andrio alves gatinho

ICED - INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCACAO

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, Práticas curriculares de recuperação de aprendizagens no contexto pós-pandêmico (2022-2024) em escolas públicas de Belém-PA, FACEDUCACA

Artigos (5)

  • 2022, Andrio Alves Gatinho , Formação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais: análise sobre uma prática estadual, ISSN: 25253409 Download do arquivo
  • 2021, Andrio Alves Gatinho , Situando as relações raciais e representações sobre mestiçagem em escolas acrianas, ISSN: 25255924 Download do arquivo
  • 2020, Andrio Alves Gatinho , Práticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em escolas públicas do Acre, ISSN: 21756600
  • 2019, Andrio Alves Gatinho, QUEIROZ, DELCELE MASCARENHAS , AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: ACOMPANHAMENTO PÓS LEI DE COTAS, ISSN: 01047043 Download do arquivo
  • 2018, Andrio Alves Gatinho , Nexo Jornal, ISSN: 0000000000 Download do arquivo

Publicação em Eventos (12)

  • 2023, Andrio Alves Gatinho, COTISTAS E TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL: impacto na formação de professores, XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO, Trabalho Completo
  • 2023, Andrio Alves Gatinho, Aulão ENEM do Bem, Aulão ENEM do Bem, Outros
  • 2023, Andrio Alves Gatinho, Relatos de Pesquisas sobre Educação e Desigualdades, Jornada de Integração do Curso de Pedagogia da UFPA, Trabalho Completo
  • 2023, Andrio Alves Gatinho, Recomposição de aprendizagens: um debate sobre nossas escolhas curriculares, Jornada Pedagógica- 2023 - Unidade Seduc na Escola - USE 10, Trabalho Completo
  • 2023, Andrio Alves Gatinho, Ética, cidadania e equidade, Jornada Pedagógica - Escola Dep. Armando Correa, Trabalho Completo
  • 2022, Andrio Alves Gatinho, Perfil social de estudantes cotistas em uma IFES da Amazônia, XV CONGRESSO LINGUAGENS E IDENTIDADES AMAZÔNICAS, Trabalho Completo
  • 2022, Andrio Alves Gatinho, Relações étnico-raciais e iniciação à docência, 2º Encontro Formativo PIBID - Interdisciplinar - Ananindeua, Trabalho Completo
  • 2022, Andrio Alves Gatinho, Currículo, resistência e transformação social: desafios para a escola pública na Amazônia, VI Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2022, Andrio Alves Gatinho, COTISTAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA: ESTRATÉGIAS E DISPOSIÇÕES ESCOLARES E SOCIAIS, II Congreso Internacional de Ciencias Sociales y Humanas ?La Amazonia brasileña: problemas y desafíos?, Trabalho Completo
  • 2021, Andrio Alves Gatinho, PRÁTICAS CURRICULARES EMERGENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM, V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021, Resumo
  • 2021, Andrio Alves Gatinho, Práticas curriculares emergenciais no contexto da pandemia da COVID-19 em escolas públicas da região metropolitana de Belém, V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Trabalho Completo
  • 2021, Andrio Alves Gatinho, Currículo escolar em tempos de pandemia:nuclearização ou priorização curricular?, Jornada Pedagógica do Município de Ulianópolis, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (6)

  • 2023, COTISTAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA: ESTRATÉGIAS E DISPOSIÇÕES ESCOLARES E SOCIAIS, Educação e Práticas interdisciplinares: Linguagens e Diálogos, Andrio Alves Gatinho
  • 2022, Perfil social de estudantes cotistas em uma Instituição Federal de Ensino da Amazônia, Linguagens, discursos e sociedades: perspectivas amazônicas, Andrio Alves Gatinho
  • 2022, AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS BRASILEIRAS: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, Temas em Educação: olhares interdisciplinares, reflexões e saberes, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, É possível um ato desinteressado? A prática de professores sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal, Andrio Alves Gatinho
  • 2016, Ações Afirmativas na Universidade Federal do Acre, Estudos sobre relações étnico-raciais e educação, Andrio Alves Gatinho, Delcele Mascarenhas Queiroz
  • 2012, As dificuldades da implementação da educação das relações étnico-raciais no Município de Rio Branco - AC., Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula, Andrio Alves Gatinho

Participações em Bancas de Cursos (23)

  • 2023, Monografia de Graduação A PRESENÇA DA ETNOMATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFPA, ALICE REGINA CAMPOS VALE
  • 2023, Monografia de Graduação A CERÂMICA ICOARACIENSE NA SALA DE AULA: A ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISMAELEN FABIANE MONTEIRO DE FROES
  • 2023, Qualificação de Mestrado AS INTERCORRÊNCIAS DO GERENCIALISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O CASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE CAMETÁ-PA, WALLISON BRANDÃO VIEIRA
  • 2023, Monografia de Graduação A EDUCACAO E A VIDA SOCIAL DAS MULHERES NO BRASIL: DA COLONIA AO IMPERIO, MYLENA TRINDADE DE JESUS SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado PRÁTICAS CURRICULARES POR PROFESSORES DE ESCOLA QUILOMBOLA A PARTIR DE SUAS PARTICIPAÇÕES EM CICLOS DE ESTUDO E REFLEXÃO, ROSILANDIA DE SOUZA RODRIGUES
  • 2023, Qualificação de Mestrado DILEMAS E DESAFIOS DE SER ESTUDANTE TRANS ATRÁS DAS GRADES ? CURRICULARES, SILMARA FERNANDA ALVES DO NASCIMENTO
  • 2023, Qualificação de Mestrado ADOLESCENTES NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO E AS RELAÇÕES COM OS SABERES NO CURRÍCULO ESCOLAR, MANUELLE INEZ DE SOUSA BORGES
  • 2023, Qualificação de Mestrado EDUCAÇÃO ESCOLAR NA UNIDADE PRISIONAL MASCULINA DE TUCURUÍ: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO ESCOLAR ENTRE MUROS E GRADES, ADONIAS SOUSA DE OLIVEIRA
  • 2023, Monografia de Graduação A EDUCACAO COMO DIREITO HUMANO NA LEGISLACAO BRASILEIRA PARA OS IMIGRANTES REFUGIADOS NA CIDADE DE BELEM- PA, ESTER DO SOCORRO SOUZA FERREIRA
  • 2023, Monografia de Graduação O ESPACO ESCOLAR E O PAPEL DESEMPENHADO PELOS COORDENADORES PEDAGOGICOS NO COMBATE AO BULLYING, SAMARA RAYANE COSTA COELHO
  • 2022, Monografia de Graduação Estagio supervisionado obrigatorio e a insercao nas escolas: possiveis contributos a formacao de professores , WALNEIA SORAIA NASCIMENTO DA CUNHA
  • 2022, Qualificação de Mestrado PRÁTICAS CURRICULARES POR PROFESSORES DE ESCOLA QUILOMBOLA A PARTIR DE SUASPARTICIPAÇÕES EM CICLOS DE ESTUDO E REFLEXÃO, ROSILANDIA DE SOUZA RODRIGUES
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO DAS RELACOES ETNICO-RACIAIS NA EDUCACAO INFANTIL APOS A LEI 10.639/2003, CAMILA COSTA
  • 2021, Qualificação de Doutorado O programa Universidade para Todos no contexto das políticas de acesso ao ensino superior na Bahia (2007-2019), Rosa Helena Ribeiro Teixeira
  • 2019, Dissertação de Mestrado Itinerâncias de estudantes cotistas da Universidade Federal da Bahia rumo à permanêcia na educação superior, Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Penildon da Silva Filho, Maria Couto Cunha, Uilma Rodrigues de Matos, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Monografia de Graduação O programa Universidade para Todos (UPT): aproximações com o cursinho pré-ENEM do Governo do Estado da Bahia, Marta Lícia Teles Brito de Jesus, Gabriel Swahili Sales de Almeida, Rodrigo da Silva Pereira, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Dissertação de Mestrado Mulheres do Quilombo: identidade étnica, gênero e educação na comunidade porto dos cavalos - Ilha da Maré/BA, Marcos Luciano Lopes Messeder, Ana Claudia Lemos Pacheco, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Tese Doutorado Experiências religiosas e práticas educativas: sociabilidades no percurso de formação de professores na Universidade do Estado da Bahia, Lívia Alessandra Fialho da Costa, Marcos Luciano Lopes Messeder, Gabriele Grossi, Sueli Ribeiro Mota Souza, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Dissertação de Mestrado Caminhos para a implementação da proposta curricular em ciclo de formação humana na rede de educação municipal de Irecê, Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Isaura Santana Fontes, Silvia Maria Leite de Almeida, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Dissertação de Mestrado Ciclos de formação humana: uma proposta curricular possível para as escolas da rede municipal de educação de Irecê, Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Isaura Santana Fontes, Silvia Maria Leite de Almeida, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Qualificação de Mestrado Educação profissional integrada ao ensino médio: a perspectiva integradora do currículo, Silvia Maria Leite de Almeida, Herbs Cintra de Souza Gomes, Penildon da Silva Filho, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Qualificação de Mestrado Itinerâncias de estudantes cotistas da Universidade Federal da Bahia rumo à permanência na educação superior, Penildon da Silva Filho, Maria Couto Cunha, Uilma Rodrigues de Matos, Claudia Sa Malbouisson Andrade, Andrio Alves Gatinho
  • 2018, Tese Doutorado Desafios e estratégias educativas de mulheres-mães de camada popular urbana: um olhar sobre a experiência do Programa Bolsa Família (PBF), Lívia Alessandra Fialho da Costa, Marcos Luciano Lopes Messeder, Elaine Pedreira Rabinovich, Anamélia Lins e Silva Franco, Andrio Alves Gatinho

Trabalho de Fim de Curso(18)

  • MULHERES PRETAS NO ENSINO SUPERIOR: SUPERAÇÃO E ROMPIMENTO DE MARCADORES DE UM GRUPO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFPA, REGIANA MACHADO DA SILVA , 03/2021
  • Memorial Formativo , BEATRIZ BRIGIDA CRUZ MORAES , 12/2023
  • ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ: O CONTEÚDO ÉTNICO-RACIAL NO EIXO DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CAIO CESAR GEMAQUE SANTOS , 06/2021
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: A UTILIZAÇÃO DOS APORTES LEGAIS COMO POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, BEATRIZ BRIGIDA CRUZ MORAES , 06/2021
  • POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: uma análise sobre o sistema de cotas, INGRID LETICIA ROXO ALVES , 06/2021
  • Memorial Formativo , JOSIELE CORREA DOS SANTOS , 12/2022
  • MULHERES PRETAS NO ENSINO SUPERIOR: DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, RACISMO E SUPERAÇÃO, REGIANA MACHADO DA SILVA , 10/2021
  • PRÁTICAS CURRICULARES EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO DE CIÊNCIAS DIANTE DE UM CENÁRIO NEGACIONISTA., PRISCILA RENATA PEREIRA SILVA , 02/2022
  • AS TRAJETÓRIAS E AS DIFICULDADES DE MULHERES QUILOMBOLAS DENTRO DA UNIVERSIDADE, JOSIELE CORREA DOS SANTOS , 02/2022
  • O currículo escolar e a pandemia da COVID-19 no Brasil: Um relato de experiência, IVAN JORGE REIS PIRIXAN , 02/2022
  • AÇÕES AFIRMATIVAS: mulheres pretas na universidade pública brasileira, INGRID LETICIA ROXO ALVES , 02/2022
  • Análise do documento curricular do estado do Pará: o conteúdo étnico-racial proposto é coerente com a Lei 10.639/2003?, CAIO CESAR GEMAQUE SANTOS , 06/2022
  • O PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 2021) , PAULINE MARCELI SOUZA DA SILVA , 12/2022
  • Práticas curriculares emergenciais em escolas públicas de Belém durante a pandemia da COVID-19, PRISCILA RENATA PEREIRA SILVA , 12/2022
  • “Torna-se quilombola: escrevivências (memorial formativo) de uma professora negra”, MARIA DE NAZARE DE ALCANTARA SILVA , 07/2023
  • A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DOCUMENTOS CURRICULARES DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ., JESSICA SOUSA PEREIRA , 12/2023
  • Plano de Trabalho e Relatório PIVIC - Instrução Normativa 01/2023, WENDELL CONCEICAO DA SILVA , 12/2023
  • A EDUCAÇÃO INFORMAL NOS JOGOS DE IDENTIDADE QUILOMBOLA, JEFERSON DE SOUSA BARBOSA , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (2)

  • Mestrado, PEDRO VICTOR DA SILVA LEITE, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCELO FURTADO SILVA, 03/2023 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.247