iara regina da silva souza

ICA - INSTITUTO DE CIENCIAS DA ARTE

Produção Intelectual

Artigos (4)

  • 2017, Marta Leitão, Iara Regina da Silva Souza , Teatro Como Politica, ISSN: 15169111
  • 2015, Iara Regina da Silva Souza, Wlad Lima , Luz, gambiarras e corpo nômade, ISSN: 15195279
  • 2009, Iara Regina da Silva Souza , Tolas encantarias: Uma dramaturgia da Luz?, ISSN: 19845197
  • 2008, Iara Regina da Silva Souza , A Arte dos quadrinhos, ISSN: 00000000

Publicação em Eventos (13)

  • 2020, Vandileia Foro Iara Souza, Visagenta, VII Congresso Internacional em Estudos Culturais, Outros
  • 2019, Enoque Paulino dos Santos Iara Regina da Silva Souza, A LUZ ÍNTIMA: A CRIAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO POÉTICA TEATRAL COM AS LUMINOSIDADES DAS MEMÓRIAS DE SI., IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, Resumo
  • 2018, Iara Souza, Eu x Outro: Micropolítica e Resistência, X Seminário de Pesquisa em Teatro, Trabalho Completo
  • 2018, Iara Regina Souza, Dispositivo de Assombramento para uma Dramaturgia da Luz\Sombra, VII Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, Trabalho Completo
  • 2018, Iara Regina Souza, Nomadologia Cênica, II Colóquio Variações Deleuzianas - Educação e Pensamento e Política e Fabulação e..., Resumo Expandido
  • 2018, Iara Regina da Silva Souza, Poesía de luz y sombra, Congreso Internacional de Artes Escenicas, Trabalho Completo
  • 2018, Iara Regina da Silva Souza, Dispositivo de Assombramento para uma Dramaturgia da Luz, Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas, Trabalho Completo
  • 2017, Iara Souza, Poética de Luz e de la Sombra, Congresso Internacional de Artes Escenicas, Trabalho Completo
  • 2015, Iara Regina Souza, Luz e resistência: uma assertiva deleuziana e as poéticas de luz, International Conference on Communication and Light, Resumo Expandido
  • 2014, Iara Souza, Sonhadores da Sombra: a cartografia da poética de Luz Opus Lux, III Jornadas Doutorais, Resumo Expandido
  • 2014, Iara Regina da Silva Souza, A Candela e o Imaginário Amazônico, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Trabalho Completo
  • 2013, Iara Souza, The writing light, 7º Colloque International d'ethonoscénologie, Resumo
  • 2013, Iara Regina da Silva Souza, 'Águas Paradas Corredeiras Profundas': Ócio e Inventividade, III Congresso Internacional em Estudos Culturais: Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Sociedades Contemporâneas, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (3)

  • 2018, A Cobra Ciborgue: Devir-festivo e Resistência no Círio de Nazaré em Belém do Pará, Religião e Cultura: Diálogos entre corpo, festa e espiritualidade da Terra, Larissa Latif, Iara Regina da Silva Souza
  • 2016, Questões De Poder Na Cena: Estudos Culturais e Dramaturgias Contemporâneas, Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação, Marta Leitão, Iara Regina da Silva Souza
  • 2013, 'Águas Paradas Corredeiras Profundas': Ócio e Inventividade, O ócio nas culturas contemporâneas - teorias e novas perspectivas em investigação, Iara Regina da Silva Souza

Produção Artistica, Literária e Visual (22)

  • 2021, Visagenta e o Desabamento do Mundo, Artistico, Vídeo Áudio visual, Vandileia Foro Iara Souza
  • 2020, Visagenta - Série em 4 Episódios, Artistico, Vídeo Áudio visual, Iara Souza Vandiléia Foro
  • 2019, CURUPIRÁ - PROJETO DE DIREÇÃO DE VISUALIDADE-CÊNICA (OBJETOS CENOGRAFICOS; AMBIÊNCIA; ILUMINAÇÃO) POR CONVITE DA PROFESSORA DOUTORA ANDREA FLORES APRESENTADO NA OLARIA MUNDIAR, EM 2019 EM BELÉM., Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, ANDREA BENTES FLORES
  • 2019, Caravana, Apresentação Artistica, Teatral, ANIBAL JOSE PACHA CORREIA, Iara Regina da Silva Souza
  • 2019, KAMBURÃO - DIREÇÃO; CONVIDADA POR VANDILÉA FORO; REALIZADO NA OLARIA MUNDIAR; EM BELÉM; 2019 (VINCULADO AO PROJETO DE PESQUISA TATEAR MUNDOS IMPREVISTOS), Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Vandiléia Foro da Silva, Maurício Franco, Fabrício Lobo
  • 2018, Cabaret Lindonéia, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Larissa Latif
  • 2018, A Casa da Bernarda Alba, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Ana Karine Jansen de Amorim, Larissa Latif
  • 2018, OVO nº 13, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Wlad Lima, Olinda Margareth Charone, ANDREA BENTES FLORES
  • 2018, Kamburão, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Maurício Franco, Vandiléia Foro da Silva, Fabrício Lobo
  • 2018, Traços de Esmeralda, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
  • 2018, Máquinas Para Tatear Mundos Imprevistos, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Larissa Latif, Wlad Lima, OLINDA MARGARET CHARONE, ANDREA BENTES FLORES
  • 2018, O Homem e O Cavalo, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Marluce Oliveira, Paulo Roberto Santana Furtado
  • 2017, Espetáculo Nadin, Nadinha Contra o Rei de Fuleiró, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
  • 2017, XXIII Auto do Círio, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
  • 2017, Nadin Nadinha Contra o Rei de Fuleiró, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Paulo Roberto Santana Furtado, Marluce Oliveira
  • 2017, Espetáculo Nadin, Nadinha Contra o Rei de Fuleiró, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina
  • 2016, Opus Lux, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
  • 2015, [Em] Rede, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
  • 2015, Solo do Marajo, Apresentação Artistica, Outro tipo específico montagens, Iara Souza
  • 2015, [Em] Rede, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina
  • 2014, Foi Bôto, Sinhá!, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
  • 2012, Opus Lux, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza

Participações em Bancas de Concursos (5)

  • 2017, Processo Seletivo 2017 do Curso Técnico em Cenografia da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Iara Regina da Silva Souza
  • 2017, Banca Avaliadora do Processo Seletivo 2017 do Curso Técnico em Figurino Cênico da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Iara Regina da Silva Souza
  • 2011, Concurso público para professor da matéria iluminação,
  • 2007, Professor Efetivo 1° e 2° Graus - matéria Cenotecnia,
  • 2007, Concurso para professor efetivo carreira 1° e 2° Graus Materia Cenografia,

Participações em Bancas de Cursos (26)

  • 2022, Monografia de Graduação SENSORIEDADES ABISSAIS:CONSTRUCOES ARTISTICAS SENSORIAIS NAO VISUOCENTRICAS, ODIN GABRIEL DA CUNHA GODINHO
  • 2021, Dissertação de Mestrado Isso nao e um poema!: das luminosidades de si., ENOQUE PAULINO DE SOUZA JUNIOR
  • 2020, Qualificação de Mestrado A LUZ INTIMA: Uma composicao poetica teatral com as luminosidades das memorias de si., ENOQUE PAULINO DE SOUZA JUNIOR
  • 2019, Monografia de Graduação A Espetacularidade dos Brincantes na Quarilha Junina da Comunidade São Sebastião da Boa Vista - PA, Jacó de Jesus Nogueira
  • 2019, Monografia de Graduação Corentes da Memória: O Recriar da Cena através dos Fios do Crochê, Glaucionete da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação O Auto da Conceição: Vivência do Teatro na Terceira Idade em Ponta de Pedras, Ângela Maria Ribeiro Vieira
  • 2019, Monografia de Graduação Histórias de vida como indutor da cena, Gabriel Ribeiro Ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação Narrativas Orais de Manoel Justino de Jesus (NELITO) em Ponta de Pedras, Rosiléa Nazaré de Jesus Barbosa
  • 2019, Monografia de Graduação As Dez Jóias da Coroa da Rainha: Um Memorial Sobre o Processo de Criação das Fantasias do Concurso das Rainhas do Carnaval de Ponta de Pedras, Abel dos Santos Alves
  • 2019, Monografia de Graduação 22 Pentagramas: O Corpo Fala Um Caminhar Pelo Silêncio, Amanda de Souza Gonçalves
  • 2019, Monografia de Graduação Adoradores de Cristo: Performance no Grupo de Jovens da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério Madureira., Elilde da Silva Costa
  • 2019, Monografia de Graduação Bloco Pulsão: A Espetacularidade no Corpo-Comunidade, Luciana da Conceição Martins dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Boi-Bumbá Estrela Guia: As Potências do Brincar no Contexto Escolar, Danielle Pereira Correa
  • 2019, Monografia de Graduação A Performance da Banda de Fanfarra Fanguido: O Processo Criativo e Performatico da Banda de Fanfarra na Comunidade de Tijucaquara no Monicípio de Ponta de Pedras - Marajó, Miriam Beltrão de Oliveira
  • 2019, Monografia de Graduação Relatos de Vida de Uma acadêmica de Teatro no Município de Ponta de Pedras - PA: Impactos da formação de Teatro em seu Cotidiano, Isonete Vieira Ferreira Rodrigues
  • 2019, Monografia de Graduação A Brincadeira do Boi Assoiciação Cultural Boi Moleque e suas Atividades em Ponta de Pedras, Ilha do Marajó-PA, Vando Bandeira Aires
  • 2019, Qualificação de Doutorado A Dança Imanente Como Encantaria do Corpo: Uma Escritura da Poética na Beira, Luiza Monteiro e Souza
  • 2019, Qualificação de Doutorado A DANCA IMANENTE COMO ENCANTARIA DO CORPO: UMA ESCRITURA MEMORIAL DA POETICA NA BEIRA , LUIZA MONTEIRO E SOUZA
  • 2019, Monografia de Graduação Transbella: Uma Cartografia de um Corpo em Transformação, Isabella Valentina Barros
  • 2019, Dissertação de Mestrado DRAGAO DE LUZ: Uma poetica sobre a experimentacao de iluminacao cenica do espetaculo Santo Anjo do Senhor, MARCKSON DAVI DE MORAES LISBOA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Dragão de Luz: Uma Poética sobre a Experimentação de Iluminação Cênica do Espetáculo Santo Anjo do Senhor, Marckson Davi de Moraes Lisboa
  • 2019, Qualificação de Mestrado Dragão de Luz: Uma Poética Sobre a Experimentação da Iluminação Cênica do Espetáculo Santo Anjo do Senhor, Markson Davi de Moraes Lisboa
  • 2018, Monografia de Graduação Corpo Rasgado: Performatividade que afronta a Heteronormatividade, Iara Regina da Silva Souza, LARISSA LATIF PLÁCIDO SARÉ, WLADILENE DE SOUSA LIMA, CLAUDIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA
  • 2018, Monografia de Graduação Diarréia Humana no Colapso da Colônia: Themonizaçãonas Ruínas do Heterociscapitalismo, Iara Regina da Silva Souza, Larissa Latif, ANIBAL JOSE PACHA CORREIA, CLAUDIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA
  • 2018, Tese Doutorado CARTOGRAFIA DE UM DISPOSITIVO COLABORATIVO DE CRIAÇÃO TEATRAL: DESEMPREGO JOVEM E SUBJETIVIDADE, Marta Henriques Leitão dos Santos Farinha
  • 2017, Qualificação de Mestrado QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO, DE LUZ. A luz na Cena da Sala de Aula da Escola Pública., Jorge Luis Torres de Azevedo

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (5)

  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, Teatro Claudio Barradas, Local, I Mostra Mundiar
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Universidade de Aveiro, Internacional, V Congresso Internacional em Estudos Culturais ? Género, Direitos Humanos e Ativismos
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, GrETUA - Universidade de Aveiro, Internacional, Comissão
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Museu de Aveiro - Santa Joana Princesa, Internacional, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais - Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonia
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, Universidade de Aveiro, Internacional, III Congresso em Estudos Culturais - Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas

Trabalho de Fim de Curso(13)

  • Corpo Rasgado: Performatividade que afronta a Heteronormatividade, RAFAEL CUNHA SOARES , 12/2018
  • TRANSBELLA: UMA CARTOGRAFIA DE UM CORPO EM TRANSFORMAÇÃO, ISABELLA VALENTINA CONCEICAO BARROS , 07/2019
  • AS DEZ JOIAS DA COROA DA RAINHA: Um Memorial sobre o Processo de Criação das Fantasias do Concurso das Rainhas do Carnaval de Ponta de Pedras., ABEL DOS SANTOS ALVES , 08/2019
  • BOI-BUMBÁ ESTRELA GUIA: As potências do Brincar no Contexto Escolar, DANIELLE PEREIRA CORREA , 08/2019
  • HISTÓRIAS DE VIDA COMO INDUTOR DA CENA, GABRIEL RIBEIRO FERREIRA , 08/2019
  • CORRENTES DA MEMÓRIA: O RECRIAR DA CENA ATRAVÉS DOS FIOS DO CROCHÊ, GLAUCIONETE DA SILVA , 08/2019
  • O CORPO FALA: Um Caminhar pelo silêncio, AMANDA DE SOUZA GONCALVES , 07/2019
  • Avaliação dos níveis de iluminância na Biblioteca Pública Arthur Vianna, VIRGILINO JUCA DA COSTA NETO , 02/2020
  • Projeção mapeada e arquitetura: Análise do trabalho de Nando Lima no Festival Amazônia Mapping em Belém (PA), 2017 , LANA CAROLINE AVELAR MIRANDA , 10/2019
  • Avaliação dos níveis de iluminância na Biblioteca Pública Arthur Vianna, JULIANA VASCONCELOS MOREIRA , 02/2020
  • Iluminação e espaço: um estudo de caso em arquitetura religiosa, CÂNDIDA HELENA GONÇALVES DAMASCENO , 02/2020
  • Projeção mapeada e arquitetura: Análise do trabalho de Nando Lima no Festival Amazônia Mapping em Belém (PA),2017 , AMANDA MOURA FARIAS , 01/2020
  • SENSORIEDADES ABISSAIS: CONSTRUÇÕES ARTÍSTICAS SENSORIAIS NÃO VISUOCÊNTRICAS , ODIN GABRIEL DA CUNHA GODINHO , 02/2022

Orientações de Pós-Graduação (6)

  • Mestrado, LEONEL RODRIGUES FERREIRA, 08/2021 - 04/2024 , Finalizada em 04/2024
  • Mestrado, AMANDA DE MENDONCA LINHARES, 08/2021 - 09/2023 , Finalizada em 09/2023
  • Mestrado, ALEXIS FRANCISCO MATUTE IZAGUIRRE, 06/2020 - 07/2022 , Finalizada em 07/2022
  • Mestrado, MICHEL GUILHERME GOMES AMORIM, 06/2020 - 02/2023 , Finalizada em 02/2023
  • Mestrado, ENOQUE PAULINO DE SOUZA JUNIOR, 12/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JORGE LUCAS FARIAS BARROS, 08/2021 - 10/2023 , Finalizada em 10/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.249