IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA
Produção Intelectual
Artigos (31)
2021, José Augusto de Jesus de Oliveira Neto, Carlos Aldemir Farias da Silva , Curiosidade e imaginação na infância
a propósito do filme de animação Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa, ISSN: 19811802
2021, Márcia Regina Farias da Silva, Nildo da Silva Dias, Carlos Aldemir Farias da Silva, Alexandre de Oliveira Lima , Desenvolvimento urbano e Agenda 2030: desafios e soluções para cidades sustentáveis, ISSN: 23188472
2021, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra , COVID-19 Pandemic: Risks and Uncertainties in Contemporary Society, ISSN: 19800827
2021, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra , Pandemia da COVID-19: Riscos e Incertezas na Sociedade Contemporânea, ISSN: 19800827
2021, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva , O mundo, a Matemática e o Professor vistos por Ubiratan D'Ambrosio, ISSN: 2675715X
2021, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Kátia Evangelista Regis, Carlos Aldemir Farias da Silva , O lugar da Educação das Relações Étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas paraenses, ISSN: 22379460
2021, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva , Saberes da tradição Amazônicos sobre Plantas e Ervas nas aulas de ciências nos anos iniciais, ISSN: 22366377
2020, Márcia Regina Farias da Silva, Anne Lizabelle Leite Duarte Mascarenhas, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, Carlos Aldemir Farias da Silva, Nildo da Silva Dias , Reflexões sobre as ações extensionistas e de pesquisa no combate à COVID-19 na universidade do estado do Rio Grande do Norte, ISSN: 25956825
2020, Carlos Aldemir Farias da Silva , Histórias da Tradição na Escola: para além do tempo e do espaço, ISSN: 23588322
2020, Samuel Antonio Silva do Rosário, Jocenilda Pires de Sousa do Rosario, Carlos Aldemir Farias da Silva , Uma viagem pelos saberes da tradição: uma experiência vivida com os ceramistas da ?Vila Que Era? em Bragança-PA (Parte 1), ISSN: 23181346
2020, Samuel Antonio Silva do Rosário, Carlos Aldemir Farias da Silva , A física da argila: um estudo visual sobre a produção de cerâmica na comunidade Vila Que Era, ISSN: 23181346
2020, Samuel Antonio Silva do Rosário, Carlos Aldemir Farias da Silva , A física da argila: diferentes formas de sentir e interpretar fenômenos físicos, ISSN: 25253409
2020, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Kátia Evangelista Regis, Carlos Aldemir Farias da Silva , SIGNIFICAÇÕES SOBRE A ERER: uma análise de publicações em periódicos da educação (2015-2019), ISSN: 15185370
2020, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva , ENTRE ESTILOS Y COLECTIVO DE PENSAMIENTO: GENEALOGÍAS Y VISIÓN FORMATIVA DE GRUPOS DE INVESTIGACIÓN EN LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN BRASIL, ISSN: 26650126
2020, Cavalcante, Larissa Gabrielle Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva, Mendes, Iran Abreu , Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte, ISSN: 26751909
2019, Carlos Aldemir Farias da Silva, Manoel Honorio Romão , Para leer el mundo en el flujo del presente, ISSN: 00000000
2019, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva , Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio, ISSN: 21776210
2018, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva , Práticas docentes em uma escola ribeirinha na Ilha de Marajó (Pará, Brasil), ISSN: 22370315
2018, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva , Problematization and Research as a Method of Teaching Mathematics, ISSN: 13063030
2018, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva , Problematization and Research as a Method of Teaching Mathematics, ISSN: 13063030
2017, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva , Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia, ISSN: 19803141
2017, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva , Grupos e relações de sociabilidades entre adolescentes no Ensino Médio: hierarquia e cor, ISSN: 22378707
2017, Mendes, Iran Abreu, Carlos Aldemir Farias da Silva , Problematização de práticas socioculturais na formação de professores de Matemática, ISSN: 22379460
2017, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva , Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica, ISSN: 19840411
2017, Marcos Marques Formigosa, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Carlos Aldemir Farias da Silva , Um navegar pelos saberes da tradição na Amazônia ribeirinha por meio da Etnomatemática, ISSN: 20115474
2016, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva , A produção intelectual docente na pós-graduação em Educação no norte do Brasil: avanços e desafios, ISSN: 21776210
2015, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva , História da Educação Matemática Brasileira: entre genealogias e coletivos de pensamento, ISSN: 24476447
2015, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva , Preconceito, discriminação e sociabilidades na escola, ISSN: 19814712
2015, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva , Formação de professores no Brasil: notas e contextos, ISSN: 21765804
2012, Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes , Sociedade Brasileira de Educação Matemática - BOLETIM 11, ISSN: 000000
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva , Narrativas literárias como um recurso didático-cognitivo nas aulas de Matemática, ISSN: 19803141
Publicação em Eventos (77)
2021, Andréa Lima de Souza Cozzi, Carlos Aldemir Farias da Silva, Ser e saber ? O imaginário e a constituição das culturas amazônicas, VIII Encontro Nacional das Licenciaturas; VII Seminário do PIBID; II Seminário do Residência Pedagógica, Trabalho Completo
2021, Andréa Lima de Souza Cozzi, Carlos Aldemir Farias da Silva, Entrelaçar saberes ? Técnica do Photovoice como narrativa imagética, VIII Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC); VII Seminário Nacional do PIBID; II Seminário Nacional do Residência Pedagógica, Trabalho Completo
2021, Esmeraldo Pires Tavares, Tatiane da Silva Moraes, Carlos Aldemir Farias da Silva, Práticas de professoras ribeirinhas e relações raciais nos anos escolares iniciais, XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para a América Latina, Trabalho Completo
2021, José Augusto de Jesus de Oliveira Neto, Carlos Aldemir Farias da Silva, Filmes de ficção científica no Ensino de Ciências: um panorama da produção científica brasileira (2000-2019), VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, Trabalho Completo
2021, Carlos Aldemir Farias da Silva, Contar histórias é alimentar a humanidade da humanidade, Projeto de Extensão Brincar e Educação, Trabalho Completo
2021, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, Pandemia da COVID-19: riscos e incertezas na sociedade contemporânea, I Congresso Latino-Americano de Desenvolvimento Sustentável, Trabalho Completo
2021, Carlos Aldemir Farias da Silva, Narrativas da Cultura, I Seminário Educação Matemática, Práticas Socioculturais e Saberes da Tradição, Trabalho Completo
2021, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva, A pesquisa na constituição do pós-graduando, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Outros
2020, Márcia Regina Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, Carlos Aldemir Farias da Silva, Anne Lizabelle Duarte Leite Mascarenhas, Máscaras caseiras como estratégia para a reduzir a transmissão da COVID-19, A Conferência da terra: fórum internacional do meio ambiente, Trabalho Completo
2019, Carlos Aldemir Farias da Silva, Patrícia Limaverde Nascimento, Diálogo sobre o livro A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais, Oficina do Pensamento, Outros
2019, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva, Plantas e ervas no ensino de Ciências em turmas multianos, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC, Trabalho Completo
2019, Esmeraldo Pires Tavares, Carlos Aldemir Farias da Silva, Plantas e ervas no ensino de Ciências em turmas multianos, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC, Trabalho Completo
2019, Larissa Gabrielle Mendes Cavalcante, Carlos Aldemir Farias da Silva, Interdisciplinaridade entre Arte e Matemática nos anos escolares Iniciais em Dissertações de mestrado brasileiras (1998-2018), Simpósio Nacional sobre o Ensino e Pesquisa da Matemática no contexto da Educação, ciência e tecnologia, Trabalho Completo
2019, Larissa Gabrielle Mendes Cavalcante, Carlos Aldemir Farias da Silva, Interdisciplinaridade entre arte e matemática nos anos escolares iniciais em dissertações de mestrado brasileiras (1998-2018), Simpósio Nacional sobre o Ensino e Pesquisa da Matemática no contexto da Educação, ciência e tecnologia, Trabalho Completo
2019, Carlos Aldemir Farias da Silva, Joseph Campbell: o maestro dos mitos, XXIV Congresso Internacional de Antropologia Ibero-America, Trabalho Completo
2018, Italo Rafael Tavares da Silva, João Paulo Vasconcelos Soares, Carlos Aldemir Farias da Silva, A mandioca como tema integrador de conhecimentos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, VII Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, Trabalho Completo
2018, Rosileide Farias da Costa, Rayanne dos Santos Fernandes, Carlos Aldemir Farias da Silva, O arco e flecha como tema integrador nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, VII Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, Trabalho Completo
2018, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva, Sociabilidades e discriminação na Escola do Ensino Médio, 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd, Trabalho Completo
2018, Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes, Grupos de História da Educação Matemática do Brasil: um estudo sobre suas genealogias, 7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, Trabalho Completo
2018, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva, Matemática nos Anos Iniciais em escola ribeirinha: integração de saberes a partir da biojoia, 5 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Trabalho Completo
2017, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva, Larissa Gabrielle Mendes Cavalcante, As geometrias decorativas na cerâmica da Amazônia brasileira, 1º Encontro Luso-Brasileiro TEAR ? Territórios Artísticos com a Matemática, Resumo
2017, Larissa Gabrielle Mendes Cavalcante, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva, Vivências educacionais com as cerâmicas tradicionais da Amazônia brasileira, 1º Encontro Luso-Brasileiro TEAR ? Territórios Artísticos com a Matemática, Trabalho Completo
2017, João Paulo Vasconcelos Soares, Jeová Pereira Martins, Carlos Aldemir Farias da Silva, Açaí e integração de saberes nos anos iniciais da Educação Básica, IX Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), III Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2017, Maida Ondena Magalhães Carneiro, Jeová Pereira Martins, Carlos Aldemir Farias da Silva, A canoa como artefato integrador de conhecimentos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ? IX FIPED, Trabalho Completo
2017, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva, Práticas de professores ribeirinhos em turmas multianos em Ponta de Pedras, Pará, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ? IX FIPED, Trabalho Completo
2017, Maida Ondena Magalhães Carneiro, Jeová Pereira Martins, Carlos Aldemir Farias da Silva, A canoa como artefato integrador de conhecimentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, IX Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), III Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2017, Thayse Krisina Valente Trindade, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva, Palafitas e integração de conhecimentos nos anos escolares iniciais, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ? IX FIPED, Trabalho Completo
2017, Thayse Krisina Valente Trindade, Esmeraldo Pires Tavares, Carlos Aldemir Farias da Silva, Palafitas e integração de conhecimentos nos anos escolares iniciais, IX Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), III Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2017, Patrícia Simith dos Santos, Jeová Pereira Martins, Carlos Aldemir Farias da Silva, O samba na sala de aula: uma experiência didática integrada, IX Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), III Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2017, João Paulo Vasconcelos Soares, Jeová Pereira Martins, Carlos Aldemir Farias da Silva, Açaí e integração de saberes nos anos iniciais da Educação Básica, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA - IX FIPED, Trabalho Completo
2017, Patrícia Simith dos Santos, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva, O samba na sala de aula: uma experiência didática integrada, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ? IX FIPED, Trabalho Completo
2017, Esmeraldo Pires Tavares, Carlos Aldemir Farias da Silva, Práticas de professores ribeirinhos em turmas multianos em Ponta de Pedras, Pará, IX Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), III Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2016, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva, Práticas socioculturais e Educação Matemática, Curso de Matemática da Unama, Outros
2016, Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes, Estudos sobre Cultura e Práticas Sociais: contribuições para a formação de professores de matemática, XII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
2016, Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes, Fundamentos e métodos da História Oral e da Memória como subsídios para a pesquisa em História da Educação Matemática, 3 Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Trabalho Completo
2015, Carlos Aldemir Farias da Silva, Valéria Risuenho Marques, Alfabetização na perspectiva da racionalidade aberta, VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Trabalho Completo
2015, Carlos Aldemir Farias da Silva, Wilma de Nazaré Baia Coelho, A Lei número 10.639/2003: entre preconceitos e sociabilidades na Escola Básica, Encontro Comemorativo dos 30 anos dos NEAB/UFMA, Resumo
2014, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva, Grupos de História da Educação Matemática do Brasil: genealogias e coletivo de pensamento, II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Trabalho Completo
2014, Carlos Aldemir Farias da Silva, (Auto)biografia, literatura e preservação da memória de pessoas comuns, I Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Diversidade) e II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisa Memória, Formação Docente e Tecnologia, Trabalho Completo
2013, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva, Os estudos sobre genealogia como um método para a pesquisa em história da educação matemática no Brasil, II Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, Trabalho Completo
2013, Carlos Aldemir Farias da Silva, Literatura e Educação: o ensinamento das histórias da tradição na escola, Antropologia e Educação - curso de Pedagogia, Trabalho Completo
2013, Carlos Aldemir Farias da Silva, Contar histórias é alimentar a humanidade da humanidade, 7 Seminário de Educação e Leitura, Trabalho Completo
2013, Carlos Aldemir Farias da Silva, A arte etnomatemática de Paulus Gerdes, III Encontro Paraense de Etnomatemática, Trabalho Completo
2013, Carlos Aldemir Farias da Silva, As geometrias decorativas das cerâmicas da Amazônia brasileira, III Encontro Paraense de Etnomatemática, Trabalho Completo
2012, Carlos Aldemir Farias da Silva, Joseph Campbell: o maestro dos mitos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas, Trabalho Completo
2012, Carlos Aldemir Farias da Silva, Antropologia e Educação: contribuições para a formação de professores, II Encontro de iniciação à Docência do PIBID-IFPA (EINID), Outros
2012, Carlos Aldemir Farias da Silva, O artesanato da pesquisa, Seminário de Pesquisa - curso de Pedagogia, Outros
2012, Carlos Aldemir Farias da Silva, O dom da história, Antropologia e Educação - curso de Pedagogia, Trabalho Completo
2011, Carlos Aldemir Farias da Silva, Preconceitos na escola: algumas reflexões, Colóquio com Educadores, Trabalho Completo
2011, Carlos Aldemir Farias da Silva, Alfabetos da alma - histórias da tradição na escola, Colóquio com Educadores, Trabalho Completo
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, História da Cultura Brasileira, Curso de Especialização em Relações Raciais para o Ensino Fundamental, Trabalho Completo
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Memória, história oral e história de vida, Grupo de Estudos em Educação Matemática EMFoco, Outros
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Razão, racionalidades gregas em Jean-Pierre Vernant, Ateliê de Educação Matemática II, Trabalho Completo
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Um olhar para dentro de si: reflexões sobre os preconceitos que nos habitam, Especialização em relações raciais para o ensino fundamental do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnicorraciais - GERA-UFPA, Trabalho Completo
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria do Rosário Farias: memórias rurais do sertão agreste paraibano, Simpósio Memória, (Auto)Biografia e Ruralidades, Outros
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria do Rosário Farias: memórias rurais do sertão agreste paraibano, Simpósio Memória, (Auto)Biografia e Ruralidades, Resumo
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Memórias de um viajante das águas: Raimundo Rabelo Mendes, IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Memórias de um viajante das águas: Raimundo Rabelo Mendes, IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Educação, oralidade e histórias da tradição, Antropologia e Educação, Outros
2010, Carlos Aldemir Farias da Silva, Mito, razão e racionalidades gregas em Jean-Pierre Vernant, Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Outros
2009, Carlos Aldemir Farias da Silva, Um breve itinerário sobre a vida e a obra de Joseph Campbell, Seminário Nacional "Entre o Global e o Local no Contexto Urbano/Metropolitano", Resumo
2009, Carlos Aldemir Farias da Silva, História oral, História de vida e Memória, Metodologia da Pesquisa para o Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, Outros
2009, Carlos Aldemir Farias da Silva, Narrativas orais e formação de professores, Ciclo de Palestras do Gera 2009, Outros
2008, Carlos Aldemir Farias da Silva, Joseph Campbell: das experiências de infância à obsessão pelos mitos, III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, Resumo
2008, Carlos Aldemir Farias da Silva, Fragmentos de um itinerário, Seminário Jean-Pierre Vernant: entre mito e política, Trabalho Completo
2008, Carlos Aldemir Farias da Silva, Joseph Campbell: das experiências de infância à obsessão pelos mitos, Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
2008, Carlos Aldemir Farias da Silva, Razão, racionalidades gregas, Seminário Jean-Pierre Vernant: entre mito e política, Outros
2007, Carlos Aldemir Farias da Silva, Múltiplas linguagens: possibilidades e desafios na formação saudável do sujeito, 3 Encontro Cearense de Educadores, Trabalho Completo
2007, Carlos Aldemir Farias da Silva, Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola, Departamentos Curriculares de Línguas Clássicas e Línguas Estrangeiras, Outros
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola, I Feira do Livro de Sergipe, Trabalho Completo
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola, Espaço Cultural Raízes, Trabalho Completo
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Educar por meio das narrativas da tradição, Congresso Internacional sobre Narrativas (Auto)biográfica, Trabalho Completo
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Estoque de sabedoria, V Seminário de Políticas Públicas Educacionais e Currículo, Trabalho Completo
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Alfabetos da alma: reflexões sobre a arte de contar e ouvir histórias, I Encontro Científico Pedagógico do Instituto Kennedy - V Mostra Artístico-Literária e Cultural e II Jornada de Educação Ambiental, Trabalho Completo
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Trajetórias de Pesquisa na constituição de um pesquisador, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Outros
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Caminhos da pesquisa, Seminário de Pesquisa, Trabalho Completo
2006, Carlos Aldemir Farias da Silva, Educar por meio das narrativas da tradição, Congresso Internacional sobre Narrativas (Auto)biográfica, Resumo
Capítulos de Livros (25)
2022, Agricultura familiar, políticas públicas e educação para saúde, Quintais agroecológicos: tradição, cultivo, conhecimento, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva
2022, Quintais produtivos como tecnologia social sustentável para a segurança alimentar e nutricional, Quintais agroecológicos: tradição, cultivo, conhecimento, Sóstenes Fernandes de Barros, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva
2022, Do sertão ao litoral: quintais produtivos em cinco comunidades rurais, Quintais agroecológicos: tradição, cultivo, conhecimento, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Nildo da Silva Dias, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra
2022, A tradição do cultivo dos quintais por mulheres na comunidade de Mangue Seco, Rio Grande do Norte, Quintais agroecológicos: tradição, cultivo, conhecimento, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Sóstenes Fernandes de Barros, Regina Cleane Marrocos, Fernanda Rízia Fernandes Rocha
2022, O cultivo de quintais agroecológicos na comunidade de Barreira Vermelha, zona rural de Mossoró (RN), Quintais agroecológicos: tradição, cultivo, conhecimento, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Regina Cleane Marrocos, Sóstenes Fernandes de Barros, Maria José de Paula Morais
2021, A sociedade de risco e a pandemia da Covid-19, Pandemia da covid-19: desafios e entraves para o desenvolvimento sustentável, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra
2021, Pandemia da COVID-19: riscos e incertezas na sociedade contemporânea, Pós-pandemia: como será o mundo depois da crise?, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra
2021, Máscaras Caseiras como estratégias para reduzir a transmissão da COVID-19, Terra: a Saúde Ambiental para a Vitalidade do Planeta, Márcia Regina Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, Carlos Aldemir Farias da Silva, Anne Lizabelle Duarte Leite Mascarenhas
2020, Ações extensionistas e de pesquisa no combate à COVID-19 na UERN, Ecos do fim do mundo: mudanças ambientais e vida social em tempo de COVID-19, Márcia Regina Farias da Silva, Anne Lizabelle Leite Duarte Mascarenhas, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, Carlos Aldemir Farias da Silva, Nildo da Silva Dias
2020, Adoção do uso de máscaras caseiras para a prevenção da COVID-19, Ecos do fim do mundo: mudanças ambientais e vida social em tempo de COVID-19, Márcia Regina Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, Carlos Aldemir Farias da Silva, Anne Lizabelle Duarte Leite Mascarenhas, Eduardo José Ferreira da Silva, Geordana Fernandes Souto do Monte Vasconcelos
2019, Práticas de professoras ribeirinhas e a Lei n. 10.639/2003, Escola Básica e relações raciais, Esmeraldo Tavares Pires, Tatiane da Silva Morais, Carlos Aldemir Farias da Silva
2019, Relações raciais e de sociabilidade entre grupos de adolescentes-juvenis na escola, Currículos, diferenças e fronteiras da exclusão: relações étnico-raciais e de gênero, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
2018, Práticas de professores ribeirinhos em turmas multianos na Ilha de Marajó, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, Esmeraldo Tavares Pires, Carlos Aldemir Farias da Silva
2018, Grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio: sociabilidades, preconceito e discriminação, Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
2016, O mito na sociedade moderna, Cultura e subjetividade: perspectivas em debate, Carlos Aldemir Farias da Silva
2016, Preconceito, discriminação e sociabilidades na Escola Básica, Formação de professores, livro didático e Escola Básica, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
2016, Formação continuada de professores para educação das relações étnico-raciais: uma experiência no estado do Pará, A diversidade em discussão: inclusão, ações afirmativas, formação e práticas docentes, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva, Nicelma Josenila Brito Soares
2016, A produção intelectual docente na pós-graduação em Educação no norte do Brasil: avanços e desafios, Estudos sobre relações étnico-raciais e educação no Brasil, Carlos Aldemir Farias da Silva, Wilma de Nazaré Baia Coelho
2016, Histórias da Tradição e da Educação, Festins de Seda: o festival mythos-logos do imaginário e outras inventices de inspiração bachelardiana, Carlos Aldemir Farias da Silva
2015, Formação de professores no Brasil: notas e contextos, Educação, história e relações raciais: debates em perspectiva, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
2014, As culturas são as marcas das sociedades humanas, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes
2012, Mitos, fábulas e histórias da tradição: para além do tempo e do espaço, Estudos de Complexidade 5, Carlos Aldemir Farias da Silva
2011, Contar histórias é alimentar a humanidade da humanidade, Contadores de histórias: um exercicio para muitas vozes, Carlos Aldemir Farias da Silva
2010, Um olhar para dentro de si: reflexões sobre os preconceitos que nos habitam, Educação para a diversidade: olhares sobre a educação para as relações étnico-raciais, Carlos Aldemir Farias da Silva
2005, Sobre tradição e educação escolar, Transdisciplinaridade e complexidade: uma nova visão para a educação no século XXI, Carlos Aldemir Farias da Silva
Livros (27)
2022, Quintais agroecológicos: tradição, cultivo, conhecimento, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva
2021, Livro dos pareceres: a propósito de trabalhos científicos, Carlos Aldemir Farias da Silva
2021, Joseph Campbell: o maestro dos mitos, Carlos Aldemir Farias da Silva
2020, Ecos do fim do mundo: mudanças ambientais e vida social em tempo de COVID-19, Márcia Regina Farias da Silva, Carlos Aldemir Farias da Silva, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra
2019, GPSEM - Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva
2019, Escola básica e relações raciais, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Nicelma Josenila Costa de Brito, Carlos Aldemir Farias da Silva
2017, Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental: projetos de intervenção escolar, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva, Nicelma Josenila Brito Soares
2016, Cultura e subjetividade: perspectivas em debate, Carlos Aldemir Farias da Silva, Sílvia Nogueira Chaves, Maria dos Remédios de Brito
2016, Núcleo Gera dez anos: entre a universidade e a escola básica, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva, Nicelma Josenila Brito Soares
2016, Formação de professores e diversidade: entre a universidade e a escola básica, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
2016, Formação de professores, livro didático e Escola Básica, Carlos Aldemir Farias da Silva, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Tânia Mara Pedroso Müller
2016, A diversidade em discussão: inclusão, ações afirmativas, formação e práticas docentes, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva, Nicelma Josenila Brito Soares
2014, Anais do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as): ações afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Nicelma Josenila Brito Soares, Carlos Aldemir Farias da Silva
2014, Relatório de atividades 2012 a 2014 do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as): ações afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais, Wilma de Nazaré Baia Coelho, Nicelma Josenila Brito Soares, Carlos Aldemir Farias da Silva
2014, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva
2013, Reviver memórias de Maria do Rosário Farias, Carlos Aldemir Farias da Silva
2013, Reviver: memórias de Maria do Rosário Farias, Carlos Aldemir Farias
2013, Pelos caminhos do potengi, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros
2011, Iran Abreu Mendes: a docência como profissão, Carlos Aldemir Farias da Silva
2010, Narrativas de um tempo, escrituras da alma, Maria de Lourdes Xavier
2009, A criatividade como destino: transdisciplinaridade, cultura e educação, Teresa Vergani
2008, Viajante das águas, imaginário amazônico, Raimundo Rabelo Mendes
2008, Viajante das águas, imaginário amazônico, Raimundo Rabelo Mendes
2008, Narrativas de um tempo, escrituras da alma, Maria de Lourdes Xavier
2006, Histórias de ontem para amanhã, Luís Justo Filho
2006, Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola, Carlos Aldemir Farias
2006, Alfabetos da alma - histórias da tradição na escola, Carlos Aldemir Farias da Silva
Participações em Bancas de Cursos (194)
2022, Dissertação de Mestrado Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção científica, José Augusto de Jesus de Oliveira Neto
2022, Dissertação de Mestrado Problematização dos apêndices do Discurso do Método para o Ensino de conceitos matemáticos e científicos, Ávaro Luan Moraes Medeiros
2022, Tese Doutorado Xamanismo hoje: diálogos com uma sabedoria arcaica, Carlos Eduardo de Araújo
2021, Qualificação de Doutorado Rios que me conectam: navegando pelas águas da educação ambiental sob o olhar da complexidade, Tiago Lincka de Sousa
2021, Qualificação de Doutorado Dialogos entre saberes tradicionais, ciencias e matematica no Programa de Formacao Continuada Escola da Terra., ZANETE ALMEIDA GUSMÃO
2021, Tese Doutorado Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais, ANDREA LIMA DE SOUZA COZZI
2021, Qualificação de Doutorado Aprendi no insta!: Os studygrams e a educação online de biologia, Yuri Cavaleiro de Macedo Coelho
2021, Tese Doutorado História para ensinar Matemática nos Anos Iniciais nas produções brasileiras (1990-2018): princípios, métodos e propostas, Luiza Pereira da Silva
2021, Tese Doutorado História para ensinar matemática nos anos iniciais nas produções acadêmicas brasileiras (1990 2018): princípios, métodos e propostas, LUIZA PEREIRA DA SILVA
2021, Monografia de Graduação Formação de professores, diversidade sexual e população LGBTQIA+ na EJA, Victor Luiz Silva da Silva
2021, Monografia de Graduação Formacao de professores, diversidade sexual e populacao LGBTQIA+ na EJA, VICTOR LUIZ SILVA DA SILVA
2021, Qualificação de Doutorado Saberes Elementares matemáticos do ensino primário em dissertações e teses - 1990 a 2019, ROMULO EVERTON DE CARVALHO MOIA
2021, Qualificação de Doutorado Uma cartografia do ensino de matemática na Escola Normal do Pará entre 1890 e 1910, MARCOS FABRICIO FERREIRA PEREIRA
2021, Qualificação de Doutorado Uma cartografia do Ensino de Matemática na Escola Normal do Pará entre 1890 e 1910, Marcos Fabricio Ferreira Pereira
2021, Qualificação de Doutorado Formação de Professores Indígenas em diálogos integradores de aprendizagem na objetivação cultural, Cristiane do Socorro dos Santos Nery
2021, Qualificação de Doutorado Formação de professores indígenas em diálogos integradores de aprendizagem na objetivação cultural, CRISTIANE DO SOCORRO DOS SANTOS NERY
2021, Qualificação de Doutorado Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais., ANDREA LIMA DE SOUZA COZZI
2021, Qualificação de Doutorado Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais, Andrea Lima de Souza Cozzi
2021, Qualificação de Doutorado Saberes e práticas que curam: narrativas de mulheres sábias na Ilha de Marajó, ESMERALDO TAVARES PIRES
2021, Qualificação de Doutorado Saberes e práticas que curam: narrativas de mulheres sábias na Ilha de Marajó, Esmeraldo Tavares Pires
2021, Qualificação de Mestrado Abordagem de conceitos matemáticos e científicos na Educação Básica a partir dos Ensaios de René Descartes, Álvaro Luan Moraes Medeiros
2021, Qualificação de Mestrado Abordagem de conceitos matemáticos e científicos na Educação Básica a partir dos Ensaios de Rene Descartes, ALVARO LUAN MORAES MEDEIROS
2021, Tese Doutorado Jogos de linguagem na alfabetização matemática, Carlos Evaldo dos Santos Silva
2021, Tese Doutorado Jogos de Linguagem na Alfabetização Matemática, CARLOS EVALDO DOS SANTOS SILVA
2021, Tese Doutorado (Trans)Formação de Licenciandos em Educadores Químicos: traços do (con)viver e praticar a docência durante a formação inicial no Clube de Ciências da UFPA, JOÃO BATISTA MENDES NUNES
2021, Tese Doutorado (Trans)Formação de Licenciandos em Educadores Químicos: traços do (con)viver e praticar a docência durante a formação inicial no Clube de Ciências da UFPA, João Batista Mendes Nunes
2021, Qualificação de Mestrado Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção no ensino de ciências, José Augusto de Jesus de Oliveira Neto
2021, Qualificação de Mestrado Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção no ensino de ciências, JOSE AUGUSTO DE JESUS DE OLIVEIRA NETO
2021, Tese Doutorado O Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1964-1974): origem, trajetória e bifurcações, Albimar Gonçalves de Mello
2021, Tese Doutorado Caminhando entre saberes docentes na Ilha de Fora: a tradição, o cientifico e a experiência, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO
2021, Dissertação de Mestrado De louco, todo mundo tem um pouco: os discursos sobre inclusao escolar e a producao dos sujeitos anormais., MARCOS ALLAN DA SILVA LINHARES
2021, Dissertação de Mestrado De louco, todo mundo tem um pouco: os discursos sobre inclusão escolar e a produção dos sujeitos normais, Marcos Allan da Silva Linhares
2021, Dissertação de Mestrado Marta Pernambuco: para o cultivo de uma educação política e afetiva, Manoel Honorio Romão
2021, Tese Doutorado Criatividade didática em dissertações e teses sobre história para o Ensino de Matemática (1990-2018), BENJAMIM CARDOSO DA SILVA NETO
2021, Tese Doutorado Criatividade em propostas didáticas de pesquisas em história para o ensino de matematica (1990-2018), Benjamim Cardoso da Silva Neto
2021, Tese Doutorado O cuidado de si na Educação Matemática: a figura do professor em sua prática pedagógica, Ana Del Valle Duarte Castillo
2021, Tese Doutorado A ESCRITA DE SI NA DOCENCIA DE MATEMATICA: Inquietacoes eticas na figura do professor em formacao., ANA DEL VALLE DUARTE CASTILLO
2021, Dissertação de Mestrado O corpo e a escrita de si como processos de experimentação para o ensino de ciências, Nadson Fernando Nunes da Silva
2021, Dissertação de Mestrado O CORPO E A EXPERIENCIA DE SI: EXPERIMENTACOES COM O ENSINO DE CIENCIAS., NADSON FERNANDO NUNES DA SILVA
2021, Tese Doutorado Epistemologias do ser-estar professor de matemática no curso de Pedagogia de Rondônia: realidades, desafios e possibilidades explicitadas em um simpósio temático imaginado, Érica Patrícia Navarro
2021, Tese Doutorado Do lago do segredo ao segredo da escola: experimentações formativas no ensino de Ciências em diálogos com a tradição, Nádia Sueli Araújo da Rocha
2021, Tese Doutorado DO LAGO DO SEGREDO AO SEGREDO DA ESCOLA: experimentacoes formativas de Educacao em Ciencias em dialogos com a tradicao., NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
2021, Dissertação de Mestrado Ações, produções acadêmicas e trajetórias de três professores de matemática: do que tratam teses e dissertações (1990-2018)?, Ana Paula Nascimento Pegado Couto
2021, Dissertação de Mestrado Ações, produções acadêmicas e trajetórias de três Professores de Matemática: do que tratam Teses e Dissertações (1990 - 2018)?, ANA PAULA NASCIMENTO PEGADO COUTO
2021, Tese Doutorado Cadernos de Formação: ensino de filosofia, lições do poeta Manoel de Barros, Felinto Gadêlha Segundo
2021, Tese Doutorado Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escolar, Jeová Pereira Martins
2021, Tese Doutorado Uma linguagem geometrica singular refletida no Codice Atlantico de Leonardo da Vinci: contribuicoespara a geometria escolar., JEOVA PEREIRA MARTINS
2021, Tese Doutorado Na Escola da Floresta: pedagogias Tentehar, Maria José Ribeiro de Sá
2021, Tese Doutorado Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais, Andréa Lima de Souza Cozzi
2021, Tese Doutorado Caminhando entre saberes docentes perceptíveis na Ilha de Fora: o científico, a tradição e a experiência, Veruschka Silva Santos Melo
2020, Dissertação de Mestrado Histórias de Circunferência e círculo: possibilidades didáticas na Educação Profissional e Tecnológica, Júnio Cândido dos Santos
2020, Qualificação de Doutorado Indicadores de Habilidades Cognitivas em atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um Clube de Ciencias, ANTONIA EDIELE DE FREITAS COELHO
2020, Qualificação de Mestrado Ecosofia e formação de professores: uma cartografia sobre experiências e singularidades em tempos de crise ambiental, BARBARA FERNANDES DO NASCIMENTO CASTRO
2020, Qualificação de Mestrado Ciências e a escrita de si: fragmentos de um corpo pesquisador, NADSON FERNANDO NUNES DA SILVA
2020, Qualificação de Doutorado Engenhos de cana e sua problematizacao no ensino de ciencias nos anos finais do ensino fundamental, HERLEY MACHADO NAHUM
2020, Qualificação de Doutorado Criatividade em propostas didáticas de pesquisas em História para o Ensino de Matemática (1990-2018), BENJAMIM CARDOSO DA SILVA NETO
2020, Qualificação de Doutorado História para ensinar matemática nos anos iniciais nas produções acadêmicas brasileiras (1990 2018): princípios, métodos e propostas, LUIZA PEREIRA DA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado Customizacao das producoes em Historia da Educacao Matematica: uma releitura a luz dos conceitos de Expert e Expertise, ANA PAULA NASCIMENTO PEGADO COUTO
2020, Seleção de Mestrado Customização das produções em História da Educação Matemática: uma releitura a luz dos conceitos de Expert e Expertise, Ana Paula Nascimento Pegado Couto
2020, Tese Doutorado Um estudo descritivo-analítico sobre o conceito de aprendizagem em pesquisas doutorais de neurociências (2007-2018), VALDETE LEAL DE OLIVEIRA
2020, Tese Doutorado Um estudo descritivo-analítico sobre o conceito de aprendizagem em pesquisas doutorais de neurociências (2007-2018), Valdete Leal de Oliveira
2020, Tese Doutorado Um estudo sobre a política de ação afirmativa: a implementação da lei nº 12.711/2012 nos IFETS (2014-2019), ANNE DE MATOS SOUZA FERREIRA
2020, Tese Doutorado Um estudo sobre a política de ação afirmativa: a implementação da Lei Nº 12.711/2012 nos IFETS (2014-2019), ANNE DE MATOS SOUZA FERREIRA
2020, Dissertação de Mestrado EPAEM: Duas decadas de historia e producoes cientificas, FLAVIA HELENA VASCONCELOS DOS PASSOS SALES
2020, Tese Doutorado A Epistemologica Historica Cultural de Roger Chartier em Teses sobre Historia da Educacao Matematica no Brasil (2000 a 2018), EDINA FIALHO MACHADO
2020, Dissertação de Mestrado Historia para o Ensino de Geometria Analitica nas producoes de Historia da Matematica do Brasil, RUBENS MATHEUS DOS SANTOS MARQUES
2020, Dissertação de Mestrado Histórias do sistema de numeração decimal produzidas na pós-graduação brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de aritmética nos anos iniciais, LUCAS SILVA PIRES
2019, Qualificação de Doutorado O Cuidado de si na Educação Matemática: a figura do professor em sua pratica pedagógica, ANA DEL VALLE DUARTE CASTILLO
2019, Qualificação de Mestrado Loucura dos normais: a escola diagnosticando (a)normalidades, MARCOS ALLAN DA SILVA LINHARES
2019, Qualificação de Doutorado Saberes da Ilha de Fora, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO
2019, Tese Doutorado A Biologia e a invenção de um corpo normal, GEORGIA DE SOUZA TAVARES
2019, Qualificação de Doutorado Do lago do segredo ao segredo da escola: experimentações formativas de Educação em Ciências em diálogos com a tradição, NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
2019, Dissertação de Mestrado Experiencias Esteticas com formas geometricas nos anos iniciais, LARISSA GABRIELLE MENDES CAVALCANTE
2019, Qualificação de Doutorado Identidade em narrativas de formadores de professores de matemática, NAYRA DA CUNHA ROSSY SANTOS
2019, Qualificação de Doutorado Educadores químicos egressos do Clube de Ciências da UFPA: traços do (con)viver e praticar a docência durante a formação inicial, JOÃO BATISTA MENDES NUNES
2019, Qualificação de Doutorado O ensino do número: jogos de linguagem na alfabetização, CARLOS EVALDO DOS SANTOS SILVA
2019, Qualificação de Mestrado Potencialidades de um ambiente virtual para a difusão e a disseminação de produções da História da Matemática, LUIS ANDRES CASTILLO BRACHO
2019, Qualificação de Mestrado Experiencias Esteticas com formas geometricas para os anos iniciais, LARISSA GABRIELLE MENDES CAVALCANTE
2019, Qualificação de Mestrado EPAEM: 20 anos de historia e producoes cientificas, FLAVIA HELENA VASCONCELOS DOS PASSOS SALES
2019, Tese Doutorado Entre Salvação e Perdição: a sexualidade do bom cristao!, LUCIANE DE ASSUNCAO RODRIGUES
2019, Tese Doutorado Currículo menor de ciências: atravessamentos por uma escola ribeirinha da Amazônia Tocantina paraense, EDILENA MARIA CORREA
2019, Dissertação de Mestrado Literatura e sexualidade e educação: apontamentos intercessores para o ensino de ciências, DHEMERSSON WARLY SANTOS COSTA
2019, Tese Doutorado Desenvolvimento profissional docente em perspectiva do ensino por investigação em um Clube de Ciências da UFPA, CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
2019, Tese Doutorado Notícias do oco do mundo: cartas para uma antropolítica da educação, Luan Gomes dos Santos de Oliveira
2019, Seleção de Mestrado Identidade em narrativas de formadores de professores de matemática, Nayra da Cunha Rossy Santos
2019, Seleção de Mestrado Literatura e sexualidade e educação: apontamentos intercessores para o ensino de ciências, Dhemersson Warly Santos Costa
2019, Seleção de Mestrado Do lago do segredo ao segredo da escola: experimentações formativas de Educação em Ciências em diálogos com a tradição, NADIA SUELI ARAUJO DA ROCHA
2018, Tese Doutorado Praticas Socioculturais Quilombolas para o Ensino de Matematica: mobilizacoes de saberes entre Comunidade e Escola, KALED SULAIMAN KHIDIR
2018, Qualificação de Doutorado A biologia e a invenção de um corpo normal, GEORGIA DE SOUZA TAVARES
2018, Qualificação de Doutorado Conceitos de aprendizagem nas pesquisas em Neurociências: contribuições para as pesquisas em Educação Matemática, VALDETE LEAL DE OLIVEIRA
2018, Qualificação de Doutorado Tradução da linguagem matemática: perspectiva para a aprendizagem, JANEISI DE LIMA MEIRA
2018, Tese Doutorado Tradução da Linguagem Matemática: perspectivas para o ensino e a aprendizagem, JANEISI DE LIMA MEIRA
2018, Qualificação de Doutorado Tradução interna e jogos de imagens na matemática, LUCIANO AUGUSTO DA SILVA MELO
2018, Qualificação de Doutorado Desenvolvimento profissional de professores mestrandos em perspectiva do ensino por investigação, CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
2018, Qualificação de Doutorado A Triade Epistemologica de Roger Chartier em Teses em Historia da Educacao Matematica no Brasil (2000 a 2016), EDINA FIALHO MACHADO
2018, Qualificação de Mestrado Literatura e sexualidade e educação: apontamentos intercessores para o ensino de ciencias, DHEMERSSON WARLY SANTOS COSTA
2018, Qualificação de Doutorado Um estudo sobre Política de Ação Afirmativa: a implementação da Lei n. 12.711/2012 nos IFETs (2014-2019), ANNE DE MATOS SOUZA FERREIRA
2018, Qualificação de Doutorado O que esperam de mim? A sexualidade do bom cristao, LUCIANE DE ASSUNCAO RODRIGUES
2018, Monografia de Graduação Uma cartografia das sngularidades: Formacao de Professores em educacao em ciencias, matematicas e linguagens, YASMIN DE SOUZA BAIA
2018, Dissertação de Mestrado Processo Identitário Docente: o significado das experiências formativas de professores de Biologia, ELIZABETH DIANA CARDOSO SANTOS
2018, Qualificação de Doutorado Uma análise da linguagem algébrica nos livros de Jacques Peletier Du Mans na França do seculo XVI, Jefferson Leandro Ramos de Oliveira
2018, Dissertação de Mestrado Experimentacoes art(e)ciencia na natureza, CARLOS AUGUSTO SILVA E SILVA
2018, Tese Doutorado Saberes Elementares Matemáticos do Primário nas Revistas Pedagógicas do estado do Pará entre 1890 e 1935, GLAUCIANNY AMORIM NORONHA
2018, Qualificação de Doutorado Hiatar curriculo de ciencias: experimentacoes menores em escola ribeirinha na Amazonia Tocantina Paraense, EDILENA MARIA CORREA
2018, Qualificação de Doutorado Hiatar curriculo de ciencias: experimentacoes menores em escola ribeirinha na Amazonia Tocantina Paraense, EDILENA MARIA CORREA
2018, Qualificação de Doutorado Política de Ação Afirmativa nos Institutos Federais: as discussões do plano de desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2019) e a implantação da Lei n. 12.711/2012, ANNE DE MATOS SOUZA FERREIRA
2018, Dissertação de Mestrado Exploração de narrativas míticas indígenas para o ensino de matemática nos anos iniciais, HAYLLA RODRIGUES DE AGUIAR
2018, Tese Doutorado Saberes elementares de aritmetica em manuais didaticos do curso primario produzidos no Para (1850 - 1950), BENEDITO FIALHO MACHADO
2018, Tese Doutorado A utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos: uma interpretação à luz da filosofia de Wittgenstein, MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA
2018, Seleção de Mestrado Hiatar currículo de ciências: experimentações menores em escola ribeirinha na Amazônia Tocantina Paraense, Edilena Maria Corrêa
2017, Qualificação de Doutorado Teresa Vergani: para um pensamento nômade, cigano, complexo, Louize Gabriela Silva de Souza
2017, Qualificação de Doutorado Robson Marques, o guardião de histórias - por uma ciência da tradição, Luan Gomes dos Santos de Oliveira
2017, Dissertação de Mestrado Para uma pedagogia cultural da tradição: práticas de professores ribeirinhos na Ilha de Marajó, ESMERALDO TAVARES PIRES
2017, Qualificação de Doutorado Educacao Matematica Quilombola: praticas socioculturais Kalunga mobilizadas na atividade docente, KALED SULAIMAN KHIDIR
2017, Dissertação de Mestrado Ensino de simetria por meio de problematização sociocultural, JEOVA PEREIRA MARTINS
2017, Qualificação de Mestrado Práticas disciplinares de problematização cultural com professores em serviço, Tatiane da Silva Morais
2017, Qualificação de Mestrado Experimentacoes art(e)ciencia na natureza, CARLOS AUGUSTO SILVA E SILVA
2017, Tese Doutorado Contribuições dos projetos pedagógicos dos cursos de educação do campo do Brasil para a licenciatura em Matemática do Timor-Leste, LINO VERDIAL DO ROSARIO
2017, Tese Doutorado Intercontextualidade na prática educativa de iniciação à docência em Matemática para a Educação Básica, RAIMUNDO OTONI MELO FIGUEIREDO
2017, Qualificação de Mestrado Narrativas míticas para o ensino de Matemática na escola indígena, HAYLLA RODRIGUES DE AGUIAR
2017, Qualificação de Doutorado Um estudo de inspiração wittgensteiniana sobre a utilização dos gestos ostensivos no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos, MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA
2017, Qualificação de Mestrado Práticas de professores ribeirinhos: integração de saberes em aulas de ciências, ESMERALDO TAVARES PIRES
2017, Qualificação de Mestrado Exploração de simetrias nas práticas socioculturais: propostas didáticas para os anos finais do Ensino Fundamental, JEOVA PEREIRA MARTINS
2017, Dissertação de Mestrado Ciência e verdade em Nietzsche: contribuições para a educação em ciências, JOSE DE RIBAMAR OLIVEIRA COSTA
2017, Monografia de Graduação Show da Luna: uma infância científica, Joana D'Arc Chaves de Campos
2017, Monografia de Graduação Práticas indisciplinares, Anne Gleicy Pinto Gomes
2017, Qualificação de Doutorado Trajetória dos saberes elementares matemáticos em revistas pedagógicas do pará (190-1945), GLAUCIANNY AMORIM NORONHA
2017, Tese Doutorado A criatividade matemática de John Wallis na obra Arithmetica Infinitorum: contribuições para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na licenciatura em Matemática, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
2017, Dissertação de Mestrado O manual do professor de matemática nos livros didáticos: uma análise no fomento à argumentação, Regina Coelly Mendes da Silva
2017, Tese Doutorado Formação docente e letramentos: conhecimentos mobilizados em um grupo interdisciplinar de professores que ensinam matemática e ciências, Ana Claudia Gouveia de Sousa
2016, Qualificação de Doutorado Abordagens pedagógicas para aritmética, geometria e o desenho em Manuais Didáticos produzidos no Estado do Pará, Benedito Fialho Machado
2016, Qualificação de Doutorado Abordagens pedagógicas para aritmética, geometria e o desenho em manuais didáticos produzidos no estado do Pará entre 1850-1950, BENEDITO FIALHO MACHADO
2016, Qualificação de Doutorado Abordagem Sociocultural na formacao inicial de professores de Matematica: Contribuicoes para a Universidade Nacional Timor Leste - UNTL a partir da experiencia brasileira, LINO VERDIAL DO ROSARIO
2016, Tese Doutorado Saberes docentes como mediadores didáticos e conceituais na formação inicial de professores de matemática, Maria Lídia Paula Ledoux
2016, Qualificação de Doutorado Práticas interdisciplinares como diretrizes norteadoras da iniciação à docência em Matemática na Educação Básica, RAIMUNDO OTONI MELO FIGUEIREDO
2016, Tese Doutorado Uma cartografia das sexualidades: entre linhas e mapas dos afetos na escola, HELANE SUZIA SILVA DOS SANTOS
2016, Monografia de Especialização Tabuleiro da diversidade negra: tecnologia educacional para o enfrentamento e o combate do preconceito racial na escola, Daniele Greice Lopes Igreja
2016, Monografia de Especialização Escola e comunidade quilombola: uma interação social por meio da Lei 10.639/2003, Marta Inês Ferreira Lima, Silvandra Cardoso Gonçalves
2016, Monografia de Graduação Concepções históricas epistemológicas sobre a Filosofia da Educação Matemática, Rafael Fabrini Barbosa Parente
2016, Monografia de Especialização A música nas relações étnico-raciais: uma alternativa reflexiva como intervenção nas relações de intolerâncias raciais instituídas no 2 ciclo do Ensino Fundamental, Kátia Regina de Souza da Silva, Virgínia Carla Leite Silva
2016, Monografia de Especialização A temática indígena no contexto escolar: linguagem e cultura, Maria do Socorro Reis, Roseane de Oliveira Pantoja
2016, Monografia de Especialização Educação nos rios: o uso do jornal com ferramenta na busca da valorização e preservação da identidade e cultura ribeirinha, Josiele Vieira dos Santos, Thais Cristina Reis Sales
2016, Qualificação de Mestrado Ciência e verdade em Nietzsche: contribuições para a educação em ciências, JOSE DE RIBAMAR OLIVEIRA COSTA
2016, Qualificação de Doutorado A ciência em movimento: imagens e palavras, Carlos Eduardo Lira Silva
2016, Tese Doutorado Sistema Xerente de Educação Matemática: negociações entre práticas socioculturais e comunidades de prática, ELISANGELA APARECIDA PEREIRA DE MELO
2016, Tese Doutorado Pesquisas sobre História e Epistemologia da Matemática: contribuições para abordagem da matemática no Ensino Médio, Rafael José Alves do Rego Barros
2016, Tese Doutorado Matemáticas Elementares na Escola Normal de Natal: legislações, programas de ensino, materiais didáticos, Márcia Maria Alves de Assis
2015, Qualificação de Doutorado Sexualidade entre vidas na escola e esquizo(grafias) dos afetos: mapas e linhas em rasuras no ensino de ciências, HELANE SUZIA SILVA DOS SANTOS
2015, Qualificação de Doutorado Vivências e aprendizagem do ser indígena Xerente professor que ensina matemática em comunidades de prática, ELISANGELA APARECIDA PEREIRA DE MELO
2015, Tese Doutorado Prazer e Padecer: alcoolização entre os Tembé-Tenetehara de Santa Maria, TELMA ELIANE GARCIA
2015, Tese Doutorado Prazer e Padecer: alcoolizacao entre os Tembe-Tenetehara de Santa Maria, TELMA ELIANE GARCIA
2015, Qualificação de Doutorado Vivências autoformativas no Ensino de Matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas, LUCELIDA DE FATIMA MAIA DA COSTA
2015, Tese Doutorado Vivencias autoformativas no ensino de matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas, LUCELIDA DE FATIMA MAIA DA COSTA
2015, Qualificação de Doutorado Vivências transformativas: experiências de vida como elementos constitutivos da formação continuada do professor que ensina de matemática em escola de comunidades ribeirinhos, Lucélida de Fátima Maia da Costa
2015, Qualificação de Doutorado Alfabetização: um conceito plural, VALERIA RISUENHO MARQUES
2015, Dissertação de Mestrado Uma historiografia da Escola Normal Paraense entre 1950-1970, Cibele Borges de Sousa
2015, Dissertação de Mestrado O ensino de matemática na Escola Normal de Belém entre 1950-1970: fragmentos de historia, CIBELE BORGES DE SOUSA
2015, Qualificação de Doutorado Corpos por entre lugares da (trans) sexualidade entrelaçados no tear das produções desejantes: transversalizando com o ensino de ciências, MARCELO VALENTE DE SOUZA
2015, Tese Doutorado Etnomatemática: uma rota epistemológica rumo ao pensamento complexo, JANDERSON VIEIRA DE SOUZA
2015, Dissertação de Mestrado Educação Matemática com arte na infância: uma utopia transdisciplinar possível, Maria Rosemary Melo Feitosa
2015, Dissertação de Mestrado Um navegar dos saberes da tradição das ilhas de Abaetetuba (PA): contribuicoes da etnomatematica, MARCOS MARQUES FORMIGOSA
2015, Dissertação de Mestrado História da Matemática no Brasil: contribuições das pesquisas para professores da Educação Básica, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves
2014, Qualificação de Doutorado Corpos atravessados por estados de saude e doenca e os modos singulares de vida de pacientes em estado terminal, LUCINEIDE SOARES DO NASCIMENTO
2014, Qualificação de Mestrado O navegar dos saberes da tradição das Ilhas de Abaetetuba (PA): contribuições da etnomatemática, MARCOS MARQUES FORMIGOSA
2014, Tese Doutorado Ciclo de Política curricular do estado do Pará (2008-2012): a enunciação discursiva sobre as relações raciais, RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
2014, Qualificação de Doutorado Significação do ensino de ciências em práticas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, Elisângela Silva de Oliveira
2014, Qualificação de Doutorado Intelectuais da cultura matemática no ensino, JANDERSON VIEIRA DE SOUZA
2014, Monografia de Graduação Retalhos de mim: trajetórias e vivências, Francineide Ferreira da Silva Nascimento
2014, Monografia de Graduação Da formação em Matemática à construção de um ser consciente de seu papel social, Nivaldo Ambrósio da Silva
2014, Monografia de Graduação A trajetória de formação de um professor de Matemática: memórias, imagens e vivências, Luciano Francisco dos Santos
2013, Monografia de Graduação Trajetória de uma pedagoga em formação: das brincadeiras de criança a realização de um sonho, Íris Câmara da Silva Franco
2013, Monografia de Graduação Uma caminhada para o conhecimento, Ana Lúcia de Medeiros
2012, Monografia de Graduação Conhecimento, cultura e biodiversidade: o cultivo de quintais domésticos em Mossoró, RN, Maria Rosângela Araújo Soares
2010, Monografia de Graduação Narrativas de autoformação próximas à natureza, Louize Gabriela Silva de Souza
2009, Monografia de Especialização Humanização e qualidade do ensino na formação do aluno de nível médio de enfermagem, Francisca Betânia de Andrade Rocha e Sibele Rosane da Silva
2009, Monografia de Especialização A importância da humanização no ensino da enfermagem e no cuidado hospitalar, Elza Akemi Yamaguchi e Fernando Enrique Arriel Pereira
2009, Monografia de Especialização Gravidez: nível de conhecimento de um grupo de adolescentes sobre gestação e métodos contraceptivos em Mogi das Cruzes, São Paulo, Edicleide Batista Lima Silva e Antonia P Bezerra dos Santos
2009, Monografia de Especialização Gravidez na adolescência em dinâmica familiar, Maria da Penha dos Santos Dias e Noádia de Souza Lídio Damac
2008, Monografia de Especialização Uma análise da importância da formação profissional em enfermagem e o uso de técnicas básicas, Ilza Lima dos Santos Pereira
2008, Monografia de Especialização Reflexões sobre a qualidade do ensino na formação dos profissionais de enfermagem, Dirce Miguel Silveira da Silva e Martín Rodríguez Maldonado
2008, Monografia de Especialização Licenciatura: formação de professores como opção política, Aurora R S Matos, Elisabete da S Ribeiro, Givanilda A Borges
2008, Monografia de Especialização Reflexões sobre a dislexia no âmbito familiar e educacional, Marilene Amaro da Silva e Ruth de Sousa Sobreira
2008, Monografia de Especialização Avaliação da identidade profissional do professor que atua em cursos de ensino técnico médio de enfermagem, Keila R de Lara, Silvana Santana, Vandenice Pedrosa Dantas
2008, Monografia de Especialização Câncer de prostata e a importância das campanhas de prevenção, Maria Sílvia Gomes Veneziano
2008, Monografia de Especialização A prática educativa: o enfermeiro e o cliente idoso hipertenso, Maria Izabel da Costa
2008, Monografia de Especialização Doenças transmissíveis e a relação do conhecimento do docente na formação técnica de enfermagem, Cícero José da Silva
2008, Monografia de Especialização O uso de recursos audiovisuais para auxiliar o ensino-aprendizagem em cursos técnicos de enfermagem, Antonio Eduardo Pereira de Castro, Danila G Alves Camargo
2008, Monografia de Especialização O desenvolvimento de competências na formação do enfermeiro para o ensino de níve médio em enfermagem, Benivaldo Ferreira Santos, Michele Conceição Ferreira Santos
2007, Monografia de Graduação Trajetória de vida em busca da matemática na construção de novos conhecimentos, Jacira Pinheiro Torres
2007, Monografia de Graduação Reflexão e intervenção na construção do conhecimento matemático, Francisca Celina Azevedo da Cunha
2007, Monografia de Graduação Relendo o passado para escrever o futuro, Ednaldo Pereira da Silva
2006, Monografia de Graduação Responsabilidade social: um estudo de caso da escola Marista Champagnat, Gutemberg Vasiljevic Mendes
2005, Monografia de Graduação Infância: trabalho como lazer, Dinamene Rego da Silva
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (19)
2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2020,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2020,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2019,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2019,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2018,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2018,Membro da Comissões Organizadora, Universidade da Amazônia, Internacional, Comissão Organizadora
2018,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2017,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2017,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Aberta, Internacional, Comissão Organizadora
2015,Membro da Comissões Organizadora, Instituto Federal do Pará, Regional, Comissão Científica
2014,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará, Nacional, Comissão Organizadora
2013,Membro da Comissões Organizadora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Nacional, Comissão Organizadora
2012,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nacional, Comissão Organizadora
2012,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nacional, Comissão Organizadora
2012,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nacional, Comissão Organizadora
2011,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nacional, Comissão Organizadora
2009,Membro da Comissões Organizadora, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Nacional, Comissão Organizadora
2007,Conferencista Convidado, OFINARTES - Centro de Assessoria Pedagógica, Nacional, Comissão Organizadora
Trabalho de Fim de Curso(11)
O ALMEJO PELA DOCÊNCIA, MARIZA ERVEDOSA CASTRO ,
06/2015
NOTAS SOBRE SABERES TRADICIONAIS, CURRÍCULO E ESCOLA, MARIETE BARBOSA DOS SANTOS ,
06/2015
NOTAS SOBRE SABERES TRADICIONAIS, CURRÍCULO E ESCOLA, EDIVANA BARBOSA DOS SANTOS ,
06/2015
CONQUISTAS DE UMA SONHADORA, EDILENE FREITAS TAVARES ,
06/2015
Um panorama sobre a violência nas escolas públicas de Ensino Fundamental do bairro do Guamá, Belém do Pará, EDVALDO PEREIRA DE SOUZA ,
11/2015
Literatura afro-brasileira nos anos iniciais da Escola Básica, RAIANE VIEIRA GUIMARAES ,
11/2015
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE PRODUÇÃO INTELECTUAL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, RAIANE VIEIRA GUIMARAES ,
05/2016
TRAÇANDO SENTIDOS NA EDUCAÇÃO E O ENCONTRO COM OS SABERES MATEMÁTICOS, REGINA LUCIA LOURENCO DA SILVA ,
01/2016
O ARCO E FLECHA COMO TEMA INTEGRADOR DE CONHECIMENTOS NOS ANOS INICIAIS, RAYANNE DOS SANTOS FERNANDES ,
07/2019
O arco e flecha como tema integrador nos anos escolares iniciais, RAYANNE DOS SANTOS FERNANDES ,
12/2019
Do quilombo da Baixinha à UFPA: Histórias, memórias, desafios e superações, ANDRESSA PAIVA AFONSO ,
06/2023
Orientações de Pós-Graduação (20)
Doutorado, SAMUEL ANTONIO SILVA DO ROSÁRIO, 03/2020
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, HERLEY MACHADO NAHUM, 03/2018
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, GIOVANA CRISTINA PANTOJA DE SOUZA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento