2017, Marta Leitão, Iara Regina da Silva Souza , Teatro Como Politica, ISSN: 15169111
2015, Iara Regina da Silva Souza, Wlad Lima , Luz, gambiarras e corpo nômade, ISSN: 15195279
2009, Iara Regina da Silva Souza , Tolas encantarias: Uma dramaturgia da Luz?, ISSN: 19845197
2008, Iara Regina da Silva Souza , A Arte dos quadrinhos, ISSN: 00000000
Publicação em Eventos (13)
2020, Vandileia Foro
Iara Souza, Visagenta, VII Congresso Internacional em Estudos Culturais, Outros
2019, Enoque Paulino dos Santos
Iara Regina da Silva Souza, A LUZ ÍNTIMA: A CRIAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO POÉTICA TEATRAL COM AS LUMINOSIDADES DAS MEMÓRIAS DE SI., IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, Resumo
2018, Iara Souza, Eu x Outro: Micropolítica e Resistência, X Seminário de Pesquisa em Teatro, Trabalho Completo
2018, Iara Regina Souza, Dispositivo de Assombramento para uma Dramaturgia da Luz\Sombra, VII Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, Trabalho Completo
2018, Iara Regina Souza, Nomadologia Cênica, II Colóquio Variações Deleuzianas - Educação e Pensamento e Política e Fabulação e..., Resumo Expandido
2018, Iara Regina da Silva Souza, Poesía de luz y sombra, Congreso Internacional de Artes Escenicas, Trabalho Completo
2018, Iara Regina da Silva Souza, Dispositivo de Assombramento para uma Dramaturgia da Luz, Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas, Trabalho Completo
2017, Iara Souza, Poética de Luz e de la Sombra, Congresso Internacional de Artes Escenicas, Trabalho Completo
2015, Iara Regina Souza, Luz e resistência: uma assertiva deleuziana e as poéticas de luz, International Conference on Communication and Light, Resumo Expandido
2014, Iara Souza, Sonhadores da Sombra: a cartografia da poética de Luz Opus Lux, III Jornadas Doutorais, Resumo Expandido
2014, Iara Regina da Silva Souza, A Candela e o Imaginário Amazônico, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Trabalho Completo
2013, Iara Souza, The writing light, 7º Colloque International d'ethonoscénologie, Resumo
2013, Iara Regina da Silva Souza, 'Águas Paradas Corredeiras Profundas': Ócio e Inventividade, III Congresso Internacional em Estudos Culturais: Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Sociedades Contemporâneas, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (3)
2018, A Cobra Ciborgue: Devir-festivo e Resistência no Círio de Nazaré em Belém do Pará, Religião e Cultura: Diálogos entre corpo, festa e espiritualidade da Terra, Larissa Latif, Iara Regina da Silva Souza
2016, Questões De Poder Na Cena: Estudos Culturais e Dramaturgias Contemporâneas, Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação, Marta Leitão, Iara Regina da Silva Souza
2013, 'Águas Paradas Corredeiras Profundas': Ócio e Inventividade, O ócio nas culturas contemporâneas - teorias e novas perspectivas em investigação, Iara Regina da Silva Souza
Produção Artistica, Literária e Visual (22)
2021, Visagenta e o Desabamento do Mundo, Artistico, Vídeo Áudio visual, Vandileia Foro
Iara Souza
2020, Visagenta - Série em 4 Episódios, Artistico, Vídeo Áudio visual, Iara Souza
Vandiléia Foro
2019, CURUPIRÁ - PROJETO DE DIREÇÃO DE VISUALIDADE-CÊNICA (OBJETOS CENOGRAFICOS; AMBIÊNCIA; ILUMINAÇÃO) POR CONVITE DA PROFESSORA DOUTORA ANDREA FLORES APRESENTADO NA OLARIA MUNDIAR, EM 2019 EM BELÉM., Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, ANDREA BENTES FLORES
2019, Caravana, Apresentação Artistica, Teatral, ANIBAL JOSE PACHA CORREIA, Iara Regina da Silva Souza
2019, KAMBURÃO - DIREÇÃO; CONVIDADA POR VANDILÉA FORO; REALIZADO NA OLARIA MUNDIAR; EM BELÉM; 2019 (VINCULADO AO PROJETO DE PESQUISA TATEAR MUNDOS IMPREVISTOS), Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Vandiléia Foro da Silva, Maurício Franco, Fabrício Lobo
2018, Cabaret Lindonéia, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Larissa Latif
2018, A Casa da Bernarda Alba, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Ana Karine Jansen de Amorim, Larissa Latif
2018, OVO nº 13, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Wlad Lima, Olinda Margareth Charone, ANDREA BENTES FLORES
2018, Kamburão, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Maurício Franco, Vandiléia Foro da Silva, Fabrício Lobo
2018, Traços de Esmeralda, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
2018, Máquinas Para Tatear Mundos Imprevistos, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Larissa Latif, Wlad Lima, OLINDA MARGARET CHARONE, ANDREA BENTES FLORES
2018, O Homem e O Cavalo, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Marluce Oliveira, Paulo Roberto Santana Furtado
2017, Espetáculo Nadin, Nadinha Contra o Rei de Fuleiró, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
2017, XXIII Auto do Círio, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
2017, Nadin Nadinha Contra o Rei de Fuleiró, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza, Paulo Roberto Santana Furtado, Marluce Oliveira
2017, Espetáculo Nadin, Nadinha Contra o Rei de Fuleiró, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina
2016, Opus Lux, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
2015, [Em] Rede, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
2015, Solo do Marajo, Apresentação Artistica, Outro tipo específico montagens, Iara Souza
2015, [Em] Rede, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina
2014, Foi Bôto, Sinhá!, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
2012, Opus Lux, Apresentação Artistica, Teatral, Iara Regina da Silva Souza
Participações em Bancas de Concursos (5)
2017, Processo Seletivo 2017 do Curso Técnico em Cenografia da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Iara Regina da Silva Souza
2017, Banca Avaliadora do Processo Seletivo 2017 do Curso Técnico em Figurino Cênico da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Iara Regina da Silva Souza
2011, Concurso público para professor da matéria iluminação,
2007, Professor Efetivo 1° e 2° Graus - matéria Cenotecnia,
2007, Concurso para professor efetivo carreira 1° e 2° Graus Materia Cenografia,
Participações em Bancas de Cursos (26)
2022, Monografia de Graduação SENSORIEDADES ABISSAIS:CONSTRUCOES ARTISTICAS SENSORIAIS NAO VISUOCENTRICAS, ODIN GABRIEL DA CUNHA GODINHO
2021, Dissertação de Mestrado Isso nao e um poema!: das luminosidades de si., ENOQUE PAULINO DE SOUZA JUNIOR
2020, Qualificação de Mestrado A LUZ INTIMA: Uma composicao poetica teatral com as luminosidades das memorias de si., ENOQUE PAULINO DE SOUZA JUNIOR
2019, Monografia de Graduação A Espetacularidade dos Brincantes na Quarilha Junina da Comunidade São Sebastião da Boa Vista - PA, Jacó de Jesus Nogueira
2019, Monografia de Graduação Corentes da Memória: O Recriar da Cena através dos Fios do Crochê, Glaucionete da Silva
2019, Monografia de Graduação O Auto da Conceição: Vivência do Teatro na Terceira Idade em Ponta de Pedras, Ângela Maria Ribeiro Vieira
2019, Monografia de Graduação Histórias de vida como indutor da cena, Gabriel Ribeiro Ferreira
2019, Monografia de Graduação Narrativas Orais de Manoel Justino de Jesus (NELITO) em Ponta de Pedras, Rosiléa Nazaré de Jesus Barbosa
2019, Monografia de Graduação As Dez Jóias da Coroa da Rainha: Um Memorial Sobre o Processo de Criação das Fantasias do Concurso das Rainhas do Carnaval de Ponta de Pedras, Abel dos Santos Alves
2019, Monografia de Graduação 22 Pentagramas: O Corpo Fala Um Caminhar Pelo Silêncio, Amanda de Souza Gonçalves
2019, Monografia de Graduação Adoradores de Cristo: Performance no Grupo de Jovens da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério Madureira., Elilde da Silva Costa
2019, Monografia de Graduação Bloco Pulsão: A Espetacularidade no Corpo-Comunidade, Luciana da Conceição Martins dos Santos
2019, Monografia de Graduação Boi-Bumbá Estrela Guia: As Potências do Brincar no Contexto Escolar, Danielle Pereira Correa
2019, Monografia de Graduação A Performance da Banda de Fanfarra Fanguido: O Processo Criativo e Performatico da Banda de Fanfarra na Comunidade de Tijucaquara no Monicípio de Ponta de Pedras - Marajó, Miriam Beltrão de Oliveira
2019, Monografia de Graduação Relatos de Vida de Uma acadêmica de Teatro no Município de Ponta de Pedras - PA: Impactos da formação de Teatro em seu Cotidiano, Isonete Vieira Ferreira Rodrigues
2019, Monografia de Graduação A Brincadeira do Boi Assoiciação Cultural Boi Moleque e suas Atividades em Ponta de Pedras, Ilha do Marajó-PA, Vando Bandeira Aires
2019, Qualificação de Doutorado A Dança Imanente Como Encantaria do Corpo: Uma Escritura da Poética na Beira, Luiza Monteiro e Souza
2019, Qualificação de Doutorado A DANCA IMANENTE COMO ENCANTARIA DO CORPO: UMA ESCRITURA MEMORIAL DA POETICA NA BEIRA , LUIZA MONTEIRO E SOUZA
2019, Monografia de Graduação Transbella: Uma Cartografia de um Corpo em Transformação, Isabella Valentina Barros
2019, Dissertação de Mestrado DRAGAO DE LUZ: Uma poetica sobre a experimentacao de iluminacao cenica do espetaculo Santo Anjo do Senhor, MARCKSON DAVI DE MORAES LISBOA
2019, Dissertação de Mestrado Dragão de Luz: Uma Poética sobre a Experimentação de Iluminação Cênica do Espetáculo Santo Anjo do Senhor, Marckson Davi de Moraes Lisboa
2019, Qualificação de Mestrado Dragão de Luz: Uma Poética Sobre a Experimentação da Iluminação Cênica do Espetáculo Santo Anjo do Senhor, Markson Davi de Moraes Lisboa
2018, Monografia de Graduação Corpo Rasgado: Performatividade que afronta a Heteronormatividade, Iara Regina da Silva Souza, LARISSA LATIF PLÁCIDO SARÉ, WLADILENE DE SOUSA LIMA, CLAUDIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA
2018, Monografia de Graduação Diarréia Humana no Colapso da Colônia: Themonizaçãonas Ruínas do Heterociscapitalismo, Iara Regina da Silva Souza, Larissa Latif, ANIBAL JOSE PACHA CORREIA, CLAUDIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA
2018, Tese Doutorado CARTOGRAFIA DE UM DISPOSITIVO COLABORATIVO DE CRIAÇÃO TEATRAL: DESEMPREGO JOVEM E SUBJETIVIDADE, Marta Henriques Leitão dos Santos Farinha
2017, Qualificação de Mestrado QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO, DE LUZ. A luz na Cena da Sala de Aula da Escola Pública., Jorge Luis Torres de Azevedo
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (5)
2019,Membro da Comissões Organizadora, Teatro Claudio Barradas, Local, I Mostra Mundiar
2016,Membro da Comissões Organizadora, Universidade de Aveiro, Internacional, V Congresso Internacional em Estudos Culturais ? Género, Direitos Humanos e Ativismos
2016,Membro da Comissões Organizadora, GrETUA - Universidade de Aveiro, Internacional, Comissão
2014,Membro da Comissões Organizadora, Museu de Aveiro - Santa Joana Princesa, Internacional, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais - Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonia
2013,Membro da Comissões Organizadora, Universidade de Aveiro, Internacional, III Congresso em Estudos Culturais - Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas
Trabalho de Fim de Curso(13)
Corpo Rasgado: Performatividade que afronta a Heteronormatividade, RAFAEL CUNHA SOARES ,
12/2018
TRANSBELLA: UMA CARTOGRAFIA DE UM CORPO EM TRANSFORMAÇÃO, ISABELLA VALENTINA CONCEICAO BARROS ,
07/2019
AS DEZ JOIAS DA COROA DA RAINHA: Um Memorial sobre o Processo de Criação das Fantasias do Concurso das Rainhas do Carnaval de Ponta de Pedras., ABEL DOS SANTOS ALVES ,
08/2019
BOI-BUMBÁ ESTRELA GUIA: As potências do Brincar no Contexto Escolar, DANIELLE PEREIRA CORREA ,
08/2019
HISTÓRIAS DE VIDA COMO INDUTOR DA CENA, GABRIEL RIBEIRO FERREIRA ,
08/2019
CORRENTES DA MEMÓRIA: O RECRIAR DA CENA ATRAVÉS DOS FIOS DO CROCHÊ, GLAUCIONETE DA SILVA ,
08/2019
O CORPO FALA: Um Caminhar pelo silêncio, AMANDA DE SOUZA GONCALVES ,
07/2019
Avaliação dos níveis de iluminância na Biblioteca Pública Arthur Vianna, VIRGILINO JUCA DA COSTA NETO ,
02/2020
Projeção mapeada e arquitetura: Análise do trabalho de Nando Lima no Festival Amazônia Mapping em Belém (PA), 2017 , LANA CAROLINE AVELAR MIRANDA ,
10/2019
Avaliação dos níveis de iluminância na Biblioteca Pública Arthur Vianna, JULIANA VASCONCELOS MOREIRA ,
02/2020
Iluminação e espaço: um estudo de caso em arquitetura religiosa, CÂNDIDA HELENA GONÇALVES DAMASCENO ,
02/2020
Projeção mapeada e arquitetura: Análise do trabalho de Nando Lima no Festival Amazônia Mapping em Belém (PA),2017 , AMANDA MOURA FARIAS ,
01/2020
SENSORIEDADES ABISSAIS: CONSTRUÇÕES ARTÍSTICAS SENSORIAIS NÃO VISUOCÊNTRICAS
, ODIN GABRIEL DA CUNHA GODINHO ,
02/2022