Notícias

Banca de DEFESA: ROBERTA DA SILVA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA DA SILVA BRITO
DATA: 16/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/wey-gxkh-cek
TÍTULO:

Extração e Caracterização de Carbonato de Cálcio (CaCO3) Obtido a Partir de Conchas de Ostras Resultantes da Maricultura do Municipio de Augusto Corrêa-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Calcita; Mineral; Ostreicultura


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O carbonato de cálcio (CaCO3) é um mineral amplamente utilizado na agricultura, siderurgia, na indústria farmacêutica e como elemento de carga nas indústrias de papel, plásticos e tintas. Em quantidades moderadas, é comum o seu uso como carga não reforçante, ou também chamada de carga de enchimento, em materiais polimérico para produzir compósitos de menor custo não causando grande influência sobre as propriedades mecânicas do mesmo. Outra aplicação muito relevante desse mineral é como biomateriais, quando proveniente de origem natural e processadas sem surfactantes, o CaCO3 também é usado como precursor para produção de nanopartículas de hidroxiapatita (HA). CaCO3 é o constituinte principal da composição das conchas de ostras. Sabendo que o cultivo de ostra apresentou um aumento significativo em todo o mundo e que, no Brasil, entidades públicas e privadas têm incentivado a ostreicultura, o presente trabalho visa oferece uma solução baseada na utilização dessas conchas descartadas como resíduo, no município de Augusto Corrêa - PA, Brasil, para obtenção de CaCO3 de origem biológica. O processo de obtenção iniciou a partir da higienização de cada amostra com hipoclorito de sódio (NaClO) para a remoção de resíduos superficiais, após a lavagem as conhas foram secas por 30h em um forno a 60oC. Para obter o pó das conchas de ostras (PCO), as amostras foram, primeiramente, prensadas em prensa hidráulica e em seguida foram levadas ao moinho de bolas, de onde saíram com a granulometria até 200 mesh (74 μm).O material passou por processos químicos seguido de filtração e secagem. A concha e o PCO foram caracterizados quanto ao grau de cristalinidade, utilizando a técnica de Difração de Raios-X (DRX), onde o polimorfo calcita foi apresentado de forma majoritária, constatando a viabilidade em utilizar essas conchas para obtenção de CaCO3 de origem biológica. Os materiais, foram caracterizados morfologicamente através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e suas composições químicas, por espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Após o beneficiamento das conchas, o material obtido foi incorporado a matrizes poliméricas para a produção de placas, filmes e cobertura de acabemento, agregando assim, valor comercial ao resíduo da ostreicultura local.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo ao Programa - 1627374 - DIONISO DE SOUZA SAMPAIO
Interno - 2877989 - MARIA ADRINA PAIXAO DE SOUZA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 09:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1