- PRO-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTAO DE PESSOAL
Produção Intelectual
Artigos (13)
2017, Andrea Bentes Flores, Wladilene de Sousa Lima , Ô DE CASA, POSSO ENTRAR PARA CUIDAR? UM TEATRO-CURA AO ALCANCE DO TATO, ISSN: 21752591
2017, Breno Filo, Wladilene de Sousa Lima , BRUTUS DESENHADORES: CARTOGRAFIA DESEJANTE DE UM DISPOSITIVO COLETIVO DE DESENHO, AUTOBIOGRAFIA E CUIDADO., ISSN: 21752591
2016, Walter Chile, Maria Manuel Baptista, Wladilene de Sousa Lima , CACURI: uma arte de pesca como dispositivo para a criação artística - ISBN: 978-989-729-174-6, ISSN: 97898972
2016, Wladilene de Sousa Lima, Kauan Amora , Cartografias do armário: um Teatro Queer em Belém do Pará., ISSN: 19846150
2016, Sávio Senna, Fernando Sette, Wladilene de Sousa Lima , Amazônia Viva do Jornal Liberal, ISSN: 22372962
2016, Enize Vidigal, Wladilene de Sousa Lima, Alexandre Baena , Revista Magazine do Jornal Liberal, ISSN: 22372962
2015, Ana Carolina Magno de Barros, Wladilene de Sousa Lima , O erótico feminino no livro Magma (1977-1982) de Olga Savary, ISSN: 15160033
2015, iara souza, Wladilene de Sousa Lima , Luz, gambiarras e corpo nômade, ISSN: 22383867
2015, Wladilene de Sousa Lima, Olinda Charone, Zeneide Charone, Edyr Proença , Caderno Você do Diário do Pará, ISSN: 00000000
2014, Andrea Bentes Flores, Wladilene de Sousa Lima , DOS ENCONTROS ENTRE PALHAÇAS OU PISTAS PARA UMA CARTOGRAFIA LÚDICA, ISSN: 19831005
2013, Andrea Bentes Flores, Wladilene de Sousa Lima , A Palhaça de cadeira na cadeira do Palhaço, ISSN: 19845197
2012, Wladilene de Sousa Lima , CADERNO DE DIRETOR: Uma Tecnologia Poética na Prática da Encenação, ISSN: 19845197
2012, Wladilene de Sousa Lima , Manual de Cavalaria no Teatro, ISSN: 19845197
Publicação em Eventos (13)
2016, Ivone Xavier, Wladilene de Sousa Lima, MOVIMENTO CRIADOR DE UM DISPOSITIVO POÉTICO IN PROCESS, ABRACE - IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas., Trabalho Completo
2016, Andrea Bentes Flores, Wladilene de Sousa Lima, CARTA PARA WLAD: RASTEJOS DE UMA CARTOGRAFIA-OFÍDIA POR ENTRE RISOS DA FLORESTA AMAZÔNICA, ABRACE - IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas., Trabalho Completo
2016, Ana Carolina Magno de Barros, Wladilene de Sousa Lima, Descredenciamento Filosófico da Arte: o caso da literatura erótica feminina, V Congresso Internacional em Estudos Culturais Género, direitos humanos e a ativismos, Trabalho Completo
2016, Walter Chile, Maria Manuel Baptista, Wladilene de Sousa Lima, Mulher Pescadora e Questões de Gênero: olhar sobre uma década de produção científica daquém e dalém mar, V Congresso Internacional em Estudos Culturais Género, direitos humanos e a ativismos, Trabalho Completo
2015, Anibal Jose Pacha Correia, Wladilene de Sousa Lima, Meninagem Arteira: o lado interno da pele, Pele da Arte: VII Forúm Bienal de Pesquisa em Artes, Trabalho Completo
2015, Priscila Romana de Melo, Wladilene de Sousa Lima, O Estado da Arte em seu Cozimento, Pele da Arte: VII Forúm Bienal de Pesquisa em Artes, Trabalho Completo
2015, Katiuscia de Sá, Wladilene de Sousa Lima, Os Dez trabalhos de hércules da In Bust - teatro com Bonecos: resíduos sólidos de uma mitoanálise, VII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, Trabalho Completo
2015, Romana Melo, Wladilene de Sousa Lima, As personagens nascem do Eu: Estrelita e Uisquisito, um processo clownesco que se revela, VIII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais - O Teatro de hoje e seu tempo, Trabalho Completo
2014, Andrea Bentes Flores, Wladilene de Sousa Lima, Amazônia entre Comicidades Femininas: pistas cartográficas, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais - PT, Trabalho Completo
2014, Wladilene de Sousa Lima, Em Busca da Descolonização dos Métodos de Pesquisa: como se ensaia para ser doutor em Estudos Culturais?, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais - PT, Trabalho Completo
2014, Kauan Amora, Wladilene de Sousa Lima, Por um Teatro Queer, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais PT, Trabalho Completo
2013, Wladilene de Sousa Lima, IMPLICANTES E IMPLICADAS: QUEM SÃO OS PESQUISADORES?, VII Reunião Científica da Abrace, Trabalho Completo
2012, Wladilene de Sousa Lima, Epistemologias Inventivas na Pesquisa em Artes Cênicas no Pará, VII Congresso de Pesquisa em Artes Cênicas da ABRACE, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (1)
2016, Correndo risco de vida: uma história para contar de si, FOCAR Formação, Ciência e Arte: autobiografia, arte e ciência na docência, Wladilene de Sousa Lima
Livros (5)
2017, Au travers du vivant: dans l'esthésiologie, l'émersiologie, Walter Chile, Maria Manuel Baptista, Wladilene de Sousa Lima
2016, Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso na criação coreográfica, Maria Ana Azevedo
2015, o Auto do círio: Drama, Fé e Carnaval em belém do Pará, Miguel Santa Brígida
2015, O TEATRO AO ALCANCE DO TATO, Wladilene de Sousa Lima
2005, DRAMATURGIA PESSOAL DO ATOR, WLAD LIMA
Produção Artistica, Literária e Visual (5)
2016, Criativas, Artistico, Filme Longa Duração Áudio Visual, Alexandre Baena; wladile de Sousa Lima; Graziela Ribeiro; Eliene Tenório; Walda Marques;
2016, Ô DE CASA, POSSO ENTRAR PRA CUIDAR?, Teatro, Cênica Montagens, Wladilene de Sousa Lima; Andrea Bentes Flores; Patrícia Mara Pinheiro de Miranda; Renata Maués; Sonia Alão; Olinda Charone; Ivone Xavier; Marluce Oliveira; Michele Campos de Miranda; Roseane Tavares
2015, AUTO DO CORAÇÃO, Apresentação Artistica, Cênica Montagens, Wladilene de Sousa Lima; Olinda Charone
2015, RALA, PALHAÇO, Teatro, Cênica Montagens, Wladilene de Sousa Lima; Andrea Bentes Flores
2015, ESSE CORPO QUE ME VESTE, Teatro, Cênica Montagens, Wladilene de Sousa Lima; Olinda Charone; Zê Charone; Edyr Augusto Proença
Participações em Bancas de Concursos (3)
2017, Processo seletivo ao mestrado e doutorado em artes do PPGArtes- 2017, Wladile de Sousa Lima; todos os docentes do PPGARTES
2016, Processo seletivo ao mestrado e doutorado em artes do ICA 2016, Wladilene de Sousa Lima; todos os docentes do PPGARTES
2015, Processo seletivo ao mestrado em artes do PPGARTES- 2015, Wladilene de Sousa Lima; todo o corpo docente do PPGARTES
Participações em Bancas de Cursos (58)
2017, Dissertação de Mestrado Alma de Papel: a criação de um curta-metragem como devir do imaginário no contexto do laboratório de animação das Oficinas Curro Velho, Wladilene de Sousa Lima, Ivone Xavier, Iomana Rocha de Araújo Silva
2017, Qualificação de Mestrado REDE DE ESPACOS ARTISTICOS AUTOPOIETICOS DE BELEM DO PARA, COMO DISPOSITIVOS BIOPOTENTES., ROSEANE MORAES TAVARES
2017, Qualificação de Mestrado Rede de Espaços Artísticos Autopoéticos de Belém do pará como Dispositivos Biopotentes, Wladilene de Sousa Lima, Fábio da Fonseca Castro, Ivone Xavier
2017, Qualificação de Mestrado Máquina-Rota: dispositivos menores cartografando coletivos poéticos amazônicos, Wladilene de Sousa Lima, Cláudia Leão, Maria dos Remédios de Brito
2017, Qualificação de Mestrado Retrocedendo em progresso: dissecando a simbologia pessoal do ator no processo de criacao do espetaculo O tudo anexo, RAMON BENTES MACHADO RIVERA
2017, Qualificação de Mestrado A Personagem-Subjétil: um estudo teórico-poético da (dês)construção de personagens femininas de histórias em quadrinhos máquinas de guerra, Wladilene de Sousa Lima, Ivone Xavier, Mariza Morkazel
2017, Qualificação de Mestrado Retrocedendo em progresso: dissecando a simbologia pessoal do ator no processo de criação do espetáculo "O tudo anexo", Wladilene de Sousa Lima, joão de Jesus Paes Looureiro, Miguel Santa Brígida, Cesário Augusto Pimentel de Alencar
2016, Qualificação de Mestrado Alma de Papel: a criação de um curta-metragem como devir do imaginário no contexto do laboratório de animação das Oficinas Curro Velho, Wladilene de Sousa Lima, Ivone Xavier, Iomana Rocha de Araújo Silva
2016, Qualificação de Mestrado
Alma de Papel: a criacao de um curta-metragem como devir do imaginario no contexto do Laboratorio de Animacao das Oficinas Curro Velho
, BRENA GOMES RIBEIRO
2016, Dissertação de Mestrado DIALOGOS DE LUZ: uma artista-iluminadora-pesquisadora em busca da visibilidade poetica da luz, NATASHA KEROLEN LEITE DA SILVA
2016, Dissertação de Mestrado A ARTE POPULAR ENTRE O REAL E O FANTASTICO: o imaginario na xilogravura e no cordel de J. BORGES., PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA GOMES
2016, Qualificação de Mestrado Diálogos de luz: uma artista-iluminadora-pesquisadora em busca da visibilidade poética da luz, Wladilene de Sousa Lima, Ana Flávia Mendes Sapucay, Maria Ana Azevedo de Oliveira
2016, Dissertação de Mestrado Pele de Terra, minha morada: memorial de criação do ritual cênico-erótico em diálogo com a obra Magma de Olga Savary, Wladilene de Sousa Lima, joão de Jesus Paes Looureiro, Miguel Santa Brígida
2016, Dissertação de Mestrado Crianças que brincam inventam o teatro: uma pedagogia do teatro na escola de aplicação da UFPA, Wladilene de Sousa Lima, Olinda Charone, Ana Flávia Mendes Sapucay, Ana Maria Castro Souza
2016, Dissertação de Mestrado EMBUTIDOS GASTRONOMICOS DE ESTRELITA E UISQUISITO: Memorial e Poetica cenica de uma Palhacaria Agridoce., PRISCILA ROMANA MORAES DE MELO
2016, Dissertação de Mestrado TEM DEUS GREGO NA ENCANTARIA CINEMATOGRAFICA DA AMAZONIA: uma mitoanalise do filme “Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coracao de Joao Batista”, HELLEN KATIUSCIA DE SA CONCEICAO
2016, Dissertação de Mestrado CRIANCAS QUE BRINCAM INVENTAM O TEATRO: "Uma pedagogia do tatear na Escola de Aplicacao da UFPA"., MARIDETE DAIBES DA SILVA
2016, Dissertação de Mestrado Arte popular Brasileira: questões, olhares e o trajeto-história de J. Borges, um artista popular, Wladilene de Sousa Lima, José Afonso Medeiros Souza, Edilson da Silveira Coelho
2016, Dissertação de Mestrado Pele de Terra, minha morada: Memorial da criacao do ritual cenico-erotico em dialogo com a obra Magma de Olga Savary, ANA CAROLINA MAGNO DE BARROS
2016, Dissertação de Mestrado Aspectos de thanatos revelados na corporificação do filme "Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista", Wladilene de Sousa Lima, joão de Jesus Paes Looureiro, Miguel Santa Brígida, Joel Cardoso da Silva
2016, Qualificação de Mestrado Religião e Literatura: uma análise transtexto-discursiva da personagem Diabo no conto A Igreja do Diabo de Machado de Assis, Wladilene de Sousa Lima, Douglas Rodrigues da Conceição, Etienne Alfred Higuet
2016, Qualificação de Mestrado Em Nome de Deus: metáfora de Deus em Lavoura Arcaica de Paduan Nassar, Wladilene de Sousa Lima, Douglas Rodrigues da Conceição, Etienne Alfred Higuet
2016, Monografia de Graduação Trajetórias de Mim em Diário de Bordo: cartografia de formação de um artista-professor-pesquisador em teatro na ETDUFPA/ICA/UFPA, Wladilene de Sousa Lima, Edson Fernando, Denis Bezerra
2016, Dissertação de Mestrado Círio de Nazaré, Fotografia e Modos de Subjetivação: uma análise cartográfica em Belém do Pará, Wladilene de Sousa Lima, Lúcia Lima
2016, Qualificação de Mestrado Criancas que brincam inventam o Teatro: "Uma pedagogia do Teatro na Escola de Aplicacao da UFPA"., MARIDETE DAIBES DA SILVA
2016, Qualificação de Mestrado EMBUTIDOS GASTRONOMICOS DE ESTELITA E UISQUISITO: Memorial e Poetica cenica de uma Palhacaria Agridoce, PRISCILA ROMANA MORAES DE MELO
2016, Qualificação de Mestrado A arte popular entre o real e o imaginário: o imaginário na xilogravura e no cordel de J. Borges, Wladilene de Sousa Lima, José Afonso Medeiros Souza, Edilson da Silveira Coelho
2015, Dissertação de Mestrado A CASA DA ATRIZ: uma cartografia desassossegada das sociabilidades de um coletivo teatral em Belem do Para, LUCIANA DE ANDRADE MOREIRA PORTO
2015, Dissertação de Mestrado A Casa da Atriz: uma cartografia desassossegada das sociabilidades de um coletivo teatral em Belém do Pará, Wladilene de Sousa Lima, Orlando Maneschy, Josebel Akel Fares
2015, Dissertação de Mestrado A Trilogia do Armario: A encenacao teatral como pratica de liberdade no processo de estilizacao davida., KAUAN AMORA NUNES
2015, Monografia de Graduação Flutuações Poéticas: análise de três processos colaborativos do Grupo Dirigível Coletivo de Teatro, Wladilene de Sousa Lima
2015, Monografia de Graduação A Via Negativa e a Individuação: confluência entre Jerzy Grotowski e Carl Jung., Wladilene de Sousa Lima, Alberto Silva, Rosely Risuenho
2015, Qualificação de Mestrado CIRIO DE IMAGENS: UMA CARTOGRAFIA DA PRODUCAO FOTOGRAFICA DO CIRIO DE NAZARE, ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS
2015, Qualificação de Mestrado DO NADA PARA O LUGAR NENHUM: EXPRESSAO DE AFECTOS E PERCEPTOS NA APROXIMACAO DO ESPETACULO TRES DO BANDO DE ATORES INDEPENDENTES-BANDO., SANDRA TEREZINHA PERLIN
2015, Qualificação de Mestrado Criadores de novos mundos: o teatro de grupo e sua pedagogia em Terra Firme, Belém do Pará, Wladilene de Sousa Lima, Olinda Charone, Ivone Xavier, Miguel Santa Brígida
2015, Qualificação de Mestrado Círio de Nazaré, Fotografia e Modos de Subjetivação: uma análise cartográfica em Belém do Pará, Wladilene de Sousa Lima, Lúcia Lima, Flávia Cristina Silveira Lemos
2015, Qualificação de Mestrado Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma mensagem arteira, Wladilene de Sousa Lima, Olinda Charone, Josebel Akel Fares
2014, Tese Doutorado Velhice na Cultura Contemporânea: um estudo sobre a perda emocional profunda, Wladilene de Sousa Lima, Maria Manuel Baptista, José Eduardo Rebelo
2014, Dissertação de Mestrado PALHACARIA FEMININA NA AMAZONIA BRASILEIRA: uma cartografia de subversoes poeticas e comicas., ANDREA BENTES FLORES
2013, Dissertação de Mestrado RETRATO DE PICADEIROS: memorias de uma trajetoria de circo na Amazonia Paraense., MARIA VIRGINIA ABASTO DE SOUSA
2013, Qualificação de Mestrado O retrato pintado de Mateus Machado, SIMONE ALVES DE MELO MACHADO
2013, Qualificação de Mestrado O Espaco Hospitalar: a presenca de intervencoes cenicas como provocadoras da alegria , PATRICIA MARA DE MIRANDA PINHEIRO
2013, Qualificação de Mestrado BALEKINESIS: conexoes entre os fundamentos do ballet e os principios do metodo GYROKINESIS®, ROSANA LOBO ROSARIO
2013, Qualificação de Mestrado Nu[Aparelho]-: Redes, Arte e Colaboracao., BRUNA SUELEN SILVA BARROS
2013, Qualificação de Mestrado TA ROLANDO O BAFON! Desejo-de-diferenca e dissenso-na-diferenca em um processo de criacao cenico em Belem do Para. , ANA ROSANGELA COLARES LAVAND
2013, Qualificação de Mestrado Um santo so de passagem: A Festa do Divino em Macapazinho/Para e suas relacoes com a historia, literatura e a performance., YSMAILLE FERREIRA DE OLIVEIRA
2013, Qualificação de Mestrado Retrato de Picadeiro: o habitus de circo na Belem do Seculo XXI, MARIA VIRGINIA ABASTO DE SOUSA
2012, Dissertação de Mestrado O TEATRO CACURI: Narrativas de Vida e Cenografia Amazonica, WALTER CHILE RODRIGUES LIMA
2012, Dissertação de Mestrado COM A CARA LAVADA E A MALA NAS COSTAS:Memorias e Identidades na Trajetoria do Usina Contemporanea de Teatro (1989-2011), VALERIA FROTA DE ANDRADE
2012, Dissertação de Mestrado ERRARE HUMANUM EST...:Micro-narrativas na BR-316, Wladilene de Sousa Lima, Paulo Sérgio Soares da Paixão, Ana Lúcia Lobato
2012, Monografia de Graduação O Inconsciente em Vida Cênica: uma poética corporal, Wladilene de Sousa Lima, Denise Radesca de Alveres Scaff, Rosely Risuenho
2012, Dissertação de Mestrado Artes Carnavalescas:processos criativos de uma carnavalesca em Belem-PA, CLAUDIA SUELY DOS ANJOS PALHETA
2012, Qualificação de Mestrado ERRARE HUMANUM EST... MICRO-NARRATIVAS NA BR-316, SIMONE DO SOCORRO JARES NOVAES
2012, Dissertação de Mestrado ERRARE HUMANUM EST... MICRO-NARRATIVAS NA BR-316, SIMONE DO SOCORRO JARES NOVAES
2012, Qualificação de Mestrado COM A CARA LAVADA E A MALA NAS COSTAS:Memorias e Identidades na Trajetoria do Usina Contemporanea de Teatro (1989-2011), VALERIA FROTA DE ANDRADE
2012, Dissertação de Mestrado O ARTISTA CURADOR: CONCEITOS, PRECURSORES E ATUACAO NA CENA ARTISTICAPARAENSE., ELIANE CARVALHO MOURA
2012, Dissertação de Mestrado PECA FILME: o efeito cinema e a poetica dos espetaculos teatrais de Saulo Sisnando. , SAULO ALEXANDRE PICANÇO SISNANDO
2012, Dissertação de Mestrado Capoeirando: um processo de criacao em danca contemporanea induzido pela ressignificacao dos movimentos basicos da Capoeira Regional., LINDEMBERG MONTEIRO DOS SANTOS
Bolsas Obtidas (1)
POS-DOUTORADO,
,
05/2013
,
10/2014
,
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (10)
2016,Conferencista Convidado, Escola de Belas Artes da UFMG, Nacional, Mídia impressa e digital
2016,Conferencista Convidado, Casa da Cultura de Santarém, Nacional, Mídia impressa e digital
2015,Membro da Comissões Organizadora, Teatro universitário Cláudio Barradas da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Nacional, Mídia impressa e digital
2015,Outra, Universidade de Blumenau, Internacional, Mídia impressa e digital
2014,Outra, Universidade de Aveiro - Museu da cidade de Aveiro, Internacional, Mídia impressa e digital
2013,Membro do Conselho Editorial, Museu de Aveiro, Internacional, Mídia impressa e digital
2013,Membro do Conselho Editorial, Universidade de Aveiro, Internacional, Mídia impressa e digital
2012,Responsavel pela Organização de Evento, Teatro Universrsitário Cláudio Barradas, Nacional, Mídia impressa e digital
2012,Membro do Conselho Editorial, Teatro Universitário Cláudio Barradas, Nacional, Mídia impressa e digital
2012,Consultor ad hoc de orgãos de fomento, Escola de Teatro e Dança da UFPA, Nacional, Mídia impresa e digital
Participação em Colegiados e Comissões (2)
Colegiado do Programa de Pós-graduação em Artes - PPGARTES, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Colegiado de Teatro da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(6)
Trajetória de mim em diário de bordo: cartografia de formação de um artista-professor-pesquisador em teatro na ETDUFPA/ICA/UFPA., BERNARD DA TRINDADE BAHIA FREIRE ,
04/2016
TRAJETÓRIA DE MIM EM DIÁRIO DE BORDO: CARTOGRAFIA POÉTICA DE FORMAÇÃO DE UM ARTISTA-PROFESSOR-PESQUISADOR EM TEATRO NA ETDUFPA/ICA/UFPA., BERNARD DA TRINDADE BAHIA FREIRE ,
05/2016
Um colar para nanã; manuscrito cartográfico para o não esquecimento, PATRICK GARCÊS DE OLIVEIRA ,
04/2017
Um colar para Nanã; manuscrito cartográfico para o não esquecimento, PATRICK GARCÊS DE OLIVEIRA ,
04/2017
ENSAIO Nº13: UMA CARTOGRAFIA METATEATRAL NA AMAZÔNIA, MARCIA DANIELLE CASCAES DANTAS DA SILVA ,
07/2019
Diário de Bordo da personagem Inês Letícia no processo de montagem do Ciclo de Leituras encenadas de Ovo nº13, LETICIA DE OLIVEIRA FONSECA ,
10/2019