Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: FELIPE PEREIRA DE SOUZA
DATA: 07/12/2022
LOCAL: Videoconferência - https://meet.google.com/dob-vdzb-oww

Estudo das Interações Rocha-Fluido em Carbonatos com Foco no Armazenamento Geológico de Carbono na Região do Nordeste Paraense

Interação rocha-fluido; armazenamento geológico; CO2; microCT.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Orgânicos

As técnicas de captura, utilização e armazenamento de CO2, conhecidas pela sigla CCUS (do inglês: Carbon capture, utilization, and storage), têm sido estudadas como ferramentas primordiais para que sejam alcançadas as metas de descarbonização, estipuladas para desaceleração da elevação da temperatura média da terra. Neste contexto, o armazenamento geológico, consiste na injeção de CO2 na formação rochosa, para que fique aprisionado em aquíferos salinos, jazidas de carvão mineral ou reservatórios de petróleo. A injeção de CO2 já é realizada, por exemplo, nos campos do Pré-sal brasileiro, onde o óleo produzido apresenta elevada concentração de CO2 em sua composição. Espera-se que outras estruturas geológicas possam ser utilizadas para o armazenamento geológico de carbono. Contudo, os locais geológicos devem ser cuidadosamente selecionados, sendo um dos pontos chaves a estabilidade geoquímica em decorrência do contato do CO2 com a formação rochosa. Assim, este projeto visa estudar o processo de interação do CO2 com formações rochas carbonáticas, de forma a aumentar o conhecimento fundamental relativo aos processos de interação rocha-fluido no armazenamento geológico de CO2. A metodologia inclui a análise das propriedades petrofísicas de rochas carbonáticas comerciais (Indiana Limestone e Silurian Dolomite) e do afloramento da formação Pirabas (afloramento de Salinópolis, PA) antes e após a exposição ao CO2 na forma de água carbonatada e na forma supercrítica. Também utilizamos a microtomografia de raios-X para estudar a estrutura porosa das amostras em diferentes escalas. Os resultados iniciais mostraram que as amostras das rochas Indiana apresentam porosidade distribuída, sendo essencialmente formada por estruturas compostas predominantemente por paletes, grãos esqueléticos, oóides e fragmentos de conchas. As amostras de Silurian Dolomite, apresentaram uma estrutura formada, por menos poros, contudo maiores e mais concentrados. As amostras de rocha da formação Pirabas, apresentaram baixíssima porosidade e permeabilidade. Os estudos de interação rocha fluido estão em desenvolvimento. Os resultados deste trabalho podem contribuir com a redução de incertezas relacionadas aos processos e mecanismos do armazenamento geológico, especialmente com foco em formações geológicas do Nordeste Paraense.

Externo ao Programa - 1065473 - CLAUDIO REGIS DOS SANTOS LUCAS
Externo à Instituição - MATEUS PALHARINI SCHWALBERT
Presidente - 2410783 - PEDRO TUPA PANDAVA AUM
Interno - 2178128 - SAMIRA MARIA LEAO DE CARVALHO