2021, Eliana da Silva Felipe, CUNHA, EMMANUEL RIBEIRO, BRITO, ANA ROSA PEIXOTO DE , O avanço do projeto neoliberal nas diretrizes para a formacão de professores no Brasil, ISSN: 21782679
2020, Eliana da Silva Felipe, DA COSTA SILVA BAHIA, CELI , Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica, ISSN: 21764360
2016, Eliana da Silva Felipe , Leitura e Escrita nos Anos Iniciais: Percepções e Perspectivas de Professores Egressos do Programa Nacional de Formação de Professores, Parfor, ISSN: 1980-9026
Publicação em Eventos (11)
2018, Eliana da Silva Felipe, Edna de Nazaré Ribeiro Cardozo, O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Política de Avaliação em Larga Escala: a Questão da Qualidade, Reunião Científica da Regional Norte da Anped - II Anped Norte, Trabalho Completo
2018, Eliana da Silva Felipe, Formação em serviço e profissionalização docente no Brasil., XIVIV Jornadas Nacionais sobre Representações Sociais (JNRS), Resumo
2018, Eliana da Silva Felipe, Formação em serviço e profissionalização docente no Brasil, XIV Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS), Resumo Expandido
2018, Eliana da Silva Felipe, A leitura no ensino fundamental e base nacional comum curricular: dissonâncias?, 21º Congresso de Leitura do Brasil, Resumo Expandido
2017, Eliana da Silva Felipe, Repercussões do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Formação e Profissionalização Docente, 38ª Reunião Anual da Anped, Trabalho Completo
2016, JOSELENE MORAES QUARESMA PIRES, QUE MUDANÇAS OCORRERAM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EGRESSOS DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI - PARÁ, XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2016, ELIANA DA SILVA FELIPE, TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA DE EGRESSOS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARFOR, XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2016, Eliana da Silva Felipe
Cordeiro, G. N. K. ;
Neves, J. D. V, Políticas de formação de professores, desenvolvimento profissional e (re) construção da identidade docente, XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2016, Eliana da Silva Felipe, Percepções e Perspectivas de Professores Egressos do Programa Nacional de Formação de Professores, Parfor., 20º Congresso de Leitura do Brasil, Trabalho Completo
2016, Damásia Sulino Nascimento
Eliana da Silva Felipe, As influências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC na formação cultural dos professores dos anos inicais, 20º Congresso de Leitura no Brasil, Trabalho Completo
2013, Eliana da Silva Felipe
Sônia de Jesus Nunes Bertolo, Hábitos de leitura e estrategias de aprendizagem em universitários ingressantes no curso de Pedagogia da UFPA, XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (8)
2022, A influência do Saeb sobre os sistemas de avaliação dos estados da Região Norte, A influência do Saeb sobre os sistemas de avaliação dos estados da Região Norte, Adriana CristinaFurtado Idalino, Antonia Costa Andrade, Eliana da Silva Felipe
2020, ENTRE A PRESCRIÇÃO E A CONTRARREGULAÇÃO: PERCURSOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA, Programa Residência Pedagógica na UFPA: investigações e reflexões teóricas, Eliana da Silva Felipe, Celi da Costa Silva Bahia, Maura Lúcia Martins Cardoso
2020, DO SAEB À BNCC: PADRONIZAR PARA AVALIAR, DO SAEB À BNCC: PADRONIZAR PARA AVALIAR, Eliana da Silva Felipe
2018, FLOREIOS E BORRÕES OU COMO SER LEITOR E AUTOR NUMA COMUNIDADE VIRTUAL DE LEITORES DE HARRY POTTER POSSIBILIDADES E ARMADILHAS, Palavras andantes: ensino de leitura - antologia comemorativa, Eliana da Silva Felipe
2017, Hábitos de leitura e estratégias de aprendizagem em universitários ingressantes no curso Pedagogia, Formação de professores e trabalho interdisciplinar, Eliana da Silva Felipe
Sônia de Jesus Nunes Bertolo
2017, Ler e escrever: prioridade da escola em todas as áreas de conhecimento, Formação de professores e trabalho interdisciplinar, Eliana da Silva Felipe
Selma Costa Pena
2015, SER/ESTAR NA PROFISSÃO: TRAJETÓRIAS PESSOAIS DE PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA - PARFOR, REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM DIFERENTES CONTEXTOS, Eliana da Silva Felipe
2013, Infância de assentamento e suas temporalidades históricas, Infâncias do Campo, Eliana da Silva Felipe
Participações em Bancas de Cursos (51)
2021, Monografia de Graduação AS CONTRIBUICOES DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGOGICA PARA A FORMACAO DOCENTE: Relato de experiencia em uma escola de Belem - Para, ORMINDA LIMA LOUCHARD
2020, Tese Doutorado INTENSIFICACAO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL EM BELEM/PA, ANDREA CRISTINA CUNHA MATOS
2019, Monografia de Graduação Residencia Pedagogica e as particularidades da educacao infantil, VALERIA FARIAS DAS CHAGAS
2019, Monografia de Graduação A Trisiteza e A Escola: O caso da Educacao Infantil, ELANE DA SILVA SERRAO
2019, Tese Doutorado A ESCOLA POR CICLOS NA REDE PUBLICA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE CUIABA/MT: “Expectativas de avancos em um espaco de contradicoes”, KELLY KATIA DAMASCENO
2019, Dissertação de Mestrado A DIVERSIDADE SOCIOTERRITORIAL DA AMAZONIA PARAENSE E SUAS CONFIGURACOES NOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PARFOR DA UFPA, UFOPA E UNIFESPA, GERSON DIAS OLIVO
2019, Tese Doutorado PRATICAS EDUCATIVAS POPULARES NA LICENCIATURA EM EDUCACAO DO CAMPO, NO TERRITORIO DA AMAZONIA TOCANTINA, MARIA DIVANETE SOUSA DA SILVA
2019, Tese Doutorado A EDUCACAO PARA A CIDADANIA GLOBAL DA UNESCO E SEUS NEXOS COM A FORMACAO DE PROFESSORES DE EDUCACAO FISICA NO PARA, ROBSON DOS SANTOS BASTOS
2019, Dissertação de Mestrado A ORGANIZACAO DO MEIO SOCIAL EDUCATIVO DE UMA TURMA DE EDUCACAO INFANTIL RIBEIRINHA DA AMAZONIA: UM ESTUDO A LUZ DA TEORIA DE VIGOTSKI, LUCIANA DA COSTA OLIVEIRA
2019, Tese Doutorado ALTERNANCIA PEDAGOGICA NA FORMACAO DO EDUCADOR: contribuicoes da Licenciatura em Educacao do Campo a partir da UNIFESSPA.
, MARIA CELESTE GOMES DE FARIAS
2019, Tese Doutorado FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL CENTRADA NA ESCOLA: PERCEPCOES DE PROFESSORES E FORMADORES DE MELHORIA DA PRATICA PEDAGOGICA, JUDENILSON TEIXEIRA AMADOR
2019, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DE PEDAGOGOS PARA O USO CRITICO DAS TECNOLOGIAS NO MUNICIPIO DE BELEM DO PARA, DEBORA SOUTO DA COSTA
2018, Dissertação de Mestrado A ESCOLA E SUAS PRATICAS EDUCATIVAS: UMA LEITURA DOS PROCESSOS FORMATIVOS E DAS RELACOES DE CONHECIMENTOS VIVENCIADAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA., MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE
2018, Qualificação de Mestrado Reflexos do PNAI na prática pedagógica de alfabetização na Rede Estadual em Belém, Josenilda Rita Texeira Alves
2018, Qualificação de Doutorado Educação para a cidadania global e a formação do professor de Educação Física no pará: a proposta da UNESCO em questão, Robson dos Santos Bastos
2018, Qualificação de Mestrado Política de formação: um estudo da educação infantil do munícipio de Paragominas-PA, Francisca Janice Silva
2018, Dissertação de Mestrado ESCOLAS DE QUALIDADE DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE BELEM/PA SEGUNDO O IDEB: QUE QUALIDADE E ESTA?, EDNA DE NAZARE RIBEIRO CARDOZO
2017, Qualificação de Mestrado A organização trabalho pedagógico da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação da UFPA, André Luís Ferreira Miranda
2017, Tese Doutorado EDUCACAO DO CAMPO NO AMAZONAS: HISTORIA E DIALOGOS COM AS TERRITORIALIDADES DAS AGUAS, DAS TERRAS E DAS FLORESTAS, MARIA ELIANE DE OLIVEIRA VASCONCELOS
2017, Dissertação de Mestrado FORMACAO CULTURAL DE PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA:
elementos para uma critica de programas de formacao inicial e continuada
, DAMASIA SULINA DO NASCIMENTO
2017, Dissertação de Mestrado A PROFISSIONALIZACAO DOCENTE NO AMBITO DA FORMACAO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA: DA VALORIZACAO A PRECARIZACAO DO TRABALHO DE PROFESSORES , MICHELLE CASTRO SILVA
2017, Dissertação de Mestrado “DA PROFISSIONALIZACAO A MUDANCA DA PRATICA PEDAGOGICA: A CONTRIBUICAO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR- POLO DE IGARAPE-MIRI”, JOSILENE MORAES QUARESMA PIRES
2017, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DOCENTE PARA O USO PEDAGOGICO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO: O PAPEL DO NUCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL - NTM DA SEMED - MARABA, JOSE DA CRUZ SOUZA
2017, Qualificação de Mestrado OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM SITUACAO DE FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA RELACAO COM O SABER , MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE
2017, Dissertação de Mestrado LINGUAGEM NA SALA DE AULA: MARCAS INTELECTIVAS, AFETIVAS E EMOCIONAIS NAS INTERACOES DE CONHECIMENTO., DIONEIA SANCHES LEAO
2017, Dissertação de Mestrado O ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCACAO FISICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA/GUAMA., RAFAEL COSTA MARTINS
2017, Qualificação de Doutorado História e Memória da Educação do Campo na Amazônia, Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos
2016, Monografia de Graduação GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): O PROVIMENTO DO DIRETOR ESCOLAR EM MUNICÍPIOS PARAENSES, Aquila Bentes Machado
2016, Monografia de Graduação Um estudo da dinâmica interacional entre fatores de risco e de proteção em jovens estudantes da rede pública de Belé, Mateus Souza dos Santos
2016, Qualificação de Mestrado A organização do trabalho pedagógico em estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura em Educação Física das universidades estadual e federal do Estado do Pará, RAFAEL COSTA MARTINS
2016, Qualificação de Mestrado A emocao e afetividade como mediadoras na apropriacao do conhecimento (leitura e escrita)., DIONEIA SANCHES LEAO
2016, Seleção de Especialização A FORMAÇÃO DOCENTE E O USO PEDAGÓGICO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: O PAPEL DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DA SEMED-MARABÁ, JOSÉ DA CRUZ SOUZA
2015, Monografia de Graduação As repercussões do Programa Mais Educação em uma escola pública estadual do município de Vigia -PA, Cassia Maria Moura da Silva
2014, Monografia de Graduação Oralidade, leitura e escrita: ensinar e aprender nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Vera Lucia M. do Nascimento
2014, Monografia de Graduação Linguagem verbal na educação infantil: relatos de uma prática pedagógica na escola Nossa Senhora do Bom Remédio-Acará-PA, Emidiam Gonçalves de França
2014, Monografia de Graduação O desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, Nile Barbosa Carneiro do Nascimento
2014, Monografia de Graduação Avaliação diagnóstica no ciclo da alfabetização em uma escola de Ensino Fundamental em Belém, Cenira Amaral Tavares
2014, Monografia de Graduação Formação Continuada de professores no período de 2000 a 2013, Angelina Maciel da Conceição
2013, Monografia de Graduação Avaliação da aprendizagem no contexto do primeiro ano do Ensino Fundamental, Andreia Rosa de Abreu Franco
2013, Dissertação de Mestrado O COTIDIANO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E SUAS FAMÍLIAS EM UMA COMUNIDADE RURAL ASSENTADA: SIGNIFICAÇÕES E PRÁTICAS FAMILIARES, MARCELLA OLIVEIRA ARAÚJO
2013, Monografia de Especialização A (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DA AÇÃO AVALIATIVA NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIDADE DIOMAR FARIAS, NO MUNICÍPIO DE ALENQUER/PA, MARINALVA DOS REIS PINHEIRO
2013, Monografia de Especialização CONTO E RECONTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUALIZAÇÕES E VALORES APROPRIADOS PELAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA URBANA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA, CLEADIANE LIMA FERNANDES
2013, Monografia de Especialização A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL II, ALDIRENE OLIVEIRA DE MORAIS
2013, Monografia de Especialização JUVENTUDE, TERRITORIALIZAÇÃO E A LUTA PARA PERMANECER NO CAMPO, NO ASSENTAMENTO MÁRTIRES DE ABRIL, PARÁ, CARLA LAGOIA
JAQUELINE RIBEIRO
2013, Monografia de Especialização A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA, CRISTIANE FRANÇA DE CARVALHO
2013, Monografia de Especialização TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: USOS E CONTRA-USOS. 2013. MONOGRAFIA. (APERFEIÇOAMENTO/ESPECIALIZAÇÃO EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL), FERNANDO CÉSAR SILVA REIS
2013, Monografia de Graduação FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2013, ANGELINA MACIEL DA CONCEIÇÃO
2013, Monografia de Graduação AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, CENIRA AMARAL TAVARES
2013, Monografia de Especialização Perspectivas de mães da creche Tia Estela sobre o ensino da linguagem escrita na Educação Infantil, Renilson da Silva Arcanjo
2013, Monografia de Especialização O jogo na educação Infantil: uma forma de aprender brincando, Geonilce Pimentel de Miranda
2013, Dissertação de Mestrado ANALISE DA IMPLANTACAO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO NO ESTADO DO PARA, KARLA SUELY DINIZ DA COSTA
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (8)
2017,Conferencista Convidado, BELÉM, Local, XIV Jornada Pedagógica de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
2017,Conferencista Convidado, BELÉM, Local, I Colóquio de Formação de professores na Amazônia
2017,Conferencista Convidado, Itaituba, Local, IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITAITUBA-PA
2017,Conferencista Convidado, Santarém, Regional, 80ª REUNIÃO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE - PARÁ
2017,Membro da Comissões Organizadora, BELÉM, Nacional, 38º Fórum Nacional de Diretores de Faculdades e Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras
2016,Conferencista Convidado, BELÉM, Regional, 1ª Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, BELÉM, Regional, 1ª Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
2013,Conferencista Convidado, BELÉM, Local, I Simpósio de Literatura InfantoJuvenil e Formação de Leitor na Amazônia
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)
2017, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Representante Tecnico
2016, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, Socio Efetivo
Participação em Colegiados e Comissões (5)
Comissão de Reformulação do PPC do Curso de Pedagogia, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Congregação do Instituto de Ciências da Educação, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão Especial de Estudos sobre as Atividades Curriculares para Concurso Público, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(17)
O processo de apropriação da escrita no Ciclo da Alfabetização: avanços e dificuldades, JUCINEIDE COSTA DE OLIVEIRA ,
02/2018
Leitura no Ciclo da Alfabetização: repetir ou compreender, JOSIANE ROCHA DE OLIVEIRA ,
02/2018
O processo de apropriação da escrita no Ciclo da Alfabetização: avanços e dificuldades, MAIRZE DE SOUZA MELO ,
02/2018
Avaliação em larga escala:um estudo de uma escola pública no município de Ananindeua, JANE MARIA GOMES MATOS LIMA ,
02/2018
Interdisciplinaridade no Ciclo da Alfabetização: o trabalho com sequência didática, SANDRA HELENA MARQUES DOS SANTOS ,
02/2018
MEMORIAL : PERCURSOS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA, REGINA LUCIA MARIGLIANI ,
02/2018
Oralidade, leitura e escrita: ensinar e aprender nos anos iniciais do Ensino Fundamental, VERA LUCIA NASCIMENTO ,
05/2014
O desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, NILE BARBOSA CARNEIRO DO NASCIMENTO ,
05/2014
Linguagem verbal na educação infantil: relatos de uma prática pedagógica na escola Nossa Senhora do Bom Remédio-Acará-PA, EMIDIAM GONCALVES DE FRANCA ,
05/2014
Avaliação diagnóstica no ciclo da alfabetização em uma escola de Ensino Fundamental em Belém, CENIRA AMARAL TAVARES ,
03/2014
As repercussões do Programa Mais Educação em uma escola pública estadual do município de Vigia -PA, CASSIA MARIA MOURA DA SILVA ,
12/2015
Formação Continuada de professores no período de 2000 a 2013, ANGELINA MACIEL DA CONCEICAO ,
01/2014
Avaliação do rendimento escolar de estudantes de 3° e 5º anos do ensino fundamental da Escola Amância Pantoja, LUISA EPIFANIO LOPES ,
03/2021
Crianças que não aprendem: quem são e e condições de acesso ao direito à educação, ODILEIA QUARESMA FERREIRA ,
02/2022
A escola em tempos de pandemia: perspectivas a partir do Estágio Supervisionado, VALERIA BARROS DOS REIS MARCAL ,
02/2022
A identidade do Curso de Pedagogia e suas controvérsias, ANA PAULA DE LIMA E SOUSA ,
01/2024
Prática pedagógica de escrita no pós-pandemia: estudo de caso nos anos iniciais do Ensino Fundamental , ODILEIA QUARESMA FERREIRA ,
12/2022
Orientações de Pós-Graduação (11)
Mestrado, MICHELLE CASTRO SILVA, 03/2015
- ,
Orientação em Andamento