Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUKAS OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUKAS OLIVEIRA SOUZA
DATA: 26/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência - https://meet.google.com/msw-btye-gpe
TÍTULO:

Síntese e caracterização de materiais carbonáceos e hidróxido duplo lamelar (HDL) e aplicação na adsorção dos contaminantes emergentes ibuprofeno e paracetamol.


PALAVRAS-CHAVES:

Adsorção de fármacos; Compósitos; Hidróxidos Duplos Lamelares.


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Orgânicos
RESUMO:

Os contaminantes emergentes (CEs) são compostos químicos que são inseridos em corpos hídricos pela sociedade, que causam sérias consequências ao ecossistema aquático, além da produção de compostos nocivos à saúde humana quando não implementados métodos eficazes de tratamento. O ibuprofeno (IBU) e o paracetamol (PAR) são fármacos que são inseridos no grupo de CEs, de classificação de anti-inflamatório não esteróide (AINE) e analgésico, respectivamente. Os carvões ativados (CAs) provenientes de biomassa têm sido fontes de estudos no âmbito da adsorção de fármacos. Os hidróxidos duplos lamelares (HDLs) são argilas sintéticas aniônicas capazes de adsorver esses poluentes do meio aquoso. A síntese de CA, compósitos de HDL e CA são estudados como forma remediadora ambiental. Neste trabalho, adsorventes carbonáceos e hidróxido duplo lamelar foram utilizados na remoção de IBU e PAR do meio aquoso em sistema batelada. O CA foi produzido de cascas de castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.) e ativado quimicamente usando H3PO4 (55% m/v, em mL). O HDL e o compósito de HDL-CA foram sintetizados por método de coprecipitação; razão catiônica 3:1 (Mg/Al). Os resultados de caracterizações químicas e texturais mostraram que o CA possui caráter ácido, ponto de carga zero (pHPCZ 3,2), hidrofóbico (índice de hidrofobicidade, IH de 0,93), elevado valor de área superficial (SBET 1651,31 m2.g-1) e volume de poros (VTOTAL 1194 cm3.g-1). O compósito HDL-CA e o HDL possuem caráter básico e valores de pHPCZ (9,2 e 8,2, respectivamente), valores de IH (0,35 e 0,44 respectivamente); os materiais HDL CA e HDL apresentaram valores de SBET e VTOTAL inferiores aos valores de CA: HDL-CA (SBET 79,9781 m2 .g-1; VTOTAL 0,067211 cm3 .g-1) e HDL (SBET 2,1179 m2.g-1; VTOTAL 0,004648). As condições experimentais ótimas de adsorção definidas neste estudo foram: pH inicial da solução (pH de 3,0), massa de adsorvente (m de 0,015 g) e concentração inicial do adsorbato (C0 de 20 mg.L-1 ). O modelo cinético de pseudosegunda ordem (PSO) apresentou o melhor ajuste aos dados experimentais dos processos adsortivos estudados. A isoterma de Freundlich foi bem ajustada aos dados experimentais dos processos adsortivos (CA_IBU) e a isoterma de Sips melhor descreveu os dados experimentais dos processos adsortivos (HDL- CA_IBU e HDL_IBU), nas temperaturas de 26, 35 e 45 °C. Os adsorventes estudados neste trabalho, foram classificados como materiais potenciais em desenvolvimento para adsorção dos contaminantes investigados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 326380 - LENIO JOSE GUERREIRO DE FARIA
Externo à Instituição - MELISSA GURGEL ADEODATO VIEIRA
Externo à Instituição - MEURIS GURGEL CARLOS DA SILVA
Presidente - 2178128 - SAMIRA MARIA LEAO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 15:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1