arthur goncalves machado junior

IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(51)

  • GEOGEBRA: estratégia facilitadora do ensino e da aprendizagem das funções quadráticas no ensino fundamental, JOELMA GOMES WATANABE , 11/2014
  • O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FRAÇÕES NO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FELIPE LIMA CAVALCANTE , 11/2015
  • A perspectiva dos professores do ciclo da alfabetização no processo de ensino com jogos matemáticos , ELISANGELA DA SILVA FERREIRA , 06/2015
  • A perspectiva dos professores do ciclo da alfabetização no processo de ensino com jogos matemáticos , JOSIANE COSTA FERREIRA , 06/2015
  • Vivências e experiências pessoais e acadêmicas: relatos de dificuldades e de superação, MARIA NATALINA SANTOS DE JESUS , 06/2015
  • Ludicidade e o uso de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais, EDILEICE BARBOSA DE OLIVEIRA , 06/2015
  • Ludicidade e o uso de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais, IANA BATISTA DA COSTA , 06/2015
  • Dificuldade no processo de ensino e de aprendizagem dos números racionais nos anos finais do Ensino Fundamental, AILTON PEREIRA SOARES , 02/2015
  • Linguagem Materna e Linguagem Matemática, KARINA LUCIA PIRES CARDOSO , 03/2017
  • Educação Financeira, ALINE DE OLIVEIRA CASTRO , 09/2016
  • Jogos, FRANCISCA EDIANE NASCIMENTO BRITO , 09/2016
  • Sequência Didática, YRLLEN SUELLEN DOS REIS LUZ , 09/2016
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA: uma proposta para o ensino de língua materna para o 2º ano do Ensino Fundamental, WILSOLENNY DA SILVA , 05/2017
  • A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise da produção de significados, ALINE DE OLIVEIRA CASTRO , 09/2016
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: uma proposta de ensino integrado, YRLLEN SUELLEN DOS REIS LUZ , 09/2016
  • O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FRANCISCA EDIANE NASCIMENTO BRITO , 09/2016
  • MODELAGEM MATEMÁTICA: pressupostos teórico-metodológicos para reflexão e ação docente., WALKIRIA TEIXEIRA GUIMARAES , 01/2017
  • ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de alunos especiais, LUCIANE SILVA DO ROSARIO , 01/2017
  • Interações que provocam inclusão de alunos surdos no contexto escolar: reflexões de professores em formação sobre produção de materiais didáticos para aprendizagens matemáticas, ALEXANDRE CAMPOS SILVA , 10/2016
  • Interações que provocam inclusão de alunos surdos no contexto escolar: reflexões de professores em formação sobre produção de materiais didáticos para aprendizagens matemáticas, ALEXANDRE CAMPOS SILVA , 02/2017
  • Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o 5 ano, RAFAELA BARROS RODRIGUES , 05/2017
  • MODELAGEM MATEMÁTICA: uma proposta para o ensino da matemática nos primeiros anos de escolarização, MARCIO JOSE DUARTE MACIEL , 01/2018
  • TRABALHANDO COM JOGO LÚDICO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PATIR DE PRÁTCAS SOCIOCULTURAIS NA REGIÃO MARAJOARA, DINALVA MORAIS BARBOSA , 06/2019
  • O JOGO LÚDICO COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GESSICA ALVES MORAIS , 06/2019
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SAMARA BRITO DE ARAUJO , 06/2019
  • TRABALHANDO COM JOGO LÚDICO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PATIR DE PRÁTCAS SOCIOCULTURAIS NA REGIÃO MARAJOARA, DINALVA MORAIS BARBOSA , 06/2019
  • UM ESTUDO ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS, LUANA AMANAJAS NORONHA , 06/2019
  • ENSINO DE MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: uma proposta personalizada para aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental , FRANCIENE DE SARGES RIBEIRO , 06/2019
  • O JOGO LÚDICO COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GESSICA ALVES MORAIS , 04/2019
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: refletindo práticas de ensinar-aprender na pré-escola II, ELIZANGELA FERREIRA DE MATOS , 04/2019
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: refletindo práticas de ensinar-aprender na pré-escola II, ELIZANGELA FERREIRA DE MATOS , 06/2019
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SAMARA BRITO DE ARAUJO , 06/2019
  • UM ESTUDO ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS, LUANA AMANAJAS NORONHA , 07/2019
  • ENSINO DE MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: uma proposta personalizada para aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, FRANCIENE DE SARGES RIBEIRO , 07/2019
  • Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental: uma estrategia possivel, JEFFERSON NONATO FARIAS ASSUNCAO , 11/2019
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de ensino-aprendizagem para o 1º ano/9, JEFFERSON NONATO FARIAS ASSUNCAO , 12/2019
  • O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS ANOS INICIAS: uma organização e implementação de situações de adição e subtração na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental, ANGELITA DE SOUZA CASTRO MENDONÇA , 04/2019
  • PRATICAS TEATRAIS COMO ORGANIZADOR DIDATICO PEDAGOGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO, RIZALDO DA SILVA PEREIRA , 08/2018
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: um estudo acerca da importância da compreensão do enunciado para resolver problemas matemáticos nos anos iniciais, EUZEBIO JOSE DO NASCIMENTO RODRIGUES , 04/2019
  • A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO NO 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA ELINALDA XAVIER DOS SANTOS , 04/2019
  • SABER SOBRE SI: o autorretrato da constituição docente, PATRICIA PENA MORAES , 08/2018
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CEAB, TELMA DO SOCORRO DE SOUZA CASTRO , 04/2019
  • O RACIOCINIO COMBINATÓRIO NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: pressupostos para formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, WALKIRIA TEIXEIRA GUIMARAES , 04/2019
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, TIAGO MARTINS DA SILVA , 04/2019
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE LITERATURA INFANTIL NO ENSINO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS, ROSA MARIA PEREIRA DE SOUSA , 04/2019
  • OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MILENA LIMA SOUZA , 04/2019
  • A RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E A ESCRITA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, EDICLEUZA DE CAMPOS LESSA , 04/2019
  • O ENSINO DA OPERAÇÃO ARITMÉTICA ADIÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA TURMA DO 2º/9, EDIANE PINHEIRO BATISTA , 04/2019
  • E ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DO PRIMEIRO SEGMENTO, MICHELLE DE LIMA SOUZA , 04/2019
  • UM BRVE OLHAR SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO., MARIANA MORAES DE ALBUQUERQUE COELHO , 01/2008
  • Ensino de conceitos básicos de estatística por meio de projetos, SIDNEY DE JESUS GOES FARIAS , 09/2022

Orientações de Pós-Graduação (20)

  • Mestrado Profissional, FELIPE IVAN SOUZA DOS SANTOS, 01/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, ANDRIELLY COSTA QUEIROZ DOS SANTOS, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, JOSÉ RICARDO PARAGUASSÚ SMITH DE OLIVEIRA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, SIMONE CRISTINA GAIA DE SANTANA CASTRO, 01/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, WALKIRIA TEIXEIRA GUIMARAES, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, VALDINEY CONCEIÇÃO DA SILVA, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, MARIA MARCILENE MELO, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SILVIA HELENA DA SILVA E SOUZA, 01/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GERSON LUIZ DE CARVALHO CARRÉRA, 09/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CLEUMA GONÇALVES DE MATOS MARTINS, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA, 02/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RIZALDO DA SILVA PEREIRA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIÉLE LOBATO DE LIMA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELIZEU BARROSO DE SOUZA, 03/2018 - 10/2019 , Finalizada em 10/2019
  • Mestrado, MARIA DULCE GONCALVES DE MATOS, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARITA DE CARVALHO FRADE, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUCIA MARIA BATISTA FONSECA, 10/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDILENE FERNANDES LEAL, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PATRICIA PENA MORAES, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, MARIANA MORAES DE ALBUQUERQUE COELHO, 01/2008 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.249