jose messildo viana nunes

IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA

Produção Intelectual

Artigos (44)

  • 2023, CARAVEO, GEORGE CHRIST, PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA, José Messildo Viana Nunes , DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS, ISSN: 22379460
  • 2023, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes, Fernando Cardoso de Matos, Saddo Ag Almouloud , Transição do aritmético para o algébrico à luz de ideias de Yves Chevallard, ISSN: 19833156
  • 2022, SANTOS, JACQUELINE AGNES DA SILVEIRA, VILHENA, VERA DEBORA MACIEL, PENA, SILVIA CAROLINE SALGADO, José Messildo Viana Nunes , Relato de Experiência - a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira, ISSN: 26755246
  • 2022, Saul Rodrigo da Costa Barreto, Saddo Ag Almouloud, José Messildo Viana Nunes , Pesquisa em Educação Matemática: um olhar histórico-filosófico para a formação de professores, ISSN: 19833156
  • 2022, Vera Débora Maciel Vilhena, José Messildo Viana Nunes, José Carlos de Souza Pereira , Letramento Estatístico No Desenvolvimento De Um Percurso De Estudo E Pesquisa Na Formação Inicial De Professores, ISSN: 23584750
  • 2022, BRAGA, KAYLA ROCHA, Jorge Williams Cunha Ferreira, José Messildo Viana Nunes , O Percurso De Estudo E Pesquisa No Ensino De Cálculo De Área Em Um Curso De Engenharia, ISSN: 23564750
  • 2022, SOUSA, GILVANA BEZERRA DE, PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA, José Messildo Viana Nunes , MEMÓRIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA NARRATIVA: HISTÓRIA DE VIDA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR, ISSN: 23186674
  • 2022, wellington Evangelista Duarte, José Messildo Viana Nunes, Saddo Ag Almouloud , Criações Didáticas: o caso dos jogos educativos, ISSN: 22370315
  • 2022, Jorge Williams Cunha Ferreira, José Messildo Viana Nunes , CONCEPÇÕES MULTIPLICATIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sob a ótica DA TEORIA doS campoS CONCEITUAIS, ISSN: 22385800
  • 2022, SILVA, ALINE, José Messildo Viana Nunes, DE SALES, ELIELSON RIBEIRO , Perspectivas Teóricas da Educação Matemática, ISSN: 19833156
  • 2022, SANTO, CLAUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPÍRITO, GIORDANO, CASSIO CRISTIANO, ALMOULOUD, SADDO AG, José Messildo Viana Nunes , O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo e os desafios para a Educação Financeira e Educação Fiscal, ISSN: 21779309
  • 2022, Roberto Carlos Dantas Andrade, Saul Rodrigo da Costa Barreto, José Messildo Viana Nunes , O contexto da história da matemática como organizador prévio: o caso da geometria analítica, ISSN: 22370315
  • 2021, GLÓRIA, CRISTIANE MACEDO, José Messildo Viana Nunes, MORAES, GUILHERME MOTTA , RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO, ISSN: 23584122
  • 2021, BRAGA, KAYLA ROCHA, José Messildo Viana Nunes , REALIDADE AUMENTADA E O CÁLCULO DE MEDIDA DE ÁREA NO ENSINO SUPERIOR, ISSN: 23186674
  • 2021, Saddo Ag Almouloud, José Messildo Viana Nunes, José Carlos de Souza Pereira, Teodora Pinheiro Figueroa , Percurso de Estudo e Pesquisa como metodologia de pesquisa e de formação, ISSN: 21778183
  • 2021, ALMEIDA JÚNIOR, DEUSARINO OLIVEIRA, José Messildo Viana Nunes, ALVES, FÁBIO JOSÉ DA COSTA, BRAGA, KAYLA ROCHA, ASSUNÇÃO, CARLOS ALBERTO GAIA , Articulação teórica entre registros de representação semiótica e Etnomatemática: no contexto da prática de pesca artesanal, ISSN: 19805128
  • 2020, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes , Proposições Teórico-Simbólicas Mediadas pela Teoria Antropológica do Didático, ISSN: 19811322
  • 2020, PEREIRA, GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS, José Messildo Viana Nunes, FREITAS, NADIA MAGALHÃES DA SILVA , Argumentação no Ensino de Ciências: Ponderações Analíticas a Luz da Teoria de Cha-m Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, ISSN: 19842686
  • 2020, Werventon dos Santos Miranda, Francisco Hermes Santos da Silva, RENATO BORGES GUERRA, José Messildo Viana Nunes , A noção de obstáculo didático institucional, ISSN: 19825153
  • 2020, Matos, Fernando Cardoso de, PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA, José Messildo Viana Nunes, RENATO BORGES GUERRA , Modelo Praxeológico Institucional: o caso da álgebra linear
    Institutional Praxeological Model: the case of linear algebra
    , ISSN: 19833156
  • 2019, Edilene da Silva e Silva, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, José Messildo Viana Nunes , As características praxeológicas dos professores de física no processo de transposição didática do tema aquecimento global, ISSN: 25258761
  • 2019, Raquel Soares do Rego Ferreira, José Messildo Viana Nunes, RENATO BORGES GUERRA , Atividade de estudos e investigação sobre o sistema de numeração posicional na formação de professores dos anos iniciais, ISSN: 19833156
  • 2019, Mário Alexandre de Sousa Júnior, José Messildo Viana Nunes , Níveis de instrumentação: o uso da calculadora científica em tarefas de cálculo diferencial, ISSN: 22370315
  • 2019, José Messildo Viana Nunes, Alcirley Rodrigues Costa, Reginaldo da Silva , RELAÇÃO COM O SABER: possíveis articulações das abordagens de Charlot e Chevallard, ISSN: 23175125
  • 2019, Fernando Cardoso de Matos, José Messildo Viana Nunes , Práticas com Matrizes a partir do Estudo Histórico Epistemológico, ISSN: 19803141
  • 2019, NUNES, ROBERTO DA SILVA, José Messildo Viana Nunes , Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas, ISSN: 22379460
  • 2018, SILVA, NAZARÉ DO SOCORRO MORAES, José Messildo Viana Nunes , Uma sequência educacional para o ensino de medida de comprimento didática como produto, ISSN: 2357724X
  • 2018, José Messildo Viana Nunes, Sarah Fernanda Machado Mendes, Emilia Pimenta Oliveira , Histórias em Quadrinhos: Recurso Motivador de Aprendizagem Significativa em Matemática, ISSN: 23593652
  • 2018, Fernando Cardoso de Matos, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud , A metodologia do percurso de estudo e pesquisa adaptada à formação inicial e continuada de professores de matemática
    Methodology of the study and research performance adapted to initial and continued training of mathematics teachers
    , ISSN: 19833156
  • 2017, José Carlos de Souza Pereira, Francisco Hermes Santos da Silva, José Messildo Viana Nunes , Análise de narrativas praxeológicas de conexões entre aritmética e álgebra, ISSN: 23175125
  • 2017, Fernando Cardoso de Matos, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes, RENATO BORGES GUERRA , Aspectos epistemológicos a luz da teoria antropológica do didático subjacentes ao tema transformação linear, ISSN: 23175125
  • 2017, Jorge Williams Cunha Ferreira, José Messildo Viana Nunes , Representações de Estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental Frente a Problemas do Campo Multiplicativo: uma análise de resoluções, ISSN: 23592842
  • 2017, DOS SANTOS, ALEX BRUNO CARVALHO, PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA, José Messildo Viana Nunes , Concepções de professores de matemática do ensino básico sobre a álgebra escolar
    Conceptions of basic school mathematics teachers about school algebra
    , ISSN: 19833156
  • 2017, José Carlos de Souza Pereira , Ensino de operações polinomiais intermediado pela aritmética no sistema de numeração posicional decimal, ISSN: 19833156
  • 2017, ALEX BRUNO CARVALHO DOS SANTOS JOSÉ CARLOS DE SOUZA PEREIRA JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES , Concepções de professores de matemática do ensino básico sobre a álgebra escolar, ISSN: 19833156
  • 2017, PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA, José Messildo Viana Nunes , Ensino de operações polinomiais intermediado pela aritmética no sistema de numeração posicional decimal
    Polynomial operations teaching intermediated by arithmetic in the decimal positional numbering system
    , ISSN: 19833156
  • 2016, Reginaldo da Silva, José Messildo Viana Nunes, RENATO BORGES GUERRA , Relação entre tempo didático e currículo em um ambiente multisseriado, ISSN: 23592842
  • 2016, Milton Edson Borges da Silva, José Messildo Viana Nunes , Alfabetização Matemática e as Dificuldades de Compreensão no Campo Aditivo, ISSN: 23584122
  • 2016, Aloysia Pinz Klemann, José Messildo Viana Nunes , Educação infantil na trilha das múltiplas inteligências: uma proposta de construção do conhecimento a partir de salas ambiente, ISSN: 23175125
  • 2015, José Messildo Viana Nunes, Saddo Ag Almouloud , The Practice of Argumentation as a Method of Teaching and Learning Mathematics, ISSN: 22380345
  • 2014, José Messildo Viana Nunes , Aprendizagem Significativa: Despertando a Motivação Intrínseca Via História da Matemáticatica, ISSN: 22383905
  • 2013, José Messildo Viana Nunes, Saddo Ag Almouloud , Argumentação no Ensino da Matemática: perspectiva metodológica, ISSN: 19803141
  • 2013, José Messildo Viana Nunes, Saddo Ag Almouloud , O modelo de Toulmin e a análise da prática da argumentação em matemática, ISSN: 19833156
  • 2013, Carlos Alberto Gaia, RENATO BORGES GUERRA, José Messildo Viana Nunes , Educação do Campo como Pressuposto Basilar para o Processo Indutor de Desenvolvimento Local, ISSN: 18095208

Publicação em Eventos (21)

  • 2017, Matos, F. C. ; NUNES, José Messildo Viana, Um Histórico Epistemológico das Matrizes, XII Seminário Nacional de História da Matemática, Trabalho Completo
  • 2016, SILVA, N. S. M. ; NUNES, José Messildo Viana, Estudo sobre Medidas e Grandezas com ênfase no comprimento, Encontro Nacional de Didática da Geometria e das Grandezas e Medidas, Trabalho Completo
  • 2015, Guilherme Motta, José Messildo Viana Nunes, Construção da Noção de Raciocínio Combinatório no Ciclo de Alfabetização: Análise Praxeológica, X Encontro Paraense de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2015, Juliana Santiago de Lima, José Messildo Viana Nunes, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: um desafio para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, X Encontro Paraense de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2014, Ana Elisabeth Dias Pereira, Sandra Maria Sales Pereira, José Messildo Viana Nunes, Aprendizagem Significativa nos Anos Iniciais: trajetória de uma atividade de pesquisa investigativa, 5° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, Trabalho Completo
  • 2014, Raquel Rêgo, José Messildo Viana Nunes, Investigação em Didática da Matemática: o ensino de álgebra básica, Seminário de Cognição e Educação Matemática, Resumo
  • 2014, Emanuel Nogueira de Souza, José Messildo Viana Nunes, Formaçâo Continuada e Criatividade na Prática Docente de Matemática, VII Coloquio Internacional sobre Ensinanza de Las Matemáticas, Trabalho Completo
  • 2013, Carlos Evaldo dos Santos da Silva, Marcia Cristina Nascimento da Silva, José Messildo Viana Nunes, IX Encontro Paraense de Educação Matemática, IX Ensontro Paraense de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Alex Bruno dos Santos, José Messildo Viana Nunes, Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática no Ensino de Equações do primeiro Grau, VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Amanda Moura da Rocha, Alessandro Aguiar, Euzirene Leão, José Messildo Viana Nunes, Construindo Aulas de Simetria com Auxílio de Situações Didáticas, VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Amanda Rocha, Gaudêncio Júnior, Alessandro Aguiar, José Messildo Viana NUnes, Construindo Aulas de Simetria com Auxílio de Situações Adidáticas, VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Alex Bruno Carvalho dos santos, George Christ Caraveo da Silva, José Messildo Viana Nunes, Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática no Ensino das Equações do Segundo Grau, VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Gaudêncio Júnior, Amanda Rocha, Alessandro Aguiar, Denira Costa, José Messildo Viana Nunes , Aprendizagem Significativa e Sistemas de Base: o jogo de base 5 como Organizador Prévio, VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Gaudêncio Almeida Costa Junior, Amanda Moura da Rocha, Alessandro Aguiar, Denira Mescouto da Costa, José Messildo Viana Nunes, Aprendizagem Significativa e Sistemas de Base: O Jogo de Base 5 como Organizador Prévio, VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Elisângela Melo, José Messildo Viana Nunes, Marcos Marques Formigosa, Roseane Justino Barbosa Coutinho, O Programa Etnomatemática e a interconecção entre (com) as tendências da Educação Matemática, VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Elisângela Aparecida Pereira de Melo – Marcos Marques Formigosa - Roseane Justino Barbosa Coutinho - José Messildo Viana Nunes, O Programa Etnomatemática e a interconecção entre (com) as tendências da Educação Matemática, VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Emanuel Nogueira de Souza, José Messildo Viana Nunes, Janeisi de Lima Meira, Criatividade e Prática Docente de Matemática, IX Ensontro Paraense de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2013, Emanuel Nogueira de Souza, José Messildo Viana Nunes, Formação Continuada e Criatividade na Prática Docente de Matemática, VII Colóquio Internacional Sobre Ensinanza de las Matemáticas, Trabalho Completo
  • 2013, Júlio César Lobato, José Messildo Viana Nunes, A abordagem da História da Matemática em Livros Didáticos: o caso da Geometria Plana, II Colóquio de Matemática da Região Norte, Resumo
  • 2012, José Messildo Viana Nunes, Aprendizagem Significativa E História Da Matemática: possibilidades de articulações, 4º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, Trabalho Completo
  • 2012, José Messildo Viana Nunes, ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: INDÍCIOS DE IMPLEMENTAÇÃO, 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (10)

  • 2022, Percurso de Estudo e Pesquisa: o caso da álgebra linear, Percursos de Estudo e Pesquisa a Luz da Teoria Antropológica do Didático: fundamentos teórico-metodológicos para a formação, Fernando Cardoso de Matos, José Messildo Viana Nunes, José Carlos de Souza Pereira
  • 2021, Analise do livro didático da educação básica: conteúdo de Estatística e Probabilidade, e o documento normatico da rede do Ensino do Brasil, A BNCC no fazer docente: proposta de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infanti ao ensino Fundamental, Vera Débora Maciel Vilhena, José Messildo Viana Nunes
  • 2020, Noções de estatística os estudantes dos anos iniciais: articulações e representações de tabelas e gráficos num contexto interdisciplinar, Ensino da matemática: ressignificando o ensinar e o aprender na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, Roberta Teófilo de Araújo, Guilherme Motta de Moraes, José Messildo Viana Nunes
  • 2020, Uma Organização Didático-Matemática para o ensino de área de figura plana com uso da realidade aumentada, Educação em Ciências e Matemática na Amazônia: percursos formativos, saberes e prática, BRAGA, KAYLA ROCHA, José Messildo Viana Nunes
  • 2020, Ensino e aprendizagem sobre Teoria dos Números: Debates e discussões, Série Educar - Volume 27 Matemática, Edmilson Pereira, José Messildo Viana Nunes
  • 2019, REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E AS FRAÇÕES, As Diversidades de Debates na Pesquisa em Matemática, Matos, Fernando Cardoso de, Pereira, Jose Carlos de Souza, José Messildo Viana Nunes
  • 2018, Noções da Teoria Antropológica do Didático na Elaboração de um Modelo Epstemológico Alternativo, Teoria Antropológica do Didático: princípios e fundamentos, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Análise praxeológica do conhecimento matemático-didático do professor: O caso do multisseriado, Epistemologias e processos formativos em ciências e matemática, Reginaldo da Silva, José Messildo Viana Nunes, RENATO BORGES GUERRA
  • 2014, Argumentação no Ensino de Matemática: Uma Nova Perspectiva, Metodologia e Processos Formativos em Ciências e Matemátic, José Messildo Viana Nunes
  • 2013, Amazônia em Diálogos: da formação às práticas docentes na Educação Básica, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: reflexões sobre a experiênc ia de uma Escola da Região Amazônica, Carlos Alberto Gaia, José Paulo Gaia Assunçãó, José Messildo Viana Nunes

Livros (8)

  • 2022, Percursos de Estudo e Pesquisa a Luz da Teoria Antropológica do Didático: fundamentos teórico-metodológicos para a formação, Afonso Henriques, José Messildo Viana Nunes, Luiz Marcio Santos Farias, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud
  • 2022, Portfólio Didático: Dispositivo Metodológico-Didático Para O Ensino De Noções De Estatística E Probabilidade Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental, VILHENA, VERA DEBORA MACIEL, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes
  • 2021, Competências Multiplicativas em Situações de Multiplicação e Divisão, Jorge Williams Cunha Ferreira, José Messildo Viana Nunes, Reginaldo da Silva
  • 2021, A Gamificação no Ensino de Matemática, Saul Rodrigo da Costa Barreto, Deusarino Oliveira Almeida Junior, José Messildo Viana Nunes
  • 2019, A Noção de Raciocínio Combinatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Teoria Antropológica do Didático, Guilherme Motta de Moraes, PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA, José Messildo Viana Nunes
  • 2018, A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: princípios e fundamentos, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes
  • 2017, Razão de Ser da Educação Financeira na Escola Básica, Alexandre Vinícios Campus Dasmasceno, Cleonilda Batista Damasceno, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Tarefas com Equações do Primeiro Grau na Perspectiva da Resolução de Sistemas Lineares, Fernando Cardoso de Matos, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes

Participações em Bancas de Cursos (183)

  • 2022, Dissertação de Mestrado O PENSAMENTO ALGEBRICO MEDIADO PELO JOGO DE CARTAS RFP, MAICO TAILON SILVA DA SILVA
  • 2022, Tese Doutorado CRIACOES DIDATICAS: UM ESTUDO SOBRE OS MATERIAIS DIDATICOS ALTERNATIVOS EM PESQUISAS EM NIVEL DE MESTRADO E DOUTORADO NO BRASIL NO PERIODO DE 2010 A 2020., WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE
  • 2022, Dissertação de Mestrado MODELIZACAO DE ORGANIZACOES PRAXEOLOGICAS DE SISTEMA DE NUMERACAO DECIMAL: ENSINO DE SOMA E SUBTRACAO ARITMETICA UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMACAO SCRATCH., NAUM DE JESUS SERRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado NOCOES DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NA CONSTRUCAO DE UM PORTFOLIO COMO DISPOSITIVO DIDATICO, VERA DEBORA MACIEL VILHENA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O CAMPO MULTIPLICATIVO NO AMBITO INSTITUCIONAL: DAS PRAXEOLOGIAS SABIAS AS ENSINADAS., JORGE WILLIAMS CUNHA FERREIRA
  • 2021, Tese Doutorado EDUCACAO MATEMATICA E SUAS TEORIAS EM DESENVOLVIMENTO: perspectivas e articulacoes, a luz dos programas de pesquisas Lakatosiano., ALINE MIRANDA DA SILVA
  • 2019, Tese Doutorado MEMORIA DIDATICA NUMA PERSPECTIVA NARRATIVA: a historia de vida de um professor pesquisador da area da Educacao Matematica, GILVANA BEZERRA DE SOUSA
  • 2019, Qualificação de Doutorado Professores pesquisadores de matematica: Uma intersecao entre a producao de conhecimento e a pratica social, CARLOS ALBERTO NOBRE DA SILVA
  • 2019, Tese Doutorado CONTROVERSIAS SOCIOCIENTIFICAS NO ENSINO DE CIENCIAS:USOS DA ARGUMENTACAO NO CASO DO ACAI TRANSGENICO NAAMAZONIA, GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS PEREIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado SEQUENCIA DE ATIVIDADES COM ENFOQUE EM REPRESENTACOES DINAMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO ENSINO DE SEMELHANCA DE TRIANGULOS, CLARA ALICE FERREIRA CABRAL
  • 2018, Qualificação de Mestrado O USO DO GENERO TEXTUAL HISTORIAS EM QUADRINHOS PARA O ESTUDO DA MEDIA ARITMETICA, CARLOS ALEX BARRETO DE QUEIROZ
  • 2018, Dissertação de Mestrado Modelagem Matematica: Uma compreensao a partir da nocao do Modelo Praxeologico Estendido, CLAUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPIRITO SANTO
  • 2018, Qualificação de Doutorado Modelo teorico-metodologico aplicado na analise das memorias didaticas de um professor-pesquisador em educacao matematica na perspectiva de historia de vida, GILVANA BEZERRA DE SOUSA
  • 2018, Dissertação de Mestrado ARTICULACAO ENTRE CONHECIMENTOS MATEMATICO E DIDATICO DO PROFESSOR, ALCIRLEY RODRIGUES COSTA
  • 2018, Qualificação de Mestrado ARGUMENTACAO NO ENSINO DE CIENCIAS: Padroes argumentativos de estudantes do Ensino Medio sobre Fisiologia Animal., FELIPE FARIAS PANTOJA
  • 2018, Dissertação de Mestrado ARGUMENTACAO NO ENSINO DE CIENCIAS: Padroes argumentativos de estudantes do Ensino Medio sobre Fisiologia Animal, ERIVANDRO DO CARMO TAVARES
  • 2018, Dissertação de Mestrado ARTICULACAO DO SABER ENTRE CONHECIMENTOS MATEMATICO-DIDATICO DO PROFESSOR, ALCIRLEY RODRIGUES COSTA
  • 2018, Tese Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
  • 2018, Tese Doutorado A AVALIACAO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMATICA: UMA METANALISE A PARTIR DE TESES BRASILEIRAS, JOSE AURIMAR DOS SANTOS ANGELIM
  • 2018, Dissertação de Mestrado MODELAGEM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA CRIANCA, LILIA CRISTINA DOS SANTOS DINIZ ALVES
  • 2018, Qualificação de Mestrado CONSTITUICAO E DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTACAO NO ENSINO DE CIENCIAS: POSSIBILIDADES DE ALUNOS DO ENSINO MEDIO SOBRE FISIOLOGIA ANIMAL, ERIVANDRO DO CARMO TAVARES
  • 2018, Qualificação de Doutorado Modelagem Matematica: uma Organizacao Praxeologica Complexa, GLEISON DE JESUS MARINHO SODRE
  • 2017, Qualificação de Mestrado MODELAGEM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA CRIANCA, LILIA CRISTINA DOS SANTOS DINIZ ALVES
  • 2017, Qualificação de Mestrado SINGWRITING E MATEMATICA: A Escrita de Sinais da Linguagem da Matematica na Lexicografia, JOSÉ SINÉSIO TORRES GONÇALVES FILHO
  • 2017, Qualificação de Doutorado ENTRE VIAGENS E VIAJANTES: compreendendo sentidos de experiencia para licenciados em Matematica no contexto do Estagio Curricular Supervisionado, ROSELI ARAUJO BARROS
  • 2017, Dissertação de Mestrado MEDIDA DE COMPRIMENTO: Uma Sequencia Didatica na Perspectiva da Grandeza e Medida, NAZARE DO SOCORRO MORAES DA SILVA
  • 2017, Dissertação de Mestrado OS NUMEROS PRIMOS E A CONSTITUICAO DO M.M.C e M.D.C, ROBERTO DA SILVA NUNES
  • 2017, Dissertação de Mestrado A COMPREENSAO DE EXPRESSOES ALGEBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, ROUZICLAYDE CASTELO BARATA
  • 2017, Qualificação de Doutorado UM ESTUDO DE INSPIRACAO WITTGENSTEINIANA SOBRE A UTILIZACAO DOS GESTOS OSTENSIVOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMATICOS, MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA
  • 2017, Dissertação de Mestrado RESOLUCAO DE EQUACOES DO 1º GRAU: UM MODELO EPISTEMOLOGICO DE REFERENCIA, MAYSA DA SILVA LEITE ALMEIDA
  • 2017, Dissertação de Mestrado TECNICAS ARGUMENTATIVAS ATRAVES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM CURSO DE FERIAS, TAIZE BORGES SOUSA
  • 2017, Qualificação de Mestrado Ensino de equacoes do primeiro grau baseado em modelo epistemologico dos inteiros modulo p., MAYSA DA SILVA LEITE ALMEIDA
  • 2017, Qualificação de Doutorado AVALIACAO DAS APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMATICA EM TESES BRASILEIRAS: Um Estudo de Compilacao dos Saberes Avaliativos, JOSE AURIMAR DOS SANTOS ANGELIM
  • 2017, Dissertação de Mestrado LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA DA UEPA: Saberes matematicos e praticas pedagogicas, ALINE DA SILVA LIMA
  • 2017, Dissertação de Mestrado LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA DA UEPA: Saberes matematicos e praticas pedagogicas, ALINE DA SILVA LIMA
  • 2017, Dissertação de Mestrado O MATERIAL MANIPULAVEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS NOCOES BASICAS DE GEOMETRIA ANALITICA A UM ALUNO COM CEGUEIRA, LUCELIA VALDA DE MATOS CARDOSO
  • 2017, Dissertação de Mestrado O MATERIAL MANIPULAVEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS NOCOES BASICAS DE GEOMETRIA ANALITICA A UM ALUNO COM CEGUEIRA, LUCELIA VALDA DE MATOS CARDOSO
  • 2017, Qualificação de Mestrado MEDIDA DE COMPRIMENTO: Uma Sequencia Didatica na Perspectiva da Teoria das Situacoes Didaticas, NAZARE DO SOCORRO MORAES DA SILVA
  • 2017, Qualificação de Mestrado O USO DO DINHEIRO COMO RECURSO SUSTENTAVEL: Uma reflexao para a educacao financeira cidada, IRAN ABIB VALENTE DA SILVA
  • 2017, Dissertação de Mestrado O USO DO DINHEIRO COMO RECURSO SUSTENTAVEL: Uma reflexao para a educacao financeira cidada, IRAN ABIB VALENTE DA SILVA
  • 2017, Dissertação de Mestrado PRATICAS INVESTIGATIVAS E WEBQUEST: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informacao para alem do paradigma do exercicio, MARIA JOSÉ LOPES DE ARAÚJO
  • 2017, Dissertação de Mestrado Práticas Investigativas e Webquest: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informação para além do paradigma do exercício, France Fraiha Martins, Narciso das Neves Soares, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, José Messildo Viana Nunes
  • 2017, Tese Doutorado A pratica de ensino como uma trajetoria de formacao docente doprofessor de matematica, FLAVIO NAZARENO ARAUJO MESQUITA
  • 2017, Tese Doutorado ALTERACOES E RECOMBINACOES PRAXEOLOGICAS REVELADAS POR PROFESSORES DE MATEMATICA DO ENSINO BASICO EM FORMACAO CONTINUADA: a partir de um modelo epistemologico alternativo para o ensino da algebra escolar, JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA
  • 2017, Tese Doutorado PRAXEOLOGIAS E MODELOS PRAXEOLOGICOS INSTITUCIONAIS: O CASO DA ALGEBRA LINEAR, FERNANDO CARDOSO DE MATOS
  • 2017, Tese Doutorado A INVARIAVEL PRATICA DA REGRA DE TRES NA ESCOLA, DENIVALDO PANTOJA DA SILVA
  • 2017, Tese Doutorado PRAXEOLOGIAS E MODELOS PRAXEOLOGICOS INSTITUCIONAIS: O CASO DA ALGEBRA LINEAR, FERNANDO CARDOSO DE MATOS
  • 2017, Qualificação de Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
  • 2017, Qualificação de Mestrado TECNICAS ARGUMENTATIVAS DE LICENCIANDOS ATRAVES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM CURSO DE FERIAS, TAIZE BORGES SOUSA
  • 2017, Dissertação de Mestrado Contribuições dos Jogos para Ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas histórica atual, Iran Abreu Mendes, Miguel Chaquiam, João Claudio Brandemberg Quaresma, Maria José de Freitas Mendes, José Messildo Viana Nunes
  • 2017, Dissertação de Mestrado CONTRIBUICAO DOS JOGOS PARA ENSINAR ALGEBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Perspectivas Historica e Atual, AMANDA MOURA DA ROCHA
  • 2017, Dissertação de Mestrado Saberes e Fazeres de Pescadores de Caranguejo de São Caetano de Odivelas/PA: uma abordagem etnomatemática, Erasmo Borges de Souza Filho, Osvaldo dos Santos Barros, José Messildo Viana Nunes
  • 2017, Qualificação de Doutorado Praxeologias e Modelos Praxeológicos Institucionais: o caso da álgebra linear, RENATO BORGES GUERRA, Iran Abreu Mendes, Miguel Chaquiam, Saddo Ag Almouloud, José Messildo Viana Nunes
  • 2017, Dissertação de Mestrado SABERES E FAZERES DE PESCADORES DE CARANGUEJO DE SAO CAETANO DE ODIVELAS/PA: Uma abordagem etnomatematica, RONNY GLEYSON MACIEL DE MORAES
  • 2017, Qualificação de Mestrado Sequencia didatica para o calculo do MDC e MMC, ROBERTO DA SILVA NUNES
  • 2016, Monografia de Graduação Minhas vivências com a educação especial: algumas discussões acerca do processo de inclusão de alunos com CEE, Elielson Ribeiro de Sales, Amanda Queiroz Moura, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado A leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática, Elielson Ribeiro de Sales, Ruth Daisy Capistrano de Souza, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, O Ensino de Funções Trigonométricas por Atividades, Pedro Franco de Sá, Fábio José da Costa Alves, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Práticas Investigativas e Tecnologias digitais na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino sobre o tratamento da informação para além do paradigma do exercício, France Fraiha Martins, Narciso das Neves Soares, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado Saberes Docentes na Licenciatura em Matemática acerca do ensino de Derivada, João Claudio Brandemberg Quaresma, Maria José de Freitas Mendes, Pedro Franco de Sá, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Tese Doutorado Alterações e Recombinações Praxeológicas Reveladas por Professores de Matemática do Ensino Básico Em Formação Continuada: a partir de um modelo epistemológico alternativo para o ensino da álgebra, Roberto Carlos Dantas Andrade, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud, Elielson Ribeiro de Sales, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado ORGANIZACOES MATEMATICAS NOS LIVROS DIDATICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DA NOCAO DE RACIOCINIO COMBINATORIO, GUILHERME MOTTA DE MORAES
  • 2016, Tese Doutorado Novas Pedagogias e Educação Matemática, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, José Moysés Alves, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Leandro Klineyder Gomes de Freitas, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Qualificação de Doutorado Contexto Político Curricular do Ensino de Ciências na Frágil Modernidade Amapaense (1943-1961), Eduardo Paiva Pontes Vieira, José Jerônimo de Alencar Alves, Licurgo Peixoto de Brito, Jônatas Barros e Barros, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado A CALCULADORA CIENTIFICA NA TRANSICAO DE ARTEFATO AINSTRUMENTO: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA, MARIO ALEXANDRE DE SOUSA JUNIOR
  • 2016, Qualificação de Doutorado ALTERACOES E RECOMBINACOES PRAXEOLOGICAS REVELADAS POR PROFESSORES DE MATEMATICA DO ENSINO BASICO EM FORMACAO CONTINUADA: a partir de um modelo epistemologico alternativo para o ensino de algebra, JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA
  • 2016, Qualificação de Doutorado PRAXEOLOGIAS E MODELOS PRAXEOLOGICOS INSTITUCIONAIS: O CASO DA ALGEBRA LINEAR, FERNANDO CARDOSO DE MATOS
  • 2016, Dissertação de Mestrado Organizações Matemáticas nos Livros Didáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório, Elielson Ribeiro de Sales, Carlos Alberto Miranda Pinheiro, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado Concepções de Professores de Matemática em Formação Continuada: o uso de materiais didáticos, Elielson Ribeiro de Sales, Márcio Lima do Nascimento, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Tese Doutorado Práticas Sócio Culturais Xerente: contribuições matemáticas para as ações docentes do ser indígina professor, Iran Abreu Mendes, Tadeu Oliver Gonçalves, Carlos Aldemir Farias da Silva, Jane Felipe Beltrão, Eduardo Sebastiani Ferreira, José Ricardo e Souza Mafra, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Tese Doutorado A TERAPIA DE WITTGENSTEIN E O ENSINO DE ALGEBRA, VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR
  • 2016, Tese Doutorado Estudando o Obstáculo Didático sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático, RENATO BORGES GUERRA, José Luiz Magalhães de Freitas, Elielson Ribeiro de Sales, Saddo Ag Almouloud, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Tese Doutorado As Práticas Leitoras e Comunicativas: a significação do ensino vivenciado por licenciados em matemática em processo de iniciação a docência, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ocsana Sônia Danyluk, Lênio Fernandes Levy, Elielson Ribeiro de Sales, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Qualificação de Doutorado O QUE TESES DE DOUTORADO BRASILEIRAS DIZEM SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR EDUCADOR AMBIENTAL (2005 - 2016), PATRICIA DE NAZARE DOS REIS SEGTOWICH
  • 2016, Qualificação de Doutorado O QUE DIZEM TESES DE DOUTORADO BRASILEIRAS SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR EDUCADOR AMBIENTAL, ENTRE OS ANOS DE 2005-2014, PATRICIA DE NAZARE DOS REIS SEGTOWICH
  • 2016, Tese Doutorado Praticas com Matemáticas no Contexto da Educação do Campo, RENATO BORGES GUERRA, Reginaldo da Silva, Miguel Chaquiam, Elielson Ribeiro de Sales, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Monografia de Graduação História em Quadrinhos Motivadora de Aprendizagem Significativa em Matemática, wellington Evangelista Duarte, Elielson Ribeiro de Sales, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Qualificação de Mestrado A COMPREENSAO DE EXPRESSOES ALGEBRICAS NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN, ROUZICLAYDE CASTELO BARATA
  • 2016, Monografia de Especialização História e Tecnologia: uma proposta para o ensino de Geometria Analítica na Educação Básica, Sebastião Martins Siqueira Cordeiro, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Monografia de Especialização O Software Geogebra 5.0 como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Áreas de Prismas e Pirâmides Regulares, Suellen Cristina Arruda, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Monografia de Especialização Confecção Matemática do Matapi nas Ilhas de Abaetetuba, Osvaldo dos Santos Barros, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado Dos Sacamuelas aos Cirurgiões Dentistas: A Institucionalização do Ensino Odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará (1911-1920), José Jerônimo de Alencar Alves, Ruy Guilherme Castro de Almeida, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Qualificação de Doutorado A compreensão da resolução de sistemas lineares por alunos de computação mediada pelo geogebra, Saddo Ag Almouloud, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Barbara Lutaif Bianchini, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado CONCEPCOES DE PROFESSORES DE MATEMATICA EM FORMACAO CONTINUADA: O USO DOS MATERIAIS DIDATICOS, WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE
  • 2016, Dissertação de Mestrado Estatística nos Anos Iniciais: Um estudo dos Saberes docentes na formação inicial de professores que ensinam Matemática, Elizabeth Gomes Souza, Josete Leal Dias, Ricardo Mafra, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE GEOMETRIA ANALITICA A DEFICIENTES VISUAIS: UMA EXPERIENCIA COM MATERIAIS MANIPULAVEIS, LUCELIA VALDA DE MATOS CARDOSO
  • 2016, Dissertação de Mestrado O Ensino de Geometria Analítica a Deficientes Visuais: uma experiência com materiais manipuláveis, Elielson Ribeiro de Sales, Ruth Daisy Capistrano de Souza, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado Atividades com a calculadora na construção de conhecimentos dos graduandos no primeiro semestre de engenharia, Elielson Ribeiro de Sales, Talita Carvalho Silva de Almeida, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Tese Doutorado NOVAS PEDAGOGIAS E EDUCACAO MATEMATICA, ROBSON ANDRE BARATA DE MEDEIROS
  • 2016, Qualificação de Mestrado ATIVIDADES COM A CALCULADORA NA CONSTRUCAO DE CONHECIMENTOS DOS GRADUANDOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE ENGENHARIA, MARIO ALEXANDRE DE SOUSA JUNIOR
  • 2016, Qualificação de Mestrado SABERES MATEMATICOS NA FORMACAO DE PROFESSORES INDIGENAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A FORMACAO E A PRATICA PEDAGOGICA DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA DA UEPA, ALINE DA SILVA LIMA
  • 2016, Tese Doutorado Sistema Xerente de Educacao Matematica: negociacoes entre praticas socioculturais e comunidades de pratica , ELISANGELA APARECIDA PEREIRA DE MELO
  • 2016, Dissertação de Mestrado A Inserção dos Jogos no Ensino de Matemática: contribuições à atuação de professores no ensino de álgebra para os anos iniciais, Maria José Ferreira da Silva, Iran Abreu Mendes, Miguel Chaquiam, João Claudio Brandemberg Quaresma, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado A institucionalizacao do ensino odontologico na Escola Livre de Odontologia do Para: dos “sacamuelas” aos cientificistas (1911-1920), MARCELINO CARMO DE LIMA
  • 2016, Dissertação de Mestrado EDUCACAO MATEMATICA E EDUCACAO ESPECIAL: REFLEXOES SOBRE OS RELATOS DE EXPERIENCIAS DOCENTES DE PROFESSORES DE MATEMATICA, KAREM KEYTH DE OLIVEIRA MARINHO
  • 2016, Qualificação de Mestrado A insercao dos jogos no ensino de matematica: Contribuicoes a atuacao de professores no ensino de algebra para os anos iniciais, AMANDA MOURA DA ROCHA
  • 2016, Tese Doutorado Estudando o obstaculo didatico sob a otica da teoria antropologica do didatico, WERVENTON DOS SANTOS MIRANDA
  • 2016, Dissertação de Mestrado Educação Matemática e Educação Especial: Reflexões sobre experiências docentes de professores de Matemática, Elielson Ribeiro de Sales, Antônio Ivan Ruiz Chaveco, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Dissertação de Mestrado Saberes matemáticos na formação de professores indigenas: um estudo comparativo entre a formação e a prática pedagógica dos cursos de licenciatura intercultural indígena da UEPA, Erasmo Borges de Souza Filho, Osvaldo dos Santos Barros, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Qualificação de Mestrado A Compreensão de Expressões Algébricas na Filosofia da Linguagem de Wittgenstein, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Tese Doutorado Praticas com Matematicas na Educacao do Campo: O Caso da Reducao a Unidade na Casa Escola da Pesca, CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNÇÃO
  • 2016, Monografia de Graduação HISTORIASEMQUADRINHOS: RECURSO MOTIVADOR DEAPRENDIZAGEMSIGNIFICATIVA EM MATEMATICA, SARAH FERNANDA MACHADO MENDES
  • 2016, Dissertação de Mestrado SABERES ESTATISTICOS MOBILIZADOS NA FORMACAO DOCENTE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELVYS WAGNER FERREIRA DA SILVA
  • 2016, Qualificação de Doutorado Usos da argumentacao nas controversias sociocientificas no ensino de ciencias: o caso simulado do acai transgenico na Amazonia, GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS PEREIRA
  • 2016, Tese Doutorado QUAL O SENTIDO DE ESTUDAR MATEMATICA NA ESCOLA? O QUE DIZEM PROFESSORES E ALUNOS, PAULO VILHENA DA SILVA
  • 2016, Dissertação de Mestrado A LEITURA TATIL E OS EFEITOS DA DESBRAILIZACAO EM AULAS DE MATEMATICA, MARCOS EVANDRO LISBOA DE MORAES
  • 2016, Dissertação de Mestrado Tranposição Didática no Ensino de Função Afim para Educação de Jovens e Adultos, Saddo Ag Almouloud, Marilena Bittar, Gladys Denise Wieleski, Armando Tradi Junior, José Messildo Viana Nunes
  • 2016, Qualificação de Mestrado Praticas investigativas e tecnologias digitais na formacao continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino sobre tratamento da informacao para alem do paradigma do exercicio, MARIA JOSÉ LOPES DE ARAÚJO
  • 2015, Qualificação de Doutorado Um Percurso de Estudo e Formação Pessoal Docente ? uma Análise do Problema Praxiológico de um Professor de Matemática, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud, Gilberto Emanuel Reis Vogado, Iran Abreu Mendes, Reginaldo da Silva, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Qualificação de Doutorado Praxiologia com Matemática: a prática da regra de três, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud, Iran Abreu Mendes, Reginaldo da Silva, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Tese Doutorado Práticas com Matemáticas no Contexto da Educação do Campo: O Caso da Redução à Unidade nas Praxeologias da Casa Escola da Pesca, RENATO BORGES GUERRA, Francisco Hermes Santos da Silva, Iran Abreu Mendes, Luiz Carlos Pais, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Dissertação de Mestrado Interdisciplinaridade na Perspectiva da Pedagogia da Investigação: o caso da Licenciatura Integrada em Educação, Ciências, Matemática e Linguagem, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ana Cledina Rodrigues Monteiro, Elielson Ribeiro de Sales, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Qualificação de Mestrado A ESCOLA LIVRE DE ODONTOLOGIA COMO AGENTE DE MUDANCA NA PRATICA ODONTOLOGICA NO PARA (1914-1920), MARCELINO CARMO DE LIMA
  • 2015, Qualificação de Mestrado A ESCOLA LIVRE DE ODONTOLOGIA COMO AGENTE DE MUDANCA NA PRATICA ODONTOLOGICA NO PARA (1914-1920), MARCELINO CARMO DE LIMA
  • 2015, Qualificação de Mestrado ORGANIZACOES MATEMATICAS NOS LIVROS DIDATICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o caso da nocao de raciocinio combinatorio, GUILHERME MOTTA DE MORAES
  • 2015, Qualificação de Mestrado PESCADORES DE CARANGUEJO DE SAO CAETANO DE ODIVELAS/PA E A SALA DE AULA, DESCOBERTAS ETNOMATEMATICAS, RONNY GLEYSON MACIEL DE MORAES
  • 2015, Tese Doutorado Investigando o Efeito do Deslocamento do Olhar: implicações para o princípio da atenção dividida, Danilo Teixeira Alves, Cesar Alexis Galera, José Maria Filardo Bassalo, Luiz Carlos de Lima Silveira, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Tese Doutorado Qual o sentido de estudar matemática na escola? Uma pesquisa com alunos de classes trabalhadoras, RENATO BORGES GUERRA, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Alessandra Arce Hai, Nadja Mara Amilibia Hermann, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Qualificação de Mestrado CONCEPCOES DE PROFESSORES DE MATEMATICA EM FORMACAO CONTINUADA: o uso dos materiais didaticos, WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE
  • 2015, Tese Doutorado O Conhecimento sobre os Números Primos: Uma Investigação Entre Estudantes de Licenciatura em Matemática, Saddo Ag Almouloud, Cileda de Queiros e Silva Coutinho, Gerson Pastre de Oliveira, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Qualificação de Doutorado Multiculturalismo e o ensino de matemática: uma crítica à valorização da fragmentação do conhecimento matemático em detrimento de sua universalidade, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, José Moysés Alves, José Roberto Boettger Giardinetto, Newton Duarte, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Qualificação de Doutorado QUAL O SENTIDO DE ESTUDAR MATEMATICA NA ESCOLA? O QUE DIZEM PROFESSORES E ALUNOS, PAULO VILHENA DA SILVA
  • 2015, Qualificação de Doutorado MULTICULTURALISMO E O ENSINO DE MATEMATICA: UMA CRITICA A VALORIZACAO DA FRAGMENTACAO DO CONHECIMENTO MATEMATICO EM DETRIMENTO DE SUA UNIVERSALIDADE, ROBSON ANDRE BARATA DE MEDEIROS
  • 2015, Qualificação de Doutorado Investigando o efeito de deslocamento do olhar: Implicacoes para o principio da atencao dividida, NELSON PINHEIRO COELHO DE SOUZA
  • 2015, Tese Doutorado INVESTIGANDO O EFEITO DO DESLOCAMENTO DO OLHAR: implicacoes para o Principio da Atencao Dividida, NELSON PINHEIRO COELHO DE SOUZA
  • 2015, Qualificação de Mestrado Surdez, bilinguismo e educacao matematica: um (novo?) objeto de pesquisa na educacao de surdos, EDSON PINHEIRO WANZELER
  • 2015, Qualificação de Mestrado A leitura tatil e a negacao dela: Efeitos da desbrailizacao, MARCOS EVANDRO LISBOA DE MORAES
  • 2015, Qualificação de Doutorado COM MATEMATICA: A PRATICA DA REGRA DE TRES, DENIVALDO PANTOJA DA SILVA
  • 2015, Tese Doutorado ECOLOGIA DO SABER: o ensino de limite no curso de engenharia, JOSE AUGUSTO NUNES FERNANDES
  • 2015, Qualificação de Doutorado Praticas com Matematicas no Contexto da Educacao do Campo: o caso da reducao a unidade nas praxeologias da Escola da Pesca, CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNÇÃO
  • 2015, Qualificação de Mestrado OS SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM MATEMATICAACERCA DO CONCEITO E ENSINO DE DERIVADA, STEPHANY GLAUCIA DE OLIVEIRA PAULO
  • 2015, Qualificação de Doutorado Um Percurso de Estudo e Formacao Pessoal Docente - Uma Analise do Problema Praxeologico de um Professor de Matematica, FLAVIO NAZARENO ARAUJO MESQUITA
  • 2015, Tese Doutorado Inter(ações) no Ambiente de Modelagem Matemática na Perspectiva da Teoria da Atividade de Engestron, Francisco Hermes Santos da Silva, Adilson Oliveira do Espirito Santo, Maria Isaura de Albuquerque Chaves, Elizabethe Gomes Souza, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Qualificação de Doutorado Ecologia do Saber: o ensino de limite em um curso de engenharia, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud, Luiz Carlos Pais, João Claudio Brandemberg Quaresma, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Dissertação de Mestrado Surdez, bilinguismo e Educação Matemática: um (novo) objeto de pesquisa na educação de surdos, Ivanete Maria Barroso Moreira, Elielson Ribeiro de Sales, Lulu Healy, José Messildo Viana Nunes
  • 2015, Dissertação de Mestrado A Geometria das Pinturas Corporais e o Ensino da Geometria: um estudo da escola indígina Warara-awa Assuriní-PA, Erasmo Borges de Souza Filho, Osvaldo dos Santos Barros, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Qualificação de Mestrado INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCACAO EM CIENCIAS, MATEMATICA E LINGUAGEM, ALINE MIRANDA DA SILVA
  • 2014, Qualificação de Doutorado INTER(ACOES) NO AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMATICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ENGESTRON, ROBERTA MODESTO BRAGA
  • 2014, Tese Doutorado Aprendizagem Docente e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática Investigação de Experiências Colaborativas no Contexto da Amazônia Paraense, RENATO BORGES GUERRA, Iran Abreu Mendes, Tadeu Oliver Gonçalves, Dario Fiorentini, Rosália Maria Ribeiro de Aragão, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Tese Doutorado A Relação do Professor com o Saber Matemático e os Conhecimentos Mobilizados em sua Prática, RENATO BORGES GUERRA, José Luiz Magalhães de Freitas, Tadeu Oliver Gonçalves, José Ronaldo Melo, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Dissertação de Mestrado Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática Sobre o Ensino de Equações do Primeiro Grau, Roberto Carlos Dantas Andrade, RENATO BORGES GUERRA, Miguel Chaquiam, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Monografia de Graduação Uso de Material Didatico Alternativo: O material dourado como recurso no ensino de matematica., CHARLES AVELAR PAIXAO
  • 2014, Monografia de Graduação Uma trajetoria de estudo: Do primaria a grduacao, SONIA MARIA BRABO DA SILVA
  • 2014, Dissertação de Mestrado Consepções de Significado: Implicações no Ensino da Matemática na Alfabetização, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Cristiane Maria Cornélia Gottschalk, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Monografia de Graduação Projeto o Círculo da Matemática do Brasil: Impactos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Emilia Pimenta Oliveira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Qualificação de Mestrado CONCEPCOES DE SIGNIFICADO: IMPLICACOES NO ENSINO DA MATEMATICA NA ALFABETIZACAO, CARLOS EVALDO DOS SANTOS SILVA
  • 2014, Monografia de Graduação PROJETO “O CIRCULO DA MATEMATICA DO BRASIL”: RELATOS DE EXPERIENCIA DE UM EDUCADOR ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VICTOR RODRIGUES RIBEIRO
  • 2014, Dissertação de Mestrado Modelo Epistemológico Referência: Tarefa Intermediária, Roberto Carlos Dantas Andrade, RENATO BORGES GUERRA, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Qualificação de Doutorado ECOLOGIA DO SABER: o ensino de limite no curso de engenharia, JOSE AUGUSTO NUNES FERNANDES
  • 2014, Tese Doutorado A Relacao do Professor com o Saber Matematico e os Conhecimentos Mobilizados em sua Pratica, ITAMAR MIRANDA DA SILVA
  • 2014, Qualificação de Doutorado O Conhecimento sobre os Números Primos: Uma Investigação Entre Estudantes de Licenciatura em Matemática, Saddo Ag Almouloud, Cileda de Queiros e Silva Coutinho, Gerson Pastre de Oliveira, Natanael Freitas Cabral, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Dissertação de Mestrado O Processo de (Re)Construção e Gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no Estudo de Funções Logarítmicas Mediado por Computador, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud, Reginaldo da Silva, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Qualificação de Doutorado Ecologia do saber: o ensino de limites no curso de engenharia, RENATO BORGES GUERRA, Saddo Ag Almouloud, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Luiz Carlos Pais, José Messildo Viana Nunes
  • 2014, Qualificação de Mestrado MODELO EPISTEMOLOGICO DE REFERENCIA: uma proposta matematica/didatica para o ensino de fracoes, RAQUEL SOARES DO RÊGO FERREIRA
  • 2013, Qualificação de Mestrado ANALISE DAS INTERFERENCIAS ESTABELECIDAS POR SOFTWARES EDUCATIVOS GRAFICOS NO PROCESSO DE (RE)CONSTRUCAO DE ORGANIZACOES MATEMATICAS E DIDATICAS NO ENSINO DE FUNCOES LOGARITIMICAS , GEORGE CHRIST CARAVEO DA SILVA
  • 2013, Qualificação de Doutorado Nao Disponivel, ITAMAR MIRANDA DA SILVA
  • 2013, Qualificação de Mestrado INVESTIGANDO EPISTEMOLOGIAS ESPONTANEAS DE PROFESSORES DE MATEMATICA EM FORMACAO CONTINUADA ACERCA DO ENSINO DE EQUACOES POLINOMIAIS DO 1º GRAU, ALEX BRUNO CARVALHO DOS SANTOS
  • 2013, Dissertação de Mestrado A Transposição Didática no Ensino de Ciências: o aquecimento global como objeto de estudo, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca, Orquidea Vasconcelos dos Santos, José Messildo Viana Nunes
  • 2013, Dissertação de Mestrado A TRANSPOSICAO DIDATICA NO ENSINO DE FISICA: O AQUECIMENTO GLOBAL COMO OBJETO DE ESTUDO, EDILENE DA SILVA E SILVA
  • 2013, Qualificação de Doutorado Um Estudo do Obstaculo Didatico Sob a Otica da Teoria Antropologica do Didatico, WERVENTON DOS SANTOS MIRANDA
  • 2013, Tese Doutorado O CONHECIMENTO MATEMATICO-DIDATICO DO PROFESSOR DO MULTISSERIADO: analise praxeologica, REGINALDO DA SILVA
  • 2013, Dissertação de Mestrado Transposição Didática: Concepções de Professores da Rede Estadual de Ensino de Araguaína-To, RENATO BORGES GUERRA, Nelson Antônio Pirola, José Messildo Viana Nunes
  • 2013, Dissertação de Mestrado Dois Jogos de Linguagem: a informática e a matemática na aprendizagem de função quadrádica, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Mirian Godoy Penteado, José Messildo Viana Nunes
  • 2013, Qualificação de Doutorado Um Estudo do Obstáculo Didático sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, RENATO BORGES GUERRA, Francisco Hermes Santos da Silva, Saddo Ag Almouloud, José Luiz Magalhães de Freitas, José Messildo Viana Nunes
  • 2013, Dissertação de Mestrado Dois jogos de linguagem: a Informatica e a Matematica na aprendizagem de Funcao Quadratica, LUCIANO AUGUSTO DA SILVA MELO
  • 2012, Dissertação de Mestrado Análise Praxeológica de Conexões entre Artimética e Álgebra no Contexto do Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática, RENATO BORGES GUERRA, Francisco Hermes Santos da Silva, Saddo Ag Almouloud, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Tese Doutorado A Noção de Tarefa Fundamental Como Dispositivo Didático para um Percurso de Formação de Professores: o caso da Geometria Analítica, RENATO BORGES GUERRA, Francisco Hermes Santos da Silva, Saddo Ag Almouloud, Iran Abreu Mendes, Tadeu Oliver Gonçalves, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Dissertação de Mestrado Ecologia de um saber Matemático em um Centro Familiar de Formação por Alternância: O Método de Redução à Unidade nas Praxeologias da Escola CEPE, RENATO BORGES GUERRA, José Luiz Magalhães de Freitas, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Tese Doutorado O Conhecimento Matemático-Didático do Professor do Multisseriado: análise praxeológica, RENATO BORGES GUERRA, Francisco Hermes Santos da Silva, Saddo Ag Almouloud, José Luiz Magalhães de Freitas, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Tese Doutorado A NOCAO DE TAREFA FUNDAMENTAL COMO DISPOSITIVO DIDATICO PARA UM PERCURSO DE FORMACAO DE PROFESSORES: o caso da Geometria Analitica, ROBERTO CARLOS DANTAS ANDRADE
  • 2012, Dissertação de Mestrado Analise Praxeologica de Conexoes entre Aritmetica e Algebra no Contexto do Desenvolvimento Profissional do Professor de Matematica, JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA
  • 2012, Monografia de Especialização Ensino Aprendizagem de Conceitos Geométricos: principais dificuldades e uma proposta de ensino por meio do software Geoplano digital, Reginaldo da Silva, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Dissertação de Mestrado “Ver como”: uma vivencia do olhar para aprendizagem de Geometria, RODOLFO RONALDO NOBRE OLIVEIRA
  • 2012, Dissertação de Mestrado Ver Como: uma vivência do Olhar para Aprendizagem da Geometria, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Claudia Regina Flores, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Dissertação de Mestrado LABIRINTOS DA COMPREENSAO DE REGRAS EM MATEMATICA: um estudo a partir da regra de tres, JANEISI DE LIMA MEIRA
  • 2012, Dissertação de Mestrado Cotidiano no Ensino e Aprendizagem de Matemática: Reflexões no ProJovem Urbano, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Flávio Leonel Abreu da Silveira, Flávio Leonel Abreu da Silveira, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Dissertação de Mestrado COTIDIANO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA: Reflexoes no ProJovem Urbano COTIDIANO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA: Reflexoes no ProJovem Urbano, OTAVIO AUGUSTO DO ESPIRITO SANTO BARROS
  • 2012, Dissertação de Mestrado Labirintos da Compreensão de Regras em Matemática: um estudo a partir da regra de três, Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ocsana Sônia Danyluk, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Dissertação de Mestrado A Avaliação Formativa no Ensino de Matemática: Um estudo a partir das correções de prova de professores de Matemática, Francisco Hermes Santos da Silva, Pedro Franco de Sá, José Messildo Viana Nunes
  • 2012, Qualificação de Mestrado A Transposicao Didatica no Ensino de Ciencias: o aquecimento global como objeto de estudo, EDILENE DA SILVA E SILVA
  • 2012, Qualificação de Mestrado Analise Praxeologica de Conexoes entre Aritmetica e Algebra no Contexto do Desenvolvimento Profissional do Professor de Matematica, JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA
  • 2012, Qualificação de Doutorado O conhecimento matematico-didatico do professor do multisseriado: Analise praxeologica, REGINALDO DA SILVA
  • 2012, Dissertação de Mestrado AVALIACAO FORMATIVA NO ENSINO DA MATEMATICA: Um estudo a partir das correcoes de prova de professores de matematica, VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (5)

  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Regional, Site
  • 2015,Presidente da Comissões de Programa, Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, Nacional, Site
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, centro de Estudos Superiores de Tabatinga, Local, Site
  • 2014,Presidente da Comissões de Programa, Universidade Federal do Pará, Local, Site
  • 2013,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Educação Matemática e Científica, Nacional, Site

Trabalho de Fim de Curso(56)

  • Uso do Material Manipulável no Ensino da Matemática no 4° Ano do Ensino Fundamental, ALVARO NAZARENO OLIVEIRA DA SILVA , 05/2014
  • Prática Docente e a Dificuldade no Ensino da Operação Divisão para os Alunos do 5º Ano., ANTONIO MANOEL SILVA E SILVA , 05/2014
  • Jogos Matemáticos: Uma Análise no ensino da Matemática com o Uso de Jogos Para Alunos do 5° Ano das Séries Iniciais, JOSE MARIA DE SOUZA MOREIRA , 05/2014
  • Equações do Primeiro Grau: Estudo de Erros Apresentados por Alunos do 8° Ano na Resoluão de Problemas de Equações Polinomiais do Primeiro Grau, TEREZINHA DE JESUS VASCONCELOS DE OLIVEIRA , 05/2014
  • O Uso dos Materiais Didáticos Alternativos: jogos Educativos nas Aulas de Matemática no 5º Ano, GENIVALDO FRANCO MACIEL , 09/2014
  • Histórias em quadrinho como recurso para o ensino de sistemas de base em Matemática, ALESSANDRO AGUIAR BARROS DA SILVA , 01/2015
  • TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JULIANA SANTIAGO DE LIMA , 01/2015
  • USO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO: o material dourado como recurso no ensino da matemática nos anos iniciais., CHARLES AVELAR PAIXAO , 11/2015
  • Articulação entre Geometria Plana e Espacial à Luz da Teoria das Situações Didáticas, DAURICLEIA MARQUES CARVALHO , 11/2014
  • Diferentes concepções e significados de fração em educação matemática., RANILSON DA COSTA PALHETA , 11/2014
  • Diferentes concepções e significados de fração em educação matemática., WALDEMIR MIRANDA DO ESPIRITO SANTO , 11/2014
  • Dificuldades de Leitura e Interpretação de Enunciados Matemáticos no Ensino Fundamental I, ELIANA MARIA MONTEIRO ALVES DA SILVA , 12/2014
  • Dificuldades de Leitura e Interpretação de Enunciados Matemáticos no Ensino Fundamental I, ROSE SHIRLEY ATAIDE AQUINO , 12/2014
  • Caminhos que me levaram a Licenciatura Integrada, ELIENE TEIXEIRA PEREIRA , 12/2014
  • Alfabetização Matemática e es Dificuldades de Compreensão no Campo Aditivo, MILTON EDSON BORGES DA SILVA , 12/2014
  • Ações interdisciplinares: prática da teoria e teorização da prática, JOANA D ARC DE SOUSA TRINDADE , 11/2014
  • Obstáculos e concepções de divisão de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, JORGE WILLIAMS CUNHA FERREIRA , 05/2016
  • História em Quadrinhos: motivadora de Aprendizagem Significativa em matemática, SARAH FERNANDA MACHADO MENDES , 05/2016
  • SABER E FAZER DOCENTE REFERENTE AO ENSINO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , MAYANA VELASCO MAGNO , 05/2016
  • Histórias em Quadrinhos Motivadoras de Aprendizagem Significativa em Matemática , SARAH FERNANDA MACHADO MENDES , 05/2016
  • O Raciocínio Combinatório na Escola Básica, RAIMUNDO JUNIOR CUNHA AIRES , 05/2016
  • Representações de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre multiplicação e divisão em meio a sitiações multiplicativas, JORGE WILLIAMS CUNHA FERREIRA , 05/2016
  • Investigando o Conhecimento de Professores sobre Formas Geométricas e Suas Habilidades para o Ensino nos Anos Iniciais Segundo o Modelo de Van Hiele, MAYANA VELASCO MAGNO , 06/2016
  • Processos investigativos no Tratamento de Informação nos anos iniciais de escolaridade, ROBERTA TEOFILO DE ARAUJO , 10/2016
  • ALFABETIZANDO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDMILSON PEREIRA , 06/2017
  • O uso de materiais alternativos para o ensino da matemática, LUCIANE SILVA DO ROSARIO , 06/2107
  • A Importância dos Jogos como Método De Ensino nos Anos Iniciais, WESKLEY MENDES SOUSA , 06/2107
  • Processos investigativos no Tratamento da Informação nos anos iniciais de escolaridade., ROBERTA TEOFILO DE ARAUJO , 04/2017
  • Práticas integradas com matemática, ciências e Linguagem em um curso de graduação dos anos iniciais, ROSANGELA DO SOCORRO SILVA DOS SANTOS , 09/2017
  • "Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma perspectiva no ensino básico"., ADENILSON DAMASCENO ESTUMANO , 06/2017
  • "Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma perspectiva no ensino básico"., ADENILSON DAMASCENO ESTUMANO , 10/2016
  • Violência Escolar e Cidadania, ALDA LUCIA SILVA MARQUES , 02/2018
  • Matemática e Literatura Infantil: Propostas de Interação , KARINA LUCIA PIRES CARDOSO , 02/2017
  • A regra da Falsa Posição no ensino de Matemática Básica, JOAO ZALOI BARROS ALMEIDA , 04/2017
  • UM OLHAR RETROSPECTIVO E REFLEXIVO SOBRE VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: O MEMORIAL, ROSANGELA DO SOCORRO SILVA DOS SANTOS , 01/2018
  • O ENSINO DE GEOMETRIA: DESAFIOS E PROPOSTAS , RAIMUNDO JUNIOR CUNHA AIRES , 01/2018
  • ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE TEORIA DOS NÚMEROS: debates e discussões, EDMILSON PEREIRA , 12/2018
  • Tarefas com materiais didáticos alternativos com abordagem do raciocínio combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização, CIBELLE SOUZA SIQUEIRA , 11/2019
  • Educação Financeira nos anos iniciais de escolarização: o que dizem as teses e dissertações do catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CLEIDSON DOS SANTOS LIMA , 07/2019
  • Educação Financeira: uma proposta de intervenção nos anos iniciais de escolarização, MARCILENE CARVALHO RIBEIRO , 07/2019
  • Como as escolas dos anos iniciais têm abordado o tema Educação Financeira com seus alunos, DEBORA NOGUEIRA CARDOSO , 07/2019
  • Metodologias Alternativas no Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, JOSIAS DA SILVA HIGINO FILHO , 12/2019
  • ABORDAGENS TEATRAIS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA , MARCILENE CARVALHO RIBEIRO , 12/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS, DEBORA NOGUEIRA CARDOSO , 12/2019
  • Raciocínio Combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização: uma abordagem com materiais didáticos alternativos, CRISTIANE MACEDO GLORIA , 06/2021
  • : A Alfabetização e o Letramento Estatístico numa perspectiva de leitura crítica das práticas pedagógicas da atualidade, IANA DAFNE VIANA FAVACHO , 05/2022
  • Etnoeconomia: um estudo bibliográfico, THIAGO MORAES MACHADO , 07/2022
  • Memória Didática Institucional: um estudo a partir das produções acadêmicas desenvolvidas num laboratório de ensino e pesquisa , LUIZ CARLOS DA COSTA GOMES , 07/2022
  • Insubordinação Criativa: um estudo bibliográfico, ABNER LUIZ SOUZA DELGADO , 07/2022
  • ENSINO DE NOÇÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: relatos de dificuldades dos professores dos anos iniciais, IANA DAFNE VIANA FAVACHO , 07/2022
  • A torre de Hanói: uma proposta de atividades para os anos iniciais, CIBELLE SOUZA SIQUEIRA , 12/2022
  • USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMATICO E DA LÍNGUA MATERNA , MIGUEL IRINEU FIGUEIREDO FILHO , 07/2023
  • BIOECONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Caminhos e possibilidades a serem seguidos, MATHEUS RAPHAEL LOPES DINELLI , 09/2023
  • INSUBORDINAÇAO CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRAFICO, ABNER LUIZ SOUZA DELGADO , 12/2023
  • ENSINO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO , CAIO LUCAS OLIVEIRA DE OLIVEIRA , 12/2023
  • ELEMENTOS ESTATÍSTICOS NAS SÉRIES INICIAIS OBSERVADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DO 1° AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALNO ANO DE 2023 , SIDNEY DE JESUS GOES FARIAS , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (43)

  • Mestrado Profissional, WESLLEN DE LIMA VIEIRA, 01/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, AUDREY CERS DE OLIVEIRA SILVA FERREIRA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, NAZARE DO SOCORRO MORAES DA SILVA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, FERNANDO CARDOSO DE MATOS, 03/2014 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, NAUM DE JESUS SERRA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, FRANCO DEYVIS LIMA DE SENA, 03/2021 - 04/2024 , Finalizada em 04/2024
  • Doutorado, JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA, 03/2014 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ROUZICLAYDE CASTELO BARATA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, GILVANA BEZERRA DE SOUSA, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, JANUÁRIO GOMES, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, DEUSARINO OLIVEIRA ALMEIDA JÚNIOR, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ALINE MIRANDA DA SILVA, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, JORGE WILLIAMS CUNHA FERREIRA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, VERA DEBORA MACIEL VILHENA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, GUILHERME MOTTA DE MORAES, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, SAUL RODRIGO DA COSTA BARRETO, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, LILIA CRISTINA DOS SANTOS DINIZ ALVES, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ELISE CRISTINA PINHEIRO DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, GEORGE CHRIST CARAVEO DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADDELIA ELIZABETH NEYRAO DE MELLO, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MAYANA VELASCO MAGNO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MAICO TAILON SILVA DA SILVA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LEONAN COSTA PINHEIRO, 03/2024 - 04/2024 , Finalizada em 04/2024
  • Mestrado, KAROLINE DE SARGES FONSECA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, THAYS DE SOUZA BORGES PADINHA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KARINA LUCIA PIRES CARDOSO, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JORGE WILLIAMS CUNHA FERREIRA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VERA DEBORA MACIEL VILHENA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALEX BRUNO CARVALHO DOS SANTOS, 03/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EMANUEL NOGUEIRA DE SOUZA, 12/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GEORGE CHRIST CARAVEO DA SILVA, 03/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALINE MIRANDA DA SILVA, 08/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NAZARE DO SOCORRO MORAES DA SILVA, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIO ALEXANDRE DE SOUSA JUNIOR, 01/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE, 03/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALESSANDRO AGUIAR BARROS DA SILVA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA, 11/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GUILHERME MOTTA DE MORAES, 03/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROBERTO DA SILVA NUNES, 04/2014 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NAUM DE JESUS SERRA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALCIRLEY RODRIGUES COSTA, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CARLOS ALEX BARRETO DE QUEIROZ, 03/2016 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1 v3.14.25.245