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Banca de DEFESA: BRENDA THAYSSA FIGUEIRA DANIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENDA THAYSSA FIGUEIRA DANIEL
DATA: 06/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

Caracterização dos Trilhos Tipo TR-68 da Estrada de Ferro Carajás (EFC) Para a Identificação de Defeitos por Rolling Contact Fatigue (RCF).


PALAVRAS-CHAVES:

Trilhos; Defeitos; Rolling Contact Fatigue.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O trilho é o componente mais importante da superestrutura ferroviária e é considerado o elemento principal de suporte e guia dos veículos ferroviários, e economicamente possui o maior custo dentre os elementos estruturais de via. E devido ao contato direto da roda com o trilho e mais o grande carregamento de carga, o desenvolvimento de defeitos na ferrovia está se tornando recorrente, diante disso, o intuito desta pesquisa é realizar um estudo sobre os defeitos desencadeados pela fadiga de contato de rolamento (Rolling Contact Fatigue – RCF) em duas amostras de trilho TR-68 do trecho da ferrovia da Estrada de Ferro Carajás – EFC, localizada na cidade de São Luís – Maranhão, que apresentaram defeitos superficiais e através de técnicas de caracterização química, mecânica, macro e microestrutural, pôde-se identificar a presença incidência de dois defeitos, head check e spalling, que se desenvolvem na superfície do boleto do trilho através de pequenas trincas que tendem a se ramificar de forma subsuperficial, até provocar o desprendimento de pedaços de material do boleto e que pode levar a falha do componente por meio de uma fratura, logo, isto vêm a causar grandes custos para a manutenção ou a substituição do trilho, além de riscos reais a acidentes ferroviários. E através dos resultados obtidos, observou-se que a composição química está com os valores dentro da taxa tolerável, conforme a ASTM (2018), pois o trilho é formado por aço com alto teor de carbono, sendo eutetóide, com 0,77% de Carbono. E com a análise das características, confirmou-se a presença de head checks, onde este é mais severo na ZTA onde as trincas apresentam maiores comprimentos e profundidades, e este fenômeno pode estar relacionado a variações microestruturais ou até mesmo à tensões residuais no boleto do trilho; e de spallings se localizam na região de transição da composição química e de queda de dureza, sendo mais severo onde verificaram-se maiores teores de fósforo e enxofre indicando fragilidade na região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo ao Programa - 327422 - JOSE CARLOS DE ARAUJO CARDOSO FILHO
Externo ao Programa - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Externo à Instituição - LAÉRCIO GOUVÊA GOMES
Notícia cadastrada em: 01/08/2021 18:27
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