IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA
Produção Intelectual
Artigos (8)
2020, GOMES, ANA SILVIA ALVES, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , Peculiaridades históricas, panorama atual e desafios na formação de professores doutores, ISSN: 19825587
Download do arquivo
2019, EDILENE DA SILVA E SILVA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, José Messildo Viana Nunes , AS CARACTERÍSTICAS PRAXEOLÓGICAS DOS PROFESSORES DE FÍSICA NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO TEMA AQUECIMENTO GLOBAL, ISSN: 25258761
2019, OLIVEIRA, ENDELL MENEZES DE, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , O ESPAÇO NÃO FORMAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ, ISSN: 15188795
2019, Ricardo Haroldo de Carvalho, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , Consumo doméstico de energia elétrica por meio da abordagem ciência, tecnologia e sociedade, ISSN: 16473582
2018, ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , DISCIPLINA MEIO AMBIENTE E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE SOBRE INCISÕES DE DEBATES, ISSN: 16780701
2017, MARCIO HENRIQUE SIMIÃO RODRIGUES, Jéssica de Cassia Silva Pinon, SARAH DA SILVA LOPES, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , Ludicidade e ensino de física: Desenvolvendo uma atividade lúdica sobre o movimento circular uniforme, ISSN: 19836430
2016, GOMES, ANA SILVIA ALVES, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida , Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório, ISSN: 23175125
2016, TRINDADE SOUZA, JORGE RAIMUNDO DA, VALENTE, JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, BRITO, LICURGO PEIXOTO DE , Ilhas interdisciplinares de racionalidade no ensino de ciências: uma experiência didática no PARFOR na Ilha do Marajó, Pará, Brasil, ISSN: 23175125
Capítulos de Livros (3)
2019, INTERFACES DA SUBJETIVIDADE E DA MOTIVAÇÃO NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DE AVENTURA: UM ESTUDO DE CASO NO CICLISMO, Avaliação, Atividade Física e Saúde, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
2018, A ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO: PROPOSTA DE PRODUTO DIDÁTICO COM ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE, REFLEXÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, Dayane Negrão Carvalho Ribeiro, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
2018, ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE: O POTENCIAL DO COMPLEXO DO VER-O-PESO COMO CONTEXTO PARA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI: ENSINO DE CIÊNCIAS, Jorge Raimundo da Trindade Souza, Jose Alexandre da Silva Valente, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Licurgo Peixoto de Brito
Participações em Bancas de Cursos (58)
2019, Monografia de Graduação ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE POLUIÇÃO DO AR, JULIANA SOARES DA CRUZ
2019, Monografia de Graduação O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará, FRANCISCO AVELAR SANTOS
2019, Monografia de Graduação O TRANSPORTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI: o contexto de funcionamento e a repercussão para as escolas do campo., JOÃO RANGEL DOS SANTOS PAIVA
2019, Monografia de Graduação OS RESÍDUOS SÓLIDOS E A PRESERVAÇÃO DO RIO: TRABALHANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS RIBEIRINHOS DA ILHA DO FURO GRANDE, HELENILCE BAIA SILVA
2019, Monografia de Graduação O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, IVANETE PINHO GOMES
2018, Dissertação de Mestrado O ESPACO NAO FORMAL E O ENSINO DE CIENCIAS: Um estudo de caso no Centro de Ciencias e Planetario do Para, ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA
2018, Dissertação de Mestrado O ESPAÇO NÃO FORMAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ, Endell Menezes de OLiveira
2018, Qualificação de Doutorado DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES MESTRANDOS EM PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGACAO, CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
2018, Dissertação de Mestrado MEIO AMBIENTE E LIXO ELETRÔNICO: UMA ABORDAGEM CTSA, A PARTIR DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE, NO ENSINO DE CIÊNCIAS, PATRÍCIA QUARESMA PACHECO
2018, Qualificação de Mestrado O Enfoque Ciencia, Tecnologia e Sociedade e a Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de citologia: Possibilidades para a promocao da educacao cientifica no ensino medio, LEANDRO DOS SANTOS FURTADO
2018, Qualificação de Mestrado O ESPACO NAO FORMAL E O ENSINO DE CIENCIAS: Um estudo de caso no Centro de Ciencias e Planetario do Para, ENDELL MENEZES DE OLIVEIRA
2018, Qualificação de Doutorado O que esperam de mim? A sexualidade do bom cristao, LUCIANE DE ASSUNCAO RODRIGUES
2018, Qualificação de Mestrado A producao cientifica e o discurso de professores em Ciencia, Tecnologia e Sociedade: um estudo na Universidade Pedagogica Experimental Libertador (UPEL) da Venezuela, GREIVIN ANTONIO NUÑEZ GONZALEZ
2018, Qualificação de Mestrado ALFABETIZACAO CIENTIFICA ATRAVES DA EXPERIMENTACAO INVESTIGATIVA EM UM CLUBE DE CIENCIAS, LUANA CRISTINA SILVA OLIVEIRA
2018, Qualificação de Doutorado Hiatar curriculo de ciencias: experimentacoes menores em escola ribeirinha na Amazonia Tocantina Paraense, EDILENA MARIA CORREA
2018, Tese Doutorado CIRANDA LÚDICA: SUBJETIVIDADE, DOCÊNCIA E LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ANDRÉ LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS CUNHA
2018, Tese Doutorado CIRANDA LUDICA: Subjetividade, docencia e ludicidade no ensino de ciencias biologicas, ANDRE LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS CUNHA
2018, Qualificação de Doutorado EDUCACAO PELA CIDADE E FORMACAO DE PROFESSORES: MEDIACOES FOTOGRAFICAS DO OLHAR NA APREENSAO DAS QUESTOES SOCIOAMBIENTAIS, MANUELLA TEIXEIRA SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado luta no curriculo da educacao fisica no ensino : fundamental sob o olhar da diversidade cultural : experiencias na escola de aplicacao da universidade , PEDRO PAULO SOUZA BRANDÃO
2018, Dissertação de Mestrado LUTAS E CURRICULO DA EDUCACAO FISICA ESCOLAR: Ensino, Complexidade e Hibridismo., PEDRO PAULO SOUZA BRANDÃO
2017, Dissertação de Mestrado ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEUDOS DE BIODIVERSIDADE E GENETICA COM ENFASE EM CIENCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, ELSON SILVA DE SOUSA
2017, Tese Doutorado TRANSLACADOS: Sensacoes com a Arte para tecer a sexualidade no Ensino de Ciencias, MARCELO VALENTE DE SOUZA
2017, Qualificação de Mestrado MEIO AMBIENTE E LIXO ELETRONICO: UMA ABORDAGEM CTSA, A PARTIR DE UMA OLHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE, NO ENSINO DE CIENCIAS, PATRÍCIA QUARESMA PACHECO
2017, Tese Doutorado CONFIGURACOES SUBJETIVAS DA DOCENCIA NA TRAJETORIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, MARCILEA SERRAO RESQUE
2017, Qualificação de Doutorado SABERES CIENTIFICOS E PEDAGOGICOS DE CONTEUDOS DE DOCENTES ALFABETIZADORES EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
2017, Tese Doutorado EXPERIENCIAS PEDAGOGICAS NA EDUCACAO EM CIENCIAS: Uma Escola de Aplicacao como estudo de caso, JOSE ALEXANDRE DA SILVA VALENTE
2017, Qualificação de Mestrado DESENHOS ANIMADOS QUE REFLETEM CIENCIA: SOBRE A CONSTRUCAO DE CONHECIMENTOS E OS INDICADORES DE ALFABETIZACAO CIENTIFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JESSICA DE CASSIA SILVA PINON
2017, Qualificação de Mestrado ESPACOS FORMAIS E NAO FORMAIS DE ENSINO: PERSPECTIVAS PARA A FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES, MARCIO HENRIQUE SIMIAO RODRIGUES
2017, Tese Doutorado APRENDIZAGEM INVENTIVA NO ENSINO DE CIENCIAS: COMPOSICOES, TRACADOS NOMADES E OUTROS ENCONTROS, MARIA NEIDE CARNEIRO RAMOS
2017, Dissertação de Mestrado ENSINO DE ASTRONOMIA: O LUDICO E A EXPERIMENTACAO COMO PROPOSTAS PEDAGOGICAS PARA O ENSINO MEDIO, RONIVALDO CASTRO PACHECO
2017, Qualificação de Mestrado Ensino-Aprendizagem dos conteudos de Biologia Molecular articulados a Biodiversidade, com enfase em Ciencia, Tecnologia e Sociedade, ELSON SILVA DE SOUSA
2017, Tese Doutorado COLETIVO DE ESTUDOS, FORMACAO E PRATICAS: ITINERARIOS DE UMA FORMACAO EM EDUCACAO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ELINETE OLIVEIRA RAPOSO RIBEIRO
2017, Tese Doutorado COLETIVO DE ESTUDOS, FORMACAO E PRATICAS EM EDUCACAO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL: ITINERARIOS DE UMA FORMACAO, ELINETE OLIVEIRA RAPOSO RIBEIRO
2017, Qualificação de Doutorado CIRANDA LUDICA: Subjetividade, docencia e ludicidade no ensino de ciencias biologicas, ANDRE LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS CUNHA
2017, Tese Doutorado ENSINO DE CIENCIAS E PRATICAS TEATRAIS: FORMACAO DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS, NIVIA MAGALHAES DA SILVA FREITAS
2017, Dissertação de Mestrado FORMACAO INICIAL E SUBJETIVIDADE DOCENTE NO CENTRO DE CIENCIAS E PLANETARIO DO PARA, VICTTOR TAKESHI BARREIROS YANO
2017, Dissertação de Mestrado Uma agenda de pesquisa para formacao docente em Educacao em Ciencias: possibilidades futuras, CLEIDE MARIA VELASCO MAGNO
2017, Tese Doutorado MOTIVACAO COMO PRODUCAO SUBJETIVA NO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIENCIAS COM PROJETOS, MARCELLO PAUL CASANOVA
2017, Qualificação de Mestrado Avaliacao para aprendizagem: Relacoes com as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade e o Enfoque CTS, NELY SORAYA BAHIA SOUZA
2016, Qualificação de Doutorado CONFIGURACOES SUBJETIVAS DA DOCENCIA NA TRAJETORIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, MARCILEA SERRAO RESQUE
2016, Tese Doutorado A Introducao das Ciencias Naturais no Para por meio das Instituicoes de Ensino, JONATAS BARROS E BARROS
2016, Tese Doutorado CTS NO CONTEXTO DO NOVO ENEM E DO ENSINO DE QUIMICA, JORGE RAIMUNDO DA TRINDADE SOUZA
2016, Qualificação de Doutorado MOTIVACAO E PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE CIENCIAS: uma analise a luz da teoria da subjetividade, MARCELLO PAUL CASANOVA
2016, Qualificação de Mestrado Uma agenda de pesquisa para formacao docente em Educacao em Ciencias: possibilidades futuras, CLEIDE MARIA VELASCO MAGNO
2016, Dissertação de Mestrado DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM UM CURSO DEFERIAS: a construcao do conhecimento cientifico de acordo com a AprendizagemBaseada em Problemas, ANTONIA EDIELE DE FREITAS COELHO
2016, Dissertação de Mestrado A ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE CIENCIAS: um estudo documental do Plano Estadual de Educacao no Estado do Para, CACILENE MOURA TAVARES
2016, Qualificação de Mestrado Formacao inicial e subjetividade docente no centro de ciencias e Planetario do Para, VICTTOR TAKESHI BARREIROS YANO
2016, Qualificação de Doutorado FORMACAO DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS: ENSINO DE CIENCIAS E PRATICAS TEATRAIS, NIVIA MAGALHAES DA SILVA FREITAS
2016, Qualificação de Doutorado APRENDIZAGEM INVENTIVA NO ENSINO DE CIENCIAS: COMPOSICOES, TRACADOS NOMADES E OUTROS ENCONTROS, MARIA NEIDE CARNEIRO RAMOS
2016, Qualificação de Mestrado DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM UM CURSO DE FERIAS: A CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO DE ACORDO COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, ANTONIA EDIELE DE FREITAS COELHO
2016, Dissertação de Mestrado A AGUA PARA O CONSUMO HUMANO: ENSINO POR MEIO DE TEMAS COM ABORDAGEM EM CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE BELEM/PA 2016, DAYANE NEGRÃO CARVALHO RIBEIRO
2016, Qualificação de Mestrado A abordagem CTS na educacao de jovens e adultos privados de liberdade: o caso de Belo Monte, SEMILLE PANTOJA DE MELO
2016, Qualificação de Doutorado EDUCACAO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL: POTENCIALIDADES E LIMITES DA ABORDAGEM AOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS CONTEMPORANEOS NA FORMACAO DE PROFESSORES, ELINETE OLIVEIRA RAPOSO RIBEIRO
2016, Tese Doutorado TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS NATURAIS: A CARTA DA TERRA COMO REFERENCIA PARA REFLEXAO E ACAO, DARLENE TEIXEIRA FERREIRA
2016, Qualificação de Doutorado CTS NO CONTEXTO DO NOVO ENEM E DO ENSINO DE QUIMICA: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO PARA, JORGE RAIMUNDO DA TRINDADE SOUZA
2016, Dissertação de Mestrado LETRAMENTO CIENTIFICO E CONSCIENCIA METACOGNITIVA DE GRUPOS DE PROFESSORES EM FORMACAO INICIAL E CONTINUADA: um estudo exploratorio, ANA SILVIA ALVES GOMES
2016, Tese Doutorado DO CAMPO PARA SALA DE AULA: experiencias matematicas em um assentamento rural no oeste maranhense., FILARDES DE JESUS FREITAS DA SILVA
2016, Dissertação de Mestrado JOGOS CONCRETOS NO LABORATORIO DE ENSINO DA MATEMATICA NA FORMACAO DE PROFESSORES NA EDUCACAO A DISTANCIA, RENATA LOURINHO DA SILVA
Trabalho de Fim de Curso(15)
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA CTS, JILMAR TEIXEIRA MELO ,
04/2017
"A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA CTS", JILMAR TEIXEIRA MELO ,
04/2017
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, IVANETE PINHO GOMES ,
02/2019
OS RESÍDUOS SÓLIDOS E A PRESERVAÇÃO DO RIO: TRABALHANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS RIBEIRINHOS DA ILHA DO FURO GRANDE., HELENILCE BAIA SILVA ,
02/2019
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ., FRANCISCO AVELAR SANTOS ,
12/2019
ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE A POLUIÇÃO DO AR., JULIANA SOARES DA CRUZ ,
12/2019
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, IVANETE PINHO GOMES ,
07/2019
OS RESÍDUOS SÓLIDOS E A PRESERVAÇÃO DO RIO: TRABALHANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS RIBEIRINHOS DA ILHA DO FURO GRANDE, HELENILCE BAIA SILVA ,
07/2019
O Transporte Escolar no Município de Igarapé Miri: O contexto de funcionamento e a repercussão para as escolas de campos, JOAO RANGEL DOS SANTOS PAIVA ,
08/2019
ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE POLUIÇÃO DO AR, JULIANA SOARES DA CRUZ ,
12/2019
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL: A CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES SOBRE O CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETARIO DO PARÁ, FRANCISCO AVELAR SANTOS ,
12/2019
A percepção de professores sobre o ensino de ciências em espaços não formais de uma escola do município de Ponta de Pedras, Ilha do Marajó., ANA PAULA DA SILVA PIMENTEL ,
07/2022
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS- ILHA DO MARAJÓ/PARÁ
, ANA PAULA DA SILVA PIMENTEL ,
12/2022
DA SALA DE AULA PARA O INSTAGRAM: OS STUDYGRAMMERS E O ENSINO- APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
, JOSE MARIA MARTINS COSTA ,
01/2023
A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PARA PRODUÇÃO DE
OBJETOS MULTIUSO: Uma experiência com crianças ribeirinhas na
ilha de Cotijuba/PA, ANA CLAUDIA DA SILVA NASCIMENTO ,
12/2023