2024, Imagens Conceituais de estudantes do Campus Universitário da UFPA Salinópolis sobre objetos de conhecimento do Cálculo Diferencial e Integral
, FACMTSAL
2024, Imagens Conceituais de estudantes do Campus Universitário da UFPA Salinópolis sobre objetos de conhecimento do Cálculo Diferencial e Integral, FACMTSAL
Artigos (11)
2023, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias , UM OLHAR SOBRE ESTÁGIOS E PRÁTICAS COMO COMPONENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, ISSN: 27642534
2023, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , UM OLHAR SOBRE A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE TEORIAS COGNITIVAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO, ISSN: 23186674
2021, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias , ABORDAGENS SOBRE O CONCEITO DE DERIVADA EM TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL, ISSN: 23186674
2021, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , Uma decomposição genética para o objeto matemático limite de uma função, ISSN: 23175125
2020, DA COSTA DIAS, RENAN MARCELO, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, JOÃO CLÁUDIO , O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO `EQUAÇÕES? NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 - 2019), ISSN: 23578661
2019, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , A Teoria APOS nas teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação Matemática ou Ensino de Ciências e Matemática, ISSN: 19811322
2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , O QUE ESTUDANTES CONHECEM SOBRE LIMITE E CONTINUIDADE?- - UMA DISCUSSÃO SOBRE DIFERENTES COMPREENSÕES RELACIONADAS A ESSES CONCEITOS, ISSN: 24478504
2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, João Cláudio Brandemberg , Compreensões de estudantes sobre o conceito de limite: um estudo de caso, ISSN: 2317904X
2015, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, JOÃO CLÁUDIO , Discussões sobre a Relação entre Limite e Continuidade de uma Função: investigando Imagens Conceituais, ISSN: 19804415
2014, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, JOÃO CLÁUDIO , Um estudo exploratório sobre evocações de estudantes universitários acerca do conceito de limite de uma função, ISSN: 19811322
2012, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C. , UM ESTUDO SOBRE AS IMAGENS CONCEITUAIS DE UNIVERSITÁRIOS RELATIVAS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO, ISSN: 21779309
Publicação em Eventos (4)
2024, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, O papel do erro no processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática, I Ciclo de Formação para Professores de Matemática de Salinópolis, Outros
2021, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, A teoria APOS e sua implicação no ensino de matemática, Seminário de Cognição e Educação Matemática, Outros
2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C., Representations of students' concept images about continuity of a function, Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Resumo
2018, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
João Cláudio Brandemberg, Pensamento Matemático Avançado: Um olhar à luz de diferentes perspectivas, 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (2)
2019, A (não) existência do limite de uma função: uma análise sobre as imagens conceituais de estudantes em um curso de Cálculo, Matemática: Ciência e Aplicações, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C.
2016, Imagem Conceitual e Definição Conceitual: uma reflexão sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos, Ciências e Matemática: investigações no ensino, BRANDEMBERG, J. C., Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
Livros (6)
2023, POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Abordagens Teóricas e Práticas - Volume A, Acylena Coelho Costa, Demetrius Gonçalves de Araújo, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Natanael Freitas Cabral
2022, Portfólio didático: dispositivo metodológico-didático para o ensino de noções de estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa, Natanael Freitas Cabral
2022, Teorias Cognitivas do Pensamento Matemático Avançado: exemplificações no âmbito do Cálculo Diferencial e Integral, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, BRANDEMBERG, J. C.
2022, História da Matemática e Robótica educacional no Ensino de Matemática, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa, Natanael Freitas Cabral
2022, A utilização de aplicativos no contexto ds aprendizagem móvel, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa, Natanael Freitas Cabral
2019, Limite de uma função: História e atividades para o ensino, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, João Cláudio Brandemberg
Textos Didáticos (1)
2021, Caderno de Atividades para Ensino Remoto do 7o Ano do Ensino Fundamental (E. E. E. F. M. Sérgio José Machado), Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
Participações em Bancas de Cursos (8)
2024, Monografia de Graduação MODELAGEM COMPUTACIONAL DA EQUACAO DO CALOR DE FOURIER, LUIZ FELIPE SANTOS ABREU
2022, Qualificação de Doutorado UM ESTUDO DO CANON DOCTRINAE TRIANGULORUM (1551): HISTÓRIA E POTENCIAL DIDÁTICO NA OBRA DE GEROG JOACHIM RHETICUS, STEPHANY GLAUCIA DE OLIVEIRA PAULO
2022, Dissertação de Mestrado Potencialidades didáticas de textos e problemas históricos egípcios e babilônicos para o ensino de matemática na educação básica, PATRICIA SHEILA FIGUEIREDO PEREIRA
2022, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO ACERCA DA INSERÇÃO DE ASPECTOS HISTÓRICOS DOS CONCEITOS DE DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA LINEAR EM CURSOS DE ÁLGEBRA LINEAR, Renan Marcelo da Costa Dias
2022, Qualificação de Doutorado APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS OBRAS ?RÉFLEXIONS SUR LA MÉTAPHYSIQUE DU CALCUL INFINITÉSIMAL? E ?THÉORIE DES FONCTIONS ANALYTIQUES? A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, ALAILSON SILVA DE LIRA
2021, Qualificação de Mestrado UM ESTUDO ACERCA DA INSERÇÃO DE ASPECTOS HISTÓRICOS DOS CONCEITOS DE DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA LINEAR EM CURSOS DE ÁLGEBRA LINEAR, Renan Marcelo da Costa Dias
2020, Tese Doutorado EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO EM CONTEXTOS NO ESTADO DO PARÁ: ENTRE A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A CONTEMPORANEIDADE DE 2018, EDSON PINHEIRO WANZELER
2020, Dissertação de Mestrado Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no geogebra. Um estudo de caso, Ivonne Coromoto Sanchéz Sanchéz
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (7)
2024,Membro da Comissões Organizadora, Campus Universitário da UFPA Salinópolis, Local, Semana dos Calouros de Licenciatura em Matemática - UFPA Salinópolis
2024,Membro da Comissões Organizadora, Casa de Cultura - Fonte do Caranã, Local, I Ciclo de Formação para Professores de Matemática de Salinópolis
2022,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, Encontro Paraense de Educação Matemática - EPAEM
2020,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, I FÓRUM PARAENSE DAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA
2019,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, XII Encontro Paraense de Educação Matemática - XII EPAEM
2018,Membro da Comissões Organizadora, Universidade da Amazônia, Internacional, 5 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
2017,Membro da Comissões Organizadora, IFPA, Regional, XI Encontro Paraense de Educação Matemática - EPAEM
Trabalho de Fim de Curso(2)
O Ensino do Conceito de Função como objeto de pesquisa: uma revisão de artigos científicos publicados entre 2013 e 2023, BRUNA MOREIRA BARBOSA ,
02/2024
O Ensino do Conceito de Função como objeto de pesquisa: uma revisão de artigos científicos publicados entre 2013 e 2023, STHEFANNY MARIA SANTOS DE ANDRADE ,
02/2024