Atualmente sou Professor Associado II da Universidade Federal do Pará, estando vinculado ao Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA-Castanhal) e Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-ITEC), estando atualmente (2023) como Coordenador da Área de Computação Aplicada do PPGEE e Vice Coordenador do PPGEAA. Sobre cargos administrativos pretéritos, fui Diretor da Faculdade de Computação (2013-2015) do Campus Castanhal e Diretor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia (2017-2019). Fui Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (2017-2019). Sou um entusiasta da Inovação, atuando como um dos Pesquisadores Líderes do Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO-UFPA). Sou avaliador de projetos em diversos órgãos de fomento nacionais. Desenvolvo atividades de ensino, extensão e pesquisa, esta última através de projetos nacionais e internacionais em áreas interdisciplinares. Atualmente coordeno projetos fomentados pelo CNPq e Capes, além de participar de projetos com financiamento de outras fontes. Sou Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - Nível 2 do CNPq.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Marcos César da Rocha Seruffo possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA - 2004), é especialista em Suporte Técnico de Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2005), Mestre em Ciências da Computação (PPGCC - UFPA - 2008) e Doutor em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada (PPGEE - UFPA - 2012). Realizou Pós Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE - PUC-RJ - 2020).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Ciência de Dados, Tecnologias Sociais, Experiência do Usuário, Mineração de Dados, Redes de Computadores, Informática na Educação, Análise de Redes Sociais, Estudos Antrópicos, e Processamento de Linguagem Natural.