Banca de DEFESA: GABRIEL PESSOA VILAS BOAS

DISCENTE: GABRIEL PESSOA VILAS BOAS
DATA: 02/09/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet

Avaliação da Junta Soldada em Alumínio por Fricção Linear com Adição Nióbio e Nanotubos de Carbono.

Soldagem; Nanotubos de carbono; Alumínio; Nióbio; Friction Stir Welding; Microdureza; Ensaio de tração.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Este trabalho apresenta um estudo sobre adição do nióbio com granulometria de 200 e 400 mesh e nanotubos de carbono em chapas de alumínio pelo processo Friction Stir Welding (FSW), buscando aumentar a resistência mecânica nas juntas soldadas. A relevância de tal pesquisa advém de o fato do Nióbio apresentar excelentes propriedades como resistência à altas temperaturas, corrosão, boas propriedades mecânicas e características de supercondutor quando combinado com determinadas ligas. Os nanotubos de carbono são um promissor reforço de matriz em nanocompósitos, possui alta anisotropia térmica e elétrica, alta resistência a tração e boa estabilidade química. O Nióbio metálico foi cominuído em pó para uma melhor inserção na junta soldada. A técnica operatória de soldagem utilizada foi o deslocamento da ferramenta com tecimento para melhorar a mistura do pó de nióbio com alumínio do metal de base. Após a soldagem foi realizado a metalografia na seção transversal onde observou-se uma boa mistura do nióbio e nanotubos de carbono no metal soldado. Além disso, foi analisado os resultados dos ensaios de microdureza, tração e sua microestrutura através do microscópio eletrônico de varredura (MEV), assim como composição química com EDS. Os resultados mostraram que a adição de nióbio e Nb/NTC melhorou as propriedades mecânicas, tanto da dureza quanto a resistência à tração e ocorreu uma boa homogeneidade na solda causando uma menor presença de descontinuidades.

Presidente - 2178124 - EDUARDO DE MAGALHAES BRAGA
Externo à Instituição - LAÉRCIO GOUVÊA GOMES
Externo ao Programa - 1913383 - PAULO CORDEIRO MACHADO
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 11:17