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O perfil do egresso desejado pelo Curso de Bacharelado em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo é de um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com sólido conhecimento técnico-científico, comportamento proativo e de independência e que esteja apto à resolução de problemas levando em consideração os aspectos sociopolíticos, econômicos, ambientais e culturais, apto a atuar em todas as fases da cadeia de exploração e produção do petróleo.

Atuação nas diversas etapas que compreendem a cadeia de exploração e de produção de petróleo, no desenvolvimento de novas tecnologias e no melhoramento das existentes, frente as demandas e exigências do mercado atual e futuro.

Competências gerais dos Engenheiros A resolução do CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, define as seguintes competências e habilidade necessárias para o profissional engenheiro, este deve estar apto a: I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia; VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; VII - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; VIII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; IX - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; X - atuar em equipes multidisciplinares; XI - compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; XII - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; XIII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; XIV - assumir a postura de permanente busca de atualização profissional. Competências específicas do Engenheiro de Exploração e Produção de Petróleo: • Gerenciar as diversas atividades relacionadas com a exploração e produção de petróleo. • Desenvolver soluções inovadoras e eficientes dos problemas de engenharia relacionados com as atividades de exploração e produção de petróleo. • Interpretar e explicar os fenômenos físicos e químicos que ocorrem durante a exploração e produção de petróleo. • Projetar, coordenar e executar de forma segura e otimizada as atividades de perfuração e completações de poços de petróleo. • Garantir a produção e o escoamento do petróleo durante toda a vida produtiva das jazidas petrolíferas. • Prever a produção de óleo, gás, água e sólidos dos reservatórios de petróleo a partir de modelos teóricos e experimentais. Além disso, estimar o volume original de óleo e de gás no reservatório e otimizar o fator de recuperação dos campos de petróleo. • Caracterizar as formações portadoras de petróleo e desenvolver projetos de exploração de novas jazidas petrolíferas.

A concepção de competência e dos procedimentos metodológicos é fundamental na orientação do curso. Atuar com profissionalismo exige não só o domínio dos conhecimentos específicos em torno dos quais o engenheiro deverá agir, mas, também, compreensão de todas as questões envolvidas em seu trabalho, de modo a poder identificá-las e resolvê-las com autonomia e responsabilidade. A relação entre teoria e prática é indissociável e extremamente necessária, o conhecimento formulado deve ser colocado em prática em situações concretas do dia a dia profissional, por meio da promoção de estágios, no uso de laboratórios em aulas práticas e também aulas de campo, estas atividades subsidiarão a formação teórica do discente. A pluralidade encontrada na universidade, tanto no meio aos discentes quanto no meio docente, exige que seja adotada uma gama de procedimentos metodológicos que serão empregados no trabalho do docente e subsidiarão o processo de ensino e aprendizagem. Além das atividades tais como aulas expositivas, seminários, aulas práticas em laboratórios, visitas técnicas à empresas e instituições similares, elaboração e execução de projetos de pesquisa e extensão, além de estudos dirigidos, seminários, debates, entre outros, serão fundamentais para a excelência do trabalho docente. Outros recursos didáticos poderão ser adotados como mecanismos facilitadores da aprendizagem tais como: quadros magnéticos, livros, artigos, jornais, revistas, televisor, aparelho de DVD, microcomputadores, aparelho de datashow e acesso à internet. As estratégias de ensino adotadas serão desenvolvidas de acordo com as particularidades de cada disciplina e de cada docente, as quais serão previamente definidas no Plano de Ensino

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