Banca de QUALIFICAÇÃO: GEISSY HELEN DE SOUSA

DISCENTE: GEISSY HELEN DE SOUSA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Online plataforma Meet

CALAGEM E GESSAGEM PARA MANUTENÇÃO DE PASTAGENS DE CAPIM Panicum maximum cv. MASSAI

características agronômicas, correção do solo, pasto

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura

A pecuária moderna deve ser conduzida de forma profissional, ou seja, a forrageira implantada no sistema de produção deve ser vista como uma cultura perene e, quando necessário deve-se adotar medidas de manejo como calagem e/ou gessagem das pastagens para impulsionar a qualidade da cultivar, a produtividade por área e o ganho de peso por animal. O presente projeto tem por objetivo avaliar a eficiência da calagem e gessagem de forma individual ou conjunta sobre a fertilidade do solo e a produtividade do capim Panicum maximum cv. Massai. O estudo será conduzido na fazenda escola de Igarapé Açú – FEIGA da Universidade Federal Rural da Amazônia em área homogênea e plana, livre de afloramento rochoso e áreas de alagamento, sendo o tamanho da parcela 3,0 × 4,0m =12,0m2. O capim Massai utilizado no estudo foi implantado no ano de 2014, sendo a ultima correção do solo realizada neste período, já a ultima adubação foi realizada em 2016. Para instalação dos tratamentos será utilizado um delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 unidades experimentais (parcelas). Para simular o pastejo o capim Massai será cortado na altura de 20 cm acima do solo toda vez que atingir 50 cm de altura. Serão feitas avaliações da profundidade e densidade do sistema radicular da forragem no início e final do experimento. Também serão avaliadas as características morfogênicas e estruturais, crescimento e produção e a composição química da forrageira. Os dados serão organizados em planilhas no programa microsoft excel 2010®, e após submetidos à análise de variância e ao teste de tukey, para comparação de médias, a 5% de probabilidade, todos utilizando o programa estatístico SAS®. Espera-se que o capim Massai, já implantado, reaja de forma positiva aos tratamentos com aplicação de corretivos em cobertura, apresentando no transcorrer do experimento uma melhora no desenvolvimento radicular, aumento na produção de massa forrageira e também apresente resistência aos períodos veranicos.

Presidente - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Interno - 671.634.163-34 - ANIBAL COUTINHO DO RÊGO - UFRA
Interno - 061.695.736-00 - WILTON LADEIRA DA SILVA - UFPA
Externo à Instituição - MARCOS ANDRÉ PIEDADE GAMA