jorge ricardo coutinho machado

IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(46)

  • O MODELO TEÓRICO ATÔMICO: uma abordagem esclarecedora do método científico no ensino médio, FERNANDA DA COSTA PIMENTEL , 12/2017
  • A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA DO NÍVEL MÉDIO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES E O QUE REVELAM OS LIVROS DIDÁTICOS , JULIO DOS SANTOS SILVA , 04/2017
  • Formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva - O que os Licenciandos em Química tem a dizer., LETICIA PAULA DE MELO , 04/2017
  • Ensino de química com CTS: uma experiência no Estágio Supervisionado na Escola de Aplicação da UFPA., JOAO PEDRO RIBEIRO , 01/2018
  • UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS ORGÂNICOS COM REFERENCIAIS CTS - OS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DAS MATÉRIAS PRIMAS AMAZÔNICAS NA BELLE ÉPOQUE (1870-1912) E NOS DIAS ATUAIS, MATHEUS HENRIQUE SANTOS SARRAF , 03/2018
  • A descoberta da tridimensionalidade: o ensino de funções orgânicas oxigenadas com o uso de modelos moleculares, CRISTIANE DE NAZARE PEREIRA MACAPUNA , 04/2018
  • A introdução do motor portátil na região de Abaetetuba: os efeitos sobre o cotidiano de uma escola ribeirinha amazônica, DIONILSON CORREA NEGRAO , 07/2018
  • Uma olaria artesanal em uma comunidade ribeirinha no município de Abaetetuba/PA: relações possíveis com o ambiente e a escola, FRANCENILSON SANTOS RODRIGUES , 07/2018
  • A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO, DAYSILENE LIRA CRAVEIRO , 06/2018
  • Atividades experimentais em Ciências Naturais: uma abordagem a partir da aprendizagem significativa, LUCIDEIA CORDEIRO BELO , 07/2018
  • O ensino de Ciências a partir do contexto sóciocultural do aprendiz , SELMA DO SOCORRO RAMOS DOS SANTOS , 07/2018
  • Ensino de Ciências e o ambiente amazônico: investigando concepções e ações de professores, EDILSON COUTINHO NUNES , 07/2018
  • A destruição do ambiente pela sociedade moderna e a regeneração dos ecossistemas promovida pelos mamíferos Chiropteras: um tema para aulas de ciências, ANTONIELMA SOUSA DA COSTA , 07/2018
  • A utilização do lúdico como intervenção didática para o ensino de funções orgânicas no Ensino Médio, DAYSILENE LIRA CRAVEIRO , 06/2018
  • A ABORDAGEM CTS NO DISCURSO DE ALUNOS FORMANDOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ E INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ, NILCILENE RAMOS DO AMARAL , 03/2019
  • CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS E DISCURSOS DE PROFESSORES, HUGO TIAGO NASCIMENTO CARVALHO , 11/2018
  • UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA EUNICE WEAVER, BRUNA LETICIA CHAGAS RABELO FERNANDES , 12/2018
  • A importância da investigação científica no ensino de ciências nas series finais do Ensino Fundamental: o que dizem os professores, SHIRLEY PANTOJA DE ALMEIDA , 12/2018
  • UMA QUESTÃO AMBIENTAL: A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA PRAIA CHAPÉU VIRADO, ILHA DE MOSQUEIRO/PA, KARINA SOUZA SALES DE ASSIS , 12/2018
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA UFPA: Uma abordagem histórica., AMANDA KAROLLY DA SILVA SOUSA , 12/2018
  • Os desafios para educação inclusiva na Escola Quilombola São José - Alto Itacuruçá, Abaetetuba, MARCILENE RODRIGUES BRANDAO , 12/2018
  • Por Que "Ninguém Gosta de Química"? – Um Estudo Sobre Motivação Para Aprendizagem, EMI DE OLIVEIRA FERREIRA , 12/2018
  • Estratégias de ensino-aprendizagem para alunos autistas no Ensino Fundamental., LUANA CAROLINE BRITO DOS SANTOS , 07/2019
  • Construção de materiais didáticos como estratégia para o Ensino de Química a alunos de Ciências no Ensino Fundamental., LEONARDO VICTOR GOMES DE MELO , 07/2019
  • A EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE REAÇÕES QUÍMICAS NO 9º ANO DO NÍVEL FUNDAMENTAL, DIONIS ROGERIO COSTA PEIXOTO , 12/2019
  • SALA DE AULA INVERTIDA: uma metodologia ativa de ensino aplicada ao estudo das Funções Oxigenadas no Ensino Médio., OSVALDO ODILON MARTINS DA SILVA , 12/2019
  • AS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO BÁSICO: EM BUSCA DE UM PERFIL DO PROFISSIONAL ATUANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE BELÉM - PA, BEATRIZ SAARA CORREA LIMA , 12/2019
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA COM BASE EM TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAS, GESSICA SANTOS DA SILVA , 12/2019
  • CHUVA ÁCIDA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO ABORDAGEM CTSA, PATRICK LUIS DA SILVA CARREIRA DOS SANTOS , 12/2019
  • POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, DAVI MACIEL CAVALCANTE , 10/2020
  • JOGOS COMO RECURSO MOTIVADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DA EJA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, SUZI SUELY SANTOS , 01/2021
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS E O PAPEL DO EDUCADOR: o que diz a literatura e o que dizem os professores do Ensino Fundamental no Instituto Nossa Senhora Santana, Igarapé-Miri/PA, CLAUDETE SILVA CORREA , 01/2021
  • A QUÍMICA DE “BATMAN & ROBIN”: CINEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, SUZIANNE SALDANHA DA SILVA , 06/2021
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A PANDEMIA DE COVID-19: DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS, CAMILA COSTA MARTINS , 02/2022
  • O ENSINO DE QUÍMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE BENEVIDES, WANDERLEY SANTOS DE MELO , 07/2022
  • ESPELHO, ESPELHO MEU ..... EXISTE CIÊNCIA MAIS BONITA DO QUE EU? O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, WANILSON SILVA DE CARVALHO JUNIOR , 08/2022
  • ESTUDO SOBRE O USO DE IMAGENS E DESENHOS CIENTÍFICOS COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARCIO PETTESON BARBOSA RODRIGUES , 12/2022
  • DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE CIÊNCIAS NATURAIS: O QUE DIZ A LITERATURA, ANA RAFAELA GOMES DE MELO , 12/2022
  • VIVÊNCIA DENTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO, ESTEFANI JARDIM MIRANDA , 12/2022
  • Ensino-aprendizagem de eletrólise a partir da mineração da bauxita na Amazônia para a produção de alumínio: uma abordagem CTS, AMANDA TABOSA FARIAS , 03/2023
  • O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: O que dizem os estudantes, JOAO BAPTISTA COELHO MARTINS , 07/2023
  • ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM VIÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA ABORDAGEM DE ATOMÍSTICA, JOSIANE CRISTINA MENEZES FERREIRA , 07/2023
  • A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO EXPERIMENTAL EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, ALLAN DIEGO ANDRADE ALVES , 07/2023
  • O ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO PRINCESA IZABEL, BELÉM, PARÁ., JOSIAS CRISTIANO DO ESPIRITO SANTO COELHO , 12/2023
  • O ENSINO DE TERMOQUÍMICA MEDIANTE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA, ESTER CAROLINE DE SOUZA VILHENA , 12/2023
  • O ENSINAR E O APRENDER QUÍMICA NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA, MATHEUS GONCALVES BEZERRA , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1 v3.14.25.249