vilma aparecida de pinho

CALT - CAMPUS UNIVERSITARIO DE ALTAMIRA

Produção Intelectual

Artigos (13)

  • 2020, Vilma Aparecida de Pinho, Léia Gonçalves de Freitas, Josiane Carneiro dos Santos , PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA ? PA, ISSN: 23588322
  • 2020, FREITAS, LÉIA GONÇALVES, Vilma Aparecida de Pinho , O Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - GEABI e a formação de professores no estado do Pará, ISSN: 22379460
  • 2020, RODRIGUES, EGLEN SILVIA PIPI, Beleni Saléte Grando, Vilma Aparecida de Pinho , CRIANÇAS E INFÂNCIAS INDÍGENAS: QUESTÕES PERTINENTES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A ESCOLA, ISSN: 21784442
  • 2020, Vilma Aparecida de Pinho, José Tarcisio Grunennvaldt , HOMENS NEGROS, FUTEBOL E MEMÓRIAS COLETIVAS EM MATO GROSSO, ISSN: 19820305
  • 2020, Benedito Lelio Caldas Costa, Vilma Aparecida de Pinho , MARIERRÊ: SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA E DA AFIRMAÇÃO DO SER NEGRO NA AMAZÔNIA, ISSN: 23588322
  • 2020, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Vilma Aparecida de Pinho, Beleni Saléte Grando , HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE BOA ESPERANÇA - PARÁ, ISSN: 1808799X
  • 2019, Beleni Saléte Grando, Vilma Aparecida de Pinho, Arlete Márcia de Pinho , AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES INDÍGENAS DAS ETNIAS (BORORO, NAMBIKWARA, PARESI, CHIQUITANO E UMUTINA) SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS INDÍGENAS, ISSN: 22370315
  • 2019, Vilma Aparecida de Pinho, Francilene de Aguiar Parente , AS LEIS Nº. 10.639/03 E Nº. 11.645/08 : DOS MARCADORES SO CIAIS DA DIFERENÇA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NEGROS, ISSN: 18098207
  • 2019, GRANDO, BELENI SALÉTE, Vilma Aparecida de Pinho, RODRIGUES, EGLEN SILVIA PIPI , Metodologia intercultural na formação-ação para a educação infantil: a cultura bororo e as relações étnico-raciais, ISSN: 24466220
  • 2019, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenha, Aura Teresa Barba Lopez, Brígida Singo, Bruno Campello de Souza, César Augusto Martins de Souza, Daniel Daniel Nivagara, Dinah María Rochin Virués, Fabiane Maia Garcia, Gilvânia Placito Braule, Gloria Fariñas León, Heliana Nunes Feijó Leite, Vilma Aparecida de Pinho, Iolanda Lameira, Jones Godinho, José Damião Trindade Rocha, Juan Carlos Brenlla Blanco, Laura Marcela Cubides Sánchez, Lourenço Lino de Sousa, Marcelina Cruz da Fonseca, Milagros Azzi, Pedro Mateus, Radhamés Mejía, Adrián Cuevas Jiménez, Sérgio Pereira dos Santos, Simône de Oliveira Alencar, Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Zilda Gláucia Elias Franco de Souza, Zuíla Guimarães Cova dos Santos, Adriela de Marchi, Alfonso Barca Lozano, Alicia Rivera Morales, André Luiz Machado das Neves, Antônio Carlos Maciel, Antonio Roazzi , IMPACTO DE VARIAVEIS CONGNITIVAS E CONTEXTUAIS SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO E O BEM ESTAR NA UNIVERSIDADE ? QUE FAZER? QUE DEIXAR DE FAZER?, ISSN: 25948806
  • 2019, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenha, Fabiane Maia Garcia, Vilma Aparecida de Pinho, Luis Ernesto Solano Becerril , REPRESENTAÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE CULTURAS ORIGINÁRIAS: O DESAFIO DA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO, ISSN: 23181346
  • 2019, Vilma Aparecida de Pinho, Léia Gonçalves de Freitas , Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu, ISSN: 23163100
  • 2019, Vilma Aparecida de Pinho, Fábio Coelho Pinto , EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ISSN: 19823916

Publicação em Eventos (13)

  • 2021, VILMA APARECIDA DE PINHO, Educação das Relações étnico-raciais no currículo, CURRÍCULO E DIFERENÇA: gênero, sexualidade e relações étnico-raciais em debate., Outros
  • 2021, VILMA APARECIDA DE PINHO, As Culturas na Escola: Contribuições da Educação Física para uma sociedade menos desigual., X MOSTRA CORPO, EDUCAÇÃO E CULTURA - VI SIMPÓSIO CRIANÇAS E SABERES DA INFÂNCIA - IV SEMINÁRIO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA - III SEMINÁRIO PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL., Outros
  • 2021, VILMA APARECIDA DE PINHO, População Negra e Futebol em Cuiabá-MT, Seminário Ciência & Futebol na UFVJM, Outros
  • 2021, VILMA APARECIDA DE PINHO, Educação Física e as Relações étnico-raciais: reflexões sobre os campos de conhecimentos no âmbito do CBCE., 1º Seminário de Educação Física e Relações étnico-raciais, Outros
  • 2019, Sueli de Fátima Xavier Ribeiro, Beleni Saléte Grando, Vilma Aparecida de Pinho, A DANÇA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DO CORPO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, SEMIEDU ? SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2019, Lucas da Silva Alves, Vilma Aparecida de Pinho, CORPO, MOVIMENTO E EDUCAÇÃO: SENTIDOS SIMBÓLICOS E CULTURAIS NO QUILOMBO SÃO JOSÉ DA POVOAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CURRALINHO-PA, V SEMINÁRIO NACIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Resumo
  • 2019, VILMA APARECIDA DE PINHO, Circulo Intercultural II 'Educação do Corpo nas Relações ético-raciais, SEMIedu Seminário Nacional de Educação, Outros
  • 2019, VILMA APARECIDA DE PINHO, Práticas Pedagógicas, Educação Física e as relações étnico-raciais, I "Educação e Cultura: Manifestações Artísticas e Relação Ético-Raciais", na VIII Mostra Corpo, Educação e Cultura, Outros
  • 2019, Benedito Lelio Caldas Costa, Vilma Aparecida de Pinho, POÉTICAS AFRO-BRASILEIRAS QUILOMBOLAS: A RELIGIOSIDADE DAS COMUNIDADES NEGRA DO CAMPO EM CANTO, DANÇAS E RÍTMOS, V SEMINÁRIO NACIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2019, VILMA APARECIDA DE PINHO, Educação Física Escolar/Saúde: perspectivas epitemológicas e as relações étnico-raciais, SEMIedu Seminário Nacional de Educação, Outros
  • 2019, Elen Mayara Bezerra de Carvalho, Vilma Aparecida de Pinho, CONCEITOS DE AÇÃO AFIRMATIVA E PRÁTICAS NA UFPA, V SEMINÁRIO NACIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2019, VILMA APARECIDA DE PINHO, A dança na perspcetiva da Educação Intercultural do corpo para as relações étnico-raciais, SEMIedu Seminário Nacional de Educação, Trabalho Completo
  • 2019, Verusa Almeida da Silva, Vilma Aparecida de Pinho, A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES INDÍGENAS NO ESPAÇO ESCOLAR, V SEMINÁRIO NACIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (4)

  • 2021, MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO: ATUAÇÃO POLÍTICA E LUTA PELA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO, ENSINO, CIDADANIA E INCLUSÃO: ECOS DO SÉCULO XXI, Josiney da Silva Trindade, Vilma Aparecida de Pinho
  • 2020, Corporeidade, corpo e culturas negras na educação física escolar: o conhecimento incorporado na dança do Siriri ? MT, Corpo e cultura ? Volume 07 Natal, RN : EDUFRN, 2020., Raimundo Nonato Assunção Viana, Vilma Aparecida de Pinho, Anália de Jesus Moreira
  • 2019, MARI ERRÊ ARRÁ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS E AS LINGUAGENS POÉTICAS DE AFIRMAÇÃO DO SER NEGRO, Integração no Sul Global: territórios, ambiente, saberes, educação e políticas públicas em foco, Benedito Lelio Caldas Costa, Vilma Aparecida de Pinho
  • 2019, Experiências femininas (negras) em primeira e terceira pessoas: conexões de sociedade e história, LINGUAGENS E RESISTÊNCIA, Vilma Aparecida de Pinho, Paulo Dantas

Participações em Bancas de Cursos (34)

  • 2021, Dissertação de Mestrado IOLANDA DE OLIVEIRA: CONTRIBUIÇÕES E CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, Maria Madalena da Silva Silva
  • 2021, Dissertação de Mestrado MULHERES NEGRAS NA UFPA-CAMPUS DE ALTAMIRA: LUGARES, TRAJETORIAS E PERCALCOS DE UMA PRESENCA, ELEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO
  • 2021, Tese Doutorado Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra, Hudson Pablo de Oliveira Bezerra
  • 2021, Qualificação de Mestrado Cotas nas universidades: um olhar sobre as políticas de acesso, permanência e sucesso de estudantes cotistas no contexto amazônico?, Luciney Freitas Pereira
  • 2021, Qualificação de Mestrado Juventudes do quilombo de Morrinho, Poconé/MT: modos de vida", Zizele Ferreira dos Santos
  • 2021, Qualificação de Mestrado Percepção do negro e da negra quilombola (que dança) sobre a educação, Lucas Alves
  • 2021, Dissertação de Mestrado COTAS NAS UNIVERSIDADES: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS DE ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO DE ESTUDANTES COTISTAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO, Luciney Freitas Pereira
  • 2021, Qualificação de Mestrado Nas fronteiras da raça: mestiços e assimilados na luta anticolonial em Angola (1950-1960), JEREMIAS DE OLIVEIRA SANTOS
  • 2021, Qualificação de Mestrado Saberes tradicionais a partir do jogo de búzios no candomblé, DANIEL SENA LOPES
  • 2021, Qualificação de Mestrado O estudo da educação das relações étnico-raciais no currículo de formação do curso de pedagogia., MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS LOBATO
  • 2021, Dissertação de Mestrado ?MULHERES NEGRAS NA UFPA-CAMPUS DE ALTAMIRA: LUGARES, TRAJETÓRIAS E PERCALÇOS NA EDUCAÇÃO?,, Elen Mayara Carvalho
  • 2021, Qualificação de Mestrado Análise dos impactos da legislação antirracista no currículo e nas práxis pedagógicas de uma escola municipal de Cuiabá-MT, Mário Alves dos Santos
  • 2021, Qualificação de Mestrado Caminhos para educacao antirracista: trajetoria, contribuicoes e concepcoes de Iolanda de Oliveira., MARIA MADALENA DA SILVA DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado EDUCACAO INTERCULTURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS PRATICAS PEDAGOGICAS NO ENSINO DE HISTORIA E CULTURA INDIGENA, VERUSA ALMEIDA DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS E OS SENTIDOS DE NEGRITUDE NA EDUCACAO ESCOLAR QUILOMBOLA DA E. M. E. F. ACHILLES RANIERI NA COMUNIDADE DE MATIAS NO MUNICIPIO DE CAMETA-PA, FABIO COELHO PINTO
  • 2020, Dissertação de Mestrado MARI ERRE ARRA: MANIFESTACOES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS E A SIMBOLOGIA POETICA DE AFIRMACAO DO SER NEGRO, BENEDITO LELIO CALDAS COSTA
  • 2020, Dissertação de Mestrado “CAPOEIRA E TUDO O QUE A BOCA COME?”: a formacao de uma cultura negra no Para, a estrutura curricular da Educacao Fisica e a lei 9696/98, ANTONIO ALENCAR FILHO
  • 2020, Dissertação de Mestrado CONCEITO DE PRÁXIS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE RONDONÓPOLIS/MT",, Luiz Henrique Rangel Magalhães
  • 2020, Qualificação de Mestrado Caminhos para educação antirracista: trajetória, contribuições e concepções de Iolanda de Oliveira, Maria Madalena da Silva Silva
  • 2020, Dissertação de Mestrado EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA, VERUSA ALMEIDA DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado ?Política de cotas e democratização do ensino superior: Desdobramentos na Universidade Federal do Amazonas?, Marcineuza Santos de Jesus
  • 2020, Dissertação de Mestrado Política de cotas e democratização do Ensino Superior: desdobramentos na Universidade Federal do Amazonas, Marcineuza Santos de Jesus
  • 2020, Qualificação de Mestrado O LUGAR DA MULHER NEGRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- CAMPUS DE ALTAMIRA, Elen Mayara Carvalho
  • 2020, Dissertação de Mestrado CONCEITO DE ?PRÁXIS? NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE RONDONÓPOLIS/MT, LUIZ HENRIQUE RANGEL MAGALHÃES
  • 2020, Dissertação de Mestrado CAPOEIRA É TUDO O QUE A BOCA COME? faces educativas de uma cultura negra no Pará, Antônio Alencar Filho
  • 2020, Dissertação de Mestrado MARI ERRÊ ARRÁ: MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA E A SIMBOLOGIA POÉTICA DE AFIRMAÇÃO DO SER NEGRO, Benedito Lélio Caldas Costa
  • 2020, Dissertação de Mestrado Políca de cotas e democrazação do ensino superior: Desdobramentos na Universidade Federal do Amazonas, Marcineuza Santos de Jesus
  • 2019, Qualificação de Doutorado Teias metodologicas inclusivas e exclusivas em escolas municipais de Cuiabá - MT, VALDA DA COSTA NUNES
  • 2018, Qualificação de Mestrado Identidade e educacao escolar indigena: o caminhar da escola Francisca Juruna rumo a interculturalidade, TAIANE LIMA SILVA
  • 2018, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS DE VELHOS: A RESSIGNIFICACAO DA IMAGEM DOS AFRO-BRASILEIROS NA CONSTRUCAO SOCIAL E CULTURAL DA VILA DO TORRAO MUPI/CAMETA-PARA, ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO
  • 2018, Dissertação de Mestrado EDUCACAO QUILOMBOLA Constituicao de Liderancas e Praticas de Resistencias na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baiao-Para, OBERDAN DA SILVA MEDEIROS
  • 2017, Qualificação de Mestrado Educacao quilombola, constituicao de liderancas e praticas de resistencias na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baiao-Para., OBERDAN DA SILVA MEDEIROS
  • 2017, Dissertação de Mestrado CAPOEIRANDO CAMINHOS: DO PÉ DO BERIMBAU AO SER E FAZER CAPOEIRA EM CUIABÁ-MT, Beleni Saléte Grando, Luiz Augusto Passos, Lisanil Patrocinio, Vilma Aparecida de Pinho
  • 2017, Dissertação de Mestrado A EMERGENCIA DA JUSTIÇA RESTAURATIVA NO DEPARTAMENTO GERAL DE AÇÕES SOCIEDUCATIVAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - DEGASE, Iolanda Oliveira, Elionaldo Fernandes Julião, Janaína de Fátima Silva Abdalla, Vilma Aparecida de Pinho

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (2)

  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Cametá, Nacional, ppgeduc.com.br
  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário de Cametá, Nacional, Evento

Trabalho de Fim de Curso(56)

  • Uma Análise dos Espaços das Escolas de Educação Infantil no Município de Altamira, CASSIANE DE NAZARE DA SILVA OLIVEIRA , 03/2014
  • CURRÍCULO ESCOLAR E OS DESAFIOS NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003, NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ROSÁRIO, MUNICÍPIO DE SALVATERRA - PA, ELIANETE DE SOUSA GUIMARAES , 08/2014
  • Bonecas Abayomis, ALINEA DE JESUS SOUSA , 12/2014
  • A COR DO SABER, EDILEIA BRAULINO , 01/2015
  • NARRATIVAS SOBRE AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS JOVENS NEGROS EM CONFLITO COM A LEI NO CONTEXTO DE ALTAMIRA, SUELEN DOS SANTOS ANDRADE , 03/2014
  • Diagnóstico da Violência Sexual de Altamira e uma Reflexão sobre o Papel do Pedagogo no Atendimento/Acompanhamento de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual., GRACINETI FREITAS PINHEIRO , 08/2015
  • USO E ABUSO DE DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR: PODE INTERFERIR NO RENDIMENTO ENSINO E APRENDIZAGEM?, DELAIDE CORDOVIL DE LEMOS , 06/2015
  • MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOCENTE, NADILA KAYTHE DE BARROS AMARAL , 11/2015
  • Acolhimento no cotidiano escolar do jovem em conflito com a Lei, LEILA MARIA MILEO AZEVEDO , 09/2016
  • Registro de vivências em república universitária/ CEU (Casa de Estudante Universitária): juventude, acesso e permanência no Ensino Superior, JOSE VAZ CORREIA NETO , 08/2016
  • O espaço físico da creche municipal de Educação Infantil de Altamira e a Prática pedagógica, ALINE LOPES MARREIROS DA SILVA , 09/2016
  • CUIDAR E EDUCAR:UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CRECHE IRMÃ SERAFINA DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA - PA, ADRIANA LIMA DOS SANTOS , 12/2016
  • PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE , FRANCISCO MODESTO ARAUJO , 12/2016
  • MEMORIAL DESCRITIVO: “MINHAS MEMÓRIAS, MINHA TRAJETÓRIA”, ELOA LIMA COELHO , 06/2017
  • Os sentidos e significados da formação escolar para alunos idosos do EJA em Altamira - PA, PAMELLA VIANA JERONIMO , 08/2017
  • História e Cultura Afro-brasileira e Africana: os processos de identificação racial de crianças , ELEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO , 06/2017
  • Relato de experiência: a pedagogia na minha maternidade , KARINE MELO DA SILVA , 10/2017
  • Diagnóstico da Educação do Campo:um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia - Pará, LEANDRO ALVES RODRIGUES PESSOA , 10/2017
  • Vivencia da infância no Bairro Nova Aliança: Desafios e perspectivas, MARCIA NUNES DA SILVA , 11/2017
  • Ressignificando a Educação Étnico-Racial com base na Lei 10.639/03, através do Projeto Rádio Escola como ferramenta pedagógica na E.M.E.F João Rodrigues, comunidade urbana bairro Novo Progresso (Mutirão), VANUZIA BRITO DE SOUSA , 11/2017
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENAS , INGRID CRISTINE DE ARAUJO SOUSA , 11/2017
  • PERCEPÇÃO DE JOVENS INDÍGENAS SOBRE A ESCOLA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE GARANTAM SEUS DIREITOS À DIVERSIDADE E À CIDADANIA , FABIANE DOS SANTOS AZEVEDO , 11/2017
  • REGISTRO DA HISTÓRIA DO LUGAR POR MEIO DA MEMÓRIA DAS PESSOAS QUE TRABALHAVAM PARA A CRIAÇÃO DA RESERVA EXTRATIVISTA VERDE PARA SEMPRE NAS COMUNIDADES DO RIO JAURUCU EM PORTO DE MOZ/PA, KEILA MARA FERREIRA SANCHES , 11/2017
  • A CRIANÇA DO CAMPO ENQUANTO SUJEITO DE SUA CULTURA, MARINILCE PINHEIRO NASCIMENTO , 11/2017
  • O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS QUANDO ELAS ESTÃO LIVRES PARA BRINCAR, WANESSA LOPES DA SILVA , 11/2017
  • PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA COMUNIDADE SÃO TOMÉ NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ/PA, HELENILSE MARIA ALMEIDA COSTA , 11/2017
  • O LÚDICO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL , IZILENE QUARESMA BENAION , 11/2017
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS PARA O PROCESSO ENSINO – APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. , MARLUCIA SANTOS ALVES , 11/2017
  • Literatura afro-brasileira e valorização do negro, LEICYANE VIEIRA SOARES , 12/2017
  • AS PROFISSIONAIS DO SEXO E SUA TRAJETÓRIA DE VIDA NO MUNICÍPIO DE PORTO DE MOZ/PA, ADNILSON ALMEIDA CONCEICAO , 04/2018
  • A INDISCIPLINA NA ESCOLA ESTADUAL DE ALTAMIRA-PA, WILLIAM DA SILVA PINTO , 04/2018
  • O lúdico na escola como mediação Pedagógica , LUCELIA DA SILVA NASCIMENTO , 04/2018
  • A parceria família e escola na aprendizagem escolar , VANIAS ARAUJO DE LIMA , 04/2018
  • O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRAJETÓRIA DE UM CIDADÃO: MEMÓRIA DE UM ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, JACKSON SILVA OLIVEIRA , 07/2018
  • O EMPODERAMENTO RELIGIOSO: ATRAVÉS DA UMBANDA, DA MÃE DE SANTO LEIREIARA NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA, LEIRES MENEZES DA SILVA , 10/2017
  • O TERREIRO DE OMOLOKO OGUM E XAPANÃ: CURA DO CORPO E ESPÍRITO - ALTAMIRA - PARÁ, ELANIA CRISTINA AZEVEDO DA SILVA , 10/2017
  • PRÁTICAS ESPORTIVAS E DE LAZER: PERCEPÇÕES SÓCIO-POLÍTICAS NO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO, CASSIA BEATRIZ DA SILVA MENDES , 10/2017
  • O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO RACIAL DE JOVENS E ADULTOS, GILMAR RODRIGUES MENDES , 10/2017
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E ESPAÇOS DE ESPORTE E LAZER VOLTADAS PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS, AGRICULTORES E QUILOMBOLAS NA REGIÃO DA TRANSAMAZÔNICA, MARAJÓ E BAIXO XINGU, LAISE DE SOUSA LOPES , 10/2017
  • RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E EDUCAÇÃO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUELEN DOS SANTOS ANDRADE , 10/2017
  • CONCEPÇÕES DA LIDERANÇA JURUNA SOBRE EDUCAÇÃO E IDENTIDADE CULTURAL DE CRIANÇAS E JOVENS JURUNA , POLIANA SALES DA SILVA , 08/2018
  • COMO ACONTECE O PROCESSO DE IDENTIDADE ETNICO RACIAL DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO , EMANOELA LIMA DOS SANTOS , 02/2019
  • AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PLACAS , JOSEANE CARNEIRO DOS SANTOS , 02/2019
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO, ANTONIO DA SILVA FERREIRA , 02/2019
  • A FORMAÇÃO E A HISTÓRIA DE VIDA DOS PROFESSORES DO CAMPO EM ESCOLA MULTISSÉRIE , CARLOS ANDRE SOUSA MENDES , 02/2019
  • NEGRITUDES DE MULHERES: EMPODERAMENTO DE CAROLINA MARIA DE JESUS, JOELMA BRITO DO NASCIMENTO , 08/2018
  • AUTOETNOGRAFIA: INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE SOBRE MINHAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS , DIANA LEITE FRANCO , 02/2019
  • Os desafios de ensinar geografia: da formação de professores à educação básica em Altamira/Pa, KESLEN DA COSTA BRAGA , 10/2018
  • A PERCEPÇÃO DOS JOVENS RESIDENTES NO RUC JATOBÁ, EM ALTAMIRA - PARÁ, ACERCA DE SUAS PRÁTICAS DE LAZER, MARCELO LEANDRO NERES , 02/2019
  • A EDUCAÇÃO DOS JOVENS NEGROS ATINGIDOS PELA UHE BELO MONTE: trajetórias e perspectivas escolares, YASMIM BRITO DE SOUSA BELO , 05/2019
  • CULTURA LÚDICA E INFÂNCIA DAS CRIANÇAS QUE RESIDEM EM UM BAIRRO COM VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE ALTAMIA - PA, OZILENE BRAZ SANTANA , 07/2019
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E VALORIZAÇÃO CULTURAL: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES, HENRIQUE DAS NEVES SANTOS , 12/2023
  • A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA, TADEU MONTEIRO DO NASCIMENTO , 12/2023
  • EXPERIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE DISCENTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA, PARÁ, MICHELE DA SILVA RAMOS , 09/2023
  • "“A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 5oANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEAMENTO DE TRABALHOS NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2013 À 2022 NA REVISTA DA REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC).”, VANETE LIMA DA CRUZ SOUZA , 09/2023
  • AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO NO INTERCÂMBIO DISCENTE REALIZADO PELO PROCAD N° 1713/2018, TALITA DOS SANTOS COSTA , 02/2024

Orientações de Pós-Graduação (14)

  • Mestrado, BENEDITO LELIO CALDAS COSTA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA AUGUSTA BRITO DO NASCIMENTO, 03/2019 - 10/2021 , Finalizada em 10/2021
  • Mestrado, ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, HERISON PIMENTEL MAGALHAES, 07/2022 - 03/2023 , Finalizada em 03/2023
  • Mestrado, FABIO COELHO PINTO, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VERUSA ALMEIDA DA SILVA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA MADALENA DA SILVA DA SILVA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CARLOS ALLAN VILHENA SANTOS, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RUBENS CLAUDIO OLIVEIRA SOUSA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS LOBATO, 01/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSINEY DA SILVA TRINDADE, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUCAS ALVES SILVA, 08/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JADISLENE ESTEVAM DA SILVA COSTA, 06/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1 v3.14.25.249