCURSIVOS EM ESPANHOL , LETICIA RIBEIRO MONTEIRO
  • 2021, Tese Doutorado LETRAMENTO CIENTIFICO, LETRAMENTO EM LINGUA MATERNA E A ABORDAGEM CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: indicadores e possibilidades para o Ensino de Ciencias., DAYANE NEGRÃO CARVALHO RIBEIRO
  • 2020, Qualificação de Mestrado Livros Criativos na Aprendizagem de Gêneros Textuais em Língua Espanhola, Letícia Ribeiro Monteiro
  • 2020, Tese Doutorado Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais em Rede: Dialogismo e Interatividade no Ensino Superior, Renata Lopes Machado
  • 2020, Tese Doutorado Metodologias ativas e tecnologias digitais em rede: dialogismo e interatividade no ensino superior, Renata Lopes Machado
  • 2020, Monografia de Graduação ENTRE TERRAS E RIOS DA AMAZONIA, O DIREITO A LITERATURA: PRATICAS SISTEMATICAS PARA A FORMACAO DE LEITORES E O LETRAMENTO LITERARIO NO QUILOMBO REMANESCENTE DE ITANCOANZINHO, GABHRIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • 2020, Monografia de Graduação Entre terras e rios da Amazônia, o direito à literatura:práticas sistemáticas para a formação de leitores e o letramento literário no quilombo remanescente de Itancoãnzinho, Gabhriele Rodrigues de Oliveira
  • 2020, Qualificação de Mestrado LIVROS CRIATIVOS NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA, LETICIA RIBEIRO MONTEIRO
  • 2020, Qualificação de Doutorado ENSINO DE CIENCIAS NA ABORDAGEM CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: ELOS DO LETRAMENTO CIENTIFICO E LETRAMENTO EM LINGUA MATERNA, DAYANE NEGRÃO CARVALHO RIBEIRO
  • 2019, Monografia de Graduação Leitura Literária em sala de aula: desafios, Mailsa Sebastiana Ferreira da Costa
  • 2019, Monografia de Graduação Formação de leitores:desafios e estratégias do cotidiano escolar, Rosangela Nascimento da Silva
  • 2019, Dissertação de Mestrado Clube de Leitura e Formação de Leitores Literários: Entre mediações e interações na educação escolar, Ana Lídia da Conceição Ramos Maracahipe
  • 2019, Monografia de Graduação As dificuldades em trabalhar a leitura literária em sala de aula, Mailsa Sebastiana Ferreira da Costa
  • 2019, Monografia de Graduação A contribuição da poesia na formação de leitores do ensino fundamental, Lana Jennyfer Santos Nzareth
  • 2019, Monografia de Graduação A mediação da leitura literária na Casa da Criança Santa Inês, Daniele Rodrigues do Nascimento
  • 2019, Dissertação de Mestrado CLUBE DE LEITURA E FORMACAO DE LEITORES LITERARIOS: ENTRE MEDIACOES E INTERACOES NA EDUCACAO ESCOLAR, ANA LIDIA DA CONCEICAO RAMOS MARACAHIPE
  • 2018, Monografia de Graduação Leitura e literatura na formação dos sujeitos: Experiências do estágio curricular por meio da contação de histórias e mediação de leitura na escola Edson Luís em Belém do Pará, Adanize Kelly Ribeiro da Costa
  • 2017, Monografia de Graduação Linguagem e Alfabetização: práticas e desafios no contexto da rede de Queimados - Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Elizabeth Oliveira Dantas Alves
  • 2017, Monografia de Graduação Manifestações de linguagem em uma turma da EJA: as contribuições do contexto de Estágio, Elizabeth Orofino Lucio, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
  • 2017, Monografia de Graduação Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos durante o estágio de docência, Elizabeth Orofino Lucio, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
  • 2017, Monografia de Graduação Estudo sobre apropriação de leitura e escrita no processo de alfabetização de alunos dos anos iniciais, Elizabeth Orofino Lucio, Jesus de Nazaré Cardoso Brabo
  • 2017, Monografia de Graduação Memorial de formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre a vida e docência, Elizabeth Orofino Lucio, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Maria de Fátima Vilhena da Silva
  • 2015, Monografia de Graduação Narrativas orais e a arte da contação de histórias: a força da palavra na formação de novos leitores e escritores, Cristiane Vianna Silva
  • 2015, Monografia de Graduação Ludicidade como experiência plena na escola: O (NÃO) Lugar dos jogos e brincadeiras na era digital, Sandra Rosana Moura dos Santos
  • 2012, Monografia de Graduação Era uma vez ... Reflexões das práticas de escrita de alunos do 2° ano de escolaridade., Elizabeth Orofino Lucio
  • 2012, Monografia de Graduação Professor da classe trabalhadora: pistas sobre sua identidade e necessidade de formação política, Elizabeth Orofino Lucio, Ana Paula de Abreu Costa de Moura, Reuber Gerbassio Scofano
  • 2011, Monografia de Especialização Uma experiência possível: alfabetização e letramento na prática pedagógica de uma classe especial, MARIA APARECIDA Medeiros
  • 2010, Monografia de Especialização Prática pedagógica é pessoal e intransferível, Cátia Cilene Gomes de Oliveira
  • 2010, Monografia de Especialização O ensino da leitura e da escrita inicial: o que professoras alfabetizadoras têm a dizer, Elizabeth Orofino Lucio, Andrade, Ludmila Thome de, Claudia Maria Bockel Reis
  • 2010, Monografia de Especialização O ato de ler nos anos iniciais de escolarização, Maria Angela da Silva
  • 2010, Monografia de Graduação As abordagens do processo de letramento no Programa de Formação inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL), Elizabeth Orofino Lucio, Patrícia Corsino, Regina Céli Oliveira Cunha

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (31)

  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, PRESENCIAL
  • 2022,Membro da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Nacional, PRESENCIAL
  • 2022,Membro da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Nacional, PRESENCIAL
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, PRESENCIAL
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, REMOTO
  • 2019,Presidente da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Nacional, V Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará
  • 2019,Presidente da Comissões de Programa, Livraria FOX, Regional, I Feira de Literatura Infantojuvenil de Belém
  • 2018,Presidente da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Nacional, I Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha:conversa, curiosidade, leitura e escrita-vida
  • 2018,Presidente da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Nacional, IV Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará
  • 2018,Presidente da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Nacional, III Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém do Pará
  • 2018,Presidente da Comissões de Programa, 22ª Feira Pan Amazônica do Livro, Nacional, I Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Maria de Belém do Grão Pará
  • 2018,Responsavel pela Organização de Evento, Feira Pan -Amazônica do Livro, Local, Evento
  • 2018,Presidente da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Nacional, II Fórum de Alfabetização, leitura e escrita de Belém do Pará
  • 2018,Responsavel pela Organização de Evento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, Nacional, Evento
  • 2018,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Nacional, I Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará
  • 2017,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Nacional, VEÍCULO: https://gepalesaufpa.wixsite.com/encontroiemci/sobre/EVENTO: ACADÊMICO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO/ COMISSÃO ORGANIZADORA: ELIZABETH OROFINO, ANDREA COSTA, MIRIANE DOS SANTOS, WILKLY COSTA E DENISE TEIXEIRA.
  • 2017,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Local, I Dia da Alfabetização da UFPA
  • 2017,Conferencista Convidado, Pará, Nacional, IV Seminário DISSE: A escrita e a cidade
  • 2015,Responsavel pela Organização de Evento, Nova Iguaçu, Local, Presencial
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, Centro de Convenções Sul América, Local, Presencial

Trabalho de Fim de Curso(17)

  • PARFOR LICENCIATURA INTEGRADA: ENTRE PONTAS E PEDRAS, THAYSE KRISINA VALENTE TRINDADE , 07/2018
  • ALFABETIZAÇÕES OU ALFABETIZAÇÃO: A ESCOLA ALFABETIZA EM BELÉM DO PARÁ, DENISE LETICIA DO NASCIMENTO TEIXEIRA , 07/2018
  • NAS LENTES DO MIRITI: CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA INTEGRADA, WYKLI DA COSTA NUNES , 08/2018
  • Gênero do discurso e Interdisciplinaridade na Licenciatura Integrada, MAIDA ONDENA MAGALHAES CARNEIRO , 12/2018
  • O GÊNERO DISCURSIVO E A INTERDISCIPLINARIDADE NA LICENCIATURA INTEGRADA EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS, MAIDA ONDENA MAGALHAES CARNEIRO , 12/2018
  • PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- PARFOR PRESENCIAL: entrelaço de caminhos de ventos e rios, THAYSE KRISINA VALENTE TRINDADE , 12/2018
  • O RELICÁRIO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA: A ESCRITA INFANTIL E O CONHECIMENTO, DENISE LETICIA DO NASCIMENTO TEIXEIRA , 12/2018
  • PELAS LENTES DO MIRITI: UM OLHAR SOBRE A CIBERCULTURA E A INTERDISCIPLINARIDADE NA LICENCIATURA INTEGRADA., WYKLI DA COSTA NUNES , 12/2018
  • Interdisciplinaridade e Complexidade, ROBERTO DE CASTRO LOBATO , 07/2019
  • Entre a vida e a literatura de terror na alfabetização: práticas formativas e diálogos viáveis, LYDIA SARAIVA PINHEIRO , 10/2021
  • CLUBE VIRTUAL DE LEITURA E LITERATURA PARAENSE – FILHOS DE NORATO, BEATRIZ CHAVES MESSIAS , 10/2021
  • FALE OUTRA ESCOLA: LITERATURA INFANTOJUVENIL E DOCÊNCIA EM UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA, AGATHA KAROLLINE FIGUEIREDO SRUR SANTOS PONTES , 10/2021
  • FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO LEITURA E ESCRITA (FALE) FLOR DO GRÃO PARÁ: NARRANDO HISTÓRIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO LEITURA E ESCRITA (FALE) FLOR DO GRÃO PARÁ: NARRANDO HISTÓRIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO , ANDREA QUEIROZ COSTA , 10/2021
  • Clube de Leitura Tértulias do Grão Paráno Novo Tauri: , DEBORA THAISSA MONTEIRO TEIXEIRA , 11/2022
  • CLUBE DE LEITURA TERTÚLIAS DO GRÃO PARÁ NA PANDEMIA: uma vivência na EMEF Novo Tauari, DEBORA THAISSA MONTEIRO TEIXEIRA , 12/2022
  • Entre pontas e pedras: o PARFOR como processo de formação do alfabetizador, MIRIANE DOS SANTOS MIRANDA , 06/2023
  • APLICATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS DA CIBERCULTURA: CONSTITUINDO UM NOVO OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO., MARCOS WILLIAM CUNHA CHAVES , 06/2023

Orientações de Pós-Graduação (8)

  • Mestrado Profissional, BEATRIZ CHAVES MESSIAS, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, NADIA FARIAS DA SILVA PANTOJA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, DACILÉIA MARINHO RIBEIRO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, FABIO FUJIYAMA DA FONTOURA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, NATALIA CONCEICAO LAMEIRA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, JESSIKA DE ASSIZ DA SILVA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, DAYANE NEGRÃO CARVALHO RIBEIRO, 03/2017 - 03/2020 , Finalizada em 03/2020
  • Mestrado, LAYANE AVIZ DOS REIS, 03/2020 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1 v3.14.25.247