lidiane nazare da silva dias

ICSA - INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Formação Acadêmica em Ciências Contábeis, sendo Graduação na UFPA, Mestrado na UFRJ e Doutorado no Programa Multiinstitucional UFPB/UFRN/UnB. Atualmente faço Pós-Doutorado na FEARP-USP.

Atuo como Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Laboratório de Inovação e Controle no Setor Público (LAIC/UFPA) e integrante dos grupos de pesquisa “A Resiliência Financeira das Cidades Contemporâneas” (IEA/USP) e “Public Sector Accounting & Governance in Brazil” (PSAGiB/USP). Consultora do Observatório Social de Belém.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Minha pesquisa é sobre Governança Pública e Openness de governos. A agenda atual envolve: (i) liderança pública em arranjos de co-produção e na busca de resiliência organizacional, e (ii) iniciativas de abertura de governos.

Na linha de governança multilateral, o foco de análise está nas interações entre governos e múltiplos stakeholders, no campo em si, e não intra-organizacional. A unidade de análise em geral são arranjos de organização no setor público não hierárquicas (como co-produção, consórcios, parcerias). Atualmente desenvolvo três projetos. Primeiro, em um arranjo de co-produção, visto como um mecanismo de governança multilateral, analisamos como um líder (public leader) é legitimado pelos diversos stakeholders em um arranjos de co-produção. Segundo, analiso como soluções de co-produção ajudam a assimilar tensões sociais decorrentes de falta de segurança pública em comunidades urbanas. Terceiro, em estudo com o Instituto de Estudos Avançados da USP analiso se líderes no governo e fora do governo (ou a ausência deles) reduzem as chances de alcançar a resiliência organizacional.

A linha de openess de governos (open organizing) envolve a abertura à participação (ex. co-produção, orçamento participativo, conselhos municipais) e aumento da transparência (ex. portais eletrônicos de governos) e seus efeitos para accountability. Alguns projetos em andamento são a análise de tensões em abertura de dados de governos e o engajamento de jovens em ações de controle externo de escolas públicas.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4706661632242562

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

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