maria alice de vasconcelos feio messias

CAMSA - CAMPUS UNIVERSITARIO DE SALINOPOLIS

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (2)

  • 2024, Imagens Conceituais de estudantes do Campus Universitário da UFPA Salinópolis sobre objetos de conhecimento do Cálculo Diferencial e Integral , FACMTSAL
  • 2024, Imagens Conceituais de estudantes do Campus Universitário da UFPA Salinópolis sobre objetos de conhecimento do Cálculo Diferencial e Integral, FACMTSAL

Artigos (11)

  • 2023, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias , UM OLHAR SOBRE ESTÁGIOS E PRÁTICAS COMO COMPONENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, ISSN: 27642534
  • 2023, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , UM OLHAR SOBRE A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE TEORIAS COGNITIVAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO, ISSN: 23186674
  • 2021, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias , ABORDAGENS SOBRE O CONCEITO DE DERIVADA EM TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL, ISSN: 23186674
  • 2021, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , Uma decomposição genética para o objeto matemático limite de uma função, ISSN: 23175125
  • 2020, DA COSTA DIAS, RENAN MARCELO, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, JOÃO CLÁUDIO , O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO `EQUAÇÕES? NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 - 2019), ISSN: 23578661
  • 2019, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , A Teoria APOS nas teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação Matemática ou Ensino de Ciências e Matemática, ISSN: 19811322
  • 2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , O QUE ESTUDANTES CONHECEM SOBRE LIMITE E CONTINUIDADE?- - UMA DISCUSSÃO SOBRE DIFERENTES COMPREENSÕES RELACIONADAS A ESSES CONCEITOS, ISSN: 24478504
  • 2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, João Cláudio Brandemberg , Compreensões de estudantes sobre o conceito de limite: um estudo de caso, ISSN: 2317904X
  • 2015, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, JOÃO CLÁUDIO , Discussões sobre a Relação entre Limite e Continuidade de uma Função: investigando Imagens Conceituais, ISSN: 19804415
  • 2014, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, JOÃO CLÁUDIO , Um estudo exploratório sobre evocações de estudantes universitários acerca do conceito de limite de uma função, ISSN: 19811322
  • 2012, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , UM ESTUDO SOBRE AS IMAGENS CONCEITUAIS DE UNIVERSITÁRIOS RELATIVAS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO, ISSN: 21779309

Publicação em Eventos (4)

  • 2024, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, O papel do erro no processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática, I Ciclo de Formação para Professores de Matemática de Salinópolis, Outros
  • 2021, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, A teoria APOS e sua implicação no ensino de matemática, Seminário de Cognição e Educação Matemática, Outros
  • 2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C., Representations of students' concept images about continuity of a function, Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Resumo
  • 2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias João Cláudio Brandemberg, Pensamento Matemático Avançado: Um olhar à luz de diferentes perspectivas, 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (2)

  • 2019, A (não) existência do limite de uma função: uma análise sobre as imagens conceituais de estudantes em um curso de Cálculo, Matemática: Ciência e Aplicações, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C.
  • 2016, Imagem Conceitual e Definição Conceitual: uma reflexão sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos, Ciências e Matemática: investigações no ensino, BRANDEMBERG, J. C., Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias

Livros (6)

  • 2023, POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Abordagens Teóricas e Práticas - Volume A, Acylena Coelho Costa, Demetrius Gonçalves de Araújo, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Natanael Freitas Cabral
  • 2022, Portfólio didático: dispositivo metodológico-didático para o ensino de noções de estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa, Natanael Freitas Cabral
  • 2022, Teorias Cognitivas do Pensamento Matemático Avançado: exemplificações no âmbito do Cálculo Diferencial e Integral, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C.
  • 2022, História da Matemática e Robótica educacional no Ensino de Matemática, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa, Natanael Freitas Cabral
  • 2022, A utilização de aplicativos no contexto ds aprendizagem móvel, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa, Natanael Freitas Cabral
  • 2019, Limite de uma função: História e atividades para o ensino, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, João Cláudio Brandemberg

Textos Didáticos (1)

  • 2021, Caderno de Atividades para Ensino Remoto do 7o Ano do Ensino Fundamental (E. E. E. F. M. Sérgio José Machado), Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias

Participações em Bancas de Cursos (8)

  • 2024, Monografia de Graduação MODELAGEM COMPUTACIONAL DA EQUACAO DO CALOR DE FOURIER, LUIZ FELIPE SANTOS ABREU
  • 2022, Qualificação de Doutorado UM ESTUDO DO CANON DOCTRINAE TRIANGULORUM (1551): HISTÓRIA E POTENCIAL DIDÁTICO NA OBRA DE GEROG JOACHIM RHETICUS, STEPHANY GLAUCIA DE OLIVEIRA PAULO
  • 2022, Dissertação de Mestrado Potencialidades didáticas de textos e problemas históricos egípcios e babilônicos para o ensino de matemática na educação básica, PATRICIA SHEILA FIGUEIREDO PEREIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO ACERCA DA INSERÇÃO DE ASPECTOS HISTÓRICOS DOS CONCEITOS DE DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA LINEAR EM CURSOS DE ÁLGEBRA LINEAR, Renan Marcelo da Costa Dias
  • 2022, Qualificação de Doutorado APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS OBRAS ?RÉFLEXIONS SUR LA MÉTAPHYSIQUE DU CALCUL INFINITÉSIMAL? E ?THÉORIE DES FONCTIONS ANALYTIQUES? A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, ALAILSON SILVA DE LIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado UM ESTUDO ACERCA DA INSERÇÃO DE ASPECTOS HISTÓRICOS DOS CONCEITOS DE DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA LINEAR EM CURSOS DE ÁLGEBRA LINEAR, Renan Marcelo da Costa Dias
  • 2020, Tese Doutorado EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO EM CONTEXTOS NO ESTADO DO PARÁ: ENTRE A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A CONTEMPORANEIDADE DE 2018, EDSON PINHEIRO WANZELER
  • 2020, Dissertação de Mestrado Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no geogebra. Um estudo de caso, Ivonne Coromoto Sanchéz Sanchéz

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (7)

  • 2024,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário da UFPA Salinópolis, Local, Semana dos Calouros de Licenciatura em Matemática - UFPA Salinópolis
  • 2024,Membro da Comissões Organizadora, Casa de Cultura - Fonte do Caranã, Local, I Ciclo de Formação para Professores de Matemática de Salinópolis
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, Encontro Paraense de Educação Matemática - EPAEM
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, I FÓRUM PARAENSE DAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA
  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, XII Encontro Paraense de Educação Matemática - XII EPAEM
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Universidade da Amazônia, Internacional, 5 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, XI Encontro Paraense de Educação Matemática - EPAEM

Trabalho de Fim de Curso(2)

  • O Ensino do Conceito de Função como objeto de pesquisa: uma revisão de artigos científicos publicados entre 2013 e 2023, BRUNA MOREIRA BARBOSA , 02/2024
  • O Ensino do Conceito de Função como objeto de pesquisa: uma revisão de artigos científicos publicados entre 2013 e 2023, STHEFANNY MARIA SANTOS DE ANDRADE , 02/2024

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.249