raquel da silva lopes

CALT - CAMPUS UNIVERSITARIO DE ALTAMIRA

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(66)

  • A iotização da lateral palatal no português falado em Altamira/PA , FRANCISCA TATIANE LEAO SANTOS , 06/2014
  • ASPECTOS DO GERÚNDIO NO PORTUGUÊS ESCRITO EM ALTAMIRA-PA e, RONALDO COSTA DA CONCEICAO , 08/2014
  • Letramentos marginais em rota de colisão com a escrita canônica em ambiente universitário, RENAN RABELO CORREA , 07/2014
  • Projeto de Melhorias das hortas Orgânicas da agricultura familiar na comunidade São Pedro – Anapu/PA, ELCIVAN GOMES DE JESUS , 08/2014
  • UMA ABORDAGEM DA ESCRITA NA EJA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO VIA TELECURSO, WILLIAS DE ALMEIDA DA CRUZ , 02/2015
  • UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ TEREZINHA BACK – BRASIL NOVO-PA, MARINALVA FERREIRA DOS SANTOS , 03/2015
  • O TRABALHO COM ORTOGRAFIA EM SALA DE AULA, JOSIEL ALVES DE SOUZA , 09/2015
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SERIES INICIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, CIRLEI MAURA SILVA MAGALHAES , 09/2015
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA NA RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO IRIRI: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO E SIGNIFICATIVO., RAFAELA FRANCA SERAFIM , 06/2015
  • CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A E.M.E.F. MEC/SEDUC KM 200-A, JENIFFER LORANE DANETTI SOUZA , 06/2015
  • RESSIGNIFICANDO AS PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA POR MEIO DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS, SANDRA MARIA DE SALES DOS SANTOS , 09/2015
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F. PROFª CÍCERA FONSECA., ANTONIA ALVES DIAS , 09/2015
  • Línguas em contraste: bilinguismo societário entre os Parakanã da TI Apyterewa, MAYRON RODRIGUES CORDEIRO DA SILVA , 04/2016
  • IMPORTÂNICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS, ELISANGELA CAETANO ROCHA , 12/2015
  • Variação linguística e ensino de língua portuguesa em uma escola do campo, MARIA ANDRADE DOS SANTOS , 09/2015
  • DIVERSIDADE SOCIOLINGUÍSTICA E DILEMAS NA BUSCA DE UMA IDENTIDADE NACIONAL EM MACUNAÍMA, FRANCISCA DAYSE LIMA DE ARAUJO , 06/2016
  • Dificuldades de leitura de alunos do 6º ano de uma escola pública do campo, em Pacajá/PA, WESLEY BATISTA SILVA , 11/2015
  • Línguas em contraste: bilinguismo social entre os Parakanã das TI Apyterewa e Paranopiona, MAYRON RODRIGUES CORDEIRO DA SILVA , 02/2017
  • HENOINA IMOPINIMA MOKOI XE’EGA XEREMOPINIMAWA POPE LER E ESCREVER BILÍNGUE NA ESCOLA INDÍGENA PARAKANÃ DO XINGU COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL , MARIA LUIZA DA CONCEICAO , 04/2017
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA ABRAHAM LINCOLN EM MEDICILÂNDIA/PA, IRACEMA LIMANA , 04/2017
  • UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA NA TURMA DE EJA 3ª ETAPA DA E.M.E.F. ÂNGELO DEBIASE NO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PA, ANA PAULA BRITO MENINO , 04/2017
  • VARIAÇÃO DO USO DOS PRONOMES 'NÓS ' E 'A GENTE' NA COMUNIDADE DE FALA DE MORADORES DO MUNICÍPIO DE NOVA IPIXUNA - PARÁ, IVALCYR ALMEIDA SILVA , 04/2017
  • ALFABETIZAÇÃO EM TURMA MULTISSERIADA DO 3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, IRANILDA BAIA VIEIRA , 11/2017
  • O papel social da escola em Unidades de Conservação: em estudo de caso na Reserva Extrativista Verde para Sempre, em Porto de Moz/PA, GESIANY DA SILVA PENICHE FERNANDES , 11/2017
  • PRÁTICAS INOVADORAS DE TRABALHO COM A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, ESTER OLIVEIRA SANTOS , 11/2017
  • ALFABETIZAÇÃO: dificuldades na leitura e na escrita de alunos em turmas multisseriadas, MARIA DO SOCORRO GONZAGA DE CARVALHO , 11/2017
  • O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: limites e possibilidades Na Escola Municipal de Ensino Infantil Cristiane Gomes Pontes em Porto de Moz/PA, JANETE MARIA FUZIEL DA SILVA , 11/2017
  • CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA: UM OLHAR À SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO DE MOZ, MARIA DO CARMO CUNHA ALHO , 11/2017
  • IDENTIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) , FRANCIMEIRE MARIA SANTOS SILVA , 02/2019
  • Rupturas e continuidades entre práticas de linguagem na escola e na família: o caso de uma Escola Família Agrícola do Estado do Amapá, ELIANA BARBOSA LOURENCO , 06/2018
  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA ILHA DO MARAJÓ, NO ESTADO DO PARÁ, SANDER LUYZ REIS DOS SANTOS , 06/2018
  • O desafio na efetivação das políticas públicas de educação em uma escola do campo em Gurupá/PA, LILDO DA SILVA GONCALVES , 07/2018
  • LÍNGUAS EM CONTATO: ASSIMETRIAS SOCIOLINGUÍSTICAS, ESCOLHA SOCIAL, RELAÇÕES DE PODER E GLOTOFAGIA - O CASO DO POVO INDÍGENA ARARA DA ALDEIA LARANJAL, NO PARÁ, ALESSANDRO UBALDO PEREIRA , 10/2017
  • DIFICULDADES NA PRODUÇÃO ESCRITA: REVISITANDO CONCEITOS E REPENSANDO PRÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR, LUCIA DALVA DA SILVA ARAUJO , 10/2017
  • REFLEXÕES SOBRE O INSUCESSO DO ENSINO -APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALTAMIRA, LUCIANA ALENCAR DE SOUSA , 11/2017
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE 6º ANO DA E.M.E.F. JOSE EDSON BURLAMAQUI DE MIRANDA, ALICE PINHEIRO DE ANDRADE , 10/2017
  • O trabalho pedagógico com a língua portuguesa em uma experiência de educação diferenciada: Projeto Magistério Extrativista da Terra do Meio, MAIZA NELIA RIBEIRO , 09/2018
  • CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA ESCOLA: ENTRE SUBMISSÃO, SUBVERSÃO E CRIAÇÃO, JOSELIA DA SILVA LIMA , 02/2019
  • Entre saberes e práticas docentes: um olhar sobre a experiência de uma professora de língua portuguesa, PATRICIA BARBOSA NUNES , 08/2018
  • EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: DIFERENÇAS E DESIGUALDADES A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE TICs EM ALTAMIRA/PA, WILLIAS DE ALMEIDA DA CRUZ , 08/2018
  • LER E ESCREVER NA ESCOLA, PARA ALÉM DA ESCOLA: O QUE PENSAM ESTUDANTES DE ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALTAMIRA SOBRE O ENSINO DA LEITURA, JAQUELINE DE OLIVEIRA NOGUEIRA , 02/2019
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR E MOBILIDADE SOCIAL: IMPROBABILIDADE, RESIGNAÇÃO E ESPERANÇA DE TRANSFORMAÇÃO, RENATA CORREA ZENHA , 02/2019
  • PILARES DA EDUCAÇÃO: FAMÍLIA E ESCOLA, LUCIANA BALBINO GOMES SANTOS , 06/2019
  • “ENTRAR” NA UNIVERSIDADE SEM “SAIR” DA COMUNIDADE: a história de vida de uma professora do campo na Transamazônica , KATIANE MARINHO BELO DE BARROS , 06/2019
  • TRANSFORMAR A FORMAÇÃO: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica , MARIA LAIRE DE CAMPOS CLEMENTE , 05/2019
  • O MASSACRE DE JUDAS PELOS CARETAS: RELIGIOSIDADE POPULAR EM UMA COMUNIDADE CAMPONESA NA TRANSAMAZÔNICA, BRASIL NOVO/PA, ROSIRENE NERES MACHADO , 06/2019
  • DIFICULDADES E DESAFIOS ENCONTRADOS NA PROFISSÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO, ANGELICA FEDERICCI , 07/2019
  • EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E SUPERAÇÃO: SOBRE O IMPROVÁVEL ENCONTRO DE UM JOVEM DO CAMPO COM A LITERATURA, GENICLEIA DE JESUS SOUZA , 07/2019
  • POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPADORA: OS DILEMAS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, FABIANE GONCALVES ANSELMO ALVES , 06/2019
  • O DIREITO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma experiência inovadora com alunos do 9º ano de uma escola pública da Transamazônica, JORGE ANTONIO DE ASSIS OLIVEIRA , 08/2019
  • Leitura e Literatura no Ensino Médio, SUELEN SOUZA DE JESUS , 01/2020
  • MEMÓRIAS DE VIDA E DE LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO , ELIAS SOARES DA SILVA , 07/2020
  • Construindo conhecimento com a Linguagem na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Breves, BENEDITO DE MATOS FERNANDES , 01/2021
  • MEMÓRIAS DE LUTA: SUJEITOS DO CAMPO EM BUSCA DE EDUCAÇÃO , VERONICE DOS SANTOS FERREIRA , 10/2020
  • Sobre o potencial transformador da educação: relato de uma experiência da Licenciatura em Educação do Campo no município de Uruará, Pará , ADAISE DOS SANTOS PEREIRA , 11/2020
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EMEF BRASIL NOVO, LEUZIANE SILVA DE LIMA , 09/2021
  • REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO PERMANENTE, IRANILDA BAIA VIEIRA , 12/2021
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESAFIOS DA ATUALIDADE NA TRANSAMAZÔNICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ESCOLA BELARMINA SOARES, VILA BELA VISTA, PLACAS/PA , PEDRO PEREIRA FILHO , 04/2022
  • VIVER, ESTUDAR, SER PROFESSORA E CONTINUAR ESTUDANDO: PERCURSOS DE TORNAR-SE SUJEITO, TANIA RODRIGUES DA SILVA , 12/2021
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA, ALANNE RAINER ROSA NASCIMENTO , 01/2023
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO CONTO VENHA VER O POR DO SOL, COM ALUNOS DE 8° ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA , LILIANE LEITE FRANCO , 01/2023
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM ANAPU- PA , ANDREIA LEAO DE SOUSA , 01/2023
  • DIVERSIFICANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DO TRABALHO COM O GÊNERO PARÓDIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA, CREUZIMAR FIGUEREDO COSTA , 05/2023
  • SOBRE ENSINO DE LITERATURA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, MARCIELY LOPES BEZERRA , 03/2024
  • EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM NA ESCOLA DO CAMPO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA , MARIA TARCILA LOURENCO ALHO , 03/2024
  • O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA TRANSAMAZÔNICA , DANIELA DOS SANTOS BANDEIRA , 03/2024

Orientações de Pós-Graduação (2)

  • Especialização, TANIA RODRIGUES DA SILVA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, IRANILDA BAIA VIEIRA, 06/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1 v3.14.25.249